Como escolher a "tecnologia" a ser usada em um novo projeto?

154 respostas
F

Bom pessoal, é o seguinte é o seguinte, com essa fartura de “tecnologia” (design patterns,frameworks …) como escolher a tecnologia a ser usada em projeto ?
Tenho um sistema web para fazer, basciamente só fará CRUD e geração de relatórios, o que vcs usariam ?

Hibernate ? TopLink ?

Servlets e Jsp,Struts, JSF, JSTL, Ajax ? Combinação de 2 desses ?

E agora ?
Estou sofrendo de um mal excesso de “tecnologia”!!!

154 Respostas

O

fsfnit,

O importante e entender as necessidade do cliente, tecnologia e o de menos atualmente.
Por exemplo, o framework Ofbiz oferece tecnicamente todas as necessidades para disponiblizar um ambiente funcional para o modelo de negocio.

Como havia comentado, cada vez menos o mundo precisa desenvolver software, enquanto ja existem framework funcionais para levantar o seu negocio rapidamente.

Olhe o conceito de Ofbiz e ganhe tempo!

So posso comentar, que essa sua preocupaçao se uso EJB, Hibernate, Struts, Java ect etc, e preocupaçao somente de programador bitolado e ultrapassado pelo tempo. O cliente nao quer saber disso, tudo gira em torno de dinheiro $$$.
E so podemos ter muito mais por menos custo e tempo, o cliente ira te adorar! Estamos numa nova ERA!

:wink:

B

Essa é boa :lol:

fsfnit, eu recomendo você usar JSF, pois é muita fácil e rápido criar CRUD’s com ele.

S

OfbizSolutions:
fsfnit,

O importante e entender as necessidade do cliente, tecnologia e o de menos atualmente.
Por exemplo, o framework Ofbiz oferece tecnicamente todas as necessidades para disponiblizar um ambiente funcional para o modelo de negocio.

Como havia comentado, cada vez menos o mundo precisa desenvolver software, enquanto ja existem framework funcionais para levantar o seu negocio rapidamente.

So posso comentar, que essa sua preocupaçao se uso EJB, Hibernate, Struts, Java ect etc, e preocupaçao somente de programador bitolado e ultrapassado pelo tempo. O cliente nao quer saber disso, tudo gira em torno de dinheiro $$$.
E so podemos ter muito mais por menos custo e tempo, o cliente ira te adorar! Estamos numa nova ERA!

O cara pergunta: “Eu devo comprar pão de forma ou pão frances ?”
Ai você responde: “Compra sardinha !”

Dá para ver que você ama esse Ofbiz, mas é sacanagem vir esculhambar o tópico dos outros, concorda ?

P

Eu diria que depende da experiência da equipe e do prazo. Vcs tem tempo pra aprender a integrar essas tecnologias todas? Se sim, façam uns testes com todas =)

R

OfbizSolutions:
fsfnit,

ate parece um perfil fake criado por outro usuario muito conhecido no forum ! :lol:
sem comentarios… rsrs

fsfnit,

Sobre quais tecnologias utilizar no projeto, [IMHO] depende de N fatores como a necessidade do cliente, conhecimento de quem vai desenvolver, requisitos da aplicação e etc…

[]'s

W

Ssalgado:
OfbizSolutions:
fsfnit,

O cara pergunta: “Eu devo comprar pão de forma ou pão frances ?”
Ai você responde: “Compra sardinha !”

Dá para ver que você ama esse Ofbiz, mas é sacanagem vir esculhambar o tópico dos outros, concorda ?

hahahahaha tb pensei isso. Os admins do forum deveriam banir esse tipo de usuario marketeiro!

Quanto ao assunto do topico, eu acho que depende. Se vc vai trabalha com um cliente que faz questao de uma tecnologia especifica porque todo na empresa utiliza aquilo, ai nao tem jeito, vc vai ter que seguir os padroes. Ja vi muita empresa que somente uma Java, ou somente usa solucoes Microsoft.

Se projeto nao depende disso, acho que como falaram vc tem que levar em consideracao, o quao experiente vc e o seu grupo eh com aquela determinada tecnologia, porque se vc nao tem experiencia nenhuma pode atrasar muito o projeto ate aprender, resolver problemas (que as vezes sao ate basicos) ao longo do desenvolvimento.

Outra coisa, usar uma tecnologia que eh confiavel e que eh usada o bastante que vale a pena investir. Tem muita coisa nova surgindo por ai que eh modismo eh que provavelmente vai desaparecer em algum tempo. E nao eh divertido ver o seu projeto nao desenvolver ou ate mesmo afundar em alguns anos (ou ate menos que isso).
Principalmente no mundo Java, tem trocentos frameworks desenvolvidos por ai que sao uma caixa preta, nao tem suporte nenhum, nao tem uma comunidade de usuarios que vc pode recorrer quando tem problemas e etc. Isso pode ser um problema.

Depende de outros fatores tb , quanto dinheiro vai ser investido no projeto, a real necessidade do projeto tipo, compensa pagar uma nota preta e usar um db oracle ou um mysql/postgre aguenta?

//Daniel

O

windsofhell,

Nao tenho culpa que vc nao esta acostumado a utilizar tecnologias internacionais no Brasil, nao estou fazendo marketing incluso estou convidando os usuarios do GUJ a participar da nossa comunidade. Caso vc tenha interesse, teria o maior prazer de aceita-lo.

O GUJ esta sendo muito legal em aceitar a nossa iniciativa de divulgaçao do Ofbiz no Brasil, afinal nao podemos negar que cada um gosta de usar a sua tecnologia predileta como Struts, Hibernate…

Se fosse assim teriamos que banir todos, pois vivemos num universo de tecnologias.

O que estou explicando, e que hoje em dia o tecnico ja nao exerce tanta força quando temos frameworks funcionais no mercado.
E quando um cliente ve essa oportunidade percebe logo que TI esta ficando cada vez mais perto do seu mundo, no caso o projeto Ofbiz vem oferecer tudo isso.

Entendo que muitas vez, e gostoso programar e trabalhar fazendo do zero, mas numa visao capitalista isso tem um custo bem mais elevado.

B

OfbizSolutions:
windsofhell,

Nao tenho culpa que vc nao esta acostumado a utilizar tecnologias internacionais no Brasil

E Java é uma tecnologia brasileira? :lol:

O

bruceramone:
OfbizSolutions:
windsofhell,

Nao tenho culpa que vc nao esta acostumado a utilizar tecnologias internacionais no Brasil

E Java é uma tecnologia brasileira? :lol:

Java e uma tecnologia internacional que o Brasil gostou, incluso eu adoro.
Por isso nada melhor que juntar um Ofbiz e Java para termos o melhor dos mundos!!

L

Esta resposta não foi clara o suficiente?

+++

C

Eu sempre tenho em mente 3 coisas quando escolho uma tecnologia/framework/maneira de trabalhar…

1º - Use a tecnologia que mantenha tudo o mais pradronizado possivel… assim achar profissionais será mais facil

2º - De preferencia a produtos AllInOne, ou seja… que vc nao vai precisar de 512 frameworks dependentes , configurados e funcionando a pleno vapor para que a coisa toda flua.

3º - De preferencia a produtos que deixam ao mesmo tempo o codigo simples e menos burocratico… assim vai ser mais facil de sua equipe se acertar caso tenha que aprender algo novo…

Respeitando estes três pontos acho que você vai acabar fazendo uma boa escolha. Lembre-se… ela nunca vai ser perfeita…
Afinal, o ótimo é inimigo do bom :slight_smile:

W

Sim, tem razao, eu nao uso tecnologias internacionais no Brasil :frowning:

O

windsofhell:

Sim, tem razao, eu nao uso tecnologias internacionais no Brasil :(

windsofhell,

Acredito que a filosofia OpenSource num mundo globalizado, ainda NAO esta bem claro para vc.
Sugiro ler um pouco mais modulos do Ofbiz e participar das comunidades na internet ativamente!

B

OfbizSolutions, acredito que você ainda não percebeu onde está postando.

W

OfbizSolutions:
windsofhell:

Sim, tem razao, eu nao uso tecnologias internacionais no Brasil :(

windsofhell,

Acredito que a filosofia OpenSource num mundo globalizado, ainda NAO esta bem claro para vc.
Sugiro ler um pouco mais modulos do Ofbiz e participar das comunidades na internet ativamente!

Com certeza, eu vou fundar a primeira igreja Ofbiz do Brasil vou ficar rico!

L

:lol:

Acho que a(s) mensagem(ns) deste tópico já foi(ram) passada(s).

R

Você quer saber práticas de indústria. Normalmente, o arquiteto primeiro escolhe o que:
[list]gosta[/list]
[list]conhece[/list]
[list]vai ficar bonito no currículo[/list]
Depois, cria uma apresentação para os executivos justificando por que as outras opções não prestam.

Agora, falando sério, se você tiver uma ferramenta visual boa, JSF dá uma produtividade legal pra CRUD. Tem soluções como Seam e Grails que automatizam ainda mais o processo, mas é bom falar com alguém que já usou pra saber se te atendem.

B

Isso me cheira a http://www.guj.com.br/posts/list/61832.java

P

Usuario OfBizSolutions ou algo similar: pare com o Spam.

Esta certo que vc tem um ponto de vista ou representa um mas vc não vê ninguem mais fazendo isso de forma tão insistente quanto vc, certo?

Use o GUJ com moderação.

O

peczenyj:
Usuario OfBizSolutions ou algo similar: pare com o Spam.

Esta certo que vc tem um ponto de vista ou representa um mas vc não vê ninguem mais fazendo isso de forma tão insistente quanto vc, certo?

Use o GUJ com moderação.

Senhores,

Entendo que existem jogos de interesses de mercado, que nem sempre o Ofbiz e uma soluçao agradavel, mas apelar para dizer que isto é SPAM e dar tiro no proprio pé!

Acho que para se dizer algo, antes se precisa conhecer!
Pensariamos que so fazemos SPAM do Java por aqui usando esta mesma logica, e nao acho que seja bem esta a intençao de todos no forum.

Ser OpenSource e estar aberto a novas ideias.

O

bruceramone,

Estou postando num forum onde acredito que todos tenhamos a convicçao que uma soluçao OpenSource e melhor que uma paga, que o mundo precisa de soluçoes rapidas e diretas, e que cada dia o mundo globalizado exigi mais de todas as pessoas.

Se vc se sente ofendido pelo conceito do Ofbiz, sinto dizer que vc estara lutando contra um mundo globalizado capitalista em plena crise mundial.

P

:arrow: Se vc quer estar aberto a novas ideias esteja aberto a essa: vc está fazendo spam e está dando um tiro no seu proprio pé!

Não precisa postar 27 mensagens em 2 dias. Esteja avisado.

