Gostaria que me desse uma idéia de quanto cobrar por um sistema de cadastro simples (Cadastro de Clientes e Serviços, para gerenciar os serviços prestados). (Irei utilizar Java SE com interface gráfica).
Serão apenas duas tabelas no banco (Cliente e Serviços), tela de cadastro de cliente, tela de cadastro de serviço, tela de pesquisa de cliente/serviço e mais uma tela ou outra com funções simples.
Quanto cobrar?
Ouvi falar sobre ponto de função para o cálculo desse tipo de projeto, alguém tem alguma fonte com o tutorial deste cálculo?
rizller,
há quem prefira pontos de função, mas eu prefiro a boa e velha hora trabalhada.Tenta imaginar quanto tempo vc irá demorar para fazer esse sistema.Se vc é novato, faça uma REGRA DE TRÊS para cobrar pelo sistema.Isso pq quando se é muito novo programando, perde-se muito tempo com coisas bobas(e sua biblioteca de códigos/widgets nunca é tão extensa para lhe poupar tempo).Imagine que vc pensa que demorará uns 2meses(8x40semanais=320horas), incluindo testes+configuração+documentação de usuário.Peça 100 horas trabalhadas.Isso é só um exemplo.Não importa a métrica, só vc pode avaliar seu tempo de codificação.
A
Adelar
Concordo com Ironlynx. Outra é que utilizar pontos de função requer experiência para medir corretamente o sistema, assim acho meio arriscado utilizar logo de início. Segue um material caso seja de interesse aprender: http://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/es-g/2005-1/APF.pdf
Att.
R
rizller
Obrigado pessoal!
Vou levar em consideração as horas trabalhas mesmo, acho que é o melhor no início.
abraços
A
adriano_si
Cara… só uma curiosidade…
Teu Sistema vai ter só 2 tabelas mesmo ??? Cuidado pra não dar valor a algo que vai te custar muito mais…
L
Leozin
Ah, uns 20 pila
R
rizller
adriano_si:
Cara… só uma curiosidade…
Teu Sistema vai ter só 2 tabelas mesmo ??? Cuidado pra não dar valor a algo que vai te custar muito mais…
Sim, apenas a tabela de clientes e serviços. O objetivo do sistema será apenas fazer uma base de dados dos clientes e serviços prestados / serviços em aberto. Ele faz isso tudo no papel e quer informatizar.
A
adriano_si
Eu insisto… Tome cuidado e deixe claro que qualquer adição futura será cobrada…
Tudo começa só com 2 tabelinhas e um Sisteminha de Cadastro…
Flws 8)
R
rizller
adriano_si:
Flws 8)
Sempre trabalhei com criação de sites e agora estou migrando pra sistemas…imagino as mudanças de meio de projeto…hehehe
Valeu pela dica, vou pegar alguns modelos de contratos prontos e estudar.
Uma pergunta cara…você usa algum modelo de documento de requisitos para a especificação do sistema? Tem algum pra indicar? É bom especifica bem para não ter surpresas futuramente, como você mesmo disse.
Valeu!
L
Luiz_Aguiar
Pra fazer em Java vc pode cobrar por hora, mas se for usar outras tecnologias, vc vai fazer mais rápido (dependendo do caso, muito mais rápido), ai vai cobrar menos?
Pense nisso!
[]s
L
Luiz_Aguiar
rizller:
adriano_si:
Flws 8)
Sempre trabalhei com criação de sites e agora estou migrando pra sistemas…imagino as mudanças de meio de projeto…hehehe
Uma pergunta cara…você usa algum modelo de documento de requisitos para a especificação do sistema? Tem algum pra indicar? É bom especifica bem para não ter surpresas futuramente, como você mesmo disse.
Valeu!
Não complique o simples… escreva tudo no papel, “aprove” com o cliente e depois deixe isso num doc compartilhado no Google Docs e boa, uma espécie de checklist apenas.
[]s
R
rizller
Luiz Aguiar:
rizller:
adriano_si:
Flws 8)
Valeu!
Não complique o simples… escreva tudo no papel, “aprove” com o cliente e depois deixe isso num doc compartilhado no Google Docs e boa, uma espécie de checklist apenas.