De Sistemas de Informação para Ciência da Computação
82 respostas
V
Vina
Olá a todos!
Meu nome é Vinícius, tenho 22 anos, trabalho como desenvolvedor web com JavaEE e estou cursando o primeiro ano de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas (bolsista). Estou num terrível dilema: sempre fui muito ligado à matemática, tenho uma facilidade enorme em resolver esses tipos de problema, mas percebi que a graduação em Sistemas de Informação tem uma base matemática muito superficial. Na grade, constam como matérias relacionadas a matemática apenas Matemática Discreta, Introdução à Ciência da Computação, Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral, Programação Linear, Álgebra Linear e Estatística. Ou seja, a base matemática é muito fraca.
Estou começando agora nessa área e tenho receio de passar o resto da minha vida resolvendo problemas idiotas que qualquer um com o mínimo de treinamento poderia resolver, sem poder encontrar novos desafios devido à fraca base teórica que tenho. Daí me ocorreu a idéia de fazer a transferência para um curso de Ciências da Computação, tendo em vista que trabalharei com os fundamentos da computação que eu tanto gosto, inclusive com possibilidade de fazer Mestrado e Doutorado em outras áreas do conhecimento (como Física e Engenharia).
A minha grande dúvida é a seguinte: devo continuar o BSI e me formar, e depois ir atrás das matérias complementares do BCC, ou tentar uma transferência para uma federal em BCC? Ou devo simplesmente largar tudo e virar vendedor de coco??
Se eu fosse você, faria um curso de engenharia elétrica, vai ver bastante matemática, e não vai te impedir de trabalhar com computação, fazendo ciência da computação vai correr o risco de trabalhar em uma empresa de TI e vai acabar fazendo esses sistemas que tem por aí, de controle de estoque, sistema de gerenciamento disso,sistema de gerenciamento daquilo etc…, mas não se iluda não, se gosta mesmo é dos fundamentos da coisa então siga a área acadêmica porque as empresas brasileiras não ligam muito pra isso, na maior parte elas são prestadoras de serviço e não criadoras de tecnologia.
J
JuniorMaia
sistemas foca a parte administrativa + TI, o que o mercado quer hoje não é mais aquele nerd que se tranca numa sala e faz um programa, as empresas querem profissionais que saibam se comunicar, interagir com o cliente, que saiba conversar com as pessoas, se você acha que CC vai te formar um nerd e SI vai te formar um ADM babaca, você deve se informar mais sobre o propósito de cada curso, agora, se tu queres matemática, cursa Física, Matemática ou no seguimento elétrico.
V
Vina
Eu disse isso por acaso? O que eu disse é que a base matemática de SI é fraca, que a minha idéia é trabalhar com sistemas computacionais complexos que são próprios da área de Ciências da Computação e da Matemática Computacional.
M
mar0580
Engenharia da Computação seria uma boa, no seu caso.
D
douglas_arantes
Acho melhor você virar vendedor de Coco.
D
Daniel_MV
Estou em uma situação parecida, no meu caso já me formei em SI e senti a mesma falta de base científica no curso além de ser um curso voltado para tecnologias e conceitos atuais, ao contrário de um curso mais clássico que prepara o aluno também para saber se adaptar as mudanças do mercado e da área em questão, embora nesse ponto eu acredito que vai mais do estudante/profissional e não tanto do curso.
Aliada a outras questões, resolvi cursar engenharia eletrônica. A meta inicial era trabalhar com as duas graduações se possível, não descartando uma ou outra. Existe uma grande intersecção ai nesses conjuntos.
Porém agora estou no segundo ano e apesar de gostar de eletrônica e tal, não é com isso que vou trabalhar, já estou com 27 anos, inserido no mercado de TI voltando para aplicações de alto nível, tirando uma situação esporádica ou outra, um networking, dificilmente entrarei nesse mercado puramente eletrônico, não tenho as credenciais para isso, e nem sei se é o que eu quero. Apesar de gostar de eletrônica e tal, ter curso técnico, eu descobri que o que eu gosto mesmo é programação, sistemas.
Por ainda estar no começo do curso, analisando todas matérias que ainda vem pela frente, eu fico me questionando se é a decisão correta. Tenho pensado em pedir uma transferência para Ciências da Computação, por justamente ter esse viés cientifico e lidar muito mais com código.
Também verei muito código no curso de eletrônica, principalmente C e Assembly, mas como não tem enfase em computação na universidade que estudo, é muito menos código, não terei compiladores por exemplo.
Estou ainda a refletir sobre esse assunto, por enquanto vou continuando, pq se o problema era falta de matemática agora não dá para reclamar.
O
Orocildo
Cara, pelo sua descrição você bateu o martelo que prefere CC a SI e pelo seu perfil você realmente faz muito mais o perfil de CC.
Então o que está esperando? Você realmente QUER isso, então VÁ para CC e SEJA FELIZ ! (Resposta : Tenta transferência para CC)
L
luxu
Axo q tem q fazer alguma Engenharia pq é matemática pura nos dois primeiros anos, pq TI é focado em lógica de programação e vc deve desanimar rapidamente…
V
ViniGodoy
Mude para ciência da computação o quanto antes.
A maior parte das faculdades permite que você troque de curso, mesmo as federais.
A maior parte das pessoas que fizeram SI que conheço acabam encontrando muita dificuldade no mercado de trabalho.
D
douglaskd
só não faço Ciencia ou Engenharia por causa do R$
mais acho 2x melhor que S.I…tanto que o valor do curso é o dobro.
abs
B
botocudo_killer
S.I eu aprovo !!!
D
Daniel_MV
ViniGodoy:
A maior parte das pessoas que fizeram SI que conheço acabam encontrando muita dificuldade no mercado de trabalho.
Isso pelo menos aqui em SP não acontece, as oportunidades sempre pedem formados (ou estudantes) de CC ou SI.
V
ViniGodoy
Não é só dificuldade em ser contratado, mas em depois evoluir na carreira.
Tive diversos alunos de pós (e colegas de trabalho) que reclamaram do fato da carga de programação ter sido muito básica, e de terem sentido que praticamente tiveram que estudar quase tudo por conta própria, pois a faculdade não havia dado o respaldo que precisavam.
O fato é que o curso forma alguém para atuar num cargo de gestão de TI, ou análise de sistemas pura. Acho uma formação um tanto equivocada, uma vez que empresa nenhuma contrata júniores para esses casos (salvo o fato de alguém conseguir uma vaga num programa de trainée, mas isso também é exceção). Também me preocupo muito com cursos com formação mais para o lado da análise, uma vez que com os processos ágeis virando moda, uma analista que não seja só programador tende a ficar cada vez mais raro no mercado.
S
soaresinfo
ViniGodoy:
Eu ainda não vi uma vaga em que alguém formado em SI não pôde se candidatar, mas eu moro no interior né, não sei de muita coisa. Mas quanto a dificuldade no mercado de trabalho, isso é mais uma questão pessoal, na minha turma quem entrou no ramo eram as pessoas que tinham afinidade com a área, as outras que não entraram, ou queriam o diploma, ou deixaram para a última hora para fazer networking. Eu gostaria de ter feito CC, mas SI foi a opção disponível na época.
D
Daniel_MV
É verdade, tem muita gente que já é macaco velho no mercado e fez SI pq tava precisando do diploma e era um curso mais easy, claro que tem as suas dificuldades, mas CC puxa mais, exige que o cara passe mais madrugadas codando, já SI nem tanto. Fora as matemáticas. Pode ser também a preferência por algumas outras disciplinas, algo mais genérico e tal.
É um curso bom para quem quer entrar em banco, grandes corporações, que vão exigir também do cara atividades envolvendo relatórios, reuniões, expedientes mais administrativos. Não que um cara de CC não dê conta, não sei de onde inventaram essa lenda de CC = micreiro nerd que fica quieto no PC programando o dia inteiro.
Acho que o que tem facilitado a vida dos SI’s é o fato do desenvolvimento atual estar bem facilitado comparado com o passado, fora o são google quebrando todos os galhos, revistas, vídeos, etc…a maioria dos sistemas é CRUD…Para implementar um algoritmo mais complexo e performático já complica a vida. Muitos não sabem nem o que é um bubble sort, já no meio da CC é um assunto muito mais natural.
