Bomba - Oracle compra a Sun

268 respostas
R

Em uma reviravolta no caso “IBM deseja comprar a Sun”, que acabou não sendo concluída, mesmo após a Sun ter tentado voltar às negociações, foi anunciado hoje, dia 20, que a Oracle e Sun entraram em um acordo para a primeira comprar a empresa criadora do Java e fabricante de servidores para o ambiente corporativo, detentora de outras tecnologias como MySQL e Solaris.

A oferta já é anunciada por ambas empresas em seus respectivos sites, e resta apenas os acionistas da Sun daram o aceite final, e a operação ser aprovada pelas agências reguladoras do governo norte-americano.

Esta com certeza é uma notícia fantástica, do ponto de vista que irá mexer enormemente com o mercado. Para maiores informações, vide os links abaixo:

http://www.sun.com/third-party/global/oracle/index.jsp
http://www.oracle.com/sun/index.html

Rafael

268 Respostas

R

Que notícia para uma véspera de um feriado. :slight_smile:

I

Hmm interessante, mas o que isso muda na vida dos desenvolvedores?

B

A Oracle já comprou:

:arrow: outro banco de dados (inoodb)
:arrow: um Sistema Operacional (Solaris)
:arrow: de tabela agora, mais um banco de dados (MySQL)
:arrow: um servidor de aplicação (BEA Weblogic)
:arrow: um ERP completo (Peoplesoft)

O que falta agora? Ter um ORAAAAAACLE para concorrer com o Google?

Será que a JVM JRockit vai morrer de vez?

Será que o MySQL vai pro vinagre?

Oh céus, quantas dúvidas! :slight_smile:

L

Comeu quietinha hein!

Daqui a pouco a Oracle compra o Google também. hehe

R

Que diferença faz 1 bilhao de dolares hein!
A IBM tinha oferecido 6.5 bilhoes de doláres.

Resta saber se a Oracle dará continuidade para JRockit nos servidores weblogic.

I

Não sei vcs…

Mas gostei mais da idéia de a Oracle tem comprado a Sun do que a IBM…

Para mim foi uma boa notícia… Todos sabemos das dificuldades da Sun, espero que o negócio se concretize…

M

PQP!

E agora?

Mas melhor a Oracle do que a Microsoft.

M

E mais, a Oracle ganha dinheiro com o Java, diferente da SUN.

Os vendedores da Oracle são muito eficientes em enfiar goela abaixo o servidor de aplicação deles (seja qual for) e mais um monte de tranqueiras junto.

D

Não tive tempo de ler os sites, mas alguém tem idéia de como ficará o MySQL?

Não acredito que a Oracle irá manter os dois bancos de dados se a compra se confirmar.

K

A Oracle não é louca de ferrar o MySQL: afinal de contas, ele está por trás da esmagadora maioria dos sites hoje em dia.
Na realidade, ESTE é o grande negócio da compra para a Oracle: só pra lembrar, o negócio de banco de dados (com a popularidade dos abertos) estava virando comodite. Não havia mais razão para se comprar uma licença do Oracle.

Agora a Oracle vai fazer uma fortuna com serviços baseados no MySQL, ou seja, o bicho provavelmente continua livre, porém com um suporte bem mais adequado.

(apesar do suporte da Oracle ser um lixo, ele o é para produtos cuja lucratividade dependa da receita. No caso do MySQL, em que o lucro depende do suporte, poderemos esperar coisas bem interessantes por vir

E, melhor ainda para a Oracle, que já estava tentando diminuir a parcela de participação do negócio de bancos de dados em sua infra (basta ver as últimas compras para confirmar isto))

Aliás, a notícia é bem interessante, pois é bem possível que desta junção surja uma Apple dos sistemas corporativos (o que não seria em hipótese alguma uma má idéia)

C

com a oracle comprando a sun, uma coisa é certa… o desenvolvimento da jdk e do java ee está garantido… a oracle ganha mto em cima de suas ferramentas que estão rodando em cima da plataforma.

agora netbeans, mysql, glassfish… só Deus e a oracle sabem o que vai virar deles.

I

É galera como disseram acima, daqui um tempo a Oracle irá comprar a Google, hahahahaha… Mas isso levanta realmente uma série de questões curiosas, de que maneira nós desenvolvedores seremos afetados? de que maneira o mercado Cooporativo Java será afetado? Qual será o futuro da evolução da linguagem ? de que maneira e qual será o foco da Oracle nisso tudo… só o tempo e a Oracle dirá !!!

C

Se voce trabalha numa oracle shop provavelmente sera obrigado a usar o netbeans ao inves do jdeveloper.

O

Acho que no final vai dar tudo certo.
Melhor Oracle ou IBM do que a própria SUN!
:twisted:

J

Não sei se é 1 bilhão que faz a diferença… uma porque nao decidiram ainda o valor mas estão entre 5 e 7 bilhões
Acho que a IBM foi tirada do caminho mesmo. Alias isso me preocupou muito. ter a IBM como dententora de todos os produtos da SUN. Quanto ao Oracle como nosso amigo disse, eles ganham com o Java, acredito tambem que a Sun pensa no futuro de seus produtos. por isso aceitou a Oracle e nao a IBM.

Quem chuta o que vai acontecer daqui pra frente?

F

CarlosEduardoDantas:
com a oracle comprando a sun, uma coisa é certa… o desenvolvimento da jdk e do java ee está garantido… a oracle ganha mto em cima de suas ferramentas que estão rodando em cima da plataforma.

agora netbeans, mysql, glassfish… só Deus e a oracle sabem o que vai virar deles.

Err… Netbeans X JDeveloper? sinceramente o JDeveloper não é metade do q o Netbeans é
o Glassfish, se não me engano a Oracle descontinou seu Application Server (Me corrijam se estiver errado), mas mesmo que não tenha descontinuado o glassfish é uma exceleten solução open source. A oracle ganha dinheiro com suporte e treinamento não com licensas (pelo menos não mais).

e quanto ao MySQL, é uma solução gratuita muito melhor que o Oracle-XE (pelo menos com mais recursos).

Eu gostei dessa aquisição :slight_smile:

Antes a Oracle que a IBM.

J

Por favor, uma análise da galera de peso do GUJ!

J

JotaJota:
Não sei se é 1 bilhão que faz a diferença… uma porque nao decidiram ainda o valor mas estão entre 5 e 7 bilhões
Acho que a IBM foi tirada do caminho mesmo. Alias isso me preocupou muito. ter a IBM como dententora de todos os produtos da SUN. Quanto ao Oracle como nosso amigo disse, eles ganham com o Java, acredito tambem que a Sun pensa no futuro de seus produtos. por isso aceitou a Oracle e nao a IBM.

Por acaso a IBM não ganhava dinheiro com Java? O que a Oracle fez pelo crescimento do Java?

R

Joao.Gabriel:
JotaJota:

Por acaso a IBM não ganhava dinheiro com Java? O que a Oracle fez pelo crescimento do Java?

Utiliza a tecnologia em peso nos seus produtos (Oracle Enterprise Manager, Binding para utilizar Java ao invés de PL/SQL, etc).

F

O que acontecerá com as certificações? Agora existirão outras? “Oracle Certified Java Programmer”?

A

Se voce trabalha numa oracle shop provavelmente sera obrigado a usar o netbeans ao inves do jdeveloper.

Isso seria uma mudança excelente para os desenvolvedores que são obrigados a trabalhar com jdeveloper.

E o eclipse teria realmente um concorrente a altura no desenvolvimento de plugins para o netbeans pela oracle

J

ranophoenix:
Joao.Gabriel:
JotaJota:

Utiliza a tecnologia em peso nos seus produtos (Oracle Enterprise Manager, Binding para utilizar Java ao invés de PL/SQL, etc).

Usar a tecnologia é uma coisa, contribuir para o crescimento dela é outra.

Quem desenvolveu o Eclipse?

Sinceramente eu preferia a IBM…

K

Na realidade, este negócio é a concretização do sonho da Sun de possuir todo o stack, desde o hardware, passando pelo sistema operacional até os seus sistemas, tal como a Apple é hoje. É por esta razão que eu acredito que, basicamente, nada irá mudar para os produtos da Sun.

O Oracle sempre funcionou melhor nos servidores da Sun, sempre executou extremamente bem no Solaris, e todo o backbone da Oracle é hoje basicamente desenvolvido em Java. No entanto, o fornecedor da Oracle até então (Sun) estava perigando afundar. Nada mais logico do que aproveitar o momento e comprá-lo por um preço bem baixo (só pra lembrar, a Oracle pagou 12 bi pela BEA, tá pagando 7 pela Sun (o que me faz lembrar do triste destinod a Silicon Graphics, vendida nos meses passados por meros 25 milhões)).

Pro desenvolvedor Java, é um grande negócio. Agora uma empresa que SABE ganhar dinheiro VAI fazer dinheiro com Java. E se alguém FAZ dinheiro com Java, todo o ecosistema faz junto, o que é ótimo pra todos nós. Convenhamos, a Sun simplesmente não sabia fazer dinheiro (eu mesmo to desde o início do mês tentando comprar com os caras e não consigo. Se fosse Oracle, já tinha finalizado a compra) com Java.

T

Sem contar que a Sun historicamente sempre teve bastante caixa, e quando sobrava alguma coisa no cofrinho ela comprava alguém (como a StorageTek ou a MySQL), justamente para evitar ser comprada apenas pelo seu valor em caixa. Eles se puseram à venda antes de isso realmente ocorrer, já que a previsão para o futuro da Sun era realmente sombria; a Oracle na verdade fez um bom negócio.

P

Ainda acho que a compra pela IBM poderia render mais frutos aos desenvolvedores, mas nao da para ir muito alem de adivinhacao e especulação.

Sobre a Oracle, seu poder de venda e penetração no mercado de software sempre foi maior que o da Sun. Ainda é muito cedo para dizer, mas a aproximação da plataforma da Oracle ao Java já se iniciou ha muito tempo. Agora vai pesar mais ainda essas possíveis integrações de ferramentas, softwares, bancos, etc.

Também pode ajudar bastante a penetração das versões mais recentes do Java, considerando que a oracle fara a partir de agora um esforço grande para colocar o java everywhere (sem duvida nao fara isso usando o java 1.2 do antigo instalador do oracle 8.x).

Vamos ver. parece interessante.

M

Realmente to impressionado. Essa foi de “mineiro”.

Não gosto do Netbeans, mas em comparação com o Jdeveloper… é Netbeans na veia.

Acho que vai ser bom pra todo mundo. uma integração cada vez melhor entre Sun e Oracle, que tem muitos produtos em clientes de grande porte, só pode aumentar ainda mais a participação do java no mercado corporativo, oferecendo uma suite de serviços cada vez mais completa e de qualidade.

[]'s

L

obaaaa é nóizes ;p

longa vida à Oracle :stuck_out_tongue:

M

de um modo geral eu to contente com a noticia… receoso, porém contente.

ja começando com polemica, agora a microsoft tem um concorrente que vai saber, ja sabe, concorrer neste mercado, um concorrente que ao menos no que me parece, sabe investir, fazer dinheiro e ganhar mercado. Me parece que o .net tem ganhado mercado nos ultimos meses (ja que eu ando vendo mais vagas pra .net), agora se a oracle tocar o barco na parte administrativa como acredito que eles sabem fazer, com ferramentas de qualidade como as deles e da sun, acredito que eles tem a faca e o queijo na mão, pra concorrer com ouro que também tem muitas vantagens, a microsoft. E eu gosto muito dessa concorrência.

Temo pelo netbeans, mais não tanto, ja que o JDeveloper tem bem menos fatia do mercado, o netbeans além de ter mais, esta crescendo muito… ao que dizem por ai (eu não conheço o JDeveloper) o netbeans tem mais recursos que o JDeveloper…

Também temo pelo MySql, poém na enorme maioria dos casos dos dois bancos de dados, o oracle é usado em grandes aplicações e o mysql em pequenas, na enorme maioria… com sorte eles vão aproveitar isso e continuar investindo em ambos (o q eu mais desejo)…

quanto aos servidores de aplicação… eu conheço muito pouco sobre o assunto (em toda minha vida só mexi com o tomcat mesmo…) mais mesmo sobre isso to animado com opiniões que eu li ai de outros usuarios…

imagino que a evolução do JDK ficará mais rápida, nenhuma novidade até ai.

como eu falei, apesar do receio eu to bem contente com isso… e otimista também, por que acho que pra nós, desenvolvedores

J

Paulo Silveira:
Ainda acho que a compra pela IBM poderia render mais frutos aos desenvolvedores, mas nao da para ir muito alem de adivinhacao e especulação.

Concordo plenamente.

E

Com certeza, muito melhor a oracle do que a IBM…

Fiquei um tanto aliviado com a noticia…

V

Concordo com o erickles…
A Oracle já trabalha há muito tempo com a plataforma Java, e creio que agora isso vai crescer cada vez mais.
Visto que varios dos seus produtos utilizam jdk.
Muito interessante, pra mim foi uma surpresa abrir o GUJ hoje cedo e ver essa notícia.

Tomara que para nós desenvolvedores Java, isso se torne algo útil e proveitoso.

Abraços galera.

M

ignacio83:
Não sei vcs…

Mas gostei mais da idéia de a Oracle tem comprado a Sun do que a IBM…

Para mim foi uma boa notícia… Todos sabemos das dificuldades da Sun, espero que o negócio se concretize…

Eu concordo com você ignacio83. Com certeza é bem melhor a Oracle do que a IBM. Espero que com isso a IDE da oracle melhore.

R

São empresas com culturas bem diferentes, como será que vai rolar?

J

Bom dia,

Penso que esta aquisição pode ser um bom negócio do ponto de vista do “alliance of businesses”.

Mas, do ponto de vista da evolução tecnológica pode ser um desastre.

As duas empresas não têm a mesma “filosofia” nem a mesma “cultura de empresa”.

Mas todas querem fazer lucro.

Serà que JAVA, poderia ter nascido numa empresa como a Oracle ???
É provável que nunca.

“The Network is the Computer” vai para “The Network is the DB ORACLE” !!!

“POO” vai para “POD” !!
“MySQL” vai para “ORACLE DB” !!

“JAVA” vai para “PL/SQL” :slight_smile:

Network computer (NC) is a trademark of Oracle Corporation.
Não é porque eles usam as mesmas palavras, isso significa a mesma coisa.

T

Agora que a Oracle vai ter participação majoritária no JCP, será que as JSRs vão avançar um pouco mais rápido ou não tem nada a ver?

R

Bom dia…

Talvez isso http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf ajude um pouco…

Regards!!

M

Gostei da notícia, foi um desfecho surpreendente. :wink:

R

Discordo completamente. Na minha opinião quando uma grande organização, como a Oracle, ou até mesmo uma grande comunidade, resolve adotar uma tecnologia, consequentemente, ela está contribuindo tanto para o crescimento como para consolidação dessa tecnologia. Isso gera demanda e se o crescimento da demanda não estimular o crescimento de uma tecnologia então não sei mais o que estimularia.

V

http://www.oracle.com/technologies/java/index.html

A Oracle não iria dar um tiro no próprio pé né?

R

A venda da Sun parecia novela mexicana, finalmente acabou. :smiley:

Acima de tudo agente precisa ser otimista e acreditar que será um bom negócio pra nós desenvolvedores.

P

Para variar, eu também tomei um susto ao ler esta notícia!

Bem, eu não acredito que a Oracle jogou/jogue para perder. Gostando ou não dela, você deve concordar comigo que é uma graaande empresa. E graaandes empresas querem é mais! Sendo assim, penso que ela vai sim investir, fazer adaptações, cortes, fusões. Tudo visando o crescimento, em todos os sentidos.

Mas, que implicações esta notícia tem para os programadores Java?

Esta é a pergunta que a gente deveria debater aqui. Até agora, especulamos sobre os “produtos” de ambas as empresas, mas não sobre nosso futuro como programadores. Acho que podemos (devemos?) especular sobre isto.

O que acham? :wink:

F

JxtaNode:
Bom dia,

Penso que esta aquisição pode ser um bom negócio do ponto de vista do “alliance of businesses”.

Mas, do ponto de vista da evolução tecnológica pode ser um desastre.

As duas empresas não têm a mesma “filosofia” nem a mesma “cultura de empresa”.

Mas todas querem fazer lucro.

Serà que JAVA, poderia ter nascido numa empresa como a Oracle ???
É provável que nunca.

“The Network is the Computer” vai para “The Network is the DB ORACLE” !!!

“POO” vai para “POD” !!
“MySQL” vai para “ORACLE DB” !!

“JAVA” vai para “PL/SQL” :slight_smile:

Network computer (NC) is a trademark of Oracle Corporation.
Não é porque eles usam as mesmas palavras, isso significa a mesma coisa.

Acredito que usa opnião é errada, duvido que a oracle vai mudar tanto assim, até por que não ha como fundir as duas empresas em uma só, cada uma vai continuar trabalhando separadamente, mas pertencendo ao mesmo dono e a mesma carteira de ações :slight_smile:

L

Quem diria, agora tenho uma certificão Oracle!
rsrsrs :slight_smile:

F
O meu pendrive da promoção Refer a Friend chegando, o resto que se foda! :lol:
F

Outra parte da noticia…

http://www.nytimes.com/2009/04/21/technology/companies/21sun.html?_r=1&hp

É $7,4 bilhões

Espero que isso traga muitas melhorias par todos. Inclusive nós programadores :smiley:

V

pcassiano:
Para variar, eu também tomei um susto ao ler esta notícia!

Bem, eu não acredito que a Oracle jogou/jogue para perder. Gostando ou não dela, você deve concordar comigo que é uma graaande empresa. E graaandes empresas querem é mais! Sendo assim, penso que ela vai sim investir, fazer adaptações, cortes, fusões. Tudo visando o crescimento, em todos os sentidos.

Mas, que implicações esta notícia tem para os programadores Java?

Esta é a pergunta que a gente deveria debater aqui. Até agora, especulamos sobre os “produtos” de ambas as empresas, mas não sobre nosso futuro como programadores. Acho que podemos (devemos?) especular sobre isto.