O

:arrow: Se vc quer estar aberto a novas ideias esteja aberto a essa: vc está fazendo spam e está dando um tiro no seu proprio pé!

peczenyj,

Se gosto de postar varias mensagens no GUJ, acho que isto seria uma boa sinalizaçao que o forum esta tendo bastantes participaçoes ativas dos usuarios.

Caso vc se sinta ofendido por estar postando muito nesses dias, nao tenho culpa. Afinal democracia é um jogo de arbitrios.

Mas sempre alegar algo como SPAM, so porque nao agrada e hilario. Por favor, revise seus conceitos.

M

peczenyj:

Precisamos ter embasamento técnico para contra argumentar, ficar só na falácia de não ter fundamento ao produto, tem links ai e provas de matérias já divulgas, acho que você tem a oportunidade de ler e voltar aqui, com um teor um pouco mais técnico.

F

Qua mancada Duran, se embananou e usou o nick errado. :mrgreen:

L

OfbizSolutions == Marcio Duran

M

luistiagos:
eu tenho quase certeza que esta expressão é verdadeira:
OfbizSolutions == Marcio Duran

Bom, aqui tem administradores do GUJ que podem tirar essa duvida pra você, acho que o OfbizSolutions naturalmente é um Consultor Open Source do mais alto nível, porque não aproveita pra trocar informações sobre SOA entre outras informações, que talvez iria lhe fortalecer até tecnicamente.

P

Talvez pq o OfbizSolutions seja um mala que vem fazer spam aqui no forum :wink:

L

hahaha.

Vou deixar de usar Bombril lá em casa para usar o OfBiz!! :lol: :lol: :lol:

Falando sério:

Tá ridículo este tipo de postura pra vender produto no fórum.

Aqui é um fórum de Java :smiley:

Aberto (Leia-se receptivo) a novas idéias sim, não obrigado a aceitar novas idéias com esse discurso político e comercial.

O

Depois de varias vezes insistindo nesse usuario chamado Marcio Duran que conhece o Ofbiz, nao sou ele sinceramente.
Se isto lhe alegra, somos uma comunidades de usuarios aberta a novos integrantes a filosofia Opensource Ofbiz.

Caso queira juntar-se, teremos o maior prazer em aceita-lo!

R

Sinceramente esse OfbizSolutions está enchendo o saco , até parece que este framework é a salvação da Lavoura!
Qualquer topico que é aberto tem uma menção do Ofbiz!

M

Eu aproveitaria para aprender, faria algumas perguntas sobre SOA e entre outras arquiteturas Open Source que produzem vantagens, alias não é todo o dia que aparece aqui no Fórum do GUJ, pessoas com esse nível técnico, principalmente um Consultor Open Source.

F

Bom pessoal grato pela ajuda desde já, e cá entre nós: Esse tal Ofbiz é uma mala, isso marketing agressivo !!!
Agora vamos ao assunto em sí:

Eu quando terminei de escrever este post ontem, percebi que talvez teria postado no lugar errado (tlvz era p/ estar no “Frameworks e padrões” …)
O que ocorre é que agora estou trabalhando como autônomo, me desliguei do meu ultimo emprego para dar um gás maior na faculdade que estava ficando de lado(agora falta só entrega do projeto final). E quando você esta numa empresa, geralmente a tecnologia a ser empregada em um projeto já vem de cima, ou então desenrola-se uma série de reuniões com a equipe para debater tal tema.
Só que como autônomo não tem isso. Ai sempre quando pinta um projeto para tocar é mesma preocupação e dúvidas.
Como estou fora do mercado gosto de pegar algumas tecnologias para me aperfeiçoar, tenho noção de um monte de coisas (JSF,Hibernate,Struts,Ireport,Servlets e Jsp), mas agora , o que usar ?
Tenho um prazo folgado de 6 meses para tocar. Ajax eu tirei da lista pois achei muito complexo, a ideia é ótima, mas acho que perderia muito tempo aprendendo algo que o retorno não seria tãaaaaoooooo vantajoso assim.

Analisando esse meu perfil o que vcs surgerem ? O Ofbiz ? hehehe
Ps: O tal do projeto Mentawaii parece uma ferramenta bem interessante.

M

fsfnit:
Bom pessoal grato pela ajuda desde já, e cá entre nós: Esse tal Ofbiz é uma mala, isso marketing agressivo !!!

Eu quando terminei de escrever este post ontem, percebi que talvez teria postado no lugar errado (tlvz era p/ estar no “Frameworks e padrões” …)
O que ocorre é que agora estou trabalhando como autônomo, me desliguei do meu ultimo emprego para dar um gás maior na faculdade que estava ficando de lado(agora falta só entrega do projeto final). E quando você esta numa empresa, geralmente a tecnologia a ser empregada em um projeto já vem de cima, ou então desenrola-se uma série de reuniões com a equipe para debater tal tema.
Só que como autônomo não tem isso. Ai sempre quando pinta um projeto para tocar é mesma preocupação e dúvidas.
Como estou fora do mercado gosto de pegar algumas tecnologias para me aperfeiçoar, tenho noção de um monte de coisas (JSF,Hibernate,Struts,Ireport,Servlets e Jsp), mas agora , o que usar ?
Tenho um prazo folgado de 6 meses para tocar. Ajax eu tirei da lista pois achei muito complexo, a ideia é ótima, mas acho que perderia muito tempo aprendendo algo que o retorno não seria tãaaaaoooooo vantajoso assim.

O que você deve entender é que existe o Mundo das tecnologias e o Mundo dos negócios ao uso dessas tecnologias, o que é necessário é saber optar por suas utilização de forma estratégica pelo cliente, projetar de acordo com investimentos e campanha publicitária envolvida, isso visa entender ai contextos e investimentos a ter melhores decisões pelas partes administrativas envolvidas… deixa de ser nerd “Tempo é dinheiro”

O

Marcio Duran,

Tempo é dinheiro, mas saber escolher uma tecnologia e uma decisao dificil as vezes, ainda mais quando nao sabemos nem os requisitos do cliente.

Quantos projetos vcs ja nao trabalharam em que gerente nao sabia o prazo, cliente nao tem escopo etc etc… e uma realidade dura.

Por isso as vezes simplificar e a melhor escolha! E começar um desenvolvimento do zero e mais complexo do que customizar uma boa soluçao!

A

eu recomendo java por ser free e multiplataforma e confiavel, seguro recomendo hibernate por ser o melhor no mercado, para ajax DWR excelente e camanda view extjs que é muito facil de usar e veja as empresas do mundo que aderiu e ele olhando o Who’s using Ext!

B

Já eu acho que, como bom programador, o fsfnit tem que começar algo do zero, aproveitando pra se aperfeiçoar em coisas bacanas como JSF, Facelets, o mencionado Ext-Js, JPA, Hibernate e quetais.

Ele tem seis meses pra fazer um projeto que aparentemente é pequeno, e não existe oportunidade melhor pra aprender coisas novas. Aproveite a oportunidade e ignore os marketeiros.

O

bruceramone:
Já eu acho que, como bom programador, o fsfnit tem que começar algo do zero, aproveitando pra se aperfeiçoar em coisas bacanas como JSF, Facelets, o mencionado Ext-Js, JPA, Hibernate e quetais.

Ele tem seis meses pra fazer um projeto que aparentemente é pequeno, e não existe oportunidade melhor pra aprender coisas novas. Aproveite a oportunidade e ignore os marketeiros.

bruceramone,

Vc acabou de fazer marketing do JSF, Facelets, o mencionado Ext-Js, JPA, Hibernate … que coisa ne!
E depois dizem do Ofbiz.

Mas veja, nenhum dos frameworks que vc citou sao funcionais, uma grande diferença em relaçao a soluçoes Ofbiz!

F

A rapazeada do Ofbiz tá agressiva … estão já no "use Ofbiz ou morra !!! " .

Esta realmente parecendo uma seita, quase satânica pelo visto …

Agora para o MArcio Duran: Como que vou chegar ao meu Cliente e justificar o uso de Ofbiz no sistema dele ? Será que ele ficará agradado em saber que usei uma ferramenta desconhecida no SW dele? Que com isso poderá acarretar dificuldades na manutenção do mesmo ? E lá se vai saber se o tal do Ofbiz vai estar de pé daqui a 1 ano.
Esse tipo questionamento e muitos outros para mim são imprescindíveis na hora da escolha da teconlogia a ser usada.

O

fsfnit:

Será que ele ficará agradado em saber que usei uma ferramenta desconhecida no SW dele? Que com isso poderá acarretar dificuldades na manutenção do mesmo ? E lá se vai saber se o tal do Ofbiz vai estar de pé daqui a 1 ano.
Esse tipo questionamento e muitos outros para mim são imprescindíveis na hora da escolha da teconlogia a ser usada.

fsfnit,

Acredito que desconhecido seria no momento no Brasil apenas, seria um caso de mostrar os cases internacionais para o cliente, fazer uma relaçao de vantagens e mostrar os ganhos que irao ter, que serao varios como ja mencionei acima.

Existem grandes comunidades internacionais de suporte, se cliente nao aceita um projeto OpenSource Jakarta nao ira aceitar um Ofbiz usando a mesma linha de raciocinio.

Pense que nem todos os clientes estao preparados pra usar sofwtare gratuito, isso e uma cultura que exigi tempo!

V

Vocês sabem porque que “mensagens comerciais em massa não-solicitadas” receberam o nome de “spam”?

http://en.wikipedia.org/wiki/Spam_(Monty_Python):
Only three and a half minutes long, it builds up into a semi-argument between the waitress who has a menu limited to having Spam in just about everything (“Spam, Spam, Spam, Spam, Spam, baked beans, Spam, Spam, Spam and Spam”), and Mrs Bun, who is the only one in the room who does not want it. She asks for an item with the Spam removed (despite there already being some items mentioned that do not actually include Spam), much to the amazement of her Spam-loving husband. Eventually, Mrs Bun resorts to screaming, “I DON’T LIKE SPAM!!”

At several points, a group of Vikings in the restaurant (referred to as the Green Midget Café in Bromley) interrupt conversation by loudly singing “Spam, lovely Spam, wonderful Spam.” They are interrupted by the waitress several times, but they resume singing more and more loudly until the sketch cuts to a historian talking about the Vikings, “…and Spam selecting a Spam particular Spam item from the Spam menu, would Spam, Spam, Spam, Spam…” as the singing continues on and on…

Dá para aplicar isso aqui neste tópico também:

Only three and a half minutes long, it builds up into a semi-argument between the waitress who has a menu limited to having Ofbiz in just about everything (“Ofbiz, Ofbiz, Ofbiz, Ofbiz, Ofbiz, baked beans, Ofbiz, Ofbiz, Ofbiz and Ofbiz”), and Mrs Bun, who is the only one in the room who does not want it. She asks for an item with the Ofbiz removed (despite there already being some items mentioned that do not actually include Ofbiz), much to the amazement of her Ofbiz-loving husband. Eventually, Mrs Bun resorts to screaming, “I DON’T LIKE OFBIZ!!”