V
ViniGodoy
Poder se candidatar != se dar bem depois que entrou.
Tente entrar numa área onde exija programação um pouco mais pesada, e você já vê o pessoal de SI se complicando.
É claro que é possível da pessoa correr atrás. Mas a reclamação é justamente essa: depois de ter feito uma faculdade, ter que correr atrás de tanta coisa (mesmo algumas aparentemente básicas, como entender estruturas de dados).
R
Rodrigo_Sasaki
Cursei Sistemas de Informação e entendo bem o que é isso. Foco em um cargo gerencial sendo que todo mundo começa por baixo, e nem todo mundo quer ser gerente, rs.
Mas como foi citado também, era a opção disponível na época. Não reclamo do que aprendi, mas tenho que dizer que se tivesse um foco mais forte no básico da computação eu não teria que estudar muito do que estudei por conta própria, e que provavelmente ainda terei que estudar.
V
Vina
Galera, agradeço muito as respostas de todos.
O meu grande problema é a minha bolsa. Aqui na minha faculdade (PUC-Campinas) não existe o curso de Ciência da Computação. Logo, eu teria que partir para uma transferência para alguma federal. Só que são pouquíssimas universidades federais que possuem esse curso no período noturno (a Unicamp por exemplo nem tem vagas para transferencia nesse curso).
Uma possibilidade que eu estudo é talvez fazer algumas matérias da Engenharia de Computação e até do curso de Matemática e anexar ao meu currículo para ampliar um pouco mais a minha formação.
Alguem tem outra sugestão ou dica? Grato.
V
ViniGodoy
Se você tem essa possibilidade, pode ser uma boa. Especialmente se tiver por lá matérias como Sistemas Operacionais, Estruturas de Dados, Sistemas Distribuídos, etc.
R
Rodrigo_Sasaki
No curso de Sistemas de Informação (onde eu cursei) eu tive essas matérias, mas não tive Sistemas Distribuídos.
M
maior_abandonado
Tente entrar numa área onde exija programação um pouco mais pesada, e você já vê o pessoal de SI se complicando.
É claro que é possível da pessoa correr atrás. Mas a reclamação é justamente essa: depois de ter feito uma faculdade, ter que correr atrás de tanta coisa (mesmo algumas aparentemente básicas, como entender estruturas de dados).
eu estudei si… na verdade eu entrei numa faculdade mais fraquinha na qual tinha mais chances de conseguir bolsa, consegui minha bolsa de 100% em si pensando que si fosse o que cc na realidade é… achava que fosse um curso mais focado em desenvolvimento de software… no final das contas acabei m e virando por fora com o que sei como descrito, más sempre pensei que no caso do pessoal de cc não fosse diferente, que aprender a programar fosse fora da faculdade mesmo… inclusive ja ouvi isso algumas vezes aqui no forum… tem certas faculdades onde você pega a grade de si de uma e está 90% igual a cc da outra… não sabia que faria essa diferença toda… talvez faça mais diferença mesmo em faculdades mais conceituadas…
D
drsmachado
Vina:
Uma possibilidade que eu estudo é talvez fazer algumas matérias da Engenharia de Computação e até do curso de Matemática e anexar ao meu currículo para ampliar um pouco mais a minha formação.
Posso dizer, por experiência própria, que isso vale a pena.
Embora eu tenha cursado SI, a grade do meu curso continha arquitetura e organização de computadores (vimos praticamente tudo, de flip flops até programação assembly para arquitetura RISC, além de algumas coisas de eletrônica digital e afins. Até uma ULA eu tive que desenvolver, utilizando simuladores de portas lógicas).
Isso faz uma enorme diferença.
Além disso, todos os fundamentos que foram trabalhados visavam o entendimento dos conceitos (só não vimos grafos, infelizmente).
Posso dizer que o curso, em si, me surpreendeu. Claro que havia disciplinas voltadas à gestão e administração, mas, tudo era muito bem mesclado.
Porém, sempre tem aqueles que não tem afinidade com a área, que não possuem interesse algum ou que estão fazendo um curso superior por pressão familiar. De todos aqueles que se esforçaram, pouquíssimos não estão colhendo bons frutos atualmente.
J
juliocbq
eu estudei si… na verdade eu entrei numa faculdade mais fraquinha na qual tinha mais chances de conseguir bolsa, consegui minha bolsa de 100% em si pensando que si fosse o que cc na realidade é… achava que fosse um curso mais focado em desenvolvimento de software… no final das contas acabei m e virando por fora com o que sei como descrito, más sempre pensei que no caso do pessoal de cc não fosse diferente, que aprender a programar fosse fora da faculdade mesmo… inclusive ja ouvi isso algumas vezes aqui no forum… tem certas faculdades onde você pega a grade de si de uma e está 90% igual a cc da outra… não sabia que faria essa diferença toda… talvez faça mais diferença mesmo em faculdades mais conceituadas…
Eu conheço algumas em que cc é a mesma coisa que si. Não deveria ser assim, mas existem muitas.
J
juliocbq
drsmachado:
Vina:
Posso dizer, por experiência própria, que isso vale a pena.
Embora eu tenha cursado SI, a grade do meu curso continha arquitetura e organização de computadores (vimos praticamente tudo, de flip flops até programação assembly para arquitetura RISC, além de algumas coisas de eletrônica digital e afins. Até uma ULA eu tive que desenvolver, utilizando simuladores de portas lógicas).
Isso faz uma enorme diferença.
Além disso, todos os fundamentos que foram trabalhados visavam o entendimento dos conceitos (só não vimos grafos, infelizmente).
Posso dizer que o curso, em si, me surpreendeu. Claro que havia disciplinas voltadas à gestão e administração, mas, tudo era muito bem mesclado.
Porém, sempre tem aqueles que não tem afinidade com a área, que não possuem interesse algum ou que estão fazendo um curso superior por pressão familiar. De todos aqueles que se esforçaram, pouquíssimos não estão colhendo bons frutos atualmente.
Sim, tudo que é bem feito vale a pena. No meu caso eu procurei cc porque queria fazer um curso na área de exatas.
V
ViniGodoy
Os cursos de CC normalmente tem disciplinas como IA, estruturas de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, compiladores, etc… esse tipo de disciplina não ajuda muito na hora de fazer um CRUD web, mas é essencial na hora de otimizar um sistema ou de fazer aplicações mais complexas. E todas são disciplinas onde o aluno acaba tendo que programar. Alguns cursos ensinam até paradigmas alternativos, como funcional ou lógico.
E, claro, só pelo fato de você programar mais, você já sairá um pouco mais preparado do que o cara que quase não programou a faculdade inteira.
Mas concordo com vcs. Uma faculdade fraca pode ser fraca em qualquer curso. O importante é ver certinho a ementa, e ver o que você pode cursar de adicional. Não só pelo currículo, mas para você mesmo se tornar um programador melhor.
R
Rodrigo_Sasaki
ViniGodoy:
Os cursos de CC normalmente tem disciplinas como IA, estruturas de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, compiladores, etc… esse tipo de disciplina não ajuda muito na hora de fazer um CRUD web, mas é essencial na hora de otimizar um sistema ou de fazer aplicações mais complexas. E todas são disciplinas onde o aluno acaba tendo que programar. Alguns cursos ensinam até paradigmas alternativos, como funcional ou lógico.
E, claro, só pelo fato de você programar mais, você já sairá um pouco mais preparado do que o cara que quase não programou a faculdade inteira.
Mas concordo com vcs. Uma faculdade fraca pode ser fraca em qualquer curso. O importante é ver certinho a ementa, e ver o que você pode cursar de adicional. Não só pelo currículo, mas para você mesmo se tornar um programador melhor.
Vini, você sempre afiram que é importante ter conceitos fortes de computação, pois são essenciais e contribuem para qualquer desenvolvedor. Só pra ficar aqui no fórum, você tem alguma referência bibliográfica pra sugerir a respeito disso? Algum livro bom que explique a base da computação, estruturas de dados, etc., ou livros, né, ja que computação pode ser bem abrangente.
