Como ser técnico e ser reconhecido no trabalho

18 respostas
S

Olá pessoal do Guj.
O bom deste forum é que tem pessoas de diversos níveis, alguns iniciantes e outros experientes que já passaram por muita coisa nesse mercado bizarro que é a área de TI. O que eu vou falar neste topico é um assunto muito importante em que muita gente aqui sabe na pele o que é, se trata do reconhecimento no serviço.

Supondo que depois de algum tempo de serviço, depois de se esforçar muito voce vislumbra a chance de evoluir, ir além do patamar técnico e limitado em que se encontra para uma camada mais acima. Um cargo de arquitetura por exemplo. Aí voce pleiteia com seu chefe isso que ou lhe dá alguma desculpa esfarrapada do tipo ‘voce não tem o perfil’ ou ainda não está maduro o suficiente. Depois de algum tempo, entra um cara na empresa de onde voce não sabe nem fazendo o que e já de cara consegue a vaga que voce queria.

Isso acontece muito não é mesmo? Não seria mais justo pegar alguém que já está na empresa para dar um cargo maior? Porque pegar alguém de fora? E as pessoas que estão na empresa e já mostraram serviço e capacidade não vale a pena apostar nelas?

Muita gente se sentiria desmotivada depois disto, se sentiria realmente um babaca e pensaria assim: ‘me esforcei pra caramba e não fui reconhecido, vou atrás de outra empresa’. Dá pra pensar assim quando voce não tem responsabilidades, quando só mora com os pais por exemplo e não tem que sustentar filho ou casa. Aí sim dá pra chutar o balde e ir atrás de outro lugar. Mas quando voce pensa no que já fez na empresa atual sabe que terá que conquistar a confiança em outra empresa tudo de novo e isso não é algo facil.

Fica aí o desabafo, geralmente as empresas fazem isso mesmo, oferecem as vagas de maior destaque pra pessoas de fora ao inves de valorizar ou de apostar nos que lá já estão. Não importa se o cara ainda não tem a experiencia naquela função se voce não apostar nele ele nunca terá. Seria ótimo se gerente acessasse este forum tambem, a maioria deles são os culpados da não valorização dos técnicos no ambiente de trabalho. :evil:

18 Respostas

L

Se espera ser reconhecido e evoluir em uma empresa é melhor de 2 uma: ou vc ser peixe do seu chefe ou vc ter sua propria empresa… senão bicho esqueça!

F

Não generalize…

A

Só para consolar, isso acontece em todas as áreas.

Você esqueceu de comentar, as vezes a pessoa pensa que está tudo bem e de repente é dispensado… :roll:

L

Não generalize…

É verdade tem algumas exceções como emprego publico talvez, lá tem alguns esquemas pra vc subir… mas sempre tem a malandragem e politicagem que um ou outro da um jeito de burlar o processo… no governo malandragem é o que mais tem… e tem empresas que valorizam seu potencial tecnico como o Google porem é extremamente raro…

S

Cara, muitas vezes acontece de a empresa querer um profissional mais capacitado o mais rápido possivel para exercer tal função. Lógico, que seria muito legal se as empresas apresentassem planos de carreiras bem elaborados a seus colaboradores, até para os mesmo terem um fóco e uma perspectiva de crecimento visivel, e tbm desse treinamentos, certificações e cursos para ajudar seus colaboradores a chegarem onde querem. Mas estamos em um mercado competitivo, onde para uma empresa, fazer isso não traria resultados ( lucros ) a curto prazo e sim a longo prazo, pois só depois de todo esse processo eles teriam profissionais capacitados a assumirem essas áreas, mas a demanda as vezes é grande, e as empresas querem resultados para ontem, por isso muitas vezes optam por contratar novos funcionarios ou tercerizar serviços em vez de capacitar seus profissionais, isso é mais caro mas traz resultados mais rápidos. O que você pode fazer para ser reconhecido é continuar fazendo seu trabalho de maneira correta e tentar sempre se capacitar, fazendo cursos, tirando certificações por sua conta, pois se a empresa atual onde vc trabalha não enxergar essa sua iniciativa, outras empresas certamente irão ( através de seu curriculo recheado de cursos e certificações ) .

