Campo numérico, Dinheiro, Money, etc... [O RETORNO 2!]
21 respostas
D
dyorgio
Oi pessoal,
com base no sucesso do meu outro tópico (JMoneyField) decidi
colocar um novo campo que pode ser usado como monetario…
esse código é mais maduro e muito mais personalizavel
aproveitem, comentem, e melhorem!!!
// Pacote aoqual a classe pertencepackageneocode.lib.graphic.field;// Importa as bibilotecas Java necessáriasimportjava.awt.event.KeyAdapter;importjava.awt.event.KeyEvent;importjava.math.BigDecimal;importjava.math.BigInteger;importjava.text.DecimalFormat;importjava.text.NumberFormat;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JTextField;importjavax.swing.event.CaretEvent;importjavax.swing.event.CaretListener;importjavax.swing.text.AttributeSet;importjavax.swing.text.BadLocationException;importjavax.swing.text.PlainDocument;/** * Campo para a inserção de números com base em um formato. * * @author Dyorgio da Silva Nascimento */publicclassJNumberFormatFieldextendsJTextField{privatestaticfinallongserialVersionUID=-7506506392528621022L;privatestaticfinalNumberFormatMONETARY_FORMAT=newDecimalFormat("#,##0.00");privateNumberFormatnumberFormat;privateintlimit=-1;publicJNumberFormatField(intcasasDecimais){this(newDecimalFormat((casasDecimais==0?"#,##0":"#,##0.")+makeZeros(casasDecimais)));}publicJNumberFormatField(){this(MONETARY_FORMAT);}publicJNumberFormatField(NumberFormatformat){// define o formato do númeronumberFormat=format;// alinhamento horizontal para o textosetHorizontalAlignment(RIGHT);// documento responsável pela formatação do camposetDocument(newPlainDocument(){privatestaticfinallongserialVersionUID=1L;@OverridepublicvoidinsertString(intoffs,Stringstr,AttributeSeta)throwsBadLocationException{Stringtext=newStringBuilder(JNumberFormatField.this.getText().replaceAll("[^0-9]","")).append(str.replaceAll("[^0-9]","")).toString();super.remove(0,getLength());if(text.isEmpty()){text="0";}else{text=newBigInteger(text).toString();}super.insertString(0,numberFormat.format(newBigDecimal(getLimit()>0&&text.length()>getLimit()?text.substring(0,getLimit()):text).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())))),a);}@Overridepublicvoidremove(intoffs,intlen)throwsBadLocationException{super.remove(offs,len);if(len!=getLength()){insertString(0,"",null);}}});// mantem o cursor no final do campoaddCaretListener(newCaretListener(){booleanupdate=false;@OverridepublicvoidcaretUpdate(CaretEvente){if(!update){update=true;setCaretPosition(getText().length());update=false;}}});// limpa o campo se apertar DELETEaddKeyListener(newKeyAdapter(){@OverridepublicvoidkeyPressed(KeyEvente){if(e.getKeyCode()==KeyEvent.VK_DELETE){setText("");}}});// formato inicialsetText("0");setCaretPosition(getText().length());}/** * Define um valor BigDecimal ao campo * * @param value */publicvoidsetValue(BigDecimalvalue){super.setText(numberFormat.format(value));}/** * Recupera um valor BigDecimal do campo * * @return */publicfinalBigDecimalgetValue(){returnnewBigDecimal(getText().replaceAll("[^0-9]","")).