M
Mitidiero
Olha cara, uma coisa que eu te digo:
SI numa faculdade ruim = CC numa faculdade ruim
SI numa faculdade boa = CC numa faculdade boa, só vai mudar O FOCO
Eu fiz SI numa faculdade horrível, era minha única opção, mas sempre procurei compensar por fora, e tudo depende SEMPRE do esforço próprio, e não do curso ou do valor da mensalidade.
O curso que vc faz NÃO TE TORNA UM PROFISSIONAL EQUIVALENTE.
Se o curso é ruim, mas VC é bom, isso que importa, agora um curso bom pra um vagabundo, é dinheiro jogado fora.
Analisa se compensa pra vc, com 22 anos perder + 1 ano, ou se vale a pena finalizar isso, e dar sequência aos estudos pessoais por fora focado no que vc quer.
Abraços
J
juliocbq
Mitidiero:
Olha cara, uma coisa que eu te digo:
SI numa faculdade ruim = CC numa faculdade ruim
SI numa faculdade boa = CC numa faculdade boa, só vai mudar O FOCO
Eu fiz SI numa faculdade horrível, era minha única opção, mas sempre procurei compensar por fora, e tudo depende SEMPRE do esforço próprio, e não do curso ou do valor da mensalidade.
O curso que vc faz NÃO TE TORNA UM PROFISSIONAL EQUIVALENTE.
Se o curso é ruim, mas VC é bom, isso que importa, agora um curso bom pra um vagabundo, é dinheiro jogado fora.
Analisa se compensa pra vc, com 22 anos perder + 1 ano, ou se vale a pena finalizar isso, e dar sequência aos estudos pessoais por fora focado no que vc quer.
Abraços
Se ele quer uma cadeira de exatas acho que deveria trocar. Um curso que não se gosta não é muito bem aproveitado.
V
ViniGodoy
Mas é justamente esse “O FOCO” o problema. Não estou falado que o curso de SI é ruim. Não me interpretem mal. Estou falando que o profissional pode ter dificuldades no início de sua carreira no mercado de trabalho.
Evidentemente, creio que o curso dê muita estrutura para quando o cara sobe. Mas ele vai ter muito o que correr atrás.
Sem falar que o autor falou que o foco dele é mesmo CC.
D
douglas_arantes
Bom eu faço Análise de Sistemas. Aqui o curso é bem puxado, realmente tem menos matemática. Mas em questão de disciplinas de programação o curso é igual a Ciência da Computação. Temos disciplinas: Algoritmos e Programação I e II, na primeira o foco da disciplina é a lógica de programação onde resolvemos exercícios geralmente Cálculos, e exercícios da OBI, na segunda aprendemos recursão, ponteiros (exaustivamente), métodos de Ordenação, Heaps, Listas encadeadas, Pilhas, Filas, Tabelas Hash, sendo que aprendemos a montar nossas estruturas diferentes de outros cursos onde só se aprende a usa-las, aqui aprendemos como faze-las, como funcionam, usando a linguagem C. Depois temos a disciplina Estrutura de Dados e Programação, onde é estudados os mais variados tipos de Árvores como Árvore Binária de Busca, AVL, Rubro-Negra, B Árvore, Árvore Patricia, Busca de Padrão e Compactação de Dados, isso em C++ novamente aqui nós mesmo montamos essas estruturas aprendendo seus principais algoritmos, e também as disciplinas Programação Orientada a Objetos e Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos, e também disciplinas de Programação para Web.
Disciplina de Inteligência Artificial que possui como pré-requisito a disciplina Probabilidade e Estatística. Em disciplinas de Teoria da Computação, temos logo no Primeiro semestre A disciplina Fundamentos da Teria da Computação (mas que não é apenas uma introdução), que abrange muita coisa que será de grande utilidade pra quem se interessa pela parte teórica (ferramentas como lógica, teoria dos números,Métodos de prova, Indução Matemática, entre muitas outras ), e mais pra frente temos Análise de Algoritmos umas das principais Disciplinas de Teoria da Computação e mais difíceis, onde aqui o foco é a Complexidade de Algoritmos, aprender a projetar e melhorar Algoritmos (sua Complexidade), lembrando que Algoritmos e Programação II e Estrutura de Dados já ha preocupação com a Complexidade dos algoritmos, mas totalmente teórica com muita matemática. Outra disciplina é a Introdução aos Sistemas Digitais, onde aprendemos desde as base Numéricas (Binário, Octal, Hexadecimal, etc), lógica Booleana, Portas Lógicas, Circuitos digitais, Multiplexadores, Latch, Flip-Flop, e muito mais, Depois a Disciplina Arquitetura de Computadores I, onde vemos um pouco de Assembly, e o funcionamento geral do processador, Monociclo, Multiciclo, Pipe Line, etc.
Na disciplina Sistemas Operacionais vemos como um SO funciona, Gerência e escalonamento de processos, Concorrência, sincronização de processos e deadlock,Gerência de memória: alocação dinâmica de memória,paginação, segmentação e memória virtual. Sistemas de arquivos. Gerência de E/S. Proteção e Segurança. Virtualização, Onde também ha muita programação.
Na disciplina disciplina Redes de Computadores vemos, Protocolos e serviços de comunicação. Terminologia, topologias, modelos de referência. Fundamentos de transmissão de dados, codificações analógica e digital. Protocolos de enlace e tecnologias de redes locais. Comutação por pacotes e redes de longas distâncias. Redes de banda larga (ATM). Roteamento. Interconexão de redes. Protocolo IP. Funções da camada de transporte e protocolos UDP e TCP. Funções da camada de aplicação e protocolos de aplicação TCP/IP. Segurança e autenticação, etc…
Há muitas outras disciplinas como Banco de Dados, Engenharia de Software, Qualidade de Software, Segurança e auditoria de Sistemas, Sistemas de Apoio a Decisão, Cálculo, e algumas de Administração, entre outras.
Concluindo acho que o colega ViniGodoy, se equivocou em dizer que o curso de SI seja ruim para o mercado sendo a principal diferença é essa o CC é mais voltado pra quem quer seguir vida acadêmica/ pesquisa, e o de Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação é mais voltado para o mercado, o que não impede nada, pois aqui tem prof. formados em AS com Mestrado e Doutorado em CC, o que geralmente ocorre são faculdades ruins, independente do Curso por Exemplo ha muitas faculdade de Ciência da Computação/Engenharia de Computação/ Análise de Sistemas ou SI, em que o aluno já aprende diretamente a programar em JAVA sem saber o básico que é o C isso porque o único interesse é mandar o aluno o mais rápido possível para o mercado. Acho que o importante é a pessoa escolher uma boa Universidade (geralmente as Federais, ou estaduais como USP, Unicamp), por exemplo aqui na FACOM - UFMS, maior parte dos professores são doutores, que se formaram aqui e depois fizeram os Programas de PÓS nas USP, UNICAMP, e alguns fora do país, claro que deve existir boas Universidade Particulares também.
Até mais.
J
juliocbq
Bom eu faço Análise de Sistemas…
Concluindo acho que o colega ViniGodoy, se equivocou em dizer que o curso de SI seja ruim para o mercado …
Até mais.
O vinigodoy não falou que o curso de si é pior que o curso de cc. Só disse que o curso tem foco diferente. Na questão da grade de exatas, realmente é verdade. Esses quesitos que você citou são o básico de um curso de cc, que possui estatística avançada, compiladores, física, análise de sinais entre outras. Mas isso é porque o foco é diferente mesmo, cc é curso da área de exatas.
H
Hermanoz
De que forma mudar vai fazer encontrar desafios mais “interessantes”?
Me parece que vc não esta em dúvida entre cc x si e sim entre carreira acadêmica x mercado, onde vc é pago para resolver problemas idiotas.
D
drsmachado
Creio que o problema não é a sigla do curso. Um dos arquitetos de software com os quais trabalho é formado em física(!) e é um dos melhores desenvolvedores que conheço.