At several points, a group of Vikings in the restaurant (referred to as the Green Midget Café in Bromley) interrupt conversation by loudly singing “Ofbiz, lovely Ofbiz, wonderful Ofbiz.” They are interrupted by the waitress several times, but they resume singing more and more loudly until the sketch cuts to a historian talking about the Vikings, “…and Ofbiz selecting a Ofbiz particular Ofbiz item from the Ofbiz menu, would Ofbiz, Ofbiz, Ofbiz, Ofbiz…” as the singing continues on and on…

O

victorwss,

Acho legal seus post, adoro o idioma ingles.
Mas para todos os usuarios lerem claramente e nao ficarem em duvidas, escreva por favor em portugues.

Senao eu mesmo poderia copiar um monte de artigos aqui no GUJ em ingles, e prefiro manter a ideia apenas de vincular artigos para aqueles que tiverem interesse.

V

OfbizSolutions:
victorwss,

Acho legal seus post, ate adoro o idioma ingles.
Mas para todos os usuarios lerem claramente e nao ficarem em duvidas, escreva por favor em portugues.

Olha, não conheço o Ofbiz, não sei se é bom ou ruim. Só acho que a sua forma de divulgação está muito intrusiva e isso é ruim para você. Por exemplo, este tópico aqui, já desvirtuou completamente e o usuário que o criou não teve a resposta que precisava.

O

victorwss:

Olha, não conheço o Ofbiz, não sei se é bom ou ruim. Só acho que a sua forma de divulgação está muito intrusiva e isso é ruim para você.

Ola victorwss,

Obrigado pelo seu apoio e sugestao, acredito que o maior problema que percebo e que o fato do Ofbiz ser um framework funcional em ingles, e isto dificulta a sua adesao no Brasil.
Acredito que tudo e uma forma apenas de explicar mais simplesmente!

Te convido ate conhecer melhor o Ofbiz, já que vc mencionou que ainda nao conhece ele!

P

:arrow: O fato do Struts ser um framework funcional em ingles não dificultou a sua adesão no Brasil.

L

Eu aproveitaria para aprender, faria algumas perguntas sobre SOA e entre outras arquiteturas Open Source que produzem vantagens, alias não é todo o dia que aparece aqui no Fórum do GUJ, pessoas com esse nível técnico, principalmente um Consultor Open Source.

Da maneira que vc fala parece que vc pensa que esse tal Ofbiz é a unica maneira de se utilizar SOA…

O

peczenyj,

Concordo com vc plenamente, mas isso ocorre quando temos varios usuarios e artigos difundindo um conhecimento no idioma nativo…
Isto facilita bastantes o acesso a todas classes socias interessadas, Ofbiz e um framework que so possui materiais em ingles!

Caso tenha interesse em participar da comunidade Ofbiz, e mostrar os recurso deste framework no idioma portugues agradeceriamos profundamente a sua ajuda.

Afinal, a melhor forma de conhecer e trabalhando em equipe!

L

fsfnit:

Eu aconselho então pegar um framework simples que vc conheça bem… poderia usar o Vraptor que é bem simples ou o Struts…

P

Mas com SPAM vc não divulga tecnologia, vc atrapalha :wink:

F

Se o visual das páginas é importante no seu projeto eu ia de JSF + RichFaces, se a navegação é mais importante eu ia de SpringMVC, acho um porre a renderização das páginas em JSF. Se for só um CRUD mesmo acho legal criar uma tela estilo “masterDetail” com JSF e A4J, na mesma página você tudo que precisa de modo bem dinâmico.
Abraços,

M

fsfnit:

Já vi coisas piores sobre questões de EJB vs Spring FrameWork, sem mencionar Rails … pode uma coisa pior que isso…

Eu lhe garanto se a proposta do seu incliente for viável pelo investimento da tecnologia monto a melhor equipe para colocar o projeto no ar.

Escolha não só tecnológica mas saber ter solutions provider que vão combinar o melhor cenário para alavancar o negócio do seu cliente.

V

concordo. Primeiro tente conciliar: o que a equipe já sabe X atender o negócio do cliente

Se a equipe não souber a tecnologia necessária, bem… ai não tem onde fugir. É ganhar mais prazo, pra aprender a tecnologia, ou aumentar o valor do projeto, já que terá que contratar pessoas que já saibam tais tecnologias.

O

victor.godinho:

Se a equipe não souber a tecnologia necessária, bem… ai não tem onde fugir. É ganhar mais prazo, pra aprender a tecnologia, ou aumentar o valor do projeto, já que terá que contratar pessoas que já saibam tais tecnologias.

victor.godinho,

Por isso e sempre interessante ter profissionais que tenham expertise tecnicamente e funcionalmente.
Ja pensou como e a ideia do SAP? Analistas funcionais e programadores, trabalhando na customizaçao de um produto comum para todas as empresas!

E veja o sucesso e demanda de profissionais para casa modulo FI, SGA etc etc

B

Realmente o OfbizSolutions está ajudando MUITO um cara que só queria fazer alguns CRUD’s :lol:

W

Desculpa a pergunta mas afinal, que diabos eh “consultor open source” ? heheh

R

Uma vez li na web, que um Consultor Open source era um expert em soluçoes freeware e de codigo aberto. Se isto te ajuda akakak

L

Desculpa a pergunta mas afinal, que diabos eh “consultor open source” ? heheh

hahaha…

Sei lá, Deve ser um especialista em indexação do sourceforge. :lol: :lol:

Mas que é um nome bonito, owww

N

Depois de varias vezes insistindo nesse usuario chamado Marcio Duran que conhece o Ofbiz, nao sou ele sinceramente.
Se isto lhe alegra, somos uma comunidades de usuarios aberta a novos integrantes a filosofia Opensource Ofbiz.

Caso queira juntar-se, teremos o maior prazer em aceita-lo!

lobotomia total!
momento wtf!!!

minha filosofia de vida agora é ofbiz! hhahahahahahahahahah

eu ja falei num topico para o cara usar xstream o cara falou que nuam que queria fazer com dom então deu deixei pra la, imagina se tu tivesse falado sobre a filisofia de vida do xstream será que o cara tinha aceitado!!!

a desculpa para fazer SPAM é filosofia!!!

ninguem merece!

O

nextuser,

Vc um consultor SAP, eu um Consultor OpenSource, sera que existem diferenças logicas?!
Ou sera no final tudo um consultor para atender uma necessidade de mercado!

V

OfbizSolutions:
nextuser,

Vc um consultor SAP, eu um Consultor OpenSource, sera que existem diferenças logicas?!

Mas o cara não entra em tópicos onde a pessoa pede alguma coisa e diz para ele usar o SAP em um flood de dezenas de mensagens.

N

OfbizSolutions:
nextuser,

bom não sou SPAM!!

O

Pessoal,

Ao invez de dizer X ou Y criticando, porque nao estudamos e compartilhamos nossas experiencias profissionais de uma forte mais civilizada.
Dizer que algo e SPAM so porque alguem gosta de uma boa ideia e querer falar sobre o assunto…

Vamos participar mais das comunidades opensource e viver num mundo mais humano.

N

OfbizSolutions:
Pessoal,

Invez de dizer X ou Y criticando, porque nao estudamos e compartilhamos nossas experiencias profissionais de uma forte mais civilizada.
Dizer que algo e SPAM so porque alguem gosta de uma boa ideia e querer falar sobre o assunto…

Vamos participar mais das comunidades opensource e viver num mundo mais humano.

então faça o seguinte vc quer falar de ofbiz e naum quer ser chamado de spam fale de ofbiz quando alguem perguntar! ou abra um tópico para sua filosofia!!

O

nextuser:

então faça o seguinte vc quer falar de ofbiz e naum quer ser chamado de spam fale de ofbiz quando alguem perguntar! ou abra um tópico para sua filosofia!!

nextuser,

Respeito sua opiniao, vc parece ser um consultor que entende o mundo das consultorias e dos negocios, quando comentamos algo numa roda de amigos sempre surgem pessoas que lhe apoiam ou contradizem.

Como vc sabe, nem sempre o ofbiz pode ser a melhor soluçao num projeto simplificado, mas numa empresa em que ha potencial de crescimento visando seus processos, isto é um grande ponto a ser destacado.

N

eu ja usei o ofbiz fiz ums testes até customizei a interface com o usuário, mas vc tem que falar dele quando alguem perguntar sobre ele pelo que estou vendo vc quer falar sobre ele toda hora, se naum é SPAM vc tem que se controlar!

O

nextuser,

Fico muito feliz em saber algo assim, ja que no Brasil temos tao poucos profissionais com expertise em Ofbiz.
Nao falo toda hora, so dou minha opiniao sobre algo baseando-me nele.

Caso queira dar opinioes sobre como foi os projetos em que vc usou o Ofbi,z seria algo que iria agegar uma valor imenso a um outro post no GUJ.
http://www.guj.com.br/posts/list/90/116881.java

Afinal tenho que agradecer a todos os moderadores, por entenderem que minha intençao apenas foi ajudar a comunidade Ofbiz no Brasil e outros usuarios em que acreditei que o Ofbiz permitia alguma soluçao similar.
IObrigado!

P

OfbizSolutions:

Quais as diferenças entre Ofbiz, Seaside, Rails e Django?

Qual é o mais performatico e qual é o mais escalavel?

Seja objetivo.

O

peczenyj:
OfbizSolutions:

Quais as diferenças entre Ofbiz, Seaside, Rails e Django?

Qual é o mais performatico e qual é o mais escalavel?

Seja objetivo.

Ola peczenyj,

Tenho maior expertise em Ofbiz, e creio que ja mencionei varias vezes em todos os pots que fiz, dizendo vantagens, o que é, etc etc.
Os outros mencionados acima, nao tive o prazer de utilizarlos, mas caso vc queira explicarlos e mostrar suas vantagens, agradeceria profundamente a sua explicaçao.

P

Então compare o OfBiz com outras tecnologias que vc ja usou :wink:

O

peczenyj,

Acho estamos caindo naquele velho problema, banana é diferente de pepino.
Ofbiz é um framework funcional, e estes que sempre mencionamos no forum sao apenas tecnicos.

Acho isto uma comparaçao injusta, mas a unica mais logica e dizer um Ofbiz x DataSul x SAP ERP etc etc…
Mas como sempre digo, a comunidade depende de todos e ainda competir com empresas de um porte assim, precisaria ainda mais da força OpenSource.

O Ofbiz possui uma parte tecnica sem duvida, ai como mencionei outras vezes a ideia que talvez um Rails ou XX o faria melhor, nada impediria de agrega-lo e talvez fazer um Ofbiz melhor para todos.

