jmp:
não existe taxa por cartao internacional, a taxa é a de uso de CC nos EUA, aqui quando voce compra no cartao a operadora cobra do usuário e não do estabelecimento. (varia de lugar pra lugar, mas nunca vi ser mais de 2 dolares) é ± o mesmo valor de usar um ATM
Você inverteu totalmente as bolas.
Tenho 2 cartões internacionais (visa e mastercard). Ambos não cobram nenhum real a mais por fazer compra internacional.
Essa taxa que vocês estão discutindo chama-se IOF, não é taxa, é imposto. Se olhar no meu post anterior tem os valores.
Outra coisa, aqui no Brasil (e eu acredito que em quase todo o mundo), tanto a VISA quanto a MasterCard cobram uma taxa do estabelecimento e não do usuário.
Tá certo que a maioria dos estabelecimentos repassam essa taxa nos preços. Pode reparar em postos de gasolina. Aqueles que aceitam cartoes normalmente cobram 2% a mais no litro do que aqueles que só aceitam dinheiro.
Do usuário normalmente é cobrada a anuidade e a taxa por usar saque no exterior.
Quanto a anuidade, se você tem um valor razoavel de gastos por mês e chorar no 0800 do teu cartão, normalmente eles te dao um desconto de 50% a 100% nela.