Já vi muita gente formada em engenharia elétrica que nunca implantou uma estrutura de cabeamento em um prédio (entenda-se qualquer construção), mas programa java e/ou C e/ou outras linguagens com a mesma facilidade que eu.
Claro que aptidão pra coisa é fundamental, se você não gosta de colher laranjas, não plante laranjeiras, oras.
É plenamente óbvio que existem coisas das quais não podemos fugir, saber redigir um texto ou fazer cálculos simples é uma obrigação de qualquer um que tenha ao menos o ensino médio (antigo segundo grau, que é o meu caso).
D
douglas_arantes
drsmachado:
Creio que o problema não é a sigla do curso. Um dos arquitetos de software com os quais trabalho é formado em física(!) e é um dos melhores desenvolvedores que conheço.
Já vi muita gente formada em engenharia elétrica que nunca implantou uma estrutura de cabeamento em um prédio (entenda-se qualquer construção), mas programa java e/ou C e/ou outras linguagens com a mesma facilidade que eu.
Claro que aptidão pra coisa é fundamental, se você não gosta de colher laranjas, não plante laranjeiras, oras.
É plenamente óbvio que existem coisas das quais não podemos fugir, saber redigir um texto ou fazer cálculos simples é uma obrigação de qualquer um que tenha ao menos o ensino médio (antigo segundo grau, que é o meu caso).
Também concordo com o que você disse, a faculdade por melhor que seja ou por pior que ela seja não ira preparar totalmente o cara para o mercado de trabalho.
O mais importante é o esforço da pessoa, seja ela com formação Tecnológica ou Bacharel.
V
ViniGodoy
douglas_arantes:
Concluindo acho que o colega ViniGodoy, se equivocou em dizer que o curso de SI seja ruim para o mercado sendo a principal diferença é essa o CC é mais voltado pra quem quer seguir vida acadêmica/ pesquisa, e o de Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação é mais voltado para o mercado, o que não impede nada, pois aqui tem prof. formados em AS com Mestrado e Doutorado em CC, o que geralmente ocorre são faculdades ruins, independente do Curso por Exemplo ha muitas faculdade de Ciência da Computação/Engenharia de Computação/ Análise de Sistemas ou SI, em que o aluno já aprende diretamente a programar em JAVA sem saber o básico que é o C isso porque o único interesse é mandar o aluno o mais rápido possível para o mercado. Acho que o importante é a pessoa escolher uma boa Universidade (geralmente as Federais, ou estaduais como USP, Unicamp), por exemplo aqui na FACOM - UFMS, maior parte dos professores são doutores, que se formaram aqui e depois fizeram os Programas de PÓS nas USP, UNICAMP, e alguns fora do país, claro que deve existir boas Universidade Particulares também.
Pelo que você descreveu, seu curso é uma exceção à regra. E não dá para falar do geral pegando pela exceção. Tanto que alguns colegas aqui do GUJ e diversos alunos meus já reclamaram justamente do foco do curso de SI. Quando contratei pessoas, havia uma tendência clara dos alunos vindos de SI irem pior nas provas de programação, seja lá de que faculdade vieram (a única exceção à regra era a PUCPR). E alguns deles não vieram de faculdades ruins.
E não foi um só, nem de uma só faculdade, nem de um estado. Como dou aula na especialização de jogos, com uma ementa forte em programação, muitos alunos vindos de SI reclamam da falta de base. E falam justamente do enfoque do curso, não da qualidade da faculdade em que estudaram.
Eu não disse que o curso era ruim para o mercado, nem que os profissionais estão condenados ao desemprego. Eu disse que o curso traz mais dificuldades para quem vai entrar no mercado. São coisas diferentes o início da sua carreira da sua carreira como um todo. Creio que um profissional de SI, quando enquadrado na sua área, está em vantagem. Especialmente numa empresa preocupada com processos. Creio que a única profissão tão abundante quanto informática, na sociedade moderna, seja a de administração. E, no caso, o cara estará em larga vantagem no futuro por entender dos dois mundos.
Certamente um curso como o seu não tratá problemas para você quanto a programação no futuro. E fico muito feliz de saber que existem faculdades onde um curso de SI já é tão próximo de um curso de ciência. Não é de surpreender, pois as faculdades já devem estar ouvindo feedbacks de ex-alunos e corrigindo essa deficiência.
Eu também acho uma simplificação perigosa o papo de “o que vale é o esforço do aluno”. Quem fala assim, denigre a importância de uma boa faculdade.
Uma faculdade ruim vai sim, pesar negativamente em seu currículo. Algumas empresas simplesmente descartam currículos vindos de determinados locais, especialmente no primeiro emprego, quando você não tem outra referência para exibir em seu currículo (até pq, já tiveram muitas experiências ruins com outros “coleguinhas” vindos dessas faculdades que levaram o curso nas coxas). Aí não interessa o quão “esforçado” você foi. Você terá menos penetração também no meio acadêmico, caso queira. Finalmente, você tem mais chances de ter professores ruins, o que pode ser um tanto nocivo, especialmente se eles dão informações equivocadas. Faculdades ruins também geralmente tem núcleos de empregabilidade mais fracos, menos oportunidades de bolsas acadêmicas, menos parcerias com empresas, ferramental menos atualizado e uma biblioteca que muitas vezes deixa a desejar - enfim, estrutura para o aluno que quer se esforçar se dar ainda melhor.
B
Botocudo
Na minha opinião sistemas de informação está em alta nas empresas.
Nerd, escovador de bit, nem tanto.
R
Rodrigo_Sasaki
Isso me dá um certo medo, rs. Apesar de que se for pensar logicamente, isso é algo que não tem como negar.
Ainda bem que as empresas fazem provas e testes, porque sinceramente, se eu dependesse da minha formação superior, eu provavelmente estaria desempregado, ou com um emprego muito pior do que o meu atual.
V
ViniGodoy
Buscar emprego já estando empregado são outros 500… se vc já tem experiência profissional, ela vai contar tanto quanto sua faculdade. O problema é mesmo com os colegas que só tem a faculdade para mostrar no currículo.
O
Orocildo
Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.
Um aspecto é verdadeiro na realidade de SI : Como já li aqui no fórum a visão das pessoas e o mercado é muito simplista. Portanto, infelizmente, muitos procuram SI pois “é mais fácil” que CC. E geralmente quem procura com essa mentalidade são pessoas que não tem o perfil de estudar, se esforçar etc. São aqueles que querem vida fácil. Resultado disso ? O nível dos alunos SI se mostra muito abaixo do que em CC(no geral) . Mas não exatamente pelos cursos em si, mas muito pelo perfil das pessoas que frequentam os cursos. Esse acaba sendo mais um aspecto que alimenta esse sentimento de que CC é melhor que SI, o diferente nível de profissional que chega para competir no mercado. Mas aquilo que disso, creio que seja muito mais pelo perfil dos alunos do que exatamente pelo curso. Mas sobre esse aspecto do perfil do aluno, me refiro de maneira geral, evidente que tem gente que sua muito em SI, encara com seriedade etc. (Eu, por exemplo )
Mas não creio que seja questão de x é melhor ou y é pior. É a pessoa ter o entendimento do foco do curso e optar por aquilo que crê que seja o melhor para si ou que faça o seu perfil. O problema é que o mercado(e o aluno) é muito imaturo nesse aspecto, no fim de tudo enxerga todos como programadores e aí, evidente, CC da muito mais fundamentação que SI então se conclui que CC é melhor. Mas nem melhor, nem pior, apenas diferentes, com focos distintos.
Essa é a visão que tenho.
H
Hermanoz
Orocildo:
Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.
