As linguagens mais promissoras do momento

89 respostas
D

Leia mais: http://info.abril.com.br/blog/silvia/20080303_listar.shtml

Silvia Balieiro:
Java e C continuam sendo as campeãs de popularidade no mundo das linguagens de programação.

A empresa Tiobe Software divulga em seu site um ranking das linguagens mais usadas por programadores do mundo todo. E ainda faz um comparativo com o ranking de 12 meses atrás.

Na lista do mês de março, as duas primeiras colocadas continuam sendo Java e C, com taxa de utilização de 20,6% e 15,5%, respecticamente. O Visual Basic ganhou duas posições em comparação com março de 2007. Trocou de lugar com o C++, agora na quinta posição. PHP ficou em quarto, com taxa de utilização de 10,1%.

As quatro primeiras linguagens estão com tudo. São escolhidas por nada menos que 56,93% dos programadores. Entre as top 10 ainda aparecem: Perl (6ª), Python (7ª), C# (8ª), Delphi (9ª) e Ruby (10ª).

O gráfico que você vê aí em cima acaba de ser divulgado pela empresa. Pode ser uma boa fonte de consulta para quem está definindo em qual linguagem investir na carreira profissional ou dentro na empresa.

89 Respostas

O

Se saiu na info só pode ser certo. A onda do momento não é mais namorar pelado, mas aprender Visual Basic de novo :slight_smile:

Se alguém quer aprender algo novo que preste, que pense em aprender ruby…

D

Presta, mas não tem mercado!

T

Bom, em vez da Info vou postar o link para a própria Tiobe, para vocês terem uma idéia de como isso foi calculado.

http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

F

Vc axa isso certo?

O

caro daniel, não me leve a mal, mas se for por mercado, que a pessoa aprenda cobol (o que tem de banco que ainda usa isso). Para ampliar um pouco os horizontes é ruby (e tenho certeza que você não discorda disso).

fabio. eu estava sendo sarcástico.

Porque hoje é sexta-feira, e não quero levar a discussão tão a sério:

http://peneirando.com/contests/6-qual-video-de-gol-mais-bonito/top

abraços,

otávio

G

Assembly… Cade o velho e bom assembly ?? Uma linguagem extremamente produtiva aiuhaiuhiaUhiUA

Zuera, mas assembly eh foda, programei muito em assembly na minha graduação, principalmente nas disciplinas com microcontroladores…

A

Olha galera, atualmente eu estou estudando Grails, que no meu caso cai muito bem.
Porque não escolhi aprender o Ruby? Simples, com o Grails eu mantenho o meu legado em java e também não preciso estar instalando outra plataforma no meu server, no caso do ruby…
Sem contar que o Grails é tão prático quanto Ruby e roda em cima da VM…

Viva o Java que pra mim ainda é a melhor linguagem para se desenvolver, e que será a linguagem padrão pro futuro. Linguagem de scripts são legais? São, mas na minha opnião algumas são pura gambiarra (vide php)

Abraços,
Alexandre.

L

Olá

Linguagens e plataforma para arrumar emprego: Javascript, Java e tudo que já tem pronto para o Java (Cobol também é bom para arrumar emprego)

Linguagens para fazer sua start up e tentar ganhar dinheiro: Javascript, Ruby, Rails e JRuby (grails também pode ser boa idéia)

Linguagem para estudar em casa e descobrir como o Java poderá ainda sobreviver muitos anos: Scala

Linguagem e plataforma para desenvolver sistema: português e post it (ou cartão)

[]s
Luca (que voltou a estudar erlang para tentar entender melhor o yaws)

G

Esqueceu uma:
Linguagem para progamação baixo nível: Assembly ou ainda a sua variação roots Z80 :twisted: :twisted: :twisted:

R

Luca:
Olá

Linguagens e plataforma para arrumar emprego: Javascript, Java e tudo que já tem pronto para o Java (Cobol também é bom para arrumar emprego)

Linguagens para fazer sua start up e tentar ganhar dinheiro: Javascript, Ruby, Rails e JRuby (grails também pode ser boa idéia)

Linguagem para estudar em casa e descobrir como o Java poderá ainda sobreviver muitos anos: Scala

Linguagem e plataforma para desenvolver sistema: português e post it (ou cartão)

Linguagem para ganhar dinheiro : inglês :smiley:

L

É brincadeira isso que vc disse ou está falando sério??

Hahahahahahahaha…tem muita gente precisando aprender essa.

O

leofernandesmo:
Otavio:

Se saiu na info só pode ser certo. A onda do momento não é mais namorar pelado, mas aprender Visual Basic de novo

É brincadeira isso que vc disse ou está falando sério??

Hahahahahahahaha…tem muita gente precisando aprender essa.

favor ler o post inteiro…

J

vamos ver até quando dura o java, espero que ainda um tempinho…

D

Que dure o suficiente pra eu mudar de área.

R

Idem…

Se for pensar que o C durou pro pessoal da antiga aposentar e durará até pros recém chegados se aposentarem, não me preocupa não… vai durar…

L

O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada. Quando isso acontecer aí sim vamos saber o real valor dela.

Quando isso aconteceu com todo lixo 4GL dos anos 80/90 todo mundo correu para se livrar e migrar para algo menos nojento. Com C e, em menor grau C++, isso não aconteceu e muita coisa ainda é feita do zero com essas duas.

I

Java é e ainda vai ser a melhor linguagem para se programar.
Abram o jornal e olhem as linguagem que pedem.
A sun tá rica e vai continuar atualizando o java por um bom tempo, tem uma comunidade gigantesca que apoia o java, e o mais importante: O GOOGLE USA JAVA.