Tudo -e apenas uma questao de trabalho em grupo, e buscar uma melhor soluçao funcional freeware.

V

Parabéns a todos (incluindo eu) por mais uma vez ter conseguido com total sucesso a desvirtuar completamente o tópico!

O que o usuário queria:

fsfnit:
Bom pessoal, é o seguinte é o seguinte, com essa fartura de “tecnologia” (designer partners,frameworks …) como escolher a tecnologia a ser usada em projeto ?
Tenho um sistema web para fazer, basciamente só fará CRUD e geração de relatórios, o que vcs usariam ?

Hibernate ? TopLink ?

E agora ?

O que virou o tópico:

Salada de Ofbiz com molho de Ofbiz.
Pizza de Ofbiz com borda de Ofbiz.
Ofbiz assado com sal grosso.
Ofbiz grelhado temperado com Ofbiz.
Ofbiz empanado.
Ofbiz recheado com Ofbiz.
Bolo de Ofbiz com creme de Ofbiz.
Ofbiz-cola com limão de Ofbiz.
Suco de Ofbiz com açúcar e gelo.
Ofbiz refogado.
Ofbiz frito no óleo de Ofbiz.
Pudim de Ofbiz com calda de Ofbiz.

N

como disse anteriormente

esse tópico virou “Momento wtf”!

F

Ofbiz me ajudou para caramba !!! PAra quem não lembra eu sou o autor do tópico !!!
Mto obrigado Ofbiz, lembrarei bastante de vcs e com mto carinho !!!
Engraçado, não me lembro do povo do Hibernate, do Struts ou de qq outra coisa ter spamado algum tópico para se promover.
Parece desespero.
Tem o projeto Mentawai, que é brasileiro, e não vi sequer algum post comentando sobre ele em todo fórum. Vou alertar a eles para spamar nos foruns tb.

O

fsfnit:
Ofbiz me ajudou para caramba !!! PAra quem não lembra eu sou o autor do tópico !!!
Mto obrigado Ofbiz, lembrarei bastante de vcs e com mto carinho !!!
Engraçado, não me lembro do povo do Hibernate, do Struts ou de qq outra coisa ter spamado algum tópico para se promover.
Parece desespero.
Tem o projeto Mentawai, que é brasileiro, e não vi sequer algum post comentando sobre ele em todo fórum. Vou alertar a eles para spamar nos foruns tb.

fsfnit,

Somente quiz lhe ajudar e mostrar um soluçao tecnologica de mercado, caso outras nao foram expostas aqui no forum nao sei a razao. Mas como semprei comentei, utilizo o Ofbiz como uma base solida de Java para comparaçao de frameworks e recursos.

F

Discordo meu camarada.
No inicio vc pode ate ter tentado ajudar, mas depois me pareceu que vc usou meu tópico p/ tentar promover seu “produto”.
Temos 5 páginas de discussão inútil !!!
Se tivessem 5 páginas do assunto relacionado ao tema que eu propus, teríamos gerado uma informação bastante produtiva, não só para mim mas para toda a comunidade.

R

Por favor mantenham o foco do tópico e respondam a dúvida do autor do tópico.

fsfnit,

você irá desenvolver algo que possa vir a utilizar algo parecido com a proposta do Ofbiz? Se não for utilizar, por favor informe nesse post e as respostas a respeito desse assunto não mais continuarão.

Editado: correção ortográfica.

F

Rafael Carneiro, não tenho interesse em usar o Ofbiz.

R

Ótimo. Então, você ainda possui alguma dúvida a respeito da escolha da arquitetura do seu sistema?

F

Sim Rafel.
Pois como falei anteriormente, desta vez eu estou livre para escolher. Queria unir o útil ao agradável.
Estou como autônomo no momento (por razões que expliquei em posts anteriores), quando trabalhava para uma empresa era mais com Jsp e Serlvets, e no meu entendimento parece estar caindo em total desuso.

Então queria aproveitar esta oportunidade para desenvolver meus conhecimentos com outras tecnologias, tenho um prazo esticado para entregar esse projeto. Já trabalhei um pouco com Struts e Hibernate. Tenho uma noção de JSF e de JSTL tb.

Queria algo que pudesse me gerar uma camada de apresentação sem muito esforço e limpa.
Existe algum milagre desses ?

R

Se você já trabalhou com Hibernate e JSF, então essa dupla seria um bom início para construir a sua aplicação. JSF fornece uma boa quantidade de componentes visuais e também facilidade no desenvolvimento (AJAX embutido, componentização, mensagens, etc).

Se você desejar criar aplicações mais ricas, uma boa pedida seria utilizar o Ext Js.

Atualmente o cenário para Servlets se dá em situações de que um framework web não dá conta ou até por tempo de resposta em aplicações (se bem que a diferença entre servlets e os frameworks web não são tão grandes). Utilizar frameworks web facilita e agiliza o desenvolvimento de aplicações.

Por último, veja a possibilidade de utilizar o Spring para fornecer um conjunto de templates (JPA, Hibernate, messageria, etc) para a sua aplicação, dentre outras características.

F

Blza,

Esse Ext Js me parece bastante interessante,a proposta dele é similar ao RichFaces ?
Para geração de relatórios só o Ireport mesmo?

V

fsfnit:
Sim Rafel.
Pois como falei anteriormente, desta vez eu estou livre para escolher. Queria unir o útil ao agradável.
Estou como autônomo no momento (por razões que expliquei em posts anteriores), quando trabalhava para uma empresa era mais com Jsp e Serlvets, e no meu entendimento parece estar caindo em total desuso.

Então queria aproveitar esta oportunidade para desenvolver meus conhecimentos com outras tecnologias, tenho um prazo esticado para entregar esse projeto. Já trabalhei um pouco com Struts e Hibernate. Tenho uma noção de JSF e de JSTL tb.

Queria algo que pudesse me gerar uma camada de apresentação sem muito esforço e limpa.
Existe algum milagre desses ?

Eu usaria o JSP, Servlets e JSTL tradicional. Mas não da forma como o pessoal costuma usar, e sim refatorando os JSPs tentando evitar ao máximo a duplicação de códigos colocando taglibs no lugar. Inclusive, fazer taglibs que façam consultas ao BD para deixar a arquitetura mais simples, evitando a criação de servlets que apenas passam o pedido para frente.
No banco de dados, um JPA (possivelmente com o hibernate por trás) cai muito bem.

O

fsfnit:
Discordo meu camarada.
No inicio vc pode ate ter tentado ajudar, mas depois me pareceu que vc usou meu tópico p/ tentar promover seu “produto”.
Se tivessem 5 páginas do assunto relacionado ao tema que eu propus, teríamos gerado uma informação bastante produtiva, não só para mim mas para toda a comunidade.

fsfnit,

Sinceramente sua atitude de dizer que sao varias paginas inuteis escritas e uma forma muito errada, pois quando postamos uma duvida num forum estamos abertos a novas ideias, muitas vezes sao ditas coisas que ajudam ou nao, mas reclamar pq ninguem disse pra vc fazer X + X + X e exigir a soluçao que vc deveria tomar. Meio ridiculo exigir de nós a sua responsabilidade.
Por favor, aceite melhor a opiniao de todos e saiba participar de um forum coletivo.

Muitas vezes quando abro um post, aceito perfeitamente as criticas e sugestoes que vao contra a minha dúvida…

R

Sim, só que ele é bem mais rico do que o RichFaces. Veja os demos no site do projeto.

Sim, ou até coisas mais simples como o iText. Se for trabalhar com CPF, CNPJ, boletos e outros detalhes, não deixe de dar uma olhada no caelum stella.

K

Bom amigos, vamos voltar ao tópico.

Quanto às necessidades do seu projeto, colocou que serão basicamente CRUDS simples e relatório, entretanto pode ser que a visão seja ampliada se olhar para a solução no papel de negócio, ou seja, pode ser que ela cresça com o tempo objetivando cumprir mais premissas.

1 - Então, pense no que seu projeto será daqui a 5 anos. Feito isso, talvez gaste um pouco de tempo modelando melhor a arquitetura, como um bom modelo de domínios.

2 - Linguagem e solução de implementação (Frameworks) devem vir num segundo passo alinhando curvatura de aprendizagem x time-to-marketing. Muitas vezes a arquitetura técnica de uma solução não é tão rebuscada, pois essa visa a rápida conclusão do projeto. Aqui também entra um rápido cálculo de custos sobre o projeto, podendo se fazer valer de técnicas como UCP ou FPA.

3- Com os dados em mãos, escolha tecnologia que facilmente possa adaptar ao cenário 2, caso exista. Aqui podem se encaixar uma série de frameworks fullstack, como SEAM, RAILS, GRAILS, ou até mesmo implementar utilizando alguns frameworks de forma Isolada como SpringMVC, IOC , HibernateTemplate (Spring), ORM - Hibernate vai depender das necessidades do seu projeto.

Algumas práticas de engenharia de software como TDD devem ser levadas em consideração e o tempo adicional ao custo do projeto, normalmente cresce em 30% do tempo. Por tal motivo também vale à pena estudar uma solução que contemple a prática de desenvolvimento sem onerar demais sua equipe.

Por fim, utilizaria algo que não me prendesse a um formato, por exemplo, utilizar JSF somente com cruds e se eu precisar expor parte do negócio para que outra plataforma consuma dados ? Há como desenhar isso utilizando frameworks FullStack como Rails, ao invés de utilizar Controllers por exemplo, se não me engano era tópico de uma das palestras do CV. Não que você vai deixar de usar JSF, somente quebre bem a arquitetura para que não fique intrínseca à solução.

PS: Para relatórios, existe uma engine super bacana, Jasper , vale à pena você investigar.

F

OfbizSolutions:
fsfnit:
Discordo meu camarada.

fsfnit,

Sinceramente sua atitude de dizer que sao varias paginas inuteis escritas e uma forma muito errada, pois quando postamos uma duvida num forum estamos abertos a novas ideias, muitas vezes sao ditas coisas que ajudam ou nao, mas reclamar pq ninguem disse pra vc fazer X + X + X e exigir a soluçao que vc deveria tomar. Meio ridiculo exigir de nós a sua responsabilidade.
Por favor, aceite melhor a opiniao de todos e saiba participar de um forum coletivo.

Muitas vezes quando abro um post, aceito perfeitamente as criticas e sugestoes que vao contra a minha dúvida…

Seguinte meu irmão,
Do momento que vc fica no meu post querendo vender sua ideia para os outros (nem para mim era) é informação inútil num lugar errado.
Do momento em que eu falei que não interessava e não monstrei interesse em usar essa porcaria de Ofbiz era para ter morrido ai sua insistência, mas vc estava preocupado em defender seu Ofbiz para outros usuários e estava visivelmente pouco se importando com o intuito do meu post.

