Entrevista técnica IBM

45 respostas
E

Bom dia a todos !

Seguinte, vou realizar uma entrevista técnica na IBM de Sto Amaro, aqui em São Paulo. Gostaria de saber se alguem aqui já passou por esse tipo de entrevista lá e se poderiam me dar umas dicas. A vaga é para analista de requisitos, exigem ingles, UML, e conhecimento em OO. De todas as exigencias, apenas metricas não me lembro bem como faz, vi isso na faculdade faz um tempinho já.

Então gente, alguem?

45 Respostas

S

Eu fiz essa entrevista ha alguns anos atras. Foi bem tranquila. Apenas um bate-papo sobre as tecnologias que eles estao interessados. Qual eh a sua preocupacao exatamente?

V

Já fiz uma entrevista por telefone de lá…
Muito tranquila, mas acabei não aceitando a vaga.

Boa Sorte !

E

Minha preocupação é com os conhecimentos tecnicos, eles não são vaaaaaaaaastos entendem…tipo, se me darem um teste e talz, é bem possivel que eu dance nessa, por isso to reunindo material na net e estudando, mas se for da forma que vcs disseram, parece que vai ser tranquilo.

E

vinnymaran:
Já fiz uma entrevista por telefone de lá…
Muito tranquila, mas acabei não aceitando a vaga.

Boa Sorte !

pq nao aceitou, salario ?

A

Há um tempo atrás também fiz algumas entrevistas por telefone pra IBM, foi bem basicão, mas o que eles pedem mais mesmo é o inglês.

J

Geralmente as entrevistas são bem tranquilas mesmo, porém existe uma diferença entre as entrevistas por telefone (antigamente tinham mais) e pessoalmente.

Pelo que você disse Erick, você vai fazer uma entrevista no prédio em Santo Amaro (onde eu estou alocado no momento). Embora eles pedem inglês, nesse prédio a grande maioria dos projetos são NACIONAIS (onde você vai usar o inglês muito pouco). As entrevistas por telefone geralmente são para vagas em Hortolandia (minha base), onde a maioria dos projetos são internacionais e ai sim, dependendo do cargo, inglês é fundamental.

Como já disseram, as entrevistas geralmente são simples bate papos (ainda mais com brasileiros). No caso de entrevistas com gringos, ai sim tem uma exigência técnica um pouco maior, mas o mais importante é mostrar que você está afim de aprender coisas novas e se não souber algo, simplesmente diga NÃO SEI, MAS PRETENDO APRENDER.

De resto, boa sorte

B

Oieee!

Q bom q IBM está com várias vagas, em um tópico seu atrás vc tinha recebido tb uma proposta da ibm.

http://www.guj.com.br/posts/list/117805.java

Vc saiu dessa empresa nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/100836.java

Boa Sorte!!!

E

brunaspontes:
Oieee!

Q bom q IBM está com várias vagas, em um tópico seu atrás vc tinha recebido tb uma proposta da ibm.

http://www.guj.com.br/posts/list/117805.java

Vc saiu dessa empresa nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/100836.java

Boa Sorte!!!

Sim, tinha recebido uma porposta sim, mas o salario tava muito baixa pra um CLT FLEX…

Vamos ver agora, espero que de tudo certo amanhã…

Obrigado a todos que postaram aqui ! Se mais alguem tiver relatos sobre o tema do topico, por favor, postem !

Abraços!

L

bem quando fiz a minha foram 4 entrevistas:

1. em portugues sobre carreira e parte tecnica
  2. em ingles para nivelamento se poderia avançar
  3. com o arquiteto do projeto
  4. com os americanos
  5. desenvolver uma aplicacao em javaEE + documentacao e entrega dentro de um prazo X.

depender do seu nivel de ingles em termo de listening e speaking será tranquilo caso contrario nao será. Minhas entrevista a media foi de 40 - 50 min. Cada etapa é eliminatoria.

boa sorte…

E

LPJava:

4. com os americanos
  5. desenvolver uma aplicacao em javaEE + documentacao e entrega dentro de um prazo X.

depender do seu nivel de ingles em termo de listening e speaking será tranquilo caso contrario nao será. Minhas entrevista a media foi de 40 - 50 min. Cada etapa é eliminatoria.

