Sistemas de Informação

39 respostas
P

Óla pessoal gosto muito de informatica tecnologia,
por isso pretendo me especializar na area de T.I
bom esse Ano vou cursar Sistemas de Informção
gostaria de saber de alguem a qui q esteja cursando S.I ou alguem que tenha
conhecimento sobre esse curso a duvida e um academico de S.I mexe
muito com progamação ou progamação e mais pra Engenharia de Software ou Ciéncia da Computação etc?
toda informção e bem vinda! pra min ja saber mais ou menos o que vou aprender cursando S.I.

39 Respostas

A

precius:
Óla pessoal gosto muito de informatica tecnologia,
por isso pretendo me especializar na area de T.I
bom esse Ano vou cursar Sistemas de Informção
gostaria de saber de alguem a qui q esteja cursando S.I ou alguem que tenha
conhecimento sobre esse curso a duvida e um academico de S.I mexe
muito com progamação ou progamação e mais pra Engenharia de Software ou Ciéncia da Computação etc?
toda informção e bem vinda! pra min ja saber mais ou menos o que vou aprender cursando S.I.

Bom… eu sou formado em Sistemas de Informação, e o que sei é que é um curso com… digamos, 80% de carga técnica (programação e afins) e 20% de carga de conhecimento administrativo. Na faculdade em que fiz o curso, tive toda (ou praticamente toda) a bagagem necessária para prestar um poscomp da vida (um exame da sbc que é usado para admissão em cursos de mestrado em TI ). Então, sim, mexe bastante com computação E matemática.

M

Opa boa noite

Estou no 3º ano de Sistemas de Informação, vejo que nesse curso é um pouco de tudo
você aprende um pouco sobre redes, infraestrutura mais o foco dela e o desenvolvimento de sistemas
tem banco de dados tambem, depende bastante da faculdade que você vai cursar
Pra quem gosta de programação esse e um otimo curso

Qualquer duvida pergunta ai cara

Falow
Abraços

M

Uma questão a se levar em conta é onde você vai fazer seu curso. Vejamos a situação do meu estado:

Na faculdade que estudo há o curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Eu faço Ciência da Computação.

O que eu tenho pra falar do pessoal de Sistemas de Informação que estuda aqui é só uma coisa: Dá pena deles. O pessoal acha que vai sair de lá pra ser analista de sistemas, quando na verdade vai trabalhar na qualidade dos produtos das empresas(nada contra quem faz isso, só pra deixar claro).

TODOS os analistas da empresa que eu conheço são formados em Ciência da Computação. Isso inclui, obviamente, os arquitetos e projetistas.

Olhando por esse lado pode se achar que Sistemas de Informação é um curso ruim. Porém…

discutindo com algumas pessoas do curso de Ciência da Computação a gente chegou a seguinte conclusão: Na verdade pagamos para fazer um Ciência da Computação e estamos fazem Sistemas de Informação, sem as matérias sobre administração! O que o pessoal de Sistemas cursa nem tentamos discutir, porque ia ser feio o negócio.

Resumindo o porquê de chegarmos nessa conclusão: existem cursos de Sistemas de Informação no estado que trazem mais conhecimento em computação do que o nosso curso aqui.

No fim das contas o que eu quis dizer é:

Cuide com a instituição onde você faz o curso. Qualquer IES hoje em dia tem Sistemas de Informação e a maioria ensina de maneira ridícula.

Ps.: E ENADE pra mim não conta muita coisa. Aqui teve nota 4 no ENADE e forma cada sujeito aqui que dá vergonha que falar que estudo lá.
Ps2.: Nome da IES não revelado para não ofender um possível estudante do curso que venha a ler o post.

A

Ah, mas isso é válido pra qualquer curso, não só SI.

M

asaudate:
marcio_gs:

Cuide com a instituição onde você faz o curso. Qualquer IES hoje em dia tem Sistemas de Informação e a maioria ensina de maneira ridícula.

Ah, mas isso é válido pra qualquer curso, não só SI.

O problema de SI é que qualquer IES de esquina oferece o curso. Isso acaba manchando a imagem, de uma forma ou de outra.

A

Por isso defendo que quem faz a instituição é o aluno. Os cursos de computação da USP (CC e SI) não são lá aqueeeeeelas coisas, mas o pessoal é realmente muito bom.

