Como fazer funcionar jcombobox com busca no banco de dados

8 respostas
F

Ola boa noite, eu estou começando a aprender java e estou utilizando o netbeans. Estou tentando fazer com que um jcombobox busque dinamicamente os itens para mostrar mais não sei como fazer a conecçao esta funcionando. Se alguém poder me ajudar agradeço

8 Respostas

P

Como assim?? Você tem um jcombobox daí você quer que ele conecte ao banco de dados? Você poderia especificar melhor esse seu problema, o que especificamente você vai ter nesse seu jcombobox, cada item de seu combo irá conectar ao banco de dados?

F

Claro vou se mais preciso desculpe nao ter colocado tudo o que acontece é o seguinte estou fazendo um cadastro de clientes e nesse cadastro preciso da cidade e estado no qual o cliente mora sendo assim fim um cadastro de estado e um cadastro de cidade com os campos codigo,cidade e id_estado para que quando for gravar na tabela cidade seje gravado o cogido da cidade o nome dela e no jcombobox a pessoa vai selecionar o estado referene a essa cidade e ai quando ela mandar gravar sera gravado na tabela o codigo o nome da cidade e o codigo do estado, porem nao entendi como faço para fazer com que esse combobox funcione, eu to comessando agora a ver java na faculdade mais nao vao nos encinar a usar uma feramenta ide.
e no Netbeans ja deu uma fuçada la tal ma propriedade do jcombobox tem uma linha chamada model onde voce insere os itens estaticos mais tem a opçao de From conection mais parei por ai nao sei se é ai que coloca os comandos de busca e muito provavelmente deve ser diferente a forma de pegar o codigo do estado que foi selecionado no combobox.

C

Opa Boa dia!

Estou fazendo um parecido mas muito mais simples, usando arquivos texto para gravas os nomes.

Vê se é isso que você pretende fazer
não é a melhor maneira de fazer, você pode fazer usando um array, mas já implementei faz tempo rsrsr…

meu combobox chama-se _jcbEnderecoEstado

public void _carregaestados()
{
	_jcbEnderecoEstado.addItem("AC");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("AL");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("AP");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("AM");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("BA");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("CE");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("DF");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("ES");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("GO");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("MA");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("MT");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("MS");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("MG");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("PA");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("PB");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("PR");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("PE");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("PI");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("RJ");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("RN");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("RS");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("RO");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("RR");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("SC");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("SE");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("SP");
	_jcbEnderecoEstado.addItem("TO");

}

Ai para "gravar"no meu arquivo

_cadastrar.set_sEstado(_jcbEnderecoEstado.getSelectedItem().toString());

o que vai importar aqui no caso
_jcbEnderecoEstado.getSelectedItem().toString()

Espero ter ajudado
abraços

F

Ta tudo bem, essa e uma forma de fazer mais facil, mais eu preciso fazer da forma que lhe disse anteriormente, consultando um banco de dados e montando ele, mais nao sei como faz isso no netbeans.

A

ola parceiro aqui onde eu trbalho nos fazemos dessa maneira

//sua consulta trazendo o campo que vc quer 

Resultset rs = stmt.executeQuery ("Select cd_Status from Status");

while (rs.next()){
combo.addItem(rs.getString ("sd_status"));

}

valeu espero que seja isso.

F

Opa obrigado pela ajuda, mais no Netbeans tem algum em especifico na propriedade do combo ?

T

Bom…No netbeans quando vc add um JComboBox, tera uma opcao nas propriedades…model eh soh inserir oq quiser, espero ter ajudado

F

Bom dia
Tente Fazer da seguinte maneira, isto no Netbeans 6.5.

Clique com o direto do mouse sobre o combo vai em vincular e depois elements, depois importar dados para o formulário.
Escolha agora a conexão com o banco de dados e tabela.

Espero ter Ajudado…

Te mais.

Criado 23 de setembro de 2006
Ultima resposta 18 de fev. de 2009
Respostas 8
Participantes 6