Como é a vida de um programador?

49 respostas
P

Olá a todos, sei que minha pergunta parece um tanto óbiva, mas a questão é que eu estou com vontade de entrar nesta área, gosto de programação acho muito interessante, mas nunca trabalahei com isso e não sei o quanto é estressante ser um programador, pois minha maior frustação seria estudar, investir dinheiro e TEMPO, para depois descobrir que não me qualifico que não tenho perfil para isso, portanto estou pedindo a opinião de quem trabalha para que eu possa julgar se realmente tenho jeito para a coisa.

Quero saber quão grande é o desafio de conciliar a vida particular e a profissional, hoje trabalho em um datacenter tenho contato com áreas de Infra, e na verdade eu já estudei bastante coisa desta área, somente não consegui atuar diretamente, sou certificado CCNA, Windows server 2003 e xp, mas acho que não tenho o principal, não me encaixo, pois estudar e aprender é fácil, mas ter aquele senso, aquela vontade, acredito que por isso ainda não consegui uma vaga mais atuante, e acho que o meu perfil está mais para programador, mas preciso da opinião de outras pessoas para descobrir.

Comparando com infra, gostaria de saber se um programador também fica andando com rádio para lá e para cá, fica de plantão esperando algum problema acontecer, trabalhando por escala, pernoitando por que um serviço está fora, bem essas coisas, quais os prós e os contras.

Agradeço de coração a todos que contribuirem com suas opiniões é muito importante mesmo.

Obrigado.

49 Respostas

M

Adrenalina pura!

S

Como o Mácio disse… “Adrenalina Pura”.
Se você gosta de desafios, resolver problemas e tem sede de conhecimento a programação é uma ótima escolha.
Com relação a concilação de trabalho com outras coisas nem sempre vc terá que programar de madrugada (a não ser que queira), os horátios podem variar bastante de empresa para empresa. O salário tb é muito relativo.

Não tenha medo de investir em novos conhecimentos achando que podem não lhe dar um retorno no futuro. Um bom programador está sempre em busca novas linguagens, livros técnicos, fóruns de discussão, elaborando novos projetos, e , em muitos casos, programando só por diversão.

Não sei se ajudei mais está ai minha opinião. abraços

V

Não tenho do que reclamar. ;D

P

Agradeço a opinião de todos, é bastante importante mesmo pois pretendo mudar drasticamete de área e de foco de treinamentos e cursos.

Quem quiser comentar por favor toda opinião é muito bem vinda.

V

São raras os empregos que se exige esse tipo de coisa. Ainda assim, mesmo que você tenha a sorte de cair num desses, você poderá trocar de empresa.

O

Ser programador é participar de uma jornada através do conhecimento, você se depara com muitos obstáculos, dúvidas e desafios pelo caminho, você bate, apanha, cai, se levanta, cai novamente, levanta e vai seguindo nesse ciclo até chegar no final em que o resultado é recompensador :slight_smile:
Enfim, se vc gosta de desafios, de estudar e aprender novas tecnologias, então siga em frente, mas se vc não gosta de nada disso ou quer entrar nessa só por dinheiro, então é melhor cair fora.

J

É ótima!

P

OliveirakunJava legal você falar de dinheiro, e sinceramente isso não passa pela minha cabeça, tendo um salário que der para sobreviver está ótimo, mas o que eu quero é um serviço que me dê uma satisfação maior por si só. E acredito que programação me daria isso, vou ter que tentar para poder descobrir, só tenho um receio de quebrar a cara.

Mas é isso o que procuro é uma satisfação no trabalho que faço, algo me realmete me inspire!!!

Abraços.

K

Paulo, não se assuste com o que o pessoal daqui fala … Vida de programador é corrida e estressante ? Mas que profissão não é ? Aposto que você já passou por poucas e boas nessa sua área de infra … quer se dar bem nessa área de programação ? Estude bastante e busque experiência profissional.