P

concordo com o asaudate,
cara na minha humilde opnião quando uma pessoa opta,
por cursos superiores de informatica ele deve gostar muito informatica
não que os outros cursos superiores não exigem dedicação,
mais informatica exige muita dedicação isso se você quer ser um bom proficional
resumindo se você tiver dedicação e realmente gostar do que faz tera sucesso!
e isso eu tenho.

A

Conclui nesse semestre que passou o curso de S.I. Oque tenho a dizer é o seguinte:

• Se o cara gosta de computador( mexer em windows, MSN, orkut, facebook, joguinhos,etc) vai se frustrar com esse curso e qualquer outra da área de informática. Digo isso pq tu vai ter matérias sobre estrutura de dados, matemática ( calculo até o 3) , algoritmo, Inteligencia Artificial ( não pense que é oque tu ve nos filmes pq não é),redes ( de forma profunda entendendo como funciona as camadas e comunicação), engenharia de software, Arquitetura de computadores (onde tu mexe com assembly), e S.I em si. Se o cara não tiver CERTEZA desiste quando começa a ve programação. Tive vários colegas que desistirarm ( um foi até para arquitetura pq gostava de desenhar casinha no The Sims) quando viram algoritmo, matemáticas e as próprias linguagens de programação.

• Se tu pensa em entrar para sair como um analista de negócios, programador ou analista de sistemas, desiste pq tu ganha o diploma, mas não sai capacitado para exercer essas funções. Dizem que muitas outros cursos tem o mesmo problema de não deixar a pessoa capacitada.

• Se tu pensa que vai se tornar um programador ou analista em alguma linguagem esquece tb, isso não acontece pq tu aprende tudo muito rápido e por cima e precisa da prática do mercado ( que por sua vez não valoriza os conhecimentos acadêmicos pq a acadêmia tá muito longe da realidade do mercado) e de cursos e mais cursos.

• Tu terá cadeiras de adminstração, economia (eca!), teoria geral do sistemas ( eca de novo!), mas tu tá muito longe de dizer que sabe alguma coisa sobre o assunto. Essas cadeiras são apenas para tu poder chegar em um gerente e dizer: “O calculo do ROI traz em tantos meses o teu investimento” ou “Entendi os teu temores quanto esse investimento e entendo a sua planilha de calculos, porém…”. Entende? É apenas para conseguir conversar com os gerentes e faz uma ponte entre eles e os programadores ou demais funcionários da equipe de TI.

Então por que vale a pena fazer S.I?

• Entrar em concursos que pede 3º grau.
  • Ter uma noção de oque tu gosta na área da computação para estudar mais afundo sobre aquilo.
  • Ter boas noções de o que precisa para se tornar um analista de negócios, sistemas ou programador e depois escolher o que vai querer ser.
  • Utilizar como porta de entrada para uma pós, mestrado, doutorado e ir para área acadêmica.
  • Te dá uma noção de como implementar um SI nas empresas ou fazer uma análise para implementar uma solução completa de TI. ( isso aqui é mto legal)

Eu to formado e vi que junto com o curso é extremamente necessário participar de palestras, fazer cursos e mais cursos e se especializar em uma área que tu viu e gostou. Outro detalhe, eu não conheço ninguém que sem experiência de mercado conseguiu sair do curso e entrar em uma empresa como analista de negócios, sistemas , gerente de TI ou projetos. Normalmente é aquela velha caminhada que começa com estágios (aproveita para fazer diversos estágios. Não se preocupa com o retorno pq nessa fase o importante é adquirir experiência para depois conseguir algo melhor) e com muito conhecimento adquirido se consegue pegar alguma coisa na área.

Espero não ter te desanimado, mas prefiro mostrar a realidade que eu vivi do que te dizer mil e uma maravilhas do curso e depois tu acabar se frustrando.

Abraço

P

pelo contrario depois que você falou
sobre as materia do curso fiquei ate mais animado,
acho que quando você faz uma coisa que goste
a recompensa vem depois!

J

Para quem gosta de Exatas, aconselho fazer engenharia ou ciência da computação. A carga matemática nesses cursos são pesadíssimas e o foco deles não é programação, e sim desenvolvimento de tecnologia e pesquisa de algoritmos.

Quem gosta de desenvolver software realmente deve fazer Sistemas de informação.

