Como fazer uma APP para o Facebook

9 respostas
L

Olá,
ja vi a documentação, já inicializei uma,
mas não sei como continuar, nao sei qual linguagem usar,
não sei como o facebook vai usar meu aplicativo.
eu imaginava programar dentro do facebook.

se alguém tiver uma noção, me passa um plano de estudo ou algumas coisa qe eu preciso aprender.

obrigado.

9 Respostas

A

Antes de mais nada, você deve ter duas coisas em mente. Você deve saber o que quer fazer, e a linguagem que vai usar.

L

ok, eu ja sei o que qero fazer, e a linguagem era o qe eu qeria saber, para programar dentro do facebook,
eu precido escolher uma linguagem mais voltada a web, como PHP, ou posso usar qualquer linguagem ?

A

lucasgarofolo:
ok, eu ja sei o que qero fazer, e a linguagem era o qe eu qeria saber, para programar dentro do facebook,
eu precido escolher uma linguagem mais voltada a web, como PHP, ou posso usar qualquer linguagem ?

Defina melhor “programar dentro do facebook”.

L

cara, eu não sei, eu to querendo saber,
pra eu ter um aplicativo rodando, eu preciso fazer-lo dentro facebook ou fora dele ?
se for em PHP, eu preciso de alguma plataforma pra desenvolvimento?
e como faz, eu faço a aplicação, hospedo ela em algum lugar ?

A

lucasgarofolo:
cara, eu não sei, eu to querendo saber,
pra eu ter um aplicativo rodando, eu preciso fazer-lo dentro facebook ou fora dele ?
se for em PHP, eu preciso de alguma plataforma pra desenvolvimento?
e como faz, eu faço a aplicação, hospedo ela em algum lugar ?

Seu tópico continua muito confuso. Mas vamos lá:

Para criar uma aplicação que se comunique com o Facebook, o ideal será que você use a API disponibilizada pelo próprio:

Inclusive, no GoogleCode há um projeto de API para comunicação entre o Java e o Facebook:
http://code.google.com/p/facebook-java-api/

A melhor forma de você sanar suas dúvidas com relação à isso, é dando uma boa lida na documentação que eles oferecem. Leia, será bastante esclarecedor:

E a equipe do Facebook também disponibiliza um fórum para discussão de assuntos relacionados à desenvolvimento. Veja:
http://forum.developers.facebook.net/

L

eu já li, cheguei a iniciar a app,
mas chegou uma parte de canvas, urls, não consegui fazer mais nada além disso.
tentei procurar uma página de desenvolvimento mesmo, para criar o aplicativo,
mas não achei.
e ai vim buscar ajuda aqui.
eu estou em duvida se eu crio o aplicativo direto no facebook,
ou eu crio ele local e hospedo nele,
ou se eu hospedo em algum servidor da minha escolha, e faço rodar dentro do facebook.
a parte qe eu estou em dúvida, é a de desenvolvimento bruto.

R

lucasgarofolo:
eu já li, cheguei a iniciar a app,
mas chegou uma parte de canvas, urls, não consegui fazer mais nada além disso.
tentei procurar uma página de desenvolvimento mesmo, para criar o aplicativo,
mas não achei.
e ai vim buscar ajuda aqui.
eu estou em duvida se eu crio o aplicativo direto no facebook,
ou eu crio ele local e hospedo nele,
ou se eu hospedo em algum servidor da minha escolha, e faço rodar dentro do facebook.
a parte qe eu estou em dúvida, é a de desenvolvimento bruto.

Lucas, e ai, conseguiu resolver seu problema? Estou com problema semelhante. Mas acho que posso lhe sanar algumas dúvidas.
Por exemplo, o FB não hospeda código, nem o executa. Para desenvolver uma aplicação, primeiro vc tem q ter um servidor q vai hospeda-la. Existem vários no mercado gratuito com funçoes limitadas. Por exemplo, o Heroku eh 1 deles(versão gratuita so permite 1 projeto).
Para programar, vc usa qualquer ambiente de desenvolvimento, pode ser o NetBeans, Eclipse ou msm simples editor de texto…contanto q, apos desenvolver os codigos, vc faça upload para o servidor q vai hospedar a sua aplicação(Ex Heroku).
Daí, vc cria no FB a sua aplicação(o canvas q vc se referiu, na verdade, eh a URL da sua aplicação). Quando qqr usuário clicar no link da sua aplicação, o FB invoca 1 componente chamado iFrame, q ‘traduz’ o link q o usuario clicou(por exemplo apps.facebook.com/aplicacao), no endereço real da aplicação do servidor externo(por ex, heroku.com/aplicacao).
Estou querendo desenvolver também para o FB e estou procurando formas de fazer isso em JAVA. Mas só tenho encontrado suporte para Ruby/rails, pearl e outras linguagens de script.
Se souber como fazer isso, favor, informar.
Grato!

T

Olha, talvez isso ajude

http://www.ibm.com/developerworks/br/opensource/library/os-eclipse-facebook/

Abraços

O

Olá!
Encontrei esse site que pode ajudar, dá uma olhada: http://fazerfacebook.org/#jogosfacebook

Criado 20 de junho de 2011
Ultima resposta 26 de out. de 2012
Respostas 9
Participantes 5