O que acham? :wink:

Seu futuro como programador não deve depender do Java ou de qualquer tecnologia, a oracle é enorme, mas não consegue acabar com o Java se não lançar algo maior e melhor. Se cobrarem o JDK ainda haverão alternativas gratuitas… então eu acho que continua tudo a mesma coisa neste sentido. Do outro lado da moeda, temos que lembrar que como usuária do java em todos os seus recursos, ao contrário da Sun, a Oracle deve investir mais na tecnologia e assim valorizar seus produtos ainda mais.
Tambem não podemos esquecer da JCP onde as decisões não são todas tomadas pela Oracle… A Sun sempre será lembrada kkkkkk

L

A Oracle e a Sun já tem uma parceria de longa data. Mas, como defensor do open source, fico preocupado com se a atitude de “defensor do software livre de araque” vai continuar após a aquisição. Será que a palhaçada com a Apache vai desaparecer? Será que a burocracia do gerenciamento do OpenOffice vai desaparecer? Será que vão abrir mais o JCP, ou vai continuar aquela mesma panelinha?

Não sei, mas tinha certeza que uma maior abertura seria possível sob a benção da IBM.

Em tempo, não acredito que a Oracle irá jogar o MySQL no lixo. Esse negócio de que MySQL só existe em empresas pequenas é conversa fiada, o Facebook está aí que não me deixa mentir. Oracle DB e MySQL atuam em segmentos diferentes do mercado, sendo o primeiro em setores tradicionais e o segundo em empresas Web 2.0. Manter os dois produtos é certeza de vender soluções tanto para gregos quanto para troianos.

J

Não vejo razão para toda esta preocupação. Qualquer companhia que tivesse comprado a Sun teria sua própria estratégia para a ‘tecnologia’ Java, e esta estratégia invariavelmente agradaria a alguns, e desagradaria à outros.

A nós, desenvolvedores, nos cabe apenas seguirmos o caminho pragmático. Não podemos nos dar ao luxo da dependência tecnológica. Temos que ser flexíveis para continuarmos sendo competitivos no mercado. E flexibilidade significa manter a mente aberta, analisar velhos problemas sob novas perspectivas.

Assim, sempre teremos alternativas, e com a flexibilidade, seremos mais úteis à linguagem que utilizamos e gostamos; novas idéias e conceitos nascem dessa idéia pragmática. Acho que o Java já amadureceu a ponto de não se tornar o novo C ou o novo COBOL. Graças a comunidade. E não acredito que empresas influentes como a Oracle vão desperdiçar esse potencial. Muito pelo contrário…

R

Uma dúvida.

Pra quem está estudando pra tirar certificação deverá esperar pra ver o que acontece?

Eu vou prestar SCJP nos próximos meses, então surgiu a dúvida.

F

Leonardo3001:
A Oracle e a Sun já tem uma parceria de longa data. Mas, como defensor do open source, fico preocupado com se a atitude de “defensor do software livre de araque” vai continuar após a aquisição. Será que a palhaçada com a Apache vai desaparecer? Será que a burocracia do gerenciamento do OpenOffice vai desaparecer? Será que vão abrir mais o JCP, ou vai continuar aquela mesma panelinha?

Não sei, mas tinha certeza que uma maior abertura seria possível sob a benção da IBM.

Em tempo, não acredito que a Oracle irá jogar o MySQL no lixo. Esse negócio de que MySQL só existe em empresas pequenas é conversa fiada, o Facebook está aí que não me deixa mentir. Oracle DB e MySQL atuam em segmentos diferentes do mercado, sendo o primeiro em setores tradicionais e o segundo em empresas Web 2.0. Manter os dois produtos é certeza de vender soluções tanto para gregos quanto para troianos.

Discordo de vc, o OpenOffice teria vez contra o Office da IBM?
Glassfish teria vez contra o WebSphere?

e PS: Leia aqui http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf aonde a Oracle explica o rumos que tomará com a Sun.
E veras que a Oracle deve fazer muito melhor para a Sun que a IBM.

Quem defende a IBM so me leva a acreditar em 2 opções, ou trabalha na IBM, ou nunca teve contato (leia-se precisou, ou trabalhou com uma empresa que tenha a IBM como fornecedor) com o pessoal da IBM.

Eu fiquei muito contente com a noticia :slight_smile:

C

ranophoenix:
Joao.Gabriel:

Discordo completamente. Na minha opinião quando uma grande organização, como a Oracle, ou até mesmo uma grande comunidade, resolve adotar uma tecnologia, consequentemente, ela está contribuindo tanto para o crescimento como para consolidação dessa tecnologia. Isso gera demanda e se o crescimento da demanda não estimular o crescimento de uma tecnologia então não sei mais o que estimularia.

Java nunca precisou da Oracle pra se consolidar!

A Oracle sempre usou a tecnologia para empurrar suas licencas de banco de dados, estimulando um mercado de contratacao bodyshop e projetos waterfall. Ou seja, ela nunca contribui em nada pra tecnologia e seus usuarios!

Mas agora os tempos sao de crise, nao sei como sera a nova Oracle. Talvez se a sun for tratada como uma unidade interna da Oracle podemos esperar alguma inovacao, senao a propria Oracle estara em apuros num futuro proximo.

P

Bem, vamos ver no que isto vai dar!

Acho que pode ser uma boa jogada para o Java, lá pro fim do verão veremos a Oracle a comandar a SUN por completo

R

cmoscoso:
ranophoenix:
Joao.Gabriel:

Java nunca precisou da Oracle pra se consolidar!

A Oracle sempre usou a tecnologia para empurrar suas licencas de banco de dados, estimulando um mercado de contratacao bodyshop e projetos waterfall. Ou seja, ela nunca contribui em nada pra tecnologia e seus usuarios!

Mas agora os tempos sao de crise, nao sei como sera a nova Oracle. Talvez se a sun for tratada como uma unidade interna da Oracle podemos esperar alguma inovacao, senao a propria Oracle estara em apuros num futuro proximo.

Java só é o Java que conhecemos hoje por causa do apoio das grandes organizações. Pensando corporativamente, qual seria o CIO que adotaria uma tecnologia adotada somente por alguns apaixonados que só sabem justificar tecnologia pela tecnologia? Na minha opinião, se a tecnologia não estiver alinhada aos negócios é um custo e não um investimento. O apoio de comunidades, empresas, etc é muito importante para qualquer tecnologia. As corporações precisam ter um ROI e saber que grandes empresas utilizam tecnologia A ou B já é uma certa garantia que a esse tecnologia, no mínimo, tem uma certa credibilidade no mercado. O Rails é um outro exemplo, por que a Microsoft e a própria Sun começaram a olhar esse tecnologia como uma oportunidade de negócio? Com certeza, pelo crescimento do número de usuários e da comunidade envolvida em torno do projeto. As empresas querem é dinheiro, o resto é mera filosofia para se obter o primeiro.

R

Felagund:

Eu fiquei muito contente com a noticia :)

Eu também! 8)

L
E que Jonathan Schwartz suma da SUN de vez! Eita CIO incompetente!
K

É engraçado reparar como as duas empresas vêem o mesmo fato:

Aliás, repararam uma coisa interessante? Em nenhum momento, como é normal nestes casos, foi utilizada a palavra fusão, simplesmente compra. Repararam isto?

M

"

C

ranophoenix:

Pensando corporativamente, qual seria o CIO que adotaria uma tecnologia adotada somente por alguns apaixonados que só sabem justificar tecnologia pela tecnologia? Na minha opinião, se a tecnologia não estiver alinhada aos negócios é um custo e não um investimento.

O mesmo CIO que hoje se ve preso a um fornecedor que em plena crise reajusta o valor das suas licencas consideravelmente?

Mas “tecnologia alinhada aos negocios” foi o mais engracado… :lol:

F

BOAAAAAA!!!

ORACLE É UMA EMPRESA MUITO SÓLIDA!!!

AGORA VOU ME DEDICAR 100% EM JAVA!!!

ANTES ESTAVA ATÉ COM UM PÉ ATRÁS… MAS AGORA É JAVA NA CABEÇA!!!

L

Eu sinceramente não gostei da notícia. Daqui a pouco a oracle vai atrelar o java a algum aplicativo deles e ai já era. Vai fechar o código, acabar com o Java Community, descontinuar o MySQL. Resumindo, vai acabar com o java. Preferia mil vezes a IBM.

J

marcosalex:
Acho engraçado o pessoal falar que o vai ser melhor pra Sun porque a Oracle tem vários produtos em Java e o MySQL não compete no mesmo território do Oracle BD. Só que até aí a IBM também tem tudo que é programa em Java, o MySQL também não compete diretamente com o DB2 e ambas as empresas já contribuem com uma penca de tecnologias Open Source, inclusive Java.
Maaaas também acho a Oracle melhor que a IBM. É uma empresa mais dinâmica. E se a Sun já lucrava com Java, imagina a Oracle então. E o MySQL pode ser mais integrado ao Oracle e ficar a solução pra pequenas empresas, como a Sybase faz com o Adaptive Server Anywhere e a Oracle já fez no passado com o Oracle light

Agora, o grosso do prejuízo da Sun é o hardware high-end, e a Oracle nunca trabalhou com hardware. Quero ver como vão fazer.
Agora, tem as “brigas”:
Glassfish x OC4J
Netbeans x JDeveloper
Solaris x Unbreakable Linux

Só lembrando, a Oracle contribuiu com código sim, tanto para o Linux (gerenciamento de memória, escalonamento de processos e um sistema de arquivos novo que está pra ser lançado, o btfs). Além disso ela contribui com o PHP e até com o Postgresql.

OracleSSO-OracleAccessManager-WebSecurity - Outros x OpenSSO

A

Me preocupa se a IBM continuará investindo na plataforma Java com a intensidade que investe hoje…

R

Confesso que também fiquei muito surpreso que a Oracle irá comprar a Sun Microsystens!
Não esperava por isso ha! ha! ha!

Agora a Oracle, além de estar na área de banco de dados, entrará na área de hardware quanto de internet; Além de poder desenvolver os seus produtos e os da SUn.

Mas mesmo assim fiquei contente com esta compra.

Abraços

A

A única coisa que me faz associar Java e Oracle é JDeveloper, ou seja, uma m.!

L

Estou vendo com “bons” olhos a aquisição da Oracle. Só vamos ver quem vai ganhar…

MySQL x Oracle XE - Ainda haverá lugar pro MySQL Community ? Oracle XE se tornaria o MySQL ‘free’ de hoje e o MYSQL se tornaria solução para pequenas empresas?

JDeveloper x NetBeans - Será que a Oracle vai tentar recriar novamente um ‘BC4J’ e empurrar emcima de uma IDE, Até porque o usar o Jdev sem ser para usar o BC4J na minha opinião é improdutivo. (Há quem diz que o BC4J é produtivo rs!) O NetBeans (com um tunning basico) dá de 10x0 no desempenho, Além de ter tido ótimas melhorias…

Weblogic x Glassfish - Acho que o glassfish roda…

Na parte de S.O, Oracle e Solaris combinam muito bem e vai ser um sr. casamento, assim como a Oracle lançou suas máquinas próprias, poderá desenvolver um produto de qualidade superior.

Meu único medo é “até onde” o PL SQL vai se entranhar no Java, se o ritmo de mudanças manter e novidades manter no ritmo que está (digo, na quantidade de novidades que tivemos desde o lançamento do 6, 7 (e versões em diante) junto com a aprovação das novas spec’s … Vida longa para a Oracle! :stuck_out_tongue:

Será que a Plataforma Eclipse vai manter a mesma força / investimento depois dessa “mordida” ?

T

http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf

A

LeoMarola:

Estou vendo com “bons” olhos a aquisição da Oracle. Só vamos ver quem vai ganhar…

MySQL x Oracle XE - Ainda haverá lugar pro MySQL Community ? Oracle XE se tornaria o MySQL ‘free’ de hoje e o MYSQL se tornaria solução para pequenas empresas?

JDeveloper x NetBeans - Será que a Oracle vai tentar recriar novamente um ‘BC4J’ e empurrar emcima de uma IDE, Até porque o usar o Jdev sem ser para usar o BC4J na minha opinião é improdutivo. (Há quem diz que o BC4J é produtivo rs!) O NetBeans (com um tunning basico) dá de 10x0 no desempenho, Além de ter tido ótimas melhorias…

Na parte de S.O, Oracle e Solaris combinam muito bem e vai ser um sr. casamento, assim como a Oracle lançou suas máquinas próprias, poderá desenvolver um produto de qualidade superior.

Meu único medo é “até onde” o PL SQL vai se entranhar no Java, se o ritmo de mudanças manter e novidades manter no ritmo que está (digo, na quantidade de novidades que tivemos desde o lançamento do 6, 7 (e versões em diante) junto com a aprovação das novas spec’s … Vida longa para a Oracle! :stuck_out_tongue:

Será que a Plataforma Eclipse vai manter a mesma força / investimento depois dessa “mordida” ?

Alguém aqui usa o BC4J? E utilizam a tag <jbo:DataSource pra usar SQL nas JSP´s? Me poupe…

L

WTB Translate!!!

meu ingrei nessas hora é pessimu! e o portuguei tb!

Obs.: WTB = want to bye

T

Se seu inglês é deficiente, tente isto aqui:

http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR

Se não gostar da tradução do Google, pode tentar esta aqui, que é mais tradicional (ela vem desde os tempos do Altavista, e usa tecnologia mais tradicional, que é a da Systran:

L

andre_guitar7:
LeoMarola:

Alguém aqui usa o BC4J? E utilizam a tag <jbo:DataSource pra usar SQL nas JSP´s? Me poupe…

Concordo contigo, usei uma vez para nunca mais! Mas, quem detém “o poder” pode tentar empurrar essas pseudo-soluções garganta abaixo dos clientes, conheço uns 2 ou 3 clientes grandes que usam esse BC4J junto com ADF, Enfim a idéia é: Vem a consultoria, chega e empurra e depois pessoal chora pra dar manutenção (literalmente!). Como a Oracle tb tem esse lado “inovador” sei lá… nunca se sabe, ainda mais agora.

L

thingol:
Se seu inglês é deficiente, tente isto aqui:

http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR

Se não gostar da tradução do Google, pode tentar esta aqui, que é mais tradicional (ela vem desde os tempos do Altavista, e usa tecnologia mais tradicional, que é a da Systran:

http://babelfish.yahoo.com/

nossa!!! babelfish!! eu lembro disso!!.. altavista… tb lembro disso!! … deu ate nome a um irmão que não é de boa indole o Astalavista heheheh

nunca confei nessas tranduções para texto, uso mais para palavras isoladas

M

O fato da IBM investir ou nao em java nao me preocupa. Seria preocupante se a IBM descontinuasse o JDK da Sun em detrimento de sua própria versao. :wink:

A

LeoMarola:

Concordo contigo, usei uma vez para nunca mais! Mas, quem detém “o poder” pode tentar empurrar essas pseudo-soluções garganta abaixo dos clientes, conheço uns 2 ou 3 clientes grandes que usam esse BC4J junto com ADF, Enfim a idéia é: Vem a consultoria, chega e empurra e depois pessoal chora pra dar manutenção (literalmente!). Como a Oracle tb tem esse lado “inovador” sei lá… nunca se sabe, ainda mais agora.

Com BC4J vc pode trocar de banco na sua aplicação se quiser… basta refazer a aplicação.

B

Tô com o pé bem atrás com essa compra.

Tenho contato direto com produtos da Oracle, e fora o banco de dados e seus relacionados, o stack de produtos Java dela é uma m**** federal.

Em compensação, lá vem uma leva de produtos mil vezes melhores que os deles.

Meu medo maior é a parte open-source e vendor-neutral de tudo isso. O histórico da Oracle nessa área não me dá a mínima esperança.

A

Bruno Laturner:
Tô com o pé bem atrás com essa compra.

Tenho contato direto com produtos da Oracle, e fora o banco de dados e seus relacionados, o stack de produtos Java dela é uma m**** federal.

Em compensação, lá vem uma leva de produtos mil vezes melhores que os deles.

Meu medo maior é a parte open-source e vendor-neutral de tudo isso. O histórico da Oracle nessa área não me dá a mínima esperança.

Eu trabalho com JDeveloper e BC4J infelizmente aqui na empresa… o suporte da Oracle é totalmente perdido, aparecem erros cabeludos e eles sempre pedem pra “enviar um exemplo da aplicação pra simular, pois não conseguem descobrir o que está causando o problema…”. Alguém conhece algum produto Java da Oracle que seja bom?

J

Não tenho opnião 100% formada a respeito, mas acredito que não vai haver mudanças drasticas.
Não vejo motivos pra criar panico, nem graandes euforias, talvez com passar do tempo eu mude de ideia.

L

Sera que toplink agora vai bombar ?? em relação ao hibernate ???

o toplink hoje consegue se equipara com Hibernate ?

M

Eu não sei vocês, mas eu vou fazer um curso de .Net. Conhecendo a Oracle eu tenho certeza que ela vai usar o java para arrastar o mercado para o lado dela, independente de comunidade e etc. Vai usar sim o java contra a concorrência se for preciso e tenho quase certeza que o JCP vai ser partido no meio com o tempo por brigas internas, discordâncias e etc. O Java é open source, mas ninguém usa o java open source, usan o da sun, que não é 80% compatível com OpenJDK. A Oracle não tem cultura suficiente para manter a organização que a sun deu ao java, e o suporte da Oracle além de caro é precário. Nem é preciso falar das certificações, todos já conhecem bem os preços.
Sinceramente, IBM ou Oracle tanto faz, nenhuma tem capacidade para manter o java do jeito que ele é hoje.
Eu acho que em alguns anos o java vai se tornar a maior linguagem usadas pelas universidades, mas vai sumir do mercado ou vai ser usada somente pela Oracle.
SUN = Imparcialidade, confiança, investimento, comunidade, tecnologia, dialogo.
Oracle = IBM, Microsoft, acionistas, banqueiros, políticos, especuladores, chupinhas, cramunhão, tinhoso, ganancia, 7 pecados capitais, etc.

