Certificacoes JAVA e Mestrado por onde comecar ?[Resolvido]

29 respostas
C

Pessoal

preciso muito de alguns conselhos de pessoas variadas.

Sou formado em Ciencias da Computacao

e tenho por objetivo conseguir certificacao Java em Web, mas preciso ter a SCJP antes de conseguir a Web.

Meu objetivo seria ter duas certificacoes e fazer mestrado.

Minha duvida seria a seguinte:

Por onde comeco, trabalho ha alguns meses com JAVA, preciso fazer pos-graduacao antes do Mestrado?

Queria saber diante de todos esses objetivos por onde comeco ???

Gostaria da ajuda de todos pra saber por onde devo comecar sendo um objetivo de:

Sun Certified SCJP 6
Sun Certified SCWCD …
Mestre em …

???

Aguardo Pessoal.

Obrigado.

29 Respostas

C

no meu caso partiria direto para o mestrado…
mas se voce quiser fazer uma pos seria interessante tb pois contaria como
curriculo para entrar no mestrado…

F

Certificacao Java nao tem nada a ver com Pos Graduacao, que por sua vez nada tem a ver com Mestrado.

Mestrado em uma area NAO (pelo menos nao deveria) deve ser sobre linguagem nenhuma, vc ate pode USAR java para provar sua tese mas apenas isso. Nao se compara um Mestre com um Certificado Java.

Certificacao prova que vc estudou pra uma prova, mas agrega bastante coisa dependendo da prova.
SCWCD é excelente pra quem desenvolve Web.

E pós, francamente… pelo que tenho visto por ai (“Pos em desenvolvimento Java Web argh!”) ta meio que zoneado a parada.

IMHO. Se nao concorda nao precisa chutar o computador.

L

Da maneira que vc fala parece que vc esta comparando um mestrado com uma certificação… e isto é o mesmo que comparar um curso de corte e costura pelo correio com um pos doutorado… qualquer pos ou mestrado vale milhoes de certificações… no caso da scjp e scwcd vale bilhoes delas…

C

fabim:
Certificacao Java nao tem nada a ver com Pos Graduacao, que por sua vez nada tem a ver com Mestrado.

Mestrado em uma area NAO (pelo menos nao deveria) deve ser sobre linguagem nenhuma, vc ate pode USAR java para provar sua tese mas apenas isso. Nao se compara um Mestre com um Certificado Java.

Certificacao prova que vc estudou pra uma prova, mas agrega bastante coisa dependendo da prova.
SCWCD é excelente pra quem desenvolve Web.

E pós, francamente… pelo que tenho visto por ai (“Pos em desenvolvimento Java Web argh!”) ta meio que zoneado a parada.

IMHO. Se nao concorda nao precisa chutar o computador.

fabim so uma duvida voce nao axa mestrado interresante para programadores??? me desculpe mas nao entendi sua colocacao referente a isso…

voce tambem falou de pos em desenvolvido web nao seria mais interresante fazer uma pos em UML???
ou algo do tipo

C

Bom fabim

eu concordo com voce sim

porem meu objetivo eh ter os 2

porque quero dar aula a noite pra universitarios

e de dia trabalhar como programador

entao preciso das certificaoes e do mestrado.

so quero saber por onde comecar.?

O

Bom, eu acho que são coisas muito diferentes.

Mestrado voce terá que fazer pesquisas, e é muito interessante publica-las. E sua carreira tende a ir pra área acadêmica … ou seja, ser professor em universidades no futuro. O Mestrado não especializa a linguagem (no caso java). Mas, para alguns casos, utilizam a linguagem para explicar algum conceito de engenharia de software …

A certificação já é mão na massa mesmo … serve pra provar que sabe programar (no caso java) e que estudou.

Eu também estou pensando em entrar no mestrado, e o IPT oferece um bom curso http://www.ipt.br/mestrado_interna.php?id_mestrado=1

O ITA oferece um bom curso de pós graduação e o pessoal já deixou a opinião aqui no guj http://www.guj.com.br/posts/list/122581.java

D

O diálogo de “Alice no País das Maravilhas” pode te dar uma luz.

[color=darkred]-Alice: Gato, qual caminho devo seguir?
-Gato: Depende de onde você quer chegar.
-Alice: Quero chegar em qualquer lugar.
-Gato: Então siga qualquer caminho![/color]

Um abração e sucesso pra você

M

Mestrado é importante para quem quer ou busca seguir uma carreira acadêmica como professor em uma universidade.
Se você busca seguir carreira como professor, então caia dentro, caso contrério, uma pós-graduação já seria o suficiente. :wink:

J

como marcio disse acima se vc quirer seguir passos de professor em faculdade faz um mestrado que vc esta no caminho certo mais se profissionalmente eu acho a certificação

C

Pessoal

a ideia eh os 2 quero chegar em

ser programador com certificacoes e dar aulas.

