Ola pessoal preciso desenvolver um aplicação que utilize a mesma regra de negocio e funcione da seguinte forma: Desktop, Web (Opcional), Mobile (Opcional).
Penso que WebService seria uma boa solução porém para os clientes que não optarem pelo modulo web e mobile teria que montar um WebService para a Aplicação Desktop.
Como poderia ter essa flexibiladade no sistema de poder rodar em Desktop e optando por ter o modulo web ou mobile?
Tambem pensei em Java Web Start, mais como ficaria no caso para mobile?
preciso da ajuda de vcs e suas opniões e sugestões.
Ola pessoal preciso desenvolver um aplicação que utilize a mesma regra de negocio e funcione da seguinte forma: Desktop, Web (Opcional), Mobile (Opcional).
Penso que WebService seria uma boa solução porém para os clientes que não optarem pelo modulo web e mobile teria que montar um WebService para a Aplicação Desktop.
Como poderia ter essa flexibiladade no sistema de poder rodar em Desktop e optando por ter o modulo web ou mobile?
Tambem pensei em Java Web Start, mais como ficaria no caso para mobile?
preciso da ajuda de vcs e suas opniões e sugestões.
Foi para isso que java foi criado amigo.
Regra de negocio EJB.
Camada web com JSF acessando o EJB.
Camada web para mobile com JSF acessando o EJB.
Camada desktop com Swing acessando o EJB.
Camada mobile nativa (qualquer plataforma) acessando o EJB via REST ou SOAP.
I
ivansalvadori
Outra opção é implementar as regras de negócio em um Restful WebService.
Assim, voce poderia fazer integração com varias interfaces, não necessáriamente Java.
Com as regras de negócio no WebService, a sua app Web ficaria mais fina, sem precisar nem mesmo JSF.
Uma interface web que apenas faz GETs e POST.
F
FernandoFranzini
ivansalvadori:
Outra opção é implementar as regras de negócio em um Restful WebService.
Dessa forma, todas as interfaces do usuário manipulam os recursos facilmente.
Eu discordo…
REST não é tecnologia de middleware e sim de comunicação. Sendo assim, REST não oferece os serviços necessários para as regras de negocio - transação, autenticação, agendamento, pooling, Ioc, persistência, mensagens assíncronas, etc etc.
Vc pode na verdade habilitar REST sobre sua camada EJB, e assim ter o melhor dos 2 mundos.
D
douglaskd
Fernando,
gostei do assunto, mais nao conheço nada nada…
tenho algumas dúvidas, seria necessário um servidor como o Jboss por exemplo, para rodar a aplicação desktop certo…
nas regras de negocio do servidor… eu criaria um método com essa anotação @remote certo ?
Session Bean @Remote
no java desktop, como eu faria para acessar esse método e imprimir em um Jframe por exemplo ?
se tiver algum material,exemplo eu agradeceria.
F
FernandoFranzini
douglaskd:
Fernando,
tenho algumas dúvidas, seria necessário um servidor como o Jboss por exemplo, para rodar a aplicação desktop certo…
nas regras de negocio do servidor… eu criaria um método com essa anotação @remote certo ?
Session Bean @Remote
no java desktop, como eu faria para acessar esse método e imprimir em um Jframe por exemplo ?
Sim é por ai. Isso é simplesmente usar todas as plataformas integradas juntas !! Não existe tal livro que faça isso.
Vc tem aprender produto por produto…na Revista MundoJ edição 48 teve um artigo sobre isso chamado de “Java de Ponta a Ponta”.
I
ivansalvadori
Concordo Franzini…
Com a minha alternativa, a IoC, transações e CIA seria implementado com Spring, acessado via REST.
Desculpe se nao fui claro.
F
FernandoFranzini
ivansalvadori:
Concordo Franzini…
Com a minha alternativa, a IoC, transações e CIA seria implementado com Spring, acessado via REST.
Agora sim…
Outra opção agora alem é o Web Profile no qual vc pode usar EJB little habilitando REST sobre ele.
D
douglaskd
FernandoFranzini:
douglaskd:
Fernando,
Session Bean @Remote
Sim é por ai. Isso é simplesmente usar todas as plataformas integradas juntas !! Não existe tal livro que faça isso.
Vc tem aprender produto por produto…na Revista MundoJ edição 48 teve um artigo sobre isso chamado de “Java de Ponta a Ponta”.
Obrigado, mais não sou assinante da revista =/
I
ivansalvadori
FernandoFranzini:
ivansalvadori:
Concordo Franzini…
Agora sim…
Outra opção agora alem é o Web Profile no qual vc pode usar EJB little habilitando REST sobre ele.
Já utilizei essa bordagem e fui muito feliz.
F
fabiano-lima
Olá pessoal primeiro gostaria de agradece a tds pelos esclerecimentos, deu para clariar um pouco as idéias. Só penso que seria um pouco custoso montar um servidor web
para uma aplicação desktop no caso de um cliente q não deseje os demais modulos. Quando falo custoso mim refiro a ter que manter um servidor web por exemplo, pois como não tenho pleno dominio com servidores web penso q seria complicado, talvez esteja errado não sei, pensei que tivesse um modo de poder informar a minha aplicação quando fosse Web utilizassem um WebService , porém quando desktop o tratamento seria diferente.