Eis a pergunta que intriga vários amigos meus…OS APPLETS MORRERAM? Será que é loucura jogar um componente feito em applets numa aplicação WEB hoje em dia? Ou isso não tem nada haver, atendendo os requisitos do sistema…coloque quantos applets for preciso. O que você acham?
Ainda mais hoje, com a evolução do JavaFX, penso que será mais usado do que nunca.
E tambem nao acho que uma loucura jogar aplicação dentro, eu o faria.
Abraço
S
sulito
Nesse topico eu não podia deixar de opinar, eu tambem acho que os aplets morreram, nunca mais ouvi falar de aplets, e o mais curioso é que parece que a propia sun tambem tem culpa nisso, no padrão JEE que eu conheco pouco , mas o pouco que eu conheco nunca ouvi nada de aplets no padrão JEE,
e nunca mais vi apostilas a falar de aplicações feitas em aplets ou semelhante, até dava para abrir outro topico, mas vou deixar a pergunta para os caras mais experientes,
qual são as vantagens e desvantagens dos aplets??? aplets vs jsp vs servlet ???
H
hlegius
Bom, vou falar como developer pra web. Applets são zoados. A ideia foi nobre, mas acho que a Sun tem um pouco de vergonha disto. Antigamente era usado em sites de banco e tal, hoje, os mesmos sites usam Javascript para fazer o tal teclado virtual.
Uma utilidade para Applets… hum… exploits em máquinas Windows ? =P
Quanto a pergunta do amigo acima, o JEE é muiiiito mais negócio, não tem nem como comparar uma coisa com a outra =P
E outra, a Sun deu um tiro no pé - ou forçou a eliminação, pode ser =P - recusando-se no começo a fornecer a JRE para máquinas de sistemas operacionais 64bits.
Java na web é Java EE na minha opinião.
M
maior_abandonado
applet ja não é concorrente direto de JSP, ASP, SERVLETS, PHP, etc…
applets ainda hoje (apesar de bem raramente) ainda são usados onde se exige segurança (veja teclados virtuais de bancos por exemplo), e pessoalmente considero melhor assim, muito melhor fazer uma view em JSP +frameworks, do que com applets mesmo…
R
renamed
Sim, o próprio banco do brasil tirou o teclado virtual do site para quem deseja entrar na conta. O teclado era feito em Java.
Uma pergunta besta: não foi os applets os responsáveis pelo grande “boom” do java? :S
V
ViniGodoy
Que banco? A maioria vejo usando applets.
Já vi applets usados para o desenvolvimento de jogos, embora o flash seja a opção mais comum.
De qualquer forma, concordo com você. Foi uma idéia ótima, mas não foi implementada direito. Além da performance ruim (principalmente no início), é pouco amigável e a instalação do Java plug-in foi um impeditivo sério para a tecnologia.
Mas acho que a tecnologia pode ganhar força. Mais e mais pessoas estão com a máquina virtual Java, a internet é mais rápida e as máquinas já rodam aplicações Java com muito mais tranquilidade (tanto pela performance do hardware em si, quanto da VM, que evoluiu muito).
P
pavei
Acho que vocês estão sendo muito críticos em falar que os applets morreram. Pois ajudou em muito uma aplicação WEB, que tinha com a necessidade de impressões direto na porta LPT1, USB com impressoras de termo-transferência. Para quem não conhece essas impressoras tem uma linguagem, como as matriciais, e não é simplismente Ctrl + P que resolve o serviço.
Não é porque “não se fala” que morreu.
L
Lucas_Emanuel
Ao dizer que Applet morreu, acho que estão dizendo sem base nenhuma. Só porque não está sendo muito usado?
Morrer é uma coisa e não ser muito usado é outra.
Penso que os applets vão ser mais popular com a força que JavaFX está ganhando a cada dia, e como o ViniGody disse, aumentou significadamente pessoas cm Java instaladas e com internet rápida.
D
dizanorton
Quem diz que morreu deve dizer porquê, tipo mostrar desvantagens
E quem diz que não morreu tem de convencer o pessoal, tipo mostrar algo de bom para se usar com applets, postar links e etc
L
Leonardo3001
O Applet morreu. Tudo bem, existe aquela situação XYZ onde foi necessário 200 linhas de código Applet para atender uma coisa específico, ou então é aquele código que está de pé há uns 12 anos. Mas o Applet morreu, e se for usar, você deve ter uma justificativa forte para tal, como, por exemplo, não ser possível realizar tal requsito em JavaScript ou Flash.
Eu, por exemplo, tenho conta no Santander. Quando instalei o Mandriva no meu computador, fiquei um mês sem o Java instalado. Ainda assim, acessava o site do banco (com seu teclado virtual) normalmente. Sinal de que tem lugar onde os Applets estão sendo substituídos.
