Antes de mais nada, é importante desfazer a noção de que muitas pessoas/empresas fizeram um sucesso estrondoso da noite por dia. Isso é exceção, mesmo entre os empreendedores mais bem sucedidos. A maioria deles trabalharam durante anos até conseguir um sucesso que os fez ser notados por um número realmente grande de pessoas. E como esse público nunca havia ouvido falar deles antes, passaram a acreditar que eles tiveram uma idéia num dia, implementaram no outro, e ficaram bilionários no 3º dia. A verdade é que a extrema maioria dos casos de sucesso são frutos de um trabalho longo e contínuo. Não existe fortuna fácil de ser alcançada. Pelo menos não para a ampla maioria dos que tentarem. O sucesso da noite pro dia leva anos (http://37signals.com/svn/posts/1624-overnight-success-takes-years).
Além disso, uma coisa é ser capaz de fazer algo, e outra completamente diferente é fazer esse algo. Por exemplo, eu sou fisicamente capaz de voltar a praticar a tocar guitarra, e gostaria de fazer isso, mas isso não quer dizer que eu estou disposto a pegar a guitarra e praticar após chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, ou usar parte do tempo que eu tenho no fim de semana pra isso.
Quando alguém implementa uma idéia, é porque esse alguém tem muito mais do que apenas a idéia e a capacidade de implementá-la. Ele teve coragem, pois estatisticamente falando toda nova idéia tem muito mais chances de fracassar do que de dar certo. Ele teve disposição, pois a menos que se esteja apenas estudando, é difícil conseguir se dedicar a algo por um tempo prolongado tendo tantas coisas que minam sua energia. Ele teve confiança, pois não achou que sua idéia ou implementação era ruim quando viu que ninguém deu a mínima nos primeiros dias. Enfim, são necessárias várias características para por uma idéia em prática.
Também é importante desmitificar o valor da idéia. Ter uma idéia é importante, mas apenas se você implementa ela. Não vale de nada dizer coisas como “Eu tive a idéia do Google” ou “Eu imaginei o Mercado Livre anter dele surgir”. Ter boas idéias pode até não ser fácil, mas não tem custo nenhum, não envolve riscos, enfim, é bastante cômodo. Difícil mesmo é por a idéia em prática, e só isso tem valor. Afinal, ninguém pode usar o seu Google imaginário ou vender algum pertence no seu site de leilão que nunca saiu da sua cabeça.
Finalizando, é comum pensarmos que a melhor época para qualquer que seja o ramo em que estamos foi antes de entrarmos neste ramo, mas isso quase sempre é uma desculpa que contamos pra nós mesmos.É comum alguém querer ser grande e/ou querer fazer algo grande, mas não querer passar pelo penoso processo que o levaria até lá, por isso inventa desculpas para si mesmo pra não ver a verdade: você não é rico e/ou grande porque você sequer tentou.
P.S.: Isso não é uma lição de moral para ninguém, ao mesmo tempo que é, incluindo a mim mesmo no bolo.