Um aspecto é verdadeiro na realidade de SI : Como já li aqui no fórum a visão das pessoas e o mercado é muito simplista. Portanto, infelizmente, muitos procuram SI pois “é mais fácil” que CC. E geralmente quem procura com essa mentalidade são pessoas que não tem o perfil de estudar, se esforçar etc. São aqueles que querem vida fácil. Resultado disso ? O nível dos alunos SI se mostra muito abaixo do que em CC(no geral) . Mas não exatamente pelos cursos em si, mas muito pelo perfil das pessoas que frequentam os cursos. Esse acaba sendo mais um aspecto que alimenta esse sentimento de que CC é melhor que SI, o diferente nível de profissional que chega para competir no mercado. Mas aquilo que disso, creio que seja muito mais pelo perfil dos alunos do que exatamente pelo curso. Mas sobre esse aspecto do perfil do aluno, me refiro de maneira geral, evidente que tem gente que sua muito em SI, encara com seriedade etc. (Eu, por exemplo )
Mas não creio que seja questão de x é melhor ou y é pior. É a pessoa ter o entendimento do foco do curso e optar por aquilo que crê que seja o melhor para si ou que faça o seu perfil. O problema é que o mercado(e o aluno) é muito imaturo nesse aspecto, no fim de tudo enxerga todos como programadores e aí, evidente, CC da muito mais fundamentação que SI então se conclui que CC é melhor. Mas nem melhor, nem pior, apenas diferentes, com focos distintos.
Não só aplicações corporativas, mas tb mobile, web, redes sociais, enfim, como você falou, tudo que gira em torno do negócio do software.
D
douglaskd
Orocildo:
se o curso de CC é igual a S.I, por que o preço do curso é maior ?
M
maior_abandonado
hehehe… dessas matérias que você citou eu tive todas fazendo SI… lol
L
luistiagos
Vina:
Olá a todos!
Meu nome é Vinícius, tenho 22 anos, trabalho como desenvolvedor web com JavaEE e estou cursando o primeiro ano de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas (bolsista). Estou num terrível dilema: sempre fui muito ligado à matemática, tenho uma facilidade enorme em resolver esses tipos de problema, mas percebi que a graduação em Sistemas de Informação tem uma base matemática muito superficial. Na grade, constam como matérias relacionadas a matemática apenas Matemática Discreta, Introdução à Ciência da Computação, Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral, Programação Linear, Álgebra Linear e Estatística. Ou seja, a base matemática é muito fraca.
Estou começando agora nessa área e tenho receio de passar o resto da minha vida resolvendo problemas idiotas que qualquer um com o mínimo de treinamento poderia resolver, sem poder encontrar novos desafios devido à fraca base teórica que tenho. Daí me ocorreu a idéia de fazer a transferência para um curso de Ciências da Computação, tendo em vista que trabalharei com os fundamentos da computação que eu tanto gosto, inclusive com possibilidade de fazer Mestrado e Doutorado em outras áreas do conhecimento (como Física e Engenharia).
A minha grande dúvida é a seguinte: devo continuar o BSI e me formar, e depois ir atrás das matérias complementares do BCC, ou tentar uma transferência para uma federal em BCC? Ou devo simplesmente largar tudo e virar vendedor de coco?? :D
Quer continuar atuando no mercado de trabalho e não pretende virar professor? Se sim continue neste seu curso, pois em CC vai usar menos de 10% que aprendeu no mercado e depois invista em pós, Quer virar professor e dar aulas em faculdades? Troque para Ciências da Computação, ao menos aprendera o que cai na pós-comp.
Agora se vc ama tanto matematica e quer muito dar aula pq não faz de vez uma licenciatura em matematica? ou Matematica Computacional?
Pois CC não abrange todas as areas da matematica…
V
ViniGodoy
Muitos cursos de SI tem as matérias, mas com carga horária reduzida, ou com enfoque prático.
De qualquer forma, fico feliz por ver que em boa parte estou enganado. Talvez os enfoques de SI mais gerenciais sejam uma característica mais regional.
Nesse caso, desculpem-me o equívoco.
V
ViniGodoy
luistiagos:
Quer continuar atuando no mercado de trabalho e não pretende virar professor? Se sim continue neste seu curso, pois em CC vai usar menos de 10% que aprendeu no mercado e depois invista em pós, Quer virar professor e dar aulas em faculdades? Troque para Ciências da Computação, ao menos aprendera o que cai na pós-comp.
Agora se vc ama tanto matematica e quer muito dar aula pq não faz de vez uma licenciatura em matematica? ou Matematica Computacional?
Que besteira. Eu já usei praticamente tudo que se vê num curso de ciência no mercado de trabalho.
Se você ficar só nos CRUDs simples, aí talvez realmente só use os tais 10%. Mas aí não reclame de ter salário baixo.
De qualquer forma, você vai usar muito de ciência se for trabalhar na indústria, se for trabalhar com engenharia, se for trabalhar com jogos, se for trabalhar com vigilância e, até mesmo, se for trabalhar com sistemas web de grande volume, ou na parte de programação de servidores ou BI.
L
luistiagos
ViniGodoy:
luistiagos:
Que besteira. Eu já usei praticamente tudo que se vê num curso de ciência no mercado de trabalho.
Se você ficar só nos CRUDs, aí talvez realmente só use os tais 10%. Mas aí não reclame de ter salário baixo.
Bem não é vc que escolhe o que vc quer fazer… É o cliente que pede… Ficaria feliz se me pedissem algo que use uma RNA, um compilador, interpretador ou algo do genero… Porem o maximo que encontrei até agora de interessante mesmo foi um sistema que tinha alguns processamentos de imagem para finalidade artística (acho que nisto eu usei um pouco que aprendi em CC) o resto é sempre sistemas de CRUD, Erp, Crm, Relatórios, Graficos e coisas do genero… E o pior e que não conheço ninguem da area que trabalhou com algo diferente da mesmisse de sempre… Acredito que aqui no Brasil 90% das empresas de software trabalhem apenas com estes tipos de software.
H
Hermanoz
Acho que si é para quem procura uma carreira técnica, mas sem o estigma de péssimo comunicador e de usar pouco pensamento abstrato, comumente associado com profissionais de cc.
L
luistiagos
Não entendi esta associação. Pq péssimo comunicador e de usar pouco pensamento abstrato? Acredito que vc esteja “abstraindo” demais as coisas…
V
Vina
Novamente gostaria de agradecer às respostas de todos. Decidi que vou continuar fazendo SI e ao mesmo tempo, puxar algumas matérias por fora com as turmas de Engenharia e até em outras universidades (a Unicamp, por exemplo, tem cursos de inverno gratuitos sobre tópicos bem interessantes).
A minha última dúvida é a seguinte: para as vagas onde são necessários conhecimentos um pouco mais específicos de computação, uma graduação em SI prejudica o candidato? Digo isso porque recebo vários e-mails da faculdade sobre vagas e algumas das mais interessantes pedem a formação em Ciência da Computação.
Abs.
C
cfred
Vina:
Novamente gostaria de agradecer às respostas de todos. Decidi que vou continuar fazendo SI e ao mesmo tempo, puxar algumas matérias por fora com as turmas de Engenharia e até em outras universidades (a Unicamp, por exemplo, tem cursos de inverno gratuitos sobre tópicos bem interessantes).
A minha última dúvida é a seguinte: para as vagas onde são necessários conhecimentos um pouco mais específicos de computação, uma graduação em SI prejudica o candidato? Digo isso porque recebo vários e-mails da faculdade sobre vagas e algumas das mais interessantes pedem a formação em Ciência da Computação.
Abs.
O que é uma vaga interessante para você? dê alguns exemplos.
V
Vina
cfred:
Não consigo acessar meu e-mail aqui no trabalho, mas uma das vagas que me interessou pedia conhecimento em:
-Computação Distribuída
-Mineiração de Dados
-Mineiração de Texto
-Processamento de Linguagem Natural
-Recuperação de Informações
Fora isso, pediam experiência com Java e SQL, nada fora do trivial. Mas é esse tipo de vaga que me chama a atenção, que pedem conhecimentos que fogem do comum em vagas de desenvolvimento.
M
Mitidiero
Mas é justamente esse “O FOCO” o problema. Não estou falado que o curso de SI é ruim. Não me interpretem mal. Estou falando que o profissional pode ter dificuldades no início de sua carreira no mercado de trabalho.
Evidentemente, creio que o curso dê muita estrutura para quando o cara sobe. Mas ele vai ter muito o que correr atrás.