boa sorte…

Creio que no meu caso sera difernete, pois não é para trabalhar diretamente com java, mas sim com analise de requisitos. Consigo me virar no inglês…

L

erickles:
LPJava:

4. com os americanos

boa sorte…

Creio que no meu caso sera difernete, pois não é para trabalhar diretamente com java, mas sim com analise de requisitos. Consigo me virar no inglês…

assim, independente qual tecnologia vc vai trabalhar isso nao importa, o importante é o projeto se ele for internacional, seu gerente q paga seu salario eh americano, o team leader é americano, e vc tera na semana no minimo 2 reunioes de 1 hora com eles. E assim nao dar para se vira ou sabe ou nao sabe… pq tem coisas que serao decidas verbalmente na reuniao e o profissional terá que ser capaz de entender dar uma resposta e fazer o que foi solicitado. Entao se vc trocar as bolas no ingles em uma reuniao dessa e fazer merda eh demitido na hora, tipo prazo com cliente etc…
entao por isso que digo que nao dar para se virar… assim depender do projeto sempre aparecerá alguma reuniao com o cliente, entao ingles tem que ta afiado e estar bem formal. outro ponto, aqui ninguem trabalhar isolado, so programando, so fazendo analise de requisito todo team deve ta envolvido em tudo que aquele no projeto, entao as vezes terá meeting que diretamente nao vai influenciar no seu trabalho mais sim no projeto.

bem eh so uma dica… mas se tiver em projeto nacional é tranquilex…

E

Mas vcs ainda acham que vão mepassar requisitos e pedirem pra modela diagramas, fazer metricas ? O pessoal disse que eh tranquilo em relação a isso, que é soh um bate papo, mas se tratando de ibm…

J

LPJava:

assim, independente qual tecnologia vc vai trabalhar isso nao importa, o importante é o projeto se ele for internacional, seu gerente q paga seu salario eh americano, o team leader é americano, e vc tera na semana no minimo 2 reunioes de 1 hora com eles. E assim nao dar para se vira ou sabe ou nao sabe… pq tem coisas que serao decidas verbalmente na reuniao e o profissional terá que ser capaz de entender dar uma resposta e fazer o que foi solicitado. Entao se vc trocar as bolas no ingles em uma reuniao dessa e fazer merda eh demitido na hora, tipo prazo com cliente etc…
entao por isso que digo que nao dar para se virar… assim depender do projeto sempre aparecerá alguma reuniao com o cliente, entao ingles tem que ta afiado e estar bem formal. outro ponto, aqui ninguem trabalhar isolado, so programando, so fazendo analise de requisito todo team deve ta envolvido em tudo que aquele no projeto, entao as vezes terá meeting que diretamente nao vai influenciar no seu trabalho mais sim no projeto.

Eu discordo. Você está generalizando algo que não é regra para todos os projetos (mesmos os internacionais). Talvez no seu projeto atual seja assim, mas isso não vale para 100% dos projetos.
Existem projetos internacionais onde tanto o Gerente de projeto como o team leader sejam brasileiros e se você tiver alguma dúvida, é claro que pode ir falar com eles em portugues (eu já fui team leader de um projeto gringo e no meio de um call me falaram para explicar um lance em português para um brasileiro).
Sobre falar merda em um call e ser demitido isso também não é a realidade, pelo contrário, o que mais se fala em calls são merdas :slight_smile:

Agora no caso do Erick, eu sinceramente acho que é para projeto nacional.

L

Jair Rillo Junior:
LPJava:

Eu discordo. Você está generalizando algo que não é regra para todos os projetos (mesmos os internacionais). Talvez no seu projeto atual seja assim, mas isso não vale para 100% dos projetos.
Existem projetos internacionais onde tanto o Gerente de projeto como o team leader sejam brasileiros e se você tiver alguma dúvida, é claro que pode ir falar com eles em portugues (eu já fui team leader de um projeto gringo e no meio de um call me falaram para explicar um lance em português para um brasileiro).
Sobre falar merda em um call e ser demitido isso também não é a realidade, pelo contrário, o que mais se fala em calls são merdas :slight_smile:

Agora no caso do Erick, eu sinceramente acho que é para projeto nacional.

