Condição para exibição no iReport

18 respostas
W

Olá.

Tenho um relatório que mostra n resultados.

Só que preciso fazer com que, ao chegar na última página, ele faça a inserção de um sub-relatório, que contem outras informações importantes. Só que tentei fazer uma comparação do tipo “página atual == total de páginas”, para fazer esta exibição, mas não obtive sucesso.

Alguém tem alguma dica?!

Valeu!

18 Respostas

F

se vc colocar a chamada do seu sub-relatorio
na banda
"LastPageFooter"

talvez funcione…

W

pois é… então…

Não pode ser desta forma…

Na verdade, eu precisaria que, ele mostrasse meus registros (vamos imaginar que sejam 20), e ao chegar no último, ele começasse a mostrar um outro campo da minha tabela, desde o começo… (vamos imaginar que eu tenha 12 itens no outro campo), mas que estes fossem exibidos somente após a exibição do 20° do campo anterior…

não sei se consegui ser muito claro.

valeu!

F

vc jah tentou soh agrupar por determinado campo ?

tipo passa todos os dados
e agrupa por nome

??

D

num sei se entendi bem… :slight_smile:
Até onde sei, o sub-report tem query independente do report… entao ele iria começar do início da query dele…

E quanto a exibir na última página, teria que funcionar no LasPageFoot, como já mencionado.

[]´s

W

sim, sub-relatório tem query indepentende… concordo…

quando ao lastfootpage, é uma banda que mostra no fim da página, portando, não funciona…

Bom, se alguém souber então, como eu faço para que um sub-relatório seja exibido somente à partir da última página, também ajuda…

valeu!!!

F

webeverton:
sim, sub-relatório tem query indepentende… concordo…

quando ao lastfootpage, é uma banda que mostra no fim da página, portando, não funciona…

Bom, se alguém souber então, como eu faço para que um sub-relatório seja exibido somente à partir da última página, também ajuda…

valeu!!!

na verdade a banda “LastPageFooter”, soh aparece no rodape da ultima pagina… “Last Page”

FLwS

W

que no caso, não resolve nada… hehehehe… (até porque aparece após o rodapé padrão do meu relatório).

bom, vou continuar procurando uma forma de exibir meu sub-relatório somente à partir da última página…

se alguém souber de algo que me ajude com este problema, agradeço…

valeu gurizada!

:lol:

M

Usa o summary, ele só aparece depois do último registro, e não é um footer

W

Não adianta… eu preciso que as demais informações permaneçam na tela, e com este sumary, qdo excede o tamanho de uma página e vai para as próximas ele perde as informações de cabeçalho e rodapé.

F

Talvez eu esteja entendendo errado, mas vou explicar o que estava tentando dizer…

conforme a situação acima (soh dei nomes aos campos), vc passaria para o seu relatorio um List com todos
os dados(nome e cidade), e no relatorio vc pode criar uma banda personalizada que agrupe os dados por nome

entao ele vai listar todos os nomes da list e depois começar a listar as cidade

não sei se era isso … mas ta ai uma dica…

FLwS

M

Você pode tentar criar um grupo que só vai aparecer uma vez no relatório, e colocar as coisas no footer dele

Se não me engano, dá pra você criar um grupo com a expressão (new Integer(1)) por exemplo… dae ele vai aparecer uma vez só

É bem gambiarrado, mas é um jeito

W

opa… vou tentar as duas alternativas…

aproveitando, como faço para ler um pdf e descobrir quantas páginas ele possui?

Preciso isso pra indexar os relatórios por qtd de páginas.

Valeu!

A

Cara sempre vjo o pessoal quebraaaaaaaaando a cabeca para fazer essas coisas miraculosas no ireports…

Seguinte procure como utilizar Beans como fonte de dados… feito isso a hora que vc pega a “manha”

tudo isso se torna simples… porque afinal de contas vc irá montar os dados “na unha” ao inves de um sql ou algo do tipo…

no seu caso o subrelatorio estaria utilizando como fonte um arraylist que seria um atributo do obj superior…

enfim… :wink: é confuso eu sei… mas é pratico pacas!

D

andrericarte:
Cara sempre vjo o pessoal quebraaaaaaaaando a cabeca para fazer essas coisas miraculosas no ireports…

Seguinte procure como utilizar Beans como fonte de dados… feito isso a hora que vc pega a “manha”

tudo isso se torna simples… porque afinal de contas vc irá montar os dados “na unha” ao inves de um sql ou algo do tipo…

no seu caso o subrelatorio estaria utilizando como fonte um arraylist que seria um atributo do obj superior…

Que isso, num fala assim que outros podem ler e achar que é verdade.
Se ele fizer uma query bem feita, seja em SQL ou HQL, com certeza o que precisa sai. Mas se não entender de SQL, meu, esquece. Relatório é 80% de query e visão do que precisa e 20% de montagem.

A

Que isso, num fala assim que outros podem ler e achar que é verdade.
Se ele fizer uma query bem feita, seja em SQL ou HQL, com certeza o que precisa sai. Mas se não entender de SQL, meu, esquece. Relatório é 80% de query e visão do que precisa e 20% de montagem.

Concordo com a porcentagem… mas convenhamos… qdo se acha o caminho das pedras… tudo fica facil!

existe outro framework, soft para criar relatorios em java?

F

andrericarte:

que isso…

podemos fazer um relatorio com o ireport sem SQL,
se for usar sql, como o djemacao falou isso representa 80% eu diria ate mais
o jasper faz a organizaçao dos dados…

Jasper eh uma ferramenta otima é soh correr atras…

A

acho que ninguem me entendeu…

Disse que em alguns casos mirabolantes (e isso acontece váaaaarias vzs) é preciso que vc msm organize os seus dados, naum vou entrar no mérito da discussao sobre como se deve ou naum escrever um SQL.

Mas acho interessante o fato de pesquisar mais sobre a ferramenta que vc esta trabalhando… conhecimento é sempre bom!!! :smiley: :smiley: :smiley:

D

andrericarte:
acho que ninguem me entendeu…

Disse que em alguns casos mirabolantes (e isso acontece váaaaarias vzs) é preciso que vc msm organize os seus dados, naum vou entrar no mérito da discussao sobre como se deve ou naum escrever um SQL.

Mas acho interessante o fato de pesquisar mais sobre a ferramenta que vc esta trabalhando… conhecimento é sempre bom!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Em si, a ferramenta não chega a ser um problema. Relatórios sempre são construídos em uma base de informações organizadas que, geralmente, se escrevendo uma boa instrução SQL, se consegue o que quer enxergar.

Criado 11 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 12 de fev. de 2008
Respostas 18
Participantes 6