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())));}/** * Recupera o formatador atual do campo * * @return */publicNumberFormatgetNumberFormat(){returnnumberFormat;}/** * Define o formatador do campo * * @param numberFormat */publicvoidsetNumberFormat(NumberFormatnumberFormat){this.numberFormat=numberFormat;}/** * Preenche um StringBuilder com zeros * * @param zeros * @return */privatestaticfinalStringmakeZeros(intzeros){if(zeros>=0){StringBuilderbuilder=newStringBuilder();for(inti=0;i<zeros;i++){builder.append('0');}returnbuilder.toString();}else{thrownewRuntimeException("Número de casas decimais inválida ("+zeros+")");}}/** * Recupera o limite do campo. * * @return */publicintgetLimit(){returnlimit;}/** * Define o limite do campo, limit < 0 para deixar livre (default) Ignora os pontos e virgulas do formato, conta * somente com os números * * @param limit */publicvoidsetLimit(intlimit){this.limit=limit;}// testes, pode ser removidopublicstaticvoidmain(String[]args){JFrameframe=newJFrame("Teste do campo");frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.DISPOSE_ON_CLOSE);frame.setResizable(false);frame.add(newJNumberFormatField(newDecimalFormat("0.000")){{// limita a 4 caracteressetLimit(4);}});frame.pack();frame.setLocationRelativeTo(null);frame.setVisible(true);}}
Quando eu jogo ele no netbeans e tento usar este metodo ao inves do getText ele reclama que não existe
Tem como limitar o tamanho do campo também? tipo quero um campo para CFOP 5.102, teria que ter 3 decimais e caber apenas um inteiro
Dario
D
dyorgio
O problema é do NetBeans…
remove o componente da paleta, fecha, abre e adiciona denovo
Quanto ao seu problema mudei um pouco o código
para suportar limitações no campo.
Abs,
C
cardosodario
Quanto ao netbeans ta tranquilo, nem joguei pra paleta
Eu to criando direto como custom code mas eu acho que to fazendo errado na hora de querer pegar o valor
To fazendo
valor.getValue() ele diz que não existe este metodo
Criei o objeto no custom code do TextField assim
new JNumberFormatField(new DecimalFormat("0.00")) {
{
setLimit(6);
}
}
Dario
D
dyorgio
Esse é o seu problema então,
o NetBeans declarou o TextField como
JtextField…
não importa que vc fez um custom com JNumberFormatField,
pro Java o que interessa é o tipo na declaração, e não na instancialização (new).
Adicione o JNumberformatField na paleta ou mude o tipo da variavel
para JNumberformatField, ou em ultimo caso faça um cast
// desse jeito o java enchergará((JNumberFormatField)seuCampoDeTexto).getValue();
e vê se estuda mais o Java, que tal o eclipse?
o NetBeans ta te deixando “por fora” da linguagem creio eu…
Abs,
C
cardosodario
Entendi,
Quero tentar alterar o codigo para que ele se inicialize assim:
new JNumberFormatField(14,2)
onde 14 eh a quantidade de caracteres que ele pode aceitar incluindo o ponto
e 2 eh o numero de decimais que ele vai ter ja incluso no numero 14
por exemplo (6,2) seria 999.99
Obrigado
Dario
C
cardosodario
Dyorgio
Parabens,
Consegui implementar o código para meu proposito, alterei apenas as linhas do código abaixo:
new JNumberFormatField() -> ele pega um padrão default
new JNumberFormatField(11) -> ele pega um inteiro com 11 posições
new JNumberFormatField(6,2) -> ele pega um campo fracionario com 6 posições incluindo a virgula e com duas decimais
Obrigadão,
Dario
ps. você já fez um código deste tipo para formatar DATAS onde ele permita que se digite 13/10/77 e ele já complemente ao sair do campo para 13/10/1977 e ainda não deixe sair do campo se a data for invalida?
Dario.
P
parcon
Ola vc tem ai um codigo para resolver este problema:
Como fazer auto-incremento no PostGreSql usando String no campo codigo e preencher com zeros a esquerda
Quanto ao autoincrement o proprio postgreSQL faz isto, é só você criar uma tabela com um campo AUTOINCREMENT
Dario
P
parcon
vc criou uma string e como aplicar nos campos?
