CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

173 respostas
R

Pessoal,

Trabalho a mais de 1 ano com modelo de qualidade CMM…participei de todo o processo de certificação Nível 2 em uma empresa e agora já estou participando de certificação Nível 3.

Alguém aqui trabalhar em ambiente que tenha CMM?

Se sim, ou não, o que acham deste modelo que está se tornando uma tendência, pelo menos em modelo de fábrica.

O que acham?

Até mais…

173 Respostas

D

Eu trabalhei em uma empresa que tentou certificação CMM-2. Eu sou muito cético com relação a estas certificações de qualidade de processos (ISO-XXXX, CMM, SPICE), pois elas indicam (duhhh!!) que seus processos de desenvolvimento têm qualidade, mas não o seu produto final.
Mas, a minha experiência não foi muito boa. A empresa perdeu muita produtividade (uma vez que a maioria dos processos anteriores que já funcionavam eram baseados em relações informais muito bem consolidadas) e o produto final não teve a mesma qualidade anterior. Acho que CMM pode vir a ser útil para empresas que produzam software em série (aka Sucrilhos) mas é meio complicado aplicá-la em empresas que montam software “sob medida”.

C

Um problema serio das empresas em que eu trabalhei onde CMM foi discutido, foi que o processo, uma vez “certificado”, nunca era melhorado. E aih eh que tah a bomba-relogio: voce pega um monte de gente que trabalhava bem, mas de uma forma caotica, pega um processo enlatado e joga no colo de todo mundo, mas depois simplesmente esquece disso, e acha que o processo vai resolver tudo.

NAO EH O PROCESSO QUE PRODUZ SOFTWARE. SAO AS PESSOAS.

Uma anta marsupial programando vai ser sempre uma anta marsupial programando, a menos que ela mesma resolva melhorar e aprender a trabalhar direito. 40 antas marsupiais num time, e nao tem processo que faca o software sair no prazo, com qualidade, e atendendo ao que o cliente precisa.

PS: eu sei que antas nao sao marsupiais. :smiley:

G

Para aqueles que não estão entendendo bulhufas de que está sendo falado.
CMM/SPICE:
:arrow: http://www.sei.cmu.edu/cmm/cmm.html
:arrow: http://www.satisfice.com/articles/cmm.htm
:arrow: http://www.dceconsultants.com/services/iTManagementServices/cMMAndSPICE.html (CMM e SPICE)
:arrow: http://www.netcomuk.co.uk/~ksouthwe/RothSouthwell/ISO_15504.htm

Antas:
:arrow: http://www.saudeanimal.com.br/anta.htm

Marsupiais:
:arrow: http://www.ucmp.berkeley.edu/mammal/marsupial/marsupial.html

R

Fala pessoal…

concordo com o q foi dito sobre o CMM aki no topico…

onde trabalhava, a empresa tirou certificacao nivel 2…mas pode perguntar a qq profissional de lah se eles entendem o processo…

acho q essas certificacoes soh servem p/ pendurar na parede e mostrar, pq o q acontece na realidade eh uma camuflagem horrivel do verdadeiro processo da empresa p/ q os auditores nao percebam e os clientes nao fiquem sabendo de nada…

concordo com o cv, q quem faz o software sao as pessoas e nao o processo…se seu processo possui qualidade, seu produto saira com qualidade e os clientes virao normalmente…nao precisa de um pedaco de papel assinado por alguma consultoria q diz atestar seu processo como “maturo”…

falow

O

O que se vê muito por aí é uma grande fachada com o título “Temos a certificação X, façam conosco!!”.

Na prática, acontece muitas vezes da equipe ser surpimida por um processo gigantesco que 90% não entende e outros 9,6% não sabem aplicar.

Outra situação é aquela em que nem a equipe, nem os gerentes e nem os responsáveis pela implantação do modelo esquentam suas cabeças… Isso mesmo! Assuma hoje mesmo sua maturidade no processo de desenvolvimento, venda milhões e não pratique nada ! Por que? É mais fácil ! E as questões contratuais ? Nada que uma boa geração de toneladas de documentos feita em cima da hora por uma equipe especializada não resolva…

É uma opinião extremista, claro (para colocar lenha na discussão). Porém, existem empresas que realmente fazem o que dizem, mas isso depende de cada estilo gerencial.

O

Isso me fez lembrar de uma coisa: alguém já passou por uma situação do tipo: “preparem suas papeladas pois dia X vai ter auditoria” ?

Se tudo estivesse sendo feito corretamente, pra que :twisted: serve esse aviso ?

R

mas era assim mesmo qdo iria acontecer alguma auditoria ou treinamento sobre CMM…

mas ae alguem diz: “Pq nao tiravam as duvidas??”

simples: pq nada era passado corretamente p/ os profissionais poderem entender e ter alguma duvida…

R

“rbarioni”:
Fala pessoal…

concordo com o q foi dito sobre o CMM aki no topico…

onde trabalhava, a empresa tirou certificacao nivel 2…mas pode perguntar a qq profissional de lah se eles entendem o processo…

acho q essas certificacoes soh servem p/ pendurar na parede e mostrar, pq o q acontece na realidade eh uma camuflagem horrivel do verdadeiro processo da empresa p/ q os auditores nao percebam e os clientes nao fiquem sabendo de nada…

concordo com o cv, q quem faz o software sao as pessoas e nao o processo…se seu processo possui qualidade, seu produto saira com qualidade e os clientes virao normalmente…nao precisa de um pedaco de papel assinado por alguma consultoria q diz atestar seu processo como “maturo”…

falow

Pessoal…

Tb acho que CMM funcionaria legal numa emrpesa que “fabrica” software…no entanto, estamos vendo agora a vinda do CMMI, ao qual a IBM tem o Nivel 3.

Concordo com o Barioni…não adianta vc querer “enfiar” o modelo nas pessoas…o modelo precisa ser aceito pelos profissionais…eles precisam ter em mente que isso melhora a qualidade dos produtos entregues.
Como o Barioni disse, não adianta falar pro cliente…“Nos temos CMM…bla bla bla…” e por tras ter processos ruins que apenas satisfazem o que os auditores querem…sei como eh isso.

Aqui onde eu trabalho não é assim…todos participam ativamente da certificação…não sei se alguem já trabalhou no ambiente de Nível 3, mas neste nível não tem como enganar consultores e clientes…pq tudo tem que estar escrito…tudo mesmo. Se o processo não está realmente bom, se os profissionais não querem entender o CMM, ou seja, não curtem, o cliente não vai ser enganado…resumindo: ou a emrpesa veste realmente a camisa do CMM, ou perde até o Nivel 2…graças a Deus, aqui, está tudo a mil maravilhas…a chefia ajuda, proporcionando otimo ambiente a todos e uma união de chefes/colaboradores e não existe falso marketing, ou seja, aqui é CMM Nível 2 realmente…e realmente está se passando por um processo de certificação Nível 3 e não “enganando” auditores e clientes.

ate mais…

R

“rbarioni”:

Isso me fez lembrar de uma coisa: alguém já passou por uma situação do tipo: “preparem suas papeladas pois dia X vai ter auditoria” ?

mas era assim mesmo qdo iria acontecer alguma auditoria ou treinamento sobre CMM…

mas ae alguem diz: “Pq nao tiravam as duvidas??”

simples: pq nada era passado corretamente p/ os profissionais poderem entender e ter alguma duvida…

No Nivel 3 não tem dessas não…existe uma área exclusiva para treinamentos e não “aqueles” workshops, depois ao final dizem…“Não esqueçam! Vcs receberam treinamento!”.

No CMM 3, tem que “matar a cobra e mostrar o pau”… :smiley: :slight_smile:

ate mais…

C

Richard, me responde uma coisa, que até agora nenhum “admirador” de CMM conseguiu: como vc garante que, por estar seguindo um modelo (nao eh nem processo, eh MODELO! deus do ceu! :shock:), voce consegue entregar o que o cliente quer?

Nao me venha com papagaiada sobre analise de requisitos assinada com o sangue do pobre coitado que te contratou. Eu quero saber como aquele monte de papel gerado por modelos de fabriquinha como o CMM ajuda no cliente em alguma coisa. Papel não produz software :wink:

R

cv:

Quem vc acha que fez o CMM? O modelo? Vc sabe como surgiu?

O CMM surgiu com um problema do Departamento de Defesa dos EUA…projetos de 4 anos, em 7 anos eles não entregavam…então…papel não faz software…mas será que não ajuda a fazer?! :wink:

Quando vc diz Modelo…vc fala como se esses modelos fossem desenvolvidos por qq um…Deus do ceu digo eu! :shock: :slight_smile:

O CMM foi desenvolvido por profissionais competentes…de muitas areas da informatica…simples explicar como que o CMM pode ajudar…se vc faz alguma coisa sem ordem, sem modelos, e um modelo para ajudar no planejamento…as coisas saem, mas eu acredito que saia “melhor” se existir um “modelo” por tras…verificando, analisando, medindo, controlando, documentando e gerenciando (em negrito, algumas das ações do CMM).

Uma empresa em que um desenvolvedor faz de um jeito, o outro de outro, e pá!!! funciona o sistema…otimo, blz, maravilha!! Dai entra um outro cara…nao sabe direito…pega um prog pra fazer…dai nao consegue…blz…manda embora, contrata outro…mas ops!..pq não treinar esse cara…e deixar capacitado para desenvolver as tarefas…?! Ou treina ou manda embora…! O CMM apoia o treinamento…nivelar conhecimento…todos saibam a mesma coisa…é mais facil de gerenciar, controlar e garantir que todos sabendo a mesma coisa o nivel de conhecimento nivela e o produto sai legal.

Cara, poderia escrever um livro aqui…mas pense de uma forma simples…CMM é um modelo que diz que o produto de software, seguindo modelo terá uma qualidade…e ponto…o Barioni citou os problemas…nos ja vimos isso! Na minha empresa é o contrário…e posso te dizer…em fabrica funciona…eu sei que funciona pq onde eu trabalho dá certo…agora, em “outras empresas” eu nao sei…eu posso dizer que o CMM funciona SIM! Pq hj eu vejo funcionar…mas isso requer dinheiro, cultura para os desenvolvedores, que não aceitam e acham que apenas codificar e o programa funcionar já tá bom…e não é assim…se CMM não fosse eficaz a Motorola, IBM, Xerox, NASA, enfim, essas empresas não gastariam milhoes com ele! :slight_smile:

ate mais…

R

“cv”:
Richard, me responde uma coisa, que até agora nenhum “admirador” de CMM conseguiu: como vc garante que, por estar seguindo um modelo (nao eh nem processo, eh MODELO! deus do ceu! :shock:), voce consegue entregar o que o cliente quer?

Nao me venha com papagaiada sobre analise de requisitos assinada com o sangue do pobre coitado que te contratou. Eu quero saber como aquele monte de papel gerado por modelos de fabriquinha como o CMM ajuda no cliente em alguma coisa. Papel não produz software ;)

Infelizmente a cultura do CMM é dificilima de ser aplicada nas empresas…as pessoas que não aceitam o modelo falam como vc cv…na verdade!

MAs ao entender o modelo e conhecer suas abrangencias as pessoas passam a entender que desenvolvimento não é simplesmente codificar, testes e entregar ao cliente! Deve existir um processo e um procedimento para que isso seja feito corretamente…e essa é uma tendencia…posso te garantir…pelo menos fabricas estao adotando isso como modelo…e os clientes, acima de tudo, aprovam!
Pois é preferivel que gastemos um tempo para garantir a qualidade do produto do que entregar rapido e depois gastar rios de dinheiro com manutenção!

ate mais…

R

“richardpeder”:
se CMM não fosse eficaz a Motorola, IBM, Xerox, NASA, enfim, essas empresas não gastariam milhoes com ele! :slight_smile:

ate mais…

Sera?
um tempo atras tocava eguinha pocoto em tudo quanto eh maldito lugar. Logo, se a globo, o sbt e a bandeirantes passam, e se o “brasil todo” escuta, entao deve ser algo muito bom, nao?!

Rafael

L

Olá

Richard, estou morrendo de vergonha. Como conhecimento na nossa área é uma coisa com prazo curto de validade, costumo dizer que só tenho 2 coisas para oferecer: honestidade e brilho nos olhos. Então lhe peço desculpas e solicito que não leia com muita atenção o que vou escrever a seguir para não lhe tirar o maravilhoso entusiasmo que está sentindo.

Algumas considerações para os demais amigos…

1. Brilhante nosso amigo Rafael!!!

2. Em toda a minha vida de desenvolvedor sempre me interessei por metodologia e me apaixonei por todas que achei que conduziriam a um melhor processo de desenvolvimento. Mas nenhuma delas se mostrou boa para sempre.

3. CMM é fantástico! Querem saber porque?
    a) Burocratiza o desenvolvimento de software criando mais vagas nas empresas
    b) Dá emprego para certificadores e auditores;
    c) As empresas certificadas passam a ter credibilidade neste nosso mundo com enorme tendência de se impressionar com aquilo que não sabe o que é nem para que serve, principalmente se o nome é uma sigla. Resultado: as empresas aumentam as vendas.
    d) Ajuda muitas outras empresas a venderem ferramentas de controle.

4. Como é sabido por muitos, a certificação CMM depende MUITO do nome do certificado e do nome do certificador.
    Vocês sabem que a IBM tem uma fábrica de software no andar térreo do prédio da 23 de maio com CMM 3? Alguém aqui conhece algum funcionário da IBM que desenvolva software neste local? Não vale gente da BRQ, OpenConcept, etc. Com certeza o que é feito lá não segue os mesmos padrões que o certificador imaginava que seraim seguidos. Aliás gostaria de conhecer um certificador com coragem de rebaixar a certificação da IBM. E gostaria muito de ver uma outra empresa conseguir a certificação trabalhando da forma como trabalham lá.

5. Se eu tivesse uma empresa de software com pretensões de exportar ou de vender para Governos, trataria logo de correr atrás da certificação como ferramenta de marketing da mesma forma como alguns aqui ao invés de aprender Java correm atrás da certificação. Mas para mim uma certificação CMM vale tanto quanto minhas certificações Novell. Depois de um certo tempo, a própria evolução da tecnologia passa a dar mais valor ao verso do diploma quando ainda pode servir como rascunho.

6. Os indianos vendem mão de obra de desenvolvimento há um bom tempo e um monte de suas empresas já possuem CMM nível 5. O Brasil pode pegar este rabo de onda e tentar correr atrás dos indianos.
    Porém, há a possibilidade de escolher outro caminho para ao invés de ficar na rabeira, competir com outros meios oferecendo uma solução alternativa. Neste momento poderíamos usar XP como alavanca. Ao invés da solução burocratizada, controlada, repetida (?), padronizada através de software caro e proprietário, ofereceríamos soluções com agilidade com preços e prazos menores.

[]s
Luca

C

PUTA MERDA, LUCA! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Nao tenho nem o que acrescentar. Cara, te devo uma cerveja. Sério :smiley:

Alias, eu tenho uma coisica de nada a acrescentar. Voce colocou dois itens numero 2 :smiley:

C

Uma empresa pode tirar CMM utilizando XP? Ou tem que usar aqueles processos burocraticos do tamanho do mundo? Pelo que sei, CMM, dependendo do nivel, verifica se vc usa uma metodologia de desenvolvimento bem definida, em constante evolução e blablabla. Então, se minha metodologia é XP, eu consigo um CMM se ela estiver bem estabelecida?

Até.

L

Olá

Sim.

Em um evento nos EUA, o Klaus (Objective, prevailer, XISPÊ) perguntou ao Watts Humphrey (pai do PSP) se era possível uma empresa obter certificação CMM se seus códigos só possuem documentação nos comentários do código fonte.

Segundo o Klaus contou em uma palestra na FIAP, o Watts primeiro não entendeu nada. Depois disse que sim mas que dependeria do certificador. Se o cara for um Palorchestes (*) nem vai saber o que é XP e não vai certificar.

Na verdade sabemos que nenhuma empresa consegue ser 100% XP. Mas mesmo que seus procedimentos não passem de 80% de práticas XP, isto já parece suficiente para dizer que a empresa possui uma metodologia controlada e repetitiva.

(*) Quadrúpede masurpial já extinto do tamanho de um fusca que viveu no período Mioceno. Apresentava uma pequena tromba no focinho, o que lhe valeu o apelido de “anta marsupial”.

[]s
Luca

D

“cv”:
PUTA MERDA, LUCA! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Nao tenho nem o que acrescentar. Cara, te devo uma cerveja. Sério :smiley:

Alias, eu tenho uma coisica de nada a acrescentar. Voce colocou dois itens numero 2 :D

PQP, Luca!! Você vai ganhar 2 cervejas (uma minha, outra do cv). Virei seu fã :smiley:

R

Luca…parabens por sua colocação!

Gostaria apenas de colocar algumas coisas…

Acho legal todas as colocações feitas por todos…isso agrega conhecimento a cada um aqui…e esse é o intuito do forum…mas vamos lá.

Obs: Trabalho em ambiente de fábrica de software

Quando o CMM é bem empregado nos processos, essa burocracia que vc citou não existe, visto que o CMM visa, acima de tudo melhorar o desenvolvimento do software e não burocratizar o mesmo…se burocratiza existem problemas e o modelo não está sendo bem aplicado.

CMM é ferramenta de marketing?!

Sem dúvidas…ter CMM é “selo” para quem tem…no entanto…qual o propósito do CMM…tirar uma certificação Nivel 2 e parar, por ex? A resposta é NÃO. O modelo preza melhoria continua é um modo de vida, ou seja, se o cara tem CMM para fazer bonito pros outros, pega a grana que ta gastando com o mesmo e dá pros funcionários da empresa.

Tudo isso depende muito de cada empresa. Não podemos julgar o que é feito na IBM…acima de tudo, as certificadoras do Brasil (um exemplo muito bom seria a ISD, que é uma referencia em CMM) não certificaria um local sem os minimos de requisitos para que pudesse ter o modelo…agora, o que eles fazem depois que a consultoria fecha a porta da empresa e vai embora, fica dificil, pois CMM não é ISO, que tem avaliações constantes, as avaliações só acontecem quando a empresa resolve subir de nível.
Se o modelo citado acima da IBM da 23 de maio é correto ou não, já não posso responder.

Quando uma empresa resolve se certificar, parte do presuposto que ela seja “imatura”, correto?! Muito bem…quando essa empresa obtem o Nível 2, por exemplo, a consultoria acredita que essa empresa tenha maturidade o suficiente pra saber que se investiu milhoes para que fosse adaptado um modelo na empresa, a mesma não deve deixar de respeita-lo assim que a consultoria vira as costas…isso é um fato.

Acredito muito que quando uma empresa é séria e acredita que o CMM veio não para burocratizar, criar novos empregos (isso seria bom… :slight_smile: , e as vezes cria mesmo!) ou até mesmo deixar “lerdo” o desenvolvimento de um projeto, mas sim ajudar no gerenciamento, medições e ter um controle maior sobre o produto…se pensarmos que, apos a certificação, a empresa pega o “diploma” e cola na parede pra falar que tem, todo ou qualquer modelo, curso, certificação e etc não vai valer nada…seja um curso de novell, seja uma certificação de Java, de Linux, etc.

