Como configurar o javac

28 respostas
J

Amigos…

baixei o j2sdk-1_4_2_19-windows-i586-p no link http://java.sun.com/javase/downloads/jdk/142/, instalei e não consigo configurar o PATH;

fui lá na variaveis de sistema do windows e passei os seguintes parametros:

Nome da variavel: CLASSPATH valor da variavel: .;%JAVA_HOME%

Nome da variavel: JAVA_HOME valor da variavel: C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.2_19

na variavel PATH adicionei:

PATH%;%JAVA_HOME%\bin

conforme o tutorial http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=12

alguem poderia me ajudar???

28 Respostas

S

[b]Cara, pra você saber se o javac tá funcionando é só digitar javac no cmd q vai aparecer alguma msg referente ao javac. As vezes ele está funcionando corretamente mas você está errando na sintaxe da linha que vc tem que digitar pra compilar a classe. tu tem q ir no cmd, navegar até a pasta onde está o arquivo fonte ( cd <diretorio>) e sómente depois de ja estar no diretorio vc digita “javac nomedoarquivo.txt” que vai dar certinho!

tenta aii e fala pra gente os detalhes do que está acontecendo no seu pc. T+[/b]

J

Brother…

ao digitar “javac” no cmd aparece o seguinte erro:

'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

G

Boa tarde,

http://www.guj.com.br/posts/list/68766.java

e reinicie a máquina.

flw.

J

gujuser…

já reiniciei.

Deu certo…

vlw.

F

Estou com problema para compilar. Que erro é este alguém pode me ajudar?
No eclipse o programa compilou e gerou o arquivo class mas na linha de comando com o comando javac não consigo.

A

Olá!
Desde que mudei para win 7 32bits não consigo usar o “java”.
Sempre a mesma mensagem “comando não reconhecido…”
Criei as variáveis e tal.
Alguém pode me ajudar?

att,
ailemA anA

W

Estou com o mesmo problema descrito acima. Seguem os valores das minhas variáveis de ambiente:

JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.6.0_25\bin
CLASSPATH = %JAVA_HOME%
PATH = %JAVA_HOME%

E no meu notebook, q é um Windows 7 32 bits, a mensagem q dá no DOS é essa:

" ‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes "

O diretório descrito no JAVA_HOME está escrito corretamente. Alguém pode me dar uma pista, por favor?

No aguardo,
Obrigado!

R

WilliAnsanello ,

Boa noite !

Voce tentou fechar e abrir o cmd.exe depois de configurar as variavel de ambiente PATH ?

Meu PATH esta configurado assim:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;[b]C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_26\bin[/b];C:\MinGW\bin
W

Rafael, boa tarde!

Cara, configurei o path conforme você me passou e deu certo!
Muito obrigado pela ajuda. Há um bom tempo eu tava batendo cabeça com isso… valeu mesmo.

Abraços,

A

Muito bom Rafael Costa … era só sair e entrar novamente no prompt.

Y

Olá pessoal, estava com o mesmo problema que vocês, mais seguindo alguns comentário conseguir configurar o JAVAC, então resolvi fazer esse passo a passo para facilitar a vida da humanidade ^-^
espero ter ajudado.

J

link dando erro, poderia passar novamente?

I

Esse comentário do gujuser foi em 2009 :slight_smile: , época do outro forum guj ainda, modelo antigo, por isso que não funciona mais.

Mas pra fazer o javac funcionar, é só configurar certinho as variaveis de ambiente, como passaram ai em cima.

J

Obg, tentei já, mas mesmo assim ainda não deu certo, sera porque uso o W10?

S

Você só precisa fazer o seguinte:

Criar a variável de ambiente JAVA_HOME, apontando para o diretório raíz da instalação do JDK

Adicionar o %JAVA_HOME%\bin à variàvel PATH existente.

Não precisa (na real nem deveria) criar uma variável de ambiente chamada CLASSPATH.

R

Faz screenshot da tela de configuração e posta para que possamos melhor visualizar o erro.

J

Olá, aqui vai o print

fico grato se alguem poder me ajudar!

I

o Robsonads estava se referindo a um screenshot das suas variaveis de ambiente, onde fica visivel o seu PATH

J

tai como ficou no meu.

J

J

S

Seu JAVA_HOME está errado, ele deve apontar para a pasta raíz do JDK e não para a pasta bin.

Apaga a variável CLASSPATH, ela não deveria ser setada como variável de ambiente e com certeza não faz sentido apontá-la para o JAVA_HOME.

J

Valeu cara, deu certo.
Muito Obrigado

C

Salvou minha vida após 1 hora!

L

Bom dia Vá em meu computador, clique o botão direito vá em propriedades, configurações avançadas do sistema,variáveis de ambientes no quadro de baixo são as variavéis de ambiente do sistema que são reconhecida pelo cmd você vai ter que adicionar um novo adicione novo no nome da variavel coloque Path e o valor vai ser o caminho para o javac; vamos lá.
vá na sua pasta one fica o java a minha é(c:/arquivos de programas/java/jdk/bin)ai dentro clique no javac com o botão direito vá em propriedades e copie o caminho do local e cole la no valor da variável.
Se der certo avise a gente…

J

Esse foi o único jeito que funcionou comigo. Eu uso o W 10. Obrigada.

R

Muito Obrigado !!!

T

Muito obrigado! Valeu cara!!! Só assim funcionou pra mim também.

Criado 24 de abril de 2009
Ultima resposta 8 de mai. de 2019
Respostas 28
Participantes 18