O mec tem transformado muitos cursos de ciência da computação em sistema de informação devido a grade acadêmica. Muitos cursos de CC tem perdido o foco no Brasil. Na unicamp, a uns 6 ou 7 anos, CC era período integral e levava 5 anos para se concluir. Após o MIT fundir o departamento de CC com o de Engenharia Elétrica, formou-se o departamento de Engenharia da computação.

Ciência da Computação, Sistemas de Informação, e Engenharia da computação são coisas completamente diferentes mesmo.
Se na instituição que você procura, eles são parecidos, fuja dela.

M

To no 2° ano de SI

E acho ridiculo até agora só vi me mostraram programas do tipo “leia um vetor de inteiros de 5 posições e mostre o maior”
Em web só paginas HTML.

Unica aula que me ensinou alguma coisa foi OAC.

A

Fiz 1 semestre de SI e desisti. Achei o curso bem fraco. Gosto mesmo é de engenharia.

J

engenharia pega muita física e matemática. A matéria de sinais e sistemas é complicada, mas é essencial.

J

Sou a favor da mudança do nome desse curso, quem vê pensa que é alguma coisa relacionada a administração ou algo do tipo, daí o grande índice de pessoas “perdidas” no curso.
Não entendo porque chamar uma pessoa de Bacharel em Sistemas de Informação, se na verdade o curso forma Desenvolvedores de Software.

A

java.lang.JJunior:
Sou a favor da mudança do nome desse curso, quem vê pensa que é alguma coisa relacionada a administração ou algo do tipo, daí o grande índice de pessoas “perdidas” no curso.
Não entendo porque chamar uma pessoa de Bacharel em Sistemas de Informação, se na verdade o curso forma Desenvolvedores de Software.

Pelo contrário, não forma desenvolvedor de software. Em nenhum momento eles te capacitam plenamente a desenvolver um software. Falam por cima e ensinam no máximo a fazer um CRUD e dependendo da linguagem colocar umas telas (tipo VB.NET) . O cara sai com uma idéia de tudo um pouco, mas não sai pronto para nenhuma área.

Ciência tb não vai muito longe disso, não na universidae onde me formei.

A

Mark_Ameba:
To no 2° ano de SI

E acho ridiculo até agora só vi me mostraram programas do tipo “leia um vetor de inteiros de 5 posições e mostre o maior”
Em web só paginas HTML.

Ué! É por aí mesmo! A coisa estoura justamente no 2° ano - Sistemas Operacionais, Bancos de Dados, Arquitetura de computadores e por aí vai.

Não acha que é muito cedo para reclamar do curso??

J

ari_cesar:
java.lang.JJunior:

Pelo contrário, não forma desenvolvedor de software. Em nenhum momento eles te capacitam plenamente a desenvolver um software. Falam por cima e ensinam no máximo a fazer um CRUD e dependendo da linguagem colocar umas telas (tipo VB.NET) . O cara sai com uma idéia de tudo um pouco, mas não sai pronto para nenhuma área.

Faculdade não ensina tecnologia e sim fundamentos. :?

M

asaudate:
Mark_Ameba:
To no 2° ano de SI

Em web só paginas HTML.

Ué! É por aí mesmo! A coisa estoura justamente no 2° ano - Sistemas Operacionais, Bancos de Dados, Arquitetura de computadores e por aí vai.

Olá!

Onde voce cursou cara?
Eu desisti do curso um pouco tarde. No 4º ano. Não estava mais aguentando aquilo. A visão é mto simples de tudo. Sem contar que os professores que tive eram muito ruins.

Onde fiz, o curso de SI é mto fraco, diferente de C.C, o que eu deveria ter escolhido no começo.

De Sistemas operacionais ensinaram o que era um Processo e um pouco sobre semaforos. Só isso.
Banco de dados mostraram os camandos select, update, delete, insert e como normalizar uma tabela. Arquitetura eu não lembro o que teve.
Fiz na São Judas em SP.

M

Só lembrando que desenvolvimento se software engloba mais que a parte da programação. E, pelo menos pra mim, um dos focos de Sistemas de Informação é preparar o aluno para desenvolver software da forma mais eficaz possível.

M

Mark_Ameba

Não quero ser tendencioso até por que nem nos conhecemos, mas pelo que vi no curso de S.I e pelo seu perfil que vejo aqui no fórum e seu blog, acho que você é mais voltado para C.C.

