Tenho estudado java por algum tempo e já estou no final dos estudos para tirar a OCJP 6 , porém como moro no interior vi que as empresas na região a maioria usa Delphi para aplicações comerciais. Estou em dúvida se continuo ou se paro de estudar java e foco mais em Delphi por causa das empresas da região onde moro.
Compensa parar de estudar java para aprender Delphi?
31 Respostas
Voce que sabe, quer morrer no interior programando em Delphi? O que voce qr da sua vida?
Na boa ? Se você sabe if-for-while , funções e SQL já sabe tudo o que precisa para programar em Delphi. Sério mesmo.
Oi,
Acho que não, até por que a tendência é as empresas que usam delphi migrarem para o .net, pelo menos é o que vejo nessa região…
A questão é que exitem mais aplicações comerciais no país do que aplicações corporativas , consequentemente maior número de vagas para trabalho e maior chance de ter um negócio próprio. não sei se estou certo , caso eu esteja errado me mostre um ponto de vista melhor, pois até então estou indesiso.
Uma vez me aventurei um pouco com delphi, acho que nem precisa tanto… ( nada de polêmica, please…)
Não sei se trabalham com sistemas comerciais , mas os PAF-ECF’s creio que mais de 80% deles são feitos em Delphi pela produtividade que a IDE proporciona.
Uma vez me aventurei um pouco com delphi, acho que nem precisa tanto… ( nada de polêmica, please…)
se colocou um botão na tela e compilou … creio que uma criança de 5 anos consegue tbm !
Agora faça comunicação direta com ecf , ou bombas de combustivel , ai terá noção do seria realmente programar …
se colocou um botão na tela e compilou … creio que uma criança de 5 anos consegue tbm !
Agora faça comunicação direta com ecf , ou bombas de combustivel , ai terá noção do seria realmente programar …
Não cheguei a tanto, fiquei só na teoria e desisti, agora se vc acha que é bom, por que pergunta?
Ué, na prática é só enviar bytes pela porta serial. A dificuldade aí é ler a documentação do dispositivo para entender o protocolo do dispositivo. Ou então, saber quais propriedades do componente de comunicação do ECF você tem que setar :lol:
Mas veja bem, essa facilidade é uma qualidade da ferramenta, não um defeito.
Ué, na prática é só enviar bytes pela porta serial. A dificuldade aí é ler a documentação do dispositivo para entender o protocolo do dispositivo. Ou então, saber quais propriedades do componente de comunicação do ECF você tem que setar :lol:
Quem acha delphi facil, pega as discussoes do Juliocbq aqui no forum sobre delphi e vai ler. Assim como muita coisa simples, Delphi eh mto mais que arrastar um botao e jogar na tela. Alias, isso eh um conceito que ele inventou e foi mto bem empreendido.
Ao autor do topico, eh oq eu falei, depende de onde voce quer chegar. Por PAC/ECF ter uma demanda mto grande, vc vai entrar como funcionario , e se arriscar como empresario as chances de dar um tiro no pe sao muito maiores num mercado ja explorado como esse. Eh o que disse, depende do que voce quer. Qual eh o seu foco? Estabeleca ele primeiro antes de ir pra uma tecnologia, qualquer uma, Java, Cobol, qualquer coisa. Nenhum pensamento mora de graça, nenhum conhecimento vai morar de graça na sua cabeça. Tenha foco.
Quem acha delphi facil, pega as discussoes do Juliocbq aqui no forum sobre delphi e vai ler. Assim como muita coisa simples, Delphi eh mto mais que arrastar um botao e jogar na tela. Alias, isso eh um conceito que ele inventou e foi mto bem empreendido.
Ao autor do topico, eh oq eu falei, depende de onde voce quer chegar. Por PAC/ECF ter uma demanda mto grande, vc vai entrar como funcionario , e se arriscar como empresario as chances de dar um tiro no pe sao muito maiores num mercado ja explorado como esse. Eh o que disse, depende do que voce quer. Qual eh o seu foco? Estabeleca ele primeiro antes de ir pra uma tecnologia, qualquer uma, Java, Cobol, qualquer coisa. Nenhum pensamento mora de graça, nenhum conhecimento vai morar de graça na sua cabeça. Tenha foco.