L
Lucas_Emanuel
Leonardo3001:
O Applet morreu. Tudo bem, existe aquela situação XYZ onde foi necessário 200 linhas de código Applet para atender uma coisa específico, ou então é aquele código que está de pé há uns 12 anos. Mas o Applet morreu, e se for usar, você deve ter uma justificativa forte para tal, como, por exemplo, não ser possível realizar tal requsito em JavaScript ou Flash.
Eu, por exemplo, tenho conta no Santander. Quando instalei o Mandriva no meu computador, fiquei um mês sem o Java instalado. Ainda assim, acessava o site do banco (com seu teclado virtual) normalmente. Sinal de que tem lugar onde os Applets estão sendo substituídos.
Então JavaFX morreu também?
V
ViniGodoy
Lucas Emanuel:
Leonardo3001:
Então JavaFX morreu também?
Nem tenho certeza se ele nasceu direito. :shock:
H
hlegius
Real, Santander, Bradesco e Itaú funcionam sem Java. Eu sei porque uso Linux 64bits, e como eu disse, a Sun já comentou uma vez: máquinas 64 bits são para servidores e estes não usam browser, logo, nada de plugin Java para 64bits
Eu já vi vários exploits feitos com Applets. O cara acessa o site e já é instalado o backdoor na máquina do visitante =P
Isso é verdade ! Tem certas coisas que precisamos fazer que via browser ainda é meio complexo ! Impressão de etiquetas e tal é um PARTO fazer sem uma ponte direta ao hardware
Eu penso a mesma coisa. O “morreu” é no sentido que seu uso caiu e MUITO de uns tempos para cá. Vale a pena usar em seus casos e não mais deliberadamente.
V
ViniGodoy
Uia, são vários mesmo. Bom saber.
Uma coisa que também prejudicou MUITO os applets foi a necessidade de se compatibilizar com a Microsoft VM. Triste, mas muitos usuários associaram applets a coisas que “não funcionam” pq a porcaria da VM MS não rodava a aplicação no seu precário Java 1.1. Aliás, não duvido nada que os bancos saíram dos applets também por esse motivo.
É mais ou menos a mesma síndrome do IE 6… ou você faz para essa porcaria de nevegador, ou seu site “não funciona”.
O flash não teve esse problema. Além de falar uma linguagem muito mais próxima dos designers, sempre foi muito compatível entre versões, extremamente fácil de instalar e atualizar. Já trazia imagens vetoriais, que são extremamente leves de serem transportadas via internet.
A
Alexandre_Saudate
Recentemente, usei applets num projeto (que era, sim, web), porque havia a necessidade de comunicação com a porta serial da máquina que estivesse usando (ou seja, era uma applet que usava JNI).
Moral da história: há nichos em que applets são insubstituíveis. Ou seja, acho um tanto exagerado dizer que applets “morreram”.
A
Alexandre_Saudate
Real, Santander, Bradesco e Itaú funcionam sem Java. Eu sei porque uso Linux 64bits, e como eu disse, a Sun já comentou uma vez: máquinas 64 bits são para servidores e estes não usam browser, logo, nada de plugin Java para 64bits :/
O Superbroker do Santander usa applets para renderizar gráficos.
M
mario.fts
sempre haverão os legados. Ou ninguém nunca viu um projeto java 1.3 com applets?
A
Alexandre_Saudate
O projeto que mencionei NÃO é legado.
M
mario.fts
sim, eu vi. Mas para camada de visualização apenas, acho que hoje só legados utilizam. esses sim deveriam morrer :twisted:
é como vc mesmo disse, cada tecnologia tem seus nichos.
M
marcobiscaro2112
Não morreram, apenas estão capengando. Creio que quando JavaFx “terminar de nascer”, creio que os Applets poderão voltar com mais força - apesar de ainda serem usados para jogos, por exemplo. E, realmente, a MS fez o favor de detonar a imagem dos applets com aquela porcaria de VM: a VM deles não funcionam e a Sun toma na cabeça… vai entender…
R
rsantik
Para quem não manja javascript e nem flash…os applets vão bem. rs rs rs!! Mas na minha opinião, não morreram e jamais vão morrer. É uma questão de usar a técnologia ou não. Já ví muitos projetos serem desenvolvidos e terem componentes em applets…
Morrer não…usado em ocasiões específicas onde o flash e o javascript não dá conta do suporte.
M
maior_abandonado
só espero que ele ja não nasça morto… aliais isso nem é assunto pra ca…
G
gilmatryx
Opa, chegando um pouco depois na thread…
Mas olha só … É questão de servir ou não em certos casos (decisão tecnológica) como alguns comentaram.
Bom, para demonstrar que eles ainda estão em uso e (em certos casos são necessários)…
Aqui está um projeto apache que vem dando uma nova cara:
Só posso dizer que é pouco usado mas tem suas importantes utilidades.
Não é concorrente direto com jsp e servlet e seus correspondentes em outra “tecnologia”.
Eu vi um cliente applet para fazer assinatura digital de documentos.
Applet tem sua função.é isso.E diria que em segurança(ainda).