B

Cara… vai acontecer algum dia (e com certa “frequência”) de você ter que pernoitar. Geralmente sistemas em produção nunca podem sair do ar, ou até podem, num horário que ninguem os use (ex: madrugada). Então pode acontecer de alguns dias o pessoal de infra ter que fazer uma migração nos servidores (e geralmente acompanhandos de algum de desenvolvimento - ou seja… algum analista ou programador), ou até você mesmo ter que atualizar a versão que está em produção, e pode acontecer desta tarefa ser realizada a noite. E como tudo na informática, você só sai quando tudo estiver funcionando. Ah… pode ser que aconteça nos fins de semana também… :twisted:

A

encontrei este texto algures na net…
O texto é um bocado sarcastico, mas se assemelha em parte a vida do programador.

• Os clientes começam a conversa dizendo ?eu queria um programinha?

• Trabalha em horas meio ?estranhas?

• Te pagam para deixar o cliente feliz

• Te pagam, mas o intermediador é quem fica com a bolada

• Se está num quarto de hotel, é para trabalhar

• Cobra por hora, mas o tempo pode aumentar se te pagam bem

• Te recompensam por criar fantasias para seus clientes

• É difícil ter uma família

• Se um cliente te bate, seu chefe simplesmente te envia para outro

• As pessoas te perguntam ?Com que você trabalha?? e você nunca consegue responder

• Sua família não lhe reconhece nas poucas reuniões que você vai

• Se amigos se distanciaram de você e agora você só anda com outros ?profissionais? da área

• O cliente paga o quarto de hotel além das horas de trabalho

• O cliente sempre quer saber antes quanto você cobra e o que fara por esse preço

• Seu chefe tem carros bonitos como Mercedes, BMW?s e Mitsubishis

• Seu chefe te anima a beber e gandaiar para que possa viver com isso

• Sabe que seu chefe cobra mais do que o seu serviço vale, mas se o cliente é tão tonto para pagar, o problema não é seu

• Quando sai para ver um cliente está perfeito, mas quando volta, parece que acabou de sair do inferno

• Valorizam sua ?capacidade? em um teste horroroso

• Mesmo que te pagem muito, o cliente sempre vive melhor

• O cliente sempre quer pagar menos e espera que você faça milagres

• Cada dia você levanta e diz a si mesmo: ?Não vou agüentar fazer isso a minha vida inteira? :oops: :oops: :oops:

G

como qualquer outra.

Y

Paulo, voce vai se estressar tanto, ou ate mais do que se estressa hoje, com a diferenca que quando terminar seu trabalho a sensacao vai ser mais de satisfacao do que de alivio. E quando alguma coisa da problema voce passa um radio pro cara da infra que fica o dia inteiro sem fazer nada mesmo. :smiley: :smiley: :smiley:

Mas se estudar sempre, obrigatoriamente SEMPRE, for um problema pra voce é melhor nao vir.

N

Bom, pode estar um pouco fora do “escopo” e considerando que trabalha já trabalha com TI pode ser que isso não aconteça contigo, mas considerando que vc NÃO TEM EXPERIÊNCIA com programação, e infelismente o mercado (experiência) dá a hierarquia, e ela sempre começa de baixo na programação; pode deparar-se com isso:

http://www.guj.com.br/posts/list/141995.java

Seria interessante quando vc conseguir o trabalho como programador, postar aqui também para a galera; e dizer VC MESMO a experiência dessa vida de Programador!!!

Desejo toda sorte do mundo meu velho!

[]'s

M

basicamente… seria estudar muito, muito mesmo, nunca parar de estudar… vc teria pouco tempo por causa disso.

você não vai fazer plantão noturno por exemplo como quando trabalha com infra, mais a parte de prazos vai ser muito mais cobrada, de forma estressante…

tem gerentes bons e ruins como em qualquer area, apesar que me parece que os ruins dessa exigem mais absurdos que os gerentes da maioria das outras… (em certas empresas querem que você fique até meia noite fazendo hora extra e não querem sequer te pagar essas horas extras por exemplo).

e me parece ter mais aquele lado do desafio também…

T

Há um bom tempo atrás larguei a área de infra, cheguei a me certificar MCSE (W2K) mas nao aguentava mais a mesmisse e como já programava um pouco, entrei com tudo e nao me arrependo nem um pouco.