Sem falar que o autor falou que o foco dele é mesmo CC.
Eu acredito que se o cara interessado faz SI, e o desinteressado faz CC, quem vai ter mais chances de entrar no mercado?
Eu fiz SI numa faculdade HORRENDA, mas SEMPRE estive no mercado de trabalho por causa da minha dedicação e NUNCA tive dificuldades, veja bem: O CURSO não faz nada, quem faz e se esforça é a pessoa, por isso, independente do curso que faça, se a pessoa é dedicada, ela SEMPRE vai ter facilidade no mercado de trabalho.
M
Mitidiero
douglaskd:
Orocildo:
em Araçatuba, de onde vim, SI era mais caro que CC =), e uma diferença ABSURDA hahaha e Engenharia da Computação tb era mais barato que SI (Incrível não?) hahaha
P
phil.leroy
ViniGodoy:
Pode ser no caso das pessoas que você conhece, mas não é assim de um modo geral.
R
Rodrigo_Sasaki
Pode ser no caso das pessoas que você conhece, mas não é assim de um modo geral.
Deduzindo que por mercado de trabalho estamos falando da área de programação, a minha experiência é parecida. Eu cursei SI, e na minha sala de 40 alunos (mais ou menos) somente eu e mais um eramos programadores. A grande maioria do pessoal gostava mais da área de processos de negócio, quando era pra fazer algo relacionado a codificação, a coisa ficava feia.
Mas isso é baseado na minha experiência
D
douglaskd
Mitidiero:
douglaskd:
Orocildo:
em Araçatuba, de onde vim, SI era mais caro que CC =), e uma diferença ABSURDA hahaha e Engenharia da Computação tb era mais barato que SI (Incrível não?) hahaha
Aqui é quase o dobro, e tem mais valor quem faz CC
M
Mitidiero
douglaskd:
Mitidiero:
douglaskd:
Orocildo:
Aqui é quase o dobro, e tem mais valor quem faz CC
Tem valor quem conclui um curso e não a que conclui outro? Conheço gente que nem faculdade fez e da banho em MUITOS que fizeram CC, EC, SI e etc. (E não são exceções, pois um pré-requisito para ser programador é ser auto-didata.)
C
cfred
Vina:
cfred:
Não consigo acessar meu e-mail aqui no trabalho, mas uma das vagas que me interessou pedia conhecimento em:
-Computação Distribuída
-Mineiração de Dados
-Mineiração de Texto
-Processamento de Linguagem Natural
-Recuperação de Informações
Fora isso, pediam experiência com Java e SQL, nada fora do trivial. Mas é esse tipo de vaga que me chama a atenção, que pedem conhecimentos que fogem do comum em vagas de desenvolvimento.
Para entender Mineração de Dados e Mineração de Texto, voce vai precisar entender de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para entender de Machine Learning, terá que ser muito bom com matemática, principalmente Probabilidade, Estatística, Álgebra Linear e Cálculo, mas não é saber apenas o básico da graduação sobre esses assuntos, é saber mesmo. Acredito que Processamento de Linguagem Natural também precise entender bastante de Probabilidade, Cadeias de Markov etc…
Eu não conheço seu curso de SI, mas se você se interessa por assuntos que fogem do trivial, acredito que SI não é o curso certo. Indo um pouco mais além, acredito que o melhor seja seguir carreira acadêmica se quiser trabalhar com esses assuntos, pois a maioria das empresas não usa esse tipo de conhecimento para desenvolver seus sistemas.
J
jonathan_Coelho
Inclusive os melhores professores, Mestre e Doutores que eu já vi na nossa área eram formados em Matemática e/ou Física, com especializações em T.I
Mas não nescessariamente são os mais ricos e mais badalados na comunidade.
V
ViniGodoy
Isso é parcialmente verdade. Você escolhe onde quer trabalhar. Se for para setores de P&D, vai trabalhar com coisas bem mais interessantes.
Eu conheço muita gente.
V
ViniGodoy
Sim, eu tento não fazer generalizações. Entretanto, eu conheço muita gente, pois como já expliquei, sou professor de especialização e, portanto, entro em contato com pelo menos 40 alunos já formados por ano.
Mas, como já constatei, talvez eu tenha uma impressão regional. E fico feliz se eu estiver mesmo errado.
V
ViniGodoy
Mitidiero:
Eu acredito que se o cara interessado faz SI, e o desinteressado faz CC, quem vai ter mais chances de entrar no mercado?
Eu fiz SI numa faculdade HORRENDA, mas SEMPRE estive no mercado de trabalho por causa da minha dedicação e NUNCA tive dificuldades, veja bem: O CURSO não faz nada, quem faz e se esforça é a pessoa, por isso, independente do curso que faça, se a pessoa é dedicada, ela SEMPRE vai ter facilidade no mercado de trabalho.
Um cara interessado em SI e um interessado em CC, quem tem mais chances no mercado?
Um cara numa interessado numa faculdade HORRENDA e um interessado numa faculdade ótima, quem tem mais chances no mercado?
E em qual faculdade você acha que haverá mais gente desinteressada? Numa faculdade ruim, que desestimule os alunos com falta de infra-estrutura, ou num boa faculdade, onde isso não seja um problema? Onde hajam programas de iniciação de estágio, parcerias com empresas e programas de iniciação científica?
Não estou negando que alguém possa superar as dificuldades, tanto que sou um dos que defende que auto-didatas devem se manter no mercado de informática, que deve continuar não exigindo diploma. Mas ninguém pode negar que uma boa faculdade teria facilitado muito as coisas para você, ou para qualquer um que nela entre.
Empresas grandes, como multinacionais, tem como seu principal mecanismo de contratação parcerias com boas faculdades. É lógico que o mercado anseia por bons profissionais e um cara que se supere sempre vai conseguir emprego. Mas certamente, oportunidades melhores tem mais chances de surgir se você estiver num lugar que te apoie.
L
Longino
luistiagos:
Bem não é vc que escolhe o que vc quer fazer… É o cliente que pede… Ficaria feliz se me pedissem algo que use uma RNA, um compilador, interpretador ou algo do genero… Porem o maximo que encontrei até agora de interessante mesmo foi um sistema que tinha alguns processamentos de imagem para finalidade artística (acho que nisto eu usei um pouco que aprendi em CC) o resto é sempre sistemas de CRUD, Erp, Crm, Relatórios, Graficos e coisas do genero… E o pior e que não conheço ninguem da area que trabalhou com algo diferente da mesmisse de sempre… Acredito que aqui no Brasil 90% das empresas de software trabalhem apenas com estes tipos de software.
Se você deseja trabalhar com coisas mais interessantes então precisa mudar de área. Geralmente quando alguém diz que usa “cálculo” ou “estatística” direto é porque está trabalhando em áreas fora de TI, seja pesquisa ou alguma coisa diferente tipo desenvolvimento de jogos.
R
Rodrigo_Sasaki
Um caso que posso citar referente a isso, foi o que ocorreu em um dos semestres que eu cursei na universidade.
De todas as matérias da grade do semestre, uma em particular foi a que mais me interessou, que era Desenvolvimento Web, onde a idéia era ensinar o básico de desenvolvimento de aplicações Web, utilizando a linguagem PHP. Gostei da idéia e achei que seria interessante.
No final o professor foi obrigado a dar aula de HTML, porque a grande maioria da sala não sabia sequer o que era uma tag, imagine então tentar explicar as coisas mais avançadas. Aí sim a motivação foi pro chinelo, e acho que não fui o único a passar por algo parecido.
L
luistiagos
Sem duvida trabalhar na area acadêmica tem coisa bem mais interessante…
V
ViniGodoy
Nessa área também. Mas não estava me referido a ela.
Estava referindo a setores de desenvolvimento de novos produtos.
Empresas grandes como a Siemens, CITS, Positivo, Bosh, Petrobrás tem setores assim.
E todo ano procuram gente.
L
Longino
luistiagos:
Isso é parcialmente verdade. Você escolhe onde quer trabalhar. Se for para setores de P&D, vai trabalhar com coisas bem mais interessantes.