Que fique bem claro que é apenas minha opnião.

A

Se a equipe de desenvolvimento do Java continuar a mesma pra mim tá bótimo!

B

rmalati:
Uma dúvida.

Pra quem está estudando pra tirar certificação deverá esperar pra ver o que acontece?

Tb estou preocupado com isso.
Estou me preparando para a mesma prova.

Alguém tem alguma dica a respeito? Será que ainda consigo comprar o Voucher?

T

Segundo a Oracle, tudo vai continuar como antes, até que a compra seja aprovada e o processo de aquisição tenha sido concluído.

A

Se a equipe e a filosofia do Java tbém… se sai uma versão nova do Java a gente tem a certeza que o que foi feito vai continuar funcionando na próxima versão, diferente dos produtos da oracle.

R

cmoscoso:
ranophoenix:

Pensando corporativamente, qual seria o CIO que adotaria uma tecnologia adotada somente por alguns apaixonados que só sabem justificar tecnologia pela tecnologia? Na minha opinião, se a tecnologia não estiver alinhada aos negócios é um custo e não um investimento.

O mesmo CIO que hoje se ve preso a um fornecedor que em plena crise reajusta o valor das suas licencas consideravelmente?

Em nenhum momento quis te fazer rir com minha opinião e estava levando a sério as tuas até agora. Fico por aqui.

L

vinnymaran:
Concordo com o erickles…
A Oracle já trabalha há muito tempo com a plataforma Java, e creio que agora isso vai crescer cada vez mais.
Visto que varios dos seus produtos utilizam jdk.
Muito interessante, pra mim foi uma surpresa abrir o GUJ hoje cedo e ver essa notícia.

Tomara que para nós desenvolvedores Java, isso se torne algo útil e proveitoso.

Abraços galera.

E a IBM, não trabalha com a Plataforma Java há muito tempo?

T

Há muitos anos a IBM tem mais programadores Java trabalhando para ela que a própria Sun.

L

Felipe Kan:
BOAAAAAA!!!

Não, não… Não faz isso não…

L

Esquece. Isso nunca vai acontecer.

L

LeoMarola:

A Oracle já tentou fazer isso e deu com os burros n’agua há muito tempo, com aquela história de rodar objetos Java no banco Oracle. Bela porcaria!

R

le-silva:
Felipe Kan:
BOAAAAAA!!!

Não, não… Não faz isso não…

Silva, pq vc diz isso??

M

Se a equipe e a filosofia do Java tbém… se sai uma versão nova do Java a gente tem a certeza que o que foi feito vai continuar funcionando na próxima versão, diferente dos produtos da oracle.

Se vocês forem desenvolvedores de universidade, ong e etc, não havera grande preocupações porque esse pessoal vai usar o OpenJDK, mantido pela comunidade, Agora se pretende trabalhar com empresas que sempre buscam garantia e suporte dos produtos, infelizmente vai ser afetado sim.
Se a Oracle alterar o java de forma que a IBM não concorde, a IBM fara um java dela. As aplicações Web precisam de um AppServer para rodar, que hoje segue uma especificação certificada pela SUN, a qual um monte de empresa adota. Não acho que IBM aceitaria tal especificação criada pela Oracle, e Oracle ta se linxando se a IBM vai deixar de usar seu java, alias a idéia é matar o AppServer dela. Portanto vamos ter o AppServer da Oracle e AppServer da IBM cada um rodando no seu java particular. Quem vai determinar qual linguagem usar vai ser os parceiros de cada uma que enfia guela abaixo o produto no cliente. E para os desenvolvedores que trabalharem com java, vão ter que se acostumar com o fato de java se tornar uma espécie de C++ ou Cobol, que dependendo do fornecedor muda algumas sintaxes ou recursos.

Quem deveria ter comprado a SUN éra o Google. Uma pena ela não ter interesse.

M

Publicação feita pela incrivel revista de informática, INFO (¬¬), em entrevista com o Dalton Camargo:
http://info.abril.com.br/noticias/ti/java-sai-perdendo-com-oracle-diz-entusiasta-20042009-12.shl

Bem, conheci o Dalton por MSN, é uma pessoa incrivel mesmo, muito gente boa. Mas não concordo com ele.
Tomara que o Vitor Pamplona, não tenha a mesma opinião.

(Pra quem não conhece, o Dalton e o Vitor são dois dos donos do JavaFree.com).

[]'s
JL

L

Isso não é do feitio da IBM…

A

Vejo como uma boa notícia. A Oracle é uma empresa competente e a Sun não ia bem das pernas já fazia um tempo. Aliás…quantos de nós não utilizamos o Oracle no dia a dia do trabalho? Não creio que mudará algo não.

L

e outro eternamente VIVOS!!! eu faço parte desta terceira opinião ^^ , não me gusta a opção da morte ^^

L

mvargens:
Eu não sei vocês, mas eu vou fazer um curso de .Net. Conhecendo a Oracle eu tenho certeza que ela vai usar o java para arrastar o mercado para o lado dela, independente de comunidade e etc. Vai usar sim o java contra a concorrência se for preciso e tenho quase certeza que o JCP vai ser partido no meio com o tempo por brigas internas, discordâncias e etc. O Java é open source, mas ninguém usa o java open source, usan o da sun, que não é 80% compatível com OpenJDK. A Oracle não tem cultura suficiente para manter a organização que a sun deu ao java, e o suporte da Oracle além de caro é precário. Nem é preciso falar das certificações, todos já conhecem bem os preços.
Sinceramente, IBM ou Oracle tanto faz, nenhuma tem capacidade para manter o java do jeito que ele é hoje.
Eu acho que em alguns anos o java vai se tornar a maior linguagem usadas pelas universidades, mas vai sumir do mercado ou vai ser usada somente pela Oracle.
Oracle = IBM, Microsoft, acionistas, banqueiros, políticos, especuladores, chupinhas, cramunhão, tinhoso, ganancia, 7 pecados capitais, etc.

Vixi… Errou feio… Mas é só a minha opinião… :slight_smile:

J

ranophoenix:
Joao.Gabriel:

ranophoenix, não é por aí. Se o que a IBM fez for comparado com o que a Oracle fez fica até feio pra segunda… Basta olhar a opinião de minha gente aí no fórum, como o próprio cmoscoso, e até mesmo os moderadores.

Se o Java é o que é hoje, ela deve mais a IBM do que a Sun. Alguém discorda?

Como diz um ex-professor meu quando perguntei sobre a compra da Sun pela IBM: “Eu sou do tempo que informática era coisa séria, sou do tempo da IBM”.

É isso.

K

andre_guitar7:

Eu trabalho com JDeveloper e BC4J infelizmente aqui na empresa… o suporte da Oracle é totalmente perdido, aparecem erros cabeludos e eles sempre pedem pra “enviar um exemplo da aplicação pra simular, pois não conseguem descobrir o que está causando o problema…”. Alguém conhece algum produto Java da Oracle que seja bom?

Berkeley DB! (comprado tbm… :twisted: )

Eu acho que agora o Java finalmente tem alguma chance de se equiparar com o .NET em termos de integração com BD (eg, DTS), quer dizer nao o Java por si, mas ferramentas baseadas em Java.

J

Seria bom mesmo…

C

ranophoenix:
cmoscoso:

Em nenhum momento quis te fazer rir com minha opinião e estava levando a sério as tuas até agora. Fico por aqui.

Desculpa cara,

Foi o calor da discussao, nao tive a intencao de ofender.

Abracos,

J

Agora vai ficar BELEZA(ironicamente falando)…

As empresas agora compram:

Servidor
Sistema Operacional
Banco de Dados
ERP

Tudo em um Unico Pacote: “ORACLE MONOPÓLIO”, bela concretização de monopólio que estamos presenciando, com esta noticia…

Na minha opinião Não é nada bom para o mercado e as pessoas que vivem nele( Desenvolvedores ), essas comprinhas que a oracle anda fazendo…

E

Eu discordo.

L

koji:
andre_guitar7:

Eu acho que agora o Java finalmente tem alguma chance de se equiparar com o .NET em termos de integração com BD (eg, DTS), quer dizer nao o Java por si, mas ferramentas baseadas em Java.

De alguns exemplos de o quanto Java está atras de .Net neste quesito…

M

e outro eternamente VIVOS!!! eu faço parte desta terceira opinião ^^ , não me gusta a opção da morte ^^

Claro que isso faz parte da minha filosófia de vida (depois da morte é claro).
Claro que filosófia de vida é como problemas na arquitetura de software da sua empresa: Cada um tem o seu! ^^

[]'s
JL

E

joao.junior:
Agora vai ficar BELEZA(ironicamente falando)…

As empresas agora compram:

Servidor
Sistema Operacional
Banco de Dados
ERP

Tudo em um Unico Pacote: “ORACLE MONOPÓLIO”, bela concretização de monopólio que estamos presenciando, com esta noticia…

Na minha opinião Não é nada bom para o mercado e as pessoas que vivem nele( Desenvolvedores ), essas comprinhas que a oracle anda fazendo…

Olhando por esse lado realmente seria uma coisa horrível.

A

Seria bom mesmo…

Justamente comentei isso com um amigo meu aqui… seria uanderful

M

Se vocês forem desenvolvedores de universidade, ong e etc, não havera grande preocupações porque esse pessoal vai usar o OpenJDK, mantido pela comunidade, Agora se pretende trabalhar com empresas que sempre buscam garantia e suporte dos produtos, infelizmente vai ser afetado sim.
Se a Oracle alterar o java de forma que a IBM não concorde, a IBM fara um java dela. As aplicações Web precisam de um AppServer para rodar, que hoje segue uma especificação certificada pela SUN, a qual um monte de empresa adota. Não acho que IBM aceitaria tal especificação criada pela Oracle, e Oracle ta se linxando se a IBM vai deixar de usar seu java, alias a idéia é matar o AppServer dela. Portanto vamos ter o AppServer da Oracle e AppServer da IBM cada um rodando no seu java particular. Quem vai determinar qual linguagem usar vai ser os parceiros de cada uma que enfia guela abaixo o produto no cliente. E para os desenvolvedores que trabalharem com java, vão ter que se acostumar com o fato de java se tornar uma espécie de C++ ou Cobol, que dependendo do fornecedor muda algumas sintaxes ou recursos.

Quem deveria ter comprado a SUN éra o Google. Uma pena ela não ter interesse.

Não creio nisso. esse tipo de "racha’, insegurança, afastaria as empresas dos produtos java. não seria bom pra ninguem, só pra microsoft.

K

Bom, se o Java da Oracle tiver Structs, propriedades e closures não vou achar nem um pouco ruim esses recursos extras. :wink:

Eu prefiro ver a linguagem tornar-se proprietária a tornar-se obsoleta. É realmente triste após toda a espera pela jdk7 vermos que a única mudança na linguagem vai ser o invokedynamic.

E de qualquer modo, mesmo que haja novas features, provavelmente haverá compilação que torne o código compatível com as demais VMs. Afinal, é isso que se faz com linguagens de script para rodar na VM, os binários ficam meio bizarros, mas…funfa.

Infelizmente (?) para o google venda servidores é dinheiro de pinga…É realmente uma pena, após ver projetos inovadores como o GWT e vislumbrar o potencial que o Java poderia adquirir nas mãos do Google.

Por outro lado, para o ecosistema enterprise a aquisição pela Oracle “faz mais sentido”.

P

Sem contar que é bem provável que tudo fique mais caro, tanto para quem desenvolve (certificações, treinamentos etc) quanto para quem compra os produtos, as empresas…

Alguém falou acima do “monopólio” da Oracle… Entendo que esse é um risco sim, mas na indústria de TI existem outros monopólios, e nem por isso o mercado afundou… Digamos que “convive-se bem com alguns monopólios”…

Em tempo: eu sou contra qualquer tipo de monopólio, mas vivo num mundo capitalista…

V

Mero_Aprendiz:
Publicação feita pela incrivel revista de informática, INFO (¬¬), em entrevista com o Dalton Camargo:
http://info.abril.com.br/noticias/ti/java-sai-perdendo-com-oracle-diz-entusiasta-20042009-12.shl

Bem, conheci o Dalton por MSN, é uma pessoa incrivel mesmo, muito gente boa. Mas não concordo com ele.

[]'s
JL

Acho que você realmente não o conheceu ou pelo menos não o suficiente. Falar até papagaio fala, o que não pode, no meio de tanto achismo é achar que sabe exatamente o que vai acontecer e publicar um artigo com uma afirmação negativa como este.

F

koji:
andre_guitar7:

Integração com BD? Java é melhor que .NET justamente por causa da sua liberdade de escolha, ou vc ja tentou usar postgre ou algum banco que não seja SQL Server com .NET pra vc ver a maravilha de integração com DB que o .NET tem?

Faz me rir esse comentario. Se a oracle fizer isso, o que eu duvido, vai ser o fim do Java.

Closures eu tbm gostaria, mas nem todas as linguagem são perfeitas, cada uma com seus recursos :slight_smile:

N

Structs e closures cairiam bem :wink:

M

volnei:

Acho que você realmente não o conheceu ou pelo menos não o suficiente. Falar até papagaio fala, o que não pode, no meio de tanto achismo é achar que sabe exatamente o que vai acontecer e publicar um artigo com uma afirmação negativa como este.

Bem volnei, como disse eu o conheci apenas por MSN, e foi em uma época que em que o foco dos assuntos era outro (quando o Curintiá caiu para a segunda divisão).
Concordo com você. Também achei a publicação muito negativa, afinal, a Oracle acabou de adquirir a Sun, por isso disse em meu post que não concordava com ele.

[]'s
JL

K

Agora que a marca Sun vai ser varrida da face da terra e o Oracle vai dominar, ela sabe bem fazer dinheiro com o que tem na mão, fiquem aí alegres pensando que o leite vai ser de graça, a Sun vai liberar produtos com mais recursos, mas versões completas vão ter um custo a mais, melhor usar Eclipse mesmo, mas vamos esperar o desfecho, com certeza as vendas casadas de Hardware + Software vão trazer bons frutos para a Oracle, este tem competência pra ganhar dinheiro.

L

:-o claro que daria certo !

M

[color=red]<< imagem removida pelo moderador >>[/color]

Agora a Oracle vai dominar?

T

Lelinha, esses são meus colegas “virgula” e “ponto final”. Sejam bons amiguinhos daqui pra frente.

Voltando ao assunto do tópico, a princípio vi com alegria, tinha muito receio do que a IBM poderia fazer.
Pensando bem nenhuma das duas empresas “zuariam” o Java, sejamos sensatos.
As duas sabem ganhar dinheiro muito mais que a Sun, que parece desnorteada a um bom tempo.
Independente do foco das duas companhias nenhuma cometeria a imbecilidade de fechar a linguagem e/ou acabar com uma das grandes vantagens dela, afinal qual era mesmo a frase, write once run everywhere?
Desejo boa sorte pra Oracle e pra nós todos que gostamos dessa linguagem.

Abraços.

T

ps: COMO o assunto chegou em ursos polares e puberdade, lelinha?

B

lero lero generator

D

Que novela hein!

Eu gostei, achei muito melhor que se a ibm tivesse comprado.

E

Pessoal,

Java da Sun… Java da Oracle… se IBM não gostar vai fazer o Java dela…

O Java é mantido pelo JCP (http://jcp.org/en/home/index) e detalhe em várias situações, especificações que a Sun recusou foram aceitas.

E

Segue um exemplo:

http://jcp.org/en/jsr/results?id=4251

B

E o JPA? A implementação de referência da especificação do JPA 1 é o Oracle Toplink, que fez o favor de doar para o projeto eclipse, e hoje quem implementa a versão 2.0 é o EclipseLink.

A implementação do ADF (que foi doado para o Apache MyFaces) foi um dos primeiros a usar a especificação JSF.

A parceria da Oracle e da Sun existe anos antes de existir a linguagem Java, até hoje qualquer versão do banco de dados primeiro sai para Solaris e depois para outras plataformas.

Quanto a parte de Java, não acredito que as coisas mudem muito, mas quanto ao MySQL infelizmente eu estou com medo que ele tenha o mesmo fim que o RDB :arrow: R.I.P.

V

Em algumas áreas a Oracle é até pior que a IBM. Mas na minha opinião, ao colocar na balança, melhor a Oracle do que a IBM.

Quem sabe se a Oracle não fica um pouco mais dinâmica ao incorporar a Sun?

Mas, o MySQL que se deu mau nessa. Para o MySQL, seria muito melhor que a IBM tivesse comprado.

Quanto ao netbeans, acho que ele se deu bem. O Netbeans é muito superior ao JDeveloper e provavelmente quem vai cair fora é o JDeveloper.

Quanto ao Glassfish, não sei.

H

BOm… :slight_smile:

Agora as empresas que usavam ORACLE com aplicações feitas e JDeveloper,
terão que usar o Netbeans da SUN, para suas aplicações.

Isso aumenta a concorrencia de outras empresas na area de aplicações.

hehehehehe…

vlw…

ate…

J

Eu discordo.

Certo, por que mesmo?

M

"

P

Eu discordo.

Certo, por que mesmo?

Por que mesmo o Java é o que é graças a IBM ?

J

Eu discordo.

Certo, por que mesmo?

Por que mesmo o Java é o que é graças a IBM ?

Basicamente:

[list]A IBM fez uma coisa chamada Eclipse, que ajudou a popularizar o Java. Ela doou $40M de tecnologia inicial[/list]
[list]A IBM percorreu diversas universidades pelo mundo a fora difundindo a tecnologia Java entre estudantes e professores, o que aumentou consideravelmente o seu uso, além da criação da IBM Academic Unitiative, promoção de cursos para alunos e professores, doação de equipamentos e por aí vai…[/list]
[list]A IBM fortaleceu diversas comunidades pelo mundo inteiro, inclusive financeiramente[/list]
[list]A IBM liderou ou co-liderou a criação do SOAP, WSDL, UDDI, WSSecurity, BPEL4WS[/list]
[list]A IBM contribuiu significantemente para o J2EE. Ajudou a formar a Apache Software Foundation[/list]
[list]Depois de tudo isso, graças a IBM ou não, Java é a linhagem de programação mais popular do mundo[/list]

Mais alguma coisa? :twisted:

Será que esqueci de algo? :stuck_out_tongue:

M

le-silva:
mvargens:

Vixi… Errou feio… Mas é só a minha opinião… :)

Calma, isso só o tempo vai dizer. Me disseram a mesma coisa quando disse que o java se tornaria o que é hoje…

B

Bom, sem ver as estrategias de cada empresa não da para falar se ia ser melhor com a Oracle ou a IBM.
Qualquer preferencia seria chute ou opinião pessoal.

