Como está mercado de trabalho para programadores Android?

35 respostas
W

Bom dia,

eu acho que a pergunta já diz tudo e estarei aberto a opiniões!

35 Respostas

I

Comparando com as vagas de Java para web, com certeza está muito longe. Vejo que algumas poucas vagas tem, mas dificilmente para junior, é mais para “senior”

W

Porque será que é mais para senior?

W

Eu vou esperar mais sugestões, porque acho que não é bem assim.

A

Eu vou esperar mais sugestões, porque acho que não é bem assim.
Eu já acho que é QUASE assim. Vejo somente que as palavras Júnior e Sênior como fora de contexto. Normalmente as vagas de Android por aí requerem que você já saiba o que está fazendo e quase nunca vão estar dispostas a pegar um iniciante pra formar. Então como eles fazem na entrevista? Mostre o que você já fez.

A pouca vivência que eu tive com contratações Android até agora são assim, o cara mostra o que ele já publicou na Play, quando já tem um profissional Android na empresa, rola uma entrevista técnica, quando ainda não tem, fica pelo tempo de experiência e pelo o que já foi produzido.

Logo, provavelmente esse é tipo de vaga que (de acordo com minha vivência até agora) você provavelmente vai precisar de um App já desenvolvido e de preferência publicado, usado e avaliado.

Abs []

F

Não sei como está no brasil mas aqui em londres sinto que a demanda por desenvolvedor mobile (android & ios) é cada vez maior.

Em alguns projetos que participei, em 2 empresas distintas, o número de desenvolvedores mobile era maior que desenvolvedores backend, o que por um momento me fez pensar em investir um pouco nisso.

J

Ruim, assim como para todos os outros. Até vagas para juniores estão difíceis, a maioria que vejo é pra sênior.

P

Porque a empresa contrataria um júnior?

W

Você nunca foi Junior? Receber pouco, ter pouca experiência, precisar de acompanhamento?

Com uma pergunta como essa é como se desmerecesse a categoria “Junior” e dissesse que ela nunca deveria existir.

Quando alguém está na faculdade acredito que não tem como pular de universitário direto para Senior.

Acredito que qualificação técnica é muito importante, porém mais importante do que a qualificação é a pessoa saber se relacionar bem, ter comprometimento, ética, levar por menos as criticas e os desacordos com colegas de trabalho.

Conheço bons programadores desempregados porque não sabem se relacionar, implacáveis, lingua afiada.

Eu pretendendo ser um bom programador, ser um bom amigo e ser talvez gerente, mas preciso apontar por lugar certo.

Será que como universitário sabendo programar em Java Web porém sem experiência, e saber programar em Android porém sem experiência alguma empresa não me daria a oportunidade de entrar numa empresa como Junior?

A

O mercado está bom, mas como é uma especialização, o mercado é menor. Tanto no número de empresas contratantes, como profissionais disponíveis.
Ter app desenvolvidas (mesmo não publicadas) é bem valorizado.

W

A H Gusukuma:
O mercado está bom, mas como é uma especialização, o mercado é menor. Tanto no número de empresas contratantes, como profissionais disponíveis.
Ter app desenvolvidas (mesmo não publicadas) é bem valorizado.

Acredito que seja isso mesmo.

J

Porque ela é boazinha e caridosa.

A

Acho que não foi esse o teor da resposta dele.

Perceba que programação para Android é algo relativamente novo. Normalmente as empresas que estão investindo pesado no ramo, são empresas que já possuem um negócio consolidado e portanto tem suas equipes e podem treiná-los para conhecer a tecnologia ou então contratam os melhores do mercado para o fazer, ou então são empresas que estão começando agora, com perfil de startups, etc.

Essas segundas procuram o perfil do profissional que já tem alguma experiência no desenvolvimento de Apps. Como o cara prova que sabe? Desenvolvendo uma(s) app(s) pra mostrar.

Portanto, repito, essa palavra Júnior (inciante com experiência mínima) se aplica bem pouco no contexto do desenvolvimento Mobile na hora da contratação de um desenv nessas empresas, pois no final das contas será: O que você já fez com Mobile ???

Claro que não elimina a possibilidade de termos um Programador que programa em Android desde que a Google lançou a documentação e um que só começou em Janeiro de 2015 serem distinguidos como Sênior e Júnior respectivamente, eu só acho que no final das contas, o seu sucesso nessa área vai estar muito mais atrelado ao “que você já fez” e não ao tempo que programa.

Por isso, minha dica é que se você quer programar em Android, comece hoje, faça uma App, melhore-a, gere atualizações, receba os feedbacks e melhore-a mais ainda. Quando surgir uma vaga pra desenvolvedor android, mande seu currículo, você tem chances de ser contratado.

