Bom dia senhores
Eu gostaria de saber a opinião de vocês se é ou não vantajoso iniciar hoje um projeto com Swing?
grato
Bom dia senhores
Eu gostaria de saber a opinião de vocês se é ou não vantajoso iniciar hoje um projeto com Swing?
grato
Um tal de Einstein falava de uma tal de Relatividade. É tipo isso. É relativo, cara. Depende do tamanho do projeto, do objetivo etc.
Eu gostaria de montar um ERP Comercial, com todo o controle de produtos, vendas, clientes, contas a pagar e receber e notas fiscais.
Ai eu não sei se é vantagem iniciar em Swing, pois em desktop hoje tenho sistemas em Delphi.
Eu iniciaria com JavaFX ou Flex. Sincera opinião, teu ERP vai ficar muito feio com Swing! 
kkk feio rs. Mas uma coisa que eu vi quando estava estudando o JavaFX é a questão dele não ter alguns componentes como o jformattedtextfield
Bom dia senhoresEu gostaria de saber a opinião de vocês se é ou não vantajoso iniciar hoje um projeto com Swing?
grato
Não.
Eu iria de web,por ter mais facilidade para desenvolver,mas cara,vai na plataforma que você tiver mais pratica,se for um projeto comercial talvez você não tenha todo um tempo para aprender a desenvolver para uma nova plataforma…
Eu até que tenho um bom conhecimento em Swing, a questão é dificuldade de montar mesmo e se o projeto teria futuro.
Concordo.
Você tem que pensar o seguinte, qual o ganho seu sistema terá sendo desktop e não web? Vão haver muitos gráficos? Como é a máquina dos usuários?
Tem que levar em consideração outras coisas como: se eu precisar contratar alguém para desktop, vou encontrar rápido? Se não encontrar, poderei esperar até encontrar alguém?
O projeto em si é para mim, eu quero montar uma ferramenta para colocar no mercado. Acho q vou desenvolve-la mesmo em web com jsf e jpa junto. valeu
Aí seria interessante você iniciar uma thread perguntando: É vantajoso iniciar hoje um projeto com JSF/JPA ?
É bom não pensar assim, mais tarde você mesmo ou a empresa cliente vai precisar de novas pessoas para ajudar ou evoluir o projeto. É mais profissional pensar assim.
Aí seria interessante você iniciar uma thread perguntando: É vantajoso iniciar hoje um projeto com JSF/JPA ?
Concordo. Eu por exemplo não usaria nem desktop Swing nem web com JSF/JPA.
Swing não ta sendo mais “evoluído” em favor do JavaFX. Eu não usaria não.
Concordo. Eu por exemplo não usaria nem desktop Swing nem web com JSF/JPA.
tebosoftware pense muito bem antes de usar jsf,eu pelo menos não usaria.
O projeto em si é para mim, eu quero montar uma ferramenta para colocar no mercado. Acho q vou desenvolve-la mesmo em web com jsf e jpa junto. valeuTe aconselho a utilizar JSF se você estudá-lo antes. Será complicado você iniciar apenas indo por tutoriais, trará apenas problemas lá na frente.
Conheço muita gente que critica o JSF por ter começado a utilizá-lo sem querer estudá-lo, hoje o criticam sendo que talvez esse nem era o indicado para o projeto.
Só que eu não entendi como funciona o VRaptor e tb não achei tão bom essa questão de não ter a ideia de componentes. Pois, corrija-me se estiver errado, não tem como reaproveitar funcionalidades no caso de um combobox com funcoes extras.
Hebert eu até comprei a um tempo atrás o seu livro JSF Eficaz. E também achei que seria uma boa fazer o projeto em JSF mesmo, utilizando as técnicas
O projeto em si é para mim, eu quero montar uma ferramenta para colocar no mercado. Acho q vou desenvolve-la mesmo em web com jsf e jpa junto. valeuTe aconselho a utilizar JSF se você estudá-lo antes. Será complicado você iniciar apenas indo por tutoriais, trará apenas problemas lá na frente.Conheço muita gente que critica o JSF por ter começado a utilizá-lo sem querer estudá-lo, hoje o criticam sendo que talvez esse nem era o indicado para o projeto.
Quando eu disse que não usaria JSF foi por isso mesmo,para você fazer um projeto rapido,bonito,sem bugs no jsf você precissa ter bastante conhecimento sobre ele,coisa que com certeza não tenho…
Tentei fazer um projeto com JSF e não deu muito certo,por isso mesmo,então se o autor do topico tiver sim,conhecimento sobre jsf,faça,mas se não tiver ,eu não recomendo…
Slow17, vc usa o q? VRaptor?
fiz muito projetinho em servlet + jdbc mesmo,depois passei a usar Spring mvc + hibernate pra facilitar a organização do projeto e agilizar a codificação.
e eu pretendo sim,aprender jsf,porém,ainda precisso estudar um pouco mais
Spring mvc + hibernate
Também uso e recomendo Spring MVC+ Hibernate puro.