E

Passei pela mesma situação tempos atrás, às vezes o que ocorre é que você “é o cara” naquilo que você está fazendo naquele momento, e a empresa não pode simplesmente te tirar de onde você está (no momento), pois o custo é muito alto, até treinar alguém que tenha a mesma capacidade que você leva um tempo, além da confiança que você já conquistou, etc.
Acredito que esta mudança deve ser feita aos poucos, você deixar claro para o seu superior que suas expectativas estão muito além do que você faz hoje, até pra eles se prepararem e irem selecionando alguém para ficar no seu lugar. Mas acostume-se com isso porque todo lugar é assim, infelizmente rsrs
Boa sorte :slight_smile:

A

se capacite melhor e então tire a vaga de arquiteto de alguém de outra empresa :).

Infelizmente é assim que funciona…

F

Bem, eu acho que a situação é bem mais complexa do que se pode imaginar.

Sparcx86:
Olá pessoal do Guj.
O bom deste forum é que tem pessoas de diversos níveis, alguns iniciantes e outros experientes que já passaram por muita coisa nesse mercado bizarro que é a área de TI. O que eu vou falar neste topico é um assunto muito importante em que muita gente aqui sabe na pele o que é, se trata do reconhecimento no serviço.

Ser reconhecido, pode significar várias coisas: aumento de salário, promoção de cargo, almoço com o diretor, homenagem ao funcionário, enfim…

Creio que nós, técnicos de TI, partimos do pressuposto errado, achamos que nossos chefes são pessoas extremamente competentes, olham por todas as perspectivas possíveis na corporoção, tem know-how na gestão de pessoas, o que é um grande equívoco.
Analisando friamente, raras são as empresas que tem um RH forte, capaz de olhar para o time e identificar bons profissionais, oferecer treinamentos, alguns benefícios, enfim a tal da ‘empresabilidade’.
Ou seja, olhando pela visão do RH, o Go Horse continua imperando nas relações da empresa.

Mais uma vez, é o trabalho fraco do RH ou do seu chefe que não tem aptidão nenhuma para lidar com isso.

Realmente, não é nada fácil. Pra mim demorou anos para ver as coisas exatamente como elas são, sem ficar fazendo projeções infantis, ou criando uma ilusão. Mas uma coisa não mudou, continuo firme nas minhas convicções de que o que é mais importante, é o meu bem estar e, consequentemente, a cultura da empresa se adapta ao que eu acho aceitável, e não o contrário.

Sparcx86:

. Seria ótimo se gerente acessasse este forum tambem, a maioria deles são os culpados da não valorização dos técnicos no ambiente de trabalho. :evil:

Eu não acho que gerentes são culpados, a rigor, muitos não tem competência para lidar com isso, só se sabe gerenciar cronogramas e afins (quando realmente sabem).

L

Voce deve responder as seguinte perguntas caso contrario melhor procurar outra empresa

1. Caso voce seja promovido existe hoje alguem capacitado e com seus respectivos conhecimentos para assumir o seu cargo ?
P

labavel:
Voce deve responder as seguinte perguntas caso contrario melhor procurar outra empresa

1. Caso voce seja promovido existe hoje alguem capacitado e com seus respectivos conhecimentos para assumir o seu cargo ?

Cadê as outras perguntas? :shock:

A

Só para aproveitar o tópico: estava passando no Fantástico um quadro que falava mais ou menos nisso, e deixava várias dicas. O quadro deve ter acabado, mas no YouTube deve ter alguma coisa.

E é como os colegas disseram, não só na informática.

R

pango:
labavel:

Cadê as outras perguntas? :shock:

kkkk
to no aguardo tb

J

O segredo para ser reconhecido por ser técnico é simples.

MUDE DE EMPREGO.