P

neeryck, valeu o apoio e espero o ano que vem eu consiga algo, caso isso aconteça irei postar aqui imediatamente. Minhas pretensões são meio absurdas, mas quando eu fizer o curso o ano que vem se eu continuar gostando o tanto que eu gosto hoje de programação, pretendo fazer a prova de certificação, vamos ver o que acontece.

Só em pensar eu já me empolgo, sou meio louco por isso, principalmente por estar chateado com a função que tenho, o salário até que é bom, mas a função é um porre.

Vamos ver o que acontece aí no ano que vem.

Cara se tudo der certo, serei mais um programador, aí é só ficar olhando para a tela procurando o que está errado(rs).

P

thgdias, espero que o seu caso seja o meu tb daqui a alguns meses a frente.

abs.

F

Um constante aprendizado e muito desafio.

Mas cuidado pq se seu foco é DINHEIRO nao recomendo nao.
Qualquer engenheiro ou arquiteto de inicio de carreira recebe o que um desenvolvedor leva 5 anos de carreira pra conseguir.

E se vier 3 ou 4 pessoas aqui te dizendo o contrario e contando seus super-salarios e conhecimentos elevados, lembre-se sempre:

sao exceções.

C

paulosilvapinheiro:
neeryck, valeu o apoio e espero o ano que vem eu consiga algo, caso isso aconteça irei postar aqui imediatamente. Minhas pretensões são meio absurdas, mas quando eu fizer o curso o ano que vem se eu continuar gostando o tanto que eu gosto hoje de programação, pretendo fazer a prova de certificação, vamos ver o que acontece.

Só em pensar eu já me empolgo, sou meio louco por isso, principalmente por estar chateado com a função que tenho, o salário até que é bom, mas a função é um porre.

Vamos ver o que acontece aí no ano que vem.

Cara se tudo der certo, serei mais um programador, aí é só ficar olhando para a tela procurando o que está errado(rs).

Igual eu… ahaha o q tu faz? Eu sou bancário concursado… não vejo a hora de mandar a tal “estabilidade” pro espaço ahah ô trabalho xarope ahahah devo utilizar uns 5 neurônios no que eu faço aqui

J

Eh bao, eh bao, agente viaga para uma cidade que tem praia, chega no domingo a noite e sai na sexta-feira anoite, fim de semana em cidade que tem praia soh no trampo,
mas eh bao, eh bao, eh meio mazoquista, voce tem um monte de desafios, nos apertos faz um monte de gambiarra, nada prof. depois agente concerta, mas o treen roda tão certinho que acaba ficando assim mesmo, herere, mas eh bao, eh bao, quando um projeto acaba, pode ter certeza, vem chumbo quente, prazos super curto e/ou inexistentes, chefe como sempre tirando leite de pedra, mas eh bao, eh bao, acho que eh uma das poucas profissões em que o obvio tah no fio ta navalha. Mas eh bao, eh bao.

D

Nao.

As vezes eh um pouquinho pior. :mrgreen:

Mas eh bem louco!!! :wink:

N

josue carrecon:
Eh bao, eh bao, agente viaga para uma cidade que tem praia, chega no domingo a noite e sai na sexta-feira anoite, fim de semana em cidade que tem praia soh no trampo,
mas eh bao, eh bao, eh meio mazoquista, voce tem um monte de desafios, nos apertos faz um monte de gambiarra, nada prof. depois agente concerta, mas o treen roda tão certinho que acaba ficando assim mesmo, herere, mas eh bao, eh bao, quando um projeto acaba, pode ter certeza, vem chumbo quente, prazos super curto e/ou inexistentes, chefe como sempre tirando leite de pedra, mas eh bao, eh bao, acho que eh uma das poucas profissões em que o obvio tah no fio ta navalha. Mas eh bao, eh bao.

