douglaskd:
vou mudar um pouco o rumo do tópico, mais não muito hehe
sigam esse exemplo:
ABAP, paga bem…não é por que é bem mais complexo(por que nao é) que paga bem…, (talves por que haja poucos profissionais com conhecimento?)
seguinte, quero aprender ABAP por conta… algum How to ae? como é que consigo as ferramentas?? impossible (academia abap!!! caroo)
ok…supondo que ABAP torna-se Opensource, e é liberado toda a documentação, linguagem, ferramentas, codigos exemplos , tudo em vários idiomas
sendo assim, haverá exorbitantes numeros de profissionais qualificados…
sendo assim, pergunto…, o valor(salário) desses profissionais ainda será alto?
por que o que mais percebo é que “o mais valorizado é sempre o conhecimento mais raro de se achar”
quero aprender a receita da coca-cola, quero aprender a ficar rico…(imaginem se todo mundo soubesse fazer coca cola, como ia ficar a situação da empresa…), ou se todo mundo soubesse como ficar rico(ninguem seria) este é só um exemplo…
Java é aberto e não tem mão de obra qualificada. Ou vai me dizer que todo profissional Java que você conhece é realmente um bom programador? Tem mão de obra qualificada?
C também, mas não tem gente boa de C livre. Pelo menos não tinha quando ajudei em um processo seletivo na parte técnica. Durou dois meses o processo e só achamos dois sênior e 1 pleno. E caçamos gente, o projeto era importante pra manter a empresa nossa do interior, senão perderíamos para a capital o projeto. No final não conseguimos uma equipe, nem a capital. Daí junto os que achamos com o que a capital achou e montaram uma equipe de ouro, projeto começou no vermelho!
Linux é livre, quantos administradores de sistema linux bons você acha? Eu conheci poucos…
Se isso foi sério, me contacte que te passo material. Tenho um DVD com tudo que você quiser 
E também:
http://www.abapzombie.blog.br/
http://forums.sdn.sap.com/forum.jspa?forumID=50
O blog do furlan por exemplo é muito bom, ele disponibiliza vários códigos e mantém projetos de código aberto. E vive fazendo coisas legais com ABAP, olha o Twibap ali por exemplo 
Para ambiente de desenvolvimento, procure por mini-sap ou o netweaver que tem uma versão gratuita.
Eu nem ia citar isso, pois não achei minhas fontes, mas a SAP queria fazer uma comunidade mais forte ABAP. Não sei como ficou :<
Isso tá virando um mito. Pagava bem, mas vi muitos salários caírem, hoje não sei como está