Amateras UML: plugin do Eclipse

2 respostas
T

Prezados,

Sou novo no GUJ. Comecei a aprender Java a pouco tempo, mas desde que comecei foi uma febre. Não paro de comprar livros, ler tutoriais e referências para me desenvolver. Eu estava usando o Violet UML para desenvolver meus diagramas de classe. Navegando na web encontrei o Amateras UML, que é um plugin do Eclipse que permite a montagem dos diagramas UML e a criação automática das classes e relações criadas nos diagramas. Gostaria de saber de vocês o que acham deste tipo de ferramenta, visto que eu crio a estrutura de classes no diagrama, e o plugin se encarrega de gerá-las (com métodos abstratos). Penso que é um recurso que me auxilia a focar mais no planejamento da aplicação, ganhando tempo em atividades braçais, visto que criar o diagrama de classes, e em seguida criar as classes, preenchendo atributos e métodos, um a um, dispende tempo.

Quais os prós e contras?

2 Respostas

D

Penso que usar uma ferramenta para isto pode nos privar de detalhes essenciais, que para quem está iniciando é bom aprender “na prática” :wink: .

[]'s

T

O correto seria criar os diagramas UML, e criar as classes do zero, atributos e métodos? Isso com objetivo didático e a fim de estimular a fixação de conceitos, sintaxes, etc, certo? Uma vez que o desenvolvedor “saiu do zero” a ferramenta torna-se um quebra galho, concorda? Quais outros contras? Como vocês costumam proceder? Montam o diagrama UML e digitam tudo, uma classe de cada vez?

Criado 17 de janeiro de 2011
Ultima resposta 18 de jan. de 2011
Respostas 2
Participantes 2