J

então faz o mais importante no momente cara

F

Vamos tirar de lado as certificacoes Java.

Sua afirmação é improcedente… nao restrinja o mundo apenas ao “seu” universo pessoal.
Existem muito mais coisas ai fora.

Poderia te dar nomes de varios profissionais, com 10+ certificacoes especificas pra uma area (exemplo: DBA) que possuem salarios superiores a Mestres e Doutores.

Quanto as pós, existe uma porção de pessoas ai fora que empurraram com barriga e nao sabem fazer um Sistema.
Infelizmente existem Pós assim. E a rodo.

Sao universos completamente distintos. O objetivo de um Mestre/Doutor diverge muito de um 20+ Certificacoes.

Nem vou citar PMI.

F

Capistrano,

Mestrado é interessante em qualquer profissao.
Se vc quer programar e pretende fazer mestrado vá em frente.
Porem o que vejo no mercado sao pessoas desistindo de codificar, por causa dos salarios.

Infelizmente, existe em praticamente todas as empresas (pelo menos Brasil) uma concepção de que desenvolvedor < projetista < gerente de projetos.
No entanto sao carreiras distintas, e podem ter salarios equivalentes (cada caso é um caso).

Vc nunca tera em sua empresa exímios programadores se pagar a eles no maximo 1/3 do salario base de um gerente.
Quem perde com isso é a propria empresa.

L

bem se vc tiver a oportunidade de fazer o mestrado com certeza esse sem duvida é a melhor opcao. Aqui na ibm se valoriza bastante os mestres, principalmente para ser engenheiro de software, arquiteto. Claro que a experiencia vale mais ate que o titulo de mestre, mas com certeza nao dar para comparar mestrado com certificacao.

B

Para começar você pode tentar o SCJP, e depois tentar tirar um mestrado.

D

Faça os dois ao mesmo tempo.

Primeiro, dê uma olhada no exame POSCOMP, utilizado por grande parte das universidades como parte do processo seletivo. As inscrições estão abertas até o fim deste mês, portanto, ainda há tempo.

Provavelmente você irá se inscrever em um programa de mestrado no final do ano, logo após os resultados do POSCOMP.

Neste meio tempo, você já pode ir estudando para a SCJP, pois as aulas só deverão começar em Fevereiro/Março.

Levando em conta que o curso de mestrado irá decorrer nos próximos 2 anos e meio, se você conseguir dedicar algumas horas da semana para uma certificação, é possível tirar 2 ou até mais neste período, e ainda fechar com chave de ouro, com o mestradão! :slight_smile:

Boa sorte!

S

Eu tenho uma pretensão parecida com a sua … ser profissional java mas desenvolver uma carreira acadêmica também baseada na aplicação de java como tecnologia e linguagem de programação e pretendo focar em tv digital.

Eu comecei pelas certificações, porque a curto prazo me dão um valor profissional maior, com um pouco de dedicação vai me render o mesmo conhecimento que uma especialização em java e sai mais barato. Já tirei a SCJP e estou me preparando para a SCWCD.

Prentendo iniciar o mestrado somente em 2011 porque quero me preparar para o poscomp para ter uma nota decente que se possível me renda uma bolsa de estudos. E, não sei se você já fez poscomp, eu fiz os 3 ultimos anos, é uma prova bem completa, abrangente, se quer ir bem precisa se preparar bem.

Até lá estou investindo nas certificações!

Esse é o caminho que eu escolhi. Lista as suas prioridades, inclusive financeiras e toma uma decisão baseado nisso.

Boa sorte!

P

Defina suas prioridades irmão.

O que te traria um retorno melhor agora? Talvez o estudo da certificação te daria uma boa base e um salário melhor para se manter em um mestrado no futuro.

Mas a decisão quem toma é você… hehe

Abraço e boa sorte. Um dia chego lá também… hehe

F

cara hoje em dia você tem que ser multitarefa, lógico que de forma moderada, siga um plano e toque o barco com os dois, e olhe que dá até para mais, dependendo do seu elo social

boa sorte! :wink:

P

Dispara duas threads do seu corpo e coloca cada uma para estudar cada coisa.

Sério agora: Deu para entender que depende do que você quer agora né? IMHO, iria para o mestrado. Certificação Java só ajuda para embelezar curriculo. Mais NADA.