C

ivo costa:
A sun tá rica e vai continuar atualizando o java por um bom tempo, tem uma comunidade gigantesca que apoia o java, e o mais importante: O GOOGLE USA JAVA.

Traducao pro Portugues Brasileiro:

G

Nossa, essas reportagens da Info cada vez me surpreendem mais…

I

cv:
ivo costa:

Traducao pro Portugues Brasileiro:

Isso mesmo!
Google vai dominar o mundo e o java vai atrás dele.

D

E ai alguns vão descobrir que vivemos na Matrix. kkkkk

N

Espero que o java continue vivo por muito tempo !!!

Acabei de comprar o livro Java Como Programar e pretendo fazer o curso no próximo mês na Caelum ou na Impacta.

Não quero ficar na mão logo no inicio da minha busca de um lugar ao sol na programação.

JAVA FOREVER !!! rs

R

Alguém ainda tem alguma dúvida disso? rsrsrs…

K

louds:
O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada. Quando isso acontecer aí sim vamos saber o real valor dela.

Quando isso aconteceu com todo lixo 4GL dos anos 80/90 todo mundo correu para se livrar e migrar para algo menos nojento. Com C e, em menor grau C++, isso não aconteceu e muita coisa ainda é feita do zero com essas duas.

Louds não entendi direito sua frase:

O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada.

Muitas empresas estão investindo no Java fortemente, Oracle, SAP só para citar as líderes dos ERPS. A plataforma NetWeaver da SAP é basicamente Java agora. Sabemos o quão grande é o mercado, por isso não entendi sua afirmação.

Cada dia que passa, vejo o crescimento tanto da linguagem quanto plataforma, sendo ministrada agora em diversas graduações.

Poderia explicar a segunda metade, sendo aposentada ? Uma coisa é fazer Web rapidinho, outra bem diferente é ambiente Enterprise, iniciativas Event-Driven SOA por exemplo.

L

Vamos lá:

Primeiro "Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso". Plateau é a grafia oriunda do francês para platô. Que segundo o dicionário significa:

Na geografia um platô é a parte mais gasta, velha e sem graça de um planalto - Brasília foi construída em cima de um enorme platô no Planalto Central. O termo pode ser usado também para denominar quando um fenômeno atinge uma máxima, se estabiliza e gradativamente decai; assim como em: "O sabão omo atingiu o plateau de vendas junto a classe média", ou seja, chegou ao ponto onde suas vendas não progridem mais e tender a decair ao longo do tempo. Note que isso foi um exemplo fictício, não estou questionando um produto da Unilever.

Tendo isto explicado, a parte "então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada" faz mais sentido. Dado que Java ainda continua a crescer é pouco provável que o contrario venha a ocorrer.

G

meu chapéu, temos que usar dicionário pra entender o que os cara falam aqui… Ou então eu que sou muito burro aIUHIAUhAIUhaiuA
Java é foda, mas não eh tudo …

E

afff louds, “dicionário wrote:” foi a melhor parte :stuck_out_tongue:

Não sei até q ponto a tua afirmação esta correta, faz sentido, mas se a tendência é esta não sei, desculpa mas pra mim isto é meio q perfumaria, o q realmente importa é q esta longe de morrer e algo q ainda vende e cresce bem, não sei se pode ser considerada como aposentada.

Que .Net vem cada vez mais ganhando mercado concordo, e o Java vem perdendo? Não sei, me parece q Java cada vez mais esta definindo onde vai ocupar, ficar e dominar.

Querendo ou não por mais que o Mono seja bom não tem a bagagem que o Java tem e maturidade, e talvez por isto certas empresas não apostam em .Net quando se fala em multiplataforma e outros fatores, é a impressão q tenho, talvez esteja enganado, mas apostas de IBM, SAP, etc, tendem mais para Java do q .Net e acho q isto quer dizer qualquer coisa. Até por q a base de software disponível para Java ainda é muito superior ao .Net, tendência é mudar a favor do .Net? Talvez, e acredito q vai crescer, mas crescer tanto ao ponto de sufocar o Java e aposenta-lo, sinceramente não vejo base para afirmar tal coisa. Isto quer dizer q Java é uma linguagem aposentada? Em termos de linguagem talvez venha tendo pouca evolução como o C#, mas isto também é culpa da bagagem mais sólida do Java, mas plataforma? Falar da linguagem é falar da plataforma, e a plataforma esta muito longe de ser considerada aposentada, ao meu ver.

Acho q não quer dizer q vai cair ao longo do tempo, quer dizer q dominou um público alvo, tem uma fatia do mercado dominada, isto quer dizer q para outro ocupar o lugar é quase impossível, lembrando que as pessoas se acustumam, e é preciso gerações para mudar a tendência, a muito mas muito longo prazo talvez venha a decair, mas isto do decair não é certo, e é impossível determinar isto, temos ai os baby boomers como exemplo de tendências que dominam, e havia quem dizia que o Java ia aposentar o C/C++.

O que eu tenho certeza é q com o mercado e o domínio que o Java tem, assim como o C não morreu e não se pode dizer q esta aposentado, assim como o Visual Basic tb esta ai e não se pode dizer que esta aposentado, e o mesmo para o Java, Java já ocupou o seu espaço, e C# / .Net / Mono vem ocupando o seu, e cada um se distinguindo em determinadas áreas, o que define os pontos fortes de cada um.

E o futuro creio q seja tudo convivendo em perfeita armonia :wink:

Primeiro vc diz isto:

Depois isto? Isto foi correção? O final desta frase meio que contradiz, e concordo mais contigo neste sentido, se não tiveres sendo irônico, claro :stuck_out_tongue:

Mas a questão de ser aposentada, discordo completamente.