Outra coisa é como usar um codigo de um tabela para formar o codigo de outra.
ex.
cad-bairro… tem o campo codigo da cidade, o codigo da cidade for 0000002
o codigo do primeiro bairro sera gerado no momento que eu clicar em gravar como 0000021.
pode me ajudar com isso tambem.
obrigado
D
dyorgio
Dario, esse seu auto complete é meio arriscado,
no exemplo qeu vc colocou esta certo, pois 77 na nossa época esta mais para a década de 90,
mais se o cara digitar 55?
o correto seria colocar para 2055…já que esta mais para o século 21,
ai o cara preenche a data de nascimento dele e vai pro século 21 haehahehaheahe
o ideal, e que é o mais encontrado por ai, é a digitação da data completa,
ou algo com combos…
Pessoalmente eu prefiro combos, assim vc nem precisa se preocupar com datas inválidas,
da pra colocar o mês em string tb :P, Janeiro, fevereiro
ainda da pra fazer com JSpinner tb…
Abs,
A
adsadilson
dyorgio:
Oi pessoal,
colocar um novo campo que pode ser usado como monetario...
esse código é mais maduro e muito mais personalizavel :P
// Pacote aoqual a classe pertencepackageneocode.lib.graphic.field;// Importa as bibilotecas Java necessáriasimportjava.awt.event.KeyAdapter;importjava.awt.event.KeyEvent;importjava.math.BigDecimal;importjava.math.BigInteger;importjava.text.DecimalFormat;importjava.text.NumberFormat;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JTextField;importjavax.swing.event.CaretEvent;importjavax.swing.event.CaretListener;importjavax.swing.text.AttributeSet;importjavax.swing.text.BadLocationException;importjavax.swing.text.PlainDocument;/** * Campo para a inserção de números com base em um formato. * * @author Dyorgio da Silva Nascimento */publicclassJNumberFormatFieldextendsJTextField{privatestaticfinallongserialVersionUID=-7506506392528621022L;privatestaticfinalNumberFormatMONETARY_FORMAT=newDecimalFormat("#,##0.00");privateNumberFormatnumberFormat;privateintlimit=-1;publicJNumberFormatField(intcasasDecimais){this(newDecimalFormat((casasDecimais==0?"#,##0":"#,##0.")+makeZeros(casasDecimais)));}publicJNumberFormatField(){this(MONETARY_FORMAT);}publicJNumberFormatField(NumberFormatformat){// define o formato do númeronumberFormat=format;// alinhamento horizontal para o textosetHorizontalAlignment(RIGHT);// documento responsável pela formatação do camposetDocument(newPlainDocument(){privatestaticfinallongserialVersionUID=1L;@OverridepublicvoidinsertString(intoffs,Stringstr,AttributeSeta)throwsBadLocationException{Stringtext=newStringBuilder(JNumberFormatField.this.getText().replaceAll("[^0-9]","")).append(str.replaceAll("[^0-9]","")).toString();super.remove(0,getLength());if(text.isEmpty()){text="0";}else{text=newBigInteger(text).toString();}super.insertString(0,numberFormat.format(newBigDecimal(getLimit()>0&&text.length()>getLimit()?text.substring(0,getLimit()):text).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())))),a);}@Overridepublicvoidremove(intoffs,intlen)throwsBadLocationException{super.remove(offs,len);if(len!=getLength()){insertString(0,"",null);}}});// mantem o cursor no final do campoaddCaretListener(newCaretListener(){booleanupdate=false;@OverridepublicvoidcaretUpdate(CaretEvente){if(!update){update=true;setCaretPosition(getText().length());update=false;}}});// limpa o campo se apertar DELETEaddKeyListener(newKeyAdapter(){@OverridepublicvoidkeyPressed(KeyEvente){if(e.getKeyCode()==KeyEvent.VK_DELETE){setText("");}}});// formato inicialsetText("0");setCaretPosition(getText().length());}/** * Define um valor BigDecimal ao campo * * @param value */publicvoidsetValue(BigDecimalvalue){super.setText(numberFormat.format(value));}/** * Recupera um valor BigDecimal do campo * * @return */publicfinalBigDecimalgetValue(){returnnewBigDecimal(getText().replaceAll("[^0-9]","")).