A próxima empresa que te contratar irá te valorizar muito mais do que a sua antiga empresa,
fora que a possibilidade de ganhar mais é muito mais alta.

A

Infelizmente, o cenário que todos conhecemos, hoje, é esse: quer subir na carreira? Mude de empresa.

Ou não. Às vezes, pode ser questão de perfil, mesmo. Por exemplo, muita gente acha que um bom arquiteto é aquele que é o melhor técnico. Quando, na verdade, o papel do arquiteto deve ser mais focado nas pessoas do que na técnica.

[]'s

M

se você for dedicado, empenhado, gerar resultados E saber vender seu peixe, você será reconhecido. Ao menos nas empresas que não sejam realmente ruins.

Seja necessário…

K

Pensamento completamente equivocado, assim como existem bons profissionais existem mal profissionais, o mesmo deve ser aplicado as empresas.

Esta e uma questão que não deve ser generalizada jamais, visto que uma empresa ruim para você não indica que será uma empresa ruim para outra pessoa.

O

Essa é uma questão complicada, tal situação ocorre em várias outras áreas e não somente em ti. As pessoas geralmente reclamam que algumas empresas não possuem plano de carreira, mas vale lembrar que é esse mesmo plano de carreira que ajuda pessoas despreparadas e sem conhecimento e habilidades necessárias, se tornarem gerentes e afins. Acho que um modelo mais justo, seria um plano de carreira baseado no mérito e não somente no “tempo de casa” e na quantidade de horas extras que vc faz ou só porque vc torce pro mesmo time do chefe. Minha dica é: se esforce ao máximo e tente dar o melhor de si em suas tarefas, lembre-se que um bom programador não é somente aquele que fica atrás do micro programando o tempo todo e nem aquele que vai todo fim de semana fazer hora extra, o bom programador tem que ser pragmático, botar a teoria na prática e fazer o projeto andar, sempre discutindo com a equipe na procura da melhor solução. Algumas pessoas são excelentes técnicos mas não tem perfil pra gestão, para descobrir se esse é o seu caso, tente conversar não só com o seu chefe mas com os seus colegas de trabalho(pergunte a eles se o vêem como líder/arquiteto e o que acham da idéia) e com outros gestores se possível. Se vc é bom e tem capacidade para receber uma promoção continue se esforçando, se perceber que está fazendo um ótimo trabalho e a empresa não te valoriza, então troque de empresa.

W

As vezes o que falta é um feedback correto: Saber realmente se o seu chefe SABE que você é capacitado é o primeiro passo para pleitear uma promoção, ou seja, você tem que ter “vendido teu peixe” para o ele.

Ter bom relacionamento com o mesmo e ter iniciativa ajudam bastante, mas se seu chefe NÃO viu suas capacidades e potenciais, para ele você sempre alguém que não tem perfil para cargos maiores.

Infelizmente desculpas esfarrapadas dadas pela chefia como “Você não tem o perfil” significa que o ele não sabe administrar pessoas, apenas recursos (se é que sabe), gerando desmotivação que se refletem em desabafos como o que gerou esse tópico e uma série de sugestões rápidas: “Troque de emprego”.

Mas minha dica: Converse com ele, identifique como ele te vê na corporação, mostre os pontos que você identificou como falhos no perfil que ele traçou de você E absorva todas as críticas que ele mensionar e analise cada uma delas e questione-se (pra cada uma) se ele têm razão, se tiver, mude tua atitude, se não tiver, exponha isso. E peça a ele que indique pontos que você possa melhorar e avalie-os, busque resultados que demonstre que houve melhoras e MOSTRE ao chefe.

Não adianta culpar o chefe, é sempre o caminho mais simples. As vezes o culpado somos nós mesmos mas ninguém apontou-nos a culpa.
Mas se mesmo fazendo tudo isso, teu chefe continuar te vendo apenas como um recurso, troque de emprego mas leve as mudanças de comportamento contigo.

Criado 4 de maio de 2011
Ultima resposta 5 de mai. de 2011
Respostas 18
Participantes 18