Cartel Empresarial em TI - Alguém já passou por isso?

65 respostas
A

Pessoal, estou aqui como um usuário FAKE, mas também sou um usuário REAL e ativo do guj.

Vocês vão entender o porque não devo me identificar logo abaixo.

Tudo estava bem na região na área de TI, quer dizer não tão bem assim…pois as empresas não pagavam tão bem assim, mas, ocasionalmente, os profissionais ainda podiam pedir aumentos ou até migrar livremente de uma empresa para outra em busca de uma maior valorização profissional.

Mas, uma empresa grande da capital enxergou um potencial na região, e em parceria com a universidade, começaram a formar profissionais e a pagar menos, bem menos do que estavam acostumados a pagar lá(na capital) e a ter os mesmos resultados, ou até com uma qualidade maior(desenvolvimento de software).

Depois de alguns anos de testes com algumas gerações desses profissionais formados a baixo custo em parceria com a universidade, e com alguns casos de sucesso, ela resolveu tirar todo o setor de desenvolvimento da capital.

Até aqui, temos um cenário normal. Mas, é aí que o negócio começa a mudar…

Depois da empresa anunciar que traria todo o seu setor de desenvolvimento para o “interior”, alguns profissionais(desenvolvedores) formados nas primeiras gerações, começaram a com razão pedir aumentos, e alguns, como não tiveram seus salários revistos começaram a procurar outras oportunidades na região e a maioria conseguiu.

Então os diretores responsáveis por essa filial do interior, enxergando essa tendência resolveram puxar o tapetinho desse bandinho de “não-comprometidos”.

Em parceria com a Associação empresarial, estes diretores conseguiram despertar o sonho de grande parte dos donos de empresa, pagar pouco e ter o comprometimento de seus profissionais.

Formaram então, uma cooperativa, ou melhor, um verdadeiro sistema de cartel no mercado de TI na região. Conseguiram uma apoio de mais ou menos 95% dos empresários.

• Estabeleceram então uma faixa salarial fixa para todos os cargos.
  • Nenhuma empresa “rouba” profissionais da outra.
  • Na primeira tentativa, de envio do curriculo, ou qualquer outra manifestação de interesse de troca de emprego, a empresa que recebeu notifica a empresa q tem um profissional q está tentando “pular a cerca”, e esse é “notificado” sobre o acontecido.

Estamos pensando em fazer uma rebelião, ou em até uma cooperativa ou um sindicato dos profissionais para acabarmos com esse absurdo.

[size=18]- O que os profissionais de TI, devem fazer nesse caso?

• Quem poderá nos ajudar? O Sindicato do estado, do pais?

• Alguém já viu ou vivenciou algo parecido?[/size]

65 Respostas

M

Faça um denúncia bem fundamentada e entregue ao ministério público e ao ministério do trabalho e boa sorte!

A

Cara, ja vi de empresas não “roubar” funcionários das outras sim, rola principalmente com os “parceiros de negócios”…

sou putasso com isso

é uma situação muito complicada
nem sei oq dizer
tenta formalizar e sai mandando para os politicos…dizendo que vai apoia-los se ajudarem…
sei la
foi um chute heeh

D

Se continuar desse jeito nos vamos acabar formando o quilombo dos programadores… Já passou da hora de dar um basta nesse senhorio, vocês não são escravos pra ficarem sendo explorados, imagine parece até que você não tem direito de escolha.

Eu acho que anti-ético que fiquemos trocando de consultoria todo mês, apesar de já ter feito isso… Mas isso é um direito meu, eu tenho esse direito assim como vocês, TI não é sub-emprego.

R

bom momento para abrir uma empresa e ter excelentes funcionarios
abracos

J

O Mundo é dos negócios, e existe um conceito bem sofisticado pra entender como essa maquina funciona pois consultores atacam consultores e assim como empresas atacam empresas, algo pode mudar mas a evolução nisso torna-se complicado por interesses de todos os lados.

T

Mas esse cartel são empresas que prestam serviço uma para as outras? Tipo uma multinacional e algumas outras consultorias?