É só uma opinião! :smiley:
Abraço!

A

Marck:
asaudate:
Mark_Ameba:
To no 2° ano de SI

Em web só paginas HTML.

Olá!

Onde voce cursou cara?
Eu desisti do curso um pouco tarde. No 4º ano. Não estava mais aguentando aquilo. A visão é mto simples de tudo. Sem contar que os professores que tive eram muito ruins.

Onde fiz, o curso de SI é mto fraco, diferente de C.C, o que eu deveria ter escolhido no começo.

De Sistemas operacionais ensinaram o que era um Processo e um pouco sobre semaforos. Só isso.
Banco de dados mostraram os camandos select, update, delete, insert e como normalizar uma tabela. Arquitetura eu não lembro o que teve.
Fiz na São Judas em SP.

Fiz USP.

A

java.lang.JJunior:
ari_cesar:
java.lang.JJunior:

Faculdade não ensina tecnologia e sim fundamentos. :?

Exato! Fundamentos! Quem quer realmente aprender tem que correr atrás lendo livros e fazendo cursos. Se ficar esperando o aprendenzida da faculdade existe uma grande capacidade de se frutrar.

D

faço processamento de Dados…
fui pro 2º ano

até agora eu vi… algoritmos… C++ bem de leve
e Super logo e vrml e inicio a banco de dados e bastante matematica

bastante gente da sala ja desistiu…(Geralmente acham que se darão bem pq gostam de mexer com pc)
e eu acho que quem faz o nome é o aluno

na sala quem terminou o ano sabendo programar… foi eu e mais um amigo… agente começou com php, e demos cursinho talz… dai eu vim pro java…(graças a DEUS to trabalhando na area) e ele começou a mecher mais especificado com o Andoide…

os outros alunos… ficam falando de joguinho, dando risada, tomano refri, cerveja e só… aushuahasuha

tem aqueles esforçados tbm… mas que tem um pouco mais de dificuldade na matemática talz

e na minha facul… tbm tem Ciencia da computação. e sinceramente…
não acho que na minha faculdade venha a ter tanta diferença entre os cursos… mas dai vai de faculdade neh

N

Faculdade TI = diploma

Simples assim. Você vai aprender mais no trabalho e em cursos específicos do que na faculdade.

Mas o diploma é necessário, então, faz, pega o diploma e pronto

R

Cara, convenhamos… pro mercado de trabalho Ciências da Computação e Sistemas de Informação é a mesma coisa.

Tanto que eles nem especificam qual dos dois querem…

J

renamed:
Cara, convenhamos… pro mercado de trabalho Ciências da Computação e Sistemas de Informação é a mesma coisa.

Uma coisa é completamente diferente de outra. Se a universidade mistura os dois tem coisa errada ae.

O objetivo do curso de ciência da computação não é ensinar java ou qualquer linguagem, e sim, compiladores, física, IA, Elétrica, CI, Probabilidade e Estatística, Cálculo, Álgebra Linear, Matemática computacional Sinais e Sistemas(Processamento de Imagens Digitais e Áudio).

O mercado brasileiro realmente possui mais demanda na área de TI. Mas o profissional de Ciência da computação não é focado para isso.

B

Olá.
Comparar Sist. Informação e Ciencias é meio estranho… Sistema é mais light não tem muita conta… 8)
Ja Ciencia, o cara tem que ser bom de calculo… Mas há muitos que fazem Sistemas e vão atuar na área administrativa, pois veêm materias como Direito e Administração…
Acho esse curso bom… Por isso quem fizer, sai da faculdade com uma base boa… Lógico que estudar por conta é bom também…

R

juliocbq:
renamed:

Uma coisa é completamente diferente de outra. Se a universidade mistura os dois tem coisa errada ae.

O objetivo do curso de ciência da computação não é ensinar java ou qualquer linguagem, e sim, compiladores, física, IA, Elétrica, CI, Probabilidade e Estatística, Cálculo, Álgebra Linear, Matemática computacional Sinais e Sistemas(Processamento de Imagens Digitais e Áudio).

O mercado brasileiro realmente possui mais demanda na área de TI. Mas o profissional de Ciência da computação não é focado para isso.