Em nenhum momento reclamei pq alguem “nao me disse o que fazer” , reclamei pq VC ficou entupindo meu post e sendo inconveniente não só comigo mas com outros usuários. Vc foi responsável por disvirtuar o meu tópico, geração sim páginas de inutilidade. Se vc quiser discutir sobre seu OfBiz, abra um post seu, e fique lá debatendo.

E Ridículo é essa postura nojenta de vendedor de vendedor desesperado. É uma pena o GUJ ter dado espaço para vcs. Repito, nunca vi isso !!!
Nunca vi ng do Hibernate,do Struts, do TopLink, do Mentawai (projeto brazuca e de qualidade) entre tantos fazerem isso que vc e sua trupi fizeram.
Para mim isso é spammer, spammer para mim é lixo.
Se essa porcaria de Ofbiz fosse tão boa mesmo não precisaria ter vc e sua “esposa” aqui com essa postura ridícula e desesperada de vender essa idéia desse projeto que ng nunca ouviu falar.
Coisa boa cai nas graças do povo rápido !!!

Quem não sabe participar de fórum coletivo é vc, não sei se lá no forum do OfBiz permitem essa palhaçada que vc fez aqui. Fui chamado de ridículo e nerd por vcs.
Para mim vc é uma boneca, ops, um boneco pago para entrar em cada post para vender a idéia desse projeto de projeto.
Faça um favor para a comunidade, pare de encher o saco, de a sua opnião qdo ela for solicitada ou qdo for conveniente, que não é o caso aqui.

R

Já existe um tópico a respeito do Ofbiz. Portanto, discutam Ofbiz nesse tópico.

A partir de agora todos os posts sobre o Ofbiz nesse tópico serão sumariamente excluídos.

Devemos ter respeito com todos os usuários do fórum!

F

Bom voltando ao tema e acho que agora sem mais a “trupi do spam”,

O EJB ainda tem força no mercado ? Sua relação custo x benefício está melhor ? Pois lembro que nas empresas onde trabalhei haviam um certo receio sobre seu uso pela relação complexidade e resultados.

Eu nunca tive contato com os “novos” Designers Partners, quais seriam os mais indicados para que eu pudesse me desenvolver ? De preferência os mais simples e mais atuais no mercado para que eu possa colocar no currículo(penso em voltar ao mercado de trabalho!!!)
Ps: “Sou esforçado, leio mto, caço na net compro livros e tal.”

O

fsfnit,

Por favor sejamos profissionais de mercado e nao crianças, em nenhum momento lhe cheguei a tratar mal. Apenas lhe dei uma opçao e varias pessoas comentaram se esta opçao seria um case bom para vc ou nao.

Acredito que talvez vc tenha levado ao lado pessoal, ficou preocupado em nao obter a resposta que tanto queria, para ir embora e nao compartilhar com possiveis amigos ideias de soluçoes opensource.

Em nenhum momento minha intençao foi fazer SPAM, como ja lhe disse.
Mas so vejo da sua parte raiva e rancor soh, enquanto eu tenho a intençao de compartilhar experiencias e conhecimentos.

Meu pensamento e bem diferente do seu!

O

error

O

Rafael,

Obrigado pela consideraçao, minha intençao en nenhum momento foi prejudicar o post do usuario.
Somente quiz usar minha experiencia como uma possivel soluçao, que no caso e o framework que ja conhecemos.

:slight_smile:

L

OfbizSolutions, então use sua experiência e pare de ficar postando pelo menos nesse post, que não tem NADA a ver com você e como o próprio usuário criador do post disse, ele NÃO se interessa pelo seu produto…então podia parar de spam!

F

OfbizSolutions:
fsfnit,

Por favor sejamos profissionais de mercado e nao crianças, em nenhum momento lhe cheguei a tratar mal. Apenas lhe dei uma opçao e varias pessoas comentaram se esta opçao seria um case bom para vc ou nao.

Acredito que talvez vc tenha levado ao lado pessoal, ficou preocupado em nao obter a resposta que tanto queria, para ir embora e nao compartilhar com possiveis amigos ideias de soluçoes opensource.

Em nenhum momento minha intençao foi fazer SPAM, como ja lhe disse.
Mas so vejo da sua parte raiva e rancor soh, enquanto eu tenho a intençao de compartilhar experiencias e conhecimentos.

Meu pensamento e bem diferente do seu, pois nao venho atacar ninguem com uma pedra na mao!

Sem comentários, não perco meu tempo com pessoas de sua estirpe. TODOS que acompanharam este tópico estão de saco cheio de vc e sabem quem está faltando com a verdade.
Faça um favor para vc mesmo, e siga o conselho do nosso moderador peczenyj lá no inicio deste tópico: vc está fazendo spam e está dando um tiro no seu proprio pé!
Sem mais.

R

O EJB ainda tem força no mercado ? Sua relação custo x benefício está melhor ?

Não ha duvidas que essa especificação na sua versão 3 esta otima… mas como eu li em um post
quando eu uso EJB parece que eu estou tentando matar um passarinho com uma bazuca…
Isso sempre gera discução mas eu prefiro Spring…
^^

F

rdgms:

O EJB ainda tem força no mercado ? Sua relação custo x benefício está melhor ?

Não ha duvidas que essa especificação na sua versão 3 esta otima… mas como eu li em um post
quando eu uso EJB parece que eu estou tentando matar um passarinho com uma bazuca…
Isso sempre gera discução mas eu prefiro Spring…
^^

Extamente, tenho visto muitos pessoas compartilhando dessa opinião, que o EJB está melhor mas que é muita funcionalidade para “pouca” coisa.
Por isso queria saber de algum mais enxuto,atual, com boa aceitação no mercado e de preferência simples (dentro do possível).

O

fsfnit,

Uma boa soluçao de arquitetura e baseada em design patterns, codigos limpos, muitas vezes POJOS ao invez de EJB, principalmente se sao EJB Remotos ou Locais um ponto que difere muito em perfomance.
Um framework que utilize o padrao MVC, separaçao de camadas, templates de renderizaçao para separar a logica da view.

Tudo isso sao soluçoes, mas e uma questao de tempo e recursos para vc optar pela tecnologia.
Ja trabalhei em varios projetos com isto, e muitas vezes termos um framework MVC que utilize a ideia de Handlers associados para cada finalidade executada, como um Handler para PDF, JSP, FreeMarker etc etc

Mas o mais importante e sempre REFATORAR e nao ter medo de mexer no código do seu companheiro!

G

:: RAILS

Fiz algumas coisas pequenas com rails, como webblog, e programa simples de controle financeiro (inacabado por sinal), a minha experiência foi ótima, mesmo eu sendo noob em rails e ruby. Achei ele produtivo em muitos pontos, simples de usar, porém achei que para legado ele falta a desejar, já que amarrar um pouco os conceitos de banco, porém há scripts para isso como ActAsLegacy.

:: JSF

Usei com a implementação da richfaces, eu curto algumas coisas dessa tecnologia, mas ainda acho que falta amadurecer, a 2.0 ta chegará com boas melhoriais que tornará JSF mais produtivo e simples.

:: GWT

Estou doido para aprender a usar, principalmente com as suas extensões (smartGWT e Ext GWT).

O

Ter a ideia de agregar varios frameworks para construir um projeto, é permitir uma maior reusabilidade de recursos opensource.
Afinal, existem varios projetos que podem ser concatenados formando um projeto complexo.

Esta e a ideia de componentes trabalhando em conjunto, onde no final formam uma unidade de processo.
Cabe a vc apenas a decisao de juntar as peças!!

M

fsfnit:

Extamente, tenho visto muitos pessoas compartilhando dessa opinião, que o EJB está melhor mas que é muita funcionalidade para “pouca” coisa.
Por isso queria saber de algum mais enxuto,atual, com boa aceitação no mercado e de preferência simples (dentro do possível).

Veja o Ofbiz como uma PLATAFORMA DE NEGÓCIOS, que você só precisa invocar serviços utilizando o conceito de SOA via POJOS engine, e algo até semelhante com a Plaforma Yahoo que utiliza Python para recurso de busca para ativar serviços uma linguagem que pluga com uma demanda de API tal como BOSS, FLICKRs, YAHOO! APIs & WEB SERVICES.

:arrow: http://developer.yahoo.com/yap/

V

OfbizSolutions:
peczenyj,

Acho estamos caindo naquele velho problema, banana é diferente de pepino.
Ofbiz é um framework funcional, e estes que sempre mencionamos no forum sao apenas tecnicos.

Acho isto uma comparaçao injusta, mas a unica mais logica e dizer um Ofbiz x DataSul x SAP ERP etc etc…
Mas como sempre digo, a comunidade depende de todos e ainda competir com empresas de um porte assim, precisaria ainda mais da força OpenSource.

O Ofbiz possui uma parte tecnica sem duvida, ai como mencionei outras vezes a ideia que talvez um Rails ou XX o faria melhor, nada impediria de agrega-lo e talvez fazer um Ofbiz melhor para todos.

Tudo -e apenas uma questao de trabalho em grupo, e buscar uma melhor soluçao funcional freeware.

Calma kara… não precisa gaguejar… hahaha… sem comentários

O

victor.godinho,

So acho interessante explicar as vantagens e experiencia de mercado adquiras em frameworks usados por clientes.
Caso vc possa explicar outras que ja utilizou, agradeceriamos e fariamos um post mais completo para o usuario.

P

Otimo, começe a explicar :wink:

F

Desisto do tópico pessoal.
Vou procurar por informações em outros locais. E agradeço a todos os que realmente tentaram contribuir.

Sr Ofbiz, faça bom proveito, quer que eu mude o título do tópico para que vc possa vender melhor seu produto ?

O

fsfnit:
Vou procurar por informações em outros locais. E agradeço a todos os que realmente tentaram contribuir.

Sr Ofbiz, faça bom proveito, quer que eu mude o título do tópico para que vc possa vender melhor seu produto ?

fsfnit,

Por favor, saiba expor melhor suas duvidas e aceitar a opiniao de todos.

D

if(guj == orkut) permitirTopicosComPropaganda(); else if(guj == forumParaDiscutirJava) apagarTopicosComoEsse();

O

douglas_vidotto:
if(guj == orkut) permitirTopicosComPropaganda(); else if(guj == forumParaDiscutirJava) apagarTopicosComoEsse();

douglas_vidotto,

Nao quero contrariar a sua logica, mas esse if tem poblemas de comparaçoes.

Vc teria que usar um equals para isso, por favor revise a sua logica de programaçao antes de sugerir apagar algum topico num forum de Java.

ahh… Aproveito para lhe mostrar o jeito correto!!

if(guj.equals(orkut)) aprenderProgramarPrimeiro(); else if(guj.equals(forumParaDiscutirJava)) respeitarOpiniaoDosOutros();

S

OfbizSolutions:
fsfnit:

fsfnit,

Por favor, saiba expor melhor suas duvidas e aceitar a opiniao de todos.