Mas eu espero que o Java tenha uma atenção maior da nova empresa, mais investimento e que isso torne mais rápido nas decisões e implementações do JCP.

O que me preocupa é que a Oracle não tem tanto perfil Open Source como a SUN (java, solaris) / IBM (eclipse, team concert, dojo, geronimo, etc…).

O caminho para o Java crescer na minha opinião não é com a logo da Oracle ou de qualquer outra empresa. O caminho é criando / mantendo uma estrutura separada “Java Foundation” ao estilo “Eclipse Foundation” que seja mantida pela Oracle mas que esteja aberta a contribuição de todas as empresas / pessoas.
É isso que a Oracle precisa aprender a fazer e espero que comece buscando experiências dentro da SUN.

Se em algum momento da transição começarem a levar a SUN para dentro do site da Oracle como “produto / tecnologia Oracle”, já ferrou com as outras empresas. Como sabemos, não é disso que Java precisa.

Por questão de ego/concorrência uma empresa que investia em Java pode passar a investir em PHP, outra em Ruby e ai os players podem acabar divididos em relação a linguagem.
Se isso acontecer quem vai rir é a Microsoft que vai ter mais moleza ainda com o .Net.

Portanto a minha dica é: o foco em Open Source e em uma estrutura separada é importante.
Espero que a Oracle tenha ainda comprometimento e investimento neste modelo :slight_smile:

L

A única coisa que eu realmente espero é que as coisas se tornem mais rápidas, porque desse jeito tá difícil trabalhar.

Há 1 ano atrás surgiu em vários sites as novidades que teriamos no EJB 3.1. 1 ano se passou e nada de efetivo ainda.

E assim é com o Java 7, com o JAVA EE 6…

A impressão que me passa é que as coisas andam conforme “da”. Tipo, não tem ninguém focado trabalhando pra fazer essas coisas,
todo mundo tem uma atividade principal e quando pode, dá uma olhadinha nesse trabalho.

Estou bem desapontado com isso, mas não sei se vai mudar muito com a chegada da Oracle, tvz piore! :frowning:

J

lavh:
A única coisa que eu realmente espero é que as coisas se tornem mais rápidas, porque desse jeito tá difícil trabalhar.

Há 1 ano atrás surgiu em vários sites as novidades que teriamos no EJB 3.1. 1 ano se passou e nada de efetivo ainda.

E assim é com o Java 7, com o JAVA EE 6…

A impressão que me passa é que as coisas andam conforme “da”. Tipo, não tem ninguém focado trabalhando pra fazer essas coisas,
todo mundo tem uma atividade principal e quando pode, dá uma olhadinha nesse trabalho.

Estou bem desapontado com isso, mas não sei se vai mudar muito com a chegada da Oracle, tvz piore! :-(

Eu acho que talvez piore…

C

Lamentavelmente perdemos uma companheira, que deu para nós uma plataforma de desenvolvimento que abriu, quando ninguém acreditava em código aberto, nos deu opções e participação na comunidade (java comunity).Temos hoje esta comunidade e outras que cresceram com Java e uma infinidade de aplicações.
Gosto de varios produtos da Sun e alguns até participei e etc, realmente lamento, já utilizei tanto produtos de solução Oracle como IBM e nada era realmente aberto, sempre com suas caixas pretas.

Na minha opnião “VOU SENTIR SAUDADE”.

Grande Abraço.

M

O eclipse não é nem de perto o ide mais intuitivo. Falta muito para o eclipse ser equiparado ao NetBeans, até mesmo ao Visual Studio .Net.
O Java se tornou popular por mérito próprio, não por causa do eclipse. Esta afirmação de que foi o eclipse que alavancou o Java além de errada, é subestimar a tecnologia. Acho que tal afirmação é falsa, não condiz com a realidade. :wink:

G

volnei:
Mero_Aprendiz:

[]'s
JL

Olha não sei vocês, mas eu faz séculos que não leio InfoExame, teve épocas que ela foi referência e hoje não é mais, e essa opinião me faz diminuir o crédito que dou para essa revista.

Esse tipo de Opinião do Senhor Dalton é totalmente afoita e fora de propósito.

Na minha humilde opinião devemos analisar os seguintes fatos:

a ) Por que a Oracle comprou a Sun ? Do ponto de vista estratégico foi uma forma de ela garantir o fornecedor dela que éra a Sun, até por que a Oracle usa muito o Solaris e o Java que nesse aspecto a Sun não era uma concorrente e sim fornecedora.
b ) A IBM queria comprar a Sun também não ? Sim queria, por “apenas” 1.5 bi deixou para a Oracle, ou como concorrentes a Oracle virará fornecedora da IBM.

Então vamos lá menos tecnicamente e mais negocialmente:

Assim que seja homologada pelas leis anti-trust eles devem comunicar a comunidade, consumidores, clientes o que deve acontecerm já saiu um draft básico.

Alguns pontos que posso tomar como base para raciocínio:

1 ) As licenças GPL e LGPL , mySql entre outros acho muito improvável que sejam canceladas ou modificadas.
2 ) Solaris - Com certeza haverá mudança no Solaris versão comercial, no open Solaris acho que não deve mudar muita coisa.
3 ) Se mudarem o Java criarem uma linguagem nova ou coisa parecida seria um tiro no pé da grande maioria dos sistemas corporativos, por isso acho muito improvável que eles modifiquem alguma coisa
4 ) Ganhar dinheiro sim, mas o Oracle DB faz tempo que já não dá aquela grana que dava, talvez role um improvement no MySQL
5 ) Uma das coisas que mais dá dinheiro pra Oracle hoje é o antigo PeopleSoft e o Retek que hoje é o Oracle Fusion, tudo java
6 ) Eu acredito que esse movimento foi mais para proteção da própria Oracle pois ela estrategicamente integrou sua cadeia de fornecedores verticalmente o que é muito comum quando fornecedores estão a beira da falência ou coisa parecida. E ocorre em qualquer ramo do mercado.

Nos outros pontos como a HP e a IBM ainda fazem parte da JCP não vejo por que mudem as JSR´s pra deliberadamente tudo ser o que a Oracle mandar.

Nada disso é no “bico do corvo” como diria o gaudério, tem muitas licenças e contratos de fornecimento por trás disso.

Então sim, pode ser um vértice de mudanças, mas temos que realmente ver o que vai acontecer.

Nós temos que estar aptos para indicar a melhor solução com a atual conjuntura para nossos clientes e/ou empregadores, fora isso a TI é forte e agora está mais forte do que nunca inpendente de paltaforma, linguagem, banco de dados, estrutura de rede ou servidor.

PS: Não tem como comparar a quantidade de sistemas que rodam hoje em Java da quantidade de sistemas que rodavam em Cobol, Natural e etc. :idea:

K

Felagund:
koji:
andre_guitar7:

Integração com BD? Java é melhor que .NET justamente por causa da sua liberdade de escolha, ou vc ja tentou usar postgre ou algum banco que não seja SQL Server com .NET pra vc ver a maravilha de integração com DB que o .NET tem?

Faz me rir esse comentario. Se a oracle fizer isso, o que eu duvido, vai ser o fim do Java.

Closures eu tbm gostaria, mas nem todas as linguagem são perfeitas, cada uma com seus recursos :slight_smile:

Felagund, o mundinho da M$ pode ser uma caixa preta, mas definitivamente funciona. Não vejo porque acoplar o Java com capacidades nativas do BD irá acabar com o Java. Vai ser uma solução proprietária da Oracle para fazer frente a M$ e quem não quiser usar ou não quiser pagar paciência.

Na teoria compatibilidade com “qualquer” BD é uma maravilha. Mas na prática, quando a aplicação é piroca, depende muito de importação de dados, você não quer codificar na unha.

Eu particularmente nunca tentei usar outro BD com o .Net simplesmente pq não há necessidade (pelo menos enqto bancarem a licensa), mas tendo visto o fonte de algumas implementações de drivers (eg, jtds) não vejo que seja algo impossível de se realizar em C#.

PS: Não me leve a mal, por mim eu programaria em Java até a linguagem ficar completamente obsoleta.

O problema é que a coisa está degringolando. Hoje para se programar em um projeto de médio porte em Java as dependências em frameworks são grandes demais e eu acredito que isso afasta novos desenvolvedores. Quem está começando agora tem que ter bolas pra pegar o ritmo. Não que o .Net seja fácil, mas está tudo centralizado, dentro de suas limitações. A menos que a Oracle feche de novo a linguagem (o que acho meio improvável, a menos que saia um Java 3 com 0% de retrocompatibilidade) eu acharia interessante que eles fizessem algo a la .Net.

Y

A minha grande duvida é de como estao vendo essa negociacao empresas que contribuem com Java, como Apache e Red Hat/JBoss e Spring. E como a Oracle vai olhar para essas empresas daqui pra frente.

L

Com certeza não são apenas suas essas dúvidas. :slight_smile: Mas acho que por enquanto ninguém ainda sabe a resposta, teremos que aguardar as cenas dos próximos capítulos…

G

Final Feliz?^^

J

Marcio_Nogueira:
O eclipse não é nem de perto o ide mais intuitivo. Falta muito para o eclipse ser equiparado ao NetBeans, até mesmo ao Visual Studio .Net.
O Java se tornou popular por mérito próprio, não por causa do eclipse. Esta afirmação de que foi o eclipse que alavancou o Java além de errada, é subestimar a tecnologia. Acho que tal afirmação é falsa, não condiz com a realidade. :wink:

Intuitividade é algo extremamente relativo para servir como efeito de comparação… O que é intuitivo pra mim, talvez não seja pra você e por aí vai. NetBeans além de lento, tá sempre um passo atrás do Eclipse, apesar de ser uma IDE muito boa.

Afirmação falsa ou não, condizente ou não, a IDE Eclipse é a mais popular e usada do mundo, principalmente no meio corporativo, onde tiramos nosso salário. :stuck_out_tongue:

Sem mais.

T

Vamos ver o desfecho dessa historia daqui a 1 ano ou mais.

J

guerios:
Olha não sei vocês, mas eu faz séculos que não leio InfoExame, teve épocas que ela foi referência e hoje não é mais, e essa opinião me faz diminuir o crédito que dou para essa revista.

Peraí, entendi errado ou só a entrevista do cara já te faz “diminuir o crétido” que você dá para a revista?

Como bem dizeram mais cedo, tudo é baseado em suposições, ninguém sabe ainda o que irá ocorrer de fato.

Mas eu, mesmo que também não tenha certeza de nada ainda, concordo plenamente com o Dalton aí. Falou tudo.

L

Joao.Gabriel:
guerios:

Peraí, entendi errado ou só a entrevista do cara já te faz “diminuir o crétido” que você dá para a revista?

Como bem dizeram mais cedo, tudo é baseado em suposições, ninguém sabe ainda o que irá ocorrer de fato.

Mas eu, mesmo que também não tenha certeza de nada ainda, concordo plenamente com o Dalton aí. Falou tudo.

Realmente! Foram perguntar pro Dalton o que ele achava e ele falou a opinião dele, uma opinião respeitável e bem coerente. Não vejo problema nenhum, e não vejo nada de afoito nem fora de propósito, é simplesmente uma opinião, e como dizem por aí, cada um tem a sua. A dele a revista quis ouvir e publicar…qual o problema?

C

Duvida de novato: 1) O java eh codigo aberto, ok, se a Oracle revolver fecha-lo, como fica a situação das versões que tao rodando por ai? As outras empresas e as comunidades não poderao mais dar continuidade no desenvolvimento? Porque pelo que eu entendi da discução ate agora o JCP não eh soh da Sun tem contribuição de outras emrpesas, ai uma outra empresa compra a Sun fecha o codigo e tudo bem???

R

Tem um matéria no computerworld falando um pouco sobre a história da Sun até a atual venda dela para a Oracle com o título "Onde ela errou?"
Segue o link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/04/20/onde-a-sun-errou?"
Abraços

N

Não, não foi apenas pela entrevista. Quem realmente conhece tecnologia sabe que a Info é uma revista tendenciosa. Seria algo como uma “Veja” para a área de tecnologia. Ou seja, sempre, sempre duvide de matérias publicadas nela.

P

victorwss:
Em algumas áreas a Oracle é até pior que a IBM. Mas na minha opinião, ao colocar na balança, melhor a Oracle do que a IBM.

Quem sabe se a Oracle não fica um pouco mais dinâmica ao incorporar a Sun?

Mas, o MySQL que se deu mau nessa. Para o MySQL, seria muito melhor que a IBM tivesse comprado.

Quanto ao netbeans, acho que ele se deu bem. O Netbeans é muito superior ao JDeveloper e provavelmente quem vai cair fora é o JDeveloper.

Quanto ao Glassfish, não sei.

+1.

P

Marcio_Nogueira:

Penso que o Netbeans está mais perto de ser um tipo de VisualStudio.Net, pelo menos no que diz respeito às facilidades de desenvolver componentes visualmente (drag’n’drop). E isso “já vem de fábrica” com o Netbeans.

Uso o Eclipse e gosto, mas concordo que ele é menos intuitivo que o Netbeans. Mas mesmo assim ele facilita muitas coisas, e certamente contribuiu para a popularização do Java, mas o Java não se tornou o que se tornou por causa dele não. Concordo.

D

Após perder Sun para Oracle, IBM anuncia queda de 11% na receita do 1º trimestre
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/04/20/apos-perder-sun-para-oracle-ibm-anuncia-queda-de-11-na-receita-do-1o-tri/

P

EXATAMENTE como vai ficar acho que ninguém sabe. Mas como já foi dito aqui, é pouco provável que a Oracle “feche tudo”.

Existe ainda a possibilidade, também como já disseram aqui, de a Oracle lançar um “Java 3.0”, fechado e com “zero” de compatibilidade. Mas aí ela teria de “rebolar” para vender esta ideia no meio corporativo, já que hoje tem muita coisa rodando em versões antigas do Java…

Sim, poderão. E acredito que se manifestarão veementemente se a Oracle “fechar tudo”…

Não, não, nada de “tudo bem”. Comunidades são muito fortes, e brigam mesmo! Não acredito que ficarão quietinhas diante dessa possibilidade…

Que Deus ilumine as mentes pensantes da Oracle para não “fechar tudo”, mas se isso acontecer, acredito que a Comunidade vai criar projetos para manter o que já está aí…

P

É… Uma ‘bombinha’ mesmo essa notícia. Mas não acredito que a Oracle vá fechar tudo não pois, na minha opinião seria um tiro no pé. Vamos aguardar pra ver o que acontece, é o jeito…

Paz e bem!

W

Queria saber o que vai acontecer com os coitados dos “Java certified programmers” que tem de kilo por ai hehehe

B

Considerando o preço das certificações da Oracle, diria que eles têm que correr p/ aproveitar a promoção.

M

"

B

Com certeza 90% dos progamadores Java não tem nem a SCJP nem nenhum tipo de certificação, esses sim estão mal. Portanto em suma, continua a mesma coisa, enquanto as certificações disponíveis no momento não forem modificadas.

P

Bruno Laturner:
Queria saber o que vai acontecer com os coitados dos “Java certified programmers” que tem de kilo por ai hehehe…
Considerando o preço das certificações da Oracle, diria que eles têm que correr p/ aproveitar a promoção.

+1.

I

bianchini.rj:
rmalati:
Uma dúvida.

Aí também estou com a mesma dúvida, será que alguém de peso do GUJ pode comentar à respeito? :lol:

P

IAX:
bianchini.rj:
rmalati:
Uma dúvida.

Aí também estou com a mesma dúvida, será que alguém de peso do GUJ pode comentar à respeito? :lol:

Para quem já tem o voucher, na pior das hipóteses, eles abririam um canal para “devolução do dinheiro”, o que eu já acho beeem impossível. Então, não esquentem com isso e continuem estudando para a prova.

Já para quem ainda não tem, pode ser que sofra algum tipo de alteração, mas não por agora, vai demorar.

F

Bom, muita gente aqui especulando sobre IDEs, sobre Netbeans e JDeveloper. É recorrente que o Netbeans tem mais parcela do mercado que o JDeveloper, que tem mais recursos. Mas me digam, que grandes recursos o Netbeans tem a mais que o JDeveloper (recursos úteis por favor).