opa esqueci de falar que dependia de cada projeto, falei de calls criticos que envolve cliente e que nao pode errar, tipo ha projetos que se o sistema parar por 5min e o cliente perde muito $ e isso vai culpar quem? e quem foi que fez a “merda” pq entendeu errado? é tanto que enfatizado bastante se está com duvida, inseguro nao faça, pare e pergunte, mas NAO faça.
Bem vc teve a sorte de ter tem leader brasileiro, mas lembrando que isso nao representa a maioria dos projetos, no meu mesmo existem apenas 7 brasileiros, o restante da equipe toda americana, uns indianos, chines… e cargos altos, ou seja, as demandas vem deles, eles que comandam o projeto, as discussoes serao sempre com essas pessoas entao volto e falo o ingles para esse especifico case deve está bom.

D

Se falar merda fosse algo tão forte assim…
oque ia ter de mendigo por ai não ia ser brincadeira hehehehe
principalmente você falando outra lingua
as vezes você concerteza vai falar uma merda muito grande
(se o cara nao for completamente problemático)
concerteza vao levar na gozação e rir muito da sua cara :lol:

J

Camilo,

Você não entendeu o que eu quis dizer.
Eu estou tentando falar que não é porque não domina o inglês você vai se dar mal. Inglês realmente é um GRANDE diferencial, mas os americanos estão bem cientes que o inglês não é nossa lingua nativa.
Sobre reuniões de tomada de decisão, como você citou, é algo que realmente acontece, porém não é em um único call que tudo será decidido, pelo contrário, quando é algo realmente importante, são vários e vários calls (experiência própria).
Eu também não disse que eu tive um team leader brasileiro (embora no meu primeiro projeto eu realmente tive), eu disse que EU JA FUI UM TEAM LEADER e a gerente americana pediu em um call para eu repassar uma mensagem em português para outros brasileiros do call (não que meu inglês seja fluente, mas ela confiava em mim).

Resumindo: inglês é importante e fundamental, porém a falta de um inglês fluente/avançado não significa que não vá ter oportunidade nos projetos grandes/médios (ainda mais se for projeto interno, que ai sim é bem mais tranquilo). Portanto, quem ler esse tópico não pense que apenas pessoas com inglês FLUENTE pode ter uma oportunidade na IBM, pelo contrário, ela contrata todos os tipos de pessoas (inclusive pessoas muito ruins tecnicamente, infelizmente).

A

O “falar merda” que o colega quis dizer não se refere a falar bobagem em uma meeting, mas por exemplo dar uma estimativa errada por não entendimento da discussão e depois você (e toda equipe) ter problemas por não ter cumprido as suas estimativas.
Já participei de meeting onde 10 ou 20 pessoas explicaram um determinado assunto para uma profissional, e após 30 minutos de explicação um deles pediu que ela detalhasse como era a implementação atual… e ela respondeu…
“Hummmmm, yes ?”

Resumindo, uma equipe toda alocada por 30 minutos à toa…

L

LPJava:

4. com os americanos

boa sorte…

Pelo nivel de dificuldade e quantidade de avaliações para conseguir a vaga… imagino que seja uma vaga pra mais de 10K…

L

Jair Rillo Junio eh isso vai depender de projeto para projeto… nao eh um caso tipo da bim contratar qualquer tipo de pessoa, eh uma questao na maioria das multinacionais achou alguem que consegue se comunicar e entender em ingles ta dentro… porem a parte tecnica eh algo mais facil de aprender que comparando com um novo idioma por isso que há essa contratacao, vc pegar um cara e dar cursos tecnicos e mais cursos, e a pratica em pouco tempo ele nao eh mais aquele cara "ruim tecnicamente"em um tempo bem curto, agora com o idioma nao dar para fazer isso nao, ja q esse leva mais tempo, tipo há pessoas que estudam ingles a 4 anos, porem nao consegue entender nada, isso há varios fatores que contribuiram para isso…

A minha ideia com o post foi tb o candidato nao acha que qualquer ele passaria e criar falsas expectativas, pq nao tem coisa pior que falsas expectativas em alguns casos chegar causar traumas… e desmotivacao depender da pessoa… o meu processo para entrar aqui fui bem cobrado o ingles e a parte durante 2 semanas e 1/2 de entrevista e teste com diferentes profissionais da ibm.