Mas é cara de pau. Na minha opinião todos os posts de OfbizSolutions deveriam ser removidos deste tópico.

O

Ssalgado:

Mas é cara de pau. Na minha opinião todos os posts de OfbizSolutions deveriam ser removidos deste tópico.

Ssalgado,

Por favor escreva informaçoes que contribuam a assuntos relacionados a frameworks ou soluçoes, como eu fiz baseando-me pelo framework que todos ja conhecemos.

Afinal trabalhando sozinhos nao chegamos a lugar nenhum!!

N

como diz neste link

http://docs.ofbiz.org/display/OFBADMIN/Apache+OFBiz+Project+Overview

“Open For Business (OFBiz) is a suite of enterprise applications built on a common architecture using common data, logic and process components.”

resumo! ofbiz naum é um framework, muito menos algo para desenvolver qualquer aplicação web ou algo parecido!

então para de falar que ofbiz é um framework e aceite que ninguem mais aki quer ver um post teu! desiste cara!

M

douglas_vidotto:

:arrow: Nota a intenção do método equals é determinar se duas instâncias de uma dada classe são “significativamente equivalentes”

:arrow: Nota duas instâncias dos seguintes objetos wrapper serão sempre == quando seus [u]valores primitivos forem o mesmo[/u]:

Boolean
Byte
Character de \u0000 até \u007f(7f é 127 em decimal)
Short e Integer de -128 até 127

O

Ola nextuser,

Acho interessante seu comentario, mas vou respeitar este post e nao vou explicar isto aqui.
Por favor, visite o http://www.guj.com.br/posts/list/105/116881.java

M

nextuser:

resumo! ofbiz naum é um framework, muito menos algo para desenvolver qualquer aplicação web ou algo parecido!

SAP é muito menos interessante para meus clientes[size=18] ; )[/size]

então para de falar que ofbiz é um framework e aceite que ninguem mais aki quer ver um post teu! desiste cara!

A moderação aqui visa a todos a liberdade de expressão e conhecimento, não visa aqui tomar partido disso ou daquilo, vamos manter o foco na questão, se não tiver outros Open Source a se discutir a produzir melhores conceitos, sugiro que deixe de comentários unilaterais.

N

Marcio Duran:
nextuser:

SAP é muito menos interessante para meus clientes[size=18] ; )[/size]

estou falando que SAP é um framework por ai?
ou estou falando de SAP em todos os tópicos?

O

nextuser:

ou estou falando de SAP em todos os tópicos?

nextuser,

Por favor, se concentre no post e na duvida do usuario em aberto.
Caso queira falar de um outro framework em questao, visite o outro post.
Obrigado.

N

hahahahaha

N

fsfnit:
Bom pessoal, é o seguinte é o seguinte, com essa fartura de “tecnologia” (design patterns,frameworks …) como escolher a tecnologia a ser usada em projeto ?

Hibernate ? TopLink ?

E agora ?

MVC:
só Struts2,
Struts2 + Adobe Flex para UI fica bem xique mas vai dar trabalho!

Persistência:
JPA com Hibernate!

Relatórios:
JSP mesmo com o Struts2,
PDF usando jasper e com struts2 fica facil de lançar isso para o usuário usando um resultType

como vc disse é um crud simples então eu abandonaria o flex e qualquer idéia de ajax pq naum vejo a necessidade em algo tao simples.

a idéia de usa o struts2: é simples, alguns podem discordar mas realmente é simples, tem uma ótima documentação, é completo.

o JPA para facilitar e Hibernate pelos mesmos motivos do struts2 é maduro, tem uma vasta documentação e tudo mais.

se eu entendi é isso!!

para facilitar ainda a criação das classes e config do JPA vc pode usar o Dali do eclipse vai fazer toda essa parte para vc!

M

Não mas a afirmação de FrameWork Funcional é (paradigma simular ao SAP), entretanto Ofbiz é parte do projeto Jakarta , entretanto é ERP,CRM não sei porque não despertou interesse ou vantagem sobre tal, mesmo aqui os framework não funcionais, como Struts, Struts 2, entre outros são colocados aqui frenquentemente e já são assuntos até muito tarimbado demais.

É uma pena que SAP NetWeaver CE 7.1 SR3 aqui se expõe tão pouco já que é uma versão para se utilizar interoperabilidade ao código java com aspecto de novas features de forma a dar possibilidades para implementação Open Source também, as colocações aqui, deveriam abranger melhores concepções sobre tecnologias e suas vantagens mas não saem disso, vamos buscar melhores entreter técnico sobre o assunto, acho isso mais plausível .

N

Marcio Duran:
nextuser:

Não mas a afirmação de FrameWork Funcional é (paradigma simular ao SAP), entretanto Ofbiz é parte do projeto Jakarta , entretanto é ERP,CRM não sei porque não despertou interesse ou vantagem sobre tal, mesmo aqui os framework não funcionais, como Struts, Struts 2, entre outros são colocados aqui frenquentemente e já são assuntos até muito tarimbado demais.

É uma pena que SAP o NETware aqui se expõe tão pouco já que é uma versão para se utilizar interoperabilidade ao código java com aspecto de novas features de forma a dar possibilidades para implementação Open Source também, as colocações aqui, deveriam abranger melhores concepções sobre tecnologias e suas vantagens mas não saem disso, vamos buscar melhores entreter técnico sobre o assunto, acho isso mais plausível .

bom estou em um forum java logo vou falar de java e nuam de SAP ou de NetWeaver que mesmo que usando java naum é oq os usuários do forum estão procurando, quando alguem procura algo de netweaver vai em outro forum que naum é o da SAP mas é um forum de java que tem uma área totalmente dedicada ao netweaver, naum vou dizer o nome aki.

agora todo o rolo aki é pq ficam falando de um projeto que não tem nada a ver com a questão e varias pessoas levantaram isso e gerou todos esses posts “wtf” no meio de uma discussão totalmente diferente, porem quando postei algo só pq minha assinatura tem algo relacionado com um ERP e uma plataforma de desenvolvimento colocaram esse erp e essa plataforma nesse monte de posts, mas creio que nunca postei algo neste forum sobre SAP e netweaver…

se minha assinatura está incomodando é só falar que eu retiro naum tenho problema…

é isso que vcs 2 querem?

agora se querem me atakar para desviar tudo que ja aconteceu no tópico tudo bem então atakem o post que fiz respondendo o tópico realmente, e vamos ver quais idéias sao mais sólidas…

O

Pessoal,

O framework BeanShell e uma otima soluçao quando necessitamos criar e executar scripts em java, um recurso que so foi implementado no java 6.

Isto se torna muito vantajoso quando utilizamos VM’s mais antigas, o que se diga por passagem ocorre em varios projetos de empresas de grande porte.

N

e o BeanShell vai ajudar a fazer o CRUD que o fsfnit quer?

na parte de persistencia ou na interface com o usuário baseada em browser?

euy achei interessante o BeanShell mas nuam to encontrando relação!!

O

nextuser:
e o BeanShell vai ajudar a fazer o CRUD que o fsfnit quer?

na parte de persistencia ou na interface com o usuário baseada em browser?

euy achei interessante o BeanShell mas nuam to encontrando relação!!

Ola nextuser,

Legal vc ter buscado mais informaçoes sobre o BeanShell.

BeanShell pode ajudar na parte da View, imagine vc ter um framework que permite renderizar scripts que vc escreva com usando a linguagem do BeanShell em tempo de execuçao.

Seria uma boa forma de ter varias açoes principalmente tendo um Handler que pemita ler os scripts.

N

o beanshell vai fazer o html que será respondido para o browser?

O

nextuser,

Vc pode gerar qualquer saida por BeanShell, basta saber configurar o mime-type de saida.

N

mas usar o velho jsp com as tags do struts2 e tudo mais naum será mais simples ja que é apenas um crud simples!

O

nextuser,

Cabe escolher no momento a melhor tecnologia a ser utilizada, mas saber quais opçoes temos e muito importante.
BeanShell e uma que pode ser util dependendo da atividade que iremos gerar.

N

bom estou me baseando no que ele disse, ele perguntou sobre jsp, jsf, hibernate, toplink, e disse que era apenas um crud, então a idéia de usar jsp/jsf como view o struts2 como mvc e o JPA/hibernate seria mais sólido naum?

hoje com essas caracteristicas o netbeans por exemplo ja faz todo o crud para o desenvolvedor!
pode ser usando jsf ou struts1 mas ja é um bom começo!

N

existe outra opção que nunca usei e acho q vai demorar para usar pq nuam sou fam de jsf mas é o JBoss Seam.

o JBoss Seam reune: AJAX, JSF, JPA e EJB 3.0
lembrando que não precisa usar tudo isso em uma app mas o Seam reune tudo isso de uma forma simples…

a comunidade é muito boa, e a documentação tb.

http://seamframework.org/

video do crud sendo feito!!

M

nextuser:
existe outra opção que nunca usei e acho q vai demorar para usar pq nuam sou fam de jsf mas é o JBoss Seam.
lembrando que não precisa usar tudo isso em uma app mas o Seam reune tudo isso de uma forma simples…

O aceleramento de projetos poderiam se combinar melhor usando AndroMDA, já que podemos atraves da UML fazer modelagem que implemente artefatos e mecanismo de Framework tanto para Struts 2, JSF, EJB 3.0 usando conceitos de Platform-Independent Model e PSM, além já se beneficiou desse recurso ?

T

fsfnit:

Hibernate ? TopLink ?

E agora ?

Se for para fazer CRUD, tem que ser Java? Que tal Ruby, Python ou Groovy, por exemplo? Eles irão fornecer frameworks web interessantes para ajudar com os CRUD’s, como por exemplo, Ruby On Rails, Django, Turbo Gears e Grails.

Se tiver que ser java talvez você devesse dar uma olhada no tapestry. Com ele é simples criar CRUD’s. Talvez outra combinação legal seria NetBeans + Seam. Enfim, deve de haver alguma IDE ou ferramenta que facilite a criação de CRUD’s. Dê uma procurada :wink:

Se o projeto vai além de CRUD’s, ai é bom ser mais cuidadoso em suas escolhas. :wink:

Abraço!

N

Marcio Duran:
nextuser:

O aceleramento de projetos poderiam se combinar melhor usando AndroMDA, já que podemos atraves da UML fazer modelagem que implemente artefatos e mecanismo de Framework tanto para Struts 2, JSF, EJB 3.0 usando conceitos de Platform-Independent Model e PSM, além já se beneficiou desse recurso ?

ja mas naum foi com o androMDA é muito interessante alem de facil!

M

nextuser:

ja mas naum foi com o androMDA é muito interessante alem de facil!

