Bom dia pessoal,
Gostaria de saber se existe algum sistema que eu possa escrever a ideia que tenho antes de começar a escrever o código.
Bom dia pessoal,
Gostaria de saber se existe algum sistema que eu possa escrever a ideia que tenho antes de começar a escrever o código.
Microsoft Word.
Se prefere open source, tem o LibreOffice Writer.
Brincadeiras à parte, como assim, escrever?
kkkk, exemplo um passo a passo.
Tipo cadastrar item:
1º criar função XYZ
2º …
Na verdade minha dificuldade e começar , fico perdido no que fazer primeiro.
Isso que você está se referindo pode ter vários nomes, dependendo de qual abordagem você pretende seguir.
Pode ser uma especificação de casos de uso, pode ser uma user story e assim por diante.
A minha brincadeira deu certo, afinal, não conheço um sistema pronto para receber esse tipo de coisa. Ainda se usa o bom e velho word (ou writer) mesmo.
Blza, Só mais uma coisa, como vc faz quando tem que desenvolver um sistema do zero?
Primeiro entender qual a necessidade deve ser atendida, conhecer o processo, coletar requisitos, pensar em uma possível solução, apresentar a possível solução, discutir ideias, coletar mais requisitos e ir ajustando conforme necessário, e esse ciclo vai se repetindo até chegar na ideia base que vai atender o problema, depois é escolher a melhor tecnologia, desenvolver por partes, pequenas partes entregáveis e de acordo com as entregas ir coletando feedback e ajustando o produto.
Mas isso é relativo, existem “N” formas diferentes de se fazer, esse exemplo que te disse acima é a ideia que eu geralmente sigo.
De novo, depende de qual abordagem você quer seguir.
Abordagem é o modelo no qual você pretende desenvolver um sistema.
Existem 2 visões bem distintas: a clássica (cascata) e a moderna (ágil).
Depois que escolher uma delas, independente de qual, o próximo passo é levantar requisitos.
Basicamente, colher tudo o que o usuário/dono do sistema irá precisar/querer. Depois, levantar tudo o que existe sobre legislação a respeito daquele negócio (afinal, você quer um sistema que esteja de acordo com a legislação nacional). Depois, cada abordagem segue um caminho, que, no final, culminam no mesmo: entrega do sistema, implantação, homologação, manutenção.
Esse é um exemplo de modelo ágil: você define um escopo inicial, define o que vai ser feito primeiro (sprint) e, conforme for entregando, vai ajustando as próximas entregas, até ter tudo pronto, testado e apto a ser implantado.
Eu imaginava que teria um sistema que informasse quais passos seguir, mas depois do que foi falado entendo que devo entender a necessidade e ir encontrando soluções e etc… Muito obrigado…
Não é tão difícil assim iniciar, pelo menos eu acho, o mais difícil é ter a ideia. Depois que você teve a ideia, escreve em um papel de forma organizada o que você quer que seu sistema tenha/faça e aí depois é só você ir aplicando o que vc quer
Tudo começa como receita de bolo: ingredientes e o passo a passo de como fazer.
É óbvio que se você conhecer técnicas, fica melhor, mas, dá para se virar sem.
Além das dicas dos companheiros, recomendo que dê uma estudada nos princípios básicos da Engenharia de Software. Pode te ajudar a pensar de forma mais organizacional. 
Na abordagem clássica, chamada de modelo cascata, você seguirá passos ordenados e organizados para que, ao final de todos eles, entregue o produto.
Como assim?
Basicamente, você tem:
ideia/problema/solicitação> definição dos requisitos > levantar requisitos > modelagem funcional > modelagem de dados > diagramação > desenvolvimento > testes > correções de bugs > implementação.
É um modelo engessado, visto que, se um requisito precisa ser adicionado ou alterado, precisa esperar que todas as etapas sejam concluídas, um novo levantamento seja feito e o processo recomece.
Mas, é o modo mais simples, ainda.
Abordagem ágil (aí tanto faz de XP, SCRUM, whatever): trabalha partes entregáveis e, na teoria, funciona com todos os membros da equipe envolvidos, ao mesmo tempo: levanta-se requisitos, modelam-se as histórias, quebra-se em histórias menores, desenvolve-se, testa-se, corrige o que precisa, entrega uma parte. Esse processo é dividido em partes, chamadas sprints, que duram de 2 a 3 semanas (nunca mais que isso).
A questão da abordagem ágil é que aproxima o cliente do produto, em todas as etapas do desenvolvimento. Garantindo assertividade e minimizando impactos referentes a mudanças de escopo (aumento, alteração ou diminuição).
Aprendo mais aqui do que fazendo o curso! Vou me aprofundar no assunto para ganhar mais conhecimento, pegar as dicas que me foram dadas e investir mais tempo nesse assunto.
Então já mude a chave desse pensamento: um curso/graduação te abre portas, Networking, novas possibilidades.
Comunidades, trabalho e fóruns te darão solidez.
Experiência consolida tudo isso.
@darlan_machado Sim, sem dúvida!