Olá pessoal do Guj.
O bom deste forum é que tem pessoas de diversos níveis, alguns iniciantes e outros experientes que já passaram por muita coisa nesse mercado bizarro que é a área de TI. O que eu vou falar neste topico é um assunto muito importante em que muita gente aqui sabe na pele o que é, se trata do reconhecimento no serviço.
Supondo que depois de algum tempo de serviço, depois de se esforçar muito voce vislumbra a chance de evoluir, ir além do patamar técnico e limitado em que se encontra para uma camada mais acima. Um cargo de arquitetura por exemplo. Aí voce pleiteia com seu chefe isso que ou lhe dá alguma desculpa esfarrapada do tipo ‘voce não tem o perfil’ ou ainda não está maduro o suficiente. Depois de algum tempo, entra um cara na empresa de onde voce não sabe nem fazendo o que e já de cara consegue a vaga que voce queria.
Isso acontece muito não é mesmo? Não seria mais justo pegar alguém que já está na empresa para dar um cargo maior? Porque pegar alguém de fora? E as pessoas que estão na empresa e já mostraram serviço e capacidade não vale a pena apostar nelas?
Muita gente se sentiria desmotivada depois disto, se sentiria realmente um babaca e pensaria assim: ‘me esforcei pra caramba e não fui reconhecido, vou atrás de outra empresa’. Dá pra pensar assim quando voce não tem responsabilidades, quando só mora com os pais por exemplo e não tem que sustentar filho ou casa. Aí sim dá pra chutar o balde e ir atrás de outro lugar. Mas quando voce pensa no que já fez na empresa atual sabe que terá que conquistar a confiança em outra empresa tudo de novo e isso não é algo facil.
Fica aí o desabafo, geralmente as empresas fazem isso mesmo, oferecem as vagas de maior destaque pra pessoas de fora ao inves de valorizar ou de apostar nos que lá já estão. Não importa se o cara ainda não tem a experiencia naquela função se voce não apostar nele ele nunca terá. Seria ótimo se gerente acessasse este forum tambem, a maioria deles são os culpados da não valorização dos técnicos no ambiente de trabalho. :evil: