Classe "Adivinhe o Número"

36 respostas
J

:cry:Bom dia Pessoal.

Sou nova aqui no site e preciso de uma ajudinha, ainda sou estudante do curso de Sistemas de Informação e meu professor pediu o seguinte exercício para entregar, no qual estou com dificuldade de fazer. Segue o mesmo abaixo, se alguém puder me ajudar agradeço desde já.

1-Escrever em Java um jogo simples de ?Adivinhe o número?. O jogo deve funcionar da seguinte forma:

a)O Computador gera um número aleatório entre zero e 100;

b)O Computador aguarda e recebe um palpite do usuário;

c)O Computador diz se o número oculto é maior ou menor que o palpite, voltando a pedir um novo palpite;

d)Caso o usuário acerte o número, deve ser apresentado o número de tentativas do usuário até acertar;

e)Então solicitar novo número

36 Respostas

D

JAQUELINEDIAS:
:cry:Bom dia Pessoal.

Sou nova aqui no site e preciso de uma ajudinha, ainda sou estudante do curso de Sistemas de Informação e meu professor pediu o seguinte exercício para entregar, no qual estou com dificuldade de fazer. Segue o mesmo abaixo, se alguém puder me ajudar agradeço desde já.

1-Escrever em Java um jogo simples de ?Adivinhe o número?. O jogo deve funcionar da seguinte forma:

a)O Computador gera um número aleatório entre zero e 100;

b)O Computador aguarda e recebe um palpite do usuário;

c)O Computador diz se o número oculto é maior ou menor que o palpite, voltando a pedir um novo palpite;

d)Caso o usuário acerte o número, deve ser apresentado o número de tentativas do usuário até acertar;

e)Então solicitar novo número

</blockquote>

qual a dúvida?

J

A dúvida é como fazer o item C. Não faço a mínima idéia.

D
[quote]

int numeroAleatorio = sortearNumero();

Se palpiteDoUsuario == numeroAleatorio {

fazer seu fluxo aqui…

} Se palpiteDoUsuario > numeroAleatorio {

printar( “O número do palpite é maior que o sorteado”);

} Senão

printar(“O número do palpite é menor que o sorteado”);

}

[quote]

O

parabens denis, você acaba de atrapalhar o aprendizado da sua colega com uma resposta pronta

D

removi umas coisinhas…

J

Obrigado…

Vou montar o programinha e ver se funciona corretamente.

G

removi umas coisinhas…

Teoricamente uma pessoa que cursa uma faculdade de Tecnologia deveria estar apta a realizar uma lógica desse nível. Não acho que o Denis atrapalhou.

J

Giulliano,

Não necessariamente eu preciso saber realizar uma lógica desse nível, até mesmo porque minha intenção com este curso não é ser programadora e sim seguir carreira em outras areas, só que infelizmente tenho de aprender a programar para passar na faculdade, goste de programação só me desculpa se o meu raciocinio lógico não esta tão desenvolvido como o seu. E realmente tenho alguma dificuldades, entendo o que pede o enunciado só que não consigo colocar isso no papel.

Por acaso vc me sugere algum curso bom, que me ajude a desenvolver melhor esse lado de programação?

M

Boa tarde

Comece com as apostilas da Caelum fj11, vão te dar uma boa base pro seu aprendizado.

Att.

J

ManoJava:
Boa tarde

Comece com as apostilas da Caelum fj11, vão te dar uma boa base pro seu aprendizado.

Att.

Obrigado pela dica.

G

JAQUELINEDIAS:
Giulliano,

Não necessariamente eu preciso saber realizar uma lógica desse nível, até mesmo porque minha intenção com este curso não é ser programadora e sim seguir carreira em outras areas, só que infelizmente tenho de aprender a programar para passar na faculdade, goste de programação só me desculpa se o meu raciocinio lógico não esta tão desenvolvido como o seu. E realmente tenho alguma dificuldades, entendo o que pede o enunciado só que não consigo colocar isso no papel.

Por acaso vc me sugere algum curso bom, que me ajude a desenvolver melhor esse lado de programação?

O que eu disse é que alguém que faz uma faculdade de TI deveria ter aprendido esse tipo de racicíonio em sala de aula, mas você não tem.