Rir ou chorar? kkkkkkkkkk

A

josue carrecon:

pior que eh

M

O q eu vejo é gente jovem tem essa opinião de q o troço tem q ser fudrido mesmo e o cara tem mais é q ralar a vida inteira.

Pessoal, aproveitem mais a vida e deixem de ser tão nerds.

C

matarra1000:
O q eu vejo é gente jovem tem essa opinião de q o troço tem q ser fudrido mesmo e o cara tem mais é q ralar a vida inteira.

Pessoal, aproveitem mais a vida e deixem de ser tão nerds.

Bem, segundo o Mauricio Ricardo do “Charges.com, Seminovos”, que acho que todo mundo conhece, eles tem uma musica que diz que o “…Que o nerd de hoje, eh o kara Rico de amanha…”, mas eusinceramente acho que o semi-nerd de hoje e o sobrevivente de amanha.

M

Ser nerd e ser rico é coisa do passado.

O q quero dizer é q o pessoal tem q parar com essa história de q o 'certo" é se matar estudando e trabalhando o resta da vida…

isso é coisa q os donos de empresa criaram, também chamada de lavagem cerebral.

Quando se chega a uma certa idade, q varia de pessoa pra pessoa, cmo pra mim perto dos 40, q n devemos jogar nossa vida fora.

M

Em um projeto que participei me apaixonei pelo Java e larguei minha carreira de Analista de Marketing Online para iniciar na área. Está sendo muito válido pelo conhecimento que estou adquirindo.

Agora as questões de horários, vida pessoal, vida profissional, tudo vai depender das suas escolhas. Essas questões variam de empresas para empresas, de projetos para projetos.

Crie metas profissionais, defina uma área na qual quer atuar e invista. Pelas pessoas que eu conheço, esse mercado é muito promissor, porém, só depende de vc.
Não se esqueça dos contatos que já possui, pode ser seu passo inicial.

Acredito que melhor maneira de saber se gosta ou não, é participar de um projeto.

Espero ter ajudado.
Abs

MArcio

M

matarra1000:

O q quero dizer é q o pessoal tem q parar com essa história de q o 'certo" é se matar estudando e trabalhando o resta da vida…

Quando se chega a uma certa idade, q varia de pessoa pra pessoa, cmo pra mim perto dos 40, q n devemos jogar nossa vida fora.

Coisa do passado mesmo!

Na verdade o que é mais valorizado na vida profissional e pessoal hoje em dia e em qualquer lugar no mundo é o conhecimento que você carrega. Não só com o cargo que tem ou a área que trabalha. CONHECIMENTO EM QUALQUER OUTRO ASSUNTO ALÉM DO SEU TRABALHO! Isso ninguém pode tirar de você.

Quanto mais, melhor!

Agora deixar de viver a vida apenas para se dedicar ao trabalho, não vale a pena! vai acabar endoidando.

Abs
MArcio

P

Marcio Brand? Junior:
Em um projeto que participei me apaixonei pelo Java e larguei minha carreira de Analista de Marketing Online para iniciar na área. Está sendo muito válido pelo conhecimento que estou adquirindo.

Agora as questões de horários, vida pessoal, vida profissional, tudo vai depender das suas escolhas. Essas questões variam de empresas para empresas, de projetos para projetos.

Crie metas profissionais, defina uma área na qual quer atuar e invista. Pelas pessoas que eu conheço, esse mercado é muito promissor, porém, só depende de vc.
Não se esqueça dos contatos que já possui, pode ser seu passo inicial.

Acredito que melhor maneira de saber se gosta ou não, é participar de um projeto.