Pois é, o problema é que mistura.

Eu faço SI e tive Linguagens Formais e Automatos, Compiladores, Probabilidade e Estatística, Cálculo, Algebra Linear…
Estudo na PUC-Rio e lá tem os três cursos: SI, CC, e Engenharia da Computação.

Cansei de fazer matérias com o pessoal de CC e EC. Embora os currículos tenham suas diferenças, cansei de fazer matérias que deveriam ser “mais específicas” para os outros cursos com eles…

Assim como eles já fizeram matérias em teoria mais específicas para mim, como Banco de Dados e Linguagem de Programação OO comigo…

A

Olha… a meu ver, faculdade NÃO é diploma. Se fosse assim, as empresas não teriam porque exigir um.

A meu ver, faculdade nos ensina a aprender. Não ensina o que temos que saber para trabalhar, mas sim, a correr atrás daquilo que precisamos. Por isso os trabalhos de pesquisa, iniciação científica, e por aí vai. Acho balela pensar que a faculdade teria que nos ensinar tudo de avançado em tecnologia, porque tecnologia é superficial: hoje, a tenologia é uma, amanhã já é outra. Mas quem sabe correr atrás vai sempre estar atualizado.

[]´s

F

To na metade do curso de Bacharel em Sistemas de Informacao.

Minha opiniao: PATO

Nada mal, voa mal e anda mal. Faz tudo meia roda.

Continua dentro do que eu tinha planejado: um curso FACIL, mas como eu ja trabalho na area ha uns 7 anos e nao tinha formaca, precisava de uma parada light.

Mas se vc e novo, seu pai te banca e vc pode se dedicar ao curso por inteiro: faça CC.
Base muito melhor.

Pede alguem de SI pra ir trabalhar em sistemas GIS pra vc ver o mal que passa.

J

asaudate:
Olha… a meu ver, faculdade NÃO é diploma. Se fosse assim, as empresas não teriam porque exigir um.

A meu ver, faculdade nos ensina a aprender. Não ensina o que temos que saber para trabalhar, mas sim, a correr atrás daquilo que precisamos. Por isso os trabalhos de pesquisa, iniciação científica, e por aí vai. Acho balela pensar que a faculdade teria que nos ensinar tudo de avançado em tecnologia, porque tecnologia é superficial: hoje, a tenologia é uma, amanhã já é outra. Mas quem sabe correr atrás vai sempre estar atualizado.

[]´s

com certeza. O essencial na área de exatas são os fundamentos matemáticos que se aprende. São eles que criam tecnologias novas.
Não adianta nada ser expert em uma linguagem e não saber escrever um bubble sort.

N

juliocbq:
asaudate:

[]´s

com certeza. O essencial na área de exatas são os fundamentos matemáticos que se aprende. São eles que criam tecnologias novas.
Não adianta nada ser expert em uma linguagem e não saber escrever um bubble sort.

Concordo com o ponto de ela ensinar a pesquisar e correr atrás…

Só que não acho que seja necessário entrar em uma faculdade para aprender isso…

J

Frango:
juliocbq:
asaudate:

[]´s

Concordo com o ponto de ela ensinar a pesquisar e correr atrás…

Só que não acho que seja necessário entrar em uma faculdade para aprender isso…

Para aprender bem exatas infelizmente é essencial um professor com no mínimo mestrado, e atuando a anos no ramo. Linguagens de programação você aprende lendo um bom livro. Por isso na minha opinião a universidade é o melhor caminho.

D

Claro que em uma Universidade\Faculdade… o modo de ensino é bem mais facil voce aprender com alguem ensinando do que ficar caçando em foruns, internet, google

mas pra programar não precisa de faculdade nem nada

agora… para programar uma programação boa… a faculdade ajuda sim

dependendo do professor é claro… voce aprende a programar da maneira correta…

Quando vim pro java… foi meio complicado entender o lance de orientação … e até hoje apanho… porque vim do php… onde as gambiarras rolavam soltas…

claro… consegui fazer tudo que queria com o php… mas gambiarra não deixa de ser gambiarraa

e concerteza é pedido diploma de um curso superior… pois a idéia que o empregador terá… é que agente tem disciplina e conhecimento por causa da facul, mas nem sempre é assim… muitos saem sem saber programar nem nada