Os certificados, modelos, seja ele CMM, ISO ou qq outro só vale realmente, ou seja, só pode ser “visto” a essencia dos mesmos quando a empresa tem profissionais que entendem que esses modelos vem para ajudar a empresa e não complicar o trabalho…senão para que ser criados? marketing, interesses financeiros? que seja entao…mas se eles estão ai…pq não utiliza-los de forma legal…

E posso garantir uma coisa a todos vcs…: Uma empresa que emprega o CMM de forma errada (“diploma” na parede) tem previsão de falir após 12 meses da primeira certificação, pois com certeza o CMM mal usado pode ser muiito nocivo para com o relacionamento empresa-cliente.

ate mais…

R

Pessoal,
Só para deixar claro…eu trabalho em fábrica de software ok?!

Não sei se vcs aqui trampam em ambiente de fábrica, mas pelo que eu estou vendo, é uma tendência das fábricas adaptarem o modelo…seja para melhorar ou seja para marketing! :slight_smile:

Vou avisar antes que desçam a lenha de novo em mim! :slight_smile: …o solitário do CMM… :smiley:

ate mais…

D

Não é possível que estejamos falando sobre a mesma coisa. O meu caso, a produtividade da equipe caiu em torno de 45% e a quantidade de bugs por classe aumentou 15%. E não venha com conversas de que a implantação do programa foi feita incorretamente porque houve apoio de duas grandes universidades (ou seja, uma grande concentração de PhDs trabalhando conosco).

Eu ainda sou da opinião de que CMM/SPICE/CMM-I é modismo. A tendência das empresas estarem correndo atrás de certificações como se fossem o Santo Graal se deve muito mais ao fato desta certificações servirem muito mais como um diferencial competitivo do que como um meio para obterem software de qualidade. Não tenho a audácia de dizer que CMM/SPICE/<adicione-aqui-a-certificação-da-moda> não prestam e não funcionam.
Só acredito que existam meios mais simples, leves, economicamente viáveis e menos burocráticos para que, no final de tudo, você obtenha um software de qualidade tão boa quanto aquele que foi criado seguindo uma cacetada de normas/regras/padrões.

R

“Daniel Quirino Oliveira”:
Não é possível que estejamos falando sobre a mesma coisa. O meu caso, a produtividade da equipe caiu em torno de 45% e a quantidade de bugs por classe aumentou 15%. E não venha com conversas de que a implantação do programa foi feita incorretamente porque houve apoio de duas grandes universidades (ou seja, uma grande concentração de PhDs trabalhando conosco).

Eu ainda sou da opinião de que CMM/SPICE/CMM-I é modismo. A tendência das empresas estarem correndo atrás de certificações como se fossem o Santo Graal se deve muito mais ao fato desta certificações servirem muito mais como um diferencial competitivo do que como um meio para obterem software de qualidade. Não tenho a audácia de dizer que CMM/SPICE/<adicione-aqui-a-certificação-da-moda> não prestam e não funcionam.
Só acredito que existam meios mais simples, leves, economicamente viáveis e menos burocráticos para que, no final de tudo, você obtenha um software de qualidade tão boa quanto aquele que foi criado seguindo uma cacetada de normas/regras/padrões.

Daniel:

Isso prova que cada um implanta o modelo de um jeito…o que é um problema…na empresa CMM Nivel 3 ocorreu o aumento de produtividade e de erros detectados…experiencia propria.

Acredito, por tudo o que foi dito aqui, que o CMM ainda abrange apenas fábricas de software…em outras empresas, pode ate ser que esse modelo ainda não serve.

ate mais…

R

Richard,

tenho algumas curiosidades… como é feita a certificação? ou melhor quanto tempo os certificadores passam dentro da empresa? (os caras aconpanham o desenvolvimento de um projeto interio?) que empresas estão aptas a emitir uma certificação CMM?

desculpe a ignorância

R

“rigolin”:
Richard,

tenho algumas curiosidades… como é feita a certificação? ou melhor quanto tempo os certificadores passam dentro da empresa? (os caras aconpanham o desenvolvimento de um projeto interio?) que empresas estão aptas a emitir uma certificação CMM?

desculpe a ignorância

rigolin:

Uma empresa que tem uma pessoa certificada do SEI (Instituto de Engenharia de Software) é contrada pela empresa que quer o nível de maturidade. Essa empresa certificadora avalia a situação da empresa a qual será certificada e atua como consultoria mesmo, ajudando a melhorar/criar os processos/procedimentos, e auxiliando os responsaveis da empresa a receber o certificado em escrever e institucionalizar o CMM.

Os consultores não passam o tempo inteiro não…eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo…se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim…mas por amostragem e não projetos inteiros.

Empresas aptas a emitir o certificado CMM…até onde sei, a ISD que é uma consultoria respeitada no Brasil todo e tem inclusive no EUA.

QQ duvida sobre CMM, pode me mandar MP ok?

ate mais…

R

mais uma prova de q o CMM nao atesta nada, a nao ser documentos manipulados exatamente p/ esse fim…

a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige…apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)

R

Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.

Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?

Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.

Arte e burocracia combinam?

R

“rbarioni”:
“richardpeder”:

Os consultores não passam o tempo inteiro não…eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo…se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim…mas por amostragem e não projetos inteiros.

mais uma prova de q o CMM nao atesta nada, a nao ser documentos manipulados exatamente p/ esse fim…

a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige…apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)

Depende da empresa…eu já disse…se a empresa quer ter CMM para colocar na parede blz…mas eu acredito muito que existem empresas sérias no Brasil que levam a sério os milhoes que gastaram para obter o modelo…ou usa para ter o “diploma” na parede ou usa o modelo certo…vai de cada um…a empresa onde eu trabalho leva o CMM a sério e acima de tudo não faz somente no periodo de certificação não!

Fala ´serio né…só faltava a consultoria ter que ficar como babá, deixando um consultor o tempo todo na empresa…que falta de censo isso…pelo amor de Deus! :?

ate mais…

R

“RodrigoSol”:
Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.

Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?

Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.

Desde que bem aplicada a tal “burocracia”, funciona sim…não se pode deixar a “burocracia” atrapalhar o desenvolvimento do projeto…!
O CMM mal aplicado gera uma burocracia…como eu ja havia dito…mas o enfoque do modelo é padronizar o desenvolvimento…gerando “papeis” que ajudam no desenvolvimento…

Escrever musica não é escrever software…!

ate mais…

K

“RodrigoSol”:

All programs are poems, it’s just that not all programmers are poets.

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BigMacsvs.TheNakedChef.html

Marcio Kuchma

R

“kuchma”:

All programs are poems, it’s just that not all programmers are poets.

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BigMacsvs.TheNakedChef.html

Marcio Kuchma

Incrível! Tinha pensado em postar esse artigo para justificar o post. :stuck_out_tongue:

Na minha empresa eu vejo todos os dias “Grandes chefes” fazendo big mac’s.

Minha preocupação com CMM e afins é se a criatividade da equipe não será limitada pelo processo.

Alguém postou em algum tópico (acho que foi o Luca) fazendo um paralelo do XP com o jeitinho brasileiro… Acho que é por aí mesmo que vamos conseguir nos diferenciar do resto.

R

Claro que não! Principalmente em uma fabrica de software! :smiley:

R

“RodrigoSol”:
“richardpeder”:

Escrever musica não é escrever software…!

Claro que não! Principalmente em uma fabrica de software! :D

Por isso que em “linha de produção” o modelo CMM se encaixa muito bem! :slight_smile: :wink:

ate mais…

R

Richard,

Mais uma coisa:

Sabe por que esses processos/metodologias/modelos normalmente não colam?
Por que é repetitivo, e tudo que é repetitivo é chato, e tudo que é chato é desmotivador.

Equipe desmotivada gera perda de qualidade no produto, que gera insatisfação no cliente.

E cliente insatisfeito gera…???

R

“richardpeder”:

Por isso que em “linha de produção” o modelo CMM se encaixa muito bem! :slight_smile: :wink:

ate mais…

Ai eu concordo com você. Em linha de produção funciona mesmo!

R

“RodrigoSol”:
Richard,

Mais uma coisa:

Sabe por que esses processos/metodologias/modelos normalmente não colam?
Por que é repetitivo, e tudo que é repetitivo é chato, e tudo que é chato é desmotivador.

Equipe desmotivada gera perda de qualidade no produto, que gera insatisfação no cliente.

E cliente insatisfeito gera…???

Nem todos os níveis são repetitiveis…tipo, o nivel 2 preza ser repetivel pq com projetos realizados com sucessos aprendemos para aplicar em novos projetos.

Sabe cara…não sei aqui quem realmente trabalha em ambiente CMM…mas como eu disse, eu trampo em fábrica e linha de produção é tudo igual…os requisitos entram e o produto sai…entende? eh “linha de montagem” mesmo e nisso o CMM se encaixa perfeitamente…eu não falo pq ouvi falar, falo pq trabalho com isso…trabalho nisso e cliente não fica insatisfeito não, ele curte esse lance do produto ter um processo maduro para ser desenvolvido…pois como vc mesmo falou, desenvolver não é simplesmente fazer codigo…(mais ou menos essas palavras sua… :smiley: ).

ate mais…

K

uehuehuehue - e eu postei justamente para fazer o contrario… :smiley:

Acho que nesse assunto, em termos gerais, nenhum extremo eh interessante. Se os caras tem uma metodologia/processo que funciona na pratica, ponto pra eles! Os caras souberam aproveitar o que esse negocio tem de bom.

Já sobre o CMM em especifico, nao conheco os detalhes desse tipo de certificacao, entao nao posso opinar.

Marcio Kuchma

R

“RodrigoSol”:
“richardpeder”:

ate mais…

Então…pode ser que no seu modelo de empresa não funcione…e se vc disser isso, não vou discordar de vc…mas em fábrica o modelo CMM fica perfeito!

ate mais…

R

uehuehuehue - e eu postei justamente para fazer o contrario… :smiley:

Marcio Kuchma

Depende da perspectiva que você analisa… Dinheiro ou Satisfação pessoal?

R

“richardpeder”:
“RodrigoSol”:
“richardpeder”:

ate mais…

Então…pode ser que no seu modelo de empresa não funcione…e se vc disser isso, não vou discordar de vc…mas em fábrica o modelo CMM fica perfeito!

ate mais…

Concordo que precisa ter um pouco de padronização… Aqui na empresa o problema é esse, CMM tah na moda, mas a cultura da empresa é bem diferente… Não temos linha de produção, temos um grande software bem modular que em cada modulo trabalham no Maximo 5 pessoas… E muito papel pra pouca gente.

R

Isso que programa pra sabadão de sol! Chat no forum do GUJ :smiley: :smiley:

C

Mais uma perguntinha jogada no ar: software eh algo que possa ser produzido em “série”?

R

Sim, da mesma forma que podemos produzir comida de gato para cachorro :smiley:

K

uheuheuee… nenhum um, nem outro. Apenas nao concordo com a ideia utopica de que “os programadores sao genios incompreendidos pelos analistas/gerentes/superiores”, ou “criadores que expressam os modelos logicos atraves da arte da codificacao”, etc. :smiley:

Um ou outro guru tudo bem - agora pegue uma equipe mediana de uma grande empresa e tente nivela assim.

Marcio Kuchma

K

Sabado nao. Quarta-feira feriado. :smiley:

Marcio Kuchma

K

Em serie nao. Eu vejo o desenvolvimento de um software como um projeto. E todo projeto, em qualquer area que seja, tem algumas formalidades que podem ou nao ser seguidas visando aumentar as chances de que o produto final saia conforme a expectativa do cliente do projeto. E, como em todo projeto, tem chance de resultar em sucesso ou fracasso. No final das contas pode ser encarado como uma especie de aventura. :smiley:

Nao, nao eh necessario levar essa ultima afirmativa a serio

Marcio Kuchma

R

Sabado nao. Quarta-feira feriado. :smiley:

Marcio Kuchma

To ficando doido mesmo :shock:

Eu sei que é utopia :? Se você analisar em todas as areas de conhecimento tem isso: os artirtas e os medianos… é impossivel nivelar por cima… em empresas grandes então…

depois dessa volta toda… Uma pergunta. E o carinha bom pra caramba que tah lá na linha de produção do “Richard Ford”, Com esse nivelamento na media… vai ter oportunidade de se destacar?

R

Rodrigo:

Com certeza o cara vai ter destaque…pq produzir software não é produzir carro… :smiley:

Construir software é diferente de compor musica (Vinicius de Moraes… :slight_smile: ) e de produzir carro (“Richard Ford”… :smiley: ).

Quando falamos em produzir software em serie ou em linha de produção é uma equipe que codifica e outra que testa…os requisitos entram na fabrica, o software é codificado, testado e entregue ao cliente…no entanto, neste processo de produção, não temos especificamente uma coisa mecanica como produzir um carro, por ex, temos para cada projeto um desafio!

ate mais…

R

Destaque por produtividade ou por inovação?

[aviso]
Richard… Antes de mais nada eu não sou ortodoxo e dono da razão.
[/aviso]

O legal da discussão é isso, analisar outro ponto de vista.
As colocações que você fez são importantes.

A conclusão que eu tiro é que devemos analisar pontualmente se é valida a adoção do CMM e afins.

Sua empresa está em que nivel?

R

Rodrigo:

Minha empresa está em fase final de certificação Nível 3…não falo as coisas aqui no Post sem razão… :slight_smile: …existem pouquissimas no Brasil neste nível.

E achei super legal esse topico, pois foi uma troca de conhecimentos com certeza !! :wink:

ate mais…

C

Não pense que acabou a pancadaria, richard :smiley:

• Quem define os requisitos?
  • Com que frequencia os requisitos sao definidos?
  • O que acontece se os requisitos mudam durante o projeto?
  • O que acontece se o software entregue não corresponde ao que o cliente queria?
R

“cv”:
Não pense que acabou a pancadaria, richard :smiley:

• Quem define os requisitos?
  • Com que frequencia os requisitos sao definidos?
  • O que acontece se os requisitos mudam durante o projeto?
  • O que acontece se o software entregue não corresponde ao que o cliente queria?

Por mim isso não é pancadaria, é troca de conhecimento.

- Quem define os requisitos?

Existe uma fabrica de projetos, independente da fabrica de software.

- O que acontece se os requisitos mudam durante o projeto?

Os requisitos são controlados…existe areas chaves de processos para isso (Gerenciamento de Requisitos)…eles sao gerenciados e são previsot os riscos disso acontecer no planejamento do projeto…se acontecer, já estará tudo pronto para não haver impacto no projeto e no prazo.

- O que acontece se o software entregue não corresponde ao que o cliente queria?

cara, nunca tive experiência com isso…geralmente, chega pra nos o projeto da forma que o cliente pediu…se existe mudanças no meio do caminho ( o cliente mudou alguma coisa) nos alteramos tb…(O CMM cobre isso “Gerenciamento de Mudanças”).
O que já aconteceu foi de o cliente ter encontrado erros quando o programa chegou lá, afinal errar é humano… :slight_smile: …mas não corresponder ao que o cliente queria, nunca vi, até pq a comunicação fabrica-cliente é muito grande.

è isso ae… :slight_smile: …não tem pancada que me derrube!! :slight_smile: :wink: (brincadeira)

ate mais…

D

Em quanto o uso de CMM encareceu o processo de desenvolvimento de software na sua empresa e como o aumento no custo de produção foi repassado aos clientes?

R

Sei la… eu fico imaginando como alguem consegue trabalhar em “fabrica” de desenvolvimento… nego nao pensa, nao da opiniao, nao questiona… soh digita o codigo e olhe la… vc tem uma linha de producao…

Se alguem fica com a parte “legal” ( se eh que no final das contas sobra alguma ), nao eh o desenvolvedor. Afinal, ele ta numa maldita fabria… ele eh pago pra codar, nao pra questionar.

Rafael

R

“Rafael Steil”:
Sei la… eu fico imaginando como alguem consegue trabalhar em “fabrica” de desenvolvimento… nego nao pensa, nao da opiniao, nao questiona… soh digita o codigo e olhe la… vc tem uma linha de producao…

Se alguem fica com a parte “legal” ( se eh que no final das contas sobra alguma ), nao eh o desenvolvedor. Afinal, ele ta numa maldita fabria… ele eh pago pra codar, nao pra questionar.

Rafael

Então… daqui a pouco vamos ver :arrow:

XingLing Treinamentos
Promoção:
Curso de digitação C++ …Apenas 4 x R$35,00
Curso de digitação Assembler…Apenas 4 x R$50,00

Digitar em baixo nivel vai ser soh pra programador senior :evil:

R

Não existe isso cara…o CMM é um investimento para trazer novos clientes e melhorar os processos…não existe “repasse” nenhum para o cliente.

ate mais…

R

“Rafael Steil”:

Rafael

Existe reconhecimento normal pelo trabalho bem feito…pelo codigo bem desenvolvido…enfim, procedimentos normais…!

Na “maldita fábrica” ele é reconhecido normal…o CMM nao ta la pra prejudicar ninguem!!!

ate mais…

R

Richard,

Você trabalha na … ?
[editado para respeitar a solicitação abaixo/]

R

Rodrigo:

Não acho legal falar aqui no forum onde eu trabalho. Sei la…acho que é expor a empresa…vamos falar alguma coisa em especifico sobre empresa via MP ok?!
Me desculpe.

ate mais…

D

Não existe isso cara…o CMM é um investimento para trazer novos clientes e melhorar os processos…não existe “repasse” nenhum para o cliente.

ate mais…

Desculpe, mas isso não existe. CMM é um investimento, mas também trás aumento nos custos de produção para contratar uma equipe de profissionais (engenheiro de requisitos, analista de negócios, application designer, testadores, documentadores, analista de qualidade…), além da contratação de serviços de auditoria, que não são NADA baratos. Se você lembrar das suas aulas de micro-economia na faculdade, você deve se lembrar que, na Teoria da Firma, os custos de um produto aumentam na devida proporção em que aumentam a quantidade de capital aplicado e a quantidade de mão-de-obra aplicada. Em outras palavras:

C = rK + wL
r: "preço" do capital
K: quantidade de capital aplicado
w: "preço" da mão-de-obra
L: quantidade de mão-de-obra aplicada

(fonte: The economics of production; Beattie, B.; Taylor R.)
R
"Daniel Quirino Oliveira":
"richardpeder":
"Daniel Quirino Oliveira":
Em quanto o uso de CMM encareceu o processo de desenvolvimento de software na sua empresa e como o aumento no custo de produção foi repassado aos clientes?

Não existe isso cara...o CMM é um investimento para trazer novos clientes e melhorar os processos....não existe "repasse" nenhum para o cliente.

ate mais...

Desculpe, mas isso não existe. CMM é um investimento, mas também trás aumento nos custos de produção para contratar uma equipe de profissionais (engenheiro de requisitos, analista de negócios, application designer, testadores, documentadores, analista de qualidade...), além da contratação de serviços de auditoria, que não são NADA baratos. Se você lembrar das suas aulas de micro-economia na faculdade, você deve ser lembrar que, na Teoria da Firma, os custos de um produto aumentam na devida proporção em que aumentam a quantidade de capital aplicado e a quantidade de mão-de-obra aplicada. Em outras palavras:

C = rK + wL
r: "preço" do capital
K: quantidade de capital aplicado
w: "preço" da mão-de-obra
L: quantidade de mão-de-obra aplicada

(fonte: The economics of production; Beattie, B.; Taylor R.)

Eu disse que não existia pq nunca vi nada parecido onde eu trabalho....mas se existe, nunca fiquei sabendo de cliente reclamar não.

ate mais...

