Como somar vetores?

4 respostas
L

Pessoal, não faço ideia de como somar vetores, alguém pode me dar um exemplo prático?

No meu caso, o numero do vetor quem define é o usuário, então a coisa fica um pouco mas abstrata e mais dificil para mim.

4 Respostas

C

Talvez isso te ajude, não entendi bem o que você quer, mas acho que você quer apenas somar os valores existentes dentro do vetor, correto? Se sim segue um exemplo básico

public class SomaVetor{

public static void main(String[] args){

int[] vetor = {1,2,3,4,5}; // Vetor já com valores preenchidos.
            int soma = 0; // inicia variavel soma com 0.

for(int i = 0; i < vetor.length; i++){
                   soma = soma +  vetor[i]; // soma a variavel soma com cada valor dos indices do vetor. 
            }

System.out.println("Total: "+soma); // Total: 15
     }
}

Agora sobre sua segunda dúvida você precisa explicar melhor de que forma será a entrada de dados, se será via console mesmo ou através de uma interface gráfica, para implementar a entrada do sistema, pelo qual os usuários irão informar os valores desse vetor.

L

Cara a sua resposta já me ajudou, obrigadão!
Ainda acho mais fácil criar 100 variaveis do que usar esse vetores, mas como resolvi aprender Java, então vamos lá!

C

outra forma para se fazer isso seria

public class SomaVetor{  

public static void main(String[] args){  

int[] vetor = {1,2,3,4,5}; // Vetor já com valores preenchidos.  
                int soma = 0; // inicia variavel soma com 0.  
                // Pecorre todo o vetor, pegando os valores
                for(int valor : vetor){  
                       soma +=  valor; // soma a variavel soma com cada valor obtido atraves do vetor.   
                }  

System.out.println("Total: "+soma); // Total: 15  
         }  
    }
G

leandro_1981:
Cara a sua resposta já me ajudou, obrigadão!
Ainda acho mais fácil criar 100 variaveis do que usar esse vetores, mas como resolvi aprender Java, então vamos lá!

creio q não.

imagine se fosse pra somar as 100 variaveis!

soma = var1 + var2 + var3 + …
… +var99 + var100;

ufa!!!

Criado 6 de março de 2012
Ultima resposta 6 de mar. de 2012
Respostas 4
Participantes 4