Tendências de Sistemas Distribuidos

3 respostas
R

Boa Tarde a todos usuários do Guj,

Tudo bem com vocês?

Estou com uma duvida, sei que isso não tem a principio muito haver com java mas mesmo assim vou perguntar.
Sistemas distribuidos podem ser utilizados para praticamente tudo hoje em dia, tanto para pesquiza científica, jogos entre muitas outras coisas mais.

Mas qual é a tendência de se usar sistemas distribuidos num futuro proximo ou distante?
Se puderem me responder e mostrar noticias.

Brigadao e abraços

3 Respostas

B

Não entendi, como assim tendência? Já usamos sistemas distribuídos todo dia e a toda hora. A própria internet é um.

R

Eu sei, usamos SD por ai pra mts coisas rsrs

Tava perguntando como e no que ela seria usada no futuro. Talvez como Cloud Computing ou jogos em redes como os MMORPGs.

P

Se vc leu Sistemas Operacionais do Tanembaum, deve conhecer a historia da multi-programação, que é mais ou menos isso:

Programas científicos usavam muita CPU pois eram basicamente cálculos matemáticos enquanto programas comerciais/financeiros trabalhavam muito com dados e suas relações, dados estes que eram guardados em arquivos nos hard disks e, durante o acesso aos dados a CPU ficava muito tempo idle, afinal a velocidade de calculo é diferente da velocidade de I/O - principalmente naquela época. Com o advento da multi-programação enquanto uma operação de I/O estava sendo processada a CPU era utilizada para outro programa, tornando assim um computador mais eficiente. Vc poderia consultar os “registros” de um cliente e, enquanto aguardava o HD responder, calculava uns termos malucos de uma formula mitológica.

Hoje em dia a velocidade do processador esta chegando ao seu limite físico (e econômico pois construir um processador mais rápido pode ter preço proibitivo com a tecnologia de hoje). Entretanto vc pode usar varias CPUs “ao mesmo tempo” para conseguir melhor desempenho. Veja uma tendência: o limite da nossa tecnologia favorece sistemas distribuidos, programação paralela e tantas outras técnicas exóticas.

Criado 25 de março de 2009
Ultima resposta 25 de mar. de 2009
Respostas 3
Participantes 3