L

eduveks:

Primeiro vc diz isto:

Depois isto? Isto foi correção? O final desta frase meio que contradiz, e concordo mais contigo neste sentido, se não tiveres sendo irônico, claro :stuck_out_tongue:

Mas a questão de ser aposentada, discordo completamente.

Não é uma correção de minha parte, é falha sua em interpretar o que eu disse. Você fez várias suposições em cima de uma frase simples. Dizer que algo encontrou um plateau significa chegar a um limite, me referi a adoção e uso, então poderia parafrasear como “A adoção e uso de java ainda não pararam de crescer”. Na segunda parte, “…, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada”, preste atenção no tempo verbal, gerúndio indica tempo corrente. Ou seja, disse que não acredito que nesse momento esteja acontecendo qualquer movimento no sentido de aposentá-la.

Veja que em momento alguém me referí ao futuro, então não sei contra o que você está a argumentar.

Agora deu para entender ou vou precisar de versão em vídeo? Como pode uma frase inócua gerar tanta discórdia.

Quanto ao futuro do Java em outras plataformas que não são enterprizy, pois nessa o Java tem presença muito sólida:

Todo mundo está apostando contra o Java no mercado de dispositivos móveis. JME é um enorme fracasso do WORA e recursos. O Google está criando uma plataforma própria baseada no Java; o IPhone não tem Java e enquanto a Sun promete algo para o meio do ano já tem runtimes gerenciados portados a quase um mês.

No mercado de jogos, no qual a Sun tem presença quase zero e esse ano jogos serão distribuídos usando XNA ou mono para video games ou desktop que a Sun vai conseguir nos próximos 5 anos. A última coisa nesse sentido foram os anúncios do Project DarkStar, que faz 4 anos que está em produção - provavelmente Duke Nuken Forever será o primeiro jogo a ser lançado usando isso.

No desktop o Java também é um belo fracasso, excluindo IDEs de desenvolvimento, quantos aplicativos desktop feitos em Java você conhece ou usa? Eu uso F-Spot e Tomboy o dia todo, em contrapartida. Quantos programas você conhece que possuem bindings/plugin Java? É possível escrever um plugin para o gimp com Java?

No mercado de dispositivos embarcados Java simplesmente não existe. É mais fácil achar um roteador wireless usando php que Java para a interface administrativa.

E

hummm, em video seria melhor :roll:

Deves ser programador de língua portuguesa ou sei lá o q, tem q falar mais claro para os meros mortais q mataram muitas aulas de português, acho q finalmente entendi, ou não :stuck_out_tongue:

Como tu disseste, o Java realmente tem participação quase nula nestas áreas todas, agora a pergunta que fica é q Java acertou em cheio com J2EE? Todo o sucesso do Java se deve a soluções Enterprise? Toda a popularidade do Java se baseia nisto? Até me assusta… mas pelo visto a maior fatia do desenvolvimento esta mesmo em volta disto.

Mas se assim é, então J2ME, Applets, 3D, 2D, desktop, etc, foram tudo apostas do Java que podem ter tido algum sucesso mas tendem a extinguir? Talvez, mas uma coisa há de se concordar, bem o mau, o Java é praticamente o único que abrange tantas áreas diversas, isso o torna quase imortal na programação.

E também talvez pelo Java ter se aventurado em tantas áreas, uma hora tinha q acertar. :lol:

L

Ok: http://www.youtube.com/watch?v=EMoEAfDJ8Iw

Uma enorme parte daquilo que se faz hoje com java são aplicações enterprize, o resto são nichos. Por que te assusta? Maioria das linguagens acabam se fixando em mercado e não tem muito sucesso nos demais. Por que Java, que é uma linguagem sem nada de especial, seria diferente?

eduveks:

Mas se assim é, então J2ME, Applets, 3D, 2D, desktop, etc, foram tudo apostas do Java que podem ter tido algum sucesso mas tendem a extinguir? Talvez, mas uma coisa há de se concordar, bem o mau, o Java é praticamente o único que abrange tantas áreas diversas, isso o torna quase imortal na programação.

Onde o “podem ter tido algum sucesso” aconteceu? São frentes que nunca saíram do zero. Java é uma piada quando o assunto é multimídia. Java é palhaçada no desktop, que eu lembre ainda não é fácil embutir um navegador em uma aplicação swing. Quando a ser praticamente o único que abrange tantas áreas diversas" é balela, linguagens como C, C++, C# ou Python abrangem mais plataformas e meios que Java e porém nenhuma é bem sucedida em todos.

K

louds:
Kenobi:

Louds não entendi direito sua frase:
O Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso, então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada.

Vamos lá:

Primeiro "Java ainda não encontrou um plateau de adoção e uso". Plateau é a grafia oriunda do francês para platô. Que segundo o dicionário significa:

Na geografia um platô é a parte mais gasta, velha e sem graça de um planalto - Brasília foi construída em cima de um enorme platô no Planalto Central. O termo pode ser usado também para denominar quando um fenômeno atinge uma máxima, se estabiliza e gradativamente decai; assim como em: "O sabão omo atingiu o plateau de vendas junto a classe média", ou seja, chegou ao ponto onde suas vendas não progridem mais e tender a decair ao longo do tempo. Note que isso foi um exemplo fictício, não estou questionando um produto da Unilever.

Tendo isto explicado, a parte "então é difícil apostar na linguagem sendo aposentada" faz mais sentido. Dado que Java ainda continua a crescer é pouco provável que o contrario venha a ocorrer.

Louds, não me subestime… sabia o significado e exatamente por isso eu o indaguei, pois sua explanação à primeira vista era um paradoxo.

Talvez a ambiguidade da afirmação, lendo de forma corriqueira, como fazemos em fóruns de discussão.