Usei JDeveloper a um tempo atrás e realmente era uma porcaria, dava muitos problemas, uso Netbeans também, porém, a algumas semanas estou re-avaliando o JDeveloper (na sua versão mais recente) e tenho visto grandes melhorias, ele atende perfeitamente a tudo que preciso, daí eu me perguntei: quais são realmente os grandes recursos que o Netbeans tem? O único que eu posso dizer com certeza é a integração mobile dele, que usei durante um bom tempo, para J2ME, mas eu pergunto, o que a Oracle vai querer com mobile? Temos o SO Symbian dominando o mercado, o J2ME está perdendo força já a algum tempo, sinceramente não vejo muito futuro, pela briga entre Symbian, Windows mobile e possivelmente Android futuramente, onde entra o J2ME aí? Microsoft, Motorola, Nokia e Google vão se preocupar com J2ME? Provavelmente nem a Oracle mesmo. Então, peço que me digam as vantagens úteis do Netbeans em relação ao JDeveloper que eu não conheço. (nesse contexto que temos agora)

M

Não acho que a Oracle vai fechar o java. Seria suicídio e mataria o java de vez, o que não é interessante para ninguém. Mas não da para negar o quanto a Oracle é competitiva no mercado. Os problemas que vejo é a visão massissa do lucro que ela tem. Se a SUN fosse assim ela não estaria falindo. Ela não tem o apetite voraz que as outras tem. Investe muito em tecnologia e evolução da mesma. Veja a Microsoft. Acho que é a que menos investe nesse departamento, e de todas deve ser a que mais investe em marketing. Não é a toa que todas juntas brigam com ela sozinha no seu campo. Ela investe onde traz mais retorno, exatamento como nossos políticos bem sucedidos.
E a Oracle sabe bem disso. Acredito piamente que a verba distribuída para evolução da linguagem vai diminuir consideravelmente, até porque o preço dos AppServer são tão caros que a maioria dos clientes demoram anos para fazer um upgrade. Tem centenas de sistemas rodando e sendo desenvolvidos na versão 1.4 do java devido seus containers. Não há porque migrar a menos que o fornecedor force isso. Ninguém gosta de gastar dinheiro para deixar os programadores felizes, alem dos gastos com a própria transição.
O que vejo é a Oracle mudar a linguagem de forma que beneficie ela sim. Como por exemplo, trilhões de recursos a mais no solares. Acho que o Netbeans vai morrer porque leva a marca da SUN e não da Oracle. O JDeveloper é Oracle e todo mundo sabe disso. Nem que ela troque só o logo do Netbeans, mas vai ficar o JDeveloper. Não há motivos para desperdiçar dinheiro com duas IDES que fazem a mesma coisa. O Mysql pode não morrer, mas com certeza vai ficar largado de canto.
Todas as contribuições que vi da Oracle até o momento para a comunidade como o próprio toplink são formas de prestigiar seus produtos. Ela poderia muito bem investir no Hibernate por exemplo que é de fato o pai do JPA, mas o que ela fez foi criar um concorrente. Para indiretamente prestigiar seu BD.
E para os desinformados, a Oracle tinha parceria com a Red Hat, que vendia seu linux com Oracle totalmente customizado. A Oracle simplesmente chupinhou o Linux da Red Hat, colocou seu logo e começou a vende-lo fazendo frente ao seu parceiro de vendas. Um estilo bem conhecido por todos, bem a la Microsoft.
Entrem nas comunidades de linux e tentem ver a fama de chupinhadora que a Oracle tem. As opiniões são unanimes. O Retorno que ela da é sempre pífio comparado ao que ela pega do open source para aumentar seus lucros.
Espero sinceramente estar totalmente errado. Espero que o JCP se contenha e o mercado continue acreditando no java para continuar se fazendo uma vez e rodar em qualquer lugar, mas sabendo que a Oracle agora detém a ultima palavra, fica difícil de acreditar nisso.
Lucro a cima de tudo, isso éra um lema que a SUN não tinha e que permitiu criar as coisas que ela fez.

F

Nossa quanto desespero, quanta afobação, parece que a Oracle vai transformar agua em vinho da noite pro dia, alias só teve um cara que fez isso, mas ja esta morto a 2000 e tantos anos, e pregaram ele numa cruz ainda por cima! Entao parem com tanto desespero, como se tudo fosse mudar tao rapido.

Na minha opniao não é bem assim, nada vai mudar a curto prazo(1, 2 anos no minimo).

Isto não é uma Oracle ou Microsoft comprando uma padaria, não funcionado assim, olha o cenario que voces imaginam: “bom despede todo mundo, pega os server e documentação e traz pra sede da oracle e vamos resolver daqui”!! Ta loco, são empresas gigantes, nestas compras acredito de leva tempo pra mudar algo, acredito que as duas fiquem meio que em paralelo por um tempo, como se nada tivesse mudado, alem das ações na bolsa é claro.

Então, quem quer tirar SCJP, pois que tire, vai valer o mesmo que vale hoje, não precisa tanta afobação e especulação sem sentido.

K

Bruno Laturner:
windsofhell:

Queria saber o que vai acontecer com os coitados dos “Java certified programmers” que tem de kilo por ai hehehe

Não encontrei preço de vouchers da Oracle aqui, mas algumas que encontrei no site da Oracle são bem mais baratas que as de Java. Por sorte aqui no Brasil o preço do voucher considera o dolar 1:1 com o real.

Se o preço da cert da oracle aqui custa mais que la fora (eg, 11g = $125 USD), a culpa é da própria “filial” da Oracle BR.

Próximo passo da Oracle: Compra da IntelliJ idea e faz integração espetacular com o WebLogic. :twisted:

N

Na minha opinião a Oracle ter comprado a Sun poderá implicar em um IDE como o Netbeans com suporte aos produtos da Oracle, o que será muito bom para todos.

Esta é a minha opinião,
Nathan Paulino Campos

A

Bem moçada, vamos ver qual sera as primeiras impressões que as comunidades, imprensa, concorrentes e Orgãos Reguladores vao ter do Sr. Larry Ellison, nos proximos dias, e acho que o pior efeito disso eh o chamado efeito “manada”, gente de TI e Investidores nesse aspecto sao bastante parecidos, quando o negocio não “parece” bom ai o caldo engrossa, mas a Oracle não eh novata, e sem duvida nenhuma ela não vai chutar o balde de jeito nenhum, mas o java soh eh o que eh hoje graças ah uma serie de combinação de fatores e gente inteligente pelos quatro cantos do mundo.

J

Não, não foi apenas pela entrevista. Quem realmente conhece tecnologia sabe que a Info é uma revista tendenciosa. Seria algo como uma “Veja” para a área de tecnologia. Ou seja, sempre, sempre duvide de matérias publicadas nela.

Volto a repetir: esse negócio de “tendencioso” é altamente relativo.

Cara, quem realmente é crítico duvida de matérias publicadas em qualquer revista. Não utiliza apenas uma fonte para formar a sua opinião, mas várias fontes.

Pense nisso.

J

fredferrao:
Nossa quanto desespero, quanta afobação, parece que a Oracle vai transformar agua em vinho da noite pro dia, alias só teve um cara que fez isso, mas ja esta morto a 2000 e tantos anos, e pregaram ele numa cruz ainda por cima! Entao parem com tanto desespero, como se tudo fosse mudar tao rapido.

Na minha opniao não é bem assim, nada vai mudar a curto prazo(1, 2 anos no minimo).

Isto não é uma Oracle ou Microsoft comprando uma padaria, não funcionado assim, olha o cenario que voces imaginam: “bom despede todo mundo, pega os server e documentação e traz pra sede da oracle e vamos resolver daqui”!! Ta loco, são empresas gigantes, nestas compras acredito de leva tempo pra mudar algo, acredito que as duas fiquem meio que em paralelo por um tempo, como se nada tivesse mudado, alem das ações na bolsa é claro.

Então, quem quer tirar SCJP, pois que tire, vai valer o mesmo que vale hoje, não precisa tanta afobação e especulação sem sentido.

A questão aqui não é quando mudar, e sim apenas mudar. Pode ser a curto, médio ou longo prazo, não importa. A questão aqui é o temor pelas mudanças futuras. E eu posso estar enganado, mas não vi ninguém aqui com visões radicais como a que você exemplificou.

Att.

F

Joao.Gabriel:
fredferrao:

A questão aqui não é quando mudar, e sim apenas mudar. Pode ser a curto, médio ou longo prazo, não importa. A questão aqui é o temor pelas mudanças futuras. E eu posso estar enganado, mas não vi ninguém aqui com visões radicais como a que você exemplificou.

Att.

Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.

Tem certeza que leu toda a discussao?

J

fredferrao:
Joao.Gabriel:
fredferrao:

Att.

Tem certeza que nao viu? " Ow my god, estou estudando pra SCJP e agora nao sei mais o que fazer!! Eu vi pelo menos 3 destas!! Isso relacionado com certificacoes, sem falar em: " ow my god, estava com duvida se estudava java, agora sim vou me dedicar" essa pelo lado positivo. Ou outro do outro lado “ow my god, vou fazer um curso .net, esta tudo acabado”.

Tem certeza que leu toda a discussao?

hauhauhuahuhaua é verdade! Realmente sempre existem opiniões extremadas, mas são minoria perto das outras.

K

Bom cheguei de viagem agora e estava ausente de computer, notícias e tudo mais. Quando li me lembrei de um comentário que fiz há tempos sobre essa possível compra pela Oracle e não IBM. Parece que fazia mais lógica, já que a Oracle gastou muito na plataforma Java e Middleware comprando a BEA, aliás, pagou mais caro pela BEA do que pela SUN com toda a sua linha de hardware, OS, produtos consagrados como LDAP e por aí vai.

Hoje a Oracle possui no seu portfólio mais de 9,5 mil produtos. Isso mesmo, então fica difícil cruzar e saber quais serão as estratégias, pois vão rever tudo. Com a aquisição da BEA levou quase 1 ano para as coisas fazerem sentido, isso pq o replacement de tecnologia era mínimo. Tinha o Application Server, que a Oracle era fraca entre outros produtos como Portal , ambas com soluções.

Agora a coisa vai ter de ser analisada caso a caso. Projetos como o GlassFish não sei o que vai acontecer, já que a Sun é a maior patrocionadora e possui agora o WebLogic.

Muita coisa esquisita até IDE - netbeans, a bea tinha Workshop e a Oracle JDeveloper…são muitas equipes, muitas linhas de pesquisa e imaginem coisas internas que não estão prontas ou na prateleira ?

A coisa vai demorar, mas como partner Oracle a notícia é excelente, vamos aos negócios :slight_smile:

O

Olá pessoal,

Sou novo no forum, mas tabalho ha mais de 10 anos como programador Oracle. Gostaria de confortar os amigos que acham que java vai acabar, que o MySQL vai ser descontinuado.
Quando comecei a trabalhar com Oracle(pl/sql,forms e reports), 10 anos atras, o mercado Corporativo era um oasis para quem programava, ganhava-se muito, a linguagem pl/sql era muito mais facil de aprender do que Java ou C e havia muito trabalho. Existiam dois tipos de software corporativo, o ERP “feito em casa”, e o ERP fornecido pelas grandes da epoca Oracle (E-Business Suite), JDEdwards(OneWorld e WorldSoftware), PeopleSoft, e a SAP. Muitos programadores, naquela epoca, migraram para os ERPs comprados, principalmente o SAP, que é o grande lider do mercado. A Oracle acabou comprando a PeopleSoft, que tinha comprado a JDEdwards, com isso hoje existe somente a Oracle, com os produtos JDEdwards, PeopleSoft, E-Business Suite, e a SAP. A Oracle é disparado, lider no setor de Banco de Dados corporativo, que é onde esta o dinheiro! Nos ultimos anos, a Oracle adotou java e tambem criou e doou tecnologias que hoje são usadas por nos, como o topLink, que deu origem ao hibernate, o ADF Faces, que foi doado para o projeto MyFaces(http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces), etc. Nos ultimos anos, a Oracle tem investido muito dinheiro para fazer com que o JDeveloper facilite a vida dos milhoes de programadores pl/sql, e tambem traga os desenvolvedores javaSE/EE para o mercado corporativo. Tudo isso, porque a Oracle quer ser lider no segmento dos ERPs, que hoje ja está consolidado. Quem tem SAP nao muda para o E-Business Suite, e vice-versa, porque é muito caro e inviavel, por varios motivos, entre eles o treinamento do pessoal, mudança de cultura corporativa. Se para a comunidade java a compra pela Oracle foi um choque, imagine o que aconteceria dentro de uma empresa como a Ford, com milhares de funcionarios ao redor do mundo tendo que aprender tudo de novo. Porem , a Oracle esta criando um ERP, que ainda nao foi lancado, chamado Oracle Fusion, no qual vc pode integrar qualquer ERP a ele, ou seja, como se fosse uma tampa de panela, por cima do SAP, ERPs Oracle, ou “feito em casa” usando SOA, BPEL, Java, e a ferramenta principal para esta integracao é o JDeveloper. É claro que vc vai poder escolher a IDE, mas será muito mais facil, rapido, e com menosr custo para as empresas que tem produtos Oracle, usar o JDeveloper. Há alguns anos optei por aprender java e nao me arrependo e hoje eu vejo que fiz a escolha certa. Muitos programadores Oracle terão, com certeza que aprender java e muitos programadores java terao que aprender mais sobre banco de dados.
Este questionamento que voces fazem hoje, é feito ha alguns anos pelos programadores Oracle, e a cada aquisição feita pela Oracle, mais pessoas entram para este grupo. Peço desculpas para os amigos do forum, por ter me alongado, mas espero ter esclarecido algumas duvidas e incertezas. Anexo a este post, tomo a liberdade de colocar um documento publicado pela WWW.IOUG.ORG (independent oracle users group), que é uma das mais importantes associações de usuarios Oracle, que esclarece quais os skills que nós programadores Oracle (Bem-vindos!) precisamos ter para poder programar ou administrar a plataforma Oracle Fusion.

Abraços a Todos!!!

Alguns links para vc conhecer melhor o Oracle Fusion Middleware
http://www.oracle.com/products/middleware/index.html
Oracle REA
http://rea.oracle.com/
ADF para progrmadores Oracle Forms
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/collateral/4gl/formsdesignerj2ee.html
ADF para programadores JavaEE
http://www.oracle.com/technology/products/adf/index.html

L

Hoje quando abri o Open Office me lembrei que a Oracle comprou também um pacote Office! :slight_smile:

Oracle Domination! :lol:

G

Joao.Gabriel:
guerios:

1 ) A entrevista dele pra InfoExame foi precipitada, está dando uma falsa impressão para o público em geral de que o Java vai sofrer, como que ele sabe disso ? Ninguém pode dizer isso ainda. Tudo bem ele quis falar o que achava, eu falo que sou contra a opinião dele.

2 ) Quando a InfoExame mudou editorialmente falando para trazer simplesmente “novidades” de informática (em meados de 1999, Old School) ela perdeu pra mim o crédito como referência técnica, por isso falei o que falei, então indico que hoje ela querer pegar uma opinião técnica seja de quem for e publicar sobre uma notícia importante como essa é por que quer ganhar alguma coisa com isso, por isso perde o crédito comigo, podia ser opinão X ou Y tanto faz.

Vamos discutir mais sobre isso, do que simplesmente ir em revistas e dizer o que achamos, o momento atual é de avaliação e não de apavorar os clientes.

Claro a democracia é isso ai, cada um fala o que quer e no final veremos quem estará certo.

Longe de mim querer censurar o cara. Fala o que quer escuta o que não quer, e isso serve pra mim também.

G

Oracle Developer:
Olá pessoal,

Sou novo no forum, mas tabalho ha mais de 10 anos como programador Oracle. Gostaria de confortar os amigos que acham que java vai acabar, que o MySQL vai ser descontinuado.
Quando comecei a trabalhar com Oracle(pl/sql,forms e reports), 10 anos atras, o mercado Corporativo era um oasis para quem programava, ganhava-se muito, a linguagem pl/sql era muito mais facil de aprender do que Java ou C e havia muito trabalho. Existiam dois tipos de software corporativo, o ERP “feito em casa”, e o ERP fornecido pelas grandes da epoca Oracle (E-Business Suite), JDEdwards(OneWorld e WorldSoftware), PeopleSoft, e a SAP. Muitos programadores, naquela epoca, migraram para os ERPs comprados, principalmente o SAP, que é o grande lider do mercado. A Oracle acabou comprando a PeopleSoft, que tinha comprado a JDEdwards, com isso hoje existe somente a Oracle, com os produtos JDEdwards, PeopleSoft, E-Business Suite, e a SAP. A Oracle é disparado, lider no setor de Banco de Dados corporativo, que é onde esta o dinheiro! Nos ultimos anos, a Oracle adotou java e tambem criou e doou tecnologias que hoje são usadas por nos, como o topLink, que deu origem ao hibernate, o ADF Faces, que foi doado para o projeto MyFaces(http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Faces), etc. Nos ultimos anos, a Oracle tem investido muito dinheiro para fazer com que o JDeveloper facilite a vida dos milhoes de programadores pl/sql, e tambem traga os desenvolvedores javaSE/EE para o mercado corporativo. Tudo isso, porque a Oracle quer ser lider no segmento dos ERPs, que hoje ja está consolidado. Quem tem SAP nao muda para o E-Business Suite, e vice-versa, porque é muito caro e inviavel, por varios motivos, entre eles o treinamento do pessoal, mudança de cultura corporativa. Se para a comunidade java a compra pela Oracle foi um choque, imagine o que aconteceria dentro de uma empresa como a Ford, com milhares de funcionarios ao redor do mundo tendo que aprender tudo de novo. Porem , a Oracle esta criando um ERP, que ainda nao foi lancado, chamado Oracle Fusion, no qual vc pode integrar qualquer ERP a ele, ou seja, como se fosse uma tampa de panela, por cima do SAP, ERPs Oracle, ou “feito em casa” usando SOA, BPEL, Java, e a ferramenta principal para esta integracao é o JDeveloper. É claro que vc vai poder escolher a IDE, mas será muito mais facil, rapido, e com menosr custo para as empresas que tem produtos Oracle, usar o JDeveloper. Há alguns anos optei por aprender java e nao me arrependo e hoje eu vejo que fiz a escolha certa. Muitos programadores Oracle terão, com certeza que aprender java e muitos programadores java terao que aprender mais sobre banco de dados.
Este questionamento que voces fazem hoje, é feito ha alguns anos pelos programadores Oracle, e a cada aquisição feita pela Oracle, mais pessoas entram para este grupo. Peço desculpas para os amigos do forum, por ter me alongado, mas espero ter esclarecido algumas duvidas e incertezas. Anexo a este post, tomo a liberdade de colocar um documento publicado pela WWW.IOUG.ORG (independent oracle users group), que é uma das mais importantes associações de usuarios Oracle, que esclarece quais os skills que nós programadores Oracle (Bem-vindos!) precisamos ter para poder programar ou administrar a plataforma Oracle Fusion.

Abraços a Todos!!!

Oracle REA
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/collateral/4gl/formsdesignerj2ee.html

Isso sim é uma opinião com embasamento e bem ponderada, uma situação desse porte devemos ponderar todos os aspectos, e não ir pra InfoExame e falar o Java vai “sofrer”, falar da forma que o Dalton falou e em revista é especulação simples e pura, IMO.