R

o cliente nao reclama…simplesmente nao encomenda mais software da fabrica, nada mais…

se me lembro bem, onde nos trabalhavamos Richard o CMM nao agregou nenhum cliente novo p/ a fabrica…

falow

P.S.: Daniel, na proxima vez q nos encontrarmos num evento, me lembre de te pagar uma cerveja tb…vc tah matando a pau aki…

R

“rbarioni”:
“richardpeder”:

Eu disse que não existia pq nunca vi nada parecido onde eu trabalho…mas se existe, nunca fiquei sabendo de cliente reclamar não.

o cliente nao reclama…simplesmente nao encomenda mais software da fabrica, nada mais…

se me lembro bem, onde nos trabalhavamos Richard o CMM nao agregou nenhum cliente novo p/ a fabrica…

falow

Não sei Barioni…na verdade, onde estavamos não…mas vc sabe muito bem da historia de lá não é mesmo?! :slight_smile: …um caso de mal uso do CMM…

Mas não podemos tornar isso algo comum a todas…a minha empresa, volto a dizer…o modelo funciona legal em todos os quesitos.

ate mais…

D

“richardpeder”:
“rbarioni”:
“richardpeder”:

Eu disse que não existia pq nunca vi nada parecido onde eu trabalho…mas se existe, nunca fiquei sabendo de cliente reclamar não.

falow

Não sei Barioni…na verdade, onde estavamos não…mas vc sabe muito bem da historia de lá não é mesmo?! :slight_smile: …um caso de mal uso do CMM…

Mas não podemos tornar isso algo comum a todas…a minha empresa, volto a dizer…o modelo funciona legal em todos os quesitos.

ate mais…

Impressão minha ou a quantidade de casos bem-sucedidos de aplicação de CMM é infinitamente menor do que a quantidade de casos mal-sucedidos, ou seja, será que ter sucesso com CMM é ser uma exceção à regra?

“rbarioni”:

P.S.: Daniel, na proxima vez q nos encontrarmos num evento, me lembre de te pagar uma cerveja tb…vc tah matando a pau aki…

Bom, eu não bebo (cerveja). Mas se quiser pagar uma dose de vodka ou um milk-shake de ovomaltine gigante, eu aceito :smiley:

D

“richardpeder”:

Infelizmente a cultura do CMM é dificilima de ser aplicada nas empresas…as pessoas que não aceitam o modelo falam como vc cv…na verdade!

Uma pergunta: se há formas menos dolorosas e mais fáceis de se conseguir software de qualidade, por que, ainda assim, optar por um método mais caro, difícil e cujos bons resultados não são tão certos de serem obtidos?

C

Hmm… se existe realmente essa rejeicao e dificuldade toda contra algo que, teoricamente, aumentaria tanto assim a qualidade e nivel de sucesso dos projetos, quais sao os argumentos? Alguem ja parou pra ouvir caras pentelhos como eu, e realmente ponderar se um CMM nao tem um custo maior do que o beneficio? Alguem consegue, afinal, avaliar nivel de reuso de codigo dentro de uma empresa? Moral dos funcionarios? É possivel quantificar a criatividade num modelo como o CMM? De volta àquele post do Luca, de alguns meses atrás: o desenvolvimento de software no Brasil vai ganhar pelo jogo de cintura, não pela força bruta, como no caso da Índia e China. :wink:

R

Hmm… se existe realmente essa rejeicao e dificuldade toda contra algo que, teoricamente, aumentaria tanto assim a qualidade e nivel de sucesso dos projetos, quais sao os argumentos? Alguem ja parou pra ouvir caras pentelhos como eu, e realmente ponderar se um CMM nao tem um custo maior do que o beneficio? Alguem consegue, afinal, avaliar nivel de reuso de codigo dentro de uma empresa? Moral dos funcionarios? É possivel quantificar a criatividade num modelo como o CMM? De volta àquele post do Luca, de alguns meses atrás: o desenvolvimento de software no Brasil vai ganhar pelo jogo de cintura, não pela força bruta, como no caso da Índia e China. ;)

cv…vc ja trabalhou alguma vez em fábrica de software?! Acredito muito que se vc trabalhou ou conhece poderia imaginar o CMM implantado em tal modelo?! Pense…se produzimos “software em série”, podemos padronizar isso com um modelo…

Se o cliente é o alvo? Aqui onde eu trampo não vi ate hj cliente reclamar do CMM…ao contrário…isso, pelo que tenho visto as pesquisas de satisfação com eles, é encarada como um conforto…ou seja, se eh repassado os custos do CMM, eles não reclamam… :slight_smile:

Se isso funciona fora de fabrica…não sei…dai eh com vcs que nao trampam com fabrica…e não vou discutir isso, pq não posso…mas acredito que seria mais dificil implementar o modelo…

Enfim…aqui colaborador não reclama, cliente não reclama…pq não dar certo o CMM? :smiley: …ilusão achar que não dá…agora, fora do conceito de fábrica, é outra conversa… :wink:

Barioni…esse lance de pagar cerveja pros outros não adianta…eu pago uma Antartica (guarana 8) ) pro nosso amigo Daniel…pois a troca de conhecimentos aqui esta sendo grande…se vc tem a visão “primitiva” de que alguem ta acabando com alguém é pq o mundo que vc vive não compete realmente com nossa realidade de troca de conhecimento…sou fã do cv e do Daniel… :lol: …grandes amigos ao qual estou aprendendo pacas…pelo menos é assim que estou levando este tópico.

ate mais…

R

“richardpeder”:

Uma pergunta: se há formas menos dolorosas e mais fáceis de se conseguir software de qualidade, por que, ainda assim, optar por um método mais caro, difícil e cujos bons resultados não são tão certos de serem obtidos?

Daniel…

Volto a dizer que em fábrica o modelo CMM, quando bem aplicado se torna algo legal.
Geralmente nem todos que desenvolvem veem todas as melhorias, pq codificam na verdade…mas quem está na analise de resultados e tal consegue ver melhorias significativas…eu vejo os resultados de medições e analises e acho super legal os resultados obtidos…ve-se uma maturidade mesmo… lembrem-se, falo de fábrica de software…

ate mais…

T

Deixa eu me meter um pouco nessa discussão… :wink:

Acho q o ponto principal é por que vc adotaria o CMM (visto q muitas vezes há uma certa rejeição - como já constatado nos posts acima), ao invés de utilizar uma metodologia mais ágil, com menos burocracia, e que causaria menos rejeição???

De uma olhada nestes links:
http://www.agilemanifesto.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Agile_processes

Acho q a questão acima é q o pessoal esta “batendo” mais, tipo: Por que usar, visto que há métodos menos traumáticos???

Fallow

L

Galera,

Aqui na minha empresa:
CMM - Continua a Mesma Merda.
O que vale a pena é a “gostosa” da certificadora.

Tenho dito.

C

Pessoal,

Acredito que o CMM seja uma boa solução para as empresas, pois garante que o produto que esta sendo gerado em cada etapa mantenha o seu objetivo inicial.
Desenvolver software não e mais uma maneira simples, se tornou uma arte da engenharia, por isso ter controle sobre cada etapa e produto e fundamental, a empresa que busca CMM possuí um diferencial em qualidade para produzir software com melhor prazo e custo.
Nem todas as empresas estão preparadas para isso com certeza, não adianta investir qdo não a recursos suficentes, pois envolve pessoas, KPA’s obrigatorias, ferramentas e uso de alguma metodologia como XP/RUP para se tornar realidade.
Controlar o requisitos, planejar a arquitetura, a modelagem de dados, a programação e testes e um ponto fundamental para um mundo globalizado em que competimos.

Portanto CMM e um ponto positivo desde que seja utilizado corretamente…

Abraços!!

C

Richard, esquece esse negocio de “ambiente de fabrica”… ambiente de fabrica pra mim eh onde um monte de peao aperta botao e parafuso o dia inteiro. Desenvolvimento de software nao eh assim. “Fabrica de Software” eh um negocio que um belo dia um gerente de marketing da EDS ou Accenture inventou pra vender a tarefa (impossivel, por sinal) de desenvolver software como se fosse jogar um documento de requisitos na mao de uma centena de digitadores de luxo.

Pra um cliente, isso seria o paraíso, so que a realidade nao eh bem assim, e por mais que a sua visao da coisa toda ainda seja bem romantica (afinal, vc ainda esta maravilhado com o negocio todo, ja que acabou de comecar), e por mais que todo mundo aqui esteja te avisando e falando que não é bem assim, se vc quiser continuar a insistir que CMM ou modelos do tipo “pessoas e tempo são itens intercambiáveis”, não vá dizer quando a coisa toda desmoronar na sua frente que nós não avisamos :wink:

Eu não vou mais postar nessa thread até vc me dizer que leu o The Mythical Man-Month: Essays on Software Engineering. Acho que o tio Fred Brooks explica muita coisa melhor do que eu. Só lembre de tirar suas próprias conclusões, e não simplesmente repetir o que o pessoal da lavagem cereb…ops, “capacitacao e treinamento” disse.

D

Ok, então vamos considerar que CMM seja o modelo ideal para fábricas de software. Em fábricas de software, você costuma produzir software em série, ou seja, você tem requisitos muito similares que devem produzir softwares similares de uma maneira muito rápida e padronizada, certo? Se assim for, por que ainda assim usar CMM e não optar por um modelo de implantação mais suave e que valorize todos os seus profissionais, além de mesclar o uso de frameworks para tornar o processo de desenvolvimento mais ágil?

R

“LeandroSeverino”:
Galera,

Aqui na minha empresa:
CMM - Continua a Mesma Merda.
O que vale a pena é a “gostosa” da certificadora.

Tenho dito.

Amigo…algo deve ter acontecido ae. Vcs são fabrica de software?

Se não são, então não posso opinar ok?! Pois vi CMM somente em fábrica.

ate mais…

C

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? :wink:

D

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? ;)

É mais ou menos a idéia de frameworks.
"fulano1> heyyy entrou outro projeto para fazermos…
fulano2> ele se parece com algum outro projeto anterior?
fulano1> sim sim!! ele lembra bastante do XYZStore que fizemos, lembra?
fulano2> ahhh, claro. Então vamos pegar o framework ACMEStore, instanciá-lo, estendê-lo um pouquinho e pronto.
fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…"®

®- marca registrada para Daniel Quirino Oliveira no Brasil, em outros países ou em ambos. :wink:

R

cv…não estou com visão romantica nao…eu tenho uma visão de onde o CMM dá certo…o que resume tudo o que vc escreveu acima…vcs estão acostumado a trabalhar no esquema “medo, terror e pânico”, e com isso tem outra visão.

Repito e posto quantas vezes forem necessárias… em ambiente de fábrica de software (isso mesmo, existe, eu trabalho em um… :slight_smile: ) o modelo CMM funciona…componentes simples aqui que eram desenvolvidos em 8 horas, agora sao desenvolvidos em 2 horas…pq será?! Milagre?! :slight_smile: …não, foi a implantação do CMM e só não passo as provas aqui pq são medições e relatorios confidenciais da empresa…

Se vcs trabalham em modelos diferentes, é normal vcs me dizerem que não funciona o CMM, e quem sou eu para discordar?..ninguem…pois lendo uns artigos na net, concordo que se o modelo não for fábrica de software, acho que não dá certo realmente.

E o cliente? ele paga mais por isso…como é?! Geralmente a empresa que esta recebendo o certificado deve arcar com a grana…certificação do nível 1 para o 2 está em torno de 1.3 milhoes…dai vcs vão encher isso de post falando n coisas sobre essa grana…ai eu te falo…onde que o Banco do Brasil, a Caixa Federal, O Ministerio das Relações Exteriores, O Unibanco, enfim, onde essas empresas grandes vão colocar seus softwares para serem desenvolvidos…no “medo, terror ou pânico” ou numa empresa que investiu milhoes em um modelo? ora, se foi investido mais de um milhao, não deve ser brincadeira neh?! :smiley: …não é não, é algo sério a ser seguido…se não funcionar? bem, ai a empresa com certeza ta usando o CMM somente para marketing…vai funcionar por um tempo, mas e depois?! mentira tem perna curta… 8)

Por favor, peço a todos que entendam que falo de fábrica e não daqueles empresas onde o cara analisa, codifica, testa e ainda toma um chopp com o cliente ok?! :wink:

Vamos prestar mais atenção nos modelos que eu cito pro CMM…se vc trampa numa fabrica e nao dá certo, algo esta errado…se vc trampa num lugar que não é fábrica, dai eu fico na minha, pq não sei.

Obs: Como posso esquecer se o modelo que eu trabalho é assim? Fabrica de Software não é fabrica de carros ou de qq outro tipo de coisa…vcs não estão lendo meus posts direito… :slight_smile: …volto a repetir, software é um desafio a cada dia e isso destaca o profissional, seja ele desenvolvedor ou analista…o CMM não influi nisso, o CMM melhora os processos…lembrem-se do que eu citei la em cima…diminuimos o tempo de desenvolvimento aqui…não posso provar pq os dados são da empresa, mas vc não acham que eu daria minha cara a tapa pra falar um monte de mentira aqui pra vcs neh?! O loko… :slight_smile:

ate mais…

R

Se for assim (o que não é, obviamente), então pq nao GERAR o software de forma automatica, ao inves de re-digitar? ;)

fulano1> heyyy entrou outro projeto para fazermos…
fulano2> ahhh, claro. Então vamos pegar o framework ACMEStore, instanciá-lo, estendê-lo um pouquinho e pronto.
fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…

Poxa…que bom se fosse assim…eu ja estaria milionário…software em série não é copiar e colar codigo, é usar experiencias anteriores para aplicar em um determinado projeto…nem todos são iguais…existem diferenças enormes de um para outro.

vou conversar com meu gerente para fazermos como o Daniel citou…dae eu fico rico e não tenho mais dor de cabeça… :smiley:

ate mais…

R

“cbelleza”:
Pessoal,

Acredito que o CMM seja uma boa solução para as empresas, pois garante que o produto que esta sendo gerado em cada etapa mantenha o seu objetivo inicial.
Desenvolver software não e mais uma maneira simples, se tornou uma arte da engenharia, por isso ter controle sobre cada etapa e produto e fundamental, a empresa que busca CMM possuí um diferencial em qualidade para produzir software com melhor prazo e custo.
Nem todas as empresas estão preparadas para isso com certeza, não adianta investir qdo não a recursos suficentes, pois envolve pessoas, KPA’s obrigatorias, ferramentas e uso de alguma metodologia como XP/RUP para se tornar realidade.
Controlar o requisitos, planejar a arquitetura, a modelagem de dados, a programação e testes e um ponto fundamental para um mundo globalizado em que competimos.

Portanto CMM e um ponto positivo desde que seja utilizado corretamente…

Abraços!!

Aleluia…até que enfim alguém entendeu!!!

meu…ganhei o dia com esse post! :smiley: :smiley:

D

“medo, terror ou pânico”? Quanto preconceito e ódio no coração, Richard!! Não é porque a empresa não é fábrica de software não usa CMM/ISO-15504 que ela vive em pânico com deadlines e afins. Poderia citar (mas não citarei) umas 3 empresas onde eu trabalhei em que se usavam métodologias não-convencionais em que nós faziamos tudo na maior tranquilidade, sem pressa nem pavores com prazos, além de tomarmos um chopinho pós-jornada de trabalho (ou jogarmos unreal tournament na LAN da empresa).

Mas você ainda não me respondeu: se CMM é tão caro e ainda assim não lhe dá certezas sobre o retorno de investimento, por que usá-lo ao invés de usar algo cujo investimento é menor e cuja certeza de retorno de investimento é maior?

D

fulano1> é isso aí…
fulano2> boa!! passa para os digitadores fazerem isso segundo o protocolo #56.90-7…

Poxa…que bom se fosse assim…eu ja estaria milionário…software em série não é copiar e colar codigo, é usar experiencias anteriores para aplicar em um determinado projeto…nem todos são iguais…existem diferenças enormes de um para outro.

vou conversar com meu gerente para fazermos como o Daniel citou…dae eu fico rico e não tenho mais dor de cabeça… :smiley:

ate mais…

Hey, não sei se você reparou, mas a minha metodologia não é gratuita. Você precisa pagar royalties para aplicá-la na sua empresa.

“®- marca registrada para Daniel Quirino Oliveira no Brasil, em outros países ou em ambos.”. Antes de aplicá-la aí, consulte um dos meus consultores para avaliar a sua empresa antes de tudo :smiley:

R

Mas você ainda não me respondeu: se CMM é tão caro e ainda assim não lhe dá certezas sobre o retorno de investimento, por que usá-lo ao invés de usar algo cujo investimento é menor e cuja certeza de retorno de investimento é maior?

Cada empresa tem uma forma de trabalhar…se a empresa tem grana para investir num modelo de qualidade, ela vai e investe…o retorno, pode não ser no momento, mas CMM é uma coisa meio que a longo prazo e não implemente o CMM hj e dobre os lucros amanha…não é bem assim não! Se a empresa tem uma visão a longo prazo ela sabe que as melhorias que o modelo vai trazer no gerenciamento de suas atividades vai fazer com que novos clientes venham para a empresa ou aqueles que já são, veja a organização e gerenciamento do modelo e tendam a demandar sempre mais trabalho.

Dê uma lida nos meus posts anteriores tb…o “medo, terror e panico” é em alguns casos somente…mas nunca vi isso aqui…o CMM não deixa.

ate mais…

C

Cara, não precisa estar em “ambiente de fábrica de software” pra aplicar conhecimentos adquiridos em projetos anteriores em novos. E, se todo mundo sabe que existem enormes diferenças e algumas semelhanças entre projetos distintos, porquê chamar isso de “produção de software em série”?! :?

R

fulano1> é isso aí…

ate mais…

Hey, não sei se você reparou, mas a minha metodologia não é gratuita. Você precisa pagar royalties para aplicá-la na sua empresa.

“®- marca registrada para Daniel Quirino Oliveira no Brasil, em outros países ou em ambos.”. Antes de aplicá-la aí, consulte um dos meus consultores para avaliar a sua empresa antes de tudo :D

Começamos a falar a mesma lingua!
:smiley: :smiley:
ate mais…

C

Bom, eu tinha dito que nao ia mais postar nessa thread. Mas depois dessa…

Richard, nao sei que tipo de crack vc anda fumando, mas por favor, tente nao participar do forum sob influencia de psicotrópicos. Eu, o Daniel, e possivelmente o Luca e muitos outros aqui já vimos o CMM, e outros processos enlatados (inclusive XP e outras metodologias ageis) dar errado justamente no “ambiente de fábrica”, e nós já dissemos isso pelo menos 5 vezes nesta mesma discussao. Nao me obrigue a repetir tudo que foi dito. É dificil discernir a voz da experiencia do medo, às vezes, e acho que voce esta nos julgando mal.

Nos nao estamos aqui pra falar mal do CMM, do XP, do RUP ou do que quer que seja, nos estamos aqui pra apontar falhas e problemas que os modelos de desenvolvimento de software empacotados têm, quando aplicados de forma generalizada. Se voce acha que isso é “medo, terror e panico”, a discussao acaba aqui.

Decompondo a sua afirmação:

“Em um ambiente de fábrica”: o que é um ambiente de fábrica? Defina exatamente o que é esse ambiente, pra voce. Do que ele é composto? Por que ele é diferente de qualquer outro ambiente?

“o modelo de CMM funciona”: sempre? Vários aqui já disseram que não. Por que, no seu caso, simplesmente e magicamente, “funciona”? Ou foi o que voce ouviu no treinamento? Dizer que “funciona” é vago demais. O que funciona, e, mais importante ainda, o que não funciona?