Espero ter ajudado.
Abs

MArcio

Marcio na minha opinião vc tem toda a razão, não importa a área, só depende do nós e de nossas escolhas, o quanto o trabalho irá tomar conta de nossa vida, e passaremos a viver para o trabalho ou viver do trabalho.

Muito obrigado pelo sua observação, eu não havia pensado desta forma ainda.

M

Marcio Brand? Junior:
matarra1000:

Coisa do passado mesmo!

Na verdade o que é mais valorizado na vida profissional e pessoal hoje em dia e em qualquer lugar no mundo é o conhecimento que você carrega. Não só com o cargo que tem ou a área que trabalha. CONHECIMENTO EM QUALQUER OUTRO ASSUNTO ALÉM DO SEU TRABALHO! Isso ninguém pode tirar de você.

Quanto mais, melhor!

Agora deixar de viver a vida apenas para se dedicar ao trabalho, não vale a pena! vai acabar endoidando.

Abs
MArcio

Se vc ler a grande maioria das coisas escritas aqui no fórum as pessoas dizem q o caminho na vida de desenvolvedor é n ter vida, só trabalhar e estudar.

Eu quero passar pra pessoas q a vida n é assim e nunca deveria ser.

Não se deve ir com sede demais ao pote, estudar demais por exemplo. Vc acaba enjoando.

Eu já levantei uma vez com um colega a vida dele, sendo q ele falava q tinha tempo de sobra, o q ele chamava de tempo de sobra era umas horas no fim de semana… o RESTO TODO do tempo ele estava ocupado… pra vcs terem uma noção ele aparenta ser uns 20 anos mais velho do q é.

Façam escolhas, parem e pensem, se querem vender seu tempo de vida q vendam no capitalismo extremo!

Y

Isso tudo é muito relativo. Eu ja trabalhei seis meses seguidos praticamente 12 horas por dia, incluindo sabados e as vezes domingo, eu tava ganhando muito dinheiro com isso, mas tive que parar, nao aguentava mais. Fiz porque era bem remunerado, consegui juntar uma boa grana.

Agora essa conversa de vestir camisa, blablabla, investir na empresa pra ter retorno la na frente, isso é tudo conversa fiada de gente exploradora. Se quiserem que eu trabalhe ate mais tarde posso fazer, mas vai ter que pagar por isso e pagar bonitinho como manda a lei.

Agora quanto a estudar as coisas sao diferentes, primeiro é necessario que voce goste do que faz, se voce gosta estudar nao é um peso. Ora, é evidente que num sabado a noite eu preferia estar num bar com os amigos tomando cerveja, mas minha mulher nao gosta muito da ideia de ficar em casa cuidando de crianca pequena enquanto eu vou pra farra.

Entao eu pego um livro e vou ler, estudar uma tecnologia nova, uma metodologia nova, qualquer coisa. Pra mim é um passatempo.

Eu acho que todo mundo precisa encontrar um meio termo, é possivel trabalhar, se divertir e estudar sim.

Muitas vezes essa historia de “eu quero mais é curtir” parece desculpa de preguicoso. Encontre um meio termo.

Acho estranho que quando um medico ou um advogado se dedica, estuda, faz cursos, vive rodeado de livros, ele é dedicado, aplicado, profissional diferenciado e de futuro. Ja um programador que faz isso é nerd.

M

Sim, cada caso é um caso. Vejo q o seu é uma excessão. Grande parte dos profissionais tem q trabalhar 10h por dia ganhando 8h. E ganhando pouco. E pior, se matando de trabalhar, “vestindo a camisa da empresa”, querendo mostrar serviço… e n tendo retorno.

Eu sempre me admiro com profissionais da nossa área, os mais brilhantes e esforçados são sempre os mais atoxados. Isso é totalmente culpa deles q só ligam pro trabalho e não para o dinheiro.

Médicos são rodeados de livros sim, mas vc acha q eles leram aquilo tudo? Ou até q lêem até hj?