E

Agora sim… ta vendo como não é tão dificil explicar bem as coisas… :smiley:

Afff pega muito pesado… ZERO??? Tb não é assim vai… sinto q há pra ai algum rancor, acho q já esta levando pro lado pessoal… coitadinho do Java!

Mas fica tranquilo o C# vai chegar lá… mas acho dificil antes de eu me aposentar :twisted:

Nós ainda nos aposentamos antes do Java, e com muita sorte ainda vemos o C# no gráfico de popularidade igualzinho ou levemente superior ao Java :lol:

Tirando as cutucadas, louds, tu trabalho no dia-a-dia com Java? Se sim, então acho que te entendo… que eu no meu dia-a-dia trabalho com C# e deve ser por isso q eu não morro de paixão pelo C#… muito pelo contrário… e por isso eu devo preferir 1000x o Java :stuck_out_tongue:

Sem querer esculhambar o tópico, acho q na boa, tu tendo a grande bagagem que tem as vezes é bem 8/80, espero q ninguem leve muito a serio o que tu diz se não no próximo ano o Java já vai estar embaixo do Ruby no gráfico… :x

C

Nao eh pq uma coisa eh ruim que a outra tem que ser boa.

L

Agora sim… ta vendo como não é tão dificil explicar bem as coisas… :smiley:

Afff pega muito pesado… ZERO??? Tb não é assim vai… sinto q há pra ai algum rancor, acho q já esta levando pro lado pessoal… coitadinho do Java!

V amos lá, a única aplicação desktop Java que eu já usei foi o Azureus que troquei pelo transmission por ser muito melhor. Acho que hoje se descontar as IDEs, sobra só isso mesmo. Tem algum outro exemplo?

Quantos jogos pra xbox 360, ps3, wii ou pc vão ser lançados esse ano que usam Java de alguma forma?

Só o Google tem recursos para fazer aplicações que prestem para celular usando JME, mesmo assim já ví o gmail falhando em muito aparelho. Quantas aplicações que prestam para smartphones são feitas com JME e não com o toolkit proprietario Symbiam / Windows CE? No meu celular tenho uma meia dúzia feitas com C++ que seriam impossível mesmo com ele implementando umas 500 JSRs.

Java vai ser a última linguagem a, quem sabe, funcionar no IPhone.

Nenhuma linguagem durou no mainstream corporativo por mais de 20 anos, não imagino por que Java seria a primeira.

eduveks:

Tirando as cutucadas, louds, tu trabalho no dia-a-dia com Java? Se sim, então acho que te entendo… que eu no meu dia-a-dia trabalho com C# e deve ser por isso q eu não morro de paixão pelo C#… muito pelo contrário… e por isso eu devo preferir 1000x o Java :stuck_out_tongue:

Sem querer esculhambar o tópico, acho q na boa, tu tendo a grande bagagem que tem as vezes é bem 8/80, espero q ninguem leve muito a serio o que tu diz se não no próximo ano o Java já vai estar embaixo do Ruby no gráfico… :x

Trabalhei 4 anos com Java e hoje meu negocio é C, Assembly e C#. Não me arrependo da troca.

L

putz tem uns comentários ae que dá vontade de chorar…

sério

esses evangelistas cegos é o que dá mais dó

E

tá vendo! é rancor, ano que vem já vai estar com saudade do Java, isto passa :stuck_out_tongue:

sim, sim, sim, Java é um zero a esquerda nestes pontos todos… pronto desisto! :frowning:

mas, C#/.Net fica no mesmo nesta historia… alternativas? C++/C não vale… tu compara muito Java em áreas q o C++/C dominam ai não dá… desenvolvimento de jogos vale não pow, até Lua é mais usado q Java em jogos…

só tá querendo queimar o filme do Java, mas resumindo resumindo o Java continua em primeiro e ano que vem vai continuar… duvida? Eu aposto :stuck_out_tongue:

L

bom, antes de mais nada, não sou um fanático cego por java, muito pelo contrário! :smiley:

Mas eu descordo que Java no Desktop represente ZERO como o louds disse. Java ganhou um nicho de mercado
que são as aplicações desktop que antes eram desenvolvidas em Delphi ou VB 6, e que era o que realmente podia se
esperar do Java.

O mercado de aplicações como por exemplo Photoshop, Corel etc(voltadas para o grande público) sempre foi e sempre será dominado por C/C++ e
acho dificil que isso mude pois a comunidade C/C++ é extremamente preconceituosa com relação a qualquer outra linguagem. Logo, acho que
ninguem da Sun e nem de lugar nenhum esperava que Java entrasse nesse mercado, eu acho! :lol:

Mas mesmo assim, pelas aplicações comerciais voltadas para empresas que são desenvolvidas em Java usando Swing, eu acho que não podemos
dizer que Java representa ZERO, afinal, Java abocanhou parte do público Delphi/VB para aplicações Desktop.

PS: Não tenho nenhum dado que comprove tudo isso que disse agora. São apenas observações que faço com o que vejo no meu dia a dia.

[]'s

C

lavh:
O mercado de aplicações como por exemplo Photoshop, Corel etc(voltadas para o grande público) sempre foi e sempre será dominado por C/C++ e
acho dificil que isso mude pois a comunidade C/C++ é extremamente preconceituosa com relação a qualquer outra linguagem. Logo, acho que
ninguem da Sun e nem de lugar nenhum esperava que Java entrasse nesse mercado, eu acho! :lol:

Grande maioria das aplicacoes feitas pro MacOS X eh escrita em Objective C, que desde a NeXT sempre foi uma das linguagens favoritas da Apple. Se vc estiver procurando uma alternativa menos baixo-nivel a C e C++, recomendo dar uma olhada :slight_smile:

D

Não fala assim, pô, ganhei uma boa grana programando em Progress 4GL :slight_smile:

PS. Essas discussões são engraçadas!

