Olá Pessoal!
Tenho um arquivo jsp que contém um form com dados de texto e um input html de arquivo (foto do usuário). Com os dados preenchidos (inclusive foto) eu passo esse form para o servlet que faz o upload de imagem e salva os dados do usuário.
para notificar o servlet do que ele deve fazer eu coloquei dentro do form a seguinte tag:
<form action="SrvCadastrarUsuario" method="post" name="alterar_dados" class="formulario1">
<input type="hidden" name="casoUso" value="alterarDados">
logo, dentro do servlet eu pego o tipo de caso de uso passado:
String casoUso = request.getParameter("casoUso");
Depois eu vejo o valor da variável casoUso e em seguida processo a foto…o problema é q eu tive uma exceção lançada pelo FileUpload que requisitava um enctype=“multipart/form-data” ou enctype=“multipart/mixed stream”, aí que veio outro e mais enigmático problema:
quando eu colo isso (multipart…) na tag form dentro do arquivo jsp o input hidden (que contém o comando para o servlet executar o caso de uso) parece que não é passada junto com o form ou seja quando eu tento:
String casoUso = request.getParameter("casoUso");
if (casoUso.endsWith("alterarDados")) {
(...)
}
dá um NullPointerException, pois a variável casoUso == null…
alguém já se deparou com isso???
eu pesquisei no fórum mas não achei solução que não viesse por frameworks, como Struts ou webwork e nesse caso eu não estou usando nenhum framework…
detalhes: já coloquei o contenType do servlet para multipart tb mas não funcionou…
agradeço desde já!