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())));}/** * Recupera o formatador atual do campo * * @return */publicNumberFormatgetNumberFormat(){returnnumberFormat;}/** * Define o formatador do campo * * @param numberFormat */publicvoidsetNumberFormat(NumberFormatnumberFormat){this.numberFormat=numberFormat;}/** * Preenche um StringBuilder com zeros * * @param zeros * @return */privatestaticfinalStringmakeZeros(intzeros){if(zeros>=0){StringBuilderbuilder=newStringBuilder();for(inti=0;i<zeros;i++){builder.append('0');}returnbuilder.toString();}else{thrownewRuntimeException("Númerodecasasdecimaisinválida("+zeros+")");}}/** * Recupera o limite do campo. * * @return */publicintgetLimit(){returnlimit;}/** * Define o limite do campo, limit < 0 para deixar livre (default) Ignora os pontos e virgulas do formato, conta * somente com os números * * @param limit */publicvoidsetLimit(intlimit){this.limit=limit;}// testes, pode ser removidopublicstaticvoidmain(String[]args){JFrameframe=newJFrame("Testedocampo");frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.DISPOSE_ON_CLOSE);frame.setResizable(false);frame.add(newJNumberFormatField(newDecimalFormat("0.000")){{// limita a 4 caracteressetLimit(4);}});frame.pack();frame.setLocationRelativeTo(null);frame.setVisible(true);}}
Boa noite Caro amigo, estou precisando de uma focinha estive olhando essa class sua e achei muito interessante então pensei em usar, mais ai é q ta o problema não estou sabendo usa a sua class será q vc pode me da uma ajuda.
A
adsadilson
no momento estou usando essa daqui ate q esta atendendo a minha necessidade, mas tem um problema não consigo seta o valor q vem do banco para o campo q recebe essa implementação e infelizmente não sei implementa essa funcionalidade nesse código.
/* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */packageUtil;importjava.text.DecimalFormat;importjava.text.NumberFormat;importjavax.swing.text.AttributeSet;importjavax.swing.text.BadLocationException;importjavax.swing.text.PlainDocument;/** * * @author kelow */publicclassMonetarioDocumentextendsPlainDocument{privatestaticfinalNumberFormatMONETARY_FORMAT=newDecimalFormat("R$ #,##0.00");publicstaticfinalintNUMERO_DIGITOS_MAXIMO=12;@OverridepublicvoidinsertString(intoffs,Stringstr,AttributeSeta)throwsBadLocationException{Stringtexto=getText(0,getLength());for(inti=0;i<str.length();i++){charc=str.charAt(i);if(!Character.isDigit(c)){return;}}if(texto.length()<MonetarioDocument.NUMERO_DIGITOS_MAXIMO){super.remove(0,getLength());texto=texto.replace(".","").replace(",","");StringBuilders=newStringBuilder(texto+str);if(s.length()>0&&s.charAt(0)=='0'){s.deleteCharAt(0);}if(s.length()<3){if(s.length()<1){s.insert(0,"000");}elseif(s.length()<2){s.insert(0,"00");}else{s.insert(0,"0");}}s.insert(s.length()-2,",");if(s.length()>6){s.insert(s.length()-6,".");}if(s.length()>10){s.insert(s.length()-10,".");}super.insertString(0,s.toString(),a);}}@Overridepublicvoidremove(intoffset,intlength)throwsBadLocationException{super.remove(offset,length);Stringtexto=getText(0,getLength());texto=texto.replace(",","");texto=texto.replace(".","");super.remove(0,getLength());insertString(0,texto,null);}}
então para o momento só queria q ele fizer o retorno do banco de dado para o campo. Deste já agradeço a colaboração dos colegas do guj. Um forte abraço a tds.