M

lavh:
Mas mesmo assim, pelas aplicações comerciais voltadas para empresas que são desenvolvidas em Java usando Swing, eu acho que não podemos
dizer que Java representa ZERO, afinal, Java abocanhou parte do público Delphi/VB para aplicações Desktop.

Não vejo isso não, continuo vendo aplicações sendo feitas em VB e Delphi. Ainda é incrivelmente incomum ver aplicações de automação comercial em Java.

E

Na questão dos jogos lembrei disto:
http://www.java.com/en/games/desktop/specforce.jsp

E o Jake, q é o Quake2 em Java bem pré-histórico mas não deixa de ser um classico:
http://bytonic.de/html/screenshots.html

Mas encontrei isto aqui q eu desconhecia:
http://www.jpct.net/demos.html

Este Engine parece estar muito bom, gostei dos exemplos, ainda mais em Web Start, mesmo bom!

Então em jogos Java não é Zero! 0, alguma coisa, na pior das hipoteses…

Neste ano… não sei… mas por q não? Se já saiu “um”(só conheço 1 este SpecForce, talvez haja mais) no ano passado, acho q nada impede de sair mais neste ano :stuck_out_tongue:

E olha só para gerir as fotografias:
http://www.java.com/en/desktop/koffeephoto.jsp

Pesquisazinha rápida, se procurar melhor acho q é bem capaz de encontrar muito mais coisas…

G

cv:
lavh:

Grande maioria das aplicacoes feitas pro MacOS X eh escrita em Objective C, que desde a NeXT sempre foi uma das linguagens favoritas da Apple. Se vc estiver procurando uma alternativa menos baixo-nivel a C e C++, recomendo dar uma olhada :)

Objective C é coisa linda de Deus :smiley:

C

Deixa eu tentar refrasear a pergunta, entao: quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Java desde 1995? Compare a sua resposta com:

Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Assembly desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Lua desde 1993?
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C++ desde 1979?

• 1971 foi o ano em que o primeiro jogo comercial (Computer Space) foi lancado. Essas linguagens sao mais antigas, mas nao faz sentido contabilizar antes disso.
L

vc e o CV parem com isso senão vou começar instalar uma coisinhas novas no meu iMac pra brincar rs

PS: pessoal hj é aniversário do Glaucio, feliz aniversário pra ele :smiley:

E

Deixa eu tentar refrasear a pergunta, entao: quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Java desde 1995? Compare a sua resposta com:

Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Assembly desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C desde 1971?*
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em Lua desde 1993?
Quantos milhoes de dolares foram feitos em venda de jogos baseados em C++ desde 1979?

• 1971 foi o ano em que o primeiro jogo comercial (Computer Space) foi lancado. Essas linguagens sao mais antigas, mas nao faz sentido contabilizar antes disso.

Todos devem ter gerado muitos milhões… inclusive Java, e se ainda for somar os jogos em J2ME… mas mesmo assim o Java é ZERO!!! Acho q não… Java pode não ser forte no setor dos jogos, mas tem alguma presença, mesmo que pouca, ou muito pouca… mas tem! Por isso não é Zero! Mesmo comparando com outras…

L

Não vejo vantagem/benefício algum nisso, vc vê?

re-re-re-formulando a pergunta do cv, desde 1500 quantos jogos em Java tiveram suas caixinhas botininhas expostas nas grandes lojas americanas para serem consumidas pelo grande público? não precisa nem ter vendido nehuma, apenas estava lá aos olhos de todos?

M

Homem, é o seguinte, se Java acabasse hoje, ninguém no mercado de jogos ia notar. Sacou?

P

Homem, é o seguinte, se Java acabasse hoje, ninguém no mercado de jogos ia notar. Sacou?

Eu ia!

Adoro pequenos joginhos no telemovel para as longas esperas nos autocarros etc!

L

e você ainda fica se gavando por causa da linguagem ter “quase zero” projetos num mercado que já gerou milhões e milhões de dólares?

parece que nego tem um ataque se dizer que java é fraco em alguma coisa… capaz de cortar os pulsos

EDIT: erros de português… quem não comete? lawl

M

porfirio:
Eu ia!

Companheiro lusitano, compre um DS ou um PSP, garanto que eles valem bem mais o investimento e vão tornar as suas viagens bem mais interessantes :slight_smile:

E

Então… o mercado do J2ME é insignificante… tão insignificante mas tão insignificante, q até na televisão passa publicidade de joguinhos para o celular.

Mas claro Java é fraco em varios pontos, varios mesmo, mas só é para deixar claro q não tem participação NULA! Como se nunca tivessem feito nada, e que não fosse capaz.

Fica aqui só por curiosidade como Java nunca teve um jogo na caixinha vendido para o grande público…

Mesmo q 1 é alguma coisa, e foi mostrado q é possível, mesmo não sendo feito 100% em Java usou Java, assim como não tem jogos feitos 100% em Lua, mas sim que usam Lua… e como Assembly que só tem jogos pré-históricos que só ajudam em ataques epiléticos, Java foi usado em um jogo de alta qualidade, e acho que isto é algo importante, mesmo sendo um número insignificante em estatisticas… mas não ZERO! :lol:

O mercado dos Jogos não ia ser afetado se o Java morresse hoje? E o Ant não é usado pelas empresas de Jogos? E vários outros recursos… inclusive SAP? Mas isto não tem nada a ver… a questão é que Java pode ser usado para inumeras coisas, e também para jogos, pode não ser o ideal, mas é possível, e há exemplos disto.