E

Aposto junto com o Jair que são para projetos nacionais, claro, se vier algum internacional, e eu tiver que lhe dar com americanos, vou ter que encarar, considero meu inglês bom, não ótimo, mas bom.
Vontade de aprender, determinação, iniciativa, todas essa qualidades sei que possuo. Mas uma coisa que ainda me intriga são os requisitos tecnicos da vaga (leiam o titulo do topico). Minha preocupação é se terei que fazer testes com os requisitos da vaga. Alguns sei que tiro de letra, mas outros…

Me desejem sorte… :slight_smile:

R

Olá,

Já concorri a uma vaga para Programador Java para a IBM em Santo Amaro e foram feitas 3 entrevistas pelo telefone. A primeira sobre o currículo e as outras duas foram técnicas, sendo que a última foi com o Gerente do Projeto. Foram perguntas sobre tecnologias e o quanto eu dominava cada uma delas.
Eu acredito que o importante é transmitir conhecimento e tranquilidade. :slight_smile:

Boa Sorte! :smiley:

E

renatafurlan:
Olá,

Já concorri a uma vaga para Programador Java para a IBM em Santo Amaro e foram feitas 3 entrevistas pelo telefone. A primeira sobre o currículo e as outras duas foram técnicas, sendo que a última foi com o Gerente do Projeto. Foram perguntas sobre tecnologias e o quanto eu dominava cada uma delas.
Eu acredito que o importante é transmitir conhecimento e tranquilidade. :slight_smile:

Boa Sorte! :smiley:

Sim ! Comigo já foram as duas entrevistas por telefone, a terceira sera hj! Provavelmente com o Gerente do Projeto.

R

Na entrevista com o Gerente do Projeto, tive a impressão que ele tinha um check list… hehe… pq era uma pergunta atrás da outra…
Na minha opnião, para a entrevista, eu relembraria os assuntos que já sei, pra adquirir confiança, pq se for estudar tecnologias novas, mtas vezes vão te deixar mais confuso do que lhe ajudar… :slight_smile:

E

Olá pessoal,

Aqui vai meu feedback da entrevista de ontem.

Realmente, como postaram no topico, a entrevista foi apenas um bate papo, fui entrevistado por uma analista de requisitos, que me perguntou sobre todos os quesitos da vaga, diagramas uml, rup, metricas, tecnicas de coleta de requisitos, enfim…e tambem sobre os processos que realizo na minha atual empresa.

Tive uma impressão positiva por parte da entrevistadora. Segundo ela, como o projeto ainda não foi confirmado, ainda terei que ser entrevistado pelo gerente de projeto e por um “gerente de pessoas”, mas somente após aprovarem o projeto, que espero que aconteça logo!

A

luistiagos:
LPJava:

4. com os americanos

boa sorte…

Pelo nivel de dificuldade e quantidade de avaliações para conseguir a vaga… imagino que seja uma vaga pra mais de 10K…

++

G

Desculpem estar ressuscitando o topico de algumas semanas atraz,

Mas tenho uma entrevista marcada com a IBM na Tutoia e gostaria de saber mais a respeito de se a pessoa contratada ira realmente por a “mao na massa” em projetos… digo, digitar codigos em Java, pois li alguns posts e dizem que a IBM que se localiza na Tutoia eh mais voltada para gerenciamento de projetos, marketing e coisas do tipo, mas nao para o desenvolvimento em si… alguem poderia confirmar?

E

Cara, como leu acima, também fiz esta entrevista, não na tutoia, mas em Santo Amaro.

A entrevista foi só bate papo, perguntando apenas sobre os conhecimentos técnicos e do que eu sabia sobre eles.

Realmente, lá na Tutóia é mais gerenciamento mesmo. Desenvolvimento de verdade mesmo é na unidade Santo Amaro.

A

oi…

eu fiz a pouco tempo entrevista ja IBM para trabalhar com desenvolvimento java e foi sussa… passei e hj trabalho em Santo Amaro.
O que rolou foi o seguinte, entrevista por telefone, entrevista técnica e entrevista gerencial.
A última é para falar sobre a proposta que eles tem e alinhar com o que vc quer.

Boa sorte e depois fale se passou!

