Banco de Dados em Nuvens, é viável? Quais os principais riscos?

13 respostas
F

Bom dia Pessoal,

Gostaria de saber a opnião de vocês.
Qual a melhor maneira de colocar um banco de dados para acesso de clientes que estão em outras localidadades, sejam cidades ou bairro diferentes.

Nuvens é o melhor armazenamento???
Quais os riscos que eu corro?

Se tiverem algum material falando sobre como começar a estudar sobre isso eu agradeço!

Até mais.

13 Respostas

M

O pricipal problema, está relacionado a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informaçõess. Acho um erro migrar informações sensíveis a possíveis ataques para cloud. :wink:

F

O ideal é vc fazer uma arquitetura em três camadas ou seja instalar um servidor web que acesse o banco de dados o clientes web ou desktop, procure por remoting com spring pode te ajudar.

W

Só uma ideia, Replicação da base de dados aos clientes em outras localidades, talvez possa ser por ai o caminho…

Bom é só minha ideia, talvez tenham outras melhores.

B

Se tu for por um banco de dados nas nuvens mesmo, por exemplo Amazon Relational Database Service (Amazon RDS: http://aws.amazon.com/pt/rds/) . Você provavelmente não terá problemas nem de confidencialidade, nem integridade muito menos de disponibilidade das informações.

Mas acesso ao banco de dados direto também considero um erro, ou pelo menos estranho. O ideal é tu ter outras camadas por cima como disse o Flávio.

Boa sorte

A

Uma nuvem é sempre um meio elástico, e nada mais. A rigor, seu banco pode estar em qualquer lugar (VPS, um hosting simples qualquer, a nuvem) que tudo bem. Se o problema é a confidencialidade, ou integridade, ou *dade, você sempre pode colocar em uma máquina privada, ou mesmo numa nuvem privada. Se seus requisitos não forem tão estritos, você também pode colocar no RDS, como o brunoskrebs mencionou. O problema vai do custo disso, que eu, particularmente, acho proibitivo.

Esse tipo de problema, antes de cloud entrar na moda, era mais solucionado por clusters de bancos, onde o Oracle RAC sempre foi o líder. Hoje em dia, com tantos bancos NoSQL armazenando teras e mais teras de informação em várias máquinas (por exemplo, o Cassandra faz auto-replicação entre várias máquinas, e é extremamente rápido.), não vejo isso muito como um problema. O problema, mesmo, é decidir com tantas opções disponíveis!

EDIT: Quanto aos principais riscos, com certeza o que o pessoal já mencionou é o principal: não exponha seu banco diretamente. Prefira uma abordagem como expor via REST, por exemplo, que também fica bem legal, além de interoperável.

[]'s

L

Quando existir criptografia homomorfica ai eu confiarei em gardar dados sigilosos.
Tem pessoas que estão renderizando filmes utilizando nuvens.

http://blog.nebulas.com.br/depois-do-cloud-computing-a-nvidia-leva-a-renderizacao-de-graficos-para-um-novo-nivel

L

Não sei se esta dentro da discurção mas vou perguntar mesmo assim, no caso de um sistema nas nuvens, como ficaria a segurança dos códigos?As empresas de hospedagem sempre falam que os funcionarios não podem ter “contato” com o conteudo do sistema e são obrigados por contrato a não fazerem isso, mas sera que isso realmente acontece?

M

Bom dia!!

Já pensou em disponibilizar o acesso a essas informações através de um portal corporativo, acessado na página da sua empresa na internet.

É uma possibilidade!!

Att.

D

porque precisa de varias camadas para ter o acesso? uma especie de criptografia? porque é necessario? o proprio banco ja nao tem sua proteção? sei que mesmo que tenha sua proteção da pra ser atacado mais facilmente pois é uma proteção só… mas alguem ai sabe como funciona essa proteção extra e porque?

J

Dá uma olhada nos servicos da Amazon.
Agora eles tem datacenter no Brasil, o que melhora a latencia e voce mantem os dados no territorio brasileiro.

Home:

Estes sao especificos para database:

Dependendo da sua solucao vc pode mudar ela toda para SalesForce.

[]s

A

Jambolaum:
Dá uma olhada nos servicos da Amazon.
Agora eles tem datacenter no Brasil, o que melhora a latencia e voce mantem os dados no territorio brasileiro.

Home:

Estes sao especificos para database:

Dependendo da sua solucao vc pode mudar ela toda para SalesForce.

[]s

E vale lembrar que o AWS tem suporte “quase” nativo pra Hadoop - o que quer dizer que eles têm o próprio serviço de agendamento de jobs Map/Reduce.

[]'s

D

Como já foi dito por alguns usuários existem N maneiras de disponibilizar o acesso, entre as minhas preferidas eu diria:

• Rest;
  • Webservices;
  • VPN;

Sobre estar na nuvem ou não, isso tanto faz. A única coisa que realmente muda é a tecnologia aplicada e o quão escalável será o seu ambiente. Lembrando que ao permitir que clientes realmente conectem no seu banco você estará permitindo que ele faca o que bem entenda com a conexão dele.

F

Muito bom galera, obrigada pelas sugestões e tirada de dúvidas.

Minha aplicação é Desktop e meu BD é MySQL.
Aqui dentro da empresa temos uma máquina servidora, mas temos uma outra empresa que também utiliza nosso sistema, porém está situada em outra região aqui na cidade…
Gostaria de gerenciar o banco de dados, tendo acesso as informações aqui mesmo na empresa.

Vou estudar sobre o que me disseram pra achar a melhor solução.

Se tiverem mais alguma dica, eu agradeço muito!

Regards.
:slight_smile:

Criado 20 de dezembro de 2011
Ultima resposta 20 de dez. de 2011
Respostas 13
Participantes 12