O que voce esta querendo provar com isso? Que dinheiro, quando aplicado a qualquer problema, o resolve? Bom, nos ainda temos a AIDS e o cancer, pra te provar o contrario. E dai que a certificacao CMM custa 1 milhao? Eu posso comprar 1 milhao de reais em paçoquinha e distribuir pros meus funcionarios, e isso nao vai melhorar a minha empresa ou trazer mais clientes. Não é o preço que importa, é o valor. E até agora vc nao me mostrou onde está o valor do CMM como ferramenta para melhorar o desenvolvimento e a qualidade de um software.

D

“richardpeder”:
Dê uma lida nos meus posts anteriores tb…o “medo, terror e panico” é em alguns casos somente…mas nunca vi isso aqui…o CMM não deixa.

ate mais…

Talvez não aí. Mas em uma certa empresa CMM-2 (em busca de nível 3) eu tinha que virar a madrugada trabalhando (quando os prazos já não estavam estourados). Logo, CMM não ajuda a garantir nada mesmo. Pelo menos, não é esta a experiência que eu tive, desta forma, se em algum caso falha, então CMM não garante a ausência de “medo, terror e pânico” com eficácia. :wink:

Agor, voltando ao assunto de ROI, concordo com que CMM é um investimento muito alto e cujo retorno só vai ser notado (se for notado, já que as chances de insucesso com CMM são grandes) a longo prazo, mas, ainda assim, por que investir nesta solução se há outras soluções mais baratas, menos arriscadas e cujo retrono de investimento pode-se dar em um prazo mais curto?

R

[quote=“richardpeder”]
componentes simples aqui que eram desenvolvidos em 8 horas, agora sao desenvolvidos em 2 horas…pq será?! Milagre?!

[quote]

2 hipoteses:

• Ctrl + C / Ctrl + V
  • o programador ganhou experiencia e aprendeu com proprios erros

agora, onde nas 2 hipoteses acima, o CMM influencia??

falow

P.S.: e nao diga q as hipoteses nao sao validas pq vc sabe como eh produzir software em empresa, fabrica ou nao.

L

Olá

Tenho lido posts brilhantes, se fosse nesta onda de dever cerveja estaria frito. No mínimo umas 3 para o Daniel, CV e também para o Richard. Mas entro aqui para falar de algo que tenho lido demais: fábrica de software.

Vamos a algumas definições encontradas por aí no google:

1. CTIS:[list]
    O que é a Fábrica de Software?

A Fábrica é um processo de desenvolvimento de software inovador, organizado e criativo, que permite construir software de qualidade completamente alinhados as necessidades do cliente, utilizando tecnologias de vanguarda e oferecendo um produto robusto, expansível, adaptável, seguro e de qualidade.
Este processo é totalmente direcionado às necessidades do cliente. A Fábrica possibilita que cada integrante do projeto de software tenha uma visão geral do negócio e se especialize em sua área, buscando soluções que atendam aos objetivos globais e específicos.[/list]Mais parece uma definição de processo XP

2)Politec:[list]FÁBRICA DE SOFTWARE

Os serviços de outsourcing vêm sofrendo uma significativa evolução nos últimos tempos como forma de fazer frente ao grande aumento de competitividade que as empresas estão enfrentando. Desta forma, a simples disponibilização de recursos humanos para trabalhar no ambiente do cliente (Body Shop) está fadada ao desaparecimento, na medida em que não agrega qualquer valor ou diferencial de mercado ao serviço. Atenta a esta tendência a Politec vem utilizando o conceito de Fábrica de Software desde 1997 e detém todo o conhecimento relativo ao processo de desenvolvimento de sistemas utilizando recursos de Fábrica de
Software desde 1997 e detém todo o conhecimento relativo ao processo de desenvolvimento de sistemas utilizando recursos de Fábrica de Software. Esta abordagem é considerada, pela empresa, como estratégica na medida em que está em sintonia com o Outsourcing de Resultados. Para a Politec, esta forma outsourcing se constitui em um importante diferencial de mercado, que oferece ao cliente um maior grau de comprometimento por parte da prestadora de serviços. Isso se traduz em mais responsabilidade pelo sucesso dos serviços prestados, aliada a uma maior agilidade e flexibilidade na utilização dos recursos técnicos. A partir dos bons resultados obtidos com a utilização do conceito de Fábrica de Software, a Politec desenvolveu uma metodologia de implantação de fábricas em parceria com os clientes, tendo implantado com grande sucesso em grandes instituições financeiras. Esta estratégia permite a implantação de fábricas, localizadas fisicamente dentro dos clientes, sem o risco de desvio do conceito de produção em uma alocação de recursos. Desta forma, é possível realizar os trabalhos a um custo mais competitivo na medida em que o espaço físico
e, em alguns casos, os equipamentos são cedidos pelo próprio cliente. Entretanto a operação, controle e otimização do recursos são responsabilidade direta da Politec.[/list]Baboseira marketeira que não diz nada.

1. Sky Software:[list]
    Fábrica de Software

A Sky Software possui uma Fábrica de Software, composta dos sistemas operacionais WindowsNT e Unix, bancos de dados Oracle e SQLServer, diversas ferramentas e ambientes de desenvolvimento, para que possamos desenvolver seu projeto, novas implementações ou alterações em sistemas já existentes. Com isto, sua empresa não terá a necessidade de manter toda a infra-estrutura técnica necessária para desenvolvimento de sistemas.

A Sky Software dispõe desta estrutura e dos profissionais necessários para realização destas atividades. Você define suas necessidades e nós ficamos responsáveis por torná-la efetiva.[/list]Me digam se viram campo para CMM, XP ou SPD (spaghetti driven code)

1. Fábrica de software da IBM Brasil é a primeira a conquistar o nível 3 do CMMI:[list]Fábrica de Software
    O contexto de Fábrica de Software tem origem nas células de trabalho dos Projetos do Ano 2000, conhecidas também como Y2K. A partir de meados da década de 90, a IBM lançou seu programa de conversão dos sistemas para a adequação do chamado “Bug do Milênio”. E a IBM, uma das pioneiras nesta área, apresentou suas atividades, embasadas no conceito de Fábrica de Software.

O sucesso foi tão grande que no decorrer de 1999, ainda no auge dos projetos Y2K, a IBM Brasil criou o Centro de Competência para Projetos de e-business, uma área exclusiva para atendimento aos projetos voltados ao relacionamento via Internet. Os pilares deste centro eram a base dos conceitos da Fábrica de Software. Dezenas de projetos foram criados e entregues aos clientes para o acompanhamento dos seus negócios.[/list]Alguém entendeu alguma coisa de novo ou de bom?

1. Gennari&Peartree:[list]A G&P possui uma Fábrica de Software cujo foco principal está na construção de programas baseada em modelo fabril, expandindo assim o conceito de “empreitada” no desenvolvimento de sistemas. Este serviço permite o aumento de produtividade e qualidade com conseqüente redução de custos e riscos dos projetos, que funcionam em conjunto com uma metodologia própria e específica.

As atividades de construção e teste são executadas por programadores que trabalham distantes dos analistas e usuários, com base em especificações rigorosas dos programas a serem construídos.

Os programas são classificados segundo a tecnologia (linguagem e BD), o tipo de funcionamento (batch ou online) e a complexidade. Esta classificação determina o esforço, prazo para a construção e teste de cada programa.

A G&P utiliza sua fábrica tanto para os projetos sob sua responsabilidade como disponibiliza-a para seus clientes, tornando seus projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas mais rentáveis e atendendo, assim, às flutuações de demanda destes clientes.[/list]Mais uma que não disse xongas de novo.

Bem, 5 definições chegam, se alguém realmente souber o que é uma fábrica de software por favor me conte. Richard, socorro!

[]s
Luca

S

show :silly:

Eu estava pensando que só eu não sabia o que é uma fábrica de software :? .
Aliás cá nos interior ando vendo uns outdoors de uma empresa que se auto-denomina Make house :shock: , será a evolução de fábrica de software?!?

Lá na fábrica de software que eu trabalhei ela se chamava fábrica porque fazia software sob demanda específica do cliente, mas no fim das contas isso não é uma fábrica já que não tinha linha de produção.

Na sua fábrica a linha é assim? :

1. Visita cliente
  2. Fecha contrato
  3. Faz levantamento
  4. Faz especificações de tela
  5. Faz especificações de banco de dados
  6. Faz espeficações de integração
  7. Cria nova linha de produção pq isso nois num tem que faça
  8. (loop) do codifica XXXX
  9. Grita “Manhê acabei”
  10. Entrega o pacote

Hummmm … coitado de quem codifica a tela, é muito chato.

Voltando ao CMM … bem, não posso dizer nada pq nunca trabalhei em empresa com certificação de nada (no máximo um isozinho que não abrangia o desenvolvimento) mas eu não podia ficar de fora desse thread :wink:

R

Pessoal,

Adorei a repercursão deste tópico!

No entanto, as visões aqui são realmente diferentes…

Luca, parabens pela sua pesquisa pelos sites das fábricas…realmente cada uma fala que é fabrica mas diz que é de forma diferente!

Acredito que esse post não terá fim…pois eu vou postar um monstro aqui falando que eu acho bom o CMM e os outros vao postar outros calhamassos de informações dizendo que não.

Agradeço a todos pelo excelente troca de conhecimento, mas acredito que esse post já atingiu sua finalidade…se lermos os topicos vamos ver que todos estão assim: eu defendo o CMM, com porques e tal e depois o cv, ou Daniel, ou o Luca, enfim, os amigos postam que não e falm seus porques…isso é legal…sabe que sou fã de todos vcs e são amigos muito queridos.

Quero deixar aqui meu agradecimento novamente…não vou mais postar aqui pq acho que o objetivo foi alcançado…a troca de informações…não queria realmente convencer ninguem, apenas saber se vcs conheciam o modelo.

é isso ae…valeu pessoal!

Bola pra frente…mods, caso queiram, podem trancar o topico, ou continuem discutindo, o que eu acho legal, pois engrandece a ideia daqui.

ate mais…

D

Pô, Richard!!! Não vai pular fora agora, vai?!
Até agora ainda não fui convencido de que usar CMM é melhor do que usar alguma outra metodologia. Não estou dizendo estou julgando as qualidades do CMM, se CMM funciona ou não. Quero saber por que deveríamos usar CMM se há maneiras mais baratas, fáceis de serem implementadas, menos traumáticas, menos arriscadas e cujo retorno de investimento pode-se dar em um prazo mais curto? :wink:

p.s.: poderíamos pegar as cervejas que foram oferecidas neste tópico e fazer uma festinha, huh?

R

Pô, Richard!!! Não vai pular fora agora, vai?!
Até agora ainda não fui convencido de que usar CMM é melhor do que usar alguma outra metodologia. Não estou dizendo estou julgando as qualidades do CMM, se CMM funciona ou não. Quero saber por que deveríamos usar CMM se há maneiras mais baratas, fáceis de serem implementadas, menos traumáticas, menos arriscadas e cujo retorno de investimento pode-se dar em um prazo mais curto? :wink:

p.s.: poderíamos pegar as cervejas que foram oferecidas neste tópico e fazer uma festinha, huh?

Na boa Daniel…não vou ficar feito tonto postando aqui pra tentar convencer um mundo de desenvolvedor que CMM funciona…fala sério neh?! :wink:

Acho que com tudo o que eu postei aqui dá pra saber…se vc e outros não se convenceram, não sou eu que vou convencer não…os argumentos estão nas N respostas que dei aqui…agora, vc me falar que CMM é arriscado, traumatico…meu, cada um sabe o que quer para sua empresa…eu na minha trampo com CMM e estou muiiito feliz…“Caos, Terror e Panico” nunca mais…se tem gente que curte CTP…eu curto CMM!!! :lol:

Já disse…o que eu tinha que dizer já tá ai…não discuto mais CMM por um simples motivo: vcs nunca não concordar com o modelo pq nunca viram ele dando certo…eu vi…se é magica, se é empresa de outro mundo…não sei…mas eu vejo ele dando certo…e pra mim isso basta! :wink:

Cada empresa sabe o que é melhor para ela…se vc quer desenvolver de uma forma X…vc desenvolve…se a minha empresa é uma fabrica e quer adotar o CMM como modelo…adote…tem grana pra investir…deixe que invista…é preferivel investir num modelo de qualidade que dá certo (dá certo pelo simples fato de que esta funcionando lá… :slight_smile: ) do que investir 1 milhão em paçocas para os funcionários… :smiley: :smiley:

Não vou mais discutir isso não…é mais fácil ressuscitar Jesus Cristo de novo do que convencer vcs… :o :slight_smile:

ate mais…

D
Então devemos acreditar que, se não for CMM, temos o CAOS? Bom, eu  trabalhei com CMM e o caos não sumiu.  trabalhei com XP e não vivíamos sob o caos, medo e terror. Então, o que eu concluo depois de mais de 90 posts:

:arrow: CMM é caro (investir milhões não é para qualquer um);

:arrow: tem mais casos de insucesso do que de sucesso e funciona, às vezes, em empresas que adotam o esquema “fábrica de software”;

:arrow: pode ser uma alternativa para se obter software de qualidade sim, mas não é a única, tampouco a melhor.

:arrow: CMM não é o santo graal que você diz ser (pode ser na sua empresa, mas não é o santo graal no geral);

:arrow: CMM é modismo e “marketing-driven”;

:arrow: se você tem dinheiro para investir em CMM, poderia investir muito mais em capacitação de profissionais (o que os deixaria muito felizes e profissionais felizes produzem mais e melhor) e em uma metodologia mais leve, ágil, menos burocrática e mais flexível, ao invés de investir em um modelo arcaico;

Mas, ainda fica a grande pergunta (que vou postar aqui pela quinta vez): por que deveríamos usar CMM se há maneiras mais baratas, fáceis de serem implementadas, menos traumáticas, menos arriscadas e cujo retorno de investimento pode-se dar em um prazo mais curto?

C

Tem mais uma conclusao aqui que é obrigatório adicionar:

:arrow: Ninguém sabe o que é uma fábrica de software.

D

Uma das definições que eu encontrei para “fábrica de software” foi esta:

Se você analisar bem a definição acima, podemos concluir, segundo a ela, que toda empresa que produz software é uma fábrica de software. Afinal, toda empresa que produz software tem uma linha de montagem (fecha contrato->analisa requisitos->codifica->testa->entrega, ou alguma derivação disso), usam diversas ferramentas e uma metodologia (nem que ela seja um caos) para desenvolver a solução.

R

Não me lembro de ter dito que CMM é a melhor forma de garantir alguma coisa…apenas disse que é uma idéia legal…e queria saber se conheciam…só por isso postei o tópico…

Já disse…não quero que ninguem saia daqui colocando CMM em lugar algum…cada um acredita numa metodologia e eu respeito isso! Eu curto CMM e peço desculpas se quis, de alguma forma, indiretamente ou diretamente, dizer que CMM é a melhor pratica…pois existem muitas outras que não tenho conhecimento…por isso, não posso dizer que ele eh o melhor.

o lance do pq adotar o CMM?..volto a dizer…(de novo… :slight_smile: , ai!)…cada empresa sabe o que eh melhor pra ela…CMM é caro mesmo e não pode ser aplicado levianamente ou em lugares que ele não se adequa.

Volto a dizer…pra mim esse assunto esta encerrado…

ate mais…

C

composta por metodologia, equipamentos e programas

Hmmm… logo se vê que eles nem sequer levam em conta as pessoas na equação. Caso encerrado. :evil:

L

Olá

“richardpeder”:

ate mais…

Richard, parabéns! De verdade, você criou um dos melhores debates dos últimos tempos aqui no GUJ. Seus argumentos foram muito bons e puxaram respostas brilhantes. Em determinados momentos ficou cercado mas você não esmoreceu nem perdeu a elegância. Esgrimou com inteligência.

Mas isto não lhe dá o direito de encerrar este assunto que ainda está despertando enorme interesse. O Daniel foi um debatedor a altura e ainda pede uma resposta.

Eu, o CV, o Mota e com certeza mais um monte de gente, queremos saber como é uma fábrica de software. Nas definições que encontrei na primeira página do google estão 2 empresas com forte atuação na cidade onde você está morando. Possivelmente alguma delas é concorrente da empresa onde trabalha. Fale um pouco de como é o ambiente lá na fábrica.

PS: Nunca perca seu entusiasmo, isto é um dom.

[]s
Luca

D

Eu tô na lista do “monte de gente”!

Apenas um ouvinte nesse debate, por sinal bem interessante.

D

Adorei debater este assunto com o Richard pois isso tudo me serviu como um aquecimento para uma aula que vou ter daqui alguns dias na faculdade sobre CMM/ISO-15504/<sei-lá-o-que-mais> e não quero deixar esta aula passar em branco :twisted:

R

Parabéns Galera :smiley:

Quase 100 posts sem baixar o nivel! 8)

R

“Luca”:
Olá

“richardpeder”:

ate mais…

Richard, parabéns! De verdade, você criou um dos melhores debates dos últimos tempos aqui no GUJ. Seus argumentos foram muito bons e puxaram respostas brilhantes. Em determinados momentos ficou cercado mas você não esmoreceu nem perdeu a elegância. Esgrimou com inteligência.

Mas isto não lhe dá o direito de encerrar este assunto que ainda está despertando enorme interesse. O Daniel foi um debatedor a altura e ainda pede uma resposta.

Eu, o CV, o Mota e com certeza mais um monte de gente, queremos saber como é uma fábrica de software. Nas definições que encontrei na primeira página do google estão 2 empresas com forte atuação na cidade onde você está morando. Possivelmente alguma delas é concorrente da empresa onde trabalha. Fale um pouco de como é o ambiente lá na fábrica.

PS: Nunca perca seu entusiasmo, isto é um dom.

[]s
Luca

Valeu pessoal…acredito que como ja havia dito, o legal disso tudo foi um dos maiores posts do GUJ não ter perdido o nível…e não teria porque perder, afinal somos acima de tudo amigos uns dos outros e profissionais. Admiro todos vcs.

Vcs querem saber como é uma fábrica…ok…uma fábrica de software é divida em partes…temos a área de desenvolvimento, que codifica os componentes/telas em si e temos a área de testes, comumente chamada de Controle de Qualidade. Basicamente é isso! Mas quando entramos mais a fundo no modelo de fábrica podemos ter derivados…podemos ter por exemplo, um Controle de Qualidade que analisa os requisitos de entrada e faz os testes e podemos ter o CQ responsavel apenas pelo testes, tendo uma nova ramificação cuidando dos requisitos que entram…e os requisitos (especificações, Ordens de Serviço)…de onde vem? Bom, pode vir de uma area da empresa resposnavel pela montagem da especificação/ordem de serviço ou até mesmo vindo direto do cliente.

Acredito que em cada site citado (G&P, Politec, EDS, etc…) foi falado de conceito de fábrica de uma forma pq cada empresa trata o conceito de uma forma diferente…mas o que eu escrevi acima descreve basicamente como é uma fábrica.

Espero ter sanado as dúvidas… :wink:

ate mais…

D

Então uma fábrica de software não é nada além do que uma mera software house que segue o modelo “ideal” de desenvolvimento, ou seja, aquele modelo em que você possui funções especializadas e distintas (eng. requisitos, analista, programador, testador, documentador, …)?

C

Hum… uma fábrica de software é Test Driven por natureza?

Até.

D

“cancao”:
Hum… uma fábrica de software é Test Driven por natureza?

Até.

Acho que eles são mais voltados a controle de qualidade do que apenas voltados a testes (CHUTE detected!). Testes são apenas uma das formas de garantir qualidade, mas não é a única. Avaliação de GUI e conformidade de requisitos, por exemplo, também fazem parte do processo de controle de qualidade (ou deveriam fazer). Claro que, usando test-driven development você consegue, por definição, estar sempre em conformidade com os requisitos, mas nem sempre o resultado disso tudo é um software de qualidade (qualidade medida não apenas como uma função de bugs ou conformidade com os requisitos, mas também como uma função de usabilidade, etc etc).