J

dudu_sps:
Claro que em uma Universidade\Faculdade… o modo de ensino é bem mais facil voce aprender com alguem ensinando do que ficar caçando em foruns, internet, google

Quando vim pro java… foi meio complicado entender o lance de orientação … e até hoje apanho… porque vim do php… onde as gambiarras rolavam soltas…

claro… consegui fazer tudo que queria com o php… mas gambiarra não deixa de ser gambiarraa

e concerteza é pedido diploma de um curso superior… pois a idéia que o empregador terá… é que agente tem disciplina e conhecimento por causa da facul, mas nem sempre é assim… muitos saem sem saber programar nem nada

Não leva a mal, o que eu vou dizer. Não estou criticando, mas porque php é gambiarra e java não? Imagino que um bom projeto desenvolvido dependa muito mais do projetista do que da linguagem. O submarino é todo desenvolvido usando php, Joomla, Drupal e o Facebook. Acredito que linguagem deva ser tratada como mera ferramenta, e quem a utiliza tem boa afinidade com ela. Devemos tomar cuidado para não julgar as nossas ferramentas como times de futebol.

R

juliocbq:
dudu_sps:

Não leva a mal, o que eu vou dizer. Não estou criticando, mas porque php é gambiarra e java não? Imagino que um bom projeto desenvolvido dependa muito mais do projetista do que da linguagem. O submarino é todo desenvolvido usando php, Joomla, Drupal e o Facebook. Acredito que linguagem deva ser tratada como mera ferramenta, e quem a utiliza tem boa afinidade com ela. Devemos tomar cuidado para não julgar as nossas ferramentas como times de futebol.

Concordo. Embora a linguagem ajude muito, quem acaba fazendo a diferença é quem a usa.

J

renamed:
juliocbq:
dudu_sps:

Concordo. Embora a linguagem ajude muito, quem acaba fazendo a diferença é quem a usa.

O que faz a diferença é se um programador basic tem um raciocínio lógico melhor que o nosso, com java, scala ou c#. Com certeza ele está muito mais apto a resolver problemas e implementar soluções.

todos os sistemas unix(incluindo o mac os) são escritos em c, que nem é orientado a objetos e são produtos extremamente confiáveis. Depois de compilado, o software é um monte de zeros e uns, não importa qual ferramenta gerou isso.

D

Desculpe se me entenderam mal

quando disse gambiarra… me referi ao modo como programava… e não que o php é gambiarra

tanto que Sou muito grato ao PHP… pq ja desenvolvi muitos sites com ele… e as manutenções são paga até hoje

mas quis dizer… que o PHP aprendi sozinho… fuçando… dai aprendi a faze bastante gambiarra… dai quando vim pro java… que é orientado… foi um pouco dificil… e é até hoje em certas coisas… mecher diretamente com a orientação a objetos, e deixar um codigo limpo… sem excesso de codigo atoa…

quis dizer que em uma faculdade… agente acaba aprendendo da maneira certa…

e jamais desmerecerei alguma linguagem… nem se um dia… eu tivesse a capacidade de criar uma…rsrs

e realmente… quem faz o projeto… é o analista e o conjunto de programadores que está relacionado…

J

dudu_sps:
Desculpe se me entenderam mal

quando disse gambiarra… me referi ao modo como programava… e não que o php é gambiarra

tanto que Sou muito grato ao PHP… pq ja desenvolvi muitos sites com ele… e as manutenções são paga até hoje

mas quis dizer… que o PHP aprendi sozinho… fuçando… dai aprendi a faze bastante gambiarra… dai quando vim pro java… que é orientado… foi um pouco dificil… e é até hoje em certas coisas… mecher diretamente com a orientação a objetos, e deixar um codigo limpo… sem excesso de codigo atoa…

quis dizer que em uma faculdade… agente acaba aprendendo da maneira certa…

e jamais desmerecerei alguma linguagem… nem se um dia… eu tivesse a capacidade de criar uma…rsrs

e realmente… quem faz o projeto… é o analista e o conjunto de programadores que está relacionado…

Sim, com certeza. O diferencial foi vc quem fez. Não importa qual linguagem você use agora, vai ver claramente como codificar da melhor forma. Isso é lógica de programação.

Criado 6 de janeiro de 2010
Ultima resposta 8 de jan. de 2010
Respostas 39
Participantes 15