Isso por que falei pra não criar polêmica! 
Sobre delphi ser facil ou não, posso dizer que é mais simples que outras linguagens e facilita o trabalho, isso até aparecer um problema e problema é problema independente de linguagem… Já fiz um sistema usando genexus parece facil mas não é, talvez seja assim com delphi e por favor sem polêmica em relação ao genexus, é uma ferramenta muito boa… 
Se for parar Java pra fazer Delphi, melhor fazer .Net.
As empresas que utilizam Delphi estão migrando seus sistemas para .Net na maioria dos casos. No Ceará e na Paraíba, por exemplo, todas as empresas que conheço que trabalham com Delphi estão migrando pra .Net.
Eu dei um tempo no Java por conta disso, hoje estou me aprofundando em .Net, mas sempre com um pézinho no Java.
E depois, se você precisar sair do interior? Apesar de que Delphi é ótimo para área de Automação Comercial, pois é fácil e rápido de se fazer aplicação comerciais. A quantidade de componentes para Automação Comercial também é enorme (vide o ACBr).
Estude Delphi, mas mantenha-se inteirado com o Java.
Parar de estudar java na minha opinião é um erro que no futuro vc vai se arrepender amargamente. 
Sinceramente?Use os dois, assim você não perdera oportunidade nas areas, eu comecei programando em delphi e agora java, estou com o dois, uso delphi para aplicações desktop e java para web, quanto mais conhecimento melhor, to pensando seriamente em estudar C#.Quanto mais linguagens você conhecer/dominar melhor para você.
Acho q não deve parar de estudar java, principalmente porque vc vai tirar a OCJP, mas se sua necessidade imediata é Delphi estude tbm (na minha opinião .Net pra desktop é melhor ) . E vc vai ver que nessa área é muito saudável saber outras linguagens.
Agora não se prenda a longo prazo nem em Delphi , nem desktop nem automação comercial (aquela velha estória de “nao colocar todos os ovos na mesma cesta”)…
A meu ver o mercado de um modo geral é web - pode ser que agora na sua região não seja mas fora nem se descute.
viniciusalvess,
como o colega disse, o importante é o foco. Se vc quer ser empregado, quanto mais linguagens e mais seu conhecimento abranger a programação de um modo geral, melhor. Porém vc sempre terá que estar trabalhando (como empregado) em alguma ou em algumas linguagens especificamente, em que vc tenderá a c especializar.
Agora, se o seu foco é o negócio próprio, pergunto: Vc vai desenvolver sistemas e concorrer com os caras que estão porae na sua região ou vai dar manutenção no sistema deles? De que interessa saber que eles programam em Delphi? O que vc faz em Delphi, vc faz em Java, porém, a sua habilidade com uma linguagem é que definirá a sua produtividade… Lembrando que em OO, manutenção e acréscimo de aplicações (digo classes) é bem mais fácil que na linguagem procedural… fora a facilidade para conversão ou união entre Desktop e Web.
Outra coisa: Se vc decidir ser empresário velhinho, suas preocupações vão bem além de ser apenas um programador. Pensará na área comercial, de implantação, impostos, contratação, aluguel, custos, etc. E para um empresário, a linguagem mais versátil, a linguagem mais completa que não limitará no futuro a adição de novas aplicações demandadas pelo mercado, e principalmente, que tem uma ligação forte entre desktop e web, é a que mais interessa na minha humilde opinião.
Portanto, decida primeiro se quer abrir seu negócio (até porque acho que dizer que um software ERP foi desenvolvido em Java é melhor argumento comercial do que dizer que foi feito em Delphi), ou se quer ser empregado.
Do que você gosta mais? Cai de cabeça.
Falow!
Eu ajudei a manter sistemas legados desenvolvidos em Delphi até meados de 2002. Era uma excelente ferramenta. Até hoje não encontrei uma IDE mais confortável para se trabalhar. E, na minha visão de desenvolvedor, estava à anos luz de distância do VB6 (toc toc toc, bate na madeira).
Mas, na minha opinião, o Delphi está em decadência desde meados da década passada quando a Borland trocou os pés pelas mãos e “matou a galinha dos ovos de ouro”, abrindo espaço para outras plataformas como .Net e Java e ferramentas como o Visual Studio, Visual Age (cof, cof, cof), Eclipse, NetBeans, etc… Concluindo, acho difícil que os gestores aprovem o desenvolvimento de novos sistemas de informação “for enterprise” nessa plataforma.
Bom, mas não leve estas coisas a ferro e fogo. Tome-me como exemplo. Trabalho com COBOL/Mainframe! Uma plataforma tão antiga que sequer achava que ainda existiam coisas novas sendo desenvolvidas. Me esforço para acompanhar as linguagens e plataformas modernas, mas só por hobby. Se você for bom em Delphi (e acredite, existem poucos realmente bons em Delphi), emprego não vai faltar-te.
Abraços
Marcio
Como foi citado anteriormente, Delphi é uma linguagem muito boa para automação comercial. Existem componentes prontos para quase tudo, desde manipulação de impressoras à portas de comunicação e geração de relatórios.
O grande problema do Delphi é que, em termos de linguagem, ela é bastante complicada para tratar de certos problemas. Por exemplo, tive uma dor de cabeça terrível há uns meses atras por conta de um problema de cross-thread com Delphi. Não se pode chamar diretamente componentes de um formulário dentro de uma thread separada, a linguagem não permite. Tive que optar po uma solução usando ponteiros.
Além do mais a forma como se manipula memória no Delphi é bem chatinha e ao menor vacilo aparece uma mensagem de Access Violation na tela de usa aplicação. Uma coisa interessante que minimiza problemas com gerenciamento de memória é o uso de Smart Pointers, que foi mostrado pelo nosso amigo Juliocbq.
Quem fala que Delphi é apenas arrastar botões ou não sabe nada de Delphi ou é Fanboy de alguma outra linguagem
Obs: isso não foi direcionado à ninguém, não é uma trollagem, apenas quis expor minha opinião.
Nem me fale em Fanboy, pensei que era lenda, mas descobri que existi… :roll:
Amigão,
Infelizmente essa é uma decisão sua.
O que podemos explanar por aqui é vantagens e desvantagens de determinadas tecnologias.
Se você quer ser um profissional de sucesso. Minha recomendação é se especializar em uma determinada tecnologia e tentar ser o melhor nela. (Lógico visando a necessidade de mercado)
#ficadica
Abraços!
Não compensa. Eu tentaria usar o C Sharp …
Eu acho que compensa você dar uma olhada aqui
Se seu mercado estiver bom para o Delphi, não vejo problema nenhum em não usar a linguagem da moda. E a curva de aprendizado na linguagem Delphi é suave, logo você vai estar produtivo e consegue retornar aos estudos em Java. E se você enxergar oportunidade em abrir uma empresa ou trabalhar bem em uma delas, também não desperdice essa oportunidade porque alguém fala que é difícil.
Hoje trabalho com Java, mas Delphi ainda é minha vaca leiteira. Já trabalhei com Clipper e ganhei muito dinheiro com ele quando todos diziam que era obsoleta. Quando vi que o mercado Delphi compensava mais, rapidamente aprendi a linguagem a tempo de aproveitar o mercado e continuei ganhando dinheiro nele mesmo quando muitos diziam que não valia a pena. Hoje trabalho com Java mesmo com muita gente recomendando estudar Ruby, Python, etc. Se um dia for proveitoso pra mim, começo a estudar.
O melhor é que muitos que me criticaram no passado, cheguei a ser gerente deles. hehehehe
na realidade o 80% é um exagero.
vai lá em sao paulo certificar pra TEF q verá q bem mais de 90%.
pra o menos de 10% q sobra, o VB morde uma boa parte. o resto é “disputado a tapa”.
será q é pq o pessoal dos grandes centros certificam em outro lugar?
lógico q não! nem tem.
o pessoal do delphi ta migrando pra .net, é verdade. desde 2000. só q dps de migrar eles se escondem. eu acho!!!
mas pra finalizar. eu aconselho vc aprender mesmo a desenvolver.
linguagem é só a ferramenta.
