O que o framework tem de melhor do que todos os outros? O que ele prega? Qual é o mantra dele?
R
rmendes08
Bom, eu dei uma passada rápida nos vídeos, a impressão que tive do framework é que ele é um gerador de CRUD’s. Não ficou claro para mim, por exemplo, se é possível adicionar pontos de chamada a código desenvolvido pelo programador. De qualquer maneira, parabéns pelo trabalho.
D
dudu_sps
Bom… não sei se foi falta de pesquisa minha… mas não achei nenhum framework que monte formulários com crud completo e consultas através de anotações Oo
pode ser falta de procura
e eu resolvi fazer ele… os geradores de codigos que eu pesquisei… geram codigos complexos e dificeis de alterar algo.
e será disponibilizado classes utilitarias como
ManipulaTime ManipulaValor MudarFoco MonetarioDocument entre outras
e nesse video não mostrar… mas se observar no projeto… depois é criado uma classe chamada php… ele gera codigo php também. mas só pra mysql… por enquanto
mas vlw
D
dudu_sps
sim…
no vídeo 2 através de um bean é possível criar um crud completo!!
tem a parte que gera
e tem as classes utilitárias
se tiver duvidas e sugestões… estamos ai…
vlw
N
Nykolas_Lima
Achei bem legal cara, parabéns…
A
AbelBueno
Acho que para CRUDs realmente passou da hora de se popularizar ferramentas assim.
(Cada empresa acaba criando seu próprio gerador mais limitado).
Se não me engano, a proposta do seu framework é igual a do Open Xava .
Talvez possa tirar algumas idéias de lá.
A
AUser
Bom… não sei se foi falta de pesquisa minha… mas não achei nenhum framework que monte formulários com crud completo e consultas através de anotações Oo
e eu resolvi fazer ele… os geradores de codigos que eu pesquisei… geram codigos complexos e dificeis de alterar algo.
e será disponibilizado classes utilitarias como
ManipulaTime ManipulaValor MudarFoco MonetarioDocument entre outras
e nesse video não mostrar… mas se observar no projeto… depois é criado uma classe chamada php… ele gera codigo php também. mas só pra mysql… por enquanto
mas vlw
Opa,
Bom, o projeto é interessante se vc for pensar como pesquisa, ele é legal pq dá pra vc aprender um montão e tal, mas a questão de tudo gira em alguns pontos:
o seu código pode ser simples, para você, mas em muitos casos existem outras possibilidades. E se eu quisesse colocar WebServices no código gerado pelo seu framework? E se depois, eu quiser adicionar mais cinco tabelas? E se eu quiser fazer a reversa do código p/ UML? Os casos “e se” são os mais diversos, existem vários paradigmas p/ abordar isso, dá um olhada em MDA, é bem interessante, olha uma ferramenta chamada AndroMDA.
Por isso, ferramentas como o Genexus, tem uma linguagem própria e tudo é controlado quase 100% por interface, você não altera o código deles, vc modifica parametros que vão modificar o código. São coisas realmente diferentes.
Aquele tal de Neri já vendeu um gerador desse no MercadoLivre, inclusive rolou um flame do cacet* aqui no fórum na época.
[]'s!
D
dudu_sps
hum… vlw pela resposta
pensando assim… nos “se” eu nem começaria a fazer néé…
esse na realidade foi o meu tcc… dai resolvi continuar e quem sabe virar algo legal…
mas a idéia principal é ajudar no desenvolvimento de software… ele te da um ponta pé inicial…
no caso. se depois de pronto… voce quiser mudar as tabelas, criar mais tabelas e mudar as consultas e tudo mais… tem como… agora a parte de gerar uml e essas coisas não pensei… tanto pq é pro desenvolvimento… codigo e codigo… não analise e tals…
e sim… o codigo pode ser fácil pra mim, mas não para outras pessoas né, isso é fato… mas todo comentadinho… ajuda ja
mas vlw pela resposta
D
dudu_sps
agora… com base na necessidade de web service… nada que uma versão mais recente não resolvesse seu problema…
mas vlw
W
wbdsjunior
achei muito legal, mas o NetBeans faz um CRUD JSF + JPA + EJB (desnecessário) bem simples de dar manutenção.
D
dudu_sps
achei muito legal, mas o NetBeans faz um CRUD JSF + JPA + EJB (desnecessário) bem simples de dar manutenção.
as Vezes o que é vantagem pra mim não é pra você… se fosse assim… só existiria um framework do tipo ORM
mas ta… vamos la… não sei e nunca usei esses frameworks que você disse… o único que conheço é um do netbeans que cria códigos difíceis de dar manutenção
mas ta… o meu ja da uma grande ajuda… por gerar todos os arquivos de relatórios… (tá legal, é coisa simples, mas vai fazer relatório de todos os cadastros de um software pra ve se não da trabalho) ajuda com o menu principal… e também pela forma de trabalhar com hibernate(coisa que bastante gente tem conhecimento pelo menos basico) e na facilidade de se trabalhar com ele…
mas como eu disse… foi um tcc… e penso que posso melhorar e virar algo legal…
mas vlw
A
AUser
as Vezes o que é vantagem pra mim não é pra você… se fosse assim… só existiria um framework do tipo ORM
mas ta… vamos la… não sei e nunca usei esses frameworks que você disse… o único que conheço é um do netbeans que cria códigos difíceis de dar manutenção
mas ta… o meu ja da uma grande ajuda… por gerar todos os arquivos de relatórios… (tá legal, é coisa simples, mas vai fazer relatório de todos os cadastros de um software pra ve se não da trabalho) ajuda com o menu principal… e também pela forma de trabalhar com hibernate(coisa que bastante gente tem conhecimento pelo menos basico) e na facilidade de se trabalhar com ele…
mas vlw
Então cara, só lembra de uma coisa: eu estou reclamando e sugerindo não é pra te desmerecer não, nem de longe, mas que você faça algo que realmente vai fazer a diferença pra muita gente: o melhor que você puder. =]. Vocẽ já foi muito longe concluindo uma coisa dessas, que muita gente não concluiria.
