Callback

3 respostas
E

Pessoas, boa noite!

Estou tentando executar um método com callback aqui, porém, não consigo sair do lugar.

Se não me engano, quando estudei isso na faculdade há 4 anos, eu poderia criar uma nova instância como parâmetro de um método, porém, isso não é mais possível.

Algum link, pdf ou ideia que ajude a clarear as idéias?

Muito obrigado desde já, abraços!

3 Respostas

E

Boa tarde pessoas,

Acho que não deixei muito claro o problema aqui. Eu estou fazendo um projeto - apenas pelo desafio e aprendizado - utilizando Reflection, o qual eu passo um objeto para o método da minha classe e ele percorre todos os atributos do objeto dado, criando elementos com a API JDom2 para gerar um xml com base no mesmo ao final.

O que acontece é: estou usando recursividade, pois o objeto passado por parâmetro pode conter atributos dos tipos primitivos ou tipos definidos pelo usuário. Quando é encontrado um tipo definido pelo usuário, chamo o mesmo método recursivamente para ele poder percorrer os atributos do tipo definido pelo usuário dentro do objeto.

Método que usa reflection para ler os objetos:

public void lerObjeto(Object objeto) throws InstantiationException, IllegalAccessException, ClassNotFoundException {
        Field[] campos = objeto.getClass().getDeclaredFields();

for (int i = 0; i < campos.length; i++) {

if ((!campos[i].getType().isPrimitive()) && (!campos[i].getType().isSynthetic()) && (!campos[i].getType().getSimpleName().equalsIgnoreCase("List")) && (!campos[i].getType().getSimpleName().equalsIgnoreCase("String"))) {
                System.out.println(campos[i].getType() + " É UM TIPO DEFINIDO PELO USUÁRIO!");
                campos[i].setAccessible(true);

lerObjeto(campos[i].get(objeto));

if (campos[i].get(objeto).getClass().isPrimitive()) {
                    System.out.println("VALOR DO CAMPO " + campos[i].getName() + ": " + campos[i].get(objeto));
                }
                campos[i].setAccessible(false);
            } else if (campos[i].getType().getSimpleName().equalsIgnoreCase("List")) {
                System.out.println(campos[i].getType() + " É ATRIBUTO DO TIPO LISTA!");
                List valores = (List)campos[i].get(objeto);

for (int j= 0; j < valores.size(); j++) {
                    System.out.println("VALOR DO CAMPO " + campos[i].getName() + ": " + valores.get(j));
                }

}

else {

System.out.println("VALOR DO CAMPO " + campos[i].getName() + ": " + campos[i].get(objeto));

}

}
    }
public static void main(String[] args) throws InstantiationException, IllegalAccessException, ClassNotFoundException {

List<String> lista = new ArrayList<>();
        lista.add("valor 1");
        lista.add("valor 2");
        lista.add("valor 3");

Fornecedor fornecedor = new Fornecedor(1, "FORNECEDOR 1", "123.321/123");
        Endereco endereco = new Endereco("Rua das Maritacas", 171, "Bairro das Pombas");
        fornecedor.setEndereco(endereco);

Nota nota = new Nota(1, "123123", 35.50, lista, fornecedor);
        Teste teste = new Teste();
        teste.lerObjeto(nota);

}

Reparem que na linha 10 da primeira listagem é usada a recursividade caso o atributo lido seja um tipo definido pelo usuário - nesse exemplo poderia ser um fornecedor dentro da nota.

Até ai beleza, fiz alguns testes e funciona tranquilo - é claro que ainda faltam muitas verificações de tipos de objetos, mas isso vou incrementando com o tempo. O problema é que usa recursividade, algo que acho bem procedural. Me lembro de ter estudado callback durante a faculdade, e se não me engano, callback pode fazer o mesmo que a recursividade, mas de maneira orientada a objetos. A dúvida é: estou certo, callback é a recursividade da OO, e posso usá-la com algum critério de parada? Caso a resposta seja sim, vocês tem algum material pra me passar pra eu poder estudar? Os exemplos que encontrei no google parecem que nada tem a ver com o que preciso.

Qualquer dúvida, caso eu não tenha sido muito claro, basta perguntar.

Muito obrigado, abraços!

E

Up!

A

Qual é seu conceito de callback?

Você pode usar recursividade em OO sem problema algum.
Geralmente usar iteração é mais eficiente, mas há problemas que são mais facilmente resolvidos com recursão.

Criado 6 de setembro de 2013
Ultima resposta 6 de set. de 2013
Respostas 3
Participantes 2