eu conseguir encontrar esse site
https://www.linkedin.com/groups/que-existem-poucas-ofertas-emprego-160865.S.165429102
Gostaria que as pessoas colocasse suas opniões aqui. Para mim vai ser muito importante.
eu conseguir encontrar esse site
https://www.linkedin.com/groups/que-existem-poucas-ofertas-emprego-160865.S.165429102
Gostaria que as pessoas colocasse suas opniões aqui. Para mim vai ser muito importante.
A própria thread do Linkedin está cheia de opiniões interessantes. Não sei ao certo se no GUJ você vai conseguir a resposta que precisa, mas se você quiser realmente embarcar no Ruby sugiro fazer subscribe na lista do Guru-SP. Direto postam vagas por lá.
Aproveitando o gancho, se alguém souber quais empresas trabalham com Ruby no Nordeste (Natal, Aracaju, JP…) e puder apontar ficaria grato também 
leandronsp, você mora em qual cidade ?
Isso depende do crescimento da nova geração. Atualmente os mais experiêntes e voltados em resolver problemas reais em grandes corporações não vão querer brincar de TI mudando por outra tecnologia que traz o mesmo resultado final, com mesma qualidade e produtividade. Ou seja, não existe uma necessidade real, onde tecnologias já consagradas se adaptaram ao tempo copiando as ideias do próprio Rails. No Brasil por enquanto vejo mais RoR para “toy companies”. Mas a força de uma nova geração pode sim mudar as coisas no futuro, assim como já deve rolar nos EUA como o post fala.
Já peço desculpas, se o tom da minha resposta parecer agressivo, mas você tem realmente certeza do que tá falando?
Que os mais experientes não estão indo embora do java? (Para onde foram Shoes, CV, e outros fora de série que viviam aqui no Google há 7 anos ou mais?)
Que você tem a mesma produtividade? (Você já trabalhou em um projeto Rails sérios por 3 meses pra sentir a diferença?)
O que faz de Java ou C#, TI de verdade e outras opções, TI de brincadeira?
Se os frameworks dessas tecnologias “consagradas” tiveram que copiar idéias de Rails, talvez ele não seja um framework de brincadeira.
O que vejo muito ainda no Brasil é empresas focadas em controlar o horário que o programador bate ponto, bloquear facebook na internet (pq senão o programador não entrega???), usar camisa e gravata e principalmente, usar a tecnologia mais comum possível pra contratar programadores de forma mais fácil possível (independente da qualidade).
Rails não é nem de longe meu framework favorito pra uma app web.
Mas dizer que é uma tecnologia de brinquedo e é por isso que as “sábias” empresas de TI daqui evitam é, na minha opinião, uma enorme inversão de valores.
por isso eles estão usando clojure agora?
nem perco tempo tentando argumentar com alguns “mais experiêntes” aqui, mas você foi corajoso 
por isso eles estão usando clojure agora?
Não sei, ainda não esbarrei por relatos sobre clojure. Vou dar uma lida só pra conhecer.
Fato absoluto… E em minha opinião, é exatamente esse estilo corporativo que ainda não deixou outras linguagens entrarem. Eles preferem se focar em uma plataforma Java e .NET, pois têm aquele receio de que “se der errado” teremos 2 empresas grandes pra contactar.
Enfim, posso estar enganado, mas é o que eu sinto vivendo nesse meio. Levantaste um excelente ponto Abel.
Vamos conversando.
Abs []
Já peço desculpas, se o tom da minha resposta parecer agressivo, mas você tem realmente certeza do que tá falando?
Que os mais experientes não estão indo embora do java? (Para onde foram Shoes, CV, e outros fora de série que viviam aqui no Google há 7 anos ou mais?)
Que você tem a mesma produtividade? (Você já trabalhou em um projeto Rails sérios por 3 meses pra sentir a diferença?)
O que faz de Java ou C#, TI de verdade e outras opções, TI de brincadeira?
Se os frameworks dessas tecnologias “consagradas” tiveram que copiar idéias de Rails, talvez ele não seja um framework de brincadeira.