E

Pois é, mandei e-mail pra moça do RH, e a mesma me disse que precisavam de um profisisonal “mais sênior”…e que iriam guardar meu currículo para, é uma pena, queria tanto trabalhar na IBM…

L

vc perdeu em que? o que nao atendeu a vaga? procure saber aonde vc perdeu. Bem aqui precisamos de profissional mais que outra coisa no mundo desde que o ingles dele atenda as necessidade da empresa e para o projeto.

Falo isso por mim mesmo, quando fiz o processo de entrar aqui meu skill tecnico nao atendia nem 30% do que era pedido, e outra nao tinha experiencia com desenvolvimento com java. o que tinha no meu curriculo era apenas: servlet, jsp, eclipse, tomcat, glassfish, e outras coisas… enfim eu estava ciente que nao tinha um requisito para ser um junior. Mas como fui bem no ingles segundo eles, ai ele toparam me contratar e chegando aqui teria os treinamentos tecnicos para ser um junior. E está acontecendo… e isso nao foi comigo, muitas outros colegas aconteceu assim…

abraço, e procure esse feedback pq nao foi aprovado… detalhe por detalhe assim vc sabe o que precisa melhorar e estudar… e quem sabe daqui uns meses se pintar alguma vaga vc está na area mais preparado. lembre-se “voce é brasileiro nao desiste nunca”.

E

Pois é, disseram que para a vaga em questão, queriam um profissional sênior. Achei estranho porquê haviam me perguntado antes da entrevista qual era o meu tempo de experiencia na área…Hoje mesmo vou enviar outro e-mail, questionando. Acredito que meu inglês é bem acima da média, e se eu ganhasse uma oportunidade lá, não desapontaria…

L

assim, se vc falou antes sobre sua experiencia, e foi sincero o tempo todo concerteza, houve algo para desclassificar, acredito que o ingles, agora cuidado com esse seu email para questionar veja como vai enviar isso é importante, pois a pessoa que ler esse e-mail é que ti encaminha para as vagas ou tem algum relcionamento com o projeto, entao amanha vc pode cair na mao dessa pessoa novamente.

Bem agora vem dois ponto vc pode ta com o ingles acima da minha média na sua visao (nao estou duvidando blz? ) mas ai tem um fator chamado para o mercado que vc ia trabalhar, será que ele estava na média, vc nao sabe com quem vc ia se relacionar, o quanto seria necessario do ingles… por exemplo um profissional aqui com ingles intermediario e upper-intermediate ter contato com cliente de forma verbal muito dificil, normalmente quem ja eh fluente que tem esse tipo de contato, ja que as vezes vc poderia ter contato com profissional de nosso cliente que o cara é o manda-chuva lá e cliente nao quer saber se nosso profissional tem 1/2 ingles ele quer alguem para discutir do projeto fluente. isso nao é so aqui outras multinacionais segue a mesma linha… ainda mas nessa fase de crise nao dar para perder cliente…

flw! bem isso é como eu vejo com outros cases parecidos…

J

Erick,

Muitas vezes só perguntando a experiência da pessoa na área não dá para saber exatamente o nível de conhecimento da mesma. Por isso um “bate papo” com uma pessoa técnica sempre é muito importante (principalmente para você mostrar o que realmente conhece).

Talvez eles queriam realmente uma pessoa com uma experiência um pouco maior, ou um melhor conhecimento específicio em alguma plataforma/produto/tecnologia, vai saber :slight_smile: Porém eu não acho que foi problema do inglês, alias, você fez entrevista com gringo?

Camilo, você está batendo muito na tecla do inglês, porém nem só de projetos internacionais a IBM vive, pelo contrário, as maiores receitas da IBM Brasil são com projetos/consultorias nacionais. Portanto, nesse caso um inglês fluente ou intermediário não faz diferença.

F

Eu acho que isto deve ser meio comum para eles descartarem candidatos que não querem selecionar. Aconteceu uma vez comigo, ano passado, quando estava tentanto entrar no mercado de trabalho Java e tinha apenas experiências acadêmicas com Java.

Falei isso em todas as etapas do processo de seleção. E fui selecionado! Depois me ligaram dizendo que o cliente ao qual o RH estava me encaminhando queria um profissional “mais pleno”. Fiquei super chateado na época e achei que tinham me dado uma desculpa esfarrapada porque na última hora deve ter surgido um cara com mais currículo que eu…

Isso não aconteceu na IBM, foi em POA. Portanto, acho que é uma “desculpa meio comum” para se descartar um candidato…

M

Ai que inveja desse pessoal, discutindo experiências, trocando idéias sobre entrevistas… ai, ai… e eu aqui procurando um vaguinha… ai, ai.

