Cadastro com campos dinâmicos

9 respostas
A

Bom dia, gostaria de saber as opiniões da galera sobre a seguinte questão:

• Vale a pena criar um cadastro com campos dinâmicos, ou seja, aonde o próprio usuário criaria os campos do cadastro?

Ex.: Tabela Cidades possui por padrão um índice, o nome da cidade e seu estado, um dia qualquer a empresa começa a exportar para outros países e gostaria de adicionar a tabela um campo com o pais da cidade, pois bem, basta ele ir na tela de configuração de cadastro e criar o novo campo.

Claro que o sistema poderia virar uma zona na mão dos usuários errados e no fim culpariam o programador por incompetência e tal, mas ainda assim não mão de um analista em uma grande empresa, seria uma mão na roda, além deles economizarem com o chamado o programador se estressa menos.

9 Respostas

J

Kra, dizem q isso eh um futuro, mas ainda hj, há muito problemas, como por exemplo, dependencias e regras de negócio complexas, mas se naum vai ter nda disso vale, vai ficar um projeto show de bola

W

Amigo criando um js, mas você tera que ter um tipo de controle tipo um botão para adcionar um novo campo etc…

D

Creio que apenas js não resolva o problema.
Afinal, ele teria que identificar qual o tipo de informação que o usuário deseja inserir ao criar aquele campo.
O que o autor deseja, até onde entendi, é criar um sistema que crie formulários a partir de requisitos do cliente.
Por exemplo, o cliente viu que precisa cadastrar os dependentes de uma pessoa. Porém, o sistema não possui um formulário que pemita isso.
O cliente vai até o gerenciador, escolhe os campos e o sistema salva isso em uma tabela do banco de dados e cria um novo link para esta opção.
Quando a pessoa for realizar o cadastro, clica em “Dependentes” e, aquele formulário criado, é exibido, permitindo inserir dados como nome, idade e grau de dependência, permitindo, inclusive, salvar tudo isto em uma tabela do banco de dados, com associação a pessoa.

A

Afinal, ele teria que identificar qual o tipo de informação que o usuário deseja inserir ao criar aquele campo.
O que o autor deseja, até onde entendi, é criar um sistema que crie formulários a partir de requisitos do cliente.
Por exemplo, o cliente viu que precisa cadastrar os dependentes de uma pessoa. Porém, o sistema não possui um formulário que pemita isso.
O cliente vai até o gerenciador, escolhe os campos e o sistema salva isso em uma tabela do banco de dados e cria um novo link para esta opção.
Quando a pessoa for realizar o cadastro, clica em “Dependentes” e, aquele formulário criado, é exibido, permitindo inserir dados como nome, idade e grau de dependência, permitindo, inclusive, salvar tudo isto em uma tabela do banco de dados, com associação a pessoa.
Concordo, mas no momento não estou me preocupando muito em como ira funcionar, eu sei que será totalmente dinâmico, a ponto de eu não saber si quer que campo está sendo cadastrado, sei apenas que o usuário tem um conjunto de informações que ele quer jogar no banco.
Para isso terei que respeitar uma ordem pré-determinada dos campos do cadastro e dos campos no banco para que batam, além do que, toda vez que houver atualização do banco terei que aguardar até que as tabelas não estejam sendo usadas.
Finalizando para que isso funcione sem duvida eu teria que ter uma estrutura auxiliar (uma tabela por exemplo) que indique para um gerador de tela de cadastro dados básicos do campo, por exemplo o nome que será mostrado ao usuário daquele campo, o tipo de componente que eu usarei para mostrar isso ao usuário, entre outras questões que tenho que pensar para tornar o projeto viável. Sei que será trabalhoso, mas quando estiver pronto, nunca mais precisarei me preocupar com tela de cadastro, consulta, alteração :smiley:
ps.: falei demais ^^

D

Concordo, mas no momento não estou me preocupando muito em como ira funcionar, eu sei que será totalmente dinâmico, a ponto de eu não saber si quer que campo está sendo cadastrado, sei apenas que o usuário tem um conjunto de informações que ele quer jogar no banco.
Para isso terei que respeitar uma ordem pré-determinada dos campos do cadastro e dos campos no banco para que batam, além do que, toda vez que houver atualização do banco terei que aguardar até que as tabelas não estejam sendo usadas.
Finalizando para que isso funcione sem duvida eu teria que ter uma estrutura auxiliar (uma tabela por exemplo) que indique para um gerador de tela de cadastro dados básicos do campo, por exemplo o nome que será mostrado ao usuário daquele campo, o tipo de componente que eu usarei para mostrar isso ao usuário, entre outras questões que tenho que pensar para tornar o projeto viável. Sei que será trabalhoso, mas quando estiver pronto, nunca mais precisarei me preocupar com tela de cadastro, consulta, alteração :smiley:
Não, está tranquilo.
A questão é, como você pretende ganhar com isso?
Uma das formas de se ganhar dinheiro com o sistema é justamente o gancho para novas implementações.
Você não coloca todo o ouro num pote, precisa dividir, caso aconteça algo errado, não se perde tudo.

A

Não, está tranquilo.
A questão é, como você pretende ganhar com isso?
Uma das formas de se ganhar dinheiro com o sistema é justamente o gancho para novas implementações.
Você não coloca todo o ouro num pote, precisa dividir, caso aconteça algo errado, não se perde tudo.
Entendi, sempre é bom deixar uma carta na manga :slight_smile:
A principio não tenho objetivo em ganhar dilmas com isso, servirá mais para estudo e criação de uma biblioteca de aplicações pessoais e na criação de uma base para um sistema genérico.

D

Então, o problema é justamente isto.
Isso seria uma ótima aplicação para um cliente interno.
Comercialmente, é mais complicado.

A

drsmachado:
Então, o problema é justamente isto.
Isso seria uma ótima aplicação para um cliente interno.
Comercialmente, é mais complicado.

Compreendo, já tinha em mente algumas dificuldades que poderia encontrar na comercialização desse tipo de produto, o suporte ia sofrer bastante.
perdão pela ignorância, mas cliente interno seria por exemplo os outros funcionários de minha empresa correto? colegas de trabalho e afins.

D

Cliente interno são os funcionários da empresa na qual você trabalha. Se você é da TI, desenvolve para o financeiro, por exemplo.
Como nas montadoras, que possuem um ótimo endomarketing, que é um marketing interno. Vendem aos funcionários, os carros que os próprios funcionários montam.

Criado 18 de julho de 2012
Ultima resposta 18 de jul. de 2012
Respostas 9
Participantes 4