R

“richardpeder”:

uma fábrica de software é divida em partes…temos a área de desenvolvimento, que codifica os componentes/telas em si e temos a área de testes, comumente chamada de Controle de Qualidade. Basicamente é isso! Mas quando entramos mais a fundo no modelo de fábrica podemos ter derivados…podemos ter por exemplo, um Controle de Qualidade que analisa os requisitos de entrada e faz os testes e podemos ter o CQ responsavel apenas pelo testes, tendo uma nova ramificação cuidando dos requisitos que entram…e os requisitos (especificações, Ordens de Serviço)…de onde vem? Bom, pode vir de uma area da empresa resposnavel pela montagem da especificação/ordem de serviço ou até mesmo vindo direto do cliente.

Então uma fábrica de software não é nada além do que uma mera software house que segue o modelo “ideal” de desenvolvimento, ou seja, aquele modelo em que você possui funções especializadas e distintas (eng. requisitos, analista, programador, testador, documentador, …)?

Daniel…

Mais ou menos isso cara…eheheh…mas não temos o “testador” na verdade, ou o eng de requisitos…mas a idéia sua é a correta…temos funções bem distintas…cada um faz uma coisa…é super visivel…por isso aquele post sobre analista e desenvolvedor…no modelo software house isso é muiiito visivel. :wink:

ate mais…

R

Daniel…

a idéia de fabrica de software é mais ou menos essa mesmo que vc disse…

ate mais…

E

A EDS no Brasil acaba de se certificar nível 4 a sua fábrica do Rio de Janeiro, eu sou gerente de produtos de uma fábrica em São Paulo, a vantagem do CMM é simples, com o nível 4 a EDS conseguiu um grupo de 4 produtos internacionais para desenvolver em 3 anos ,com uma verba de 5 milhoes de dolares para gastar em todo o projeto . Os carinha da EDS não se importam, só querem saber de grana, cada gerente embolsa 8 mil dolares por mês, e não estao nem ai se será desenvolvido em java ou dot net, ou qq coisa.

É uma discussão sem rumo, como gerente toda mundo quer o CMM, como simples programadores, todos tem razão, pois o CMM é burocrático e não dá tesão, e essa merda rende milhoes.

Detalhe: Na Índia, das 50 fábricas com nível 4, 38 foram treinadas por consultores americanos, com investimento americano de grandes grupos. A india é puro marketing, para desenvolvimento off shore.

beijos.

R

Parece deu pau no post de CMM!

ate mais…

R

“Eliane Araujo”:
A EDS no Brasil acaba de se certificar nível 4 a sua fábrica do Rio de Janeiro, eu sou gerente de produtos de uma fábrica em São Paulo, a vantagem do CMM é simples, com o nível 4 a EDS conseguiu um grupo de 4 produtos internacionais para desenvolver em 3 anos ,com uma verba de 5 milhoes de dolares para gastar em todo o projeto . Os carinha da EDS não se importam, só querem saber de grana, cada gerente embolsa 8 mil dolares por mês, e não estao nem ai se será desenvolvido em java ou dot net, ou qq coisa.

É uma discussão sem rumo, como gerente toda mundo quer o CMM, como simples programadores, todos tem razão, pois o CMM é burocrático e não dá tesão, e essa merda rende milhoes.

Detalhe: Na Índia, das 50 fábricas com nível 4, 38 foram treinadas por consultores americanos, com investimento americano de grandes grupos. A india é puro marketing, para desenvolvimento off shore.

beijos.

Eliane…não sei se tesão é a palavra certa… :slight_smile:

concordo que é uma discussão sem rumo…todo gerente quer mesmo…com certeza…em relação a India, não sabia não…claro que ninguem certifica CMM simplesmente para dizer que tem e sim pq a coisa envolve milhoes mesmo…

Foi o que eu imaginei…eu não tenho a visão do programador…mas eu acho essa “burocratização” que vc falou, ajuda de alguma forma, pq burocratizar a ponta de emperrar a coisa não vi não.

É uma pena…não imaginava isso…não achei que a India era puro marketing.

Resumindo:um modelo tão caro desses só poderia ter interesses milionários no meio, infelizmente. :wink:

ate mais…

D

“richardpeder”:
“Eliane Araujo”:

beijos.

Eliane…não sei se tesão é a palavra certa… :slight_smile:

Não, pelo contrário. O lance todo é tesão, ou melhor, motivação. E, se eu fosse analista ou gerente, provavelmente não gostaria de ter meus programadores desmotivados. CMM pode ser a forma mais fácil de se ganhar dinheiro, mas é a pior forma de agregar conhecimento à empresa.

R

Dá a impressão que o Daniel e o CV são gênios indomáveis… hehe

O Richard é o sábio = [“psicologo”,“psiquiatra”]…

como gosto desse fórum…

se esse país tivesse profissionais críticos como os caras desse fórum…

o negócio é desenvolver software com qualidade… cada empresa faz marketing de acordo com seu poder financeiro… sou contra CMM pois o dinheiro investido vai para o bolso de uma multinacional dos EUA (o que ganhamos com isso?). Fico puto quando eu vejo os caras que fazem Administração cultuar os grandes empresários americanos com suas técnicas de administração que só funcionam com eles, e os brasileiros cabeça de bagre estudam isso. Temos que criar tecnologia e metodologias…

R

“rigolin”:

como gosto desse fórum…

o negócio é desenvolver software com qualidade… cada empresa faz marketing de acordo com seu poder financeiro… sou contra CMM pois o dinheiro investido vai para o bolso de uma multinacional dos EUA (o que ganhamos com isso?). Fico puto quando eu vejo os caras que fazem Administração cultuar os grandes empresários americanos com suas técnicas de administração que só funcionam com eles, e os brasileiros cabeça de bagre estudam isso. Temos que criar tecnologia e metodologias…

Valeu pelo sábio cara !! :slight_smile:

seguinte…esse lance de que o CMM enriquece os altos dirigentes de empresa fogem da minha competencia onde eu trabalho, pois sou um simples analista…no entanto, o que sempre quis deixar bem visado aqui é que, mesmo o CMM enchendo o bolso de dinheiro dos altos dirigentes (não estou afirmado, estou dizendo o que foi falado… :slight_smile: ), o fluxo dentro da fábrica fica melhor definido, cargos distintos (cada um na sua competência), tudo tem um porque…nada é por acaso, tudo o que vamos fazer somos embasados, ou seja, temos base em documentos já escritos…acredito, como a Eliane disse, que os programadores, por serem os caras que colocam a mão no código, as vezes acha tudo muito burocratico, no entanto, quando vemos o produto final sabemos ou não se o CMM funciona.

ate mais…

D

“richardpeder”:
“rigolin”:

como gosto desse fórum…

seguinte…esse lance de que o CMM enriquece os altos dirigentes de empresa fogem da minha competencia onde eu trabalho, pois sou um simples analista…no entanto, o que sempre quis deixar bem visado aqui é que, mesmo o CMM enchendo o bolso de dinheiro dos altos dirigentes (não estou afirmado, estou dizendo o que foi falado… :slight_smile: ), o fluxo dentro da fábrica fica melhor definido, cargos distintos (cada um na sua competência), tudo tem um porque…nada é por acaso, tudo o que vamos fazer somos embasados, ou seja, temos base em documentos já escritos…acredito, como a Eliane disse, que os programadores, por serem os caras que colocam a mão no código, as vezes acha tudo muito burocratico, no entanto, quando vemos o produto final sabemos ou não se o CMM funciona.

ate mais…

Não é questão de gênios ou sábios, de gerentes ganharem dinheiro ou não. Quando uma empresa consegue aplicar CMM corretamente na empresa, ela certamente consegue obter um bom retorno do investimento feito e disso não há dúvidas. Uma das minha críticas estava no fato de CMM precisar de um investimento muito grande (proibitivo para a maioria das empresas) e não oferecer uma garantia de retorno muito grande. Ou seja, para mim, CMM é um investimento de alto risco.

Agora, sobre o povo encher o bolso de dinheiro quando você consegue obter CMM, disso não  dúvidas. Mas estamos falando de executivos e gerência. Para nós, meros “peões” (seja na área de programação, seja na área de análise), estes ganhos não existem (ou não são tão grandes). Muito pelo contrário.

Para programadores, é frustrante trabalhar em um esquema em que não lhe é dada liberdade para discutir projeto e em que  pouca flexibilidade e muito burocracia (como o exemplo dado pelo meu bixo e GUJeiro Marco Antônio Rocha que, segundo ele, para se criar uma certa classe era preciso passar por n processos no sistema de gestão da empresa antes de sequer checar alguma coisa no CVS). E, se você não for um cara que não liga em ser um mero digitador de código, trabalhar em um esquema deste tipo acaba sendo muito desmotivante.

E, se vocês se lembram um pouco das aulas de administração, pessoas motivadas produzem mais e melhor. Pessoas desmotivadas causam prejuízo e tendem a pedir demissão logo que possível. Programadores desmotivados não são exceções. O problema quando programadores saem da empresa são basicamente 2:

:arrow: a empresa precisa suprir a falta daquela programador, contratando outro, treinando-o etc etc. Isso é muito caro para a empresa, pois, até o programador estar apto a produzir, a empresa está gastando muito dinheiro com ele (salário, treinamento, etc etc);

:arrow: o programador que saiu levou consigo uma série de conhecimentos que  ele tinha e que poderiam muito valiosos para a empresa;

E é por isso que eu digo que CMM é a pior forma de agregar conhecimento em uma empresa. Quando seus programadores passam a ter condições de oferecer algo em troca para a empresa, eles caem fora por desmotivação :stuck_out_tongue: .

R

“richardpeder”:
“rigolin”:

como gosto desse fórum…

ate mais…

Não é questão de gênios ou sábios, de gerentes ganharem dinheiro ou não. Quando uma empresa consegue aplicar CMM corretamente na empresa, ela certamente consegue obter um bom retorno do investimento feito e disso não há dúvidas. Uma das minha críticas estava no fato de CMM precisar de um investimento muito grande (proibitivo para a maioria das empresas) e não oferecer uma garantia de retorno muito grande. Ou seja, para mim, CMM é um investimento de alto risco.

Agora, sobre o povo encher o bolso de dinheiro quando você consegue obter CMM, disso não  dúvidas. Mas estamos falando de executivos e gerência. Para nós, meros “peões” (seja na área de programação, seja na área de análise), estes ganhos não existem (ou não são tão grandes). Muito pelo contrário.

Para programadores, é frustrante trabalhar em um esquema em que não lhe é dada liberdade para discutir projeto e em que  pouca flexibilidade e muito burocracia (como o exemplo dado pelo meu bixo e GUJeiro Marco Antônio Rocha que, segundo ele, para se criar uma certa classe era preciso passar por n processos no sistema de gestão da empresa antes de sequer checar alguma coisa no CVS). E, se você não for um cara que não liga em ser um mero digitador de código, trabalhar em um esquema deste tipo acaba sendo muito desmotivante.

E, se vocês se lembram um pouco das aulas de administração, pessoas motivadas produzem mais e melhor. Pessoas desmotivadas causam prejuízo e tendem a pedir demissão logo que possível. Programadores desmotivados não são exceções. O problema quando programadores saem da empresa são basicamente 2:

:arrow: a empresa precisa suprir a falta daquela programador, contratando outro, treinando-o etc etc. Isso é muito caro para a empresa, pois, até o programador estar apto a produzir, a empresa está gastando muito dinheiro com ele (salário, treinamento, etc etc);

:arrow: o programador que saiu levou consigo uma série de conhecimentos que  ele tinha e que poderiam muito valiosos para a empresa;

E é por isso que eu digo que CMM é a pior forma de agregar conhecimento em uma empresa. Quando seus programadores passam a ter condições de oferecer algo em troca para a empresa, eles caem fora por desmotivação :stuck_out_tongue: .

Daniel…

concordo com vc…nao existem sabios, genios…etc…existem pessoas interessadas em ganhar dinheiro…e pessoas interessadas em melhores formas de se trabalhar e de se adquirir qualidade…

Quando uma empresa (cliente) procura uma empresa que tem CMM, ela está em busca de qualidade e bons produtos…isso eu falo pq ja ouvi isso de clientes…eles veem que a empresa tem CMM e vislumbram que a empresa tem um modelo muito bom para garantir a qualidade dos seus produtos…na verdade, nem sempre é assim…

Existem pessoas interessadas em dinheiro…outras interessadas no bem estar do funcionario…outras em garantir a qualidade dos produtos…enfim, isso tudo se encaixa no modelo CMM…mas alguns usam mal…dae tem programador como digitador, analista com cabresto, sendo levando pelo modelo…enfim, caos total…mas quando usamos o CMM de forma legal…até mesmo o programador, que por muito não é o cara “que mais ama” CMM, passa a entender a cultura do modelo e até tirar algum proveito…a questão está tb na cultura que cada um consegue absorver quando participa do modelo…o modelo quase nunca engessa e desmotivao profissional…somente quando não é bem aplicado.

ate mais…

D

“richardpeder”:

Daniel…

concordo com vc…nao existem sabios, genios…etc…existem pessoas interessadas em ganhar dinheiro…e pessoas interessadas em melhores formas de se trabalhar e de se adquirir qualidade…

Quando uma empresa (cliente) procura uma empresa que tem CMM, ela está em busca de qualidade e bons produtos…isso eu falo pq ja ouvi isso de clientes…eles veem que a empresa tem CMM e vislumbram que a empresa tem um modelo muito bom para garantir a qualidade dos seus produtos…na verdade, nem sempre é assim…

Existem pessoas interessadas em dinheiro…outras interessadas no bem estar do funcionario…outras em garantir a qualidade dos produtos…enfim, isso tudo se encaixa no modelo CMM…mas alguns usam mal…dae tem programador como digitador, analista com cabresto, sendo levando pelo modelo…enfim, caos total…mas quando usamos o CMM de forma legal…até mesmo o programador, que por muito não é o cara “que mais ama” CMM, passa a entender a cultura do modelo e até tirar algum proveito…a questão está tb na cultura que cada um consegue absorver quando participa do modelo…o modelo quase nunca engessa e desmotivao profissional…somente quando não é bem aplicado.

ate mais…

Esta discussão está ficando ciclíca! Acho que já batemos nesta tecla antes. CMM não é sinônimo de software de qualidade. CMM não certifica isso. CMM certifica que você faz uso de certos processos e ponto final. Se estes processos levarem a software de qualidade, ótimo! Mas não há uma relação direta entre os dois.

R

Esta discussão está ficando ciclíca! Acho que já batemos nesta tecla antes. CMM não é sinônimo de software de qualidade. CMM não certifica isso. CMM certifica que você faz uso de certos processos e ponto final. Se estes processos levarem a software de qualidade, ótimo! Mas não há uma relação direta entre os dois.

esta ficando ciclica pq ja debatemos todos os pontos aqui…

O intuito do CMM é garantir, a partir de um modelo, que o softarw produzido tenha qualidade…“assegurar a qualidade dos produtos desenvolvidos.”

ate mais…

S

Que discussão pentelha !!! Sugiro outras:

• Quem é melhor Vasco ou Flamengo ???

• O Flamengo foi campeão brasileiro em 87 ???

• Certificação Java serve para alguma coisa ???

• EJB ou Hibernate ???

• EJB CMP serve para alguma coisa ???

• O que é melhor Java ou C# ?

• Linux ou Windows ?

• A extinsão do peixe-boi da amazonia influencia a migração do pirarucu?

Sem tesão não há solução !!! Programação é uma arte mesmo. Um código pode ser melhorado, documentado, debugado e corrigido infinitamente mas o tempo e a paciência dos outros é finita. Eu gosto de XP e não gosto de EJB. Eu tb não suporto azeitona, mas tem muita gente que gosta.

PRA TERMINAR ESSA DISCUSSÃO E PARTIR PARA ALGO MAIS PRODUTIVO:

DUAS PESSOAS PODEM DISCORDAR DE UMA QUESTAO E AMBAS ESTAREM CERTAS !!! CADA PESSOA ANALISA O MUNDO SOBRE UMA ÓTICA QUE É CONDICIONADA PELA SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA. E COMO CADA UM TEM SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ESSAS ÓTICAS PODEM SER BASTANTE DIFERENTES.

R

“saoj”:
Que discussão pentelha !!! Sugiro outras:

• Quem é melhor Vasco ou Flamengo ???

• O Flamengo foi campeão brasileiro em 87 ???

• Certificação Java serve para alguma coisa ???

• EJB ou Hibernate ???

• EJB CMP serve para alguma coisa ???

• O que é melhor Java ou C# ?

• Linux ou Windows ?

• A extinsão do peixe-boi da amazonia influencia a migração do pirarucu?

Sem tesão não há solução !!! Programação é uma arte mesmo. Um código pode ser melhorado, documentado, debugado e corrigido infinitamente mas o tempo e a paciência dos outros é finita. Eu gosto de XP e não gosto de EJB. Eu tb não suporto azeitona, mas tem muita gente que gosta.

PRA TERMINAR ESSA DISCUSSÃO E PARTIR PARA ALGO MAIS PRODUTIVO:

DUAS PESSOAS PODEM DISCORDAR DE UMA QUESTAO E AMBAS ESTAREM CERTAS !!! CADA PESSOA ANALISA O MUNDO SOBRE UMA ÓTICA QUE É CONDICIONADA PELA SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA. E COMO CADA UM TEM SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIDA, ESSAS ÓTICAS PODEM SER BASTANTE DIFERENTES.

8)

O intuito deste topico é esse mesmo…estar vendo a forma que as pessoas veem o CMM…sob a experiencia de vida de cada um…

Acredito que essa foi uma das discussões mais produtivas do GUJ até hj…prefiro essa discusão do que os assuntos que vc citou… :slight_smile: :wink:

ate mais…

R

Olá !

Ainda não li todo este thread (como ficou grande !) mas lembrei de um artigo que li anos atrás :

http://www.cmpnetasia.com/ViewArt.cfm?Artid=17225&catid=6&subcat=61

Ivar Jacobson, para quem não sabe, é um dos “3 amigos” que fundaram a Rational e que todo gerente deveria ao menos prestar atenção no que ele disse, resumidamente : “Certifying software development ‘does not equal quality’”.

Após ter trabalhado em uma empresa com certificação CMM nível 2 (hoje já é nível 3), fiquei abismado com a falta de visão de algumas pessoas chave do time sobre o que isto significa. É aquele papo : parece que porque a empresa é certificada basta baixar a cabeça, fazer o que os “caciques” mandam e nada dará errado. Não precisa dizer que quase tudo dava errado…

CMM me parece um “negócio da China” pra muitas empresas e consultores, mas ingênuos são os que pensam que tudo dará certo após isto. Muitas empresas brasileiras estrão investindo em CMM visando principalmente o mercado exterior (exportação), mas é aquela estória de sempre : após o contrato assinado, as pequenas tragédias acontecerão com ou sem certificação, o que importa, como o CV já disse aqui são as pessoas, ou seja um time motivado, qualificado e comprometido !!

Mas isto parece coisa de outro mundo se avaliarmos a situação atual…

Tchau !

R

“rodolfo_dpk”:
Olá !

Ainda não li todo este thread (como ficou grande !) mas lembrei de um artigo que li anos atrás :

http://www.cmpnetasia.com/ViewArt.cfm?Artid=17225&catid=6&subcat=61

Ivar Jacobson, para quem não sabe, é um dos “3 amigos” que fundaram a Rational e que todo gerente deveria ao menos prestar atenção no que ele disse, resumidamente : “Certifying software development ‘does not equal quality’”.