O que vejo muito ainda no Brasil é empresas focadas em controlar o horário que o programador bate ponto, bloquear facebook na internet (pq senão o programador não entrega???), usar camisa e gravata e principalmente, usar a tecnologia mais comum possível pra contratar programadores de forma mais fácil possível (independente da qualidade).
Rails não é nem de longe meu framework favorito pra uma app web.
Mas dizer que é uma tecnologia de brinquedo e é por isso que as “sábias” empresas de TI daqui evitam é, na minha opinião, uma enorme inversão de valores.
Sem problemas, natural cada um ter a sua visão, certo ou errado é relativo para cada um. Mas não chamei Ruby on Rails de “toy”, mas as empresas de TI do tipo Startup, que são mais “descompromissadas”, não atendendo aviões em pleno voo, podendo então usar tecnologias novas, mesmo que outras já consagradas possam entregar a mesma coisa.
Eu já experimentei bem um projeto em Rails, realmente muito produtivo, era o que tinha de melhor, eu olhava para o que eu trabalhava naquele momento e passava a achar ruim, nisso concordo. Mas depois outras plataformas correram atrás. Nos últimos anos tenho trabalhado com ASP.NET MVC que é tão ou mais produtivo e robusto que ele. No Java apesar de não estar trabalhando e nem gostar muito de Java, achei que o Spring MVC chega bem perto. Tenho um carinho muito grande pelo Rails, por ter sido um advento importante para acabar com aquela coisa de projeto bom ser projeto complexo.
A gente discute essas coisas, mas hoje a complexidade está mais no lado client, lado servidor é o menor dos problemas.
Eu acho que RoR perdeu o seu nicho de desenvolvimento ágil, as outras linguagens copiaram oque tinha de bom, é praticamente a mesma cosia desenvolver em php com o Laravel do que no RoR
Junta-se a isso a praticidade e familiaridade de php com o mercado e ror passa a ficar pra trás
Eu acho que RoR perdeu o seu nicho de desenvolvimento ágil, as outras linguagens copiaram oque tinha de bom, é praticamente a mesma cosia desenvolver em php com o Laravel do que no RoRÉ o que eu quis dizer também, ficando claro que não queremos desmerecer o RoR, mas que outras plataformas mais utilizadas copiaram muito bem as vantagens dele, do Rails pra ser mais preciso.
Junta-se a isso a praticidade e familiaridade de php com o mercado e ror passa a ficar pra trás
Eu acho que RoR perdeu o seu nicho de desenvolvimento ágil, as outras linguagens copiaram oque tinha de bom, é praticamente a mesma cosia desenvolver em php com o Laravel do que no RoR
Não sei, rails continua sendo uma opção ágil se você tem uma app web que comunica com um banco de dados relacional, o problema é que quase ninguém quer aplicações web hoje em dia já que apps nativas são muito superiores.
Bom, Ágil em que sentido? Você está se referindo à performance?
Acho que não é bem assim cara, posso estar enganado em um cenário mais macro, não nego, mas em meu Network o que tenho visto é bem diferente disso. Claro, uma crescente por interfaces em apps mobile têm crescido bastante, mas toda uma lógica da Aplicação continua na Web. Todavia, a demanda para aplicações com interfaces web também é BEM GRANDE. Tendo em vista que muitas pessoas também previram a morte dos Sistemas Desktops quando a Web surgiu, eu custo a acreditar que chegará o dia em que “ninguém irá querer aplicações web” pelo menos não nos próximos 10-15 anos (sendo pessimista).
Você tem alguma fonte que comprove em números essa afirmação?
Porém, acho que mesmo sendo muito superiores ainda necessitam que se façam X aplicações para X plataformas diferentes. Dependendo do modelo do negócio, essa superioridade toda acaba ficando caro. Claro que tem os Apps “mágicos” que compilam para todas as plataformas, porém quando eles entram em jogo, pelo que tenho visto até agora, a superioridade vai pro saco.
