Calcule o valor de z (java) raiz quadrada

5 respostas
java
P

(Java) a questão …

1 – Implemente um algoritmo que calcule o valor de Z, considerando os 10 primeiros termos da série abaixo. O seu algoritmo deverá conter uma classe chamada Calcula_Series e um método chamado calculaZ. Esse método deverá retornar um valor do tipo double, correspondente ao valor de Z.

5 Respostas

T

E qual está sendo a sua dificuldade? Postar só o enunciado não ajuda.

Abraço.

A

Os dividendos estão padronizados em uma progressão aritmética de razão 2 e termo inicial = 1, onde para cada um deve ser extraída a raiz quadrada (veja a instrução Math.sqrt(valor) - para encontrar a raiz).
Os divisores estão padronizados por uma progressão geométrica, de razão 2 e termo inicial = 2, sendo que os expoentes estão alternado, com uma progressão aritmética de mesma razão (2), entretanto, o termo inicial de uma é 3 e a outra é 2.
Resumo: para resolver a questão você pode desenvolver uma metodologia a parte ou usar Progressão Aritmética - PA e Progressão Geométrica - PG.
Sugestão: procure vídeos no youtube sobre o laço de repetição (for), PA e PG, caso não tenha conhecimento destes assuntos.
Se tiver uma codificação, compartilhe.
Té+

P

Quero uma ideia de como montar o codigo… isso é uma questão extra de prova… sou iniciante amigo, então estou pedindo ajuda de quem entende… não quero correção de codigos, quero ajuda pra começar um…

P

ja me deu uma luz, vou verificar aqui… obg

D

Recomendo que separe em métodos, algo assim:

double calculaZ(int n) {
  for (i até n) {
    z = z + dividendo(i) / divisor(i);
  }
}

o método dividendo é simples:

double dividendo(i) {
  // fazer