Só que o mundo do J2ME por mais ruim e fraca que seja a plataforma é o q tem sustentado todo um mercado altamente lucrativo… ou não?

M

Ant? Numa empresa que escreve jogos com C++? Já ouviu falar de Make? E o que é que a SAP tem haver com isso?

Rapaz, nunca e zero são [size=24]um modo de falar[/size], não quer dizer que seja exatamente zero, porque ninguém aqui nem no mundo tem como comprovar uma estatística de zero. Sempre pode ter algum louco escrevendo aplicações Java pra rodar num microcontrolador. O caso é que Java, no mercado de jogos, é quase nada, pegue a receita dos nomões ou dos jogos mais vendidos e veja se eles são em Java.

E

Maurício Linhares:
porfirio:
Eu ia!

Companheiro lusitano, compre um DS ou um PSP, garanto que eles valem bem mais o investimento e vão tornar as suas viagens bem mais interessantes :)

Comprar uma PSP ou DS é melhor investimento??? Dá para falar??? Trás GPS??? Tem camera??? É fácil de transportar se eu não levar uma mala??? Pra mim não deixa de ser mais uma tranqueira, como iPods, se podemos ter tudo num dispositivo só… pra que carregar 10???

M

Eu gosto de jogar, então ando sempe com o DS e o iPhone e nem por isso morri, o DS não é grande e não precisa de uma mala pra guardar não, afinal eles são portáteis. O PSP idem.

Agora se você quiser levar um PS3, tenha uma mala grande.

E

Ant? Numa empresa que escreve jogos com C++? Já ouviu falar de Make? E o que é que a SAP tem haver com isso?

Rapaz, nunca e zero são um modo de falar, não quer dizer que seja exatamente zero, porque ninguém aqui nem no mundo tem como comprovar uma estatística de zero. Sempre pode ter algum louco escrevendo aplicações Java pra rodar num microcontrolador. O caso é que Java, no mercado de jogos, é quase nada, pegue a receita dos nomões ou dos jogos mais vendidos e veja se eles são em Java.

Claro que entendo que seja um “modo de falar” só por falar, força de expressão… quantos milhares de jogos há em J2ME??? É insignificante… não é???

E o que quis dizer com SAP e Ant é que mesmo indiretamente todos mercados praticamente usam/dependem de Java, e querendo ou não isto afetaria sim o setor, e Make sim conheço bem, e também Ant, e conheço um cara que trabalhou com a Crysis e outras, que já me disse que usavam o Ant…

E

Eu gosto de jogar, então ando sempe com o DS e o iPhone e nem por isso morri, o DS não é grande e não precisa de uma mala pra guardar não, afinal eles são portáteis. O PSP idem.

Carteira + celular + chaves… não tenho tantos bolsos para PSP ou DS… pra quem gosta de carregar bugigangas talvez não se incomode… mas eu gosto de carregar o minimo possível… força do hábito talvez… apenas uma questão de gosto…

P

Trabalho com COBOL a 2 anos e sou muito feliz hehehe…

X

Do ponto de vista de negócios:

Linguagens promissoras no momento:
-Java (Podem torcer contra, mas ainda é promissora e vai ser durante uns bons anos)
-C# (preciso falar? É uma boa solução técnica e tem o MS por trás)
-C/C++ (Não vou nem discutir)
-Perl, AWK, Shell e estas coisas de Unix que sustentam bilhões de Workaround pelo mundo
-Pl/SQL (infelizmente)

Talvez promissora:
ObjC (Pela Apple e o iPhone)

Hype e coisa de geek
-Ruby, Python, …, brainfuck …

L

eduveks:
Na questão dos jogos lembrei disto:
http://www.java.com/en/games/desktop/specforce.jsp

E o Jake, q é o Quake2 em Java bem pré-histórico mas não deixa de ser um classico:
http://bytonic.de/html/screenshots.html

Mas encontrei isto aqui q eu desconhecia:
http://www.jpct.net/demos.html

Este Engine parece estar muito bom, gostei dos exemplos, ainda mais em Web Start, mesmo bom!

Então em jogos Java não é Zero! 0, alguma coisa, na pior das hipoteses…

É improvável que seja efetivamente zero, mas esse não é o ponto. A questão é que a presença de Java no mercado de jogos tende a zero "limite (mercado jogos java) -> 0". Enquanto foi lançado um jogo outro ano em Java, já tem Engine 3D comercial para IPhone que usa mono como scripting engine.

Pq não? Eu poderia escrever um post de 2 páginas dizendo as razões técnicas pela qual Java para consoles é uma idéia ruim. Mas se não existe JVM de qualidade para xbox 360 ou ps3, do que adianta argumentar sobre isso?

eduveks:

Pesquisazinha rápida, se procurar melhor acho q é bem capaz de encontrar muito mais coisas…

Você rodou o demo? Usaria no lugar da tua atual aplicação de gerenciamento de fotos?

Cara, Java é ubíquo e inqüestionável quando o assunto é software enterprize, seja web, back-office, desktop, ou sei lá o que. Porém todas tentativas fora desse nicho são desastrosas.

Falo isso não de rancor da linguagem, trabalharia novamente com ela sem problema, mas afirmo isso com base nos vários problemas técnicos da linguagem e da plataforma que impedem de ser um player em alguns dos mercados citados. Eu voltaria para Java rapidinho se fosse obrigado a usar as collections do .NET por um período muito logo.

L

louds:
eduveks:

Usaria no lugar da tua atual aplicação de gerenciamento de fotos?

Eu não, nem se me pagassem!
rs

P

Maurício Linhares:
porfirio:
Eu ia!