D
dyorgio
Opa,
Cara, verifica se quando você esta setando o valor que vem do banco, o mesmo não esta com algum ponto ou virgula,
pois o seguin te trecho do código invalida esse tipo de input:
if(!Character.isDigit(c)){return; }
A
adsadilson
Bom dia dyorgio, realmente ele vem como Double do banco e percebi q ele invalida agora como eu devo fazer para consegui representa esse valor no JFormattedTextField.
D
dyorgio
Você tem trescaminhos,
Antes de setar o valor no campo, converte para string porem multiplica antes para não perder casas decimais, por exemplo 1.23 = String.valueOf((int)(1.23*100)) = “123”
Ajustar seu codigo para aceitar os pontos…porem você esta no lugar errado caso esteja buscando ajuste no seu código, aqui é um tópico sobre o codigo postado acima.
Usar o código que esta nesse topico, o mesmo já trabalha com BigDecimal (que possui construtor que aceita double).
G
GahFlorencio
Galera eu to fazendo um função usando essa classe só que ai acontece o seguinte
A função ta lisa eu vou postar a linha mais ou menos como eu fiz.
public void PegaValor (JNumberFormatField valor)
{
int numero = Integer.valueOf(valor.getValue().toString());
}
na hora de declarar ficaria assim
só que na hora que eu declaro a função da erro como se eu tivesse pondo um outro objeto la alguem me ajuda por favor
W
WagnerH
Boa tarde. Mais de uma ano e esse tópico ainda é muito útil.
Minha duvida é, como alterar este código para que no lugar da vírgula como separador decimal eu coloque um ponto?
Tentei simplesmente alterar o código colocando ponto no lugar de virgula e/ou virgula no lugar de ponto, mas nada da certo.
Preciso do ponto como separador decimal, pois o valor digitado irá para o banco de dados que só aceita ponto e não vírgula.
dyorgio:
Oi pessoal,
colocar um novo campo que pode ser usado como monetario...
esse código é mais maduro e muito mais personalizavel :P
// Pacote aoqual a classe pertencepackageneocode.lib.graphic.field;// Importa as bibilotecas Java necessáriasimportjava.awt.event.KeyAdapter;importjava.awt.event.KeyEvent;importjava.math.BigDecimal;importjava.math.BigInteger;importjava.text.DecimalFormat;importjava.text.NumberFormat;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JTextField;importjavax.swing.event.CaretEvent;importjavax.swing.event.CaretListener;importjavax.swing.text.AttributeSet;importjavax.swing.text.BadLocationException;importjavax.swing.text.PlainDocument;/** * Campo para a inserção de números com base em um formato. * * @author Dyorgio da Silva Nascimento */publicclassJNumberFormatFieldextendsJTextField{privatestaticfinallongserialVersionUID=-7506506392528621022L;privatestaticfinalNumberFormatMONETARY_FORMAT=newDecimalFormat("#,##0.00");privateNumberFormatnumberFormat;privateintlimit=-1;publicJNumberFormatField(intcasasDecimais){this(newDecimalFormat((casasDecimais==0?"#,##0":"#,##0.")+makeZeros(casasDecimais)));}publicJNumberFormatField(){this(MONETARY_FORMAT);}publicJNumberFormatField(NumberFormatformat){// define o formato do númeronumberFormat=format;// alinhamento horizontal para o textosetHorizontalAlignment(RIGHT);// documento responsável pela formatação do camposetDocument(newPlainDocument(){privatestaticfinallongserialVersionUID=1L;@OverridepublicvoidinsertString(intoffs,Stringstr,AttributeSeta)throwsBadLocationException{Stringtext=newStringBuilder(JNumberFormatField.this.getText().replaceAll("[^0-9]","")).append(str.replaceAll("[^0-9]","")).toString();super.remove(0,getLength());if(text.isEmpty()){text="0";}else{text=newBigInteger(text).toString();}super.insertString(0,numberFormat.format(newBigDecimal(getLimit()>0&&text.length()>getLimit()?text.substring(0,getLimit()):text).