Fala ae pessoal
nao é possivel que seja tao dificil aprender a desenvolver sites, comecei a etudar html, css para futuramete poder desenvolver meus proprios projetos em java, ou asp.net, e adivinha, bati de cara
comecei aprendendo sobre div, desenvolvi um layout agradavel, ate que é divertido html, mas depois que monto a estrutura do site, acaba a graça, o site nao progride, nao sei criar imagens, backgrounds, botoes, imagens de topo, etc, tento até achar algumas coias na internet, so que nada combina com nada, minha dificuldade nao esta no html, esta nas imagens, existe algum material para estudar a criação de imagens, nada que aprofunde muito nisso, mas so pra poder se virar, ou algum arquivo que venha com imagens para site, nada profissional, so para auxiliar no aprendizado?
vlw galera
Aprender html é mais dificil do que parece
31 Respostas
O link acima acabou o estoque. Aqui tem: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2578937/use-a-cabeca-html-com-css-e-xhtml
Eh por isso que os times de desenvolvimento de sites sao (ou deveriam) ser divididos em desenvolvedores e designers.
Se vc esta interessado em design, talvez seja uma boa ideia aprender pelo menos o basico de photoshop, por exemplo. Como vc mesmo percebeu, HTML e CSS nao tem nada a ver com criacao de imagens.
Esta cheio de tutorial pela net, soh fazer uma busca no google que vc acha um monte.
//Daniel
O site da w3schools tem muito tutorial sobre muita coisa envolvendo HTML, vale a pena dar uma olhada.
O site da w3schools tem muito tutorial sobre muita coisa envolvendo HTML, vale a pena dar uma olhada.
Eu nao acho que ele quer aprender HTML, ela quer aprender eh trabalhar com imagens, fazer botoes, etc… Isso nao eh HTML.
cara aprender html e de boa…
o foda e achar uma maneira de fazer um layout que funcione perfeitamente no chrome e no firefox…
rodar no ie…
isso que é dificil…
mas tem um livro muito bom…
use a cabeça html + css…
gente o problema dele nao é com HTML nem CSS o problema dele é DESIGN.
Faça uma faculdade de desenho industrial - programação visual, ou similar.
Você deve aprender sobre diagramação, teoria das cores, gesturas, arte.
Depois, você domina uma ferramenta como Corel, Photoshop, HTML e CSS para expressar lá seus conceitos de design.
Seu problema não é aprender software. E sim, entender porque sites bonitos são bonitos.
O que desperta determinados tipos de emoção. O que torna um site poluído ou clean, moderno ou clássico.
opa, valeu pessoal, é isso mesmo que o amigo falou, meu problema não está no código, e sim no layout, pareceu até que o cara tava me sacaniando, mas é exatamente isso, pq o bonito é bonito? eu projeto um layout e não consigo finalizar, depois de horas fazendo ele eu olho pra ele e falo “tá um lixo”, não sei se isso é normal para iniciante que não ten mt habilidade com photoshop, ou eu que não tenho criatividade.
encontrei na internet site que vem com “Styles” do photoshop e que facilita mt na criaçao de barras, botões… deu uma melhorada no visual
mas penso que estou com essa dificuldade porque estou iniciando, é como vc montar uma maquete sem conhecer os matérias pra usar
meu primeiro projeto em c# foi um launcher para lineage 2, fiz com wpf, como já conhecia suas “ferramentas”, componentes, antes de começar já tinha 90% do layout que é hj desenhado na minha cabeça, e esse projeto simples me deu um orgulho, ficou show de bola, mas com site não acontece a mesma coisa
será que é falta de prática, coisa normal de quem não sabe o poder que uma tecnologia pode te oferecer, ou é burrice mesmo?
vlw a todos pela atenção
opa, valeu pessoal, é isso mesmo que o amigo falou, meu problema não está no código, e sim no layout, pareceu até que o cara tava me sacaniando, mas é exatamente isso, pq o bonito é bonito? eu projeto um layout e não consigo finalizar, depois de horas fazendo ele eu olho pra ele e falo “tá um lixo”, não sei se isso é normal para iniciante que não ten mt habilidade com photoshop, ou eu que não tenho criatividade.