C

fredferrao:

Acho quem ta comecando a estudar Java agora tem todos os motivos pra estar preocupado, e quem ja programa seria bom comecar a ampliar seu conhecimento em outras linguagens porque daqui pra frente é ladeira abaixo!

W

cmoscoso:
fredferrao:

Acho quem ta comecando a estudar Java agora tem todos os motivos pra estar preocupado, e quem ja programa seria bom comecar a ampliar seu conhecimento em outras linguagens porque daqui pra frente é ladeira abaixo!

Por isso que eu falei um tempo atras e repito, to vendo uma migracao de programadores java pro .NET num futuro proximo. hehehehe

C

windsofhell:
cmoscoso:
fredferrao:

Por isso que eu falei um tempo atras e repito, to vendo uma migracao de programadores java pro .NET num futuro proximo. hehehehe

Soh tenho medo do “Efeito Manada”

A

Muitos falam que estão felizes, outros ficam em cima do muro, mas vamos ser francos e realistas. “Nós que trabalhamos com Java não é nada bom”.
Tudo bem, vão dizer que é mais especulação… pode até ser, sou sincero dizer, ou até mesmo insegurança da minha parte, mas que o Mundo Java vai sofrer impacto, isso é sem dúvida pura verdade.
Pelo Post que vi do outro amigo (Oracle Developer) que falou muito bem dos protudos oracle, sinceramente eu tenho medo do futuro que a Oracle possa dar ao Java, principalmente se trantando que a Oracle gosta muito de amarrar seus produtos as suas tecnologias… Imagina as libs do ADF dentro da JRE… risos…
Pra mim, foi uma bomba mesmo, até porque concordo com os amigos, o mercado Java vai ter uma queda, afinal as pessoas gostam de liberdade de escolha, o que acredito que a Oracle não vá deixar termos da forma que tinhamos com a Sun.
Pelas declarações do CEO da Oracle, Java e o Solaris são as maiores aquisições da empresa, acredito que irão fazer uma forte estratégia para atrelar o nome do Java a Marca e produtos Oracle, isso indiscutivelmente irá acontecer, como ? bom, isso sim não posso prever, mas com certeza irá, até porque será a melhor forma de ganhar dinheiro com essa aquisição.

É por isso que estudo Python e Rails :D, já o .NET só se me pagarem bem :stuck_out_tongue:

Cheers :wink:

T

Agora para você baixar o JDK você terá que instalar o 11g

C

Pra mim está bom prefiro a Sun com a Oracle do que com a Microsoft!

A

fredrischter:
Bom, muita gente aqui especulando sobre IDEs, sobre Netbeans e JDeveloper. É recorrente que o Netbeans tem mais parcela do mercado que o JDeveloper, que tem mais recursos. Mas me digam, que grandes recursos o Netbeans tem a mais que o JDeveloper (recursos úteis por favor).

Usei JDeveloper a um tempo atrás e realmente era uma porcaria, dava muitos problemas, uso Netbeans também, porém, a algumas semanas estou re-avaliando o JDeveloper (na sua versão mais recente) e tenho visto grandes melhorias, ele atende perfeitamente a tudo que preciso, daí eu me perguntei: quais são realmente os grandes recursos que o Netbeans tem? O único que eu posso dizer com certeza é a integração mobile dele, que usei durante um bom tempo, para J2ME, mas eu pergunto, o que a Oracle vai querer com mobile? Temos o SO Symbian dominando o mercado, o J2ME está perdendo força já a algum tempo, sinceramente não vejo muito futuro, pela briga entre Symbian, Windows mobile e possivelmente Android futuramente, onde entra o J2ME aí? Microsoft, Motorola, Nokia e Google vão se preocupar com J2ME? Provavelmente nem a Oracle mesmo. Então, peço que me digam as vantagens úteis do Netbeans em relação ao JDeveloper que eu não conheço. (nesse contexto que temos agora)

Vc já fez migração dos produtos Java da Oracle? Eu já fiz migração do JDev 9 para o 10… nem vou falar mais nada…

G

cmoscoso:
fredferrao:

Olha pessoal no link abaixo

Tem um monte de comentário sobre o que pode ocorrer, da mesma forma que estamos discutindo, só que são os gringos falando e a grande maioria está gostando hein. Leiam

C

É pessoal, vamos começar à aprender Ruby, pelo menos até alguém resolver comprá-lo também… aí nós migramos para outra tecnologia, que alguém deverá comprar também. Mas não tem problema… sempre haverá uma saída… AFFF!!!

O mundo não acabou por causa disso…

[]s, Celso

PS.: esta história de: “Prefiro a Oracle à IBM!!!”, ou “Pefiro a Oracle à Microsoft” já está começando irritar… :lol:

F

hã, deu origem ao hibernate?

Não acredito em migração, existirá um certo paralelismo para diversas tecnologias para depois haver uma possível migração, como hoje já existe na certificação SCDJWS 5.0, onde a própria sun recomenda estudo da especificação WCF e alguns princípios básicos do .net framework 3.0, bem como outros aspectos que a própria sun recomendou .net framework a fim de manter compatibilidade para sistemas interoperáveis.

como você já falou algum tempo, também falei no mesmo tempo que isto não aconteceu, nem com cobol

agora, o que existe é uma preocupação em saber como a oracle irá executar o que planeja a curto e longo prazo conforme FAQ divulgado, então vejo isto acontecer no pior caso mesmo, dependendo das decisões da oracle, e como alguns já falaram, seria um tiro no pé!

D

Só espero que aqueles caras que trabalham na oracle que tiveram todos os pedidos de API no JAVA negados, não resolvam entulhar de coisa que não funciona a especificação da linguagem. Se fizerem isso, ou a comunidade dá um fork() e faz um Open JAVA Alliance - pra manter o processo atual JSR e as releases da JVM ou o java morre.

E também espero que o java não fique com a cara do oracle: - Precisa de uns 3 DBA por servidor pra funcionar direito…

B

dbht:

E também espero que o java não fique com a cara do oracle: - Precisa de uns 3 DBA por servidor pra funcionar direito…

Vc precisa mesmo é de um DBA que conheça Oracle , porque o normal é o contrário, um DBA cuidar de vários bancos em vários servidores.

E

Joao.Gabriel:
Marcio_Nogueira:

Intuitividade é algo extremamente relativo para servir como efeito de comparação… O que é intuitivo pra mim, talvez não seja pra você e por aí vai. NetBeans além de lento, tá sempre um passo atrás do Eclipse, apesar de ser uma IDE muito boa.

Afirmação falsa ou não, condizente ou não, a IDE Eclipse é a mais popular e usada do mundo, principalmente no meio corporativo, onde tiramos nosso salário. :stuck_out_tongue:

Sem mais.

Concordo que intuitividade é ralativa, mas utilizo as duas IDEs a mais de três anos, tenho projetos ambasm, e acho o NetBeans mais intuitivo. Confesso que o Eclipse melhorou muito nos últimos anos, mas em alguns pontos ainda depende muito de plug ins de terceiros (o que quase sempre gera uma certa instabilidade). Melhoras recentes do Eclipse estão sempre ligadas a correr atrás de facilidades do Netbeans. (Melhor suporte Plataforma JEE, PHP, Autoupdade são exemplos).
Quanto a ser lento, eu já nem vejo tanta diferença assim. (Lembresse desisntale os plugins que você não usa, C++, Ruby, mecurial, etc)
Ser popular não significa ser melhor, significa ser a IDE mais utilizada.

M

Pretendo e vou continuar com o Java, esta história de migrar para outra tecnologia só porque a Oracle comprou a Sun é pura besteira. E o tempo gasto para estudar e aprender (de fato) outra tecnologia? Ainda mais para obter experiencia profissional e entrar no mercado desta tecnologia? :wink:

C

Oracle Developer:
Olá pessoal,

Abraços a Todos!!!

Oracle REA

Perfeito a sua opinião, o resto é especulação. Haverá mudanças?? Vai haver sim, aliás a administração Oracle é diferente da administração da SUN. Agora não é preciso ficar desesperado, tiro por isso quando adobe comprou a macromedia.

F

No ano 2000 um analista americano também disse isso, mas não por este motivo.

Quanto mais gente que “MEXE com java” for para o mercado que adota .NET melhor; aumenta as chances do valor hora para quem DESENVOLVE utilizando Java seja maior.

A Oracle:

1. Sempre apoiou Java, na minha opinião é a empresa que mais apoia.

2. Está envolvida em empresas gigantescas onde circula muito, muito dinheiro.

3. Tem uma credibilidade enorme (não estou falando que os softwares dela são os melhores).

4. Por ter credibilidade e gerar segurança está presente no contexto das empresas gigantes que NÃO acredita ainda no software livre.

5. Não tem histórico (ao menos ainda não vi) de comprar software para descontinuação.

6. Acredita ter o melhor bdo do mundo mas que suas ferramentas não estão a altura de muitas por ai e tem investido muito neste lado.

7. Não possui linguagem de programação similar ao Java fora do banco de dados (não estou considerando o forms nessa).

8. Me faz imaginar que ela queira trocar o PL/SQL pelo Java.

Gente…estou começando a achar que a Oracle irá nos levar para um mundo de projetos incriveis, sem falar que um banco de dados orientado a objetos em java criado por uma empresa como a Oracle seria muito bom.

flws

D

boaglio:
dbht:

Vc precisa mesmo é de um DBA que conheça Oracle , porque o normal é o contrário, um DBA cuidar de vários bancos em vários servidores.

Trabalhei muitos anos como analista de suporte em storage e servidores e infelizmente não pude perceber isso. Ao contrário de empresas que tem banco de dados DB2, Informix, SQL2k, sysbase com bases de dados na ordem de 600 Gb++, todos os clientes (pequenos, médios e grandes) tinham muitos DBAs Oracle, muitas vezes discutindo-se entre si soluções de contorno que a Oracle sugeria para os problemas que seriam corrigidos em fixes futuros…, e com outros bancos, muitas vezes nem havia um DBA CLT…

Quero estar enganado, mas oracle não tem um produto muito bom assim, é mais marketing do que banco. Lógico não desmerecendo todo mundo que já gastou R$ com ele (fizeram um bom negócio), tenho certeza de quem precisa de oracle grid com funções geo espaciais, procedures que mandam e-mail e calculam o resultado da vida, do universo e tudo mais (=42) possam precisar de Oracle…

F

me lembrei de uma apresentação de um evento de .net aqui em recife há uns 3 anos, que o cara mostrou uma “inovação interessante”, segundo ele, possibilidade de debugar código C# dentro do SQL Server pelo VS para Stored Procedures, possívelmente a oracle vai tentar fazer algo do tipo, não sei a tão vantagem que isto traz, mas isto poderia ajudar em algumas limitações existentes e/ou resolver algumas dificuldades a melhorar do PL/SQL com o java incorporado

B

A questão da compra, eu acredito que foi bom ter sido pela Oracle e não pela IBM, pois eu acredito que a Oracle vai investir pesado em algumas das áreas da SUN que estavam a muito tempo sem investimento, com essa compra algumas empresas podem ficar de molho, como a propria IBM.

Li algumas mensagens e acredito que o kicoloco está bem antenado no que vem acontecendo com nossa área hoje, eu inclusive acredito já vem acontecendo a um bom tempo, que é a questão de comodite na TI, a TI vem passando por algumas transformações, que podemos comparar com o que aconteceu com a criação da lâmpada, a Oracle pode justamente está pensando nesse marco, quem sabe visando uma posição no mercado futuro…

Acredito que quando Bill Gates deixou o comando da Microsoft em 2006, foi por justamente visualizar o que o futuro reserva e sabendo que não teria condições inovar nesse sentido, colocou outra pessoa no lugar, ou quanto surgiu o Tata Nano, que talvez seja mais um “formador de opnião” que tenha vislumbrado o que está por vir e está propondo algo, a compra a área de “carros luxo” da ford, talvez tenha cido uma estratégia nesse sentido.

Isso tudo me lembra uma maratona, todos aqueles atletas posicionados e esperando que duas pessoas soltem a bendita faixa e assim comecem a correr e mais ao fundo um pouco mais distante temos um monte de gente anônima que na maioria que ta por perto e muitos querem ganhar.

M

"

M

Nossa… fico dois dias fora e olha o que acontece.

E as certificações da Sun?
Viraram Oracle?
Ou vão tirar o S da SCJP e deixar só CJP.

D

Mark_Ameba:
Nossa… fico dois dias fora e olha o que acontece.

E as certificações da Sun?
Viraram Oracle?
Ou vão tirar o S da SCJP e deixar só CJP.

Estou com a mesma dúvida pois estou estudando para prova, mas até que seja tudo aprovado pelo governo acredito que nada irá mudar por enquanto.

Mas estou com receio, no mais eu prefiro a Oracle que IBM!!!

L

Galera…

a Oracle deve ser a empresa que mais investe no Java. Ela possui uma equipe que atua no desenvolvimento da linguagem.

E ainda, ela possui milhares de desenvolvedores que estão migrando seu ERP para java, alguém acha que ela ia realmente acabar com o Java?

Olha o que esse amigo disse:

“ESTE é o grande negócio da compra para a Oracle: só pra lembrar, o negócio de banco de dados (com a popularidade dos abertos) estava virando comodite. Não havia mais razão para se comprar uma licença do Oracle.”

MEU DEUS!!! não posso acreditar!!! Esse mostrou que não sabe de nada mesmo!!!

Depois não podemos reclamar quando chamam os desenvolvedores de LOUCOS!!!

Leiam isso também:

“E, melhor ainda para a Oracle, que já estava tentando diminuir a parcela de participação do negócio de bancos de dados em sua infra (basta ver as últimas compras para confirmar isto))”

Banco de dados da Oracle é sem dúvida nenhuma o melhor banco de dados do mundo. É claro que a Oracle sempre continuará investindo no BD mas é mais claro ainda que ela também investirá muito mais em outras soluções. Basta ver nos últimos lançamentos do Banco de Dados 11g.

Falando em investimento, a Oracle investe BILHÕES de dolares todo ano no desenvolvimento de produtos.

foi raro ler em um só local tanta besteira!!!

Tem gente aqui que merece os parabéns!!!

Abraços

D

Opa outra issue interessante, acho que devemos acompanhar.

JPA/Hibernate tem crescido muito e sempre foram desenvolvidos (indiferentemente) do banco de dados usado, ou seja, era pra ser totalmente transparente. Agora temos um grande player de banco de dados dona da especificação. Eu vejo que não é bom negócio para a Oracle sacrificar o banco dela se a API continuar generalizada, já que não aproveita nada do que ela tem de diferencial. Ou sobra pra ela fazer a implementação dela do JPA como sendo a oficial para ter benefício com o oracle bd, ou ela simplesmente vai dar baixa prioridade para o JPA, pra não crescer muito… e paralelamente ela grita no mercado ++ ainda com o top-link pra concorrer… E quem ganha com isso? - Hibernate…

Resumindo: É muito delicada a estabilidade das especificações de uma linguagem, há muitos interesses envolvidos, de muitas partes e acho que bem menos do imaginamos para quem é dona de fato do ecosistema, e contrariando a minha opinião de quando vi essa notícia, acho que no fundo, muito pouco vai mudar nos próximos 5 anos, no máximo uns © Oracle inc…

M

alexrosa:
Muitos falam que estão felizes, outros ficam em cima do muro, mas vamos ser francos e realistas. “Nós que trabalhamos com Java não é nada bom”.
Tudo bem, vão dizer que é mais especulação… pode até ser, sou sincero dizer, ou até mesmo insegurança da minha parte, mas que o Mundo Java vai sofrer impacto, isso é sem dúvida pura verdade.
Pelo Post que vi do outro amigo (Oracle Developer) que falou muito bem dos protudos oracle, sinceramente eu tenho medo do futuro que a Oracle possa dar ao Java, principalmente se trantando que a Oracle gosta muito de amarrar seus produtos as suas tecnologias… Imagina as libs do ADF dentro da JRE… risos…
Pra mim, foi uma bomba mesmo, até porque concordo com os amigos, o mercado Java vai ter uma queda, afinal as pessoas gostam de liberdade de escolha, o que acredito que a Oracle não vá deixar termos da forma que tinhamos com a Sun.
Pelas declarações do CEO da Oracle, Java e o Solaris são as maiores aquisições da empresa, acredito que irão fazer uma forte estratégia para atrelar o nome do Java a Marca e produtos Oracle, isso indiscutivelmente irá acontecer, como ? bom, isso sim não posso prever, mas com certeza irá, até porque será a melhor forma de ganhar dinheiro com essa aquisição.

É por isso que estudo Python e Rails :D, já o .NET só se me pagarem bem :stuck_out_tongue:

Cheers ;-)

É disso que estou falando. É obvio que a Oracle não vai transformar o java da noite para o dia. Mas se a Oracle começar a fazer suas amarrações, podem surgir novas opções. (Alias já estava surgindo antes do java se tornar open source). Isso confunde o mercado e começa a criar divisões, lembrem-se do .Net da Microsoft que não assustou o java, mas se tornou mais uma opção. Querendo ou não em alguns lugares o java perdeu com essa. A Oracle não tem cultura open-source e muito menos aberta. Se for um bom negócio amarrar desenvolvedores java a uma plataforma de produtos dela, é isso que ela vai fazer. “…A então blz, porque vou continuar empregado…” Claro que vai, mas não vai ter a comunidade java, o JCP e a liberdade que se tem hoje. Esse é o detalhe. Imagine por exemplo se a Oracle se dedicar ao Solares e largar a JVM do MAC simplesmente porque não da lucro. Com a SUN no comando, nunca precisei me preocupar com isso.
Tudo que estamos discutindo aqui é pura especulação, mas cada um tem sua visão e opnião. E a minha é que o java na mão de outra empresa se não a SUN, pode morrer em 10 anos. Coisa que eu jamais acreditava que poderia acontecer.
Quanto ao .Net não é para migrar, mas para se ter uma opção a mais. Nunca me preocupei em estudar o .Net porque o java sempre me ofereceu vários caminhos. Mas se todos os caminhos levarem somente aos produtos da Oracle eu prefiro ter mais opções mesmo que seja a Micro$oft.
Não é o fim do mundo, nós somos desenvolvedores e podemos fazer o que fazemos em qualquer linguagem, mas fazer isso no java que temos hoje é muito melhor. E o java é o que é por conta de vários fatores como disseram acima. Mas não vejo nenhum desses fatores se unindo se fosse a Oracle e não a SUN a criar o java.
Por fim é apenas um desabafo, já que querendo ou não, a SUN vai ser comprada e não há nada que podemos fazer para mudar isso.