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())))),a);}@Overridepublicvoidremove(intoffs,intlen)throwsBadLocationException{super.remove(offs,len);if(len!=getLength()){insertString(0,"",null);}}});// mantem o cursor no final do campoaddCaretListener(newCaretListener(){booleanupdate=false;@OverridepublicvoidcaretUpdate(CaretEvente){if(!update){update=true;setCaretPosition(getText().length());update=false;}}});// limpa o campo se apertar DELETEaddKeyListener(newKeyAdapter(){@OverridepublicvoidkeyPressed(KeyEvente){if(e.getKeyCode()==KeyEvent.VK_DELETE){setText("");}}});// formato inicialsetText("0");setCaretPosition(getText().length());}/** * Define um valor BigDecimal ao campo * * @param value */publicvoidsetValue(BigDecimalvalue){super.setText(numberFormat.format(value));}/** * Recupera um valor BigDecimal do campo * * @return */publicfinalBigDecimalgetValue(){returnnewBigDecimal(getText().replaceAll("[^0-9]","")).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())));}/** * Recupera o formatador atual do campo * * @return */publicNumberFormatgetNumberFormat(){returnnumberFormat;}/** * Define o formatador do campo * * @param numberFormat */publicvoidsetNumberFormat(NumberFormatnumberFormat){this.numberFormat=numberFormat;}/** * Preenche um StringBuilder com zeros * * @param zeros * @return */privatestaticfinalStringmakeZeros(intzeros){if(zeros>=0){StringBuilderbuilder=newStringBuilder();for(inti=0;i<zeros;i++){builder.append('0');}returnbuilder.toString();}else{thrownewRuntimeException("Númerodecasasdecimaisinválida("+zeros+")");}}/** * Recupera o limite do campo. * * @return */publicintgetLimit(){returnlimit;}/** * Define o limite do campo, limit < 0 para deixar livre (default) Ignora os pontos e virgulas do formato, conta * somente com os números * * @param limit */publicvoidsetLimit(intlimit){this.limit=limit;}// testes, pode ser removidopublicstaticvoidmain(String[]args){JFrameframe=newJFrame("Testedocampo");frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.DISPOSE_ON_CLOSE);frame.setResizable(false);frame.add(newJNumberFormatField(newDecimalFormat("0.000")){{// limita a 4 caracteressetLimit(4);}});frame.pack();frame.setLocationRelativeTo(null);frame.setVisible(true);}}
S
sidnei.favoreto
Muito bom seu componente, já uso ele há algum tempo, porém estou tendo uma única dificuldade, valor negativos, pelo o que eu testei ele não aceita valores negativos, você tem algum tratamento para esses casos?
Obrigado.
R
rzenatti
Aceitar números negativos
importjava.awt.event.KeyAdapter;importjava.awt.event.KeyEvent;importjava.math.BigDecimal;importjava.math.BigInteger;importjava.text.DecimalFormat;importjava.text.NumberFormat;importjavax.swing.JFrame;importjavax.swing.JTextField;importjavax.swing.event.CaretEvent;importjavax.swing.event.CaretListener;importjavax.swing.text.AttributeSet;importjavax.swing.text.BadLocationException;importjavax.swing.text.PlainDocument;/** * Campo para a inserção de números com base em um formato. * * @author Dyorgio da Silva Nascimento */publicclassJNumberFormatFieldextendsJTextField{privatestaticfinallongserialVersionUID=-7506506392528621022L;privatestaticfinalNumberFormatMONETARY_FORMAT=newDecimalFormat("R$ #,##0.00");privateNumberFormatnumberFormat;privateintlimit=-1;publicJNumberFormatField(intcasasDecimais){this(newDecimalFormat((casasDecimais==0?"#,##0":"#,##0.")