Agora claro, procure fazer Apps variadas, que de preferência usem a Api do Maps, CÂmera, GPS, etc. isso enriquecerá seu portfólio.

No final das contas, mesmo com tudo isso, nada é garantido.

W

Porque ela é boazinha e caridosa.

Nunca vi pensamento tão sábio em toda minha vida! rs

A

Tem empresas pegando todos os níveis, inclusive estagiários. Mas, como disse, são poucas.

A

A H Gusukuma:
Tem empresas pegando todos os níveis, inclusive estágiarios. Mas, como disse, são poucas.

É provável tendo em vista que cresceu exponencialmente. As que participei de parte do processo ou acompanhei o de colegas, até agora têm apenas pedido pra ver o usuário da Play Store do cara.

A

adriano_si:
A H Gusukuma:
Tem empresas pegando todos os níveis, inclusive estágiarios. Mas, como disse, são poucas.

É provável tendo em vista que cresceu exponencialmente. As que participei de parte do processo ou acompanhei o de colegas, até agora têm apenas pedido pra ver o usuário da Play Store do cara.

Normalmente são empresas que ainda não tem uma equipe de desenvolvedores mobile e precisam urgentemente de desenvolvedores com um perfil mais avançado para começarem a produzir rapidamente.
As que já contam com uma equipe razoável, já estão contratando estagiários e juniores para terminar de formar na própria empresa, principalmente porque ainda não tem quantidade disponível.

J

Não querem profissionais Junior pelo fato de ainda não terem uma equipe madura o suficiente para treinar esse Junior e torná-lo lucrativo. Estão formando a equipe ‘ágil’.

A

A H Gusukuma:
As que já contam com uma equipe razoável, já estão contratando estagiários e juniores para terminar de formar na própria empresa, principalmente porque ainda não tem quantidade disponível.

Faz sentido… Eu ainda não vi nenhuma dessas, quando a vaga é pra Android… Repito, não discordo que hajam, mas acho que o número AINDA é baixo.

A

adriano_si:
A H Gusukuma:

Faz sentido… Eu ainda não vi nenhuma dessas, quando a vaga é pra Android… Repito, não discordo que hajam, mas acho que o número AINDA é baixo.

Sim. Além disso muitos desenvolvedores Android já trabalhavam em outras plataformas, então, nem eram mais juniores.

A

A H Gusukuma:
adriano_si:
A H Gusukuma:

Sim. Além disso muitos desenvolvedores Android já trabalhavam em outras plataformas, então, nem eram mais juniores.

Acho que aqui chegamos ao ponto da discussão. A maioria (claro que há uma leva de gente chegando já no android) já programava em outra plataforma/linguagem.

K

Não vejo essa crise que você falam.
Pelo menos em SP e Campinas, chovem vagas nos sites de emprego que sou cadastrado, tanto mobile quanto web.
Aliás desde uns meses atrás oque estou recebendo direto também são vagas para Ruby on Rails

J

Kazdum:
Pelo menos em SP e Campinas, chovem vagas nos sites de emprego que sou cadastrado, tanto mobile quanto web.
Aliás desde uns meses atrás oque estou recebendo direto também são vagas para Ruby on Rails

Também sou de SP. De fato, algumas vagas abrem toda semana. Estive focado em apenas vagas para .Net, mas a maioria das ofertas que vejo são para profissionais de nível sênior ou para empresas muito pequenas (do qual já estou cansado). Agora, empresas de porte médio/grande, quase não vejo vagas. E isso era diferente até um tempo atrás.

K

Júlio Murta:
Kazdum:

Também sou de SP. De fato, algumas vagas abrem toda semana. Estive focado em apenas vagas para .Net, mas a maioria das ofertas que vejo são para profissionais de nível sênior ou para empresas muito pequenas (do qual já estou cansado). Agora, empresas de porte médio/grande, quase não vejo vagas. E isso era diferente até um tempo atrás.

Vagas de nível Júnior sempre são mais escassas, empresa brasileira não quer treinar nem formar ninguém, as vagas que existem exige m conhecimento de Pleno+ pagando valor de Júnior.

P

A H Gusukuma:
adriano_si:
A H Gusukuma:

até serem plenos (conseguirem criar apps em android), são juniores em desenvolvimento android… mas sem dúvida, o fato de terem experiência em outra plataforma pode ajudar a diminuir a curva de aprendizado e, consequentemente, o tempo como júnior.

P

adriano_si:

Acho que aqui chegamos ao ponto da discussão. A maioria (claro que há uma leva de gente chegando já no android) já programava em outra plataforma/linguagem.