encontrei na internet site que vem com “Styles” do photoshop e que facilita mt na criaçao de barras, botões… deu uma melhorada no visual
mas penso que estou com essa dificuldade porque estou iniciando, é como vc montar uma maquete sem conhecer os matérias pra usar
meu primeiro projeto em c# foi um launcher para lineage 2, fiz com wpf, como já conhecia suas “ferramentas”, componentes, antes de começar já tinha 90% do layout que é hj desenhado na minha cabeça, e esse projeto simples me deu um orgulho, ficou show de bola, mas com site não acontece a mesma coisa
será que é falta de prática, coisa normal de quem não sabe o poder que uma tecnologia pode te oferecer, ou é burrice mesmo?
vlw a todos pela atenção
Cara, é como o Vini disse, fazer layouts profissionais e um bom design é trabalho de DESIGNER, não de programador, é praticamente uma programação a parte. O que acontece é que muitos programadores decidem se especializar no desenvolvimento das interfaces, sendo assim, o foco de estudo muda. A mesma coisa acontece na área de jogos, uma coisa é desenhar os personagens e os ambientes do jogo, outra coisa é desenvolver uma API de física e cálculo vetorial.
De qualquer maneira, se você gosta de fazer interfaces, invista seus estudos em design e User Experience (UX). Penso que justamente por causa da interdisciplinaridade envolvida, é difícil encontrar bons programadores front-end.
as vezes a intencao dele é semelhante a minha…
quero apenas fazer um site, e ficar bonito, rs… nao aquela coisa quadrada com a cara de que foi alguem iniciante
Nao tenho intencao de mexer em imagens, ver cores que combinam cientificamente, ou arredondar a borda pq da impressao que é mais moderno (exemplo de coisas que designers pensam na hora de criar um layout)
Apenas fazer um site e ficar com um visual agradável 
O amigo aí de cima sugeriu o livro Use a Cabeça HTML e CSS. Além desse, há um Use a Cabeça Web Design que foca nesse aspecto, ou seja, como tornar sites mais bonitos e de boa usabilidade.
É que para “apenas” ficar bonito exige tanto estudo quanto desenvolver “apenas” o programinha que vai embaixo do site. 
Um cara que manja de webdesign e programação é beem difícil de encontrar…
Tanto até que estes setores vivem brigando entre si na hora de desenvolver…
:lol:
Claro que não é generalizado, existem casos e casos, mas é difícil demais achar alguém que faça os 2 serviços bem feitos…
:roll:
(…) aquela coisa quadrada (…)
Hehe é aquele típico site que a gente olha e diz “esse layout foi feito por um programador”
Enquanto um designer trabalha intensamente com imagens, backgrounds, degradees, animações, etc
o programador (por mais caprichoso que seja) acaba ficando só no HTML+CSS mesmo, as únicas imagens são o logo da empresa na parte superior e os ícones:
visualizar ![]()
editar ![]()
e excluir
(ou então
)
Atire a primeira pedra quem não faz exatamente assim! 
Por exemplo, veja a diferença entre esses sites:
http://www.jboss.org/richfaces
http://www.ibm.com/br/pt/
e esse, que tem 99% de chance de ter sido feito apenas por programadores:
http://www.apache.org
Ou então os ícones que já vem com o primefaces. :lol: :lol: :lol:
(…) aquela coisa quadrada (…)
Hehe é aquele típico site que a gente olha e diz “esse layout foi feito por um programador”Enquanto um designer trabalha intensamente com imagens, backgrounds, degradees, animações, etc
o programador (por mais caprichoso que seja) acaba ficando só no HTML+CSS mesmo, as únicas imagens são o logo da empresa na parte superior e os ícones:
visualizar
editar
e excluir(ou então
)
Atire a primeira pedra quem não faz exatamente assim!Por exemplo, veja a diferença entre esses sites:
http://www.ibm.com/br/pt/e esse, que tem 99% de chance de ter sido feito apenas por programadores:
Por exemplo, veja a diferença entre esses sites:
http://www.ibm.com/br/pt/e esse, que tem 99% de chance de ter sido feito apenas por programadores:
rs, nice example…
o engraçado é que é facil criticar o trabalho dos outros, mas na hora de criticar o seu, vc ve que ta ruim, mas nao consegue enxergar onde.
