Algoritmo Prim - Ajuda

4 respostas
O

Sou iniciante em grafos e como exercício preciso implementar algoritmo de Prim partindo de uma grafo representado como uma matriz de adjacentes e com valores na matriz de cada conexão. Porém estou com dificuldade, entendi o que o algoritmo faz(acho, kkk), mas não consigo implementar. Se alguém conhecer uma implementação simples e explicada para eu entender ou puder me ajudar de alguma maneira agradeço. Obrigado !

4 Respostas

T

Como grafos é um assunto que de certa forma me interessa, vejamos se consigo te ajudar.

A explicação aqui parece aceitável: http://en.wikipedia.org/wiki/Prim%27s_algorithm (em inglês).

O vídeo aqui também é bem instrutivo: http://www.youtube.com/watch?v=BtGuZ-rrUeY. Há vários outros, não vi todos.

No vídeo que postei,  um resumo no final que pode te auxiliar. A tradução/adaptação é mais ou menos essa:

1 - escolha qualquer vértice para testar iniciar; verifique qual aresta conectada a este vértice tem o menor peso e adicione este peso à árvore;

2 - verifique todas as arestas conectadas ao vértice conectado à aresta selecionada no passo anterior e selecione a que tem menor peso;

3 - repita o passo 2 até que todos os vértices tenham sido acessados.

Importante notar que a complexidade do algoritmo é O(n^2), podendo ser melhorada com estruturas adequadas.

Curiosidade: tivemos uma vez que optar por implementar este algoritmo ou o de Kruskal. Optamos por Kruskal, mas simplesmente porque, para a aplicação em questão, o de Kruskal teria de ser executado apenas uma vez (ele dá o custo mínimo para todos os vértices), enquanto que o de Prim dá o custo mínimo apenas para o vértice inicial.

Abraço.

O

Obrigado! Semana que vem tenho uma prova que cai desde notação O(e tudo que envolve, contagem etc.), passando por árvores, até grafos. Acho que estou mais fraco em Notação O (por incrível que pareça,kkk). Então, tu tens algum material bem fácil de entender “Big O Notation” ? Se quiser você mesmo me explicar de maneira simplificada, agradeço. Eu preciso bater o olho em um método e já ter uma estimativa da notação, ainda tenho que trabalhar para chegar nesse nível, pelo menos nos códigos de maior complexidade.

O material pode ser em inglês, no problem. Estou estudando FULL-TIME essa semana e a próxima (final de semestre :frowning: ).

Thanks

T

Vou ter que admitir que, apesar de ter estudado complexidade de algoritmos, meu conhecimento desse tema é escasso (não fui um grande estudante dessa disciplina, admito).

Passar o olho em um método/função e já saber a complexidade é algo meio difícil eu acho, ainda mais que alguns algoritmos possuem “armadilhas”, fazendo você pensar uma coisa e ser outra. Mas você acaba reparando algumas coisas (algumas das quais, creio que você já sabe):

• a complexidade geralmente está associada à operações repetitivas (loops e recursões). Nem vale muito a pena se preocupar com constantes, a não ser que seja solicitado;
  • laços for e while são geralmente o jeito mais fácil de se chegar à complexidade. Leve em consideração quando e onde eles ocorrem (um for dentro de outro é um grande indicativo de uma possível complexidade n^2, por exemplo);
  • repare nas condições e critérios de parada, pois em muitos casos elas cortam (dividem) o tempo de execução por uma determinada constante (n/2, por exemplo);
  • métodos recursivos e de divisão e conquista (como o QuickSort) tendem a ter complexidade log, mas isso não é regra;

Leia aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Big_O_notation . Não é o melhor link do mundo, mas li por cima e creio que como base. O livro do Cormen (http://www.americanas.com.br/produto/187685/livros/informatica/informatica/livro-algoritmos-teoria-e-pratica) tem um bom contedúdo sobre isso (logo nos primeiros capítulos, se não me engano), embora seja um tanto pesado (em conteúdo e em gramas também). Se você tiver acesso, acho que vale a pena ver se você consegue digeri-lo.

Abraço.

O

Obrigado, cara! O Cormen é o livro base da disciplina, o problema que ele é meio “indigesto” para leigos, tem um abordagem mais matemática.

Mas de qualquer maneira, obrigado! :slight_smile:

Criado 23 de junho de 2012
Ultima resposta 27 de jun. de 2012
Respostas 4
Participantes 2