Algoritmo Prim - Ajuda

4 respostas
O

Sou iniciante em grafos e como exercício preciso implementar algoritmo de Prim partindo de uma grafo representado como uma matriz de adjacentes e com valores na matriz de cada conexão. Porém estou com dificuldade, entendi o que o algoritmo faz(acho, kkk), mas não consigo implementar. Se alguém conhecer uma implementação simples e explicada para eu entender ou puder me ajudar de alguma maneira agradeço. Obrigado !

4 Respostas

T

Como grafos é um assunto que de certa forma me interessa, vejamos se consigo te ajudar.

A explicação aqui parece aceitável: http://en.wikipedia.org/wiki/Prim%27s_algorithm (em inglês).

O vídeo aqui também é bem instrutivo: http://www.youtube.com/watch?v=BtGuZ-rrUeY. Há vários outros, não vi todos.

No vídeo que postei,  um resumo no final que pode te auxiliar. A tradução/adaptação é mais ou menos essa:

1 - escolha qualquer vértice para testar iniciar; verifique qual aresta conectada a este vértice tem o menor peso e adicione este peso à árvore;

2 - verifique todas as arestas conectadas ao vértice conectado à aresta selecionada no passo anterior e selecione a que tem menor peso;

3 - repita o passo 2 até que todos os vértices tenham sido acessados.

Importante notar que a complexidade do algoritmo é O(n^2), podendo ser melhorada com estruturas adequadas.

Curiosidade: tivemos uma vez que optar por implementar este algoritmo ou o de Kruskal. Optamos por Kruskal, mas simplesmente porque, para a aplicação em questão, o de Kruskal teria de ser executado apenas uma vez (ele dá o custo mínimo para todos os vértices), enquanto que o de Prim dá o custo mínimo apenas para o vértice inicial.

Abraço.

O