Bom amigos, vamos voltar ao tópico.
Quanto às necessidades do seu projeto, colocou que serão basicamente CRUDS simples e relatório, entretanto pode ser que a visão seja ampliada se olhar para a solução no papel de negócio, ou seja, pode ser que ela cresça com o tempo objetivando cumprir mais premissas.
1 - Então, pense no que seu projeto será daqui a 5 anos. Feito isso, talvez gaste um pouco de tempo modelando melhor a arquitetura, como um bom modelo de domínios.
2 - Linguagem e solução de implementação (Frameworks) devem vir num segundo passo alinhando curvatura de aprendizagem x time-to-marketing. Muitas vezes a arquitetura técnica de uma solução não é tão rebuscada, pois essa visa a rápida conclusão do projeto. Aqui também entra um rápido cálculo de custos sobre o projeto, podendo se fazer valer de técnicas como UCP ou FPA.
3- Com os dados em mãos, escolha tecnologia que facilmente possa adaptar ao cenário 2, caso exista. Aqui podem se encaixar uma série de frameworks fullstack, como SEAM, RAILS, GRAILS, ou até mesmo implementar utilizando alguns frameworks de forma Isolada como SpringMVC, IOC , HibernateTemplate (Spring), ORM - Hibernate vai depender das necessidades do seu projeto.
Algumas práticas de engenharia de software como TDD devem ser levadas em consideração e o tempo adicional ao custo do projeto, normalmente cresce em 30% do tempo. Por tal motivo também vale à pena estudar uma solução que contemple a prática de desenvolvimento sem onerar demais sua equipe.
Por fim, utilizaria algo que não me prendesse a um formato, por exemplo, utilizar JSF somente com cruds e se eu precisar expor parte do negócio para que outra plataforma consuma dados ? Há como desenhar isso utilizando frameworks FullStack como Rails, ao invés de utilizar Controllers por exemplo, se não me engano era tópico de uma das palestras do CV. Não que você vai deixar de usar JSF, somente quebre bem a arquitetura para que não fique intrínseca à solução.
PS: Para relatórios, existe uma engine super bacana, Jasper , vale à pena você investigar.