Companheiro lusitano, compre um DS ou um PSP, garanto que eles valem bem mais o investimento e vão tornar as suas viagens bem mais interessantes :)

Permita-me descordar mas, não é a mesma coisa. Não me tou a ver com uma consola dessas no bolso para as viagens, sendo assm mais valia um asus EEEpc lol

O celular da para telefonar, mandar mensagens, ir a internet, tirar photos, jogar uns joguitos engraçados, ouvir mp3+radio e cabe no meu bolso “e na minha carteira”

não que eu não gosta-se de ter uma ds, um ipod, uma maquina fotografica digital etc… mas não da :frowning:

P

Conforme postei hoje, Fortran 77 voltou a ser promissora depois do anuncio do Fortran Server Pages

N

Essa sim é uma tecnologia realmente promissora. :lol: :lol:

K

porfirio:
Maurício Linhares:
porfirio:
Eu ia!

Permita-me descordar mas, não é a mesma coisa. Não me tou a ver com uma consola dessas no bolso para as viagens, sendo assm mais valia um asus EEEpc lol

O celular da para telefonar, mandar mensagens, ir a internet, tirar photos, jogar uns joguitos engraçados, ouvir mp3+radio e cabe no meu bolso “e na minha carteira”

não que eu não gosta-se de ter uma ds, um ipod, uma maquina fotografica digital etc… mas não da :(

Joguinhos engraçados ? - http://godofwar.gamespot.com/?om_act=convert&om_clk=multimodule&tag=multimodule;picks;title;7

PSP Rulez !! :slight_smile:

B

tomara que de errado essa tentativa de ressucitar mortos :wink:

L

que mane java e C o negocio é Fuckbrain na veia!!!

C

Se vai fazer piadinha besta, pelo menos acerta o nome da linguagem. Eh Brainfuck.

G

Essas discuções de linguagens mais promissoras são foda, 1273120371023712 páginas de posts com 1231287312083123 opiniões diferentes e no final o que acontece ?? Nada… Cada um continua na mesma, se o cara quer programar em pascal, que seja feliz, quer programar em assembly boa, quer programar em cobol boa sorte… Enfim a melhor linguagem eh aquela que consegue resolver o seu problema de forma satisfatória…

E

Louds eu concordo contigo, só que o que eu queria discutir melhor era o q é possível fazer com Java, bem o mau com Java da para fazer quase de tudo, e dai a tal da popularidade do Java, acho q pelo Java ser tão versátil e dar para tantas coisas, e claro mesmo não sendo nada bom em varias áreas, mesmo assim há projetos nestas áreas, o que colabora para a popularidade.

Mas claro, Java nunca seria bom em tudo e até tem varias limitações, mas mesmo assim é versátil, dá para muita coisa, bem ou mau, claro que hoje em dia com tantas opções de desenvolvimento temos que usar cada uma no seu ponto forte, explorando bem o ponto forte de cada tecnologia.

Só que Java esta presente em quase tudo, até em jogos de alta qualidade, mesmo q somente 1 :twisted:

E é a linguagem mais popular, por q será??? se Java fosse só Enterprise teria a mesma popularidade???

J

Uma coisa importante que deve ser observada é que, qualquer empresário que conhece de tecnologia, sabe que, quanto mais flexível for seu “parque” tecnológico, melhor é para a empresa se adaptar às mudanças que, fatalmente acaba acontecendo. Pensando nisso, talvez o Java ganhará mais credibilidade e respeito da comunidade internacional, quando for lançado o Java 7.
Essa nova JVM (Da Vinci Machine), tem a proposta de tornar o Java Multi-Languagem, ou seja, “qualquer” linguagem poderá rodar em cima desta JVM. Isso é positivo do ponto de vista da flexibilidade e adaptabilidade.
Um tal de Charles Nutter, um dos desenvolvedores do JRuby, outro dia disse no The New York Times:

Hoje Java já consegue “falar” Ruby, amanhã, PHP, Phyton…
Por essas e outras, é que o Java ainda irá ter um grande fôlego pela frente.

L

Alta qualidade é forçar a barra, o jogo foi lançado no mesmo ano de doom 3. Ele seria alta qualidade se tivessem lançado 3 anos antes.

L

Olá

Já que a discussão chegou até aqui, vocês querem realmente saber qual na minha opinião é a linguagem mais promissora?

• Java é claro que ainda promete muito.

• Quase o mesmo eu poderia dizer das linguagens usadas no .NET.

• Ruby on Rails com certeza vai tomar espaço das 2 opções anteriores, principalmente nas aplicações mais simples (que são em grande número)

• Eu particularmente gostaria que Scala deslanchasse e que o Lift fosse adotado por muita gente.

Porém

Há uma linguagem que não tem nada a ver com Java, C#, Ruby, etc. que está mais viva do que nunca. É muito usada e continua em franco crescimento. É onde estão aparecendo algumas novidades interessantes. É uma linguagem difícil porque parece que é fácil. E para quem trabalha com Java ainda é mais difícil por que seu nome deixa a falsa impressão de que é parecido com Java. Acho que já perceberam que estou falando de Javascript. Se eu fosse vocês, trataria de aprender bem não só a linguagem como as APIs que estão por aí disponíveis. E não estou falando de web design. Falo de integração, de OpenSocial, OpenID, Apache Shindig e muitas outras coisas que representarão oportunidades de ganhar grana.

[]s
Luca

A

Luca:
Olá
Acho que já perceberam que estou falando de Javascript. Se eu fosse vocês, trataria de aprender bem não só a linguagem como as APIs que estão por aí disponíveis. E não estou falando de web design. Falo de integração, de OpenSocial, OpenID, Apache Shindig e muitas outras coisas que representarão oportunidades de ganhar grana.

Aproveitando a deixa do Luca, vejam esta apresentação:

Off-topic: Alguém tem algum livro bom de Javascript pra indicar?