e vc bem sabe disso. e ja conheceu alguem q é desenvolvedor delphi e q te ajudou solucionar problemas em java q o pessoal do java mesmo não soube resolver.
não souberam pq sabe java, mas não sabe solucionar.
então a tag é essa: “saber desenvolver”.
o resto, uma boa leitura de “conceitos e definições” e “ctrl + barra” dps do “.” resolve.
quem disse isso?
me desculpe, mas foi mal informado.
se vc ir na pasta de “exemplos” do delphi, vc vai ver um exemplo de threads q incrementam a posição de algumas barras de progresso.
e q são threads q acessam diretamente “componentes” de um formulário.
não é pq o delphi não tem o flag “[color=blue]syncronized[/color]” pra um metodo q deduz-se q não se pode sincronizar um.
alias [color=blue]syncronized[/color] usada de forma abusiva e descontrolada no java (por não saber o pq da existência) tem causado gargalos dificeis de detectar a origem.
no delphi tb cria esses gargalos qdo há a desinformação semelhante. difere-se, no entanto, pela decisão (“flagagem”) ser do “chamador” e não do “chamado”.
eu nao acho uma boa idéia…
vai disputar com caras com muitaaa experiência,
é a mesma coisa de começar a aprender Cobol…ele nao morreu…tem empregos…mais é bom pra quem ja tem XP…não pra começar do nada
agora delphi é uma linguagem bem confortavel de programar, o esquema de janelas é simples…é apenas 1 técnologia sendo usada e não milhares vide(html,css,javascript,jquery, ajax, json,+10mil frameworks),
uma coisa que nao curto muito no delphi são os erros no programa, eu prefiro exceptions…hehe
Cara, não faça isso. Trabalhei uns 7 anos com Delphi e hoje estou em Java. Serinho? Volto mais não.
O mercado de Delphi tá só reduzindo. Você vai achar (em grande maioria) código não estruturado, sem OO sendo que com Delphi, você poderia utilizar OO.
Enfia a cara no Java que tu cresce rápido.
Conheço gente que com 3 anos em Java já está ocupando vaga de Sênior. =D
Bom, depende do mercado tambem, se na sua cidade só tem Delphi, e nao tem como sair da cidade, fique com Delphi mesmo mas continue estudando Java…
Quando aparecer oportunidade com Java, mude para Java e já entre como pleno/senior
No meu caso, trabalhei 3 anos e meio com Delphi pq nao tinha nada de Java aqui… ate tinha mas Delphi tava pagando melhor.
Mas a 6 meses atrás consegui vaga com Java e to muito mais feliz, pq tava querendo sair de Delphi faz tempo.
Comentário contraditorio? Não, apenas falta de opcão.
Bom, depende do mercado tambem, se na sua cidade só tem Delphi, e nao tem como sair da cidade, fique com Delphi mesmo mas continue estudando Java…
Quando aparecer oportunidade com Java, mude para Java e já entre como pleno/seniorNo meu caso, trabalhei 3 anos e meio com Delphi pq nao tinha nada de Java aqui… ate tinha mas Delphi tava pagando melhor.
Mas a 6 meses atrás consegui vaga com Java e to muito mais feliz, pq tava querendo sair de Delphi faz tempo.
Comentário contraditorio? Não, apenas falta de opcão.
Eu só acho difícil uma empresa te pegar com anos de Delphi e te colocar como pleno/senior em Java viu (caso você não tenha exp em java ainda).
Mas eu conheço empresas que pagam melhor um junior em Java do que outra um sênior em Delphi. O.o
Sim jakefrog, vc está certo. Java pagam melhor, mas aqui, como é mais concorrido programadores Delphi (interiorzinho) pagam melhor em algumas empresas (nao é o meu caso, o que ganho como Java Junior aqui, é mais do que ganhava como Delphi Pleno)
Digo que pessoas saem de Delphi pra ir pra Java, acaba entrando como Pleno, pq na empresa teve esses casos. Teve uns caras que tinham 7/8 anos de programacao com Delphi, nao tinha como colocar como Junior, mesmo que nao tenha experiencia profissional com Java, pois o conhecimento deles com analise e programacao já era grande