99,9% dos médicos q conheço e são meus amigos me revelaram q só estudaram mesmo na faculdade, depois? Uma ou outra coisinha aqui e ali. São bons profissionais, o conhecimento deles não é tão volátil quanto o nosso.

Nós temos q aprender tb a gostar mais de dinheiro. Essa história de q se nos esforçarmos muito nossa trabalho vai ser reconhecido e vamos ganhar muito dinheiro é furada.

Y

matarra1000:

Nós temos q aprender tb a gostar mais de dinheiro. Essa história de q se nos esforçarmos muito nossa trabalho vai ser reconhecido e vamos ganhar muito dinheiro é furada.

Ha uma diferenca bem grande em se esforcar para progredir e se esforcar pros outros progredirem. Eu acho que é dever do profissional correr atras, estudar, estar atualizado, mas tem que fazer isso pra ele mesmo, nao para a empresa, a nao ser que a empresa pague, obviamente.

O meu compromisso com a empresa vai das oito da manha as seis da tarde, e com duas horas de almoco no meio, durante esse tempo eles tem todo o meu comprometimento e durante esse tempo e exerço minha funcao da melhor forma que puder. Fora isso o tempo é meu e o que eu estudar vai ser pra mim.

Um exemplo simples disso é quando a empresa tem um framework proprio que eu tenho que aprender, eu nao vou ficar a noite e fim de semana estudando alguma coisa pra eles, como ja me foi sugerido, se eles quiserem que eu aprenda vao ter que usar do tempo deles pra isso nao do meu.

É diferente com um framework padrao que deve ser de conhecimento publico, é obrigação minha saber, e se eu quiser me valorizar e aumentar meu conhecimento eu vou estudar por conta propria.

J

Varia de país para país $$$$$

M

Ha uma diferenca bem grande em se esforcar para progredir e se esforcar pros outros progredirem. Eu acho que é dever do profissional correr atras, estudar, estar atualizado, mas tem que fazer isso pra ele mesmo, nao para a empresa, a nao ser que a empresa pague, obviamente.

Todo mundo se mata de trabalhar almejando um cargo melhor.

C

kkk…esse post parece uma sessão do Dr. Phill…kkkk

“Vixi, ser programador é adrenalina total, todo dia estamos combatendo o crime e salvando o mundo”…kkkkkkkk

brincadeiras a parte, num tem nda demais em ser programador, é uma profissão mediana igual as outras, vc não faz nada de extraordinario…tem pros e contras como todas as profissões…por exemplo, vc vai ganhar razoavelmente bem, porem vai virar totalmente sedendario e barrigudo se vc não se ligar…kkkkkkkk

mas é isso ai

A

cs.santos0:

“Vixi, ser programador é adrenalina total, todo dia estamos combatendo o crime e salvando o mundo”…kkkkkkkk

brincadeiras a parte, num tem nda demais em ser programador, é uma profissão mediana igual as outras, vc não faz nada de extraordinario…tem pros e contras como todas as profissões…por exemplo, vc vai ganhar razoavelmente bem, porem vai virar totalmente sedendario e barrigudo se vc não se ligar…kkkkkkkk

mas é isso ai

Dessa parte do sedentarismo é verdade… por isso meus exercícios são mais sagrados que meus estudos sobrenovos Frameworks…

Abs :wink:

L

cs.santos0:

mas é isso ai

o razoavelmente bem é piada né?

L

uma vida cheia de historia para contar dos clientes/usuarios :smiley:

M

cs.santos0:

mas é isso ai

Só se vc não faz nada de extraordinário todo santo dia… :lol:

L

Ser desenvolvedor é ser um eterno estudante.
Você precisa aprender coisas novas sempre, seja para um projeto, seja para seu crescimento pessoal e profissional.