Poderia dizer qual ferramenta [color=green]Open Source[/color] que você utilizou e que teria a mesma equivalência de produção, visto que com [color=green]AndroMDA[/color] estaria mais próximo do desenvolvimento ao Escopo Iterativo e Incremental para o Gerenciamento Ágil de Requisitos, sem contar que tenho conceitos de “Convention over Configuration” e “Don´t Repeat YourSelf”, algo similar ao [color=red]RubyOnRails[/color] ?

L

Ai, que tédio!!!
Não sei como perdi tanto tempo lendo Ofbiz nesse tópico, rsrs…
Mas, enfim, parece que o amigo se redimiu e está tentando dar outras saídas para a solução esperada no início do tópico.
Pois bem, estou precisando definir algo parecido. Mas não tenho grandes experiências com JavaEE. Na verdade, vai ser meu primeiro projeto “sério”, profissional, para o mundo web.
Pesquisei bastante, comprei livros, testei, estudei alguns frameworks (os principais do mundo OpenSource, claro) e cheguei a conclusão óbvia de que é relativo ao que é conhecido como a pirâmede da gerência de projetos, a saber: tempo, custo e escopo. E nesse âmbito, vale ressaltar a preferência pessoal do desenvolvedor, o que o impulsiona mais num conjunto de tecnologias…
Fiz minha escolha, baseando nas minhas preferências e também no poder de cada projeto:

• Hibernate
  • JSF (seguindo à risca as especificações JavaEE)
  • Facelet (integração com JSF para web 2.0, facilitando a relação entre (x)html, css e jsf)
  • ICEFaces (para integração de ajax pelo netbeans)
    Basicamente…
    _
    Confesso que esse tópico me causou extrema antipatia com o que nem conheço ainda: Ofbiz…
    Espero que ele seja um aliado, daqui a uns tempos (se for realmente bom pra sobreviver); e que não tenha nada haver com essa “indução spâmica”, rsrsrs…

Um abraço!

N

é uma ferramenta proprietária da SAP totalmente model-driven que gera interface em adobe flex, é simples e acessa qualquer coisa junto com a plataforma deles é claro que para integrar com algo legado seria necessário outra ferramenta do pacote que faz isso…

o usuário final adora a ferramenta por causa da qualidade da interface, os BPX(Business Process Expert) que é o foco da ferramenta sao os usuários que usam ela para modelar as aplicaçoes!!

é um paradigma totalmente diferente é requer outros cargos na empresa como o a pessoa que fica encarregada dos processos da empresa e das aplicaçoes modeladas para nuam perder o controle!! hehe isso é um problema que ela mesmo criou! o usuário final(BPX) pode fazer quantas apps ele quiser com a ferramenta sem verificar se outro usuário ja fez isso! :smiley:

O

Linkel:

Confesso que esse tópico me causou extrema antipatia com o que nem conheço ainda: Ofbiz…
Espero que ele seja um aliado, daqui a uns tempos (se for realmente bom pra sobreviver); e que não tenha nada haver com essa “indução spâmica”, rsrsrs…

Um abraço!

Linkel,

Caso queira conhecer mais sobre o Ofbiz sugiro visitar um outro post para conversamos melhor.
Visite: http://www.guj.com.br/posts/list/120/116881.java

Conforme foi solicitado, este post esta focado em soluçoes tecnologicas que envolvam outros frameworks no momento.

L

OfbizSolutions:
Caso queira conhecer mais sobre o Ofbiz sugiro visitar um outro post para conversamos melhor.
Conforme foi solicitado, este post esta focado em soluçoes tecnologicas que envolvam outros frameworks no momento.

É uma piada?
Não quero saber de Ofbiz nenhum! Acabo de dizer que tomei antipatia com ele por causa da tua falácia barata e você vem com mais marketing?
Assim como a IBM com o projeto San Fracisco, não duvido muito do possível blefe, se é que a Apache tem mesmo dado tanta importância pra esse tal de Ofbiz…

M

Não utilizaria nunca um framework com esse nome Ofi oque? Cara, não leva a mal não, mas você não acha que já encheu o saco da galera com tanta propaganda desnecessária?
Aí galera, abram os olhos, isto pode ser a maior fria! Um framework que aparece do nada, e se diz a solução perfeita só pode ser enganação. :wink:

O

Marcio_Nogueira:
Não utilizaria nunca um framework com esse nome Ofi oque? Cara, não leva a mal não, mas você não acha que já encheu o saco da galera com tanta propaganda desnecessária?
Aí galera, abram os olhos, isto pode ser a maior fria! Um framework que aparece do nada, e se diz a solução perfeita só pode ser enganação. :wink:

Marcio_Nogueira,

Sugiro conhecer melhor a tecnologia antes de se deixar levar pelo jogo de interesses de alguns usuarios.
Por favor, respeite o post e caso queira falar mais do framework funcional visite o post adequado.

M

Meu caro OfbizSolutions quem não respeita o post desde o início não sou eu. Estou apenas alertando os outros membros do forum sobre algo que pode ser sim uma tremenda fria. :wink:

O

Marcio_Nogueira,

Recomendo mais uma vez conhecer o potencial de tecnologias ainda nao descobertas no Brasil.
Afinal nao e todo dia que falamos de frameworks funcionais nos foruns.

M

Marcio baseado em que ??? você esta se colocando, aliás fiz algumas perguntas aqui quanto o AndroMDA e a resposta foi uma solução proprietária, mas me diz ai, quero saber de você sobre o OpenStrategies e sobre o que você sabe sobre a persistência que ele faz no Derby e como ele usa o gerenciamento de interfaces para integração business plann… estou esperando … saber…, a IBM tem soluções Universal Service Bus, você vai adotar tal instrumento para integrações de soluções orientado a negócios … que ponto vc esta se colocando

O

Pessoal,

Muitas vezes pensamos que precisamos ter a tecnologia X e Y para termos um otimo projeto, e esquecemos que o principal e entendermos o negocio do cliente. Termos uma boa metodologia de desenvolvimento, controle de testes e qualidade sao o maior diferencial para o sucesso de um projeto.

Para aqueles que sao mais focados na area de programaçao, e nao entendem muitos sobre gerenciamentos de projetos lhes explico que a base de um bom gerenciamento e o famoso triangulo: prazo, custo e qualidade.

L

Marcio baseado em que ??? você esta se colocando, aliás fiz algumas perguntas aqui quanto o AndroMDA e a resposta foi uma solução proprietária, mas me diz ai, quero saber de você sobre o OpenStrategies e sobre o que você sabe sobre a persistência que ele faz no Derby e como ele usa o gerenciamento de interfaces para integração business plann… estou esperando … saber…, a IBM tem soluções Universal Service Bus, você vai adotar tal instrumento para integrações de soluções orientado a negócios … que ponto vc esta se colocando
Vixi! Cadê aquele pessoal sóbrio que costumava encontrar por aqui???
Parece um bando de topeiras dominadas por uma simples solução chamada Ofbiz…
Esse Ofbiz deve ser bom-de-cama, viu! kkkkkkkkkk

O

Linkel:

Linkel,

Acredito que seu maior enfoque seja somente codigos e soluçoes bem pre-estabelecidas por algum analista/arquiteto, para que possa iniciar alguma atividade num projeto.
As vezes quando pensamos em integraçoes de plataformas, entender o negocio real do cliente é o ponto mais importante, e parece que vc esta ignorando muito este ponto.

Por favor, sugiro ler um pouco mais sobre a parte de analise de sistemas e gerenciamento de projetos.

F

Rich Faces (Ajax4jsf) + Hibernate Annotations e Hibernate Validator. Não vai se arrepender! :wink:

M

Linkel:

Que recursos de Meta-programação eu usaria no Ofbiz para camada de apresentação, aos FrameWorks que você se referiu tem a mesma versatilidade para features que são atuantes em presentation, Business e Data, me diz um aspecto que seja SOA para uma interface de negócios plugáveis de tal forma onde eu simplesmente reutilizo componentes sem perder a produtividade do negócio do meu cliente pois já tenho módulos funcionais e implementáveis, explica ai para agente.

L

OfbizSolutions:
Muitas vezes pensamos que precisamos ter a tecnologia X e Y para termos um otimo projeto, e esquecemos que o principal e entendermos o negocio do cliente. Termos uma boa metodologia de desenvolvimento, controle de testes e qualidade sao o maior diferencial para o sucesso de um projeto.
Para aqueles que sao mais focados na area de programaçao, e nao entendem muitos sobre gerenciamentos de projetos lhes explico que a base de um bom gerenciamento e o famoso triangulo: prazo, custo e qualidade.

OfbizSolutions,

Você parece ser um daqueles que pensam conhecer toda a engenharia por trás dos projetos de software, mas se contradiz quando estende o assunto vinculando o “negócio do cliente”.
Você vem aqui, gasta seu tempo (que parece não ser muito ocupado) bitolando pra galera um tal framework doidão Mister-M, salvação do mundo, fazendo propaganda descarada e barata, incoveniente, e depois diz que não precisamos de tecnologia X ou Y para termos um ótimo projeto e diz que o principal é entendermos o negócio do cliente, termos uma boa metodologia de desenvolvimento, controle de testes e qualidade… Não entendo, sinceramente, o paradoxo.
Quando você inclui “qualidade”, como sendo parte do triangulo conceitual da gerência de projetos, você comete um grande pecado; não se substitui escopo por qualidade! Alguns até entendem “qualidade” como sendo um quarto foco da gerência de projetos, mas essa abordagem não é condizente. O escopo exige o máximo de gerenciamento, em qualquer projeto.
Mexendo no tempo, por exemplo, é impossível não se mexer também no custo e/ou no escopo, e o mesmo se aplica para o custo, e para o escopo, mas não podemos dizer isso necessariamente à qualidade. E por isso dizemos que são um triângulo.
É aí que entra a necessidade do amigo que iniciou esse tópico.
Tem que se definir com seriedade as ferramentas, como componentes das tecnologias empregadas, na iniciação, no planejamento e na execução do projeto. Qualquer um que realmente entende de gerência de projetos sabe muito bem disso. Como também se sabe que é paradoxal querer se atrelar (leia-se, prender) a uma determinada solução, quando se quer na verdade, produzir soluções com projetos. O próprio SAP, conclamado, é evidência disso.
Esse negócio de você querer diminuir os “programadores” em detrimento aos “gerentes de projetos”, fazendo aluzão à esse tal Ofbiz, é coisa do passado, meu amigo. Coisa da época das brigas entre Analistas de Sistemas e programadores Visual Basic/Delphi.
Não me atrevo a vender um peixe com tamanha ignorância, seja ele a melhor solução para o aquecimento global! hehehe…

O

Linkel,

Entendo suas duvidas, afinal quando trabalhamos em alguns projetos as vezes ficamos limitados a alguns papeis e nao temos oportunidades de conhecer outras areas ou funcionalidades. Sugiro sempre trabalhar com metodologias flexiveis e interativas, como XP.