Eu sempre soube que há uma espécie de organização entre empresas. Já presenciei por exemplo algumas empresas fazendo ameaças do tipo: “se você nos processar vai para uma lista e não vai conseguir mais emprego em lugar nenhum.” Por isso que acredito que os profissionais devem se organizar também e esculachar publicamente essas empresas.

Aqui no GUJ parece que tem gente que acha que é errado falar mal de empresa X ou Y. São uns vendidos traidores da profissão.

J

A verdade é que existe muito dinheiro circulando em bytes-codes e é claro que você deve se mostrar um bom negociador, falar de uma empresa é logico que é perigoso ou melhor ir contra a vontade de qualquer interesse pode te levar a várias questões, entretanto se você souber se colocar com inteligencia você pode tirar vantagens disso a seu favor.

A

Mas esse cartel são empresas que prestam serviço uma para as outras? Tipo uma multinacional e algumas outras consultorias?

Thiago, nenhuma das empresas tem relação com outra referente a prestação de serviços…Nada de multinacional e consultarias cara…

Parece coisa de outro mundo, mas, não é!

A

Thiagosc:

Thiago, nenhuma das empresas tem relação com outra referente a prestação de serviços…Nada de multinacional e consultarias cara…

J

“Sociedade é transformação o que ocorre é interpretação sobre causas e nisso saber se virar”

T

awaydepetropolis:
Thiagosc:

Eu consultaria um advogado. Isso não parece ser legal, afinal de contas estão manipulando o mercado para evitar competição.

J

Eu não lhe daria nenhum conselho, só mesmo falaria uma coisa, estuda e estuda muito pois o caos não é a tecnologia é a alienação de todo um sistema de desestruturado e contraditório que é a sua sociedade.

J

Olha esse negocio de clubinho fechado de empresas e muito mais propaganda de algum maluco sonhando em “dominar o mundo”, mas não preocupa não, no primeiro arranca rabo entre membros do grupo, e tenha certeza que isso vai ocorrer logo, esse cartel some com o vento.

M

Não vejo nenhuma ilegalidade nessa prática. Se todos combinam de pagar X é um direito deles. Cartel é combinação de preços para prejudicar o consumidor.

R

isso é bandidagem. Tirar um funcionário de outro em certas ocasiões até vai, pois seria anti-ético. Mas fechar panelinha para diminuir faixa salárial, é sacanagem. Eles aproveitam que todo o mundo tem que trabalhar e ferram tudo.

M

Concordo, é sacanagem. Elas queimam o filme com os profissionais da area desse jeito. Mas como disse, não acho que seja cartel, nem mesmo que seja uma pratica ilegal.

M

Bom ja que todas as empresas dessa região estão definindo um teto , o ideal seria formar um grupo de pessoas de todas essas empresas e fazer 1 dia de greve se nao tivessem o aumento desejado. Lembre-se as empresas são os funcionários.

L

Reúna várias pessoas que passam por esse mesmo problema e procure um advogado. Porque:

1. Não há nada de errado em procurar meios legais.
  2. Coerções por parte de empregadores é contra-lei, por mais que alguns achem o contrário.
  3. A justiça trabalhista costuma dar ganho de causa aos empregados na maioria das vezes.

E outra, a lógica econômica e o fato dos cartéis serem feitos “de boca” é garantia de que eles não duram muito tempo. Mas isso também não significa que você não possa apressar o seu fim.

S

RafaFloripa:
abracos

Concordo com esta opinião.
Se todos vcs estão sendo açoitados por todas as empresas o que será que acontece se todos sairem (se despedirem em massa)
e formarem uma empresa prestadora de serviços de TI ?
Sendo que eles não têm outra fonte de pessoas (tem a faculdade , mas ai vcs podem dar palestras grtuitas lá e explicar o que significa se profissional para os formandos) …

Sim,na prática não é tudo isso, mas no minimo vcs têm que mandar curriculo para outras regiões.
Ah , e sim, é possivel denunciar isso às autoridades ou melhor ainda, aos jornais.

A

Levante algumas provas e procure um advogado e a imprensa, rapidinho isso acaba.

