Posicionar componentes em um JPanel

4 respostas
S
Pessoal, estou com uma dúvida de iniciante:
      Defini o meu layout como BorderLayout e criei 1 JPanel para cada área de conteúdo.
      Estou querendo saber qual o método a utilizar para posicionar meus componentes livremente dentro dos panels...

Abraço a todos

4 Respostas

I

Olá SilvioRush,

Legal :smiley: assim fica mais fácil gerenciar o layout

Existe diversos gerenciadores de layout, cada um posiciona os componentes de uma maneira, podendo definir a orientação, espaçamento, células entre outros. Enfim, o que você gostaria de fazer exatamente, digo de que maneira você gostaria de posicionar seus componentes :?:

Você poderia ir adicionando mais JPanel com gerenciadores de layout diferentes, seja ele:

FlowLayout, adiciona cada componente um do lado do outro;
GridLayout, você cria uma espécie de tabela, definindo suas linhas e colunas, e insere seus componentes.
GridBagLayout, seria um GridLayout, porém, com opções de posicionamento dinâmico entre as células.

o próprio BorderLayout e entre outros, mais simples ou mais complexos, estes que falei são os básicos (pelo menos para mim :D)

Tenta estes e post alguma informação a mais para podermos ajudar :smiley:

V

Dê uma olhada nesse guia visual:
http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/visual.html

Ou use o MigLayout:
http://www.miglayout.com/QuickStart.pdf

O que você não deve fazer é definir o layout como null e usar o setBounds (dando as coordenadas deles dentro do JPanel). Além de não permitir que os componentes sejam redimensionados, o null layout não funciona em várias plataformas.

Existem construtores visuais que podem te auxiliar nessa tarefa (Visual Editor no Eclipse, Matisse no Netbeans), mas só recomendo seu uso após você aprender a posicionar componentes no braço. Caso contrário, você terá dificuldades quando a tela for um pouco mais dinâmica. É importante também entender bem os conceitos de âncoras e layouts para usar com efetividade esses construtores.

F

Iae, a tempos eu fiz um protótipo do que seria um sistema de gerenciamente de mercado, todo com java/swing e la tem muitas class e metodos úteis, acho que iria te ajudar muito.
se quiser fazer o download dele ta no github, segue o link.

espero ajudar. =D

S
Grato, colegas...estava pensando que, sem setar layout pra "null", podia posicionar os componentes livremente dentro do panel, tipo definindo coordenadas, ou como

se faz em css.
Godoy, estou fazendo exatamente isso…fazendo “no braço” antes de partir para um editor visual…

Criado 23 de maio de 2011
Ultima resposta 23 de mai. de 2011
Respostas 4
Participantes 4