M

"

R

Calma pessoal. Ainda não é o fim do mundo (por enquanto). :?

Ideal mesmo seria se a Sun tivesse resolvido os seus problemas. Vale a pena ler esta reportagem aqui.

Uma previsão mais provável que ocorra é que para a Oracle ela terá uma grande vantagem de vender os seus produtos agora com o suporte tipo “barba, cabelo e bigode”, ou seja, servidores+aplicações+suporte.

Já o fututo ainda é muito cedo de se saber o que acontecerá com o Java e os demais produtos da Sun. Resta esperar por novidades em breve.

M

hehe…dessas parte ai eu gostei…rs

M

"

O

O papo está bem bom, bem divertido ver a série de “visionários” do futuro do Java…

Porém a pergunta que não quer calar: QUANTO que eu vou ganhar com tudo isso? Se meu valor de mercado aumentar, adorei. Senão… tanto faz se é Sun, Oracle ou Zé Corporation…

K

Galera, acabou o milho, acabou a pipoca, a Oracle vai fazer o Java gerar dinheiro pra ela, ela não vai investir em Java para dar munição a concorrência que só tirou bons frutos da plataforma, muitos produtos open com certeza vão ter licenças dual, uma com limitações e releases atrasados e outra comercial com as mais avançadas caracteristicas, Java não vai acabar mesmo, mas vai mudar a política de uso disso aí.

Segundo este artigo o open source que a Sun abraçou não conseguiu salvá-la http://www.itwriting.com/blog/1340-the-end-of-suns-bold-open-source-experiment.html

Segundo esse artigo, que fala sobre a parte open source da Sun, a Oracle não em tradição e não abraçou a causa open source como IBM, Sun, então não esperem que eles vão doar alguma coisa.

Eu também acho lógico, um negócio tem que se sustentar, open source beneficia quem? paga o salário das pessoas que fazem o código, paga a infraestrutura? A sim, certificações, cursos e serviços pagam tudo isso? hum, acredito.

Há até cenários nesses artigos, mas apenas especulações, eu to achando é que vai ter um racha nisso aí e vai pipocar forks pra tudo que é lado e vamos ver uma praga de JVMs no mercado incompatíveis:

• JavaOracle
  • JavaIBM
  • JavaGoogle
  • JavaComunnity

Cada um com seu Java e nada de submeter a Oracle, bom, são apenas cenários especulativos, mas acho que o recreio acabou, é hora disso aí virar dinheiro e ser rentável como deve ser um negócio.

C

Bom ,

Se a Oracle freia o desenvolvimento do JDK ou de JSR’s , é um bom motivo (ao menos para mim) para considerar a troca da plataforma, ainda mais em tempos que o hardware está em constante desenvolvimento…

C

Será que a Oracle vai pedir o JDev como IDE oficial???

M
É nessa hora que vemos que passou do tempo de estudar aqueles tutoriais favoritados a um tempo sobre Ruby.

Eu agora fiquei com medo… o Java não pode ser fechado…

F

Se ela fizer isso, ai sim vc vai ver o que é sofrer no trabalho.

P

“Ladeira abaixo”?

Será que uma graaande empresa como a Oracle vai deixar Java e/ou ferramentas descer “ladeira abaixo”? Eu duvido!

P

+1.

Não que eu vá “estacionar”, não é isso. Mas eu duvido que as coisas caiam “ladeira abaixo”. Duvido. É provável que, em certos aspectos, as coisas até melhorem… :wink:

H

Estou migrando para Java e acho MUITO IMPROVAVEL a Oracle descontinuar ou encostar o JAVA no canto da sala. É mais provável que eles descontinuem o OpenOffice, botem o MySQL como versão alternativa ao banco deles, de onde o MySQL pode até melhorar bem com isso, e derrepente entubem o java no pacotão pago deles.

Eu só lembro de uma vez uma empresa afundar algo que dá certo, apesar de bobo o exemplo é o do ICQ e a AOL. Duvido que a Oracle vá fazer alterações profundas nas aplicações, só cortar as experiências, manter o que tem dado certo e investir em hardware.

E

No ano 2000 um analista americano também disse isso, mas não por este motivo.

Quanto mais gente que “MEXE com java” for para o mercado que adota .NET melhor; aumenta as chances do valor hora para quem DESENVOLVE utilizando Java seja maior.

A Oracle:

1. Sempre apoiou Java, na minha opinião é a empresa que mais apoia.

2. Está envolvida em empresas gigantescas onde circula muito, muito dinheiro.

3. Tem uma credibilidade enorme (não estou falando que os softwares dela são os melhores).

4. Por ter credibilidade e gerar segurança está presente no contexto das empresas gigantes que NÃO acredita ainda no software livre.

5. Não tem histórico (ao menos ainda não vi) de comprar software para descontinuação.

6. Acredita ter o melhor bdo do mundo mas que suas ferramentas não estão a altura de muitas por ai e tem investido muito neste lado.

7. Não possui linguagem de programação similar ao Java fora do banco de dados (não estou considerando o forms nessa).

8. Me faz imaginar que ela queira trocar o PL/SQL pelo Java.

Somente acrescentando a sua lista:

1. grande parte das ferramentas de administração dos bancos de dados da Oracle são em Java;

2. a muito tempo é possível construir triggers e stored procedure em oracle, você programa em PL/SQL se quiser.

3. um dos requisitos para instalar Oracle em uma plataforma é que essa rode Java.

E

me lembrei de uma apresentação de um evento de .net aqui em recife há uns 3 anos, que o cara mostrou uma “inovação interessante”, segundo ele, possibilidade de debugar código C# dentro do SQL Server pelo VS para Stored Procedures, possívelmente a oracle vai tentar fazer algo do tipo, não sei a tão vantagem que isto traz, mas isto poderia ajudar em algumas limitações existentes e/ou resolver algumas dificuldades a melhorar do PL/SQL com o java incorporado

O Oracle já tem Java imcorporado, não posso confirmar mas pode ser a mais tempo do que o SQL Server tem C#.

E

dbht:
Opa outra issue interessante, acho que devemos acompanhar.

JPA/Hibernate tem crescido muito e sempre foram desenvolvidos (indiferentemente) do banco de dados usado, ou seja, era pra ser totalmente transparente. Agora temos um grande player de banco de dados dona da especificação. Eu vejo que não é bom negócio para a Oracle sacrificar o banco dela se a API continuar generalizada, já que não aproveita nada do que ela tem de diferencial. Ou sobra pra ela fazer a implementação dela do JPA como sendo a oficial para ter benefício com o oracle bd, ou ela simplesmente vai dar baixa prioridade para o JPA, pra não crescer muito… e paralelamente ela grita no mercado ++ ainda com o top-link pra concorrer… E quem ganha com isso? - Hibernate…

Resumindo: É muito delicada a estabilidade das especificações de uma linguagem, há muitos interesses envolvidos, de muitas partes e acho que bem menos do imaginamos para quem é dona de fato do ecosistema, e contrariando a minha opinião de quando vi essa notícia, acho que no fundo, muito pouco vai mudar nos próximos 5 anos, no máximo uns © Oracle inc…

Novamente, o Java está mais para JCP do que para a Sun ou para a Oracle, somente lembrando, a implementação de referencia (RI) do JPA já é da Oracle, o nome dela é TopLink (que apesar do que muitos acreditam TopLink já tem muito tempo de mercado mais de 10 anos).

L

A discussão está bem patética, pra variar. Por isso, ao invés de chover no molhado, vou repetir algo que já disse antes:

leonardo3001:
Só uma coisa, vocês ficaram sabendo da acusação de que a Sun está passando por cima do JCP? Deu até no InfoQ!

O motivo é que a briga entre a Sun e a Apache, pode resultar em um veto da JSR do Java 7, por várias empresas. Afinal, quem aprovaria uma nova JSR cuja licensa é ainda restritiva e só beneficia a Sun?

Estou falando isso porque essa visão de que a Sun é o “anjinho” e a IBM é o “diabinho” não passa de papo furado de fanboy. As duas empresas só estão olhando pro próprio umbigo. E uma fusão não deveria nos comover.

Além disso, se você desenvolvedor está preocupado com o sumiço do Java, o erro é seu! É você que não diversificou seu portfólio de conhecimento e fica a mercê do destino de uma só empresa.

Apenas troque IBM por Oracle.

E eu já falei algo também sobre uma possível “morte” do .Net:

leonardo3001:
Não haveria uma morte do Windows, muito menos do .Net. Em caso de falência da Microsoft, as pessoas simplesmente usariam a última versão disponível por um bom tempo.

Como evidência, lembre-se que muita gente usa o Windows XP porque considera o Windows mais recente ruim, e provavelmente continuariam a usar XP se não houvesse mais Microsoft ou o suporte dela. Outra é a linguagem VB6. Tem muito software por aí sendo mantido (e até criado) com essa linguagem, mesmo a Microsoft tendo descontinuado essa linguagem em favor de um outro VB mais alinhado com o .Net.

Haveria a possibilidade do .Net virar open source? Difícil, nem tudo nessa plataforma é aberto (a linguagem C# é especificado pela ECMA) e o ecossistema livre em torno dela, ao contrário do Java, é escasso. Provavelmente, haveria um congelamento de inovações até que uma Novell da vida tomasse às redeas.

Troque .Net por Java. Edit: quero dizer: troque o que eu acabei de dizer sobre .Net por Java. Senão vai ter neguinho gerando mais flame war.

Resumão: 1) nenhum desenvolvedor deveria ser escravo de plataforma; 2) na mais impossível das hipóteses, haveria muito emprego de manutenção.

K

Troque .Net por Java.

Resumão: 1) nenhum desenvolvedor deveria ser escravo de plataforma; 2) na mais impossível das hipóteses, haveria muito emprego de manutenção.[/quote]

Ei Guru!!! aproveitando as suas previsões tecnológicas e espiritual, Clipper, Delphi e Cobol estão mortos? não há mais espaços pra eles? é verdade que Cobol e Delphi podem vir a rodar no Java? O Executivo chefe da Sun continua no cargo? Bill Gates voltará se o Windows 7 fracassar como o Vista? Java pode seguir outro rumo com uma licença comercial e deixar uma versão open com release atrasado em relação a versão comercial? NetBeans terá custo? A J2EE rodará mais rápido em máquinas da Oracle? o nome Sun vai sumir com aquisição da Oracle? Vai haver debandada dos sangues sugas para outras tecnologias? assim os que metem o pau aqui em Cobol, Delphi e Clipper pode pular pra Ruby a queridinha da vez?

Em fim, vida longa ao JavOracle.

J

Three letters - FUD!

Será que os fórums da Borland ficaram assim quando ela foi comprada? Vou dar uma olhada no web archive :stuck_out_tongue:

L

knowledgebr:
Ei Guru!!! aproveitando as suas previsões tecnológicas e espiritual, Clipper, Delphi e Cobol estão mortos? não há mais espaços pra eles? é verdade que Cobol e Delphi podem vir a rodar no Java? O Executivo chefe da Sun continua no cargo? Bill Gates voltará se o Windows 7 fracassar como o Vista? Java pode seguir outro rumo com uma licença comercial e deixar uma versão open com release atrasado em relação a versão comercial? NetBeans terá custo? A J2EE rodará mais rápido em máquinas da Oracle? o nome Sun vai sumir com aquisição da Oracle? Vai haver debandada dos sangues sugas para outras tecnologias? assim os que metem o pau aqui em Cobol, Delphi e Clipper pode pular pra Ruby a queridinha da vez?

Em fim, vida longa ao JavOracle.

Nossa! Guru? Muito obrigado pelo elogio!

D

Essas previsoes tao piores que as dos mediuns no comeco do ano!

Falando serio, a unica coisa que eu ouvi dentro da Oracle e q ha interesse grande em vender hardware risc junto com o banco, eu fiquei meio curioso com esse assunto pois nos ultimos anos a Oracle estava investindo muito na redhat e havia deixado pra la plataforma RISC.

Duvido que va haver mudancas no netbeans, muito menos no curto prazo, a Oracle ja esta treinando toda a galera pra SOA Suite 11G que usa o JDeveloper como IDE e tem previsao de lancamento ainda nesse ano, provavelmente vao coexistir um bom tempo.

O mundo nao acabou, nao eh o inferno pra quem trabalha com Java, se duvidar ateh melhora

J

Também acho que vai melhorar, a Oracle tem muito crédito na praça e nunca iria comprar a Sun pra deixar o Java morrer (é uma das empresas que mais aposta no Java).

O pessoal falando de “ladeira abaixo” não tem a menor noção.

K

Juk:
Também acho que vai melhorar, a Oracle tem muito crédito na praça e nunca iria comprar a Sun pra deixar o Java morrer (é uma das empresas que mais aposta no Java).

O pessoal falando de “ladeira abaixo” não tem a menor noção.

Java não vai acabar, a Oracle vai apenas da uma pitada em como fazer isso gerar muito dinheiro, a Sun vacilou com open source, a Oracle vai saber aproveitar isso, tá na hora da “comunidade” soar a camisa e fazer o Java evoluir, gente usando ele já tem bastante, ele precisa é evoluir com mais idéias em seu core.

Até agora não apareceu uma comunidade para criar uma super ide Java, fica só esperando a IBM e a Sun jogar o milho pra comerem.

O Cobol e o Delphi vão bem obrigado, não é mais moda, mas estão aí, só to vendo chupim chorar que vai pra .NET e Ruby, Ruby só tem barulho, velocidade que é bom nada. PHP em web supera Java e Ruby tranquilamente, é mais simples.

O Guru lá falou, e tá falado, as previsões dele acontecem e são reais, falowz.

M

Aqui estão todas as respostas: link

M

mario.fts:

Aqui estão todas as respostas: link

Ah sim, ela tbm aceita currículos, vi muita gente com potencial aqui.

R

Duvido muito que a oracle vá acabar com o java, principalmente porque os projetos dela são feitos com essa linguagem. Mas acredito que ela poderá tornar varios componentes free para pagos.

R

Existe outra matéria do computerworld falando sobre a vantagem que a microsoft poderia ter em relação ao banco de dados já que a Oracle obteria a sun junto com seus portifólios!

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/04/22/microsoft-pode-ganhar-com-compra-da-sun-pela-oracle/

O que acham disso?

C

O que seria acabar com Java? como isso seria feito? (note que COBOL esta por ai ate hoje!)

F

Estou torcendo para que a Oracle invista muito, mas muito mesmo no Java, afinal grante parte de seus produtos usam o Java. E o os meus tb :)…
Mas fico com um pé atrás qto ao OpenOffice, JavaFX e o MySQL, sei que existem produtos alternativos e free, mas gostaria que esses envoluissem mais…
Agora é esperar para ver o que acontece… seja o q Deus queiser…

M

E o pior de tudo… essa conversa toda só esta ocorrendo por que nem a Oracle nem a Sun se manifestou sobre nosso querido Java… falta de consideração com o SDN.

W

à que minteressar:

http://www.oracle.com/us/corporate/press/018363

:smiley:

G

Bah!!!, eu estou com medo da Oracle fazer do Java e MySql e outras tecnologias um peso igual tem os outros sistemas dela. e outra coisa, isso e muito complicado pois o MySql e usado em larga escala em servidores web e em aplicaçoes de pequeno e médio porte, ja o Oracle DB é uma coisa mais GRANDE em todos os sentidos por que va ser pesado e chato assim na casa do *******, eu so espero que estas maravilhas que a Sun mantinha viva até ontem, não vão parar em um canto escuro, apenas sendo mais um produto Oracle.

Obs: de forma alguma estou falando que o MySql não faça o mesmo trabalho do Oracle longe disso, só estou falando que são segmentos diferentes e pode ser e tomara que seja que eles mantenham da forma como esta somente melhorando e nao descontinuando, o que acho que é a preocupaçao da grande maioria.

G

Estava ontem lendo sobre isso e achei esta materia:

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/04/20/oracle-ve-java-e-solaris-como-as-principais-razoes-para-a-aquisicao-da-sun/

fonte: http://computerworld.uol.com.br

A

Nesta história acredito que nós como a comunidade tem muito a ganhar, uma vez que a Oracle tem em seu portfólio de produtos, muitas ferramentas desenvolvidas em java e que com certeza nisto ela não irá mexer , acredito que a grande tacada da oracle esta em ampliar um leque de produto que ela não possui que é a parte de hardware , pois há algum tempo atrás a oracle havia feito uma parceria com a HP (Servidores), agora de antemão a oracle tem Hardware (SO e Servidores) ou seja, pode-se oferecer além dos produtos , toda a infra-estrutura necessária se isto é bom ou ruim já é outra história , porém em relação a nós desenvolvedores nada mudará, até acho que muita coisa sairá mais rápido, pois a oracle mantém muitos desenvolvedores em seus respectivos projetos, exemplo seria o TopLink, a oracle irá somar do que subtrair , pois a Oracle faz lucro em coisas banais diferente da SUN que não lucra nem em coisas boas …rs…

Lekão - Apenas minha opinião …

G

GodZilla_XF:
Estava ontem lendo sobre isso e achei esta materia:

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/04/20/oracle-ve-java-e-solaris-como-as-principais-razoes-para-a-aquisicao-da-sun/

fonte: http://computerworld.uol.com.br

Isso sim é uma reportagem interessante.

Aquele post da InfoExame … sem comentários

F

Ta escrito la, alguem realmente leu? :roll:

http://www.oracle.com/us/corporate/press/018363

L

Olá

Ando meio afastado pois este ano tenho ficado mais no meio do mato em Paraty do que em algum lugar com Internet fácil.

Para mim e acho que para todos, a notícia bomba não foi a venda da Sun. Mas a IBM ter deixado escapar.

