Como saber se está preparado?

5 respostas
R

Iai pessoal tudo beleza?

Seguinte… desde que eu decidi entrar na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tenho uma dúvida na cabeça que não me deixa “seguir” em frente. Bom, eu adoro o curso que faço, gosto muito de programação e ultimamente decidi me dedicar a Java por que gostei muito da linguagem. Infelizmente nunca trabalhei com programação, a atual empresa onde trabalho é de desenvolvimento de softwares em diversas linguagens e plataformas, porém quando entrei, foi pra implantar um sistema de controle de contratos, onde fiquei durante 8 meses e fui promovido pra área de técnologia. Mas, a área onde trabalho não tem programadores, ou seja, é uma área que técnicamente conhece os produtos da área, mas não desenvolve… é o departamento de projetos da empresa.

Pra falar a verdade, eu gosto muito de programar mesmo, de meter a mão no código, compilar e talz… criar coisas, etc… Mas nessa área eu não tenho essa oportunidade, por que tudo que entra de demanda, nós passamos para o desenvolvimento. E isso está me deixando frustrado. Já pensei várias vezes em sair da empresa, e buscar uma oportunidade de estágio em programação Java Júnior, ou sei lá… qualquer coisa que me fizesse aprender e evoluir os conhecimentos de programação.

Mas nunca tive coragem de sair daqui, pelo seguinte motivo:

“Como vou saber se estou preparado pra demanda do mercado, ou seja, como vou saber se estou preparado pra entrar numa empresa e programar?”

Opinem ai pessoal, me tirem essa dúvida, me dêem conselhos que clareiem minhas idéias!

Sds.

5 Respostas

F

abra um site ou um sistema qualquer de preferência simples,

tu tens idéia de como ele funciona, o que roda por traz, o que é necessário para tal coisa acontecer? se precisar implementar algo parecido saberia por onde começar? ou pelo menos aonde pesquisar?

acho que esses passos são um bom começo para a tua resposta.

C

se estas em uma empresa que desenvolve e você não esta na área desenvolveimento, é questão de tempo, mas para isso mostre aos lideres o que você sabe dai a primeira oportunidade será tua, é mais comodo para empresa. bom é minha opnião
e quanto ao nível de teu conhecimento você mesmo comça a programar em casa, faz um software para controlar um estoque … já é um bom começo.

flw

D

É bastante relativa essa questão. Desenvolvimento vai além de saber codificar, você precisa saber padrões de desenvolvimento, saber tecnologias de desenvolvimento, modelagem, lógica e uma série de outras pequenas minúcias que vão afetar seu dia a dia.
É como andar, como você concluiu que conseguia ficar em pé e colocar um passo, depois outro?

A

Rafael,

Aproveite essa sua grande vontade de trabalhar com programação, e estudar, e então comece a desenvolver algum sistema você mesmo. Em sua casa.
Quando você coloca disciplina para criar algo p/ si mesmo, vários problemas irão surgir, várias dificuldades, vários NullPointerException e etc…
Isso tudo é o que vai te trazer experiência (independente de estar dentro de uma empresa ou não).

Além disso, considerando o que você falou:

Isso é um risco que você deverá estar preparado para correr… Talvez você receba um salário maior do que ganharia como estagiário ou jr, porém
as vezes é preciso dar um passo p/ trás mesmo… E quando você faz isso, pode ter certeza que vai precisar de muita dedicação se quiser se destacar logo.

Outra coisa: se for preocupar com todos os aspectos que formam um desenvolvedor como o colega drsmachado citou, acredito que pode ser perigoso, pois muitos se assustam ao ver o quanto é preciso estudar e o quanto há de informação… Portanto, eu indico que vá aprendendo as coisas de acordo com o que você for precisando (pelo menos no começo).

Pra mim, ser um desenvolvedor, e gostar de computação, significa gostar de aprender sempre, gostar de desafios. E pra isso é preciso disciplina, dedicação e respeitar o “tempo”.

Agora é com você Rafael.

boa sorte!

R

adolfo_eloy:
Rafael,

Aproveite essa sua grande vontade de trabalhar com programação, e estudar, e então comece a desenvolver algum sistema você mesmo. Em sua casa.
Quando você coloca disciplina para criar algo p/ si mesmo, vários problemas irão surgir, várias dificuldades, vários NullPointerException e etc…
Isso tudo é o que vai te trazer experiência (independente de estar dentro de uma empresa ou não).

Com relação a isso, eu tive muita sorte, pois a empresa te influencia nos estudos, por exemplo… tem um curso que você deseja fazer de SQL, a empresa geralmente paga a metade do curso, dependendo do seu gestor. Eu dei a sorte de trabalhar com o filho do presidente, e apesar de ser um !@#!$%, se o que você vai aprender, for agregar valor pra empresa… beleza.

adolfo_eloy:

Outra coisa: se for preocupar com todos os aspectos que formam um desenvolvedor como o colega drsmachado citou, acredito que pode ser perigoso, pois muitos se assustam ao ver o quanto é preciso estudar e o quanto há de informação… Portanto, eu indico que vá aprendendo as coisas de acordo com o que você for precisando (pelo menos no começo).

Pra mim, ser um desenvolvedor, e gostar de computação, significa gostar de aprender sempre, gostar de desafios. E pra isso é preciso disciplina, dedicação e respeitar o “tempo”.

Agora é com você Rafael.

boa sorte!

Em relação a isso, bom… desde que eu entrei tenho aprendido muita coisa… UML, métricas, planejamento de projeto, cronograma, comunicação http/socket e mais um monte de coisa… mas como você mesmo disse é muita informação e as vezes passa alguma coisa que acabamos não pegando. Gosto de estar sempre aprendendendo coisas novas, tanto que pulei de programação em VB6 para Java, em menos de 1 semestre.

Na verdade quando programava (estava aprendendo) no VB6, fiz um sistema de cadastro de alunos para um projetinho na faculdade. Como foi muito corrido, tive que fazer sozinho, mas rodava numa boa. E na empresa eu também tive que desenvolver uma ferramenta de teste, que captava os dados do banco de dados, de acordo com as atualizações que ocorriam no banco de dados, tipo… um outro sistema gravava no banco de dados, e eu com a aplicação que fiz no VB6 pegava automaticamente esses dados em tempo real, atualizando a cada 1000 milisegundos… acho que é um bom começo né? =]

Valeu galera!

Criado 12 de novembro de 2010
Ultima resposta 12 de nov. de 2010
Respostas 5
Participantes 5