P

faelcavalcanti:
cara hoje em dia você tem que ser multitarefa, lógico que de forma moderada, siga um plano e toque o barco com os dois, e olhe que dá até para mais, dependendo do seu elo social

boa sorte! :wink:

Mestrado é tão trivial que no seu tempo disponível tu pode estudar para certificação Java?

O

Mestrado e certificação são coisas diferentes, isso é óbvio, porém com certificações você adquire conhecimento em alguma linguagem, o que lhe pode ser útil para utilizar na sua dissertação de mestrado. Não adianta nada o cara estudar zilhões de algoritmos se não conhecer bem uma linguagem, ele provavelmente não vai conseguir aplicar bem aquilo que estudou. Mas vc não pode se agarrar muito a isso, pois no fim o que importa é o seu conhecimento e habilidade em criar sistemas e resolver problemas, isso é o que diferencia um bom profissional dos demais.
Então vá em frente, tire suas certificações, trabalhe pra ganhar experiência e quando achar que estiver pronto, entre no mestrado.

Boa sorte!

B

Rapaz, faça os dois! Certificação Java da pra tirar em 2 meses, mestrado começa no inicio do prox ano, simples. :slight_smile:

Eu vou fazer isso, tirar a certificacao proximo mes, e me inscrever no mestrado, estou concluindo o curso já…

Para os que disseram q mestrado é só se quiser seguir carreira academica… acho melhor rever seus conceitos. Mestrado cada dia está ficando mais importante, daqui há alguns anos vai ser necessário ter mestrado se quiser se da bem no mercado :slight_smile:

Se quiser seguir area academica pense no doutorado ja… Pq professor bom de universidade e que ganhe BEM só doutor e olhe lá. :slight_smile:

Faz os dois cara. As certificações nao sao tao dificeis. :slight_smile:

R

olá,

eu vi essa discussão sobre JAVA ou mestrado e achei bastante interessante.
Mas para responder sua dúvida…o deyvid (com a imagem da Alice no país das Maravilhas), na minha opinião, falou TUDO.

Depende que caminho vc quer tomar.

Se sua intenção é ser um professor, eu digo seguir carreira acadêmica, o mestrado deve ser seu 1º objetivo.
Agora se intenção é ser um profissional do mercado de trabalho, ter a oportunidade de estar em empresas e etc, daí t aconselho a fazer certificações.

Nas certificações vc estuda MUITO e acaba conhecendo BASTANTE a ferramenta.

Quando eu soube q entrei no mestrado, eu estava trabalhando em SP de consultor em uma empresa e dai o gerente de projeto me disse uma coisa q de certa forma é a visão que eu tenho sobre mestrado e mercado de trabalho.

Ele me disse assim: “Mestrado não vai t ajudar em nada se vc quer trabalhar em empresas”.

Então…eu acredito (to fora do mercado de trabalho há 2 anos) que mestrado naum vai t ajudar a arrumar um bom emprego, vai ser somente o INICIO para vc seguir carreira acadêmica.

Vc trabalha ??? Pq isso é um fator q alguns professores naum gostam q seus orientandos façam !! Eles preferem q vc se deddique por tempo integral ao projeto e defenda sua tese o mais rápido possível.

Espero ter esclarecido alguma dúvida

Ricardo

C

Eu fiz a pergunta de uma forma clara e objetiva, mas a maioria nao compreende o que eu quero.

Eu vou te explicar:

Eu quero ser mestre pra dar aulas a noite. e de dia trabalhar no mercado de trabalho.

eh isso que quero, a pergunta apenas foi…

por onde comecar ???

eh isso que quero saber.

Pretendo as duas coisas.

porem, por onde comeco?

L

ceceu:
Eu fiz a pergunta de uma forma clara e objetiva, mas a maioria nao compreende o que eu quero.

Eu vou te explicar:

Eu quero ser mestre pra dar aulas a noite. e de dia trabalhar no mercado de trabalho.

eh isso que quero, a pergunta apenas foi…

por onde comecar ???

eh isso que quero saber.

Pretendo as duas coisas.

porem, por onde comeco?

Por um mestrado…

R

Pelo mais dificil !!!
Que é o mestrado !!!

Boa sorte na prova do POSCOMP !!!
Em que área você pretende fazer o mestrado ??

Ricardo

C

Estou aberto a sugestoes

ainda nao escolhi nao.

sugere alguma?

R

olá,

Geralmente é a msm área q a monografia !!!
Sugerir uma área é dificil pq vai da sua escolha !!!
Cada um se identifica mais com uma área !!! E com o tema do projeto tb !!

Bo escolha !!

Ricardo

Criado 12 de agosto de 2009
Ultima resposta 21 de ago. de 2009
Respostas 29
Participantes 18