Será? O trabalho de pesquisador é escrever papers sobre o que for da área de tecnologia e não criar sistemas. Por isso vemos tantas invenções, como por exemplo a interface gráfica ou orientação à objeto, que se populariza somente quando uma empresa investe nelas e seus criadores não vêem um centavo.
Existe até um certo desdém por soluções mais práticas na área acadêmica, onde o que importa é mais teoria.
Eu, por exemplo, não ficaria satisfeito trabalhando assim. Pois para mim a teoria e a prática andam juntas.
L
luistiagos
Um caso que posso citar referente a isso, foi o que ocorreu em um dos semestres que eu cursei na universidade.
De todas as matérias da grade do semestre, uma em particular foi a que mais me interessou, que era Desenvolvimento Web, onde a idéia era ensinar o básico de desenvolvimento de aplicações Web, utilizando a linguagem PHP. Gostei da idéia e achei que seria interessante.
No final o professor foi obrigado a dar aula de HTML, porque a grande maioria da sala não sabia sequer o que era uma tag, imagine então tentar explicar as coisas mais avançadas. Aí sim a motivação foi pro chinelo, e acho que não fui o único a passar por algo parecido.
Dai fica naquela situação se o cara para a matéria para ensinar o que já deveriam saber ele atrasa a matéria para os outros alunos, se continua a matéria os outros alunos se f**** pq não sabem o que já deveriam saber. Neste caso os cursos EAD são vantajosos pois cada um tem seu ritimo de aprendizado…
L
luistiagos
Longino:
luistiagos:
Será? O trabalho de pesquisador é escrever papers sobre o que for da área de tecnologia e não criar sistemas. Por isso vemos tantas invenções, como por exemplo a interface gráfica ou orientação à objeto, que se populariza somente quando uma empresa investe nelas e seus criadores não vêem um centavo.
Existe até um certo desdém por soluções mais práticas na área acadêmica, onde o que importa é mais teoria.
Eu, por exemplo, não ficaria satisfeito trabalhando assim. Pois para mim a teoria e a prática andam juntas.
Isto que é o problema da area acadêmica… As coisas ficam no embrionário e só saem se alguma empresa investir mesmo na coisa.
Prolog por exemplo é uma excelente linguagem para IA mas nunca nenhuma empresa investiu nele, então ele ficou lá no canto academico abandonado…
V
Vina
Em relação ao que o ViniGodoy disse: a minha idéia é exatamente essa… trabalhar com P&D, mas não seguir totalmente a vida acadêmica. Não gostaria de seguir a vida acadêmica até porque acho pouco estimulante. E a maioria das vagas que me enchem os olhos são para empresas que investem pesado em pesquisa como, por exemplo, o Instituto Eldorado.
A dúvida é: com uma formação mais “humana” (SI), eu seria prejudicado para entrar nesse ramo, mesmo complementando a minha formação por fora?
C
cfred
Vina:
Em relação ao que o ViniGodoy disse: a minha idéia é exatamente essa… trabalhar com P&D, mas não seguir totalmente a vida acadêmica. Não gostaria de seguir a vida acadêmica até porque acho pouco estimulante. E a maioria das vagas que me enchem os olhos são para empresas que investem pesado em pesquisa como, por exemplo, o Instituto Eldorado.
A dúvida é: com uma formação mais “humana” (SI), eu seria prejudicado para entrar nesse ramo, mesmo complementando a minha formação por fora?
Na minha opinião sim, você seria prejudicado pela sua formação em SI se seu interesse é pesquisar e criar novas tecnologias, mas isso também depende da área que você quiser pesquisar (leu minha resposta à sua pergunta na página anterior?), mas se você quer apenas programar o que outra pessoa criou, aí acho que você não seria prejudicado.
J
jonathan_Coelho
cfred:
Vina:
Na minha opinião sim, você seria prejudicado pela sua formação em SI se seu interesse é pesquisar e criar novas tecnologias, mas isso também depende da área que você quiser pesquisar (leu minha resposta à sua pergunta na página anterior?), mas se você quer apenas programar o que outra pessoa criou, aí acho que você não seria prejudicado.
É como já foi dito por aqui o curso de CC tem enfase em desenvolver novas tecnologias e SI em implementar essas tecnologias para o mercado.
Mas como sabemos o Brasil ainda investe muito pouco em novas Tecnologias e as vagas pra P&D são muito poucas e a concorrência muito grande.
M
Mitidiero
ViniGodoy:
Mitidiero:
Um cara interessado em SI e um interessado em CC, quem tem mais chances no mercado?
Um cara numa interessado numa faculdade HORRENDA e um interessado numa faculdade ótima, quem tem mais chances no mercado?
E em qual faculdade você acha que haverá mais gente desinteressada? Numa faculdade ruim, que desestimule os alunos com falta de infra-estrutura, ou num boa faculdade, onde isso não seja um problema? Onde hajam programas de iniciação de estágio, parcerias com empresas e programas de iniciação científica?
Não estou negando que alguém possa superar as dificuldades, tanto que sou um dos que defende que auto-didatas devem se manter no mercado de informática, que deve continuar não exigindo diploma. Mas ninguém pode negar que uma boa faculdade teria facilitado muito as coisas para você, ou para qualquer um que nela entre.
Empresas grandes, como multinacionais, tem como seu principal mecanismo de contratação parcerias com boas faculdades. É lógico que o mercado anseia por bons profissionais e um cara que se supere sempre vai conseguir emprego. Mas certamente, oportunidades melhores tem mais chances de surgir se você estiver num lugar que te apoie.
A ÚNICA cosia que vai diferenciar uma pessoa da outra, é a quantidade de esforço que ela utiliza pra chegar no objetivo dela, pois, a faculdade, o curso, sobrenome, dinheiro, bla bla bla, são catalizadores, que sempre podem ser substituídos por mais esforço.
E digo mais, eu por não ter uma boa faculdade desenvolvi em mim uma capacidade maior de aprendizado do que a maioria das pessoas que só sabem se prender em cursos, ou no que o professor ensina. Vc pode reparar, os auto-didatas são a maior preciosidade dentro da nossa área, é muito comum ver auto-didatas ou pessoas que cursaram uma faculdade horrível no topo do mercado.
Basta analisar os maiores da nossa área, quais deles tiveram uma carreira acadêmica e ficaram ricos? Quais deles falaram foda-se pra faculdade e chegaram ao topo por conta própria? Faculdade eu fiz, e te digo que ir toda a noite, era um tormento, pois eu sabia que poderia estar estudando algo melhor, ou trabalhando em freelas, ou utilizando meu tempo duma maneira mais proveitosa.
O que eu digo é: Se vc fez SI, CC, EC, não fez faculdade, não importa, TUDO só depende de VC, mais nada.
Quem fica falando "ah, minha faculdade não me deu base… " Porra, ao invés de reclamar, CORRE ATRÁS, de esse conselho aos seus alunos
L
Lucas_Soares
Gostei do tópico.
V
ViniGodoy
Mas aí é que está. Com o catalizador certo, você chega mais longe mais rápido.
Você está pensando muito na perspectiva do indivíduo. E nessa perspectiva, concordo com você. Mas quando falamos em chances de mercado, você deve pensar é na perspectiva do grupo.
Mitidiero:
E digo mais, eu por não ter uma boa faculdade desenvolvi em mim uma capacidade maior de aprendizado do que a maioria das pessoas que só sabem se prender em cursos, ou no que o professor ensina. Vc pode reparar, os auto-didatas são a maior preciosidade dentro da nossa área, é muito comum ver auto-didatas ou pessoas que cursaram uma faculdade horrível no topo do mercado.
Uma boa faculdade não é aquela que o professor dá de graça o conteúdo para o aluno. Uma boa faculdade também vai fazer o cara ralar e um bocado. O professor irá ensinar e orientar. Sendo o segundo papel tão importante quanto o primeiro.