L

RafaFloripa:
abracos
[2]

ja vi esquemas parecidos com este… é uma puta sacanagem… e ainda tem gente dizendo que a regulamentação da profissão é algo ruim… pelo menos com ela não teriamos o quilombo dos programadores…

L

sergiotaborda:
RafaFloripa:
abracos

Se todos vcs estão sendo açoitados por todas as empresas o que será que acontece se todos sairem (se despedirem em massa)
Sendo que eles não têm outra fonte de pessoas (tem a faculdade , mas ai vcs podem dar palestras grtuitas lá e explicar o que significa se profissional para os formandos) …

Sim,na prática não é tudo isso, mas no minimo vcs têm que mandar curriculo para outras regiões.
Ah , e sim, é possivel denunciar isso às autoridades ou melhor ainda, aos jornais.

O unico problema e que para isto se efetivar tem que ter alguem que tenha muita $$$ e tome esta iniciativa…

B

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L8884.htm

Lei 8884 do Código Civil, cap II, Art. 21, XII - discriminar adquirentes ou fornecedores de bens ou serviços por meio da fixação diferenciada de preços, ou de condições operacionais de venda ou prestação de serviços;

B

Parece um acordo entre as empresas que não está no papel mas todos obedecem.

Como já falaram, é um bom momento para você abrir uma empresa sua ou procurar trabalho nesses 5% que estão fora do acordo.

J

boaglio:

Como já falaram, é um bom momento para você abrir uma empresa sua ou procurar trabalho nesses 5% que estão fora do acordo.

A Melhor empresa pra se trabalhar é no Google e devemos sempre mandar curriculum pra eles, o resto são empresas que são confusas em seus processo ou mesmo entende o que é tecnologia da informação, vamos todos pro Google :wink:

L

JavaLivros:
boaglio:

A Melhor empresa pra se trabalhar é no Google e devemos sempre mandar curriculum pra eles, o resto são empresas que são confusas em seus processo ou mesmo entende o que é tecnologia da informação, vamos todos pro Google :wink:

então entre no google… quem sabe com um doutorado de computação quantica na alemanha e um pos doutorado de sistemas inteligentes no canada vc consiga uma vaga de estagiario no google… facinho… facinho…

C

É realmente tão impossível assim? Já vi outros comentários do tipo por aí…

T

Impossível não é, mas é extremamente difícil. O próprio Goolge mantém uma página com a descrição do processo seletivo deles.
Resumidamente, vc tem q ser graduado, de preferência ter mestrado, caso seja possível enviar o histórico escolar com médias das notas acima de 7 (ou 8, não lembro), se eles gostarem do currículo ligarão e farão uma entrevista por telefone de uma hora, possivelmente com partes da entrevista em inglês, se passar por isso será chamado para o escritório onde passará por 5 ou 6 entrevistas de mais de meia hora cada uma… Isso é o que me lembro agora, mas se não me engano tem mais etapas ainda… O processo seletivo todo leva de um a dois meses.

J

luistiagos:

então entre no google… quem sabe com um doutorado de computação quantica na alemanha e um pos doutorado de sistemas inteligentes no canada vc consiga uma vaga de estagiario no google… facinho… facinho…

Primeiro você tem que saber o que é o Google, entre no site www.google.com.br e lá click tudo sobre o Google, depois click em oferta de emprego, para melhores esclarecimento Perguntas frequentes

J

Impossível não é, mas é extremamente difícil. O próprio Goolge mantém uma página com a descrição do processo seletivo deles.
Resumidamente, vc tem q ser graduado, de preferência ter mestrado, caso seja possível enviar o histórico escolar com médias das notas acima de 7 (ou 8, não lembro), se eles gostarem do currículo ligarão e farão uma entrevista por telefone de uma hora, possivelmente com partes da entrevista em inglês, se passar por isso será chamado para o escritório onde passará por 5 ou 6 entrevistas de mais de meia hora cada uma… Isso é o que me lembro agora, mas se não me engano tem mais etapas ainda… O processo seletivo todo leva de um a dois meses.

