Bem, primeiramente vou a explicação, sou graduando de Sistemas de Informações, e gosto muito, da linguagem java, já estudei na faculdade, atualmente faço alguns cursos, to sempre procurando aprender. Mas o problema é que moro no Acre (sim!) e aqui não tem mercado privado, empresas de desenvolvimento, um ou dois orgãos do governo trabalham com java. Como adquirir experiência assim? Fica meio difícil, só estudar e não trabalhar em nenhum projeto… Estava pensando em uns projetos freelances que vi na internet como oDesk, mesmo cobrando um preço baixinho, só pra adquirir experiência, mas tenho medo de o que eu sei não ser suficiente pro mercado. Então o que é necessário para entrar no mundo dos projetos? Quais conhecimentos preciso ter para me me aventurar? Um abraço.
Como entrar na carreira de programador Java sem mercado
26 Respostas
Amigão, você poderia aproveitar que ai não tem concorrência e empreender ? o que você acha ? tenta se juntar com uns amigos, verificar do que o mercado está precisando e empreenda!
caso não, para ganhar mais xp você poderia criar/participar de projetos open source.
Pois é, eu penso isso tmb, que o mercado privado aqui vai ser meu kkkkk, um dia ainda! Mas irei dar uma olhada em projetos open source
Sair do Acre é um bom começo.
O jeito é sair do Acre e ir para o eixo rio-sao paulo ou sul do país que tb tem algum mercado para quem espera vender sua mão de obra.
hahahaha, eu fiz isso, só que sai de Ro e vim pro Paraná, aqui em Curitiba o mercado Java e C# é dominante.
Qual a média salarial de um desenvolvedor júnior C# em Curitiba?
rapaz, não sei ao certo, porém tô tirando 2k livre por 6h de trabalho, está nessa faixa.
6h de trabalho? isso é muito bom. pj ou clt? quanta experiência é necessária para obter um cargo desse tipo?
tt. paulista aqui.
clt, sai de um estágio de 10 meses em java pra trampar com C#, só que estou na área de P&D da empresa.
caramba, então você deve ter quase a mesma experiência que eu. estou na área desde out/2012 e ainda ganho menos que 1.5k na grande sp =/
Antes disso eu fiz IC e publiquei um artigo, ter um QI alto tambem ajuda ;D
legal. eu ainda tenho que me prender a uma cidade pouco desenvolvida por causa da faculdade. após a conclusão, espero poder dar um salto na minha carreira 
legal. eu ainda tenho que me prender a uma cidade pouco desenvolvida por causa da faculdade. após a conclusão, espero poder dar um salto na minha carreira :D
Idem, por isso que ainda moro nesse país.
Nossa ! salários bem baixos para se manterem em centros com custo de vida alto, como Curitiba e Grande São Paulo. O certo é adquirir experiência e procurar outra empresa que valorize melhor vocês . . .
É isso que quero. Mas até lá, paciência e muito estudo.
Adquirir experiência em algo que é valorizado, fará de você um pessoa valorizada no mercado. Não tenha dúvida.
Problema é que Java e C# já deixaram de ser linguagens valorizadas pelo mercado, todo mundo que trabalha com TI sabe programar nessas linguagens, e o mercado de profissionais de TI não esta imune a lei da oferta e procura.
Sério isso? Eu não tenho muita experiência ainda, ms o que mais vejo são vagas em C#. E ao que parece, C# ainda é menos estudado que Java. De qualquer forma, eu trabalho com C# e uma tecnologia considerada defasada há anos (leia-se Delphi).
Talvez você esteja confundindo valorização com número de vagas em sites de emprego.
Ah sim, você se referiu ao $? Mas isso realmente faz muita diferença pra um desenvolvedor júnior?
Isso o que?
Adquirir experiência em algo que é valorizado, fará de você um pessoa valorizada no mercado. Não tenha dúvida.
Problema é que Java e C# já deixaram de ser linguagens valorizadas pelo mercado, todo mundo que trabalha com TI sabe programar nessas linguagens, e o mercado de profissionais de TI não esta imune a lei da oferta e procura.
Mas não se mede o valor de um programador só pela linguagem que ele sabe programar. Você precisa ver o quanto o cara conhece de práticas, padrões, que tipo de projetos desenvolveu, o quanto é comunicativo, pró-ativo, o potencial dele para assumir responsabilidades diversas, etc…
Na prática, a linguagem muitas vezes acaba sendo um mero detalhe.
O que eu senti do mercado, até o momento, é que a tecnologia com o qual o profissional trabalha não faz tanta diferença assim no seu salário quando ele é um desenvolvedor júnior. Mas claro, essa é só minha visão.
O que eu senti do mercado, até o momento, é que a tecnologia com o qual o profissional trabalha não faz tanta diferença assim no seu salário quando ele é um desenvolvedor júnior. Mas claro, essa é só minha visão.
A capacidade do profissional de aprender novas habilidades durante toda sua carreira faz toda diferença no seu salário, o que estou dizendo é que C# e Java não são mais consideradas novas habilidades faz tempo.
A capacidade do profissional de aprender novas habilidades durante toda sua carreira faz toda diferença no seu salário, o que estou dizendo é que C# e Java não são mais consideradas novas habilidades faz tempo.
Entendi. Nesse caso concordo com você. C# e Java não são habilidades que sejam valorizadas no programador por si só (exceto em situações muito específicas). Flexibilidade para aprender, trabalhar em grupo, saber inglês e ter tido experiências com problemas interessantes realmente acabam pesando mais na balança.
Entendi. Nesse caso concordo com você. C# e Java não são habilidades que sejam valorizadas no programador por si só (exceto em situações muito específicas). Flexibilidade para aprender, trabalhar em grupo, saber inglês e ter tido experiências com problemas interessantes realmente acabam pesando mais na balança.
Quando falo em adquirir experiência em algo que é valorizado, na verdade estava falando de habilidades que podem oferecer algum diferencial competitivo.
Não acredito que seja o caso em ser flexível ou saber trabalhar em grupo, mas saber inglês e ter experiência profissional anterior em projetos interessantes sim.
Obviamente isso também pode incluir uma nova linguagem, porque não. Se ela te torna mais produtivo (mais competitivo).