Então isso é culpa da sua faculdade que é ruim ou você que não tem interesse. Nesse caso pode ser por que vc não tem interesse na área e por isso não quer aprender. Não acho que seja preciso indicar nenhum curso para aprender lógica, com o marerial que os professores passam em sala é o suficiente.

Mas como vc disse “eu não tenho interesse” e por isso esta vai ser uma daquelas aulas que vc não vê a hora de acabar logo (eu tb passo por isso na minha faculdade)

J

removi umas coisinhas…

Teoricamente uma pessoa que cursa uma faculdade de Tecnologia deveria estar apta a realizar uma lógica desse nível. Não acho que o Denis atrapalhou.

Giulliano,

Não necessariamente eu preciso saber realizar uma lógica desse nível, até mesmo porque minha intenção com este curso não é ser programadora e sim seguir carreira em outras areas, só que infelizmente tenho de aprender a programar para passar na faculdade, gosto de programação só me desculpa se o meu raciocinio lógico não esta tão desenvolvido como o seu. E realmente tenho alguma dificuldades, entendo o que pede o enunciado só que não consigo colocar isso no papel.

P

JAQUELINEDIAS, eu acho interessante que tente fazer e poste o que vc tentou fazer aqui. Porque desta forma fica mais lhe guiar e lhe ajudar em suas dúvidas.

:wink:

D

Na verdade existe uma falha no nosso sistema de ensino, pois ele nos “obriga” a ser “razoavel” em todas as matérias, por exemplo, tive anos de biologia no ensino médio, porém como trabalho com informática é improvável que vá utilizar “todo” o conhecimento que adquiri nessas aulas, sendo que o tempo gasto poderia ter sido utilizado em matérias que me seriam muito mais úteis como por exemplo, aulas de frances e alemao.

É claro que existem pessoas que entram no curso errado, como por exemplo uma pessoa que quer seguir a area de gestão e entra num curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas sendo que deveria estar em um curso como o da fatec de Informática para Gestão de Negócios. Não digo que é o seu caso JAQUELINEDIAS, mas vejo muito disso acontecer hoje, de pessoas fazendo matérias empurrando com a barriga pq querem seguir outras áreas.

J

deniswsrosa:
Na verdade existe uma falha no nosso sistema de ensino, pois ele nos “obriga” a ser “razoavel” em todas as matérias, por exemplo, tive anos de biologia no ensino médio, porém como trabalho com informática é improvável que vá utilizar “todo” o conhecimento que adquiri nessas aulas, sendo que o tempo gasto poderia ter sido utilizado em matérias que me seriam muito mais úteis como por exemplo, aulas de frances e alemao.

É claro que existem pessoas que entram no curso errado, como por exemplo uma pessoa que quer seguir a area de gestão e entra num curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas sendo que deveria estar em um curso como o da fatec de Informática para Gestão de Negócios. Não digo que é o seu caso JAQUELINEDIAS, mas vejo muito disso acontecer hoje, de pessoas fazendo matérias empurrando com a barriga pq querem seguir outras áreas.

Entendi perfietamente o que vc quer dizer, eu tenho certeza de que não estou no curso errado, mas é como disse, eu gosto d eprogramar só que tenho dificuldade.

Mas valeu pela ajudinha.

abraços.

K

Só uma curiosidade, que carreira vc pretende seguir?

T

JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

Entendi perfietamente o que vc quer dizer, eu tenho certeza de que não estou no curso errado, mas é como disse, eu gosto d eprogramar só que tenho dificuldade.

Mas valeu pela ajudinha.

abraços.

Jaqueline, não se desespere, isso é perfeitamente comum.
O que acontece é que há um despreparo dos dois lados: do aluno que vem com uma base horrível do ensino médio e fundamental e de muitos docentes que não tem preparo/vontade pra ensinar programação básica aos alunos que NUNCA viram um if na vida.

Foi meu caso.
No começo odiei programação, mas certo dia simplesmente peguei o fio da meada e disparei, daí não parei mais de me interessar por programação.
Quem sabe isso possa acontecer com você também.

Lembrando que mesmo que não queira seguir carreira como programadora é essencial saber um mínimo de algoritmos.
Se esforce mais (não estou dizendo que não esta se esforçando viu), pegue no pé do profressor, uma hora ou outra você vai pegar o fio da meada, ter aquela epifania e vai se virar bem melhor com os algoritmos.