Após ter trabalhado em uma empresa com certificação CMM nível 2 (hoje já é nível 3), fiquei abismado com a falta de visão de algumas pessoas chave do time sobre o que isto significa. É aquele papo : parece que porque a empresa é certificada basta baixar a cabeça, fazer o que os “caciques” mandam e nada dará errado. Não precisa dizer que quase tudo dava errado…

CMM me parece um “negócio da China” pra muitas empresas e consultores, mas ingênuos são os que pensam que tudo dará certo após isto. Muitas empresas brasileiras estrão investindo em CMM visando principalmente o mercado exterior (exportação), mas é aquela estória de sempre : após o contrato assinado, as pequenas tragédias acontecerão com ou sem certificação, o que importa, como o CV já disse aqui são as pessoas, ou seja um time motivado, qualificado e comprometido !!

Mas isto parece coisa de outro mundo se avaliarmos a situação atual…

Tchau !

O CMM visa diminuir essas “tragédias” que vc disse que acontece. Com certeza, se tivermos pessoas que abaixam a cabeça e confiam plenamente no CMM, na minha opinião é uma pessoa idiota, pois confia em um modelo. O Modelo não é ninguem sem as pessoas…ou seja, o modelo funciona se temos pessoas competentes e dispostas a fazer realmente funcionar o que foi proposto. Com certeza se abaixarem a cabeça e ligarrem o “piloto automático” do CMM, a tragédia será catastrófica… :slight_smile:

Temos que pensar assim…nenhum modelo é eficaz se a pessoa que lida com ele não tem o conhecimento e competencia suficiente para o mesmo…modelos não fazem nada…quem faz são as pessoas com os modelos, ou seja, a formula ideal é modelo+pessoas…pessoas essas que estaram cuidando para que o modelo funcione e não falando…“minha empresa tem CMM”…e deixar o CMM fazer tudo…o modelo existe, mas não faz milagres. :wink:

ate mais…

D

“richardpeder”:
pessoas essas que estaram cuidando para que o modelo funcione e não falando…“minha empresa tem CMM”…e deixar o CMM fazer tudo…o modelo existe, mas não faz milagres. :wink:

ate mais…

Finalmente acho que vou concordar com você, Richard. Finalmente!! :shock:

R

Pessoal…
Geralmente, preciso postar para ver a proxima pagina…(no caso, a 9)…aconteceu isso com a pagina 8…pq sera?

ate mais…

R

“richardpeder”:
pessoas essas que estaram cuidando para que o modelo funcione e não falando…“minha empresa tem CMM”…e deixar o CMM fazer tudo…o modelo existe, mas não faz milagres. :wink:

ate mais…

Finalmente acho que vou concordar com você, Richard. Finalmente!! :shock:

Fico Feliz Daniel…pois o que eu disse acima é a mais pura verdade…não há como colocar o modelo e falar assim…“CMM, agora vc modifique minha empresa e a torne madura…”…isso é loucura e idiotice…o trampo que dá implantar o CMM só sabe realmente quem participa…e a manutenção do mesmo tb é trabalhosa…pois CMM é continuo, ou seja, as pessoas que trabalham neste modelo precisar te-lo “na veia”.

ate mais…

D

Para tirar um pouco o pó deste tópico e avisar que eu comecei uma série no meu blog sobre CMM, ou melhor sobre os porquês não usar CMM. O nome da série é 101 motivos para se esquecer CMM e conto com a ajuda de todo mundo para aumentar esta lista.

C

Opa, ressucitaram o post e lembrei de um duvida a respeito disso. Bom, Daniel, vc questionou nesse topico porque usar CMM se há metodologias mais ageis e menos dolorosas. Eu acho que XP é uma delas, mas vc poderia citar outras?!

Até.

D

Eu estava imaginando mesmo o XP como alternativa ao CMM (se você vir o início desta discussão, o Luca também cita XP explicitamente). Mas não só metodologias ágeis poderiam ser aplicadas, mas qualquer metodologia que desse uma brecha a flexibilidade e dinamização de processos já seria bom demais.

K

Creio que CMM nao eh uma metologia em si… ela nao eh uma especie de ISO que certifica que sua empresa usa uma determinada metodologia (UP, XP, sei la) da forma correta e tal?

Teoricamente voce poderia utilizar XP e ter CMM - nao? (sim, nao eh tao facil, mas eh possivel :D)

Marcio Kuchma

D

Teoriocamente CMM embute qualquer metodologia de desenvolvimento (seja Waterfall, Espiral, até XP). No entanto, fico cá imaginando como modelar os processos (sim, CMM depende muito de processos) que poderiam acolher o XP adequadamente no desenvolvimento de software. :roll:

C

Post do Luca sobre CMM e XP

Pois é, eu havia pensando apenas em XP tambem. Eu acabei fazendo uma busca no google e encontrei o seguinte:
Extreme Programming and the Capability Maturity Model

Estou lendo agora. :wink:

Até.

R

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Vc realmente odeia o CMM…sem chances! :slight_smile: :slight_smile: :wink:

ate mais…

D

Post do Luca sobre CMM e XP

Pois é, eu havia pensando apenas em XP tambem. Eu acabei fazendo uma busca no google e encontrei o seguinte:
Extreme Programming and the Capability Maturity Model

Estou lendo agora. :wink:

Até.

Como eu falei, teoricamente é possível. Mas a questão nem é se CMM e XP são incompatíveis. Eu, particularmente, não acho que um seja incompatível com outro (embora ache que, culturalmente, vá ser difícil compatibilizar os dois, mas vá lá), mas fico me perguntando se CMM é realmente necessário e até que ponto vale a pena correr o risco.
Ok, a partir do momento em que CMM começar a ser tratado como commodity, concordo que aí valha a pena investir nisso, mas, até este momento chegar (se ele chegar) CMM é visto apenas como um diferencial competitivo. Mas é um “diferencial competitivo” inócuo, porque todas as suposições que fazem sobre empresas que têm CMM não são válidas. CMM garante qualidade? Não. CMM garante que seu produto final vai ser melhor? Não. CMM garante que sua equipe vai trabalhar melhor? Não. CMM garante que sua equipe vai trabalhar mais feliz? Não. CMM não garante nada além do que sua definição diz: que seus processos têm qualidade.
E será que é preciso buscar CMM para obter um produto final de qualidade, condições de trabalho melhores para sua equipe, etc etc etc? Decididamente também não. Não é preciso especificar 902346 processos e um fluxo de trabalho surrealista para garantir nada disso. Boas práticas de desenvolvimento aliadas a um time constantemente bem treinado (nem precisa ser um bom time, ele só precisa ser bem treinado) já dão muito bem conta do recado. Desatres podem acontecer, claro. Mas sua certificação CMM nível-5 também não vai lhe proteger de um incêndio ou de uma bigorna gigante caindo sobre sua empresa.
E onde entra XP nisso aí? Não sei. Pode-se pegar todas as práticas da XP e usá-las com guia para seu time de desenvolvimento. Mas isso não é obrigatório. Aliás, eu nem falei de XP até agora (poderiam usar RUP, prototipação, espiral, waterfall, XYZ …), mesmo porque, projeto usando XP também falham.

D

Ahhh!! E claro, a pergunta que não quer calar: por que ainda pagar caro para investir em CMM se você pode obter e garantir qualidade com muito menos esforço, dinheiro e chiadeira? Por modismo? Porque os grandes lemmings indianos não podem estar errados? Porque é fashion ter certificações? Ou porque você tem dinheiro demais sobrando e não sabe onde gastar?

V

Já que o assunto tá no ar novamente…

Se o Sr. Richard não conseguiu convencer os mestres CV, Daniel, Luca (listados em ordem alfabética) e outros que tanto admiro, duvido muito que eu consiga. Mas agora que a poeira já baixou, o orgulho não está em alta, não estou resistindo em mandar meu pitaco.

Suponho que todos conhecem os Design Patterns. O que são? Abstrações de Soluções amplamente utilizadas com sucesso. Não são soluções enlatadas!! São apenas idéias bem claras que podem ser utilizadas para criar soluções. Existem muitas formas de se gerar soluções. Usar Abstrações de Soluções pode ajudar a resolver alguns tipos de problemas. Para outros problemas, tentativa e erro, pode ser suficiente. Mas só por usar Façade & CIA não quer dizer que terá seu problemão resolvidin.

Abstrações de Soluções às vezes podem ser combinadas. E dependendo do ambiente, podem ser aplicadas com sucesso ou não. O sucesso de uma estratégia nem sempre indica o fracasso de outra. Abstrações de soluções já são muito usadas em outras áreas. Na administração, por exemplo, existem: Programa 5S, ciclo PDCA, Defeito Zero, etc.

PSP, TSP, XP, RUP e CMM podem ser encarados como Abstrações de Soluções para o problema de como se desenvolver um software com qualidade, baixo custo, etc.

A maior dificuldade é saber se uma Abstração de solução vai ser bem sucedida. Para problemas complexos no nível dos processos de uma empresa, muitos fatores podem direcionar para o sucesso ou fracasso. Fatores políticos, emocionais, climáticos, financeiros e principalmente culturais.

Onde usar XP? Onde usar CMM? Vou me deter ao subfator “personalidade dos funcionários”, que faz parte do fator cultural.

Acho muito difícil que XP seja bem utilizado por profissionais que querem tudo mastigadinho. E olha que conheço muita gente assim. CMM + Fábrica de Software dá um pouco mais de independência para empresas com relação aos funcionários que possuem. Não é preciso ter um fera na equipe para que tudo flua. O que precisa ser feito é bem definido. Para QUEM isso é bom? Para o cliente, confiança. Para os funcionários, depende. O fracos ficam mais em pé de igualdade com os médios. Fracos aumentam seu salário. Médios baixam seu salário ou vão fazer o mesmo serviço de feras. E qual é esse serviço? Controlar e avaliar o processo, enxergar problemas no processo, propor melhorias. Ou seja, feras passam apenas a fazer o que sabem fazer melhor: pensar. (Fraco é todo aquele que ainda não mostrou que é fera. E é claro que estou exagerando! De propósito! Prá ficar mais fácil de entender…)

Mas se sua empresa não pega projetos de longo ciclo de desenvolvimento (acima de 6 meses), e possui pessoas bem talentosas, lasca um XP com força! E tente mostrar que é possível obter bons resultados com o mardito.

Se vc conseguir colocar seu processo rodando em cada neurônio de cada funcionário, pimba! Sente e esperer chegar o dimdim! :smiley: Tá, eu sei que não é bem assim… Tô só exagerando de propósito novamente…

Se há formas menos dolorosas e mais fáceis de se conseguir software de qualidade, por que, ainda assim, optar por um método mais caro, difícil e cujos bons resultados não são tão certos de serem obtidos?

Tem hora que avaliar a qualidade de um produto simplesmente olhando suas características físicas não é suficiente. Isso é pura imitação da indústria. Ao avaliar se um iorgute tem qualidade, cada passo é importante. E não apenas a sua composição final.
Como sei que vc estava se referindo a XP… Com XP às vezes é mais difícil fazer avaliações de qualidade. E é mais difícil ter certeza se você realmente usou XP. Ou quanto % de XP foi utilizado. Tem hora que certeza da qualidade é mais importante que o preço. Se o patrão quer um iorgute, e temos $$ para comprar um que custe 1000 e que é o único que tem garantia comprovada pelo ministério da saúde, vamos comprar! Claro que o ministério pode estar errado, a garantia pode ser falsa, que preço nem sempre justifica qualidade. Mas dentre 200 marcas baratas não certificadas, qual delas realmente é boa? Não é mais provavel acertar confiando nessa que custe os tais 1000?

Nem XP não é a melhor solução para todos os casos. Nem CMM. Estrategicamente, para o Brasil é muito interessante que hajam bastante empresas certificadas. Isso dá, no mínimo visibilidade. Claro que acredito que tenhamos um relativo aumento da qualidade. Pense em empresas que usam processos emburacados, feitos sem muito embasameto - não estou falando de XP!! - começando a se organizar de verdade. Com visibilidade e projetos realizados com sucesso podemos ganhar confiança. Aí sim, teremos voz e poderemos propor novos modelos.
E usá-los quando conveniente.

Meu professor de Eng. Soft disse uma vez: saibam dosar. Para um software de padaria (que custa o preço de um pãozinho), não usar nenhuma metodologia talvez seja a melhor metodologia.

Parabéns a quem leu até aqui. :smiley:

Idéias de um programador imaturo, com apenas 22 anos, no último ano do curso de Ciência de Ciência de Computação e com conhecimento beeeeem superficial sobre PSP, TSP, XP e CMM.

D

Bem que minha mãe me avisou: “vai dormir, filho!!” Pois é, fiquei acordado para levar uma bordoada na orelha :smiley: Muito boa sua análise mesmo, Vinci, mas calma lá, vamos revê-la passo-a-passo. (aviso: isso aqui vai ser muito longo e chato; pegue uma xícara de chá, acomode-se bem na cadeira e ouça uma boa música para não ficar muito entediado)

Como eu falei antes, CMM e XP podem conviver sob o mesmo teto, desde que você consiga modelar processos e um fluxo de trabalho que consiga acolher XP adequadamente. O cancao até passou um artigo que fala com usar XP em ambientes que usam CMM. :wink: E a questão aqui também não é “XP vs. CMM”, mas sim, por que usar CMM? Meus argumentos contra usar CMM são basicamente 4 (nem 3, nem 5; são 4 mesmo):

:arrow: CMM é focado em processos e não em pessoas: muito ruim, porque processos não fazem software e nem garantem software de qualidade. Processos são guias, ajudam pessoas a alcançar algum objetivo. Ou seja, poderíamos fazer uma analogia de processos com estradas. Se bem modelados, estes processos podem levá-lo ao objetivo final, que é um produto de qualidade. Mas a questão é que não é nada fácil modelar estes processos, tampouco modelá-los em função de fluxo de trabalho que torne o trabalho das pessoas mais fáceis.
Além disso, até onde eu me lembre, criar software é algo muito mais criativo do que repetitivo. Você precisa imaginar um bocado de coisas para solucionar um determinado problema no seu software (ou mesmo pensar bastante para aplicar um pattern ao seu problema). Agora, como expressar a criatividade humana na forma de um processo genérico o bastante para caber em todas as situações e simples o bastante? Afinal, não pode ser complexo demais senão, ao invés de ajudar as pessoas, essa “estrada” pode complicar ainda mais a caminhada deles rumo ao software de qualidade.

:arrow: CMM privilegia profissionais medíocres: um dos pressupostos do CMM é que os processos conseguem compensar a mediocridade da sua equipe, já que ela vai estar subordinada aos processos. Ou seja, você poderia muito bem pensar em uma linha de produção à la Tempos Modernos, do Charles Chaplin (acho que agora entendo de onde vem o termo “fábricas de software”). E, neste esquema, você poderia muito bem pagar meia dúzia de estagiários e treiná-los (treinamento, aliás, que é KPA só a partir do nível 3) o mínimo para usar ferramenta X, Y e Z para colocá-los para produzir logo.
Mas, ao contrário da linha de produção fordista, onde o mais lento determina a velocidade de toda a linha, os piroes vão determinar a qualidade média do código produzido. E, neste esquema, seus bons programadores vão acabar pedindo as contas por ter que conviver com colegas medíocres e sob processos que não lhes dá liberdade para criar livremente. E isso é muito ruim. Quando você perde bons programadores, você perde tanto em experiência quanto em capacidade de inovação técnica. Mas acho que todo mundo sabe onde isso pode acabar, então não vou me prolongar nisso.

O que reforça a minha tese de que CMM tende a nivelar beeeeeeeeem por baixo a capacidade técnica da equipe.
Mas o analista não é a evolução natural do programador. Todo analista começa um dia como programador, mas nem todo programador quer se tornar analista. Eu, por exemplo, odiaria ficar desenhando diagraminhas lá e cá. Mas, tirando o exemplo pessoal, nem todo bom programador vira um bom analista. Você pode perder um ótimo programador promovendo-o a analista. Isso é mais questão de gosto e vocação do que realmente de hierarquia. Mas, se quiser fazer um teste (um dia, quando você tiver uma empresa), pegue seu melhor programador e vá promovendo-o conforme sua produção. Promova-o horizontalmente primeiro (de programador júnior a sênior, por exemplo) e depois promova-o verticalmente (gerente, etc etc). Verá que, um dia, ele vai estagnar em algum ponto da sua hierarquia. Quando isso acontecer, não o demita (afinal, ele é competente), mas volte ele ao estágio anterior na hierarquia. Isso acontece porque todo mundo cresce na hierarquia até o ponto de incompetência, onde não se consegue lidar com os novos desafios do cargo. Portanto, nem todo bom programador vai virar um bom analista (ele pode não conseguir lidar direito com clientes, por exemplo) ou o que quer que seja.

:arrow: CMM é um investimento grande demais e de alto risco: muitos aqui disseram que já viram empresas adotando CMM fracassarem. Eu mesmo trabalhei em uma empresa que fracassou violentamente na busca de CMM(2). Isso se dá por que é preciso, além do investimento muito alto em profissionais (auditores, analistas, testadores, …), mudar toda a cultura da organização. Isso envolve mudar a forma como as pessoas das equipes de vendas, relacionamento, e, claro, de desenvolvimento trabalham. Ou seja, é preciso evangelizá-las (afinal, elas não vão estar muito interessadas em mudar), estudar estratégias de modelos de trabalho para cada uma delas, treiná-las, avaliar o esforço e corrigir os erros, etc etc etc… Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro que está sendo investido em algo que pode muito bem fracassar (se as pessoas não vestirem a camisa da mudança, já era!). E dinheiro que poderia estar sendo investido em outras coisas, como treinamento contínuo da sua equipe de analistas e de desenvolvedores, que são os protagonistas no processo de criação de software.

:arrow: CMM não é sinônimo de qualidade: aliás, este é o argumento principal, que eu usei (mesmo em background) nas discussão com o Richard Peder. CMM é soobre qualidade de processos e não sobre qualidade de software. Se seus processos lhe levarem a software de qualidade, ótimo! Parabéns! Mas, como disse acima, processo não faz software. Processos podem ajudar as pessoas a fazerem software de boa qualidade. Mas se estas pessoas não forem bem qualificadas (e/ou se seus processos não forem bem modelados), você vai ter qualquer coisa, menos software de qualidade no final do ciclo.

Bom, até agora eu só abordei a questão anti-CMM do ponto de vista da “fábrica de software”. Mas você abordou a questão da perspectiva do cliente. E concordo com você no seu argumento que é mais fácil para o cliente determinar a qualidade do produto de uma empresa que tenha certificados. Nós fazemos isso todos os dias no supermercado, quando preferimos marca X ou Y por causa de um selinho de qualidade. Mas a questão aí volta ao marketing enganoso do CMM: CMM não vai garantir ao cliente que o software que ele pediu tem qualidade. CMM só garante uma única coisa: que os processos adotados pela fabriquinha de software tem qualidade. E ponto-final.

Sei não. Concordo com o Luca quando ele diz que talvez seja tarde demais para tentarmos correr atrás dos indianos na questão de certificações. Acho que poderíamos apostar as nossas fichas realmente em qualidade e não em marketing da qualidade. E, como disse o Luca:

Sobre aumentar a qualidade geral daquelas empresas caóticas, isso também é possível, mas não é obrigatório que estas empresas busquem CMM para se organizar. Elas podem muito bem se organizar sem CMM, mesmo de através de processos informais (algo que o CMM odeia!), e ainda assim conseguir cumprir seus prazos e produzir coisas boas.