De qualquer forma, tanto nas mãos da Oracle como da IBM, acho que muitas cabeças rolarão (além daqueles que já sairam nos últimos tempos) e alguma mudança será sentida. Talvez nas próximas versões. Mas o grande legado Java segurará a barra.

E atualmente há outras opções promissoras para quem tem medo da Oracle.

[]s
Luca (mostrando que está vivo)

M

A Compra da Oracle certamente foi inteligênte e ainda pagou mais do que a IBM mesmo pagaria pela Sun Microsystems, em termos de soluções acho que o core de engenheiros da Sun vão avançar recursos tecnologicos frente a Oracle, todavia o Mundo Java é algo que já esta ligado à vários Players de Mercado.A Sun Microsystems já fez o papel dela, semeou Java em todos os cantos, agora o que ficou é projetos a continuar ou mesmo se fundir para outras tendências e inovações, java vive nas arterias de muitas empresas , byte-code não faltará.

K

Só para lembrar, a Oracle pagou pela BEA mais que pagou pela Sun, uma empresa basicamente de Middleware em cima da plataforma Java, ou seja, ela tem muito interesse que a plataforma vingue !!

Com a compra da BEA, ela ganhou a JVM mais parruda do mercado - JRockit. Entretanto a JVM da Sun possui uma série de features respeitáveis e a tendência é esse universo se fundir.

O que sei, é que dentro da Oracle existem muitas áreas divididas por estratégia da empresa. Fusion Middleware, como é chamada a área em questão, teve um by pass de cadeiras e a grande maioria dos postos chave ficou com ex- profissionais BEA.

Acredito que a Sun deve agregar positivamente como centro de pesquisa e o que cai é o que ela é fraca, marketing, vendas e definição de produtos.

M

"

M

Produto aberto dá di, nheiro sim, e muito. Veja o Linux por exemplo, há muitas empresas que ministram treinamento e prestam suporte. :wink:

F

:shock:

S

marcosalex:

A unidade Java da Sun sempre foi lucrativa e era uma das que mais crescia.
E a Oracle já contribuiu pro Kernel Linux, php e tem produtos open source, como o Inno DB e o Berkeley DB. Ela não tinha uma gama de produtos Open Source tão grande quando a Sun e IBM, mas possui sim, vários produtos abertos e ganha dinheiro com eles.
Não caia na lenda urbana que produto aberto não dá dinheiro.

K

É… Como open source da dinheiro. hj é melhor comprar a google que microsoft !

alguém tem apostilha de Postegres ?
e até quando eles vão querer ser livres ?

M

Open source da dinheiro para quem sabe ganhar dinheiro com ele. E a única referência que tenho disso é a Red Hat. Mas veja que só agora os analistas financeiros dizem que ela é uma boa opção de compra no mercado. Que da dinheiro da, mas não como o sistema fechado.

Quem chama de chupim quem comentou que vai estudar .Net (eu), devia analisar melhor a situação, porque de agora em diante o Java pode ser basicamente a mesma coisa. O que deixa ele diferente se a Oracle tomar todas as decisões para o bem dela?

O Delphi, VB, Cobol, etc não morreram, e inclusive estão cada vez mais evoluídos. A um tempo atrás tinha visto um livro de Clipper Orientado a Objeto. Muito bom. Só acho estranho a galera que programa nisso sempre falar dos anos 70. Vai ver eles gostam de rock. Ué?, eu também gosto. ?!?

Mas uma coisa nessa compra me deixa muito feliz. Agora com todo o investimento da Oracle no Java e no mundo Open Source, podemos com certeza prever o maior banco de dados revolucionária de nossa éra. Um OOOOS (Oracle Orientado a Objetos Open Source). Integrado com todas as IDEs do mercado (inclusive o Jbuilder), App Server em geral e o que mais aparecer. O que acham? Claro que vai ter uma ferramenta para migrar os dados do Banco de dados fechado para o banco de dados aberto, igual a que a Oracle tinha feito para o Mysql lembram?. A é, ela só fez para migrar do Mysql para o Oracle, esqueceu de fazer o contrario também. Mas sei que não foi por mau, que isso. Agora quem sabe ela faz né.

P

Vamos com calma!

É claro que é sempre bom não estar preso a uma plataforma e/ou linguagem.

Não será bom para ninguém se houver um êxodo de programadores Java para .Net

Vejo que aqui no GUJ só se foca mesmo o desenvolvimento web!
Acredito que seja o ponto mais forte e mais usado.

A mim também me preocupam outros pontos…

Java para desktop! Será que a Oracle vai trazer algo de novo para o Desktop ou vai simplesmente acabar com ele por não lhe interessar?

E o JavaFX? Muita gente pode não gostar, mas a verdade é que a plataforma está crescer!
Será que a Oracle manda JavaFX para o /dev/nul ou impulsiona o seu desenvolvimento?

Tantas perguntas sem respostas! Só o futuro dirá o que irá acontecer!

S

Notícia interessante. Os negócios são dinâmicos, qndo se menos espera, mais nos surpreendemos.

P

Poderia citar nomes? :roll:

L

Olá

Poderia citar nomes? :roll:

Na verdade não vejo motivos para ter medo desta notícia. Para mim faz tempo que Java não é mais a melhor opção para desenvolvimento web na maioria dos casos. Acho que muitos sites podem ser muito mais simples usando outras coisas como por exemplo Rails, Django ou mesmo o engine do Google.

Java foi bom quando servlets surgiu para matar os scripts CGI. Mas isto foi há uns 8 anos atrás (ou mais). Hoje usar Java é complicado demais se não houver algum motivo especial que justifique sua escolha. Mesmo assim pode ser integrado com outras coisas rodando na JVM (Ruby, Clojure, etc.)

[]s
Luca

M

Nao se trata apenas de focar em desenvolvimento web. Grande parte dos projetos em Java aqui no país sao na plataforma JEE, muito poucos para desktop e muito raramente mobile.
Acho que esta é uma característica do mercado Brasileiro, porém, nao reflete as tendencias do mercado global. :wink:

F

sempre quis aprender java, agora q começo a levar a serio a sun é vendida

galera, acho q a culpa pela venda é minha,
to igual o Hugo do Lost.
maior pé frio.

T

goslingTeam foi brilhante: criaram uma plataforma independente de sistema operacional e administrativo.

quanto a transação em si, nao chega ser uma bomba, pois a sun é uma empresa de capital aberto, portanto, qualquer um poderia assumir o capital votante. inclusive o criador do posting.
mais. as empresas em torno do burburinho da venda da sun em algum momento ja tiveram ou possuem ações umas das outras (só nao divulgam para manter a briguinha e estimulo entre os desenvolvedores/funcionarios).
o financeiro pensa diferente da engenharia. 10% da grana investem (ninguem sabe), 30% em titulos do governo, 30% em empresas triplice A (elas mesmas) e os 30% restantes reeinvestem internamente.
o que muda? nada.

o scot, ellison e a big blue sempre compartilharam a mesma visão:
o computador é rede. preferencialmente rodando em um mainframe com clientes magros. ideia antiga mas implementado de forma nova pelo google.
ja os novatos gates e jobs tinham foco no desktop, mas logo embarcaram na rede. o que os diferenciavam do trio? agiam do lado negro das trevas - mercado baixa renda, ou low end.

mas os neguinhos cresceram, ficaram maiores de idade, faturaram uma fatia significativa do trio e, viraram hig-end.
no final das contas, sun e oracle é uma união de iguais.

agora que a visao de rede foi implementada usando sistema operacional e hardware baixa renda, o pessoal da velha guarda ta com as barba de molho…ou não.
a força sempre esteve do lado de quem tem o faz-me-rir.

pegadinha:
o hardware baixa renda do google possui tecnologia de resfriamento ultrapassado e ano passado, segundo o Gartner, 50% dos data-centers do mundo teriam insuficiencia de energia e refrigeração. INCLUINDO o google com seus servidores de ventuinha, tecnologia mais que ultrapassada, a exemplo das tecnologias de servidores de alta densidade estado da arte. Vale lembrar que a previsão do Gartner foi feita em 2006, mas o aquecimento e conta de luz sempre dobrou ano a ano desde o surgimento dos processadores mas moore não precisava lembrar disto…certo? errado! quem paga a conta?

o curioso é que os mainframes e servidores estado da arte tb usam tecnologia de resfriamento obsoleto, o que faz com que entre 2004 e 2015, o custo de refrigeração será maior que o custo de aquisição dos equipamentos de TI, outra previsão do Gartner, IDC, IBM, zé e de quem mais souber distiguir uma curva exponecial para cima de dissipação de calor em watts/cm² dos processadores entre 1996 e 2010.

com a conta de luz igual para todo mundo o google leva vantagem pelo diferencial, mas, para os acionistas sempre querem mais…

Logo teremos o google rodando mainframes (acho que ja esta planejando/acontecendo) de alta eficiencia energetica com sistema operacional e banco de dados determinado pelo fornecedor do melhor hardware e que um dia ja foi comóditi.

abs

F

Galera,
oq vcs recomendam para o usuário q está aprendendo a tecnologia e pensando em tirar certificação?
quais os reflexos q vcs acham q influenciarão positivamente e negativamente a aquisiçao para este perfil de usuário?

tirar este certificado estava nos meus planos desde o ano passado, estava pensando até em fazer pós q enfatize a linguagem Java,
agora já n sei + oq fazer.

obs: Estou acompanhando todas os posts deste tópico e as respostas as perguntas q foram feitas por usuário iniciantes n sanaram a minha dúvida

M

FredGeek:
Galera,
oq vcs recomendam para o usuário q está aprendendo a tecnologia e pensando em tirar certificação?
quais os reflexos q vcs acham q influenciarão positivamente e negativamente a aquisiçao para este perfil de usuário?

tirar este certificado estava nos meus planos desde o ano passado, estava pensando até em fazer pós q enfatize a linguagem Java,

obs: Estou acompanhando todas os posts deste tópico e as respostas as perguntas q foram feitas por usuário iniciantes n sanaram a minha dúvida

Em 4 ou até 5 anos não deve mudar muita coisa. É o tempo que realmente se leva para ver se o mercado pode ou não aceitar novas ideias. Portanto continue investindo no java sem problemas. Se aprender java, você aprende qualquer coisa depois. Mas jamais faça pós graduação baseado em linguagem de programação. Isso é um tiro no pé e um chute no saco. Pós, é especialização e não um curso. Faça algo que dure o resto da sua vida e não o que está na moda e que pode morrer amanhã.
Se quiser fazer Orientação a Objeto até dou apoio, mas Java, .Net, etc ? Jamais.

C

FredGeek:
Galera,

Voce acha que um potencial cliente seu se importa se voce vai usar java ou nao?

Claro que nao. Portanto se preocupe em criar solucoes, independente da linguagem.

A

Bem, eu espero que o Netbeans e o MySql não moram ou virem pagos, mas se virar ou morrer, sempre tem um nerd a nosso favor para desenvolver uma ferramenta free para nós, e quando ganhar popularidade vender para a Oracle, é complicado, querendo ou não dinheiro move o mundo…
Mas com certeza se virar pago o que é free alguém desenvolve algo free novamente, acho que isso nunca vai acabar… assim espero…rsss

Abs a todos

M

Andy_vibration:
Bem, eu espero que o Netbeans e o MySql não moram ou virem pagos, mas se virar ou morrer, sempre tem um nerd a nosso favor para desenvolver uma ferramenta free para nós, e quando ganhar popularidade vender para a Oracle, é complicado, querendo ou não dinheiro move o mundo…
Mas com certeza se virar pago o que é free alguém desenvolve algo free novamente, acho que isso nunca vai acabar… assim espero…rsss

Abs a todos

Problema é que cada vez que o free vira pago perde credibilidade. Imagina a dor de cabeça de quem usa o MySQL se fecharem ou descontinuarem. A migração para outro banco de dados é muito trabalhosa, e ficar sem atualizações e correções é complicado.

M

"

J

Não entendo esse pânico absurdo de “virar pago”. Se virar pago vai ser pra ser deployed e acredito que a mairia de nós aqui não teriamos de arcar com custo nenhum, já que somos desenvolvedores, e com certeza não teriamos que pagar pra desenvolver 8)

Muitas empresas preferem pagar e ter um serviço do que depender de coisas free que não sabem bem de onde vem. Se bobear algumas até levam o Java mais a sério e migram de .NET só porque deixou (hipoteticamente) de ser free e passou a ter respaldo da Oracle…

M

Como falei anteriormente, nao há motivo para pânico. Muito menos para ter medo da Oracle. Acho sem fundamento este pânico generalizado. :wink:

F

mvargens:
FredGeek:
Galera,

Em 4 ou até 5 anos não deve mudar muita coisa. É o tempo que realmente se leva para ver se o mercado pode ou não aceitar novas ideias. Portanto continue investindo no java sem problemas. Se aprender java, você aprende qualquer coisa depois. Mas jamais faça pós graduação baseado em linguagem de programação. Isso é um tiro no pé e um chute no saco. Pós, é especialização e não um curso. Faça algo que dure o resto da sua vida e não o que está na moda e que pode morrer amanhã.
Se quiser fazer Orientação a Objeto até dou apoio, mas Java, .Net, etc ? Jamais.

obrigado pela sua resposta,
acho q me expressei mal em relação a pós,
a pós q eu to pensando em fazer é de engenharia de software na UFMG
ela utiliza java, mas n é o java q está sendo ensinado e sim a engenharia de software
mas querendo ou não os alunos vão aprender mais java q outra linguagem

depois da uma olhada no site da pós
http://www.dcc.ufmg.br/especializacao/cei/EngSoft/engSoft_apresentacao.html

A

viva a Oracle! :smiley:

F

Oracle massa mesmo.
Já a Oracle Consulting…

Salvem a versao do Java de vcs que ainda funciona.

T
mvargens wrote:
"Quem deveria ter comprado a SUN éra o Google. Uma pena ela não ter interesse."

quem ja experimentou o Google Web Toolkit sabe que o google tem interesse na melhor inovação da sun. o java.
imho, o gwt + eclipse proverão o framework lider pelos proximos anos com seu front end 2.0 (nao java) e back end java para soluções profissionais.

abs

F

Neste Link vocês vão encontrar todos os promenores da negociação da ORACLE com a SUN.

Eles vão manter sim o JAVA e melhorar, pelo menos é o que diz o documento.

I

Espero que a Oracle não demita os engenheiros da SUN e coloque os Indianos que fizeram o Sql Developer pra fazer o Java 8.
Se isso acontencer nos programas em Java vão começar a aparecer coisas do tipo:

“Esse programa executou uma operação ilegal”
“ERRO: PASSEI POR AQUI”
“Segmentation fault”

T

Cara, acho que eu nunca vi um post tão comentado XDDDDDDD.

Agora vamos esperar e ver o que acontece…

D

:arrow: :arrow: :arrow: :([ :twisted: :cry: 8)

O

Olá pessoal!

Compartilho com vocês aqui algumas informações que tive acesso em
fóruns diversos.

Nos EUA a fusão entre Oracle e Sun já foi autorizada. E de lá prá cá
quem realmente conhece o futuro da Sun é o Larry Ellison, CEO da
Oracle.
Mas por que não foi anunciada a incorporação final ainda?
Porque existe um processo de homologação da fusão correndo na União
Européia. E somente quando este processo terminar é que valerá
juridicamente o que já está valendo operacionalmente.

Em São Paulo ocorrerá o que deve ser o último Sun Tech Days
(www.suntechdays.com.br), entre os dias 08 e 09/Dez/2009.

Em paralelo ao Sun Tech Days vários JUGs do Brasil estarão fazendo
eventos, inclusive o RioJUG (ainda não publicado).
Aqui para o Rio conseguimos a presença da Angela Caicedo, evangelista
Java, para falar sobre JDK 7 e JavaFX.
No mesmo dia 12/Dez (sábado) teremos outros palestrantes locais.
Aguardem a publicação da informação em outros emails aqui no fórum.

Quanto ao JavaOne… Se fosse ocorrer mesmo em 2010 já teriam aberto o
Call for Papers.
Moscone Center continua reservado em San Francisco:
http://www.moscone.com/site/do/event/view?nav.type=0&nav.filter=1005&nav.base=09
09&id=440
Mas… Ninguém nos fóruns confirmou o evento.

Neste mês de Novembro estão ocorrendo várias demissões internacionais.

Eu soube que a Dr. Doris Chen saiu da Sun este mês.
Em Junho, durante o último JavaOne fiquei impressionado com a vontade
dela em se aproximar dos líderes de JUGs. E na ocasião já sentia que
ela estava querendo preparar o networking.

Isto também ocorreu com outros evangelistas Java, em uma medida que eu
não havia visto no ano anterior.
Ou seja, no risco de perder o emprego, procure os amigos e sua rede de contatos.

E este mês a onda de demissões chegou ao Brasil.
Algumas pessoas que eu não imaginava que seriam demitidos, em função
do histórico de dedicação à plataforma Java e a comunidade Java, o
foram.

Alguns colegas como o Bruno Souza (Java Man) e o Maurício Leal,
fundadores do Sou Java, foram declarados sem necessidade de permanecer
na Sun.
E ao que parece, a Sun, ou Oracle, talvez não deseje manter
escritórios e estruturas redundantes em São Paulo. Assim, talvez
esteja paulatinamente enxugando a folha de pagamentos brasileira. E
isso terá impacto também aqui no escritório do Rio, em algum momento.

Quando ao futuro do Java?
A plataforma será o diferencial da Oracle e que vai permanecer sempre
forte, com os tradicionais apoios da IBM, SAP, e todos os membros do
JCP.org.

Esta foi a atualização para a comunidade.
E acho que as novidades vão continuar em dezembro/09 e janeiro/10.

Obrigado pela atenção!

[ ]'s,

Magno A. Cavalcante

Fonte:

S

Bom, para mim essa noticia é bem melhor do que a da IBM.

Acho que toda a herança da Sun ainda tenha proveito na Oracle.

At.

Criado 20 de abril de 2009
Ultima resposta 21 de abr. de 2009
Respostas 268
Participantes 130