E

Bem, nem tive entrevista em inglês, foi tudo no bom e velho portugues mesmo. A moça que me entrevistou ainda me disse pra fica ligando, cobrando e tal, pra ser persistente. Mas depois daquela resposta…mas tudo bem, vamos em frente. Vou estudar Ruby, quem sabe no futuro.

T

Era vaga CLT? Era IBM mesmo ou uma consultoria fingindo ser IBM? Há alguns anos atrás me ligaram de uma consultoria escravagista perguntando se estaria interessado em trabalhar na IBM, disse “não” imediatamente. Aí a garota perguntou se era por causa do salário e eu só respondi: “não, não estou afim”.

Foi muito legal. :lol:

E

Thiagosc:
Era vaga CLT? Era IBM mesmo ou uma consultoria fingindo ser IBM? Há alguns anos atrás me ligaram de uma consultoria escravagista perguntando se estaria interessado em trabalhar na IBM, disse “não” imediatamente. Aí a garota perguntou se era por causa do salário e eu só respondi: “não, não estou afim”.

Foi muito legal. :lol:

Era CLT mesmo, IBM mesmo, não era nenhuma consultoria. Inclusive me candidatei a vaga direto pelo site da IBM.

C

Não dá para uniformizar vagas, se não fizeram entrevista em inglês contigo, é possível que os interesses para a vaga fossem outros

e outra… entrevista em inglês é muito tranquila… ng vai te eliminar pq talvez vc nao saiba o significado de uma palavra específica que nunca teve convívio… é para isso que serve o dicionário … duro é ficar “decorando” palavras, traduzindo do português toda hora e montando frases totalmente sem sentido na lingua deles… :wink:

L

Jair Rillo Junior:
Erick,

Muitas vezes só perguntando a experiência da pessoa na área não dá para saber exatamente o nível de conhecimento da mesma. Por isso um “bate papo” com uma pessoa técnica sempre é muito importante (principalmente para você mostrar o que realmente conhece).

Talvez eles queriam realmente uma pessoa com uma experiência um pouco maior, ou um melhor conhecimento específicio em alguma plataforma/produto/tecnologia, vai saber :slight_smile: Porém eu não acho que foi problema do inglês, alias, você fez entrevista com gringo?

Camilo, você está batendo muito na tecla do inglês, porém nem só de projetos internacionais a IBM vive, pelo contrário, as maiores receitas da IBM Brasil são com projetos/consultorias nacionais. Portanto, nesse caso um inglês fluente ou intermediário não faz diferença.

é no caso dele pode ter algo relacionado a area tecnica… mas é meio dificil a ibm rejeitar alguem com ingles, no minimo ia alocar ele em outro projeto…

E

Acho que pequei mesmo foi na parte tecnica, connhecer eu conheço, mas ter trabalhado com tudo aquilo ainda não.

L

Quanto tempo demoraram entre a entrevista do RH para técnica?
Fazem perguntas do tipo:
Fale sobre UML?
Fale sobre engenharia reversa?

ou do tipo.
O que é um diagrama de sequência?
O que é um diagrama caso de uso?
Quem descobriu o brasil?

Tentaram testar seu inglês?
Fez alguma entrevista em inglês?

F

leandrogmuller:
Fazem perguntas do tipo:
Fale sobre UML?

ou do tipo.
Quem descobriu o brasil?

Só uma pergunta, pode ser meio indiscreta, senão quiser responder tudo bem.

Mas… você está participando de um processo seletivo atualmente lá?

E

leandrogmuller:
Fazem perguntas do tipo:
Fale sobre UML?

ou do tipo.
Quem descobriu o brasil?

Perguntaram sobre tudo o que voce escreveu no seu post…menos quem descobriu o Brasil, claro. :slight_smile:

K

Tenho um conhecido que trabalha lá…ele me disse que é bem susse a entrevista.

Boa sorte!!!

Criado 11 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 11 de fev. de 2009
Respostas 45
Participantes 20