Abraços.

J

Tchello:
JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

Mas valeu pela ajudinha.

abraços.

Jaqueline, não se desespere, isso é perfeitamente comum.
O que acontece é que há um despreparo dos dois lados: do aluno que vem com uma base horrível do ensino médio e fundamental e de muitos docentes que não tem preparo/vontade pra ensinar programação básica aos alunos que NUNCA viram um if na vida.

Foi meu caso.
No começo odiei programação, mas certo dia simplesmente peguei o fio da meada e disparei, daí não parei mais de me interessar por programação.
Quem sabe isso possa acontecer com você também.

Lembrando que mesmo que não queira seguir carreira como programadora é essencial saber um mínimo de algoritmos.
Se esforce mais (não estou dizendo que não esta se esforçando viu), pegue no pé do profressor, uma hora ou outra você vai pegar o fio da meada, ter aquela epifania e vai se virar bem melhor com os algoritmos.

Abraços.

Obrigado pelas dicas.

Realmente é como vc disse eu vim do ensino médio muito despreparada, minha escola era uma bagunça e nunca tinha aula.
Mas quanto a programar não é que eu não goste, eu tenho grande interesse em aprender acho interessante, e mesmo que não tenha intenção de seguir carreira como programadora é necessário ter ao menos conhecimento.
Quanto o meu professor de programção ele é ótimo, explica muito bem e ele já percebeu que tenho dificuldade, afinal já é o 3º ano que tenho aula com ele. Siceramente tava pensando em fazer algum curso de Lógica da programação e de Java também, acredito que seria bem mais fácil de aprender do que na faculdade.
Tem um amigo meu que fez os dois cursos o de Lógica da Programação e o de Programaçõa Orientada a OBJ. com Java, e ele disse que não tem nada a ver com que ensinam na Faculdade, disse que é bem mais fácil de aprender e de se desenvolver.

Será que se fizer um curso fica mais fácil de compreender?
Tava até mesmo pesquisando algumas escolas como Caelum e GlobalCode, qual será que é a melhor?

abraços.

G

JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

Mas valeu pela ajudinha.

abraços.

Hei JAQUELINEDIAS

Esse livrinho é muito bom para quem está começando: http://www.submarino.com.br/produto/1/4611/algoritmos+e+estruturas+de+dados

J

GradeBook:
JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

Mas valeu pela ajudinha.

abraços.

Hei JAQUELINEDIAS

Esse livrinho é muito bom para quem está começando: http://www.submarino.com.br/produto/1/4611/algoritmos+e+estruturas+de+dados

Obrigado pela dica.

Vou ver se compro.

T

Olha, sinceramente não sei te responder, isso pode variar muito de cada pessoa.
A única coisa que posso lhe dizer com certeza é que se aprende a programar… programando.
Parece besta, mas é verdade.
Peça ao seu amigo algum material do curso que ele fez, de repente isso pode te esclarecer se a didática utilizada te serve ou não.

Espero tê-la ajudado de alguma maneira, essa época da gradução/ensino técnico até pegar o ritmo é muito chateante mesmo.

Abraços.

J

Tchello:

Olha, sinceramente não sei te responder, isso pode variar muito de cada pessoa.
A única coisa que posso lhe dizer com certeza é que se aprende a programar… programando.
Parece besta, mas é verdade.
Peça ao seu amigo algum material do curso que ele fez, de repente isso pode te esclarecer se a didática utilizada te serve ou não.

Espero tê-la ajudado de alguma maneira, essa época da gradução/ensino técnico até pegar o ritmo é muito chateante mesmo.

Abraços.

Pois é nem me fala isso, já estou de cabelos em pé…rsrs

Mas valeu pela ajuda.

Abraços.

C

Olá JAQUELINEDIAS, para desenvolver mais o lado da programação sugiro você procurar
por apostilas ou livros de Algoritmos. Dá uma procurada no site www.apostilando.com ou procure um livro.

JAQUELINEDIAS:
Giulliano,

K

Aprendi bastante no inicio do meu curso com o livro Logica de Programação - Forbellone

R

Jaqueline,

No começo, para organizar as idéias, use o português estruturado. No inicio a linguagem menos importa (só atrapalha, pq vc se preocupa com os comandos e esquece a lógica).