Bom, para finalizar isso aqui (pois estou ficando com sono): CMM não é sinônimo de qualidade e nem é preciso ter CMM para se ter qualidade. Se você quiser se arriscar buscando CMM, boa sorte. Mas se você estiver atrás de qualidade de verdade, leia alguns livros sobre boas práticas de programação e transmita este conhecimento para sua equipe (que deve ser sempre bem treinada), e você vai ser feliz. :slight_smile: E por enquanto é só.

p.s.: eu não sou mestre em nada. Eu, como você, tenho 21 anos e estou lutando contra o tempo para me formar neste ano também na faculdade :slight_smile:

p.p.s.: PSP é outra coisa que não me traz nenhuma boa lembrança. Mas isso é outro assunto :wink:

R

Realmente não sou pago para convencer ninguém que CMM funciona…longe de mim! :slight_smile:

Apenas, pelo que eu vejo e até comentei com colegas meus de trabalho (programadores, vejam só, que gostam de CMM!!! :slight_smile: 8) ) e eles acharam, juntamente comigo, que o Daniel teve algum “trauma” com o CMM…pois é impossível um modelo desses ser criado e dar “tão errado” como presupoe o Daniel e outros amigos aqui do GUJ…

Tudo o que eu tinha pra falar sobre o CMM eu falei…convencer, como eu disse, não fui pago para tal coisa…eu apenas defendo o CMM pq onde eu trabalho ele funciona…se ele funciona na empresa do “Zé”? Sei la, se ele adotar o modelo erroneamente, é impossivel ele funcionar…se ele foca nisso ou naquilo, se ele garante isso ou aquilo, eu acredito que basta pegar o modelo e seguir ele com honestidade, competencia e lealdade ao modelo, acho muito dificil ele não funcionar ou dar tão errado como o Daniel e mais alguns amigos nossos aqui dizem…

Acredito nos demais modelos, e jamais disse que só CMM funciona…existem problemas no CMM…sim, existem…mas isso não é motivo pro cara colocar no blog dele 101 motivos para não aderir ao CMM…acho que extremos não são bem vindos!

ate mais…

L

E ae pessoal…

Daniel, falou tudo!

Seguinte, o termo “Fábrica de Software” é algo que vem totalmente contra o que uma Software House de hoje em dia tenta passar para o mercado(cliente).

A existência das Software Houses é justamente para o desenvolvimento de aplicações personalizadas, que atendam diretamente o problema do cliente.

Devido a grande gama de clientes que essa empresa venha atender, a forma de trabalho tem que ser a mais dinâmica e flexível possível, possibilitando o ganho na produção. Processos que venham a burocratizar demais e tornar a forma de desenvolvimento um processo totalmente mecânico, com certeza irá retardar a maneira como o desenvolvedor realiza o seu trabalho, isso porque como o Daniel falou, programar é algo muito mais criativo do que repetitivo.

Não sou a favor do CMM por causa destes detalhes. :wink:

P

“vamorim”:

Meu professor de Eng. Soft disse uma vez: saibam dosar. Para um software de padaria (que custa o preço de um pãozinho), não usar nenhuma metodologia talvez seja a melhor metodologia.

Isso porque seu professor não leu isso :lol:

p.s.: eu não sou mestre em nada. Eu, como você, tenho 21 anos e estou lutando contra o tempo para me formar neste ano também na faculdade :)

Porra, já somos 3. Quqntas pessoas de 21 anos tem aqui? Ah, e eu nem conseguir me formar esse ano vou…snif… mas em 2050 sai!!!

[]s

P

Não consegui editar o outro :frowning:

Pelas minhas contas cê tá devendo 87 então.

[]s

R

ai vou eu de novo sobre CMM… :evil: :evil:

nao vou repetir aki q concordo com tudo q o Daniel disse ate agora…mas pq concordo??
pq o CMM qdo aplicado, impacta o trabalho do desenvolvedor ( acho q cada vez mais somos desenvolvedores e menos programadores, ou “peoes”, como nosso CMM-friend gosta de dizer)…

o CMM impoe uma serie de coisas burrocraticas q o desenvolvedor precisa fazer e q nao tem relacao alguma com seu trabalho principal…

pq o XP seria mto mais util?? pq, pelo pouco q sei, q a metodologia implanta algumas maneiras diferentes de fazermos nosso servico, tais como Pair Programming, o lance de revezar a codificacao de uma tela, etc…
entao o trabalho com XP impoe processos sim, mas q tem alguma relacao com nosso trabalho, q diversifica o trabalho e, as vezes, dah prazer em fazer…

outra tecla batida mto aki…a questao de o modelo CMM ser implantado de maneira errada…
mas se vc vai implantar um processo, como diabos vc pode implantar errado ainda?? se eh apenas passar a fazer o q o modelo exige, como vc ainda pode fazer errado, como todo suporte de consultorias e parafernalhas q as empresas usam??

espero ter sido claro e nao ter dito mta besteira…

ate mais

L

Olá

O nível desta pasta está altíssimo. Mais uma vez parabéns ao Richard por ter iniciado este debate e ter vindo até aqui levando porrada mas mantendo o nível. E parabéns a todos nós porque tenho lido muita coisa interessante aqui.

Basicamente não sou contra o CMM. Só que acho que é uma ferramenta de marketing ótima para dizer para os clientes: “olha, eu sou certificado nível 3 no CMM”. Como todo marketing pode convencer ou não. Se quem ler a mensagem for um cara que sabe das dificuldades de desenvolver sistemas de forma ágil com qualidade para atender aos anseios do cliente se mantendo estritamente dentro das exigências do CMM então a mensagem não servirá de muita coisa. Mas se quem ler for um burocrata que confere títulos como quem contrata gente vendo apenas o nome da faculdacde então a certificação CMM será o diferencial que permitirá o fechamento do contrato.

O importante é ter em mente aquilo que o Daniel já disse e repetiu de várias formas diferentes: o fato da empresa ser certificada CMM pode ser bom para fechar contratos mas não garante que a empresa adote as melhores práticas. Muitas práticas de XP são bem mais novas do que as velhas idéias do Humphrey Watts. Certamente amanhã aparecerão novas idéias e não vejo porque não usa-las.

Até que me convençam do contrário, para mim CMM é bom para o depto comercial mas engessa a área de TI. E como foi apontado em um post anterior, a adoção do CMM as vezes é confundida com aquele antigo modelo de desenvolvimento em cascata muito bom na década de 80 onde primeiro se fazia a análise e depois se implantava todos os erros da análise ipsis literis.

[]s
Luca

R

“rbarioni”:

outra tecla batida mto aki…a questao de o modelo CMM ser implantado de maneira errada…
mas se vc vai implantar um processo, como diabos vc pode implantar errado ainda?? se eh apenas passar a fazer o q o modelo exige, como vc ainda pode fazer errado, como todo suporte de consultorias e parafernalhas q as empresas usam??

ate mais

Existe sim muitas formas de se aplicar o modelo errado…e como existem! CMM, acima de muitas coisas, é um modelo complexo quando estudado profundamente…e com certeza, o que mais fazem por ae é usa-lo errado…tanto que se fosse usado de maneira correta realmente, não teria tantaas pessoas assim “detonando ele”!

Luca…não digo que estou levando porrada não…digo que muitas pessoas não conseguiram ver o modelo funcionando bem, ou mesmo não tem nenhum motivo para achar que o CMM pode ajudar sua vida…e eu acho que não sou ninguem para discutir ou julgar o que os outros pensam…longe de mim, como eu já disse, não ganho para convencer ninguem que CMM é bom, eu ganho para usa-lo! :slight_smile: :slight_smile:

Um amigo meu, programador por sinal, que aderiu ao CMM e hj diz que, temos o seguinte em relação aos níveis de CMM…e eu aproveitei e complementei a idéia dele…

:arrow: Quando estamos no nível 1, não sabemos nem o que é CMM e por isso precisamos descobrir do porque de te-lo
:arrow: Quando começamos a implantar o nível 2, começamos a odiar o CMM… :lol: …e porque? porque descobrimos que realmente temos muitos problemas e precisamos resolver.
:arrow: Quando vamos ao Nivel 3, dai nós descobrimos que, os problemas mostrados pelo Nível 2 podem ser resolvidos e o Nível 3 pode nos dar as ferramentas…eis que sofremos neste Nivel 3… :wink:
:arrow: No Nível 4 começamos a pensar em melhoria…mas para melhorar cada vez mais, do que precisamos? Saber o que deu certo, o que deu errado, quando tivemos problemas, quando não tivemos…e como resolvemos eles quando acontecerem (Nível 2 e 3 ), dai no Nível 4 reunimos essas informações todas (ratreabilidade, estatistica)
:arrow: No Nível 5 já sabemos que tinhamos problemas (nivel 2), temos as ferramentas para resolve-los (nivel 3), reunimos todas as informações necessárias, pois queremos melhorar (nível 4) e agora basta que trabalhemos para sempre termos a melhoria continua, como um modo de vida (nivel 5). Basicamente o CMM se resume ae…numa linguagem mais detalhada.

Dentro de tudo isso está embutido todos os suportes a pessoas (sim, ele olha para as pessoas), no entanto, os processos devem ser inteligentes…pois se eu deixo os processos dependentes das pessoas, e se essa pessoa sai da minha empresa?? :wink: …como eu faço?? :slight_smile:
Então, preciso deixar os processos inteligentes e capacitar as pessoas para usa-lo…o modelo jamais esqueceu as pessoas, jamais!!!

Acho que é mais ou menos isso…não tem muito mais o que falar não…acho que esse post está espetacular e deve ser guardado como reliquia pelos admins e moders do GUJ.

ate mais…

D

CV, Luca, Barioni, Lucashgt, eu… Poxa, quanta gente traumatizada. Os psicológos vão ganhar rios de dinheiro em cima da gente. E, indiretamente em cima do CMM. :lol:

D

E, depois da relíquia do Richard, volta-se então à pergunta: para que tudo isso se você consegue com muito menos garantir a mesma qualidade?

p.s.: ahhh!! e já vi CMM(3) funcionando muito bem, viu? Portanto eu sei que CMM pode muito bem funcionar.

R

“richardpeder”:
Apenas, pelo que eu vejo e até comentei com colegas meus de trabalho (programadores, vejam só, que gostam de CMM!!! :slight_smile: 8) ) e eles acharam, juntamente comigo, que o Daniel teve algum “trauma” com o CMM…pois é impossível um modelo desses ser criado e dar “tão errado” como presupoe o Daniel e outros amigos aqui do GUJ…

vai ver q pelo fato de DF estar taoooooo longe do polo tecnologico do Brasil SP-RJ, ainda nao devem conhecer XP e outras metodologias do genero por lah… :lol: :lol: :lol:

o loko Daniel…nao to podendo pagar psicologo p/ curar meu trauma nao…deve ser uma fortuna o q eles cobram…

falow

C

Parece que tem mais gente ainda…

Até.

D

Parece que tem mais gente ainda…

Até.

Uia! Este artigo eu não conhecia. :slight_smile:

E, pelo visto, eu não estava totalmente errado em pensar que CMM ignora as pessoas:

V

Ao som de George Benson, Craig Charquico e Mile Davis, vamos lá. Vou falar pouco agora, pra ouvir pouco depois também. :slight_smile:

Falando com outras palavras, olha como fica bonito: CMM possibilita que você não tenha que montar um time apenas de craques. Cada pessoa pode ser aproveitada segundo suas capacidades.

E com uma promessa de retorno igualmente alta para empresas atualmente bagunçadas. Num outro extremo, pertinho da terra do nunca, empresas que já tem toda a qualidade possível, CMM só serve de publicidade mesmo. Lógico, não há nada para melhorar.

Nada é. Também não estou falando para pegar uma empresa funcionando redondinha com XP e “engessá-la”. Tô falando em por ordem na casa. E que tem muita empresa no Brasil precisando disso a gente se concorda plenamente.

Com a mesma qualidade? Será que é possível afirmar isso com toda essa certeza? Baseado em que? Isso pode ser provado?

Quando me falaram de XP pela primeria vez eu fui logo perguntando: quem certifica XP? XP é um processo bem definido, bem flexível que poderia muito bem sair apenas do âmbito prático e ganhar um embasamento ainda maior. Por que XP funciona? O que em XP é inerente ao processo? O que poderia ser melhorado no XP? Ainda existem muitos aspectos que poderiam mais concretos.
Apelo: Queremos uma certificação XP! :smiley:

Um abração a todos!

P

Isto é realmente interessante. Gosto muito de XP, mas nunca encontrei um time com 100% de feras, e não consigo imaginar como XP funcionaria com um time de profissionais ‘pagáveis’, o que pelo padrão nacional indica um nível muito baixo.

O fato é que funcionou em váááááários projetos. Dizem que o pair programming ajuda, apesar de não conseguir imaginar um cara bom pra kct respondendo duvidas a cada 5 minutos…imagino que o ‘menos sabido’ vai é ficar quieto e ouvir quando tiver chance.

Processos normais tendem a concentrar a ‘inteligência’ do projeto em uma pessoa ou pequeno grupo. Ok, ruim, mau mau! Mas será que XP com uma turma 50% razoáveis e 50% de ex-construtores de janelinhas em VB é viável? Será que as empresas têm condição de ter um time tão bom para sustentar um ‘conhecimento coletivo’ deste nível?

[]s

R

“rbarioni”:
“richardpeder”:

vai ver q pelo fato de DF estar taoooooo longe do polo tecnologico do Brasil SP-RJ, ainda nao devem conhecer XP e outras metodologias do genero por lah… :lol: :lol: :lol:

o loko Daniel…nao to podendo pagar psicologo p/ curar meu trauma nao…deve ser uma fortuna o q eles cobram…

falow

Ainda bem que eu não preciso de psicologos…não to afim de dar dinheiro pra esses caras!! :slight_smile:

Barioni…chegou sim…não estamos tão longe não…conhecemos o XP aqui…sou de SP tb…não se esqueça!! :lol: :lol:

Que bom…cada vez mais existem pessoas que não curtem CMM…seja no Brasil ou seja no mundo…normal! Isso acontece com qq coisa…ja imaginou se todo mundo gostasse do azul, o que seria do verde?! (ditado velho… :slight_smile: )

Já falei galera, não ganho dinheiro para provar que o CMM ganha (quem sabe se alguem lançar uma de que eu posso ganhar 1 milhão de dolares para provar que o CMM funciona, eu possa até pensar no caso, mas…por enquanto não!!)

Cada um pensa o que quer do modelo…existem pessoas que amam, pessoas que odeiam…e não estou aqui para julgar nenhuma delas e sim para dizer que: eu uso CMM e ele funciona…se ele é caro? quem tem dinheiro que pague…se o cara não tem grana…que pena, ele não terá CMM…se ele precisa? vai da necessidade de cada empresa…como a empresa sabe se precisa ou não? Deve estar verificando seus processos e como se trabalha…é legal ver pessoas que já trabalharam e não gostaram metendo o pau no CMM (é vc mesmo Barioni!)…lá realmente não “funfava”…enfim, não acho que vc esteja errado!

Cada um tem um pensamento…seja ele um simples mendigo de rua, seja ele um grande executivo de uma empresa…são opiniões distintas…acredito que não sou ninguem para discordar de ninguem…meus argumentos foram lançados aqui…convenceram? não, que pena, eu estou convencido… :wink: …não acho que devo convencer vcs a usar alguma coisa aqui…afinal, não criei o modelo, não vivo de defender o modelo…então, acho que é interessante que o modelo seja discutido, mas não acho que seja interessante eu apenas a favor e tantas pessoas contra…vcs podem falar…“ue, se só vc tá a favor, o modelo está errado”…não!! se eu convidasse só o pessoal aqui de onde eu trabalho, teriam 100 pessoas a favor do CMM…se eu quisesse, na verdade, convidaria umas 4000 pessoas para defender CMM…mas para que? não, acho que eu estou aqui para, acima de tudo, dizer o que eu sei do modelo, o que aprendi com ele e em que ele me foi util até hj…e dizer que, em uma empresa ele não funcionava e em outra sim…por isso digo do modelo mal usado…(não falo sem saber tb… :slight_smile: ) e digo que, uma empresa que pensa em centralizar tudo no funcionario é louca…pois se o funcionario vai embora leva um “capital intelectual” da empresa que dificilmente ela recupera…devemos centralizar o capital da empresa em coisas que jamais saiam dela…(to pensando de forma “gerencial”), as pessoas são é o mais importante da empresa…senão, não haveria empresa…mas…falar pro cara “Oh, toma a empresa na sua mao”, po, dae é demais não é mesmo? Dizer que CMM privilegia profissionais mediocres é horrivel de se ver…realmente lamentavel acharem isso…e acredito que, por mais que eu poste aqui, não vou conseguir sair do lugar…como não teve progresso a mais de 1 mes…acho que se eu não tivesse deixando argumentos neste poste, quem sabe, eu poderia dizer…“realmente fracassei”, mas acredito que, esse poste tem muitas informações, sejam elas a favor e contra o CMM que devem ser levadas em consideração…e acho que, acima de tudo devemos manter o nível da discussão e não apelar para brincadeiras ironicas…pois até agora o nivel da discussão está nota 10…acho que poderia continuar assim, mesmo não sabendo até onde esse post pode ir…acho que psicologos não seria a palavra certa, acho que o legal seriam que vcs apenas entendessem que, o modelo é o modelo…pessoas são pessoas…pessoas utilizam modelo…modelos são contruidos por pessoas…e modelos funcionam se as pessoas usarem bem o modelo.

valeu.

ate mais…

R

“rbarioni”:
“richardpeder”:

falow

Detalhe: não é porque existem outros modelos (como o XP), que o CMM deve ser errado…nada a ver isso! São modelos distintos!

ate mais…

R

“pcalcado”:
“vamorim”:

Falando com outras palavras, olha como fica bonito: CMM possibilita que você não tenha que montar um time apenas de craques. Cada pessoa pode ser aproveitada segundo suas capacidades.

Isto é realmente interessante. Gosto muito de XP, mas nunca encontrei um time com 100% de feras, e não consigo imaginar como XP funcionaria com um time de profissionais ‘pagáveis’, o que pelo padrão nacional indica um nível muito baixo.

O fato é que funcionou em váááááários projetos. Dizem que o pair programming ajuda, apesar de não conseguir imaginar um cara bom pra kct respondendo duvidas a cada 5 minutos…imagino que o ‘menos sabido’ vai é ficar quieto e ouvir quando tiver chance.

Processos normais tendem a concentrar a ‘inteligência’ do projeto em uma pessoa ou pequeno grupo. Ok, ruim, mau mau! Mas será que XP com uma turma 50% razoáveis e 50% de ex-construtores de janelinhas em VB é viável? Será que as empresas têm condição de ter um time tão bom para sustentar um ‘conhecimento coletivo’ deste nível?

[]s

Mau é pouco amigo…se um cara desse que possui a “inteligencia” do seu projeto sai de seu grupo, vc´esta perdido, para não dizer outra palavra. Dai vc concentra em outro cara, ele fica um ano e sai…pronto, levou de novo…será que isso é legal? será que isso funciona? :wink:

Bom para pensar isso… :wink:

ate mais…

R

E, depois da relíquia do Richard, volta-se então à pergunta: para que tudo isso se você consegue com muito menos garantir a mesma qualidade?

p.s.: ahhh!! e já vi CMM(3) funcionando muito bem, viu? Portanto eu sei que CMM pode muito bem funcionar.