Ainda assim não vejo o motivo para não enviar um curriculum pro Google e mesmo assim tentar a oportunidade, garanto que é mais saudável do que ficar pagando mico em consultorias e empresas sem pé e sem cabeça.

L

JavaLivros:
luistiagos:

Primeiro você tem que saber o que é o Google, entre no site www.google.com.br e lá click tudo sobre o Google, depois click em oferta de emprego, para melhores esclarecimento Perguntas frequentes

eu conheço bem o google… e é mais facil vc ganhar na megasena do que entrar la meu amigo…

J

luistiagos:

eu conheço bem o google… e é mais facil vc ganhar na megasena do que entrar la meu amigo…

Já disse, aliás estão contratando acho que você deveria mandar um curriculum

B

Não sei até que ponto isso está ou não dentro dos limites da legalidade.
Dê uma pesquisada e caso seja de fato uma prática ilegal, reúna provas, testemunhas e tudo o que puder e formalize sua denúncia.

C

Nossa, que horror huaha.

Impossível não é, na verdade eu acho que a barreira maior é esse lance de histórico. Qdo se é jovem, pelo menos eu, n dava muita bola pra isso, só me preocupava em passar de ano, não tinha muita consciência do impacto disso na minha vida adulta.

Confesso que não mudei muito hehe mas estou me regenerando.

Praqueles que foram espertos desde o colégio, tenho certeza que nd é tão “impossível” assim.

J

Olha só. Vamos ser realistas…

Procurar advogado e ministério público pode resultar em alguma coisa, mas aqui no Brasil??? Mais fácil entrar pro Google.

Provavelmente o processo rolaria por anos…

Ir trabalhar no Google resolve para um, mas não resolve para todos.

O que pode ser feito? Mudar a balança do mercado! Basta fazer elas precisarem de vocês mais do que vocês delas. Como?

1 - Migração em massa para outras cidades
2 - Migração para outras empresas que não aderiram ao acordo
3 - Trabalho como freelancer
4 - Criação de novas empresas. Procurem as incubadoras.
5 - Criação de uma consultoria em forma de cooperativa. procurem o Sebrae.
6 - Procurem empregos em empresas que não sejam de TI, mas que precisam de serviços. O que não tem de empresa pequena e média sofrendo com softwares sem manutenção…

E ajudem as boas empresas a crescer. Tomem os projetos desses sacanas. Tomem os melhores profissionais. Abram buracos em seus bolsos. Aí eles mudam de postura.

Lembrem-se que numa fábrica de automóveis, o dono detém os meios de produção. Mas no desenvolvimento, nós detemos os meios, não importa o quanto eles queiram mudar isso.

G

Esta é a opinião mais sensata de toda esta discussão.

E eu digo mais:

1. Se esse carelzinho é regional vá embora da região. Ninguém te deve nada. O mundo não lhe deve um bom emprego na região onde você nasceu. Caia na real. Vá procurar algo em SP, BH, RJ, RS.
  2. Uma coisa dessas jamais acontecerá em nível nacional sem atrair a atenção da grande imprensa e causar sérios danos aos consumidores de software
  3. Desenvolvedor bom não se sujeita a esse tipo de coisa. Desenvolvedor bom estuda, faz certificações e vai embora. O mercado de SP continua sedento por profissionais bons e experientes. E faltam candidatos.
S

luistiagos:
sergiotaborda:
RafaFloripa:
abracos

O unico problema e que para isto se efetivar tem que ter alguem que tenha muita $$$ e tome esta iniciativa…

Não é preciso muito dinheiro para abrir uma empresa e se tiver muitos socios - como parece que teria - dividido por todos dá menos ainda. A iniciativa… isso é facil. O problema é a confiança. Para que as pessoas tenham confiança nas outras para sugerir este tipo de manifestação vai tempo.

G

Já que você é FAKE, porque não fala logo o nome da região? E o nome das tais empresas?

Se você acha que alguém vai mandar uma carta com Antrax pra sua casa, você tá com [PARANOIA MODE = ON].