+makeZeros(casasDecimais)));}publicJNumberFormatField(){this(MONETARY_FORMAT);}publicJNumberFormatField(NumberFormatformat){// define o formato do// númeronumberFormat=format;// alinhamento horizontal para o textosetHorizontalAlignment(RIGHT);// documento responsável pela formatação// do camposetDocument(newPlainDocument(){privatestaticfinallongserialVersionUID=1L;@OverridepublicvoidinsertString(intoffs,Stringstr,AttributeSeta)throwsBadLocationException{Stringfirst=(!JNumberFormatField.this.getText().isEmpty())?String.valueOf(JNumberFormatField.this.getText().charAt(0)):"";StringfStr=(!str.isEmpty())?String.valueOf(str.charAt(0)):"";Stringtext=newStringBuilder(JNumberFormatField.this.getText().replaceAll("[^0-9]","")).append(str.replaceAll("[^0-9]","")).toString();super.remove(0,getLength());if(text.isEmpty()){text="0";}else{text=newBigInteger(text).toString();}BigDecimaln=newBigDecimal(getLimit()>0==text.length()>getLimit()?text.substring(0,getLimit()):text).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())));if(str.equals("-")||first.equals("-")||fStr.equals("-")){n=n.multiply(newBigDecimal(-1));}super.insertString(0,numberFormat.format(n),a);}@Overridepublicvoidremove(intoffs,intlen)throwsBadLocationException{super.remove(offs,len);if(len!=getLength()){insertString(0,"",null);}}});// mantem o cursor no final// do campoaddCaretListener(newCaretListener(){booleanupdate=false;@OverridepublicvoidcaretUpdate(CaretEvente){if(!update){update=true;setCaretPosition(getText().length());update=false;}}});// limpa o campo se// apertar DELETEaddKeyListener(newKeyAdapter(){@OverridepublicvoidkeyPressed(KeyEvente){if(e.getKeyCode()==KeyEvent.VK_DELETE){setText("");}}});// formato// inicialsetText("0");setCaretPosition(getText().length());}/** * * * Define um valor BigDecimal ao campo** * * @param value */publicvoidsetValue(BigDecimalvalue){super.setText(numberFormat.format(value));}/** * * * Recupera um valor BigDecimal do campo** * * @return */publicfinalBigDecimalgetValue(){Stringfirst=(!getText().isEmpty())?String.valueOf(getText().charAt(0)):"0";BigDecimalvalor=newBigDecimal(getText().replaceAll("[^0-9]","")).divide(newBigDecimal(Math.pow(10,numberFormat.getMaximumFractionDigits())));if(first.equals("-")){valor=valor.multiply(newBigDecimal(-1));}returnvalor;}/** * * * Recupera o formatador atual do campo** * * @return */publicNumberFormatgetNumberFormat(){returnnumberFormat;}/** * * * Define o formatador do campo** @param numberFormat */publicvoidsetNumberFormat(NumberFormatnumberFormat){this.numberFormat=numberFormat;}/** * * * Preenche um StringBuilder com zeros** @param zeros* * * @return */privatestaticfinalStringmakeZeros(intzeros){if(zeros>=0){StringBuilderbuilder=newStringBuilder();for(inti=0;i<zeros;i++){builder.append('0');}returnbuilder.toString();}else{thrownewRuntimeException("Número de casas decimais inválida ("+zeros+")");}}/** * * * Recupera o limite do campo.** @return */publicintgetLimit(){returnlimit;}/** * * * Define o limite do campo, limit < 0 para deixar livre (default) Ignora os * pontos e virgulas do formato, conta* somente com os números** @param * limit */publicvoidsetLimit(intlimit){this.limit=limit;}// testes, pode ser removidopublicstaticvoidmain(String[]args){JFrameframe=newJFrame("Teste do campo");frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.DISPOSE_ON_CLOSE);frame.setResizable(false);frame.add(newJNumberFormatField(){{// limita a 4// caracteressetLimit(4);}});frame.pack();frame.setLocationRelativeTo(null);frame.setVisible(true);}}
M
marcovyski
Pessoal… uma dúvida. Como configuraria um campo que vem do DB para aparecer formatado no JNumberFormatField… tipo…: txtSalarioBase.setText(rs.getString(“cal_salario_base”));