Primefaces foi uma revolução na nossa vida, os sistemas começaram a sair super bonitos!
O problema é que hoje em dia qualquer um vê a telinha a 10 metros de distância, dá aquele sorrisinho maroto e diz: “ahhhhhhh usou primefaces né!?”
Acabou-se o glamour 
Primefaces foi uma revolução na nossa vida, os sistemas começaram a sair super bonitos!
O problema é que hoje em dia qualquer um vê a telinha a 10 metros de distância, dá aquele sorrisinho maroto e diz: “ahhhhhhh usou primefaces né!?”
Acabou-se o glamour
Tem um exemplo de site feito em primefaces?
Acho que nunca vi um…
:?
Acabou-se o glamour
Nesse caso, o mérito é do JQuery e do ThemeRoller:
o engraçado é que é facil criticar o trabalho dos outros, mas na hora de criticar o seu, vc ve que ta ruim, mas nao consegue enxergar onde.
É, depois que o designer “dá um tapa” no layout pode até parecer óbvio o que estava faltando, mas se ele não tivesse tido a percepção nós continuaríamos até agora sem saber.
Muitas vezes se trata de detalhes pequeninos!
Por exemplo: as janelinhas e barra de tarefas do Windows quando passaram de uma faixa sólida para degrade, a sensação ao usar muda bastante! Parece algo MUITO mais moderno, bem feito, robusto…
Em sites também, às vezes apenas um banner bem trabalhado com imagens atraentes já causa uma impressão bonita… mesmo que o corpo da página seja simples.
Acho que nunca vi um…
É, site eu nunca vi
estava pensando mais em intranet e aplicações
Pelo menos os trabalhos de faculdade que eu tenho visto, todos são com primefaces viu. MAhauah
Acho que nunca vi um…
É, site eu nunca vi
estava pensando mais em intranet e aplicações
Tenho uma dúvida com relação a esses papéis.
Até que ponto vai o designer e em que ponto começa o desenvolvedor?
Sempre trabalhei com o designer entregando o html com css, e eu adicionando a parte dinâmica e javascript.
Mas ultimamente vejo vários designers entregando apenas o psd, e o próprio desenvolvedor tendo que fazer o recorte.
O que é o mais comum no mercado?
Além de design, seria uma boa vc tmb dar uma lida em IHC, existem alguns livros bons como “Não me faça pensar” do Steve Krug que explica como criar uma boa interface sob essa ótima.
Exatamente isso, olhamos pros sites feios criticamos, fala q ta um lixo, e no nosso nao da pra ver onde ta feio uhauhauhuhahauuh
esse site por exemplo: http://www.appservnetwork.com/
meus sites ficam assim
se reparar, quando salvamos um site da internet, vem uma pasta de imagens junta, tenta imagem nessa pasta que vc nunca tinha reparado que estava la, ae que voce ve, se voce for copiar um site, digo desenvolver um identico a outro, usando so a lembrança que voce tem dele, vai ficar um verdadeiro lixo, por causa dessas imagens que nem reparamos que existe
o amigo ali falo certissimo, nao quero um site profissional, e nem estou querendo desenvolver site profissionalmente, so quero (como se fosse uma coisa facil auhauhuha) aprender html e a programação por tras, mas de uma forma que depois do trabalho pronto ou olhe e nao axe um verdadeiro lixo
será que o que eu estou querendo é alho dificil mesmo?
to começando a achar que isso é que nem musica
quando estudava musica eu pertebi isso
o musico (é o programador de site), quanto mais ele estuda a tecnica, teoria (design) e nao fica apenas na pratica pegando as coisas de ouvido, melhor fica a musica dele (site)
acho que é mais ou menos isso, tem que estudar pra fica bunito né?
