Aplicação de cadastro em java com banco SQL (Hibernate)

5 respostas
D

Bom dia, estou criando uma aplicação de cadastro de pessoas, inicialmente é só isso. Porem estou com dificuldade nessa parte.
Ja configurei o XML do Hibernate, mas não sei o que fazer depois disso, minha duvida é como vou dar a ação do botaão"Salvar", para literalmente salvar no banco?

Esse é meu arquivo hibernate.cfg.xml
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE hibernate-configuration PUBLIC "-//Hibernate/Hibernate Configuration DTD 3.0//EN" "http://hibernate.sourceforge.net/hibernate-configuration-3.0.dtd">
<hibernate-configuration>
  <session-factory>
    <property name="hibernate.connection.driver_class">com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver</property>
    <property name="hibernate.connection.url">jdbc:sqlserver://MAGIC021-DOUGLA\MAGIC021-DOUGLA\SQLEXPRESS:1433;databaseName=erp</property>
    <property name="hibernate.connection.username">sa</property>
    <property name="hibernate.connection.password">SQLserver</property>
    <property name="hibernate.dialect">org.hibernate.dialect.SQLServerDialect</property>
    <property name="hibernate.show_sql">true</property>
  </session-factory>
</hibernate-configuration>

5 Respostas

R

Oi, Douglas. Bem vindo ao GUJ!

Quando for postar, tente ser mais específico, dizer qual o ambiente envolvido no seu projeto. Caso ainda não tenha lido, leia o nosso how to.
Agora vamos para o seu caso, diga se está em um ambiente desktop ou web, se algo controla as transações por você, se há injeção, etc.

A ideia básica é você invocar uma ação na sua interface (um botão ou algo do tipo), valida se as informações estão todas consistentes, envia para a camada de serviço, onde você aplica as regras de negócio necessárias (caso haja alguma), e então envia para a camada de persistência, algum DAO talvez, que vai efetivamente persistir os dados no banco.

Tente explicar melhor seu ambiente, que poderemos te ajudar a chegar em uma solução mais específica para o seu caso. :slight_smile:

D

Obrigado pelos cumprimentos, e pelas dicas.
Estou utilizando o NetBeans 7, vai ser uma aplicação desktop, e a ideia, é ha que voce ressaltou, uma ação na interface(botão), que valida as informaçoes, e salva no banco.
Como tinha dito, eu apenas criei o arquivo hibernate.cfg.xml, a minha duvida esta depois desta parte.
Tenho que criar classes de persistencia?
como mostro para o sistema que, no Campo Nome, devera salvar na coluna Nome, do Banco.

R

Ah, é aí que entram as “magias obscuras” do Hibernate hehehee.

Vou te mandar um tutorial de JPA, antes que você se pergunte: “Mas minha dúvida é de Hibernate, que que é esse tal de JPA?”

Eu já respondo: JPA é a especificação que o Hibernate implementa, ou seja, a especificação JPA diz “A coisa X tem que se comportar de tal maneira em tal situação” e o provider (Hibernate) implementa essa especificação. Então um tutorial de JPA pra você será muito proveitoso.

Segue o link: JPA Consultas e Dicas.
E tem um até mais completo (e feito mais recentemente também): JPA Mini Livro - Primeiros passos e conceitos detalhados

Estude o conteúdo nos 2 links, com certeza vai te dar uma boa clareada, se tiver mais dúvidas pode postar aqui.

D

MUito util os dois links, agora tenho um bom conhecimento sobre JPA, Mapeamento de classes…tá jóia.
Agora falta aplicar essa função ao Botão “salvar”. Não faço nem ideia de como fazer isso.

1

Cara,

Desculpa mas eu não trabalho com o Hibernate, em desenvolvimento desktop. Somente Web. Eu esto iniciando meus estudos ainda em Java.

Mas pelo que entendo de interface desktop. Você vai fazer um botão, e na ação desse botão você coloca as informações para salvar no banco.

Creio que está usando um dao.

Geralmente fica assim.

dao.salvar(pessoas);

sendo salvar o metodo, passando como referencia os dados das pessoas.

Flw.

Criado 11 de dezembro de 2012
Ultima resposta 12 de dez. de 2012
Respostas 5
Participantes 3