Mais uma vez, você tem alguma fonte que apoie sua opinião, como benchmarks, testes de outros desenvs, literatura, etc.?
Abs []
Não sei, rails continua sendo uma opção ágil se você tem uma app web que comunica com um banco de dados relacional, o problema é que quase ninguém quer aplicações web hoje em dia já que apps nativas são muito superiores.
Porém, acho que mesmo sendo muito superiores ainda necessitam que se façam X aplicações para X plataformas diferentes. Dependendo do modelo do negócio, essa superioridade toda acaba ficando caro. Claro que tem os Apps “mágicos” que compilam para todas as plataformas, porém quando eles entram em jogo, pelo que tenho visto até agora, a superioridade vai pro saco.Mais uma vez, você tem alguma fonte que apoie sua opinião, como benchmarks, testes de outros desenvs, literatura, etc.?
Abs []
Hum? e você espera que coisas superiores sejam mais baratas? rs
Apps são superiores justamente pelo fato de serem criadas para cada plataforma, assim podem acessar todos os recursos do aparelho, além de oferecer uma melhor experiência de uso, coisas que o ambiente restrito do browser nunca vai oferecer.
Jamais… Têm que ser caras mesmo, pois dão mais trabalho para serem otimizadas e personalizadas. E é por isso que imaginar que elas acabarão com as Apps WEB é pouco fundamentado no cenário atual em minha opinião. Claro o mercado pode mudar e já se tem começado a falar em Apps mobile em ambientes corporativos, mas repito, assim como foi quando a Web chegou, acho que será com mobile.
Com certeza, jamais nego isso. Assim como ter o seu Sistema no Browser há uns anos atrás era o que havia de melhor e mais moderno. Naquela época, me lembro bem, os profetas da Web já haviam ido pro velório dos Sistemas Desktops. Eis que eles aí estão ainda e bem vivos e com um mercado até interessante.
No final das contas, pedi fonte exatamente por isso. Se houverem números comprovando essa tendência, sua opinião fica mais embasada. Perceba, em momento algum disse que estás errado, é só que EU ainda não estou vendo a morte de Web Apps, o que ainda dá um fôlego legal para o RoR, que é o foco da discussão.
Abs []
Com certeza, jamais nego isso. Assim como ter o seu Sistema no Browser há uns anos atrás era o que havia de melhor e mais moderno. Naquela época, me lembro bem, os profetas da Web já haviam ido pro velório dos Sistemas Desktops. Eis que eles aí estão ainda e bem vivos e com um mercado até interessante.
Sério? Não estou muito por dentro do mercado de desktop mas achei que estava praticamente morto (por causa da era pos-PC entretanto, e não da web).
Lembrando que não falei que o sucesso das apps significa a morte da web, apenas que apps serão muito mais populares, e que isso muda o jogo pra muita gente, ex: desenvolvedores de toys apps.
No final das contas, pedi fonte exatamente por isso. Se houverem números comprovando essa tendência, sua opinião fica mais embasada. Perceba, em momento algum disse que estás errado, é só que EU ainda não estou vendo a morte de Web Apps, o que ainda dá um fôlego legal para o RoR, que é o foco da discussão.Abs []
E quem vai dar fôlego pro RoR?
Como falei, a maioria dos rockstars responsável pelo sucesso do rails já migrou pra clojure que oferece muito mais performance e produtividade.
desculpe minha dúvida, mas to tentando entender a correlação entre uma web app e banco de dados relacional. pra ser web app tem que usar base relacional?
o que você quer dizer com app nativa?
atualmente vejo muitas empresas investindo recursos em semantic web, microformatos e tal. E ler tal afirmação, interpreto ou como trollagem, ou pouco conhecimento do mercado web, ou que o autor é algum tipo de guru do futuro que está tentando abrir nossas mentes.
Aqui:
Bom, aqui vou falar mesmo sem conhecimento de causa, mas acredito que ainda tem uma comunidade grande trabalhando em cima das melhorias do Framework. Não?
Aí está algo que não sabia, já que realmente não acompanho de perto, nem a linguagem, nem o Framework. Tens nomes desses rockstars? Me interessei pelo assunto e pelos motivos.
