Tenho virado os diversos foruns a procura de uma apostila do Eclipse em Portugues.
Nada - nada - nada - nada.
Isto representa um grande atraso em nossos estudos. Lamentavelmente. Nem vou pedir para alguém me ajudar, pois sei
que não vou ser atendido. Estou escrevendo só para lamentar.
Adeus a todos !!!
Os desenvolvedores precisam ter pelo menos o inglês técnico e isso pode ser uma das causas de não haver apostilas do Eclipse em português. Não vejo isso atrapalhando os estudos de iniciantes porque IDEs não devem ser usadas no começo do aprendizado.
E eu acho que você não deveria subestimar os usuários do fórum. Eu não tenho tempo suficiente para fazer uma apostila do Eclipse, mas tenho para tirar dúvidas sobre uma boa parte dele. E garanto que vários outros aqui também terão.
A
Andre_Fonseca
no site abaixo tem varios textos em portugues inclusive sobre eclipse mas alguns são bem antigos
Tenho virado os diversos foruns a procura de uma apostila do Eclipse em Portugues.
Nada - nada - nada - nada.
Isto representa um grande atraso em nossos estudos. Lamentavelmente. Nem vou pedir para alguém me ajudar, pois sei
que não vou ser atendido. Estou escrevendo só para lamentar.
Adeus a todos !!!
Carlos Symanski
Pode não ter material atualizado,mas pra começar a usar a IDE Eclipse tem sim material em Português em livros do Edson Gonçalves.
Você quer estudar especificamente sobre o Eclipse?
Em que sentido? Desenvolvimento de plugins para o Eclipse? Ou na verdade você quer estudar alguma linguagem, e utilizar o Eclipse durante os estudos?
Se o primeiro for o caso, temo que você só encontrará material em inglês. O site da IBM é uma boa fonte para este assunto.
Se pretende apenas estudar uma linguagem e utilizar as funções básicas do Eclipse durante este estudo, talvez seja uma boa verificar a apostila FJ 21 da Caelum.
Ela te mostra como desenvolver aplicações web utilizando a linguagem java, e mostra muitas coisas interessantes e básicas do eclipse. Tudo em português.
C
Carlos_Symanski
Choveu indicações!
Agradeço a Ataxexe, André Fonseca, Humberto Jr e Rod.Attak.
Obrigado pela atenção que vocês me dispensaram. Isto já é um estímulo.
Vou ler a obra de Edson Gonçalves.
Abraços a todos
Carlos Symanski