Bom dia galera, estou estudando o livro use a cabeça jsp e servlets, e agora cheguei na parte de autenticação/autorização. Quero tentar implementar primeiro a autenticação mas no livro não está muito claro como devo fazer isso utilizando o container, no caso do tomcat utilizando o arquivo tomcat-users.xml.
É necessário ter uma tabela em um banco de dados para salvar as roles/users ou é utilizado o que está definido no tomcat-users.xml ?
Além de configurar o tomcat-users.xml, criar os forms loginOK/loginErro, web.xml (autorização, permissão GET/POST, etc) é necessário mais alguma coisa? Mais tarde eu posto o que eu consegui fazer.
Sua “fonte” de roles e de usuários pode ser tanto um xml como um SGDB ou outras fontes de dados. No tomcat tem um REALM para cada opção.
Aconselho vc a ler um livro especifico de tomcat realms para esclarecer…dependendo do realm selecionado tem outras coisas para configurar tambem.
A
alandiniz
o tomcat-users.xml é pra autentica no gerenciador do Tomcat e não no seu projeto/aplicação… e não precisa (mas pode ter) banco de dados…
eu “axo” q vc ta confundindo as coisas ^^
F
FernandoFranzini
Oi alan
O tomcat.user.xml é usado sim para declarar os usuários da aplicação caso o REALM de fonte de dados escolhido for XML…
G
gRoOve
Oi alan
O tomcat.user.xml é usado sim para declarar os usuários da aplicação caso o REALM de fonte de dados escolhido for XML…
Exatamente, estava faltando setar o REALM correto no server.xml do tomcat.
Não consegui entender bem o que é este REALM do tomcat, poderia explicar?
Container Autentication é idenpendente de fonte de dados, isso quer dizer que um container web pode implementar autenticação e autorização sem conhecer a fonte autenticadora. Uma aplicação web pode autenticar os usuários numa base xml, sgdb, ldap, nosql, etc.
Cada implementação desse suposta fonte de dados autenticadora no tomcat é chamado de “REALM”.
Qualquer duvida, estudo mais sobre o assunto