Então…se pode muito bem funcionar, pode muito bem não funcionar! se ele é caro…claro que é caro…pq investir nele se existem técnicas mais baratas? Cada empresa acha que deve investir em algo…vc chega nelas e fala, não investe nisso? :slight_smile: …e se ela falar, tenho grana e acho que vale a pena…então ela investe…

CMM pode mesmo muito bem funcionar…e como eu disse passamos a ver isso a partir do nível 3…nível 2 é um mero pesadelo… :slight_smile:

Como vc já viu o Nível 3, pode perceber que a partir dali funciona realmente…tem gente que viu só o nivel 2 e achou o caos… :slight_smile: …o que é normal!

ate mais…

D

E ao som de Radiohead, Hope of the states, Brand New e Angelo Badalamenti, vou tentar responder.

Certo, mas a realidade infelizmente é: vamos cortar o salário de todo mundo e, quem não quiser ficar, a gente troca por estagiários :slight_smile: .

Com a mesma qualidade? Será que é possível afirmar isso com toda essa certeza? Baseado em que? Isso pode ser provado?

Quando me falaram de XP pela primeria vez eu fui logo perguntando: quem certifica XP? XP é um processo bem definido, bem flexível que poderia muito bem sair apenas do âmbito prático e ganhar um embasamento ainda maior. Por que XP funciona? O que em XP é inerente ao processo? O que poderia ser melhorado no XP? Ainda existem muitos aspectos que poderiam mais concretos.
Apelo: Queremos uma certificação XP! :D

Qual a qualidade que CMM traz a você que não possa ser alcançada usando metodologias já existem por aí, como RUP, Prototyping ou XP? Exceto a formalização e o engessamento dos processos de trabalho, CMM não agrega nada ao dia-a-dia do desenvolvedor. Falo isso com experiência de quem já trabalhou em ambientes (que funcionavam bem) certificados e não-certificados. Aliás, eu tinha uma dificuldade muito grande em ambientes CMM(2/3), pois se eu quisesse fazer uma pequena modificação em uma classe, eu tinha que me submeter a preencher alguns formulários, esperar por autorizações que demoravam, para, então, poder modificar o que eu queria. Perdia muito tempo esperando, esperando, esperando, … Pelo menos, virei mestre em Paciência e Campo Minado graças a isso :slight_smile:

Ahh, sobre ser provado, nem as práticas do CMM são provadas. Como muitas coisas na engenharia de software, as práticas do CMM são mais recomendações (conselhos da vovó) do que uma teoria comprovada. Assim como as práticas do RUP e do XP, são um agrupado de boas práticas. A diferença é que, além das práticas destas serem mais novas do que as do CMM, são elas menos detalhistas e mais flexíveis. Mas, ok. Se você realmente gostar de trabalhar em ambientes em que você só-faz-aquilo-e-só-aquilo, questão de gosto e a discussão acaba.

E, ao contrário do que você está fazendo, eu não pretendo comparar XP a CMM. Como eu disse, ambos podem conviver pacificamente sob o mesmo teto.

E, para terminar por enquanto, volto a bater na tecla de que você não precisa de CMM para ter a tão desejada qualidade (a Oracle não tem CMM e faz um banco de dados maravilhoso :slight_smile: ). Você não precisa de CMM para começar a organizar sua empresa. As empresas não se organizam mesmo por falta de vergonha e não por falta de metodologias e não vai CMM que vai salvá-las. Ok, CMM pode ser um prêmio por terem alcançado alguma coisa, como se faz com cães em fase de adestramento quando eles fazem aquilo que lhes pedimos. Mas acho que já passamos da fase do Estímulo-Resposta do Skinner.

R

Cada empresa necessita de um tipo de software ok? Então, se isso é uma verdade, acredito que clientes como CEF, Banco do Brasil, UNIBANCO, SCANIA (que eu saiba, não posso citar outros…) curtem esse lance de que, caso precise mudar algo em uma classe, deve-se solicitar alteração na especificação…afinal esqueceu que o CMM funciona onde existem pessoas especificas para trabalhos especificos? :wink: :slight_smile:
O CMM não funciona em qq lugar…isso é um fato…o CMM não funciona para qq tipo de empresa…isso que eu estou batendo na tecla…em um lugar onde o negocio não funciona, meu, não adianta!
Se eu sou programador e quero mudar uma classe, o que acontece? Peço para um analista, já que eu não posso alterar…existe um analista para alterar aquilo…nesse modelo o CMM é utilizado…se vc não curte trampar num modelos desses, então vc não curte o CMM…e o papo se encerra mesmo! :slight_smile:

ate mais…

L

Olá

Ao som de minha mulher me chamando para lanchar e sair para ver os Diarios de Motocicleta…

Era isto que queria falar e esqueci. A Microsoft tb não tem CMM. Nada nos meus livros do Peter Coad me levam a crer que a Together (hoje Borland)tem CMM. No site da Borland uma pesquisa pela sigla CMM mostra:
Results for: CMM
Document count: CMM (5)
4 results found, sorted by relevance 1-4

No site da SAP: SAP Search Results
No documents matching your query were found. For suggestions on how to broaden your search,

No site da peoplesoft: 1 - 5 of 5 results found

Já no site da IBM temos 8,972 results. (proque a Rational é da IBM!)

Neste negócio de CMM tem lobby também. Os fabricantes de ferramentas adoram as certificações. Os certificadores adoram as ferramentas. As empresas que querem se certificar adoram dizer que usam tais e tais ferramentas. Por aí vai.

[]s
Luca

D

Ok, Richard. Nós concordamos (principalmente eu) que CMM não funciona em todos os lugares e que existe lugares em que CMM funciona bem. Não se está mais questionando isso. A discussão agora é outra: será que é preciso usar CMM para obter qualidade? Ou então, será que é preciso adotar CMM para que empresas bagunçadas se organizem?

E a resposta para estas 2 perguntas é não.

:arrow: Não é preciso de CMM para obter qualidade, mas se você quiser um certificado de que se processo tem qualidade, vá atrás de CMM (ou espere pelo SPICE). Aliás, também é preciso acabar com o mito de que CMM é sinônimo de qualidade, para que os clientes (sim, eu também penso neles) não comprem gato por lebre só por causa de um pedaço de papel pendurado na parede do CIO da empresa contrata. Ivar Jacobson tem a mesma opinião do que eu, como vocês podem ver aqui.

Não é preciso adotar CMM para que empresas bagunçadas se organizem, é preciso apenas que elas conheçam alguma metodologia de desenvolvimento de software (ou, se a coisa for mais feia ainda, alguma metodologia de administração de empresas) e tentem aplicá-la no dia-a-dia. E a metodologia pode ser Waterfall, RAD, Prototyping, XP, RUP, Espiral, ou qualquer uma que atenda às necessidades da empresa.

R

“richardpeder”:

Mau é pouco amigo…se um cara desse que possui a “inteligencia” do seu projeto sai de seu grupo, vc´esta perdido, para não dizer outra palavra. Dai vc concentra em outro cara, ele fica um ano e sai…pronto, levou de novo…será que isso é legal? será que isso funciona? :wink:

ate mais…

E se o teu arquiteto sair fora?? hein?? :wink: A situacao me parece muito pior que qualquer outro cenario.

Rafael

R

“Rafael Steil”:
“richardpeder”:

ate mais…

E se o teu arquiteto sair fora?? hein?? :wink: A situacao me parece muito pior que qualquer outro cenario.

Rafael

Qualquer profissional que vc venha a perder e que tenha uma certa experiencia é ruim para a empresa…o pior mesmo é quando vc centraliza “tudo” da sua empresa no cara…dai pior…por isso que eu disse, os processos devem ser inteligentes.
Mas, indiferente de CMM, perder pessoas competentes sempre é muito ruim para qq empresa.

ate mais…

R

“richardpeder”:

Qualquer profissional que vc venha a perder e que tenha uma certa experiencia é ruim para a empresa…o pior mesmo é quando vc centraliza “tudo” da sua empresa no cara

um dos pontos q o XP prioriza, por ex, eh q TODOS da equipe participem da codificacao…por ex, uma tela fica cada 2 horas com uma dupla…

q me lembre, o CMM nao diz nada sobre isso e nem sobre a parte tecnica…
por isso, q CMM nao garante software de qualidade, apenas garante q vc tem o processo legal…

nao importa se vc tem o processo q eh uma zona, contando q o software final seja mto bom…pq gastar rios de grana com isso entao? p/ “ficar bem na foto”?? fala serio…

R

“rbarioni”:
“richardpeder”:

Qualquer profissional que vc venha a perder e que tenha uma certa experiencia é ruim para a empresa…o pior mesmo é quando vc centraliza “tudo” da sua empresa no cara

um dos pontos q o XP prioriza, por ex, eh q TODOS da equipe participem da codificacao…por ex, uma tela fica cada 2 horas com uma dupla…

por isso, q CMM nao garante software de qualidade, apenas garante q vc tem o processo legal…

nao importa se vc tem o processo q eh uma zona, contando q o software final seja mto bom…pq gastar rios de grana com isso entao? p/ “ficar bem na foto”?? fala serio…

Se vc tem um processo usavel, basta treinar as pessoas para usa-los…a parte tecnica, cada um deve ter seu conhecimento…claro que, caso o cara precise de algo a empresa treina, sem duvidas.
Mas esse lance de duas pessoas fazendo o codigo eh legal sim…no CMM nao tem isso…no entanto, os codigos sao versionados e comentados…sem duvida, quem pegar o codigo continua…basta saber da regra negocial (tem especificacao para isso) e ter conhecimento tecnico…a empresa nao vai contratar para programar em java um sorveteiro nao eh mesmo?! :slight_smile: :wink:

ate mais…

R

otimo…tem versoes e codigo comentado…mas se apenas 1 ou 2 infelizes fizeram toda a parte de relatorios do seu sistema e esses caras sao demitidos…como fica a manutencao e/ou criacao de novos relatorios, sendo q os unicos caras q manjavam da ferramenta foram demitidos??

ai a empresa perde mais alguns dias, talvez meses p/ outro cara aprender a gerar relatorios…perda de tempo…tempo = dinheiro…empresa perde dinheiro…tendo prejuizo, eh obrigada a cortar mais pessoas…numa dessas, o cara q aprendeu tudo akilo tb vai embora…

enfim, eh um circulo vicioso…facilmente resolvido com simples tecnicas de desenvolvimento implantadas…o q, isso sim, garante um bom software…

falow

P

Esse é meu ponto.

Acabei de sair de uma empresa, após 12 meses. O carinha contratado para me substituir fica me buzinando no ICQ a cada cinco minutos, pergutando coisas [eu me pus a disposição]. Isso porque o projeto está altamente documentado, visto que eu já sabia que ia sair da empresa,e stava só esperando eles contratarem alguém.

Bom, legal, fiz diagramas e desenhozinhos, o cara entendeu razoavelmente, mas com uma abordagem ‘tipo XP’ eu tenho certeza que ele iria aprender mais rápido, e produziria enquanto aprende, com pair programming com alguém mais experiente.

A questão é, isso funciona numa equipe de bons programadores, e numa equipe de programadores intercalados com sorveteiros?

Não se iludam, existe isso sim. Às vezes a ‘equipe’ que você pdoe trabalhar pode até não ter nenhum sorveteiro, mas também não tem nenhum Knuth. A falta de alguém devidamente preparado para assumir um papel importante, definir a arquitetura do projeto, é problemática. Este ‘design em baixo nível’ [acho que foi o Miguel Uiliana que disse isso…] funciona bem numa equipe onde todos são bons, mas e numa equipe como a da maioria dos lugares?

[]s

R

“rbarioni”:
"richardpeder:

no entanto, os codigos sao versionados e comentados…sem duvida, quem pegar o codigo continua…basta saber da regra negocial (tem especificacao para isso) e ter conhecimento tecnico…a empresa nao vai contratar para programar em java um sorveteiro nao eh mesmo?

otimo…tem versoes e codigo comentado…mas se apenas 1 ou 2 infelizes fizeram toda a parte de relatorios do seu sistema e esses caras sao demitidos…como fica a manutencao e/ou criacao de novos relatorios, sendo q os unicos caras q manjavam da ferramenta foram demitidos??

ai a empresa perde mais alguns dias, talvez meses p/ outro cara aprender a gerar relatorios…perda de tempo…tempo = dinheiro…empresa perde dinheiro…tendo prejuizo, eh obrigada a cortar mais pessoas…numa dessas, o cara q aprendeu tudo akilo tb vai embora…

enfim, eh um circulo vicioso…facilmente resolvido com simples tecnicas de desenvolvimento implantadas…o q, isso sim, garante um bom software…

falow

E porque um cara só vai aprender a fazer relatório?? Imagina…nada a ver isso!
Eu tenho toda a minha equipe que sabe mexer com relatórios…se o cara que fez o programa X que tinha implementação de relatorio, eu tenho outra pessoa para continuar mexendo e dando manutenção no código…sem problemas!
Não sou contra o lance de programação em pares do XP, apenas disse que alternativo a isso tb dá certo!

Obs: Tempo = dinheiro…aprendi isso…e muito mais no meu curso de PMBOK, fique tranquilo!! :slight_smile: 8) :twisted:

ate mais…

R

“pcalcado”:
Esse é meu ponto.

Acabei de sair de uma empresa, após 12 meses. O carinha contratado para me substituir fica me buzinando no ICQ a cada cinco minutos, pergutando coisas [eu me pus a disposição]. Isso porque o projeto está altamente documentado, visto que eu já sabia que ia sair da empresa,e stava só esperando eles contratarem alguém.

Bom, legal, fiz diagramas e desenhozinhos, o cara entendeu razoavelmente, mas com uma abordagem ‘tipo XP’ eu tenho certeza que ele iria aprender mais rápido, e produziria enquanto aprende, com pair programming com alguém mais experiente.

A questão é, isso funciona numa equipe de bons programadores, e numa equipe de programadores intercalados com sorveteiros?

Não se iludam, existe isso sim. Às vezes a ‘equipe’ que você pdoe trabalhar pode até não ter nenhum sorveteiro, mas também não tem nenhum Knuth. A falta de alguém devidamente preparado para assumir um papel importante, definir a arquitetura do projeto, é problemática. Este ‘design em baixo nível’ [acho que foi o Miguel Uiliana que disse isso…] funciona bem numa equipe onde todos são bons, mas e numa equipe como a da maioria dos lugares?

[]s

Isso acontece muito amigo…geralmente quando o cara sai ele tem o dominio do que ele fazia…mas isso não pode ser “um parto” para a empresa…ela precisa, como eu ja disse, descentralizar as coisas dos profissionais e dar o subsidio para que ele faça o seu trabalho, mas colocar a empresa na mao do cara é uma loucura…

E o lance de pessoas com perfis…concordo…hj em dia tem sorveteiro programando…mas isso a empresa deve achar logo o cara e demiti-lo, senão não sai programa, sai sorvete!! :slight_smile: :wink:

ate mais…

P

“richardpeder”:

E o lance de pessoas com perfis…concordo…hj em dia tem sorveteiro programando…mas isso a empresa deve achar logo o cara e demiti-lo, senão não sai programa, sai sorvete!! :slight_smile: :wink:

E por que você acha que tanto sistema vive congelando ? :lol:

Voltando, acho que XP divide melhor as responsabilidades [fácil: A RESPOSABILIDADE É DE TODOS!] e cria uma ‘consciência coletiva’. mAs e numa equipe totalmente desnivelada? A gente demite os sorveteiros?

[]s

C

“pcalcado”:

Não se iludam, existe isso sim. Às vezes a ‘equipe’ que você pdoe trabalhar pode até não ter nenhum sorveteiro, mas também não tem nenhum Knuth.

Li certa vez um comentario sobre XP que considerei bastante interessante. Era algo como “XP é bom para equipes onde existem diferentes niveis de conhecimento, mas não de inteligencia”. Isso porque, em XP, prevê-se que, depois de certo tempo de interação, o conhecimento vai ser passado de uma pessoa para outra. E é aí que vejo a bronca de um sistema “a lá Taylor” como o CMM: o conhecimento não trafega entre os niveis de hierarquia. Ou trafega?!

Até.

R

Não entendi o que vc quis dizer…! :?

ate mais…

D

Mas nem pode, Barioni, porque isso sai fora do escopo do CMM. Cabe a aqueles que projetarem os processos prever e tentar evitar este problema.

R

“rbarioni”:

Mas nem pode, Barioni, porque isso sai fora do escopo do CMM. Cabe a aqueles que projetarem os processos prever e tentar evitar este problema.

Existe uma KPA do nivel 2 chamada Gerenciamento de Configuração (SCM)…essa KPA ajuda na parte de manter os produtos de software e gerencia-los…parte técnica bem baixo nivel, acredito que não tenha mesmo…não vejo nisso uma falha, mas acredito que no momento de interpretar o modelo, a empresa pode estar ajustando a parte técnica dela tb.

ate mais…

D

“richardpeder”:
“rbarioni”:

Existe uma KPA do nivel 2 chamada Gerenciamento de Configuração (SCM)…essa KPA ajuda na parte de manter os produtos de software e gerencia-los…parte técnica bem baixo nivel, acredito que não tenha mesmo…não vejo nisso uma falha, mas acredito que no momento de interpretar o modelo, a empresa pode estar ajustando a parte técnica dela tb.

ate mais…

Sim, Richard. Mas esta KPA não vai ajudá-lo se, como o Rafael comentou, alguém que possua muito conhecimento sobre o projeto pular fora da empresa :wink: . Gerenciamento de configuração só ajuda a controlar as alterações durante todo o processo de desenvolvimento (ou, como dizia Babich, “é a arte de coordenar o desenvolvimento de software para minimizar a confusão”).

R

“richardpeder”:
“rbarioni”:

ate mais…

Sim, Richard. Mas esta KPA não vai ajudá-lo se, como o Rafael comentou, alguém que possua muito conhecimento sobre o projeto pular fora da empresa :wink: . Gerenciamento de configuração só ajuda a controlar as alterações durante todo o processo de desenvolvimento (ou, como dizia Babich, “é a arte de coordenar o desenvolvimento de software para minimizar a confusão”).

Acho que, independente da empresa ter CMM ou nao, isso pode acontecer…o cara sair da empresa e levar o conhecimento…por isso que eu bato na tecla (que o CMM adota), que deve-se alimentar os processos, deixando-os inteligentes, para assim, a empresa depender dos processos, que sao delas e capacitar as pessoas para usa-los.
Acho que o correto eh nivelar a equipe em relacao ao conhecimento de um determinado projeto…dai, sai quem sair, o projeto continua numa boa! :slight_smile: :wink:

ate mais…

E

bom dia …sou novo na area e precisaria urgentemente falar com o richard…nao consegui seu e-mail…desculpe se tiver sendi incomod mas preciso de uns conceitos que vi que o Richard possui…Richard, poderia ne dar uma dicas ou ate mesmo teoria basica sobre qualidade de software ( modelos de qualidade ( iso cmm cmmi, metodolgias epadroes, gerencia de projetos, testes de softwares, estimativas e metricas ( analise de pontos de função)…só o basico mesmo ou o que for mais importante,poderia me ajudar??? valeu!!!

R

Fala amigo…tudo bem??

Meu e-mail: [email removido]
meu MSN: [email removido]

Caso me adicione no hotmail, identifique-se dizendo que é a pessoa que me procurou sobre o topico de CMM do GUJ ok? :wink:

Estou a disposição.

ate mais…

Criado 20 de abril de 2004
Ultima resposta 14 de ago. de 2005
Respostas 173
Participantes 25