Bom Dia a todos! :XD:
Recorro até vocês em busca de idéias, pois não sei que rumo tomar. É o seguinte: Usamos banco de dados postgree. Cada vez que é feita uma atualização/manutenção no banco por nós, programadores, é gerado um arquivo de script contendo o sql referente a tal operação.
Quando vamos atualizar a base de dados em nossos clientes, mandamos este arquivo para os vendedores/técnicos que abrem o postgree e executam o arquivo texto. Pronto, o banco do cliente, encontra-se atualizado.
Mas ocorrem situações em que o cliente está há meses com o banco desatualizado, e nestes casos, já existem dezenas de arquivos de scripts novos, e então os vendedores/técnicos precisam rodar cada um dos arquivos no cliente. Isso resulta em muito trabalho, pouca eficiência, muito desconforto, pois os clientes muitas vezes são descontrolados e rodar dezenas de arquivos textos com o cliente te pressionando do lado, não é muito bom (não queria estar na pele do técnico nesta hora).
E este fato, gera ainda outros problemas, como:
- Temos clientes em todo o RS e alguns em outros estados. Para o cliente atualizar a base de dados, somente quando nossos técnicos os fazem uma visita, pois o cliente, por si só, não saberia abrir o postgree e rodar o script.
- E outro, cada vez que nós, os programadores, precisamos retornar para uma versão antiga do banco, novamente, temos que rodar todos aqueles script, quando vamos atualizá-los posteriormente.
Gostaria, que os amigos do Guj, com experiência no assunto, pudessem me dar alguma sugestão, de como fazem a atualização das suas bases de dados. Me dar sugestões de metodologias, tecnologias, alguma forma que pudesse automatizar a atualização do banco de dados.
Atualmente, nós fizemos assim: Abrimos o postgree, abrimos o arquivo texto, copiamos o sql do arquivo texto, colamos ele na opção “sql” do postgree e executamos. E quando são dezenas de arquivos com falei, esse processo é repetido dezenas de vezes. E quando o processo acontece no cliente, isso se torna ainda pior.
Gostaria de por exemplo, dar dois cliques em cima de um arquivo de script, ele ser capaz de identificar qual foi o último script rodado e atualizar a base de dados a partir deste.
:arrow: O que eu desejava mesmo era que pudessemos mandar somente, por exemplo, um executável(?) para o cliente, e ele mesmo pudesse roda-lo e atualizar seu banco. De maneira simples, pratica e eficiente.
Agradeço possíveis ajudas.
Desculpem se fui meio enrolado e não consegui explicar direito.