É uma profissão muito gostosa, mas de vez em quando você precisa fazer algumas horas extras, trabalhar no fim de semana, etc. Mas isso apenas em fim de projeto, e como os projetos demoram um pouco, não é sempre!

Desenvolvo há 4 anos e sou muito apaixonada pela minha profissão.
Quem gosta mesmo de lógica, pensar bastante e desenvolver código, é a profissão perfeita!

C

kkk…o cara ta entrando na area pô, num vou desanimar ele logo de cara né…kkkkkkk

matarra1000:

Só se vc não faz nada de extraordinário todo santo dia…

rsrsrs…agora fiquei curioso pra saber oq vc faz de extraordinario?..conta ai pra nois, só por curiosidade 8) …

eu normalmente fico sentado na frente do pc com 1 milhão de linhas de codigo na minha frente e trocentas especificações…nda de emocionante…kkkkkk

R

Estudar muito é fundamental como muitos ja disseram, mas criatividade é muito útil.

L

é ser filósofo tbm…hehehe

O

Pior que isso é verdade. Quando um cara de qualquer outra profissão estuda, ele é o Chuck Norris da Bala Prateada. A gente é nerd. Pode até ser que muitos aqui sejam nerds sim, acredito que uma boa parte o seja, mas estudar constantemente quer dizer que também estamos buscando ser “profissionais diferenciados”, o que é absolutamente normal (pelo menos deveria ser).
Quanto ao tempo livre, creio que o segredo seja tentar equilibrar as coisas. Claro que as obrigações de cada um aqui diferem muito, pois, afinal de contas, todos tem um fardo pra carregar. Ninguém aguenta ficar o dia todo, muitas vezes domigo a domigo, trabalhando igual a um condenado num projeto (muitos aqui conhecem essa realidade). Mas vejo que se o cidadão tá enjoado de trabalhar em um lugar, acha que a empresa não é boa e paga mal, o negócio é procurar um lugar que julgue ser melhor. Ganhar dinheiro é legal. Mais legal ainda é ter tempo pra torrá-lo.

Quanto a vida de programador, olha, eu gosto muito do que faço, de verdade. A gente tem que se dedicar bastante e se atualizar constantemente, tem a oportunidade de conhecer um monte de figurinha e dar umas boas risadas vendo códigos bizarros, rsrs Ah! A gente tem a oportunidade de viajar também. Quando isso ocorre é bem legal.

M

E tem mais, outros profissionais n precisam trabalhar tanto quanto a gente.

Conheço muito engenheiro agronomo ou paisagistas principalmente q trabalham uma semana pra ganhar o q eu ganho num mês.

P

Bem foi deixar minha opinião, sei que nem sou programador, mas tenho isto como um objetivo a curto prazo, e o que vejo e o que sinto quando converso sobre o assunto com profissionais de outras áreas de TI mesmo, sei lá infra, SO, DBA, outros seguimentos na maioria respondem o seguinte “É coisa de louco tem que gostar muito”, o que ão deixa de ser verdade, mas percebemos no tom de voz um certo pavor, medo mesmo, acho que realmente é para pouco ver uma tarefa e conseguir mentalmente desmenbra-la, normatiza-la, alinhar uma sequencia lógica entre a necessidade daquela tarefa do que ela precisa para ocorrer e o que deve proporcionar.

Mas o que difere um programador de outras profissões de TI (no meu ponto de vista) é poder sentar na frente do NOTEPAD e poder criar algo que revolucione o mundo, porque não, é possível. Me diga como outro tipo de profissional de TI poderia fazer isso, eu acho isso incrivel.

Fica aí meu ponto de vista.

O

Rapaz, parabéns pelo seu ponto de Vista. Abordagem interessante.
Sim, verdade, um programador pode se dar ao luxo de sentar em frente ao NOTEPAD e criar algo realmente vislumbrante. Só depende do empenho e da criatividade dele.

Criado 31 de outubro de 2009
Ultima resposta 13 de nov. de 2009
Respostas 49
Participantes 31