Conectar a um Banco de Dados SQL Externo?

6 respostas
javamysql
O

Eu tenho um Servidor que se conecta ao meu banco de dados local MySQL, porém, quando tento conectar esse meu servidor a um banco de dados mysql externo, que não seja localhost alterando:

private static final String URL = "jdbc:mysql://localhost/jogos";

para

private static final String URL = "jdbc:mysql://138.197.67.182:8081/jogos";

Ele não conecta ao banco de dados, podem conferir no navegador que o caminho para o banco de dados está correto, e o usuário e a senha também estão.

Alguém sabe como fazer para configurar esse banco de dados;;

Observação: Esse banco de dados externo é um Debian com ISPCONFIG 3.

6 Respostas

L

A porta do banco é 8081?

O padrão mysql não é 3306?

Você citou navegador, está confundindo com isso?

http://138.197.67.182:8081

O

Normalmente é 3306, mais como instalei ele pelo IPSCONFIG ele veio instalado na porta 8081, que é o phpmyadmin. Para acessar o banco é isso ai mesmo, mais para você poder ver o banco você precisa digitar http://138.197.67.182:8081/phpmyadmin/. É que como para acessar o localhost não precisa colocar o /phpmyadmin eu não coloquei tbm quando mudei o URL.

L

Ai que está essa porta com essa url é para acesso http e não acesso ao banco…

Já tentou usar apenas isso?

"jdbc:mysql://138.197.67.182/jogos"

O phpmyadmin é apenas um gerenciador feito em php e utiliza o padrão 80 do http, mas alguns serviços como xampp/wampp afins trocam a porta para não haver conflito…

Aliás, é exibida alguma exceção quando tenta conectar?

Outra coisa, você consegue saber qual porta o mysql realmente está usando com alguns comandos

E lembrando, seu usuário e senha precisam estar configurados para aceitar conexões externas…

O

Amigo. Eu tinha feito de colocar direto só o IP do servidor, mais não tinha dado certo. Como eu não entendo muito, achei que eu estava fazendo besteira e já descartei essa possibilidade. Depois disso eu segui esse segundo tutorial que você mandou em um outro momento. Agora que você disse para colocar só o IP de novo pensei “Pq nao” e deu certo cara. Obrigado de verdade pela ajuda, me ajudou muito. Provavelmente eu tinha que liberar ele para acesso de qualquer computador seguindo esse segundo tutorial que você mandou e depois colocar somente o IP do servidor como você disse. Obrigado novamente amigo, você é fera.

Posso perguntar outra coisa aqui já aproveitando, já que não está sendo tão fácil para mim…
Como consigo com que um servidor externo consuma dados desse banco de dados externo 138.197.67.182?
Porque assim, mais cedo eu tinha criado um servidor Ubuntu rodando o Tomcat7 + Asis2, e tentei rodar o web service que estou rodando pelo meu servidor local, porém parece que meu servidor ubuntu não conseguiu se conectar com o banco de dados mysql, nem externo e nem local.

Você sabe o que preciso fazer para conseguir com que meu servidor externo ubuntu consiga consumir dados do meu banco de dados 138.197.67.182? (Sendo que eu configurei ele exatamente igual o meu servidor local, com tomcat + axis2).

Ahh sim, a forma que estou testando é usando o SoapUi para mandar a mensagem e ver se ele recebe a resposta como true.

L

o segundo link já te respondeu tudo…

Após liberar o acesso de qualquer ip, quando você entrar no mysql do debian e digitar os comandos de grant privileges etc… você está definindo o acesso de um usuário com uma senha vindo de qualquer ip e pode fazer certas operações no seu banco (select, update, insert, etc)…

Feito isso, qualquer aplicação que usar esse usuário/senha configurado terá acesso remoto, inclusive podendo ser um mysql no ubuntu por exemplo usando…

mysql -h 138.197.67.182 -u usuario_debian -p senha_debian

E assim você vai brincando e testando o comportamento… boa sorte!

O

Não vai amigo. Quando eu coloco o SoapUI para testar a resposta do meu banco de dados externo usando meu servidor local, ele demora um pouco mais vai.
Mais quando eu coloco ele para testar a resposta do meu banco de dados externo usando o meu servidor externo ubuntu, ele já responde FALSE na hora, parece que ele nem está tentando fazer a ligação com o banco de dados.

Bom amigo, você já me ajudou muito. Vou fazer outro tópico aqui com essa pergunta e detalhando mais o que preciso, e se você puder tente me ajudar por lá. Obrigado.

Criado 13 de abril de 2017
Ultima resposta 13 de abr. de 2017
Respostas 6
Participantes 2