Como comentei, a area de negocio é a chave para todo o sucesso de um projeto em TI. Quando optamos por frameworks tecnicos, decidimos ter toda a responsabilidade de desenvolver algo do zero. Porem existem frameworks funcionais que permitem termos uma base solida de negocio para as empresas, e o mais importante um nucleo comum onde varios programadores como vc, poderiam mudar facilmente de empresas conhecendo os modulos e codigos compartilhados na internet.

Acredito que seria algo muito interessante vc conhecer a parte de gerenciamento de projetos, pois envolvem custos e prazos, e sao estas variaveis que fazem um cliente aceitar ou negar uma proposta.

Por favor, revise seus conceitos de programaçao basica e opte por soluçoes funcionais completas.

M

Linkel:

Esse negócio de você querer diminuir os “programadores” em detrimento aos “gerentes de projetos”, fazendo aluzão à esse tal Ofbiz, é coisa do passado, meu amigo. Coisa da época das brigas entre Analistas de Sistemas e programadores Visual Basic/Delphi.
Não me atrevo a vender um peixe com tamanha ignorância, seja ele a melhor solução para o aquecimento global! hehehe…

Linkel na boa mesmo, eu já estive em corporações de ponta e digo pra você, o desenvolvimento ágil é strategies e nisso tem muito mais de um paradigma para que simplesmente se dê o luxo de programação artesanal, eu acho muito legal esse parada de fazer algoritmos lindos e maravilhosos e acho fascinante implementações braçais, mas veja ai agora … a necessidade de entender Domain Drivern Design , aplicação o desenvolvimento do Domínio para a implementação e fazer um TDD sem perder tempo para ferramentas de test e ainda assim continuam as complexidade para se escolher o melhor Design Pattern e ainda aspectos de analises sobre enxugamento de processos via XP e entre outras metodologias que naturalmente com ferramentas caras de ponta você talvez atingiria eu particularmente recomendaria o AndroMDA , Model Driver Architecture, mas no fundo veja ai o Ofbiz ele é uma Plataforma de Negócios que já tem um pensamento ano luz de tudo que você já pensou em implementações e nisso sem contar com requisitos prontos para serem ativados isso chama-se inteligencia de negócios ou melhor dizendo Business Intelligence, features pronta para linkar projetos funcionais algo que a IBM e a SAP já disponibilizam isso mas a custo de milhões de dollares para você querer em pensar em utilizar.

L

OfbizSolutions:
Linkel,

Acredito que seu maior enfoque seja somente codigos e soluçoes bem pre-estabelecidas por algum analista/arquiteto, para que possa iniciar alguma atividade num projeto. As vezes quando pensamos em integraçoes de plataformas, entender o negocio real do cliente é o ponto mais importante, e parece que vc esta ignorando muito este ponto.
Por favor, sugiro ler um pouco mais sobre a parte de analise de sistemas e gerenciamento de projetos.

Marcio Duran:

Que recursos de Meta-programação eu usaria no Ofbiz para camada de apresentação, aos FrameWorks que você se referiu tem a mesma versatilidade para features que são atuantes em presentation, Business e Data, me diz um aspecto que seja SOA para uma interface de negócios plugáveis de tal forma onde eu simplesmente reutilizo componentes sem perder a produtividade do negócio do meu cliente pois já tenho módulos funcionais e implementáveis, explica ai para agente.

kkkkkkkkk… Vocês são muito soberbos! As duas últimas bolachas do pacote: recheadas e grudadas, rsrsrsr…
Parece que o foco de vocês é mesmo mostrar que sabem de alguma coisa, principalmente, que são melhores que os coitados dos programadores Java nerds que têm que aprender um monte de frameworks para sobreviverem aos projetos, rsrs…
Bom, OfbizSolutions, faz tempo que saí do seu patamar de espectador da Análise de Sistemas e do Gerenciamento de Projetos. Pode ter certeza que não preciso ler o que te guia a acreditar nesse Ofbiz como o novo SAP da implementação de projetos do mundo OpenSource. E, ao contrário de alguns, não estou preocupado em mostrar que sei alguma coisa…
Agora, Marcio Duran, você é movido a SOA, né… Tenho plena convicção de que o desenvolvimento Java induz o reuso caixa-branca, ao invés de reuso caixa-preta, na grande maioria dos frameworks, por implicar o conhecimento da estrutura da implementação do projeto por parte dos desenvolvedores; mas, simplesmente dizer que seu framework implementa reuso transparente, que é o que você tem batido na tecla pra defender seu amor por Ofbiz (ou por OfbizSolutions, não sei, rsrsrs), não quer dizer que seus projetos poderão se autodenominar SOA, ou estou enganado? Como também não significa que uma aplicação sem reuso caixa-preta, advindos de frameworks ou da natureza da linguagem, não possa também se intitular SOA, ou estou enganado mais uma vez?
E também não significa que o uso de frameworks vá impossibilitar soluções plugáveis à aplicação, principalmente se falando de Java. É tosco demais pensar tão quadrado assim!
Sem falar que SOA é muito abrangente… E para uma aplicação se intitular SOA, pode agregar um conjunto de várias caracteristicas da orientação a serviços, mas não necessariamente todas.
Ridícula a sua abordagem.
Vamos falar sério agora?

O

Linkel,

Por favor, respeite os usuarios deste forum java.
Afinal nosso objetivo e compartilhar e ajudar os outros, um ponto ao qual vc esta se diferenciando.

L

OfbizSolutions:
Linkel,

Entendo suas duvidas, afinal quando trabalhamos em alguns projetos as vezes ficamos limitados a alguns papeis e nao temos oportunidades de conhecer outras areas ou funcionalidades. Sugiro sempre trabalhar com metodologias flexiveis e interativas, como XP.

Como comentei, a area de negocio é a chave para todo o sucesso de um projeto em TI. Quando optamos por frameworks tecnicos, decidimos ter toda a responsabilidade de desenvolver algo do zero. Porem existem frameworks funcionais que permitem termos uma base solida de negocio para as empresas, e o mais importante um nucleo comum onde varios programadores como vc, poderiam mudar facilmente de empresas conhecendo os modulos e codigos compartilhados na internet.

Acredito que seria algo muito interessante vc conhecer a parte de gerenciamento de projetos, pois envolvem custos e prazos, e sao estas variaveis que fazem um cliente aceitar ou negar uma proposta.

Por favor, revise seus conceitos de programaçao basica e opte por soluçoes funcionais completas.

Cara, você é uma figura mesmo…
Quando pedi sua compreesão pra qualquer dúvida?
Não trabalho pra nenhuma grande empresa, não estou abaixo de nenhum gerente de projetos e não estou limitado a nenhuma área ou funcionalidade… Sou pensante, prezo a profissionalidade, e também não sou um programador…
Programação básica leva não mais que uma semana pra digerir e “soluções funcionais completas”, bem sabemos que não existem, em suma…
Deixa de ser bitolado, Consultor, rsrsrs…

Quem está falando de programação artesanal, braçak, ou coisa do tipo?
Só o seu framework funciona no mundo?
Você parece ser bem mais fundamentado do que o OfbizSolutions, se forem pessoas diferentes, claro, e é estranho ser tão bitolado quanto ele…

Encerro por aqui os meus comentários…
Acho que não preciso me preocupar mais com as asneiras que vocês estão usando para defender seu ganha-pão…
Já se foi algum tempo depois do nascimento do Ofbiz, e até hoje não conseguiu sair pra muito longe das cabeças inóculas de alguns, piiiiiiiiiiiiiiiip…

Um grande abraço a todos, e aproveitem seus frameworks e todo o poder que podem agregar aos seus projetos!!!
Thanks for the attention, fans of the gauge, rsrsrs…

N

eu me disse q nuam ia mais falar de ofbiz mas estão ainda discutindo isso!!! :S

edixa eu ver se entendi!!

o cara quer um CRUD por exemplo para cadastrar a lista de DVDs dele e vcs acham que o ofbiz é para isso?

o outro ja mudou para model-driven!! é um caminho mas só conheço o AndroMDA que trabalha com Spring, EJB, .NET, Hibernate, Struts1

fica complicado usar struts1 né…
Spring é bizuu!! :smiley:
EJB? ou EJB3? se nuam for o 3 nem vale a pena…
Micro$oft…
Hibernate mas sem JPA vao ter empresas que vão barrar quando tem uma estrutura muito bem preparada para projetos…

a idéia é boa e eu conheço ele desde o começo mas até hoje naum teve muito progresso!!

creio que temos que manter o foco no solicitado que foi um crud com interface web via browser!!

de uma olhada no wavemaker ainda é complicado encontrar algo model-driven opensource bom!
http://www.wavemaker.com/product/

F

Bom amigos de bem.
Estou me desligando deste tópico e até do GUJ enquanto ainda tiver palhaços fazendo spam no forum.
Já recebi algumas mensagens privadas relatando que essa trupi está avacalhando os tópicos a bastante tempo.
Noto também que a moderação tem estado muito passiva para com essas pessoas, já que quase todos os usuários frequentadores deste tópico estão reclamando dessa estirpe, inclusive os próprios moderadores !!! Isso me leva a suspeitar (penso que na cabeça de outros users tb) que talvez exista um elo ($$$) entre o GUJ e o OfASS, mil perdões se eu estiver errado, e caso eu esteja certo, imagino que os moderadores nada (ou quase nada) podem fazer a respeito.

Portanto amigos, quem puder e quiser continuar me ajudando, abri esse tópico em outro fórum:
http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?showtopic=330804

Por enquanto estou me desligando deste fórum até que providências sejam tomadas.
Sou muito grato a todos que tentaram me ajudar de qq forma, seja tentando protestar com essa escória que aqui se estabeleceu, ou seja realmente postando informações inerentes a minha dúvida e de muitos outros.
Infelizmente fica díficil manter a informação e uma boa troca de mensagens com tanto SPAM sujo gerando desinformação, e ainda por cima fora de contexto !!!
Já falei que não tenho e nunca terei interesse em OfASS algum, e fui perguntado formalmente por um dos moderadores incomodados com essa situação, se me interessava OfASS, e respondi formalmente NÃO. Nem se OfASS fosse papel higiênico eu usaria, afinal, minha privada merece coisa melhor !!!

Mais uma vez agradeço a todos os amigos que tentaram me ajudar !!! Um dia as coisas voltarão a ser como eram e poderemos ter posts íntegros e livre de propaganda barata.

Abraços a todos.

P

Ok, Vou trancar antes que descambe ainda mais.

Só vou editar o titulo para o que era: porem a reclamação esta anotada.

Vamos debater o caso. Lembrando o usuario OfBizSolutions foi MUITO avisado mas preferiu ignorar.

Criado 5 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 8 de fev. de 2009
Respostas 154
Participantes 30