Vai no:

Gera_numero_aleatorio
Le palpite_usuário
SE palpite_usuário = numero_aleatorio ENTÃO
FAÇA…
SENÃO
SE … e assim por diante…

Quando souber exatamente o que o programa tem que fazer, corra atrás de um meio de ler um input, gerar um random, etc…

Com o tempo isso fica mais natural…

T

rodrigo_lm:
Jaqueline,

No começo, para organizar as idéias, use o português estruturado. No inicio a linguagem menos importa (só atrapalha, pq vc se preocupa com os comandos e esquece a lógica).

Vai no:

Gera_numero_aleatorio
Le palpite_usuário
FAÇA…
SENÃO
SE … e assim por diante…

Quando souber exatamente o que o programa tem que fazer, corra atrás de um meio de ler um input, gerar um random, etc…

Muito bom rodrigo!
Ajuda no começo ter uma visão mais ampla do que é preciso ser feito, não de como.
Depois que você mapear o que e em que sequência deve ser executado que você procura como fazer cada passo separadamente.

J

Tchello:
rodrigo_lm:
Jaqueline,

Vai no:

Gera_numero_aleatorio
Le palpite_usuário
FAÇA…
SENÃO
SE … e assim por diante…

Muito bom rodrigo!
Ajuda no começo ter uma visão mais ampla do que é preciso ser feito, não de como.
Depois que você mapear o que e em que sequência deve ser executado que você procura como fazer cada passo separadamente.

Agradeço a todos pelo ajuda.

Confesso que ontem me bateu o desespero e até pensei em desistir, mas hoje depois de colocar a cabeça em ordem decidi cheguei a conclusão de que é esse curso que realmente quero fazer e não vou desistir, vou me esforçar um pouco mais até aprender… Obrigado também aqueles que me indicaram a apostila da Caelum, dei uma olhadinha por cima essa apostila é bem simples e clara nas informações, tenho certeza que me ajudará muito.

Qualquer dúvida que tiver estro em contato com vcs.

Abraços a todos.

J

rodrigo_lm:
Jaqueline,

Vai no:

Gera_numero_aleatorio
Le palpite_usuário
FAÇA…
SENÃO
SE … e assim por diante…

Agradeço a todos pelo ajuda.

Confesso que ontem me bateu o desespero e até pensei em desistir, mas hoje depois de colocar a cabeça em ordem decidi cheguei a conclusão de que é esse curso que realmente quero fazer e não vou desistir, vou me esforçar um pouco mais até aprender… Obrigado também aqueles que me indicaram a apostila da Caelum, dei uma olhadinha por cima essa apostila é bem simples e clara nas informações, tenho certeza que me ajudará muito.

Qualquer dúvida que tiver estro em contato com vcs.

Abraços a todos.

T

Jaqueline, todos os usuários são muito bem vindos aqui e não é diferente com você.
Sinta-se a vontade de postar suas dúvidas sempre que tive-las, garanto que hora ou outra alguém irá lhe ajudar.

By the way, bem vinda a comunidade java hehehe

Abraços!

B

Consegui resolver o problema, Jaque?

J

Na verdade não consegui.

Tentei, mas infelizmente não consegui, acho que foi porque ontem me bateu um desespero e acabei desanimando… Pensei até em trancar o meu curso ou mudar de curso, fiquei desesperada.

D

À Moderação

Seria uma boa mover este tópico para java básico.

J

deniswsrosa:

À Moderação

Como faço isso, sou nova no GUJ, me cadastrei ontem

T

JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

À Moderação

Só moderadores podem fazer isso.

D

JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

À Moderação

Na verdade estava solicitando para a moderação para mover o tópico, você provavelmente não possui esta permissão.

J

deniswsrosa:
JAQUELINEDIAS:
deniswsrosa:

À Moderação

Na verdade estava solicitando para a poderação para mover o tópico, você provavelmente não possui esta permissão.

Entendi, é eu tentei fazer isso, mas não consegui.

Criado 8 de março de 2010
Ultima resposta 9 de mar. de 2010
Respostas 36
Participantes 12