Para ajudar no lado client dê uma olhada no Bootstrap. Frameworks JavaScript como KnockoutJs (meu preferido por ser mais legível) ou AngularJs também podem ser bem vindos dependendo do caso, mas de qualquer maneira dê uma pesquisada para sua própria avaliação. Plugins JQuery para gráficos estatísticos por exemplo também são uma mão na roda. Não tem essa de não poder reaproveitar funcionalidades sem usar componentes server Java. Até na época do Clipper reutilizava funcionalidades. Você só precisa sair do costume desktop, a qual o JSF mantém esse mesmo costume.
A questão visual que eu quis dizer, tipo no jsf eu consigo construir um componente que junta algumas funções e reutiliza-lo em qualquer lugar e quantas vezes eu precisar, já pelo que eu li no Spring MVC eu teria que escrever na mão sempre todo o código.
Mas você pode reutilizar este código que é feito na mão uma única vez.
Em jsf tem composite componentes e depois são utilizados em qualquer lugar.
Cara,não tem muita diferença do spring mvc para o jsf na real,eles pegam o formulario sem você precissar ficar fazendo resquest pra lá e pra cá,já setam na classe e dai só você inserir pelo seu dao ou repository ou sejá lá oque você quer fazer. logico,isso em uma visão superficial dos dois…
Só que o jsf já vem com facilidades como poder organizar o layout,criar componentes etc,eu particularmente faço tudo na mão os html ,css etc,mas se você quiser usa as tecnologias que o javaflex citou,bootstrap,agular js,etc…
Vou estudar o Spring MVC para analisar e escolher, obrigado pelas respostas
Dependendo do caso você pode criar um plugin Jquery. Você falou do caso de uma combo personalizada, este seria um exemplo: http://marcj.github.io/jquery-selectBox/ onde o cara fez o código javascript reutilizável, bastando fazer uma chamada para usá-lo em qualquer lugar. O desenvolver web passa a ser você e não JSF, que gera o código javascript, deixando o desenvolvedor limitado ao jeito desktop de programar.
Entendi, vou estudar ele também, obrigado mesmo 
Depois de estudar um pouco mais JSP na apostila da Caleum fj21, vi que no Capítulo 8 - Tags customizadas com Tag?les, mostra como criar uma espécie de componentes que eu poderia reaproveitar em qualquer lugar.
Vou repetir minha opinião que já coloquei em outros posts… Qualquer projeto que pode ser feito com JSF, pode ser feito com Apache Wicket. Que no meu entender, é bem melhor que JSF. Esqueçam JSF e sejam felizes 
Vixe, mais um framework puts… fica cada vez mais difícil…
Vixe, mais um framework puts… fica cada vez mais difícil…Cara, escolhe um e vá.
Gosto de framework é igual nariz, cada um tem o seu. Existem frameworks que são mais indicados para situação X ou Y.
Tem gente que desce o pau no JSF, fica de MIMIMI, mas por exemplo nunca trabalhou com a versão 2.x.
A versão 2.2, por exemplo, já permite inclusive utilizar HTML puro nas páginas.
SpringMVC é a tecnologia da qual trabalho hoje e invisto meu tempo nela, é muito boa e com ela você consegue usar as tags que você comentou. Apenas não ache que essas tags serão o salvamento do mundo, é muito fácil colocar um IF nela para determinada tela e esse IF vai fazer o código quebrar para outra tela.
Um conselho te dou é: aprenda primeiro o básico do Java Web. Pelo que percebi, você acabou de descobrir a existÊncia de tags, então te aconselho a firmar seus conceitos em Java Web antes de escolher um framework. JSF, SpringMVC, Struts ou seja lá o que for, utilizar servlet por debaixo dos panos. [=
Valeu Hebert, vou estudar mais um pouco (é que nos livros que eu tinha lido antes não falavam dessas tags). Eu sei que as tags não são solução de tudo, mas ajudam a não repetir códigos.
Vou avaliar bem os frameworks e decidir qual utilizar.
Valeu Hebert, vou estudar mais um pouco (é que nos livros que eu tinha lido antes não falavam dessas tags). Eu sei que as tags não são solução de tudo, mas ajudam a não repetir códigos.Se for o caso, leia o livro use a cabeça jsp e servlet. É muito bom e fala de tudo. [=Vou avaliar bem os frameworks e decidir qual utilizar.
Blz, vou adquirir ele.