A maioria é de júnior, isso é óbvio por ser tratar de uma área recente. Então as empresas precisam filtrar os candidatos senão vai receber milhões de curriculum pra cada vaga de programador android junior!

P

Depende. Tem gente pulando de junior pra pleno e nem saiu do ensino médio ainda.

Mas você não respondeu, porque uma empresa contrataria um júnior?

J

pfk66:

Mas você não respondeu, porque uma empresa contrataria um júnior?

Por que são mais baratos?

N

Júlio Murta:

Não sei qual critério você usa pra definir que tem poucas vagas, se é site X ou Y de empregos.

Mas focando apenas na minha experiência e de alguns colegas em procurar emprego, funciona assim: o número de vagas expostas num site como a Catho(que já usei e consegui emprego por lá) por exemplo, não é mesma quantidade de vagas abertas nas empresas. Tem vaga aberta que nem está anunciada lá por exemplo. De 3 ou 4 entrevistas que participei a vaga não estava anunciada no site, a empresa que encontrou meu currículo e fez o contato.

P

Kazdum:
Júlio Murta:
Kazdum:

Vagas de nível Júnior sempre são mais escassas, empresa brasileira não quer treinar nem formar ninguém, as vagas que existem exige m conhecimento de Pleno+ pagando valor de Júnior.

Realmente não faz sentido a empresa treinar alguém hoje em Android 5.0, e daqui 2 anos o conhecimento estar defasado por causa do Android 12.0.

A

pfk66:

Realmente não faz sentido a empresa treinar alguém hoje em Android 5.0, e daqui 2 anos o conhecimento estar defasado por causa do Android 12.0.

Se as empresas não treinam, esse não é certamente um bom motivo: uma versão do Android demora em média mais de um ano para ter uma grande base instalada.
O Android 4.x ainda detém aproximadamente 80% dos dispositivos ativos.
Mais de 85% usam Android abaixo do 5.0.

J

wladyband:

Bom dia,

Seria bom falar seu objetivo. Se for mercado de trabalho, tenha em mente que as opções serão bem menores, principalmente mercado corporativo, onde quando tem projeto mobile nativo, são poucos, limitando sua empregabilidade. É mais forte em software houses, startups/parquinhos.

Nas condições atuais do mercado daria prioridade ao que oferece maior demanda e salário, terá uma vida toda para aproveitar oportunidades mais específicas no momento que for bem evidente, não impedindo de acompanhar a tecnologia específica.

J

javaflex:
wladyband:

Bom dia,

Seria bom falar seu objetivo. Se for mercado de trabalho, tenha em mente que as opções serão bem menores, principalmente mercado corporativo, onde quando tem projeto mobile nativo, são poucos, limitando sua empregabilidade. É mais forte em software houses, startups/parquinhos.

Nas condições atuais do mercado daria prioridade ao que oferece maior demanda e salário, terá uma vida toda para aproveitar oportunidades mais específicas no momento que for bem evidente, não impedindo de acompanhar a tecnologia específica.

O quê, atualmente, oferece maior demanda e salário?

A

Júlio Murta:
javaflex:
wladyband:

Bom dia,

Este não é o foco, precisa verificar suas características pessoais. Se é mais acomodado ou se gosta de se manter atualizado. Se prefere a (falsa) “segurança” ou prefere se arriscar. Ou seja, precisa se conhecer para se direcionar para o nicho de mercado que teria mais chances de se adaptar.

J

Júlio Murta:
javaflex:
wladyband:

Bom dia,

Tem que ver na sua região, mas no Rio, de pessoas que conheço trabalhando ou no que me surgiu de pedidos de indicacao, maioria são projetos web/client HTML. Android ainda nao vi, no máximo iOS. Mas ultimamente provavelmente devido a crise nao tenho recebido ninguem pedindo pra indicar ninguem independente de tecnologia. Então pra quem inicia agora, ficar escolhendo demais complica, embora seja possível.

Sobre salarios, não que isso seja regra, mas como pode abranger grandes corporações diretamente na real atividade fim, pode ter mais possibilidade de salários melhores. Longe de mim querer considerar prostibulos de TI.

L

Eu uns 2 meses atrás vi uma vaga aqui na minha cidade Guarulhos - SP.

Vaga para estagiário não precisava ter um app publicado,porém como era para IOS ele queria um cara com uma certificação para IOS eu nem sabia que existia até então KKKKKKKK

É cada uma rs.

Criado 22 de junho de 2015
Ultima resposta 25 de jun. de 2015
Respostas 35
Participantes 12