mas vlw
acho que você respondeu sobre o que eu escrevi antes e editei. perguntei quais a vantages do seu framework sobre o Roo, GRails e RoR, mas editei porque achei que a forma como perguntei havia pegado pesado. quando escrevi essa pergunta, queria exatamente saber quais as vantagens que você via sobre estes frameworks. queria sua opinião, não dizer que eles eram melhores. como, naquele momento, não consegui pensar em uma outra forma de perguntar, mudei totalmente meu comentário.
peço desculpas se a minha pergunta foi rude (acho que foi. por isso tentei editar antes que você lesse). seu trabalho é muito bom.
D
dudu_sps
mas vlw
acho que você respondeu sobre o que eu escrevi antes e editei. perguntei quais a vantages do seu framework sobre o Roo, GRails e RoR, mas editei porque achei que a forma como perguntei havia pegado pesado. quando escrevi essa pergunta, queria exatamente saber quais as vantagens que você via sobre estes frameworks. queria sua opinião, não dizer que eles eram melhores. como, naquele momento, não consegui pensar em uma outra forma de perguntar, mudei totalmente meu comentário.
peço desculpas se a minha pergunta foi rude (acho que foi. por isso tentei editar antes que você lesse). seu trabalho é muito bom.
sei como éé… as vezes agente se expressa mal…
Cara… na faculdade voce não tem noção como o pessoal tem dificuldade até conseguir começar a entender java
agora no mundo dos “Geradores de codigo” eu digo… nada melhor do que fazer do seu jeito
geradores de codigos irão gerar codigos que as vezes voce faria de outro jeito e por ai vai…
eu fiz o meu… e ja usei em 2 projetos… e mais um TCC. dai só pensei q poderia ajudar…
e perguntei se alguem poderia dar algumas dicas para melhorar e eu finalizar o projeto …
mas vlw pela resposta… e eu entendi o q voce quis dizer…
abraços
L
leandronsp
Muito legal a iniciativa!
Algumas sugestões, não necessariamente na ordem:
Escrever todas as classes (e tudo referente ao código) em inglês, se você pretende abrir o código
Internacionalizar a aplicação: mostrar as labels nos forms em português ou inglês (ou outro idioma), dependendo do locale do cliente
Estudar a possibilidade de indexar os dados de consulta no Lucene, pois se a base de dados crescer uma hora ou outra as consultas direto no banco vão capotar. Aí a anotação @Consulta poderia ter um parâmetro opcional, para buscar na base de dados ou no Lucene.
No mais, parabéns pela iniciativa. Se tem outros parecidos ou não, nunca é demais criar algo para facilitar ou quem sabe até bater os já existentes.
J
jotagera
Olá Eduardo
Assisti ao video sobre o framework e achei bem legal. Realmente a parte chata de um sistema não é aquela logica fuderosa de negócio que o cliente quer. É a criação dos cadastros, que tomam muito tempo da gente…
O seu projeto está disponível para download? Qual licença voce aplicou nele? GPL?
Abraços e parabéns pela iniciativa e pelo trabalho.
K
kicolobo
dudu_sps:
Pessoal… to desenvolvendo um framework… e em breve pretendo disponibilizar…
ainda estou finalizando e vendo tais vantagens
Muito bacana. Já deu uma olhada no Griffon? Se bobear ele pode te dar algumas idéias também.
L
Leozin
dudu, tu chegastes a dar uma olhada no JBoss Seam ou no Grails?
Eles também geram todo o crud pra ti, as telas, banco etc
K
kicolobo
Leozin:
dudu, tu chegastes a dar uma olhada no JBoss Seam ou no Grails?
Eles também geram todo o crud pra ti, as telas, banco etc
No caso dele o foco é desktop.
Aproveitando, como anda o desenvolvimento deste framwork? Já lançou a primeira versão?
J
Jaba
Mais um Framework para se juntar aos poucos que temos…
D
dudu_sps
e aew pessoal… valeu pelos comentarios…
na realidade ainda não disponibilizei versão nenhuma… ando muito ocupado no serviço…
mas to na parte de relatório dele… quero colocar junto… um modulo de gerar relatorio em tempo de execução… ficar salvo em xml o modelo de relatorio… e em tempo de execução ele poder ser alterado…
esse modulo… se alguem quiser ajudar… eu disponibilizo o que ja tenho…
logo mais… libero o framework… agora sobre licença… não sei muito sobre isso… vou ter que dar uma estudada…
D
dudu_sps
Algo bem genérico… onde até o filtro para o relatorio seria gerado pelo framework…
Lembre-se que inovação não existe somente no fato de recurso X estar ou não presente no concorrente Y, a forma de se fazer algo também pode ser inovadora ;).
Parabéns pelo trabalho novamente.
Abraços
K
kicolobo
Algo que adorei neste projeto foi o fato de ser voltado para uma área do Java extremamente carente atualmente que é o desktop.
Neste sentido não e " mais um Framework", mas um puta auxilio para quem trabalha com Java nesta área.