Como implantar uma aplicação web e instalar um servidor de aplicativos?

11 respostas
Z

Bom dia a todos…

A primeira iteração do projeto que eu participo foi finalizada e agora a gnt vai implantar o portal num servidor, mas os caras da empresa do servidor não tem instalado o servidor de aplicativo que preciso. Como posso fazer?

O que está sendo usado:
Tomcat 5.5.17 (o que vem embutido no netbeans)
JEE 1.4
Firebird (este já tem suporte)

seria só instalar o tomcat normalmente?
e como eu faria para implantar o projeto? tenho que somente jogar o arquivo .war que o tomcat interpreta??

qq dica vai me ajudar…

obrigado.

11 Respostas

E

Usa o JBoss :smiley:

Z

mas mesmo assim, como que eu faço pra implantar??
como eu instalo o JBOSS?
tipo, o servidor da empresa na qual o portal vai ser hospedado, ainda não tem nenhum suporte a java… jsp, nada…
eu teria q instalar um jre tb??

R

Então, aqui na empresa fazemos da seguinte forma:

Temos um servidor de produção e um para desenvolvimento (JBoss e PostGree). Na maquina do programador temos o Jboss e uma IDE o acesso ao banco é no PostGree que esta no ambiente de desenvolvimento.

Quando temos uma aplicação para apresentar para o usuário é pego a versão final do *.war e colocado na pasta deploy do Jboss, este faz o deployer logo em seguinte. Passando pelos testes e sendo validado pelo usuário é jogado em ambiente de produção da mesma forma. No entanto para garantir uma melhor perfomance fazemos algumas configurações neste projeto tais como mesagens de log, apontamento do banco e etc…

É isso, espero ter ajudado !!!

t+

Z

opa… blza…
mas eu preciso implantar no servidor pra tornar disponível na internet…
o q eu não seu é como faço para implnantar num servidor que não é compatível com java ainda, como faço para deixá-lo compatível e poder mhospedar o portal… saca??

vlw ae…

R

Então, só completando :

Para instalar o Jboss é bem simples não tem segredo nenhum, na web tem
diversos tutoriais sobre isso. Vai precisar do Jre, pois como o Jboss incorpora o um container Tomcat.

Acho que a melhor coisa é fazer o seguinte, na sua estação crie uma máquina virtual (vmware) com tudo instalado. No seu cliente, instale esta VM. e PRONTO !!!

Tenho um cliente que roda dessa forma. Vale lembrar que se tiver um processamento bem como acessos é aconselhavel instalar tudo em um servidor físico !!!

É isso ai !!!

t+

R

zehdopulo:
opa… blza…
o q eu não seu é como faço para implnantar num servidor que não é compatível com java ainda, como faço para deixá-lo compatível e poder mhospedar o portal… saca??

vlw ae…

Humm, de qualquer forma vai ter que ser o Tomcat, Jboss, Geronimo, ou qualquer outro container que tenha suporte à jsp,servlet,etc…

Só vai dar problema, se o pessoal já estiver utilizando a porta 8080 (padrão desses servidores). Que não é tão problemático assim, vc. pode configurar outras portas pra eles !!!

É isso !!!

W

Humm, de qualquer forma vai ter que ser o Tomcat, Jboss, Geronimo, ou qualquer outro container que tenha suporte à jsp,servlet,etc…
Pode instalar o Tomcat 6.0.13 observando as regras de segurança no seu provedor, configurar o host virtual p/dominio do cliente “http://www.meucliente.com.br”, instalar o seu arquivo .war da produção e de sua empresa administrar remotamente o host usando " http://www.lambdaprobe.org/d/index.htm ", o unico problema vai ser Backup e falhas de inconsistências de dados que o " Firebird " possui em um ambiente de rede (apesar de não usa-lo a mais de hum ano) ou devido a latência devido ao overread x I/O em disco (=dados em memória p/disco == overhead x Throughput), agora para a coisa não complicar o ideal é fazer um servidor de teste amarrado a um DNS e NAT ? Network Address Transaltion + firewall e mandar bala.
sds

E

zehdopulo:
opa… blza…

vlw ae…

eu tenho 1 tutorial, assim q desafogar o trab eu digito ele aqui :smiley:

Z

vlw pela força galera…
fico no aguardo do tutorial

E

Instalando e Configurando o JBoss para porta 8080 ou 8089

Descompacte o arquivo jboss-x.x.x.zip na raiz do sistema operacional, no caso do windows c:
No diretorio da pasta c:\jboss-x.x.x\server\default, fazer uma cópia do default e renomear com o nome do seu projeto, exemplo: projetoJSFXPTO
Dentro da pasta c:\jboss-x.x.x\server\projetoJSFXPTO\deploy, remover as seguintes pastas:
\jms
\jboss-hibernate.sar
\management

Copiar o projetoJSFXPTO.war (gerar o war) para dentro do diretório:
c:\jboss-x.x.x\server\projetoJSFXPTO\deploy

ficando assim: c:\jboss-x.x.x\server\projetoJSFXPTO\deploy\projetoJSFXPTO.war

Para executar o servidor, configure as variaveis de ambiente para JBOSS_HOME
ficando
JBOSS_HOME
c:\jboss-x.x.x

E configure o Path:
depois do ultimo dado da linha ;%JBOSS_HOME%\bin

no prompt de comando digite:
run -c projetoJSFXPTO

Caso visualize a mensagem JVM Bind 8080, execute o passo a seguir:

Alterar o arquivo server.xml que se encontra no path:
c:\jboss-x.x.x\server\default\deploy\jbossweb-tomcatX.sar\server.xml

Editar o arquivo e alterar onde está indicado HTTP/1.1 Connector on port 8080

Pronto é isso e da o run -c projetoJSFXPTO

Pronto pode usar lá a url do servidor e acessar o projeto :smiley:

Lembrando q o tomcatX, tcX, jboss-x.x.x são as versões, não sei qual vc ta usando aí :smiley:

Ajudei em algo com isso? :smiley:

E

Hey, ajudou? Se sim bota no titulo um (Resolvido) Como implantar uma aplicação web e instalar um servidor de aplicativos?

Pq daí qdo alguém tiver duvida já vem aqui :smiley:

Criado 3 de agosto de 2007
Ultima resposta 3 de ago. de 2007
Respostas 11
Participantes 4