Olá,
ja vi a documentação, já inicializei uma,
mas não sei como continuar, nao sei qual linguagem usar,
não sei como o facebook vai usar meu aplicativo.
eu imaginava programar dentro do facebook.
se alguém tiver uma noção, me passa um plano de estudo ou algumas coisa qe eu preciso aprender.
Antes de mais nada, você deve ter duas coisas em mente. Você deve saber o que quer fazer, e a linguagem que vai usar.
L
lucasgarofolo
ok, eu ja sei o que qero fazer, e a linguagem era o qe eu qeria saber, para programar dentro do facebook,
eu precido escolher uma linguagem mais voltada a web, como PHP, ou posso usar qualquer linguagem ?
A
Andre_Rosa
lucasgarofolo:
ok, eu ja sei o que qero fazer, e a linguagem era o qe eu qeria saber, para programar dentro do facebook,
eu precido escolher uma linguagem mais voltada a web, como PHP, ou posso usar qualquer linguagem ?
Defina melhor “programar dentro do facebook”.
L
lucasgarofolo
cara, eu não sei, eu to querendo saber,
pra eu ter um aplicativo rodando, eu preciso fazer-lo dentro facebook ou fora dele ?
se for em PHP, eu preciso de alguma plataforma pra desenvolvimento?
e como faz, eu faço a aplicação, hospedo ela em algum lugar ?
A
Andre_Rosa
lucasgarofolo:
cara, eu não sei, eu to querendo saber,
pra eu ter um aplicativo rodando, eu preciso fazer-lo dentro facebook ou fora dele ?
se for em PHP, eu preciso de alguma plataforma pra desenvolvimento?
e como faz, eu faço a aplicação, hospedo ela em algum lugar ?
Seu tópico continua muito confuso. Mas vamos lá:
Para criar uma aplicação que se comunique com o Facebook, o ideal será que você use a API disponibilizada pelo próprio:
A melhor forma de você sanar suas dúvidas com relação à isso, é dando uma boa lida na documentação que eles oferecem. Leia, será bastante esclarecedor:
E a equipe do Facebook também disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados à desenvolvimento. Veja: http://forum.developers.facebook.net/
L
lucasgarofolo
eu já li, cheguei a iniciar a app,
mas chegou uma parte de canvas, urls, não consegui fazer mais nada além disso.
tentei procurar uma página de desenvolvimento mesmo, para criar o aplicativo,
mas não achei.
e ai vim buscar ajuda aqui.
eu estou em duvida se eu crio o aplicativo direto no facebook,
ou eu crio ele local e hospedo nele,
ou se eu hospedo em algum servidor da minha escolha, e faço rodar dentro do facebook.
a parte qe eu estou em dúvida, é a de desenvolvimento bruto.
R
r063rio
lucasgarofolo:
eu já li, cheguei a iniciar a app,
mas chegou uma parte de canvas, urls, não consegui fazer mais nada além disso.
tentei procurar uma página de desenvolvimento mesmo, para criar o aplicativo,
mas não achei.
e ai vim buscar ajuda aqui.
eu estou em duvida se eu crio o aplicativo direto no facebook,
ou eu crio ele local e hospedo nele,
ou se eu hospedo em algum servidor da minha escolha, e faço rodar dentro do facebook.
a parte qe eu estou em dúvida, é a de desenvolvimento bruto.
Lucas, e ai, conseguiu resolver seu problema? Estou com problema semelhante. Mas acho que posso lhe sanar algumas dúvidas.
Por exemplo, o FB não hospeda código, nem o executa. Para desenvolver uma aplicação, primeiro vc tem q ter um servidor q vai hospeda-la. Existem vários no mercado gratuito com funçoes limitadas. Por exemplo, o Heroku eh 1 deles(versão gratuita so permite 1 projeto).
Para programar, vc usa qualquer ambiente de desenvolvimento, pode ser o NetBeans, Eclipse ou msm simples editor de texto…contanto q, apos desenvolver os codigos, vc faça upload para o servidor q vai hospedar a sua aplicação(Ex Heroku).
Daí, vc cria no FB a sua aplicação(o canvas q vc se referiu, na verdade, eh a URL da sua aplicação). Quando qqr usuário clicar no link da sua aplicação, o FB invoca 1 componente chamado iFrame, q ‘traduz’ o link q o usuario clicou(por exemplo apps.facebook.com/aplicacao), no endereço real da aplicação do servidor externo(por ex, heroku.com/aplicacao).
Estou querendo desenvolver também para o FB e estou procurando formas de fazer isso em JAVA. Mas só tenho encontrado suporte para Ruby/rails, pearl e outras linguagens de script.
Se souber como fazer isso, favor, informar.
Grato!