B

Problema de montar empresa é que se tem cartel na região, e elas já fazem uma espécie de dumping nos salários na região, elas não vão pensar duas vezes em tirar a tua empresa do mercado. São desleais até o osso.

Sem falar que você, se oferecer salários melhores, terá um custo operacional maior que elas, e uma margem de lucro menor, apesar que elas também devem estar inflacionando os preços no mercado.

J

sergiotaborda:
abracos
Não é preciso muito dinheiro para abrir uma empresa e se tiver muitos socios - como parece que teria - dividido por todos dá menos ainda. A iniciativa… isso é facil. O problema é a confiança. Para que as pessoas tenham confiança nas outras para sugerir este tipo de manifestação vai tempo.

No Brasil isso não é tão vantagem assim, acho que pra abrir uma empresa e ser celula em um projeto de uma consultoria grande é mais o caminho sensato, querer disputar clientela ou carteira já marcada por outras fornecedores de mão de obra especializada é muito complexo. O caminho é alocação mas você deve saber negociar seu valor hora , e isso é que tem que ser feito.

J

Bruno Laturner:
Problema de montar empresa é que se tem cartel na região, e elas já fazem uma espécie de dumping nos salários na região, elas não vão pensar duas vezes em tirar a tua empresa do mercado. São desleais até o osso.

Sem falar que você, se oferecer salários melhores, terá um custo operacional maior que elas, e uma margem de lucro menor, apesar que elas também devem estar inflacionando os preços no mercado.

Tirar do mercado como? Fazendo guerra de preços?

Tá, eles podem ter custo operacional menor. Mas a gente sabe o que acontece quando bons profissionais saem de uma empresa. Não adianta botar salario lá em baixo junto com preço. A qualidade cai junto. O stress aumenta. E aí um serviço de qualidade, mesmo mais caro, pode muito bem conquistar sua fatia de mercado. Na verdade, essa é uma otima oportunidade pra quem quer atuar com qualidade. E para uma empresa pequena, apesar do salário ser maior, para o cliente o custo pode ser menor.

Uma equipe com 10 bons profissionais pode fazer muito melhor que uma com 50 inexperientes. E mais barato. E com os clientes ganhando mais. E cliente não é amigo de ninguém. Ele quer uma série de atributos: confiança, qualidade, bom preço… e Muitos outros. Quem oferecer leva.

Sabe o que eu vejo dessas “consultorias de 3 letrinhas”? Elas falam demais e os clientes reclamam mais ainda!

W

No ano passado fiquei alocado por 4 meses meses em uma empresa em SP., depois de uma semana o gerênte de projeto sentou-se ao meu lado e perguntou porquê eu não fazia meus pagamentos pelo sindicato, pois ele nem esquentava a cabeça , na data combinada ele passava no sindicato pegava o seu pagamento e ia dormir tranquilo.Com o passar do tempo em conversa com os desenvolvedores ( = 06 ) fiquei sabendo quê eles foram dispensados de uma empresa de renome que fica ao lado do Shopping Paulista (porquê um novo contrato comercial exigia que os funcionários tivessem registro em carteira, portanto o mais viável finaceiramente segundo eles seria dispensar os mais velhos e contratar outros com valor salarial mais baixo ) portanto, eles estavam ali trabalhando por indicação do sindicato que os estava “alocando” para aquêle projeto.
Existem outro caso quê também presenciei e aqui não entra no mérito da questâo.Porém algumas pessoas estão entrando nessa por necessidade/comodismo e, mesmo sabendo da “ilegalidade” , “sonegação” de ambas as partes fecham os olhos, creio que o ideal é ser profissional e dar valor sua personalidade e conhecimento profissional.
Sou sério em relação a R$ e, essa conversa comigo não cola, mais é importante denunciar esse tipo de problema quê está virando rotina em nosso meio para quê outros tenham conhecimento e aprendam a lidar com essa situação.

J

Acreditem tem Empresa que não contratam profissionais de alta qualificação ou especialização, como disse não existe Cartel algum existe o bom negociador.

J

Bem. Aí nós temos alguns problemas.