M

Adolfo Rodrigues:
Luca:
Olá
Acho que já perceberam que estou falando de Javascript. Se eu fosse vocês, trataria de aprender bem não só a linguagem como as APIs que estão por aí disponíveis. E não estou falando de web design. Falo de integração, de OpenSocial, OpenID, Apache Shindig e muitas outras coisas que representarão oportunidades de ganhar grana.

Aproveitando a deixa do Luca, vejam esta apresentação:

Off-topic: Alguém tem algum livro bom de Javascript pra indicar?

Pega o “Ajax in Action” que você já vai ver um bocado de mágica em JavaScript. Um livro sobre Prototype já ajuda também. Entendendo como a Prototype funciona, o resto é besteira :slight_smile:

E

Alta qualidade é forçar a barra, o jogo foi lançado no mesmo ano de doom 3. Ele seria alta qualidade se tivessem lançado 3 anos antes.

Levando em conta que foi de uma empresa e um engine sem grande “curriculo”… e neste mesmo ano saiu jogos bem piores de empresas lider do setor, mas só por curiosidade o doom 3 é bom? Cheio de bugs, mais pesado do que devia, não da para ter arma com lanterna, ou uma coisa ou outra, bem ridiculo não acha? E nesta época o que salvou a IDSoftware foi o quake4. Conheço outros títulos bem melhores, inclusive do mesmo ano e até mais antigos que poderiam ser citados no sentido de humilhar o chrome specforce, se é esta a intenção…

Os gráficos não são do melhor mas tb não são do pior. Como deves saber no mundo dos jogos para uma empresa lançar um jogo a este nível sem uma grande produtora por trás já é uma grande vitória, levando tudo isto em conta, na minha opinião é alta qualidade, que alcançar um nível destes de qualidade nestas condições não é fácil, mas acredito que deve ter dado lucro.

Sem querer fugir do assunto do tópico, foi bem lembrado da parte do Luca o JavaScript, só gostava de partilhar uma situação que fiquei sabendo e que me expantou, num banco privado aqui em Portugal o core esta todo em JavaScript, toda a camada de lógica de negócia foi feita em JavaScript, e já tem 10 anos, é JavaScript rodando do lado do servidor, e é incrível como este banco supera todos os outros no home banking, serviços disponíveis por celular, e ainda tem muito menos problemas de segurança comparado com os outros, os outros bancos usam Java e .Net, entretanto querem migrar isto, sair do JavaScript, pois é uma solução que já tem 10 anos, e teem medo de perder na performace e outras coisas. Mas claro que este sucesso depende da qualidade das configurações e desenvolvimento, idependente da tecnologia saber tirar o melhor proveito é o que faz a diferença, fiquei espantado foi de saber que o core é em JavaScript rodando no servidor, nunca tinha visto nada parecido…

B

Acho q não podemos esquecer do bom e Velho COBOL… muito utilizado em Grandes Projetos …

COBOL não morreu!!!

C

Outro projeto muito interessante baseado em javascript… Lively Kernel

P

Cobol não morreu e não vai tão cedo, trabalho atualmente com o bancos Bradesco e Itaú, sem contar que a empresa onde trabalho tem contrato com o HSBC.

Quer dizer grandes bancos com muito capital, com isso mais linhas de código.

Já trabalhei com Java e gostaria muito de voltar, mas o mercado alta plataforma não deixa, poucas pessoas com conhecimento necessário = grande procura de especialistas…

T

Acredito que o futuro das linguagens é a Web.
Olha os milagres que o Google tá fazendo, com o DOCs, por exemplo… daqui a alguns anos vai estar tudo online…

C

thegoergen:
Acredito que o futuro das linguagens é a Web.
Olha os milagres que o Google tá fazendo, com o DOCs, por exemplo… daqui a alguns anos vai estar tudo online…

O futuro da web é hoje!

A minha dúvida é até quando teremos apenas o browser como plataforma de execucao para aplicacoes conectadas… Java6u10 foi liberado com melhorias no deployment e integracao com desktop.

E alguem ae possui alguma expectativa com relacao a JavaFX?

F

QUe tal hoje mesmo?

http://www.robert-tolksdorf.de/vmlanguages.html

F

Aqui esta o ranking original:

http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

P

realmente, o 'c’zão véio, promete muito msm

N

Estranho o Pascal o subir 7 posições de um ano pra cá. Isso tem alguma explicação lógica?

L

Olá

Sim, a avaliação do tiobe é furada. Podem até me jogar pedras mas faz tempo que já percebi isto.

Aliás, a maioria das avaliações deste tipo também são furadas. Vocês já pensaram como são calculados os índices de desemprego que são divulgados mês a mês por diferentes órgãos? As diferenças residem nos critérios iniciais e no grau de incerteza que é bem grande. Com o Tiobe não é diferente.

[]s
Luca

L

Luca:
Olá

Sim, a avaliação do tiobe é furada. Podem até me jogar pedras mas faz tempo que já percebi isto.

Aliás, a maioria das avaliações deste tipo também são furadas. Vocês já pensaram como são calculados os índices de desemprego que são divulgados mês a mês por diferentes órgãos? As diferenças residem nos critérios iniciais e no grau de incerteza que é bem grande. Com o Tiobe não é diferente.

[]s
Luca

Eu sempre achei que essas avaliações eram decididas no pedra-papel-tesoura ou nos dados, me impressiona saber que existe uma metodologia por traz.

M

"

A

Em tempos de ajax e web 2.0 acho difícil o uso de javascript estar caindo…
Como mostra o Tiobe

M

"

Criado 28 de março de 2008
Ultima resposta 2 de jun. de 2008
Respostas 89
Participantes 42