Abs []
desculpe minha dúvida, mas to tentando entender a correlação entre uma web app e banco de dados relacional. pra ser web app tem que usar base relacional?
claro que não, mas acredito que esse é o nicho de mercado do rails.
o que você quer dizer com app nativa?
atualmente vejo muitas empresas investindo recursos em semantic web, microformatos e tal. E ler tal afirmação, interpreto ou como trollagem, ou pouco conhecimento do mercado web, ou que o autor é algum tipo de guru do futuro que está tentando abrir nossas mentes.
estou me referindo a interface da aplicação, web (HTML/JS) x nativa (iOS, Android).
talvez vc devesse abrir nossas mentes publicando os investimentos citados, estou apenas falando o que tenho observado nas ruas as pessoas usando apps nos seus smartphones, e não o browser.
alguns comentários nessa thread foram sem conhecimento de causa ou pura trollagem. Mas para aqueles que não querem trollar ou não têm um “ódio” enrustido pelo RoR, vou aqui destacar alguns pontos:
já criei toda uma estrutura de apps que (não precisam ser necessariamente “web”) em Ruby, Python, Java, whatever…o ponto é: quando linguagem X for um gargalo pra esse recurso e essa linguagem não me ajuda a resolver este problema, eu faço um spike com outra linguagem e se for o caso, parto pra outra. Daí a vantagem de ter serviços pequenos, fáceis de mudar. Tendo interface bem definida entre serviços, não importa qual linguagem.
estou me referindo a interface da aplicação, web (HTML/JS) x nativa (iOS, Android).talvez vc devesse abrir nossas mentes publicando os investimentos citados, estou apenas falando o que tenho observado nas ruas as pessoas usando apps nos seus smartphones, e não o browser.
negativo…Rails não está apenas pra base relacional muito menos uma app web simples 
verdade. Também vejo (acredito que muitos vêem) mobile dominando o mercado. Cada vez mais se tem falado da tendência “mobile-first”. Mas mesmo assim, apps mobile precisam muitas vezes se comunicar com serviços externos, daí a necessidade em criar API’s decentes onde você pode servir tanto Desktop quanto mobile.
alguns comentários nessa thread foram sem conhecimento de causa ou pura trollagem. Mas para aqueles que não querem trollar ou não têm um “ódio” enrustido pelo RoR, vou aqui destacar alguns pontos:
- é possível criar microservices em qualquer tipo de linguagem. Ruby tem N frameworks que permitem criar um serviço standalone rápido e eficiente. Basta deixar a preguiça de lado (ou orgulho enrustido) e estudar
- é possível criar API’s com Rails. Rails não está apenas pra uma web app, ou como dizem, “um blog de 15 minutos”
já criei toda uma estrutura de apps que (não precisam ser necessariamente “web”) em Ruby, Python, Java, whatever…o ponto é: quando linguagem X for um gargalo pra esse recurso e essa linguagem não me ajuda a resolver este problema, eu faço um spike com outra linguagem e se for o caso, parto pra outra. Daí a vantagem de ter serviços pequenos, fáceis de mudar. Tendo interface bem definida entre serviços, não importa qual linguagem.
Estou falando de aplicações e vc esta dizendo que a linguagem pouca importa para serviços.
negativo…Rails não está apenas pra base relacional muito menos uma app web simples 
verdade. Também vejo (acredito que muitos vêem) mobile dominando o mercado. Cada vez mais se tem falado da tendência “mobile-first”. Mas mesmo assim, apps mobile precisam muitas vezes se comunicar com serviços externos, daí a necessidade em criar API’s decentes onde você pode servir tanto Desktop quanto mobile.
Pessoas na rua? Se estão se referindo a toy apps, utilitários, aplicações para população em geral, não retiro a razão de voces, nativo com certeza. Mas mercado corporativo aplicações HTML continuam muito fortes para maioria dos sistemas de informação, seja o que for no lado server, ASP.NET MVC, Spring MVC, Rails, etc.