Eu concordo que um auto-didata pode ir longe. Mas você não pode pegar os poucos indivíduos que estão no topo do mercado, para falar do mercado inteiro. De maneira geral, nas empresas, pessoas graduadas são mais bem remuneradas que pessoas sem graduação, e tem mais chances de contratação (até pq, o currículo, no primeiro emprego, não mostra seu esforço). Da mesma forma, boas faculdades também tem impacto na média salarial dos programadores júniores.
Esforço e dedicação vão dar ao programador destaque na carreira, junto com uma série de atributos pessoais que não estão ligados a ser técnico (falar português direito, ter postura profissional, trabalhar em equipe, etc.). O conhecimento adquirido na faculdade também pode facilitar esse caminho, mas não significa que alguém não possa correr atrás por conta própria.
Definir fatores de sucesso também é uma coisa pessoal. Somente ricos são pessoas de sucesso? Somente famosos?
Ou aquele cara que está num emprego legal, na classe média, tranquilo, é também um cara de sucesso?
O que eu digo é: Se vc fez SI, CC, EC, não fez faculdade, não importa, TUDO só depende de VC, mais nada.
Quem fica falando "ah, minha faculdade não me deu base… " Porra, ao invés de reclamar, CORRE ATRÁS, de esse conselho aos seus alunos :)
Eu aconselho eles nesse sentido o tempo todo.
Inclusive é exatamente o que falei nesse tópico também.
J
juliocbq
Eu estava observando esse tópico e até então não queria postar, mas depois dessas não acho justo que pessoas leiam e recebam tanta informação escabrosa.
Quem não estudou engenharia vai trabalhar de engenheiro como?
Do jeito como a administradora que derrubou um predio no Rio?
Esses tipos de comentários desencorajam as pessoas a procurarem uma boa instituição de ensino, e isso é a pior coisa que alguém pode passar a outra.
Alguém pode até ter o dom para a coisa, mas se não houver o desenvolvimento desse dom ele não servirá para nada.
Se alguém aqui ler e tiver oportunidade de estudar em uma boa universidade, não a perca. Provavelmente vai se lamentar por toda a vida por a ter perdido. Quem não teve a oportunidade, não desanime e corra atraz.
Uma boa escola vai te fazer crescer como gente. Não é só pelo diploma, mas pelo conhecimento que se adquire tendo contato com pessoas experientes. E não se enganem, faz toda a diferença estudar numa.
R
renata.pedrosa
Pessoal
Será quem no curso de SI não vê muito programação?
na faculdade onde estudo SI temos:
P1 + lab p1 (pascal / vai mudar para python)
P2 + lab p2 (estrutura de dados com c++ / vai mudar para estrutura de dados com java)
P3 + lab p3 (java)
Praticas de Programação
Metodos avançados de programação
ATAL
Paradigmas de linguagens de programação
e as outras de prache… lógica, engenharia de software e etc…
M
Mitidiero
Mas aí é que está. Com o catalizador certo, você chega mais longe mais rápido.
Você está pensando muito na perspectiva do indivíduo. E nessa perspectiva, concordo com você. Mas quando falamos em chances de mercado, você deve pensar é na perspectiva do grupo.
Mitidiero:
Uma boa faculdade não é aquela que o professor dá de graça o conteúdo para o aluno. Uma boa faculdade também vai fazer o cara ralar e um bocado. O professor irá ensinar e orientar. Sendo o segundo papel tão importante quanto o primeiro.
Eu concordo que um auto-didata pode ir longe. Mas você não pode pegar os poucos indivíduos que estão no topo do mercado, para falar do mercado inteiro. De maneira geral, nas empresas, pessoas graduadas são mais bem remuneradas que pessoas sem graduação, e tem mais chances de contratação (até pq, o currículo, no primeiro emprego, não mostra seu esforço). Da mesma forma, boas faculdades também tem impacto na média salarial dos programadores júniores.
Esforço e dedicação vão dar ao programador destaque na carreira, junto com uma série de atributos pessoais que não estão ligados a ser técnico (falar português direito, ter postura profissional, trabalhar em equipe, etc.). O conhecimento adquirido na faculdade também pode facilitar esse caminho, mas não significa que alguém não possa correr atrás por conta própria.
Definir fatores de sucesso também é uma coisa pessoal. Somente ricos são pessoas de sucesso? Somente famosos?
Ou aquele cara que está num emprego legal, na classe média, tranquilo, é também um cara de sucesso?
Quem fica falando "ah, minha faculdade não me deu base… " Porra, ao invés de reclamar, CORRE ATRÁS, de esse conselho aos seus alunos :)
Eu aconselho eles nesse sentido o tempo todo.
Inclusive é exatamente o que falei nesse tópico também.
Notei que estamos concordando em muitos aspectos.
Repare bem, o que vc mesmo disse…
Eu reparo que boas faculdades no Brasil, são poucas, e ou as pessoas não tem acesso, basta imaginar que boa parte das pessoas que moram no interior(Eu morava em Araçatuba/SP) não podem sonhar com uma faculdade federal/estadual sem pensar em morar fora e etc, e ao mesmo tempo, as pessoas que ficam nas particulares, tem BOAS chances de ficarem numa faculdade sem uma boa metodologia (Foi o meu caso, não recomendo minha faculdade de jeito nenhum), mas o que faz com que a pessoa dê certo no mercado de trabalho, é ela se esforçar e estudar por conta própria.
É ai que eu digo, o valor da faculdade é o diploma, nada mais, pq todo o conhecimento, experiência, vc pode conseguir por conta própria, vc REALMENTE paga(quando pago) pelo diploma (leve e consideração, que 95% da população não terá acesso a uma faculdade gratuíta, e a maioria das pagas são absurdamente ruins.)
A
allantrevisan
Deixando minha opinião com relação ao curso de SI e a atuação do graduando na área acadêmica/industria.
Eu por exemplo faço SI e não pretendo atuar no segmento de TI, meu objetivo é trabalhar na industria, em setores de inovação e PeD. Creio eu que se eu não estudasse em uma boa universidade como estudo hoje (claro que ela tem seus problemas) eu não teria a visão que tenho com relação ao segmento da computação. Provavelmente eu não teria tido a chance de conhecer a área de sistemas complexos e simulação social, Sistemas Inteligentes, Autômatos, fundamentos, etc…Por isso creio eu que uma boa formação é essencial sim, afinal de contas existem tópicos que só teremos a oportunidade de conhecer a partir do momento em que eles nos forem apresentados.
Ps: estudo SI na UTFPR de Curitiba.
C
cfred
Longino:
luistiagos:
Deixando minha opinião com relação ao curso de SI e a atuação do graduando na área acadêmica/industria.
Eu por exemplo faço SI e não pretendo atuar no segmento de TI, meu objetivo é trabalhar na industria, em setores de inovação e PeD. Creio eu que se eu não estudasse em uma boa universidade como estudo hoje (claro que ela tem seus problemas) eu não teria a visão que tenho com relação ao segmento da computação. Provavelmente eu não teria tido a chance de conhecer a área de sistemas complexos e simulação social, Sistemas Inteligentes, Autômatos, fundamentos, etc…Por isso creio eu que uma boa formação é essencial sim, afinal de contas existem tópicos que só teremos a oportunidade de conhecer a partir do momento em que eles nos forem apresentados.
Ps: estudo SI na UTFPR de Curitiba.
Concordo com você, para a pessoa realmente ver o que é computação independente do curso, seja ele Análise de Sistemas/Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, ou até em cursos de Tecnologia, é necessário a formação em uma boa Universidade que tenha como foco formar um profissional completo, que não esteja apenas interessado em formar para atender imediatamente o mercado, e ensinar a Tecnologia do momento.
Mas essa Daphne Koller esta fora da realidade da grande parcela da população. Recebeu seu mestrado aos 18 ? É interessante o quanto as pesquisas avançadas integram a computação com as outras áreas do conhecimento como: biologia, socialogia, economia entre outras.
Acho eu que um curso serio de Sistemas de Informação apresenta essa mesma potencialidade, muitos curriculos apresentam disciplinas de economia, sociologia, teoria dos grafos, o que favorece o desenvolvimento de pesquisas com analise de redes sociais, redes complexas e simulação social por exemplo.