1 - Computeiros, em geral, não são bons negociadores. A maioria simplesmente gosta de fazer seu trabalho.

2 - Existe isso sim. Eu já vi isso antes. Eles se juntam mesmo, pra poder baixar salario e perseguir quem os enfrenta. Minha saída? Saí de lá e vim embora. Ganho meu dinheiro e eles continuam decaindo.

3 - Nem todos são especialistas suficiente para que possa escolher o salário que quiser. Se todos fossem especialistas, ninguem seria especialista, não é? rssrsr

O fato é que esse tipo de coisa existe em muitas áreas, incluindo a nossa. O que fazemos? Vamos atrás dos bons mercados.

J

josenaldo:

3 - Nem todos são especialistas suficiente para que possa escolher o salário que quiser. Se todos fossem especialistas, ninguem seria especialista, não é? rssrsr
O fato é que esse tipo de coisa existe em muitas áreas, incluindo a nossa. O que fazemos? Vamos atrás dos bons mercados.

Não existe Cartel o que existe é bom negociador, você mesmo colocou “nem todos são especialistas suficiente para que possa escolher o salário”, e mesmo que fosse ainda não iriam escolher de forma tão simples, a não ser você tenha um negocio proprio.
Gostaria de expor aqui algumas informações mas não seriam agradáveis a ninguem e iria causar uma revolta de todos aqui, então acho que temos que saber lidar com pessoas, a tecnologia não é a grande vilã.

T

JavaLivros:
josenaldo:

Não existe Cartel o que existe é bom negociador, você mesmo colocou “nem todos são especialistas suficiente para que possa escolher o salário”, e mesmo que fosse ainda não iriam escolher de forma tão simples, a não ser você tenha um negocio proprio.
Gostaria de expor aqui algumas informações mas não seriam agradáveis a ninguem e iria causar uma revolta de todos aqui, então acho que temos que saber lidar com pessoas, a tecnologia não é a grande vilã.

Cara, se suas informações são tão boas então as exponha…

J

tiago_stos:

Não viva de modelos ou de aceitações e não vamos desvendar o que o complexo das coisas são, então seja criativo.

_

JavaLivros:
tiago_stos:

Não viva de modelos ou de aceitações e não vamos desvendar o que o complexo das coisas são, então seja criativo.

JavaLivros é aquele cara que abria um monte de tópicos non-sense né? Só pode … não dá pra entender nada do que ele escreve! rsrs
Seriam a mesma pessoa? http://www.youtube.com/watch?v=2zwlznyndDs

Quanto ao tópico: Tenho minhas dúvidas de que uma denúncia faça algo mudar. Vide o Senado. :lol:
Caso seja possível mude de cidade.

T

Mensagem moderada.:
[color=red]Não é permitido quaisquer tipo de ofensas , solicito manterem uma postura ética.[/color][size=18] [/size]

J

_rafael:

JavaLivros é aquele cara que abria um monte de tópicos non-sense né? Só pode … não dá pra entender nada do que ele escreve! rsrs
Seriam a mesma pessoa? http://www.youtube.com/watch?v=2zwlznyndDs
Quanto ao tópico: Tenho minhas dúvidas de que uma denúncia faça algo mudar. Vide o Senado. :lol:
Caso seja possível mude de cidade.

akakakak !!!

J

Thiagosc:

Esse tipo de atitude é o que perpetua o abuso. Você só está vendo o seu lado e provavelmente já esqueceu de quando era recém-formado ou quando estava na faculdade. O problema é que novos profissionais, principalmente aqueles que ainda estão estudando, não podem ficar se mudando para outros lugares e dependerão das empresas. Muitos não tem experiência suficiente para exigir nada em termos de salário, etc. Fechar os olhos para esse tipo de cartel é garantir que todos os profissionais passarão pelo período de 3 a 5 anos no início de carreira onde serão ludibriados.

Quem ganha com isso? O mercado? Não tenha dúvidas que muitos desses recém-formados são competentes e darão conta do recado, ganhando merreca. Quem acha que a “qualidade vai cair” está enganado. Sempre vai ter cara novo fazendo um bom trabalho.