Exatamente isso, olhamos pros sites feios criticamos, fala q ta um lixo, e no nosso nao da pra ver onde ta feio uhauhauhuhahauuhesse site por exemplo: http://www.appservnetwork.com/
meus sites ficam assimse reparar, quando salvamos um site da internet, vem uma pasta de imagens junta, tenta imagem nessa pasta que vc nunca tinha reparado que estava la, ae que voce ve, se voce for copiar um site, digo desenvolver um identico a outro, usando so a lembrança que voce tem dele, vai ficar um verdadeiro lixo, por causa dessas imagens que nem reparamos que existe
o amigo ali falo certissimo, nao quero um site profissional, e nem estou querendo desenvolver site profissionalmente, so quero (como se fosse uma coisa facil auhauhuha) aprender html e a programação por tras, mas de uma forma que depois do trabalho pronto ou olhe e nao axe um verdadeiro lixoserá que o que eu estou querendo é alho dificil mesmo?
to começando a achar que isso é que nem musica
quando estudava musica eu pertebi isso
o musico (é o programador de site), quanto mais ele estuda a tecnica, teoria (design) e nao fica apenas na pratica pegando as coisas de ouvido, melhor fica a musica dele (site)acho que é mais ou menos isso, tem que estudar pra fica bunito né?
Com certeza colega…
Já diz aquele ditado que rima: “A chave da excelência é a insistência!”

Tenho uma dúvida com relação a esses papéis.
Até que ponto vai o designer e em que ponto começa o desenvolvedor?
Sempre trabalhei com o designer entregando o html com css, e eu adicionando a parte dinâmica e javascript.
Mas ultimamente vejo vários designers entregando apenas o psd, e o próprio desenvolvedor tendo que fazer o recorte.
O que é o mais comum no mercado?
Acho que o mais comum é o designer entregar o html com css, e talvez alguns javascripts dummy (só abrindo janelinha de confirmação, essas coisas).
Já trabalhei em projeto que tinha dois níveis de designers: o primeiro era uma empresa externa contratada pelo cliente, que fazia só a imagem de como deveria ser (chamavam de wireframe, mas wireframe não tem esse nível de detalhe visual). Depois entravam outros designers, esses já eram da nossa equipe, que implementavam o layout das figuras usando html.
Mas no fim das contas tinhamos que refazer boa parte para usar as tags do struts, displaytag, fragmentos carregados via ajax, etc 
Agora, falando nisso, pensei em uma coisa…
Teoricamente as taglibs foram criadas para permitir que designers possam mexer nas páginas sem precisar meter a mão em programação. Mas alguém alguma vez já trabalhou com designers que trabalham direto na JSP, deixando as páginas realmente prontas, com taglibs e tudo ?
Cara …
Sei la + axo uma forma legal de aprender html pegar um template pronto que seja simples e tentar criar ele no olho … pq dae vc ja usa as imagens do template ( claro aprender html, e não aprender a criar as imagens).
Assim vc tem um layout que se torna teu objetivo, caso vc n tenha um “objetivo” tudo que vc faça e aprende, vai ficar aparentando n ter feito nd e n ter aprendido nd … + lembre-se busque um template basico …
procura no google “template site html” q tem varios site free 
espero ter ajudado
té
boa ideia pdpbom
Faça uma faculdade de desenho industrial - programação visual, ou similar.Você deve aprender sobre diagramação, teoria das cores, gesturas, arte.
Depois, você domina uma ferramenta como Corel, Photoshop, HTML e CSS para expressar lá seus conceitos de design.Seu problema não é aprender software. E sim, entender porque sites bonitos são bonitos.
O que desperta determinados tipos de emoção. O que torna um site poluído ou clean, moderno ou clássico.
Esse é o cara… pegando embalo aqui… Vini, não tem um jeito mais fácil do que faculdade (outra de novo nãaaooo… :? )
Eu sempre quis dominar mais de design, o meu é muito básico e com Fireworks. O problema é que não tenho mais paciência para enfrentar faculdade, gostaria mesmo é de um bom livro, adoro livros! Prefiro eles do que um professor.
Você recomenda algum livro? Ou um curso presencial intensivo?