Temas TCC - Proposta - Ajuda na escolha

8 respostas
M

Olá pessoal, nesse semestre, estou iniciando o meu tcc, e já pesquisei alguns assuntos, mas não tenho muita certeza entre eles.
e gostaria da opinião de quem quiser ai, para me ajudar a decidir ou sugerir algum outro problema ou assunto…

A area que eu gosto, é desenvolvimento de sistemas, então, problemas relacionados a desenvolver aplicações, para algum problema em especifico, ou tomada de decições, etcc…
sera bem vinda…
:stuck_out_tongue_winking_eye:

segue os assuntos, nos quais tenho interese e o site relacionado no qual encontrei…

Assuntos TCC:

Gerador automático de palavras cruzadas on-line usando informação na web. Como usar os textos e fóruns presentes na web para gerar um jogo de palavras cruzadas? Provavelmente utilizará técnicas de PLN.

Ferramentas para detecção de abuso (memória, rede ou processamento) em servidores. Aplicativos que rodam em servidores podem consumir toda a banda ou todo o processamento e deixar outras aplicações travadas. Dado que você não tem acesso aos códigos das aplicações, como garantir que isso nunca ocorra?

Ferramentas para auditoria em software

http://vitorpamplona.com/wiki/Idéias%20e%20Temas%20Quentes%20para%20TCC%20em%20Computação

8 Respostas

R

Se eu fosse começar meu TCC hoje, eu acho que pensaria em algo envolvendo bancos de dados NoSQL.

M

Bom dia!!

Da uma olhada nesse tópico do GUJ que pode te ajudar com algumas idéias.

Att.

D

romarcio, eu também preciso começar meu TCC, (Sistemas de Informação)

o que você acha interessante colocar em um TCC sobre noSQL, história, desafios, modelagem, noSQL vs BD Relacional, performance, uma app de teste algo assim ?

gostei da idéia, por favor me fale um pouco mais sobre isso

G

o que você acha interessante colocar em um TCC sobre noSQL, história, desafios, modelagem, noSQL vs BD Relacional, performance, uma app de teste algo assim ?

Sinceramente?

Só não caia na besteira de desenvolver um produto como eu fiz. Se o fizê-lo, ao menos saiba definir muito bem o seu escopo, eu me enrolei todo. =)

[]'s

F

O meu estou fazendo uma modificação do projeto borboleta (um software mobile de auxilio de médio em atendimento domiciliar), so não vou falar detalhes porque é um tema com potencial para uma bom mestrado.

Tenho um amigo que é dono de escola e uma dificuldade que ele encontrou foi achar um software para gerenciamento escolar freeware, o unico que acho é um disponibilizado pelo governo (em php) e mesmo assim não tem muitos recursos. A criaçao de um projeto opensource desse gerenciador seria uma boa “motivação”.
É basicamente um “sistema de locadora”, mas ai vc pesquisa algum pago para ver as ferramentas e adiciona algo novo (tipo um gantt chart).

C

TCC é um negocio complicado rsrs!
Cara, as vezes a gente fica empolgado com algo e mete a cara e vai embora, dai no meio do negocio pode bater um arrependimento rsrs!
Primeira dica, tente não fazer sozinho e se for fazer um software tente fazer algo que seja possível de fazer com o tempo que vc tem disponível.

Eu achei interessante isso que vc posto, "Ferramentas para detecção de abuso (memória, rede ou processamento) em servidores. Aplicativos que rodam em servidores podem consumir toda a banda ou todo o processamento e deixar outras aplicações travadas. Dado que você não tem acesso aos códigos das aplicações, como garantir que isso nunca ocorra? "

Programas que fazem isso, que eu conheço, são muito chatos de configurar, principalmente para Linux, se vc pensar em desenvolver um sistema que seja mais simples de instalar/configurar, ai acho que é algo legal.

Pretende usar qual tecnologia para desenvolver ?! PHP, Java, as duas, … ?

Antes de definir o tema do projeto, pesquise e teste aquilo que vc planeja fazer pra ter certeza que da pra fazer, de que tem onde vc pesquisar.

D

Por favor, evite coisas assim.
Se tivesse utilizado a pesquisa do guj, encontraria este tópico aqui.
Siga exatamente o que consta no tópico que o thingol criou, assim fica mais fácil ajudar.

R

Seria algo desse tipo: Performance noSQL vs BD Relacional.
Mas também poderia fazer um estudo entre os diversos bancos NoSQL e quais deles seriam mais indicados para o uso, tipo, em qual tipo de projeto é interessante usar um NoSQL baseado em documentos ou um baseado em grafos…

Criado 13 de agosto de 2012
Ultima resposta 14 de ago. de 2012
Respostas 8
Participantes 8