E por falar nisso, a cidade de São Paulo é horrorosa. Um custo de vida alto, qualidade de vida baixa, problemas com violência, trânsito, etc, e as pessoas que trabalham por lá tem mania de ficar no escritório depois do horário sem serem pagos a hora extra. Não, obrigado.

Não falta candidato para nada, falta é trouxa que aceite ganhar merreca em regime ilegal CLT-Flex e trabalhar 14 horas por dia.

Eu acredito que as empresas sabe o que é extamente o que os profissionais de TI passam aqui fora, entretanto o grau de comprometimento que elas tem em grandes projetos e investimentos faz a tornarem infelizmente tudo virar especulação e jogo de interesses, não contralamos investimos controlamos software ou até isso as vezes não.

Estava até conversando com um amigo que trabalha no exterior e ele mesmo diz, os profissionais brasileiros são refém da desinformação e do caos gerado pela a industria de software, o mundo corporativo é movido a vantagens, essa colocação de Cartel pode atingir as muitas vias de informação que trafegam aqui mesmo no Forum mas todos se silenciam para pois temem repressárias de todos os lados.

G

Olha o nível!

Eu não estou vendo só o meu lado não. Eu já trabalhei para empresas pequenas que tinham clientes pequenos e pagavam muito mal na minha cidade natal no interior do RS. E lá não tinha outro mercado. Então, eu ganhei a experiência que eu pude lá, depois arranjei um emprego numa empresa um pouco melhor em Curitiba, e depois outras em SP.

Se o cara não pode se mudar, problema é dele. Não é culpa das empresas. Os dirigentes delas estão competindo no mercado delas, do jeito que eles sabem e/ou podem.

Se o mercado de onde o cara nasceu ou estuda é ruim é infortúnio dele. Nem todas as regiões do país tem bons mercados para todas as profissões.
É como você querer ser estilista em uma cidadezinha no meio da Amazônia. O cara que quiser ser estilista lá, vai ter que achar um jeito de sair de lá e ir para uma grande metrópole se quiser ter alguma chance. E isso vai ser culpa do governo do estado dele? Ou da sociedade? Ou das lojas de roupas da cidadezinha? Claro que não. Ninguém mandou o cara escolher esta carreira.

Assim como ninguém mandou o cara escolher trabalhar como desenvolvedor de software.

Não generalize sobre o que você (aparentemente) desconhece.

Vá ver as médias salarias em números em pesquisas legítimas. O custo de vida em números em pesquisas oficiais. O local onde funcionam as empresas de software que fornecem sistemas para os maiores compradores do país (bancos, empresas de telecom, etc). E depois vá falar mal se conseguir argumentar.

Contra números não se discute, e pelo visto você os desconhece.

T

Mensagem moderada.:
[color=red]Não é permitido quaisquer tipo de ofensas , solicito manterem uma postura ética.[/color][size=18] [/size]

C

Só por curiosidade, tá morando/trab em q cidade?

T

Em um lugar que não é São Paulo.

L

Mensagem moderada.:

C

G

Mensagem moderada.:
[color=red]Não é permitido quaisquer tipo de ofensas ou citações políticas , solicito manterem uma postura ética.[/color][size=18] [/size]

N

Nuossaa… só postei pra receber a notificação no e-mail e ver o que esse cara vai responder hahahaa…

C

T

Obrigado moderador por avacalhar com a thread!

Envie-me uma mensagem privada se quiser falar comigo, já que aqui não há jeito de se comunicar.

Obs.: E sim, a cidade de São Paulo é um esgoto.

[color=“red”]Moderação: Mensagem editada. Não são permitidas ofensas, sobretudo as de baixo calão.[/color]

T

Isso aqui virou Orkut?

O

O q ferra tudo são os profissionais q se matam trabalhando por nada.

T

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7my9mYOMNf0[/youtube]

Já que isso virou Orkut.

V

Bom, pena que a discussão foi para esse lado. Só me resta trancar.

Criado 17 de setembro de 2009
Ultima resposta 19 de set. de 2009
Respostas 65
Participantes 26