Oi,
Estou iniciando em java e não quero utilizar as IDEs, para construir minhas “telas”. Mas fica muito demorado para criar um form definindo cada elemento e tipo de layout, etc.
Alguém, com mais experiência, tem algum dica?
Oi,
Estou iniciando em java e não quero utilizar as IDEs, para construir minhas “telas”. Mas fica muito demorado para criar um form definindo cada elemento e tipo de layout, etc.
Uma dica, aprenda a criar os formulário na mão, mas só aprender… por que isso vai te dar uma boa base se você quiser fazer novos componentes…
Mas evite fazer aplicações dessa forma, por que a criação/codificação da interface será muito lenta e improdutiva… e vc dificilmente alcancaria um resultado tão bom
quando comparado ao do netbeans…
Fica ai a dica…
Ricardo, eu creio que não seja tão improdutivo a criação de telas Swing “na mão”, como você disse.
Pode até ser lenta a codificação de uma tela Swing, mas convenhamos que, deste modo, você deixa seu código MUITO mais limpo e muito mais inteligível do que se fosse criado pelo editor do NetBeans, por exemplo, não acha?
[]'s
Eu dei a dica do MigLayout e do JGoodies Forms porque eles são “layout managers” que são bem mais práticos, produtivos e fáceis de usar que aqueles Layout Managers que vêm com o Java (principalmente o tal do GridBagLayout.
Oi,Estou iniciando em java e não quero utilizar as IDEs, para construir minhas “telas”. Mas fica muito demorado para criar um form definindo cada elemento e tipo de layout, etc.
O segredo da produtividade (em qualquer area java) é não fazer à toa.
No caso de swing que é orientado a componentes nada mais natural que utilizar composição (padrão Composite).
Porque criar 10 formulários do zero ? enxergue os padrões e crie um omponente costumizado que gere o formulário.
Utilize metadados e mande o codigo gerar para você. Esta é a forma mais produtiva.
Mas cuidado. Se engessar muito o gerador, terá problemas depois. Siga boas práticas de design de objetos/componentes.
Só programando na mão voce vai ver o OO para a parte visual.
Indico o MigLayout é o mais simples de usar.
Concordo plenamente, mas contanto que você utilize isso visando a reusabilidade e tecnicas que o sergiotaborda destacou…
O segredo da produtividade (em qualquer area java) é não fazer à toa.
No caso de swing que é orientado a componentes nada mais natural que utilizar composição (padrão Composite).
Porque criar 10 formulários do zero ? enxergue os padrões e crie um omponente costumizado que gere o formulário.{…}